domingo, 22 de abril de 2012

BANCO USA VOTO DE MINERVA NA PREVI

Quem diria que no Governo atual, o Banco utilizaria o voto de minerva? Agora vem a pergunta que não quer calar. Por que não apresentaram proposta para acabar com o voto de minerva? Desde que eu acompanho a Previ, isso só aparece na época das eleições, porém proposta concreta, nunca foi apresentada.

Por isso, é fundamental que façamos um movimento para acabar de vez com o voto de minerva. Chega de dar todo o poder da Previ nas mãos do Banco. O Banco é governo e o que é bom para o Governo não é necessariamente bom para os associados. Lembrem-se disso quando forem votar nas eleições da Previ. Atualmente, das 6 vagas na diretoria, 5 estão na mão do Governo e isso é um risco muito alto, pois não há independência na gestão.

Acessem o blog da chapa 1, PREVI, o futuro é agora! e conheçam nossas propostas.
www.previofuturoeagora.blogspot.com

Banco usa voto de minerva na Previ
como instrumento de disputa política
Os conselheiros deliberativos indicados pelo Banco do Brasil na Previ utilizaram o voto de minerva - um instrumento dos tempos da ditadura - para acrescentar mais um torpe capítulo em uma disputa de poder indigna que já coleciona desde pitos públicos da Presidenta da República até acusações de quebra de sigilo bancário. Atos dignos de um boteco familiar da periferia, e não dos executivos do maior banco da América Latina.

O atual presidente da Previ foi acusado, por informações vazadas à imprensa, de comprar uma casa em Brasília. Parte do imóvel foi paga com financiamento imobiliário da Previ, uma operação regular disponível para todos os associados do Plano 1. Parte do negócio teria sido pago em dinheiro proveniente, segundo alegações do comprador, de empréstimo contraído junto a um amigo particular.

O Conselho Deliberativo da Previ determinou à Auditoria Interna da entidade, subordinada ao próprio Conselho, que apurasse a denúncia. Em relatório apresentado aos conselheiros no dia 19 de abril a Auditoria concluiu que não foi cometida nenhuma irregularidade no âmbito da Previ, nem foi violada qualquer norma da entidade pelo atual presidente.

Os conselheiros indicados pelo banco propuseram abrir inquérito administrativo para apurar responsabilidades e descumprimento de normas, alegando que, de acordo com as normas do banco, funcionário da empresa não pode pedir empréstimo para correntista.
Os conselheiros deliberativos eleitos, com base no relatório da Auditoria Interna, registraram que não foi cometida nenhuma irregularidade no âmbito da Previ e que, se o banco quisesse apurar qualquer outro ato, que o fizesse no âmbito do banco.

Os três indicados pelo banco, com o voto de minerva do presidente do Conselho, determinaram que a Previ abra inquérito administrativo contra seu presidente. Em seguida, a informação foi vazada - talvez por algum deles - para a imprensa.

Contra os abusos do banco

Os dirigentes eleitos consideram abusivo o banco utilizar um instrumento autoritário para manchar a imagem da Previ usando lances deste tipo para fazer uma disputa de poder que já chegou às raias do absurdo. Se a cúpula do banco quer fazer apurações, que faça pelos próprios meios, e não impondo à Previ decisões e apurações que não dizem respeito a ela. Se a própria auditoria subordinada ao Presidente do Conselho, detentor do voto de minerva, não apontou irregularidade, aonde querem chegar com esta apuração?

O funcionalismo comenta: deiem a Previ em paz, administrando corretamente os recursos dos associados, em vez de usá-la para uma guerra de facções!
Eleitos da Previ.

54 comentários:

  1. Prezada Colega Cecília.

    A sua chapa apenas informa que será revisto TETO E PRAZO DO ES-PREVI.

    Mas não detalha nada a respeito,como na sua opinião podemos chegar em uma solução para o endividamento? na última revista os mutuários saltou de 66 mil para 69 mil contratos,prova de que nossos proventos já não cobrem os gastos mensais,e como houve apenas 10 mil reais de aumento na última revisão agravou e muito a situação de muitos.

    Armando Fiqueiredo

    ResponderExcluir
  2. Cecília,fala-se tanto em resolver os problemas dos aposentados e das pensionistas do PB-1,com a criação de 6 chapas para as eleições provou-se que estamos bem divididos,nem mesmo as associações se entende na questão das melhorias,como a sua chapa encara a situação de punúria de muitos,já que na maioria das vezes os integrantes das chapas estão com bons rendimentos,muitos cargos e muitos tem até mesmo outras funções fora da Previ,como é teu caso atuando como professora?.

    Gostaria de ver voce falar um pouco mais sobre a verba P 220 que ficou de fora da última distribuição de superávit e também até onde pode ir os limites do ES-PREVI e se seria da forma como o Sasseron fez na sua gestão, ano a ano com valores pífios.

    Emerson Rogerio Barbosa de Souza

    ResponderExcluir
  3. Prezada Colega Cecília.

    Sabemos que a Carim financia apenas em 240 parcelas, que muitos dos possíveis mutuários tem idade acima dos 60 anos,outros com 65 anos e até 70 anos ou mais,como resolver esta questão,pois após avaliação a previ diminue o prazo,aumenta o valor da parcela e contrata em um número muito reduzido de prestações.

    Voce como Diretora de Seguridade tem alguma proposta neste sentido?

    Naftali Lemes da Silva Neto - Ativa

    ResponderExcluir
  4. Senhora Cecília.

    A questão do endividamento esta sendo duramente enfrentado pelo Governo Federal,Banco do Brasil e Caixa foram os bancos a dar o ponta pé inicial.

