sexta-feira, 27 de abril de 2012

Presidente da Previ é chamado para tratar de sua saída do cargo

Após meses de indefinição, Ricardo Flores foi convocado ao Ministério da Fazenda para acertar sua substituição.


Executivo, que cuida da aposentadoria dos funcionários do BB, teve vários atritos com presidente do banco.

 
Após meses de indefinição, o governo começou a tratar da substituição do comando da Previ, gigante que cuida das aposentadorias dos funcionários do Banco do Brasil e maior fundo de pensão da América Latina.


Ricardo Flores, presidente da instituição, foi chamado ontem ao Ministério da Fazenda para discutir sua saída do cargo.

Ele está há meses em rota de atrito com a cúpula do BB. Flores e o presidente do banco oficial, Aldemir Bendine, sequer se falam.

Interlocutores do governo afirmam que a presidente Dilma Rousseff perdeu a paciência com o jogo de intrigas entre as duas instituições.

Segundo a Folha apurou, o plano definido na véspera era mantê-lo no posto por mais algumas semanas.
Há pelo menos duas possibilidades discutidas.

A primeira é aproveitar outras mudanças no conselho diretor da Previ, previstas para ocorrer em breve, de modo a indicar uma mudança ampla e não individualizar a dança de cadeiras.

Já a outra alternativa é esperar a conclusão de uma investigação interna para apurar se a compra de um imóvel em Brasília, parte dela feita em dinheiro vivo, como a Folha revelou, tem indícios de irregularidade.

 
O presidente da Previ fez uma declaração retificadora de Imposto de Renda informando o montante usado na compra do imóvel.

A retificação foi uma das razões para o Conselho Deliberativo da Previ decidir apurar o caso.


A reportagem tentou, sem sucesso, contato com o executivo após a reunião no Ministério da Fazenda.

MUDANÇA

A troca, se confirmada, ocorre após uma série de reportagens da Folha sobre a crise entre Previ e BB.


A mudança pode incluir, ainda, a substituição do vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, Ricardo Oliveira.

Ele é visto no Palácio do Planalto como um dos pivôs da guerra BB-Previ.

Ele é o braço direito do presidente do banco público, Aldemir Bendine. (NATUZA NERY e ANDREZA MATAIS - Folha de S.Paulo)

30 comentários:

  1. Muitos colegas manifestam preocupação que o governo, além do superávit, se aproprie das reservas, matemática e de contingência, que garantem o pagamento de nossas aposentadorias. Isto não me preocupa, acho que governo algum terá a coragem de fazer isto.
    Neste assunto, o interesse maior do governo é ir tirando a responsabilidade do pagamento de aposentadorias de seus ombros, prova disto é a criação, recente, do FUNPRESP(fundo que pagará as aposentadorias dos futuros servidores públicos do executivo, legislativo e judiciário). Só este fundo garantirá ao governo, no futuro, a economia de muitos bilhões de reais, valores que superarão o próprio patrimônio da PREVI.
    Cometesse o governo a insanidade de se apropriar de reservas garantidoras de aposentadoria de um fundo de pensão, o sistema de previdência complementar desabaria como um castelo de cartas, pela perda de confiança. Nenhum governo seria maluco a este ponto, nem mesmo o dos "cumpañeros" do PT.

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecilia Garcez,

    Esta noticia segundo nota do Ministério da Fazenda de 27/04/2012, não procede.

    Sem mais,

    Renato

    ResponderExcluir
  3. Caro Wilson,
    Existe uma legislação que protege os participantes. Inclusive a reserva de contingência é uma forma de proteger o plano das oscilações oriundas de crises econômicas ou situações que interferem no resultado do plano.
    Quando houve os problemas no fundo de pensão Aerus, da Varig, essa proteção legal não existia, apesar de já existir o órgão regulador, na época, SPC.

    ResponderExcluir
  4. Cara Cecília,
    Em um país em que resoluções desvirtuam as leis, não podemos confiar totalmente na proteção da legislação. Ainda acho que nossa melhor garantia é que governo algum se atreverá a pagar o preço político de mexer em fundos de pensão, e provocar a quebra de confiança em um sistema que é, no mundo inteiro, o maior indutor do desenvolvimento econômico.

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília,
    Percorri os diversos espaços existentes na Internet voltados para os interesses dos associados do “PB-1”, inclusive o site da Anabb, e não encontrei uma linha sequer acerca das tratativas havidas na reunião marcada para sexta-feira, 27.04.12, do conselho deliberativo da Previ. Por entender que um cogitado aumento já agora em junho - iniciativa do conselheiro deliberativo eleito William Bento -, acima do índice regulamentar que corrige os nossos benefícios, é assunto do interesse da grande maioria dos aposentados e das pensionistas, agradeceria caso Você tivesse condições de nos informar o que se oferecer a respeito. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  6. Seria possível divulgar o valor dos vencimentos brutos do AP-01 ao AP-06? Especialmente o 06 do Marcel...