    Como fica a questão das taxas praticadas pela Previ,já que há um regulamento a cumprir e que menos que a taxa atuarial nao pode ser cobrado? haverá alguma mudança neste sentido.

    Como voce é uma possível ocupante desta pasta que mexe com nosso bolso e efetivamente é quem apresenta as propostas na Diretoria,há algum estudo por parte da sua chapa nesta visão de reduzir as taxas de juros cobradas hoje aos mutuários da Previ.

    Amanda Cristina

    ResponderExcluir
  5. Minha cara Cecília,

    O poder do Voto de Qualidade é uma prerrogativa instituida pela LC 108/2001, que além dele criou também a contribuição paritária, ou seja, o patrocinador iria contriuir com o mesmo valor do associado. Trata-se de uma Lei aprovada por maioria absoluta, sobre a qual nem o Governo e tampouco o seu penduricalho BB têm interesse em alterar. Qualquer Projeto de Lei criado para tentar fazer modificações não vinga( é arquivado pelas forças políticas). Deste modo, gostaria de saber qual a sua ideia a respeito de uma possível mexida nesse Diploma Legal. Todos nós sabemos que os dois instrumentos mais prejudiciais aos assistidos são: LC 108/2001 e Resolução 26/2008, sendo que reputo a segunda mais aguda que a primeira, cujos prejuízos financeiros nos nossos bolsos são fulminantes. Manifeste-se, por favor, que eu vou junto, desde que seja uma proposta exequível.
    Abraço.
    João Rossi Neto.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cecilia,
    Apesar das noticias amplamente divulgadas nos sites da Previ e Anabb, as reduções das taxas de juros não estão sendo liberadas para os aposentados até agora.
    Por favor, você tem alguma explicação a respeito do assunto?

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecília,

    O estatuto do idoso não garante a nós a possibilidade de escolha de instituição financeira para crédito de nossos benefícios? Isso não obrigaria a Previ a firmar convênio com os demais bancos? Você tem receio de abordar esta questão?
    Já está claro que o BB não está do mesmo lado que nós aposentados

    ResponderExcluir
  8. Ora, ora,ora eleitos da Previ. Não são voces que tem o blog em reformas há anos?
    E o que fizeram os dignos eleitos para tentar extirpar o voto de minerva?
    Vão provar do seu próprio remédio? E se resolverem apurar otras cositas más?
    Enquanto não pesou para o lado de voces, voces ficaram bem caladinhos, recebendo o seu no fim do mes não foi?

    ResponderExcluir
  9. Colega Cecília,

    Fiz, ontem, um comentário para o seu blog e, ao que tudo indica, foi vetado. O que ocorreu? De agressivo e ofensivo ele não tem nada! Será que fui muito incisivo nas perguntas?

    ResponderExcluir
  10. Caro colega anônimo das 21:15h,
    Na época em que eu estive na Diretoria de Planejamento foi exatamente no período que houve um reajuste maior no ES e foi fruto de grande pressão feita por mim e os colegas do blog. Foi um movimento que acabou com a resistência dos indicados pelos sindicatos que não concordam em aumentos relevantes no ES por aumentar o endividamento dos associados. Se vocês pesquisarem nas postagens anteriores, do período em que estava na Previ, verão que estou falando a pura verdade.
    Existe margem para aumentar o limite e prazo do ES, bem como rever a forma de cálculo da margem consignável.
    Atualmente, foi aprovado que os reajustes do ES seguirão a variação do INPC e ponto final.
    Nós sabemos que há muitos colegas que, caso não tenham margem na Previ, pegará em outras instituições com taxas muito maiores. Sempre defendi esta postura, pois também tive momentos em minha vida que o ES da Previ me ajudava demais.
    Estamos vivendo uma tendência forte de redução das taxas de juros e o ES passa a ter uma rentabilidade até maior do que muito título público e com a diferença que não há o menor risco, visto que a reserva matemática dos associados está na Previ. Qual é o risco que há de inadimplência?
    Outro ponto importante é que o ES é uma das poucas decisões que são de alçada unicamente da Diretoria Executiva. Dessa forma, não justifica uma elevação tão conservadora.

    ResponderExcluir
  11. Colega Natali,
    A CARIM precisa ser revista. A maioria dos Bancos já trabalha com prazos maiores e existem mecanismos de se proteger em relação ao falecimento de alguns colegas, para isso existem percentuais que são cobrados para cobrir essas possíveis situações. No nosso caso, é até mais tranquilo que as Instituições Financeiras particulares, pois os nossos recursos estão na Previ (reserva matemática). O risco de inadimplência é praticamente nulo. É importante observar que é preciso ter esses mecanismos, pois nem todos os associados têm empréstimo imobiliário. Por isso há um fundo que cobre esse risco dos associados falecerem antes de pagar todo o financiamento. Esse fundo tem que ser acompanhado constantemente para que não traga riscos ao plano como um todo.
    Pode ter certeza que há margem para rever a CARIM. É preciso ter um pouco de boa vontade e se debruçar sobre propostas que beneficiem os associados. A Diretoria de Seguridade é a área responsável por apresentar essas propostas e, por isso, é fundamental que quem assumir essa diretoria tenha essse comprometimento com os colegas e não fazer o jogo do Banco.

    ResponderExcluir
  12. Cara Amanda,
    Existem regras que não podem ser mudadas a não ser que mude a legislação. Uma delas é a exigência de que qualquer operação feita em um fundo de pensão tem que render, no mínimo, o atuarial, que hoje é a variação do INPC + 5%. Operações com participantes é encarado como se fosse um investimento. SEgundo estudos da área de SEguridade, para reduzir 1% dessa taxa,é preciso aumentar as reservas matemáticas em R$ 10 bilhões.
    A primeira coisa que faremos é rever essas premissas de cálculo das provisões matemáticas. Será se elas estão adequadas? Será que não são por demais conservadoras? Será que o custo realmente é R$ 10 bilhões?
    Por isso é muito importante abrir esses cálculos e ter uma comunicação mais transparente com o associado para ele entender melhor como funciona essa conta. Nós queremos aproximar mais os associados para que eles compreendam melhor como funciona a Previ.

    ResponderExcluir
  13. Caro João Rossi,
    Existem formas de acabar com o voto de minerva sem contrariar a legislação. Da mesma forma, que a Lei determina que a diretoria seja indicada pelo Conselho Deliberativo e, no nosso caso, existe o processo eleitoral.
    Em nenhum momento, pelo menos no período em que fui Diretora de Planejamento houve movimento em relação a se acabar com o voto de minerva. Eu sempre cobrei essa postura em função do que se pregou na época em que o voto de minerva foi instalado, no governo FHC, e assim que o Lula assumiu o governo, eu fiz uma provocação no Conselho Deliberativo (eu era Conselheira eleita nessa época) e o que o pessoal me respondeu era que eles não podiam abrir mão do voto de minerva.
    Eu concordo plenamente contigo em relação à Resolução CGPC 26 e pelo que fiquei sabendo, o Sasseron fazia parte do CGPC e participou da aprovação dessa Resolução. Segundo me informaram, ele se retirou da sala e se absteve e a resolução foi aprovada por unanimidade, considerando que abstenção não entra como discordância.

    ResponderExcluir
  14. Caro colega anônimo das 10:31h,
    Concordo contigo e a Previ nunca quis discutir essa questão.
    O que eu posso me comprometer com os colegas é que, caso seja eleita, verificarei o motivo da não observância do estatuto do idoso e, apresentar proposta que dê liberdado aos associados. Isso seria muito bom, pois o Banco começaria a ver os aposentados e pensionistas como um grande nicho a ser cuidado, fato que não ocorre atualmente. Enquanto as Instituições Financeiras privadas são loucas para pegar o filé de aposentados do BB, o Banco não cuida desse potencial. Se você dá a liberdade de escolha, com certeza, o BB atenderá muito melhor os aposentados e pensionistas.

    ResponderExcluir
  15. Caro João Rossi,

    Eu não fujo do debate, pode ter certeza, porém vocês vão ter que ter paciência, pois em período de campanha, nem sempre terei condições de responder os comentários com a tempestividade que gostaria, mas pode ter certeza que responderei. Aliás, adorei os comentários que respondi hoje.
    Podem participar com perguntas, sugestões e críticas, pois é assim que conseguimos trabalhar para atender melhor as expectativas dos colegas.

    ResponderExcluir
  16. Caro colega anônimo das 14:09h,

    Você cita o site dos "eleitos da Previ" e eu afirmo que, quando os gestores ligados aos sindicatos criaram esse site, eles não incluíram o meu grupo: eu, Romildo, Teixeira, etc. Só os ligados aos sindicatos e foi um site que teve pouco tempo de ação. Atualmente nemm existe mais.
    O meu canal de comunicação com os colegas foi com este blog que tive condições de prestar contas de meu mandato e ouvir as demandas dos colegas, bem como informá-los sobre os assuntos efervecentes da Previ.

    ResponderExcluir
  17. Senti firmeza nas suas respostas.

    ResponderExcluir
  18. Meu caro anônimo do tópico de 23.4. ás 07.58. Já havia alertado sobre o fato de o Bompratodos poderia não não ser de pronto tão bom assim e explico.

    Existem dúvidas e algumas foram a mim esclarecidas pela Ag. porém outras somente amanhã com auxilio da Super: é preciso assinar uma adesão ao programa BOMPRATODOS e daí as duvidas vieram para alguns colegas daqui: havendo empréstimo antigo com taxa elevada poderá ser renovado com a adesão?Não responderam ainda. E aquelas taxas não abrangidas pelo programa como ficam? e como serão concedidos os novos empréstimos? pelo auto-atendimento/internet?. Portanto são algumas dúvidas que precisa se ter cuidado. Função esta não minha e sim da Anabb e Previ que antes de simplesmente copiar uma notícia de imprensa deveriam ajudar aos seus associados procurando as pulgas e...;

    ResponderExcluir
  19. Cecilia, gostaria de saber melhor a proposta de beneficio minimo. Se fosse implantado, qual seria o valor do mesmo nos dia de hoje? Agradeço a atenção dispensada.

    ResponderExcluir
  20. Caro colega Anônimo das 20:36h,
    Nos estamos lutando para que seja implantado o teto para calculo do beneficio de 1 NRF Especial, hoje em R$ 30 mil. Este teto foi aprovado em todas as instâncias, porem o Banco voltou atras e retirou a proposta alegando que a Resolução CGPC 26 permite que faca isso. Atualmente não há teto para calculo do beneficio e os executivos do Banco poderão se aposentar com benefícios de mais de 40mil e esses valores poderão aumentar, visto que será considerado os últimos 36 meses de contribuição. Como não tem teto, eles poderão receber o valor cheio.
    Existem muitos colegas que recebem o beneficio mínimo e muitos recebem benefícios de menos de R$ 2 mil. A nossa proposta que o beneficio mínimo seja 10% desse teto que foi aprovado e não implementado,