    ResponderExcluir
  7. Caro Jorge,

    Segundo informações, a proposta apresentada pelo Conselheiro William Bento foi analisada e encaminhada para a Diretoria apresentar os estudos necessários, como o cálculo atuarial (Diretoria de Seguridade). Como não foram eles que apresentaram a proposta, é bem possível que segurem e fiquem enrolando com o estudo.
    Se a Diretoria de SEguridade estivesse realmente interessada em aprovar um reajuste maior do que a variação do INPC, que deve dar este ano por volta dos 4,5%, eles se empenhariam e apresentariam os cálculos rapidamente, porém tenho minhas dúvidas que isso venha a acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Nao seria o caso de um envolvimento maior dos aposentados, sobretudo, àqueles que residem ai no Rio de Janeiro, visando, pessoalmente, pressionar a diretoria da PREVI para melhorar o indice de reajuste em junho/12. Nao temos outra forma de pressao. Ou mobilizamos já ou teremos que esperar pela decisao de meia duzia de pessoas, que às vezes, nao tem interesse em propostas alheias.

    ResponderExcluir
  9. D. Cecília,

    Finalmente, quando é que vocês irão sentar-se à mesa para discutir o prometido realinhamento do Plano 1?

    O NÃO CUMPRIMENTO de acordo firmado CONFIGURA CRIME!!!


    Estamos lidando com CRIMINOSOS?

    Responda, por favor!!!


    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Caro Carlos,
    No Rio de Janeiro existe uma AAFBB, entidade de aposentados que poderia muito bem fazer isso, inclusive eles tem uma representante no Conselho Deliberativo, Sra. Celia Larichia, e que poderia muito bem pressionar tanto o Banco como a Previ.

    ResponderExcluir
  11. Caro colega anonimo das 10:28h,
    Eu não participo da gestão da Previ. Se eu estivesse lá, com certeza, essa pressão haveria e,inclusive, eu estaria comentando e comunicando no blog. É por isso que aceitei esse desafio de entrar na disputa para a Diretoria de Seguridade. Os associados merecem ter alguém que realmente seja comprometido e que vá defender seus interesses, caso contrário, fica como está atualmente, apenas com um ou dois brigando sozinhos, pois o pessoal ligado aos Sindicatos não estão nem aí para os aposentados.

    ResponderExcluir
  12. Colega Cecília,
    A Anabb, enquanto associação que tem como um dos objetivos defender os interesses dos integrantes do “PB-1”, também não poderia se engajar nessa luta e pressionar pelas possíveis melhorias adicionais nos benefícios, já a partir de jun/12, tendo em vista que a proposta teve a iniciativa do conselheiro eleito William Bento, como todos sabemos com laços fortes na referida Entidade?

    ResponderExcluir
  13. Caro Jorge,
    Acontece que a Anabb está mais preocupada em perseguir o Valmir do que cuidar do interesse dos associados. O pior é que contrataram uma auditoria externa para auditar toda a Anabb, principalmente a questão dos seguros. O prazo para entrega do relatório de auditoria era até fevereiro e até agora nada. E sabe por que? Porque não encontraram nada, porém como querem continuar utilizando essa chamada nas eleições da Previ contra a minha Chapa.
    Vocês não imaginam como o clima está péssimo na Anabb, não só no Conselho, mas entre os funcionários. Com a confusão gerada nas eleições da Anabb, tomaram posse vários grupos. O meu que tem 10 pessoas e o outro, que aglutina 3 grupos com ideologias totalmente diferentes, inclusive com alguns bem radicais e que não agregam nada na entidade.
    Para você entender a confusão, há três chapas dentro da Anabb disputando as eleições da Previ e é lógico que quem mais está se beneficiando com essa situação é a chapa dos sindicatos que é apoiada por alguns da Anabb.
    Temos que aplaudir esses colegas que achando que estavam tomando a Anabb, entregaram a entidade na mão da Articulação - Sindicatos. Agora, vocês me respondem - que interesse essa gestão terá em defender os interesses dos associados? Se antes o pessoal reclamava que a Anabb não entrava em bola dividida com o Banco, imagine agora.
    É, caro Jorge, está tudo dominado, mas, como dizia minha avó, não há mal que dure para sempre e a verdade sempre aparece e mentira tem calça curta.