    ResponderExcluir
  21. Cara Cecília,

    As leis complementares:108 e 109, ambas de 2001 foram sancionadas pelo Governo FHC. Lamentavelmente, discordo de que existem formas de eliminar o Voto de Qualidade, sem alterar a LC 108/2001. Demais disso, nós sabemos, com toda certeza do mundo, que o Governo não autorizaria o patrocinador BB à abrir mão dessa poderosa arma. Esteja no poder qualquer sigla partidária, que a lei 108 ficará incólume.
    Relativamente aos nossos representantes, tanto faz que sejam eleitos ou se fossem indicados, nada muda por falta de autonomia para a tomada de decisões. Por isso, vejo o processo eleitoral como uma medida inócua, sem qualquer resultado prático. O que alguém prometer na campanha é falácia, pois não terá poderes para cumprir. No máximo, o que é viável e isto vai depender da coragem deles, é promover a transparência, colocando a boca no trombone e dando ciência aos associados de tudo que acontece na coxia da PREVI.
    A sociedade, hoje, exige transparência em todos os níveis e o Corpo Social também repudia a Caixa-Preta que existe na PREVI. Derrubando os biombos e lançando luzes nos porões da nossa Caixa, já podemos considerar uma vitória.
    O Voto de Qualidade é um entrave as nossas reivindicações, sim, mas não avança sobre os superávits e quando tentam empurrar algum projeto de interesse do Governo, exige estudos técnicos e podemos denunciar com mais facilidades. Inclusive, a própria imprensa faz isso por nós.
    Agora, com relação a Resolução 26/2008, a coisa é diferente, posto que, uma vez em vigor, não existe outro recurso senão o seu cumprimento. Por isso mesmo, classifico a Resolução como um instrumento mais agressivo do que a lei e que resulta em prejuízos instantâneos. Apesar da sua feitura quase perfeita, já ficou provado que é ilegal, existindo o parecer do Ministro Celso de Mello que a indica a ILEGALIDADE e poderá ser usado a nosso favor, em instâncias inferiores, onde poderemos ter sucesso, desde que a petição seja bem estruturada e com argumentos convincentes. Infelizmente, é assim que penso. Gostaria que fosse o contrário e que a minha aposentadoria fosse condigna e o repouso tranquilo.

    ResponderExcluir
  22. Caro Emerson,

    Sua pergunta é excelente. Realmente, após minha aposentadoria, eu fui contratada pelo Ibmec RJ para dar aulas no curso de Graduação em Administração e Pós-graduação. Eu me desliguei do curso de graduação, pois tinha que ter dedicação exclusiva e, no momento que aceitei disputar as eleições da Previ, não teria como conciliar os dois desafios.
    Eu estou aposentada pela Previ, após 31 anos de trabalho no BB e desde o quinto ano exercia cargos comissionados, porém eu não posso dizer que professor ganhe bem no nosso país. Ser professor é muito trabalhoso, porém muito recompensador. Eu faço porque gosto e não em função do que recebo. Quem é professor sabe que viver só do salário de professor não é fácil não.
    Eu aceitei disputar a Previ em função do conhecimento que tenho no período que atuei na Diretoria de Planejamento e que tenho consciência de que farei um ótimo trabalho na Diretoria de Seguridade, que cuida diretamente dos associados. Quem me conhece sabe que, como diretora de planejamento, sempre recebi todos os associados, sempre respondi os emails e sempre retornei as ligações. Infelizmente, nem tudo podemos resolver, mas me agrada muito ajudar um colega a resolver um problema.
    Em relação a questão da verba P220, esse tema é bem interessante. Essa verba é balaio de gatos,pois fazem parte vários grupos de colegas pré-67, alguns que não aderiram à Previ em 67, outros que aderiram, porém entraram com ações judiciais contra o Banco, entre outros. São mais ou menos 6 ou 7 situações diferentes que totalizam, aproximadamente, uns 6.200 colegas.
    A alegação que o Banco dá por não ter pago o BET para esse grupo é que eles não têm reserva matemática. Aliás, é a mesma justificativa que ele dá para não pagar os demais colegas pré-67, que estão recebendo o BET, porém sem o Banco pagar a conta.
    Como falei no comentário anterior, existe margem para aumento tanto do limite como do prazo do ES. O risco é praticamente nulo, pois os associados estão com suas reservas matemáticas no plano. A política utilizada para reajustar o ES, que atualmente á apenas aplicar a variação do índice INPC é ridícula. Tem como trabalhar com valores mais significativos e que consigam aliviar um pouco a situação difícil de alguns colegas

    ResponderExcluir
  23. Carlosdomini,
    Concordo plenamente com você. Não estamos conseguindo tirar
    nossas dúvidas nas agencias em relação ao programa Bompratodos.
    Acho que a Previ e a Anabb não deviam nos fazer de bobos.

    ResponderExcluir
  24. Caro João Rossi,

    Realmente você tem razão no que se refere a dificuldade de se aprovar qualquer benefício, pois qualquer proposta que for apresentada precisará do Banco concordar. Nada se decide sem a concordância do Banco, porém o importante é que haja compromissos de campanha com os associados, pois nas oportunidades em que ocorre negociação para revisão de benefícios, essas propostas terão que ser defendidas.
    Outro ponto importante que você ressaltou é a importância de haver pessoas comprometidas com os interesses dos colegas e com capacidade de enfrentar o Banco, sem envolvimentos partidários com o Governo, pois nem sempre o que é bom para o Governo é bom para os associados ou para o povo em geral.
    É fundamental também o comprometimento em abrir essa caixa preta, não é mesmo? Os dirigentes eleitos têm obrigação de derrubar as barreiras e ter uma comunicação mais objetiva e transparente com os associados. É o mínimo que podemos esperar das pessoas que vão nos representar.
    Eu também tenho o mesmo entendimento que você em relação à REsolução CGPC 26 e acredito muito que se houver uma boa defesa da tese e, aproveitando o parecer do Ministro, podemos reverter isso. E essa estratégia teria que partir das entidades representativas, porém até o momento não acertamos na dose.

    ResponderExcluir
  25. Colega Cecília,
    Frequento este espaço já há bastante tempo e realmente acredito quando Você diz que, até hoje, foi a única integrante de uma diretoria da Previ a interagir diretamente com os associados. Sempre, com presteza e paciência, buscou dirimir as dúvidas existentes e contribuiu para minimizar as angústias e tentar realizar os sonhos e anseios dos aposentados e das pensionistas. Nessa linha de raciocínio entendo que esta semana é superimportante e decisiva em termos do percentual que irá corrigir os nossos benefícios agora em junho. Sexta-feira, 27.04.12, a última do mês, haverá reunião do Conselho Deliberativo da Previ, instância máxima em termos decisórios no “PB-1”. O conselheiro William Bento, conforme notícia surgida na rede e posteriormente confirmada aqui mesmo por Você, irá apresentar uma proposta diferenciada de reajuste de benefícios. Deverá incorporar um percentual acima da inflação do período, medida pelo INPC. Aprendi aqui mesmo que qualquer reajuste de benefícios acima do índice oficial cairia nas garras da malfadada resolução 26, já que obrigatoriamente teriam de ser utilizados recursos da reserva especial para revisão do plano para amparar tal iniciativa. Para que todos possam entender melhor a matéria transcrevo abaixo o seu comentário em gentil resposta a um questionamento que fiz:
    “:: Cecília Garcez :: disse...
    Caro Jorge,
    As reuniões do Conselho acontecem na ultima semana de cada mês. O Conselheiro William pautou na ultima reunião uma proposta para reajuste acima do INPC que devera ser analisada nessa reunião. A proposta dele não seria considerada como utilização de superávit. A reunião acontecera na próxima semana.
    11 de abril de 2012 14:52”.
    À vista do exposto e, imagino, da grande expectativa que foi criada, agradeceria caso Você pudesse discorrer um pouco mais sobre esse assunto do interesse da imensa maioria dos associados do “PB-1”. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  26. Caro Jorge,

    Realmente você acompanha o nosso blog desde o início e eu gosto muito de suas colocações, sempre bem coerentes e consistentes.
    A proposta do Conselheiro William Bento é bem interessante e não passa pela discussão do superávit e sim pela alteração de Regulamento do Plano 1. Seria considerar como reajuste, além da variação do INPC, a diferença entre a rentabilidade da Previ dos últimos três anos descontada a taxa atuarial (INPC + 5%). É uma proposta que foge da armadilha da utilização de superávit e ela também agrega uma parcela do que se consegue nos retornos dos investimentos.
    Acredito que com essa proposta os associados participariam diretamente do resultado da Previ, como se fosse a "PLR" dos aposentados. Acho muito justa e não causa nenhum risco ao plano. Se a Previ for bem na sua rentabilidade, recebemos, se for mal, não recebemos. Essa é a grande lógica da proposta. Ela estará em discussão nesta semana na reunião do CD.

    ResponderExcluir
  27. Prezada Colega Cecília.

    Tudo leva a crer que mesmo com as boas intenções demostradas em suas palavras,do empenho e da luta travada para melhorias aos associados,não podemos esperar alívio na esperança de um ES-PREVI.

    Todas as chapas tratam o assunto de forma generica,voce mesmo afirma que há espaço para melhorias,mas não aponta um programa espefífico para isso,se não vejamos:

    a) Nossa folha de pagamento,permite 30% de endividamento e 70% de endividamento( ES e Carim )parte dos associados tem esses dois produtos contratados.

    b) Permite também Cooperforte,Crediscoop,Poupex,alfa cach,desconto das associações.este segundo grupo com parcelas mais caras e prazos menores.

    C) chegando no Banco do Brasil,vem os descontos de cdc e antecipações,muitos vivendo em péssimas situação tem contratado produtos em todas as instituições acima,mas a Previ sabe dessa situação,pois a folha de pagamento é quase toda consumida ali mesmo antes de chegar ao Banco do Brasil para credito nas contas correntes.

    Eu te pergunto como resolver a questão do endividamento?.

    Repito temos hoje cerca de 69 mil contratos só no ambito da previ,e a mesma fecha os olhos para esse problema.

    Temos que encarar de frente esta situação e não vejo chapa alguma que atenda essa proposta de melhoria do líquido que recebemos,só isso já faria um diferencial muito grande até mesmo em relação a futuros aumentos.

    Por que por exemplo não usar o BET para acrescentar na contratação do ES-PREVI? já aumentaria e muito a margem consignavel de muitos colegas e com isso seria uma forma de dinhiero novo para pagamento de contas mais caras e mais onerosas.

    Amadeu Tamandaré

    ResponderExcluir
  28. Prezada Colega Cecília.

    Somos o maior fundo de pensão do Brasil,e estamos passando por esta situação de penúria que muitos relatam em diversos blogs.

    Estamos vendo um plano dividido entre vários segmentos,pre e pós, e hoje temos funcioários da ativa ganhando participação nos lucros muito em função dos bons resultados da Previ,vemos uma distribuição onde quem não é aposentado esta fazendo poupança através do BET e nós não podemos ter um simples aumento de ES-PREVI aprovado pelos senhores Dirigentes.

    Então fica a pergunta que não quer calar? sera que eleita terá forças políticas para mudar esta situação?.