    ResponderExcluir
  14. Temos sim uma AFBB aqui no Rio cuja representante é a Sra. Célia Larichia, mas acontece que ela não move uma palha para nos ajudar. Eu queria entender e pergunto: porque tanto descaso conosco? Somos uma categoria abandonada, desprezada, largada.

    Agora em junho Teixeira, vamos ter a esmola merecida. Vc fala da Anabb nos ajudar? Essa ai é uma das piores da companhia e Cia.

    Vou me inscrever no "QUEM FICA EM PÉ" ( do Datena) na BANDE.


    Ganhamos o campeonato Teixeira FOGOOOOOO!!!FOGOOOO!!! ( Risos heheh!!

    Abração colega, e vamos rezar.

    ResponderExcluir
  15. Prezada Colega Cecília.

    Todas as 06 chapas concorrentes prometem lutar pelo aumento das pensões dos atuais 60% para talvez quem sabe 80%.

    Esta também foi a última promessa feita pela chapa 03 do Sasseron,promessa que sabemos difícil de ser cumprida,pois consome só ela a faixa de 7 bilhões?

    Como voce encara mais este desafio?

    ResponderExcluir
  16. Cecília.

    Voce tem respondido a muitos colega sobre o Empréstimo Simples.

    Temos hoje fundos de pensão bem menores que o nosso,com parcelamento chegando até 120 meses,porque a previ continua tão segura quanto aos prazos aos seus associados.

    Outra questão que podemos verificar é a questão da pressão da Presidenta Dilma para aumentar a circulação de recursos na econômia,então qual o motivo real da Previ não rever teto e prazo do Empréstimo Simples?.

    O SUPERÁVIT não poderia ser usado para quitar o ES-PREVI e com isso abriria nova margem para novas concessões?

    Grata

    Sandra Rebeca

    ResponderExcluir
  17. Cecília.

    Voce tem respondido a muitos colega sobre o Empréstimo Simples.

    Temos hoje fundos de pensão bem menores que o nosso,com parcelamento chegando até 120 meses,porque a previ continua tão segura quanto aos prazos aos seus associados.

    Outra questão que podemos verificar é a questão da pressão da Presidenta Dilma para aumentar a circulação de recursos na econômia,então qual o motivo real da Previ não rever teto e prazo do Empréstimo Simples?.

    O SUPERÁVIT não poderia ser usado para quitar o ES-PREVI e com isso abriria nova margem para novas concessões?

    Grata

    Sandra Rebeca

    ResponderExcluir
  18. Cecília.

    O bom pra todos ainda não decolou no BB qual o motivo para tanta demora em atender com melhores taxas os seus funcionários?.

    Na sua gestão teriamos uma data base para a revisão do ES ou seria como é feito hoje sem data definida.

    Essa é uma das preocupações dos aposentados e pensionistas estamos ficando sem reajustes(inpc),sem credito e sem margem.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Cecília. Estive checando as propostas de cada chapa no site da PREVI, porém está bem difícil pra ler porque as fontes (letras) estão todas "picotadas". Sei que não é problema do meu monitor porque é só lá que está praticamente ilegível. Você sabe onde mais podemos ler as propostas de cada chapa? Não sei a página das propostas das chapas da Previ estão ilegíveis para os demais também. Grata.

    ResponderExcluir
  20. Caro anônimo das 13.51h,

    Na discussão do superávit de 2006, o aumento em 10% estava na pauta de reinvindicações, porém apesar de eu ter sido a grande defensora das pensionistas, a proposta não foi adiante, pois quando o pessoal se deparava com os valores apresentados, as outras propostas apresentavam mais defensores.
    As pessoas querem o aumento para já e não pensam que todos deixarão pensionistas que terão que viver com um pouco mais de metade da aposentadoria.
    O primeiro ponto que temos que analisar é se esses cálculos estão utlizando premissas muito conservadoras. Eu sempre questionei isso quando era Diretora de Planejamento, porém esses cálculos atuariais pareciam joia da rainha, ninguém tinha acesso, além das pessoas da área.
    Eu defendo que em cada discussão de superávit, entre na pauta um reajuste nesse valor das pensões, mesmo que não total (20%), mas gradativo até chegar a um valor mais justo. E, é lógico, rever as premissas utilizadas e esses cálculos se estão de acordo com a realidade do plano.

    ResponderExcluir
  21. Solidarizo-me com as pensionistas, mas, me desculpem, pois acho que os aposentados pós-97 devem ter prioridade, pois foram os maiores prejudicados no momento da aposentadoria.
    Abraços a todos os colegas e pensionistas.