    Gostaria da sinceridade da colega para com nós,pois estamos em época de decidir o nosso voto.

    Terezinha de Lourdes -Sinop MT

    ResponderExcluir
  29. Cecília.

    Sabemos que a aposentadoria as mulheres aos 45 anos foi vetada.

    Agora sua chapa diz que vai defender a proposta novamente,como seria possível resolver esta questão no ambito administrativo?.

    Helena Junqueira - Ativa

    ResponderExcluir
  30. Prezada Colega Cecília.

    Acompanho o Blog desde os primordios,desde o começo, desde quando muitos acordaram para a situação que estamos vivendo,entra ano e sai ano e a situação do endividamento não é enfrentado,nem mesmo por nossas associações.

    Muitos prometem lutar por melhorias no Emprestimo Simples,nós sabemos que instituições como Itaú,Santander,Bradesco,pega um contra cheque da Previ,e lhe dão limites altos,só por saber que a pessoa tem renda.

    E a Previ e o Banco do Brasil nos trata como verdadeiro lixo,como se não tivessemos contribuido para o sucesso de hoje,muitos colegas sequer vão até as agências por intender que são mau tratados ali naquele ambiemte.

    Vejo em todas as suas respostas a tese de que temos espaço para melhorar, que recursos existem, e até vi no passado uma afirmação sua de que 25 mil reais era muito dinheiro.

    Então novamente lhe pergunto,como enfrentar a questão do endividamento dos aposentados e das pensionistas do PB-1 da Previ?.

    Cristiane Valeska das Neves

    ResponderExcluir
  31. Prezada Colega Cecília.

    Ouvidoria:

    Se voce não estiver satisfeito com a solução apresentada pela PREVI?.

    Como a sua gestão irá encarar o tratamento com os aposentados e as pensionistas.

    Sabemos que o Sasseron, não gostava de receber cobranças e nem tão pouco de responder as perguntas que lhe eram feitas.

    Sabemos que o atendimento do 0800 da previ é uma vergonha e que a area de comunicação visual também, na prática a Previ serve apenas o Governo e seus desmandos.

    A Diretoria de Seguridade terá canal de comunicação com seus associados, ou se eleita o BLOG continua para dirimir dúvidas e reclamações.

    Quanto tempo caso eleita voce preciza para já de inicio apresentar uma solução para o ES-PREVI BEM MELHORADO.

    Gismara Ferreira Campos

    ResponderExcluir
  32. Cecília.

    Se eleita teria como pagar o BET ( Benefício Especial Temporário ) como forma de adiantamento o restante que falta,seria uma forma de alívio para os participantes que estão em maiores apuros.

    Caso eleita participará diretamente das próximas negociações e dos futuros superávits,teria como formular proposta para que os próximos aumentos temporário sirva também para compor a margem consignavel?

    Fico no aguardo de seus exclarecimentos.

    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  33. Resposta sobre programa BOMPRATODOS;

    Até hoje o BB Agência nada respondeu de meus questionamentos acima, pois como aqui fui representante ativo da Anabb aqui na cidade sempre me procuram e mandaram aguardar a resposta.N~çao satisfeito fiz as perguntas a Anabb e Previ, a primeira nada me respondeu e a segunda: pasmem respondeu para dirigir-me ao BB. Ora todos sabem que o BB aboliu o seu Fale conosco impresso? e també sua Ouvidoria? hoje reclamação só peçlo 0800 que sinceramente nda informam além das respostas prontas. Ora se Anabb e Previ não sabem responder para que publicar. será que não sabem que hoje nas agências diante de tanto aparato de tecnologia tem-se que apelar para um BBresponde? Desisto

    ResponderExcluir
  34. Cecilia,
    Gosto muito do seu blog, nele voce tem as respostas do que é questionado e a interação com os participantes que é muito salutar.
    Outros, lançam o assunto, daí começa uma enxurrada de comentários contra e a favor e dificilmente o moderador entra para tirar alguma dúvida. Aqui é diferente, voce responde a quase todos os questionamentos satisfatoriamente e com muito conhecimento dos assuntos que interressam aos associados.
    Por esses e outros motivos gostaria de contar com o seu apoio na Diretoria de Seguradade da Previ no próximo periodo.
    Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  35. Colega Cecilia,
    Tramita na Câmara dos Deputados, o projeto de lei Complementar 140/2007, de autoria do Deputado Eudes Xavier, cujo objetivo e extirpar o voto de qualidade, aberração instituida atraves da Lei Complementar 108. Entretanto, ao que parece, não há vontade politica. O projeto não sofre movimentação alguma nas Comissões.
    Nossos representantes ( legisladores)não dão a minima importancia a esses projetos.

    É lamentável

    Celestino - matr. 1939.310-5

    ResponderExcluir
  36. Colega Cecília,
    A presteza de sua resposta ratifica integralmente o que escrevi mais acima. Peço manter-nos informados do que vier a se oferecer após a reunião do DELIB de sexta-feira, 27.04.12.

    ResponderExcluir
  37. Professora Cecília.

    Atuando anteriormente na gestão do planejamento da Previ,deve saber em qual ou quais setores são prioritários para investimentos da Previ nos próximos anos.

    Pergunto agora como gestora da pasta da Seguridade,é dos planos concentrar ainda mais recursos do ES e também na CARIN porque estamos envelhecendo rapidamente e os ganhos vão diminuindo com mais PENSIONISTAS ganhando 60%.

    Como voce encara esta questão,pois pela lógica daqui para frente a cada ano teremos novos e consecutivos Superávits.

    Marcos Antonio Castilho

    ResponderExcluir
  38. Cara Cecília,

    Você que já pertenceu à administração da PREVI e talvez tenha até participado da instauração de processos administrativos, responda-me, por favor, o seguinte:
    Primeiro: Quem vai cumprir a ordem emanada do Conselho Deliberativo e interpelar o Presidente da PREVI para prestar os seus esclarecimentos, dando-lhe o direito ao contraditório e a ampla defesa;
    Segundo: Quem vai analisar os fatos e fazer justo juizo de valor, ou seja, o julgamento, uma vez que o Código de Ètica é omisso neste particular. Caso caiba recurso, qual instância receberia o pedido de reconsideração?

    ResponderExcluir
  39. Caro Amadeu,

    Realmente você tocou em um ponto importante, que eu já abordei em outro comentário aqui no blog, que é em relação à margem consignável. O que eu posso me comprometer com os colegas é abrir esses cálculos do ES e verificar o que podemos fazer para aumentar a margem consignável, porém o mais correto é trabalhar com propostas que ajudem os associados que estão endividados a sair das dívidas e não só fazê-los aumentar o endividamento. É importante que o ES seja revisto, que suas premissas também, porém não podemos perder de vista que ele não é a solução do endividamento.

    ResponderExcluir
  40. Cara Terezinha,
    Não vou mentir e dizer que e fácil aprovar as propostas que todos os candidatos estão divulgando, pois qualquer que seja a proposta devera ter tambem a aprovação do Banco. A diferença e que nos conhecemos a Previ e temos condições de negociar no mesmo nível que o Banco. Quem me conhece sabe do meu comprometimento com os colegas e da disposição de derrubar possíveis barreiras que tenham no caminho. A independência com conhecimento e a melhor forma de defender os interesses dos colegas.
    O meu poder político vem justamente desses dois pontos. Não estarei na Previ para dizer amem para o Banco como fazem os eleitos ligados aos sindicatos.

    ResponderExcluir
  41. Cara Gismara,
    Eu concordo plenamente contigo e e por isso que incluimos no nosso programa questões que envolvem melhorias no atendimento. Essa Diretoria e o coração da Previ, pois e o canal direto queo associado tem com a Previ. Gasta-se tanto recursos da Previ para pagar consultorias, advogados, etc e não investe recursos suficientes para modernizar esses canais de comunicação com os associados.
    Eu nunca deixei de responder os questionamentos dos colegas nem de responder com honestidade, de forma transparente as demandas. Infelizmente, nem tudo e possível solucionar, mas pode ter certeza que o canal direto comigo seja no blognou na Previ continuara,
    Aproveito para fazer uma pergunta: eu estou aqui dando minha cara a tapa, respondendo todos os questionamentos dos colegas. Quem faz isso das outras chapas?

    ResponderExcluir
  42. Cara Helena,
    A questão da aposentadoria das mulheres aos 45 anos devera ser colocada novamente na mesa de negociação. Não há como resolver a questão sem mudar o estatuto e o regulamento do plano,

    ResponderExcluir
  43. Caro Paulo Roberto,
    Pode ter certeza que participarei de todas as negociações que envolvam questões relacionadas aos interesses dos colegas.
    Na minha opinião não da para discutir antecipação do BET antes de resolver a questão do pagamento pelo Banco dos recursos que estão sendo pagos aos colegas pre-67 e que estão saindo do nosso fundo e o Banco esta se beneficiando desses recursos. Primeiro temos que resolver isso, pois, caso contrário, os recursos terminarão antes do prazo acordado.

    ResponderExcluir
  44. Cara Cristiane,
    E respondi vários comentários que abordam a questão do endividamento dos colegas. Eu sei muito bem o que e isso. Como falei, existe margem para revisar esses pontos e tentar minimizar essa situação, porem a real solução vem da melhoria dos benefícios que poderá dar oportunidade das pessoas se livrarem desse problema.

    ResponderExcluir
  45. Caro Celestino,
    Você tem total razão. Não há o menor interesse político em acabar com o voto de minerva. Esse projeto de Lei esta estacionado e não parece que vai andar mais. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  46. Caro Marcos Antônio,
    Me desculpe, porem não entendi direito sua pergunta. Poderia explicar melhor?

    ResponderExcluir
  47. Caro João Rossi,
    Eu não tenho idéia de como conduzirão esse ponto. Existe um código de conduta na Previ e uma política de conduzir um processo administrativo. A alçada e do Conselho e, acredito, que deva ser criado uma comissão no CD para se debruçar sobre o assunto, como foi feito em outras ocasiões, porem com a negativa dos dirigentes eleitos na matéria, eu entendo que eles também se recusarão a participar dessa comissão.

    ResponderExcluir
  48. Professora Cecília.

    A Previ faz investimentos de longo prazo,foca no cenário futuro.

    Sabemos por exemplo que a legislação permite 15% dos recursos aplicados com participantes,hoje a fatia esta em torno de 3%.

    Voce era Diretora de Planejamento da Previ,projetava tecnicamente o futuro do nosso PB-1,sabia por exemplo em quais ou qual setor é a aposta futuro para manter o equilíbrio do plano.

    As projeções atuais dão conta que as pensionistas serão em grande parte o futuro do plano hoje com mais de 20 mil, com ganhos médios de 60% dos proventos do Falecido Esposo ou Esposa,com isso a média da sua margem cai muito e não há necessidade da Previ fazer mais aportes,pois hoje os mutuarios tanto do ES bem como da Carim já contrataram seus financiamentos e para quem pode pegar o segundo financiamento por exemplo da Carim o valor é baixo e as parcelas geralmentes são menores que os 240 meses que a carteira permite.