    ResponderExcluir
  22. Cara Sandra,

    Existe margem mais do que suficiente para aumentar o teto e o prazo do empréstimo simples e essa decisão depende apenas da Diretoria.
    Qualquer operação feita em um fundo de pensão, mesmo que seja com seus participantes, terá que seguir regras de gestão de riscos, como a existência de margem consignável, percentual de parcela de risco de morte, etc.
    Em um plano como o nosso, nem todos os associados tomam empréstimo simples, por isso não é possível utilizar o superávit para quitar esse tipo de operação, pois para o órgão regulador, PREVIC, essa operação é considerada como um investimento e é justamente por isso que tem que render, no mínimo, o atuarial, ou seja, a variação do INPC + 5%.
    Por isso, não há como utilizar os recursos do superávit para quitar os empréstimos.
    Para se reduzir a taxa atuarial, até seguindo a demanda do Governo Federal de reduzir as taxas das operações financeiras, segundo outro cálculo feito pela Diretoria de Seguridade, para cada 1% de redução, o custo seria por volta de R$ 10 bilhões.

    ResponderExcluir
  23. Caro colega anônimo das 15:02h,

    Infelizmente eu não tenho como responder sua pergunta em relação ao programa "Bom para todos" que o Banco está implantando. Eu acredito que não deva demorar muito a cumprir com o que foi proposto, pois o lobby está bem forte.
    Se eu for eleita, teremos sim uma data programada para o reajuste do ES e isso será muito bem comunicado com os associados. Da mesma forma, as regras serão claras e também bem informadas.

    ResponderExcluir
  24. Caro colega anônimo das 16:08h,

    Eu não posso falar pelas demais chapas, porém se quiser conhecer melhor as propostas da Chapa 1, você poderá acessar o blog da chapa:
    http://www.previofuturoeagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Caro colega anônimo das 16:08h,

    A versão digital disponibilizada no site da Previ, você poderá clicar na "lupa" que aparece na barra de ferramentas (acima) e, dessa forma, ampliar a fonte dos textos.

    ResponderExcluir
  26. Caro colega anônimo das 16:08h,

    A versão digital disponibilizada no site da Previ, você poderá clicar na "lupa" que aparece na barra de ferramentas (acima) e, dessa forma, ampliar a fonte dos textos.

    ResponderExcluir
  27. Cecília, grata pela resposta. Eu cliquei na lupa, e desse modo o testo fica bem legível, mas onde está a barra de rolagem? Li as propostas da sua chapa e votarei nela, principalmente por causa desse item: "Defender o aumento do benefício mínimo para 10% do teto de contribuição.". Cecília, você acha que, estando lá, vocês conseguirão corrigir essa injustiça? Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Caro colega anonimo das 18:02h,
    Há uma seta na parte de baixo que você tanto pode ir para frente como retornar as páginas.
    Essa nossa proposta não e dificil de defender, podendo ser negociado o índice dependendo do valor do teto. O custo não é tão alto como outras que estão sendo apresentadas por outras chapas.

    ResponderExcluir
  29. Vou dizer o que eu penso sobre as propostas de algumas chapas, mas não precisa publicar, se não achar conveniente, Cecília. Chapa 2: ainda não sei o que achar. Chapa 3, idem. Chapa 4: muito temerária, especialmente por dois motivos: a portabilidade (migraçao da previ futuro para o plano 1 (???!!!)) e distribuição de benefícios ao pessoal da ativa. Se nunca ninguém, quando na ativa, recebeu benefícios da Previ, por que haveria de receber agora? Isso representaria má distribuição de recursos. Eu acho meio absurdo isso. Chapa 5: temerária. Motivo: elevar o valor das pensões para 100%, o que equivaleria a uma distribuição acumulada de superavit de 7 bilhões, com certeza, comprometeria toda a Previ, além de deixar os outros segmentos sem nada por conta disso, ou seja, quem realmente, trabalhou a vida toda no banco, ficaria totalmente sem ser contemplado com alguma melhoria por causa do valor exorbitante de tal empreitada. Chapa 6: situação, dispensa comentários.

    ResponderExcluir
  30. Ao Anônimo 22:18 (01 de maio)

    Se a CEFER e o INSS conseguem pagar 100% do valor do benefício do falecido(a)ao beneficiário da pensão, PORQUE o nosso Plano 1 da PREVI não conseguirá ???

    Acho plenamente justo e viável elevar tais pensões a integralidade de 100%, afinal nosso Plano é finito, está em extinção e acabará daqui a uns 50 anos pagando apenas PENSÕES....

    Pense nisso e em seus beneficiários...(ou queres deixar ao BB-Governo o que sobrar ?)
    na ativa(anônimo)

    ResponderExcluir

Poste seu comentário