    Então eu te pergunto,como a sua chapa pretende resolver o problema dos mutuários tanto do ES como da Carim,já que o líquido das margen que é o parametro usado diminui pelo menos 40% das pensionistas bem como pela correção dos nossos benefícios,se voce verificar nestes últimos anos o INSS corrigiu melhor que a Previ e ainda que no INSS não houve correção acima da inflação.

    A desculpa usada pelo Sasseron era que não queria fazer mais endividamento,mas na realidade tudo leva a crer que o Banco não quer o afrontamento com as suas linhas de CDC.

    Marcos Antonio Castilho.

    ResponderExcluir
  49. SOBRE O E.SIMPLES PREVI, O AUMENTO DO PRAZO E LIMITE EH UMA QUESTAO DE QUEREREM TRABALHAR, OS DIRETORES DA PREVI GANHAM MUITO E PENSAM QUE O DINHEIRO DELES NAO ACABA NUNCA, DAI ELES NAO SE INTERESSAREM NEM UM POUCO PELOS PEDIDOS E SUPLICAS DOS APOSENTADOS.

    EH TAO CLARO QUE NAO ESTAO NEM AI QUE A CEF O BB E OUTRAS INSTITUIÇOES HA MAIS DE 12 MESES EMPRESTAM, REFINANCIAM IMOVEIS EM ATE 300 MESES E A PREVI PAROU. PAROU PORQUE , NAO ACOMPANHA O DESENVOLVIMENTO, EH ISSO QUE PARECE, SOH FICAM A MERCE DA BOLSA DE VALORES....EH BRINCADEIRA, TEMOS QUE EVOLUI,,,,,CRESCER....PENSAR NA PREVI.....SENAO ELA QUEBRA.....O BB EM 1999 ESTAVA RUIM HOJE TEM TRILHOES E A PREVI SEMPRE ESTEVE BOA FINANCEIRAMENTE MAIS FALTA E ISSO E TRANSPARENTE....ESFORÇO PARA O EQUILIBRIO DAS CONTAS E AUMENTO DE RENTABILIDADE.
    EXEMPLO
    EMPRESTIMO SIMPLES EM 180MESES 180MIL

    EMPRESTIMO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

    ARREGAÇAR AS MANGAS E VENDER O SEU SEGURO

    REFINANCIAR OS IMOVEIS SEJA SE UM IMOVELHOJE ESTAH EM SD DEVEDOR 40.000, E VALE 200.000, REFINANCIA 160.0000 EM 300 MESES

    A PREVI PODE ALEM DO FUNDO PREVIDENCIARIO TRABALHAR COMO SE FOSSE UM BANCO, POIS VIVEMOS AGORA NA ESPECTATIVA DA BOLSA, APOSTANDO PARA ELA SUBI, ORA ISSO EH UMA PRATICA S.M.J., RUIM, POIS SE O MUNDO DESPENCAR QUAL A GARANTIA QUE O GOVERNO NOS DAH,
    SIM E SE APLICAMOS 60%, TEM QUE HAVER UMA GARANTIA, NAO PODE O GOVERNO MANDAR E DESMANDAR NA PREVI, ASSIM PARA QUE SERVE UM PRESIDENTE.


    Joel

    ResponderExcluir
  50. Ola Cecília e Leitores,

    Nossos diretores eleitos, ao tomarem conhecimento da Nota Técnica Presi/Gabin -2011/000867, de 29/12/2011 se manifestaram CONTRA ou A FAVOR(?) da negativa do Banco do Brasil em repassar à Previ (plano 1)os valores devido ao pagamento efetuado do BET ao pessoal(7.920 pessoas) do "Grupo Pré-1967 ?

    Com o calote do BB, dado em correspondência Diref - 2011/14852, de 22/12/2011, a Previ continua a repassar o BET, em 2012, ao pessoal cujos benefícios são de responsabilidade única do BB ???

    Qual a solução ?

    Fonte:Relatório Previ 2011 (Pag.77)
    Notas Explicativas.

    ResponderExcluir
  51. Caro Marcos,
    Eu sempre fui contrária a essa lógica do Sasseron e outros diretores que achavam que aumentar o prazo e limite do ES, aumentaria o endividamento dos colegas. Só quem já esteve nessa situação sabe que se a Previ não emprestar, os colegas que precisam irão se endividar em outros locais e com taxas muito mais altas do que a Previ.
    Existe margem para aumentar e temos que analisar de que forma e calculada essa margem consignavel. Isso não invalida a busca por buscar formas de melhorar o beneficio dos associados.
    A defesa das pensionistas será minha bandeira, pois eu não concordo que uma viuva ou viuvo reduza suas despesas quando há o falecimento do cônjuge no patamar de 40%. Os cálculos atuariais feitos pela Diretoria de Seguridade para esse aumento são altamente conservadores e, por isso, altos demais e, na hora de negociar o superávit, esse beneficio acaba ficando em segundo plano. As pessoas, em sua maioria, não compreendem que quando falecerem, suas famílias sofrerão esse corte. Pensa-se apenas no que irão receber no presente e no bolso de cada um.

    ResponderExcluir
  52. Caro anônimo das 15:58h,
    A solução e cobrar do Banco para que pague essa conta. E as entidades representativas também deveriam pressionar e ajudar a buscar uma solução ou, mais uma vez, nos pagaremos essa conta. E eu volto a pergunta - o que a diretoria de Seguridade, responsável pelo calculo e pela cobrança fez?

    ResponderExcluir
  53. Gostei Cecilia. Meu voto eh seu.

    ResponderExcluir
  54. Serah que o Sansseron sabe fazer calculo.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário