terça-feira, 3 de abril de 2012

Resultado Previ 2011

Hoje compareci na apresentação do resultado da Previ referente ao ano 2011. Apesar de ter sido transmitido ao vivo, nem todos os colegas tiveram a oportunidade de assistir, por isso seguem os principais pontos levantados.


- Mesmo com cenário de crise, os ativos da Previ cresceram R$ 2,8 bilhões, comparando com 2010.

- A expectativa dos dirigentes é que este ano feche com um bom superávit. Se continuar com a tendência que tem sido verificada até o momento. Se o balanço fosse fechado em março, o superávit estaria por volta de R$ 3,7 bilhões.

- O plano Previ Futuro também teve uma evolução significativa em seu patrimônio, hoje com ativos na casa dos R$ 3 bilhões e fechou em 2011 com R$ 2.883 bilhões. No ranking de fundos de pensão já está na 30º posição em ativos e 7ª em número de participantes.
Origem dos recursos para pagamento dos benefícios (R$ 6,6 bilhões):
  • 42,1% vendas de ativos de renda variável;
  • 48% dividendos e Juros sobre capital próprio;
  • 3,7% recursos oriundos da renda fixa;
  • 6,2% receitas de alugueis dos imóveis.
- Foram pagos R$ 3 bilhões em 2011 aos associados referentes ao BET (24 prestações).

- O saldo do fundo criado para cobrir a suspensão das contribuições têm recursos suficientes para manter a suspensão até o final de 2013.

- As despesas demonstradas, apesar da defesa do Diretor de Seguridade, ainda considero altas. As despesas administrativas sobre contribuições e benefícios foi de 2,83%, despesas administrativas por funcionário da Previ foi de R$ 331,00 contra R$ 273,00 e R$ 195,00 das outras entidades.

- 38% dos nossos ativos estão na empresa Vale.
- 17% estão investidos em Instituições Financeiras.
- 17% em empresas do setor elétrico.

- Fiquei preocupada com a afirmação do Presidente da Previ da pretensão de aumentar a participação no setor de petróleo e gás, que hoje é de 8% no Plano 1 e 16% no Previ Futuro. E é lógico que, neste caso, é bem provável que seria o aumento dos investimentos na Petrobrás.

Principais números:
Patrimônio: R$ 156.8 bilhões
Provisões Matemáticas: R$ 97.4 bilhões
- Benefícios concedidos: R$ 85,0 bilhões
- Benefícios a conceder: R$ 25.5 bilhões
- Provisões Matemáticas (patrocinador – grupo pré-67): (R$ 13.1 bilhões)
Equilíbrio técnico (superávit acumulado) R$ 24.6 bilhões
- Reserva de Contingência (25% da reserva matemática) R$ 24.3 bilhões
- Reserva Especial para Revisão do Plano: R$ 308 milhões.
Esses são os principais números referente ao ano de 2011. Estou à disposição para tirar a dúvida dos colegas.
Cecilia Garcez

62 comentários:

  1. Cecilia, Nesse caso não teremos nenhum revisão este ano devido o valor de 308 milhões ser muito baixo?

    ResponderExcluir
  2. Cara Antonia,

    Infelizmente não. Essa é a notícia ruim. A boa é que a situação ruim está revertendo em função da melhoria da performance da Bolsa de Valores, porém só no ano que vem que esse resultado poderá ser utilizado, pois é preciso o fechamento do balanço para reabrir as discussões.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que foi um acordo, mas dá uma saudade dos 7bi e meio que o BB levou...


    abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Cecilia. Era isto que eu queria saber e não achava em lugar nenhum.Voce foi clarissima...

    ResponderExcluir
  5. Duas coisas achei lamentável:

    PRIMEIRA: O crivo pelo qual os questionamentos são submetidos não respondendo as principais questões

    SEGUNDA: A intervenção do rapaz da CONTRAF-CUT que comprova a inexistência de um sindicalismo que não seja CHAPA BRANCA. Um tremendo puxa saco. Deve tá de olho num cargo na Previ.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cecília.
    Na eventualidade de questionar aos
    caravaneiros da PREVI, na excursão
    desnecessária sobre 12 capitais do
    Brasil, a respeito do acordo NÂO
    CUMPRIDO de 24.11.2010, qual seria
    a desculpa pelo descumprimento de
    peça formalizada por elementos de
    destaque, tanto no Governo Federal
    como na diretoria do Banco do Bra-
    sil e dirigentes da PREVI (int).

    ResponderExcluir
  7. Caro colega anônimo das 08:17h,

    A Contraf-Cut está em uma chapa e pode ter certeza que a estratégias das mentiras vai retornar. Eles só sabem fazer campanha jogando mentiras para os associados. Se você resgatar os processos eleitorais passados, poderá perceber que a forma de agir é sempre a mesma. Na véspera do início da votação eles soltam uma mentira para confundir os associados, mas eu acredito que atualmente o pessoal já ocnhece e não cai nessa cilada.

    ResponderExcluir
  8. Caro colega anônimo das 08:41h,

    O Banco alega que os executivos serão muito prejudicados, pois terão benefícios de aposentadoria bem inferiores ao salário na ativa, que será uma injustiça... Tadinhos, né? Estou com uma peninha... E você também não está com pena?
    Agora, quem tem pena do pessoal que se aposentou depois de 98 com a Parcela Previ, quem teve que sair do Banco antes de completar o tempo de contribuição para ter um benefício integral por conta de uma política de pessoal nefasta? Etc, etc, etc...
    É mole???

    ResponderExcluir
  9. Cecilia,

    Sasseron respondendo peguntas sobre o BET, disse que hoje o saldo está em torno de R$ 3 milhões, o que daria para honrar até final de 2013?
    É isto mesmo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Caro associado anônimo das 11:09h,

    Ele afirmou que este ano foram pagos R$ 3 bilhões a aposentados e pensionistas relativos ao BET e que tem mais R$ 3,5 bilhões no fundo previdenciário para o pagamento do restante.

    ResponderExcluir
  11. Cecilia,
    Temos dúvidas sobre a distrbuição da Previsão Matemática (patrocinador - grupo - pre67) ( R$ 13.1 bilhões). Poderia explicar como se daria essa distribuição ?
    Atenciosamente,
    Francisco José

    ResponderExcluir
  12. Caro Francisco,

    Esta é a conta oriunda do acordo de 97 onde o Banco se responsabilizou pelo grupamento pré-67. Esses são os recursos necessários para o pagamento dos benefícios desse grupo.

    ResponderExcluir
  13. Cecília,
    Esta seria a explicação que deveriam publicar no site da Previ e não viajarem pelo Brasil a fora para explicar o que poderia ser feito em poucas linhas como você fez aqui. Parabéns

    ResponderExcluir
  14. ASSISTI e ENTENDI QUE,4 de abril de 2012 às 12:01

    Cecilia e Leitores,

    Também ficamos sabendo que :
    a) 48% dos R$ 6,6 bilhões pagos em 2011 em benefícios são oriundos de dividendos das empresas com participação da PREVI e, apenas 12 empresas (VALE,EMBRAER,NEOENERGIA,CPFL,PETROBRÁS,BB, AMBEV,INVEPAR, ITAU-UNIBANCO,BRADESCO, BRFOOD e outra)formam 92% do valor da Carteira. Só na "VALE" a Previ deposita 38% dos nossos ativos, que estão em R% 156,8 BILHÕES DE REAIS!
    Outros 42,1% para pagar nossos benefícios foram obtidas da venda de ações, sendo que metade de nossa Carteira de Ações é avaliada pelo "Valor Econômico" e metade pelo valor em Bolsa de nossas ações.

    b) As contribuições à Previ (BB incluso) continuam suspensas desde 2007 até 2013, bem como o BET tem lastro de pagamentos até 2013, sendo que ao final de 2012 será reavaliado pois haverá superavit, além dos 25% da Reserva de Contingência.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber quantos milhões foram pagos à "eficientíssima" Crosshost, para "transmitir", pela Internet, o evento para apresentação do balanço/2011 da PREVI.
    Eles merecem cada centavo, afinal tivemos imagem alta definição(preto brilhante), e som digital 7 canais(todos falando ao mesmo tempo, sobre assuntos diferentes).
    Para coroar a obra, em um dos poucos momentos em que a imagem apareceu, assustei-me com a cara de nosso glorioso Sasseron, sobre o qual espero nunca mais ouvir falar.

    ResponderExcluir
  16. Cara candidata Cecília,
    Referindo-me a seu comentário 4 de abril, 09:03 hs., você teria coragem de escrever, com todos os números, quanto recebe de aposentaria, da PREVI, os diretores que estão se aposentando agora?

    ResponderExcluir
  17. Caro colega Wilson,

    Eu não saberia informar, porém, com certeza, alguns devem ter benefícios superiores ao NRF Especial, visto que houve o descasamento desde a criação dos estatutários. Como atualmente não há teto...

    ResponderExcluir
  18. Cecília,
    Procede a informação de que o Banco não arcou integralmente com os recursos para pagamento do BET para o pessoal pré 67?

    ResponderExcluir
  19. O que não faz o ressentimento...Quando o grupo de Ricardo Berzoini, do qual o "já foi tarde" Sérgio Rosa era um dos expoentes mandava e desmandava na PREVI, só fomos prejudicados. Agora que foram chutados para fora, aparecem posando de nossos defensores, com a apresentação do Projeto de Lei 3585/2012, o qual extingue o Voto de Minerva e impede o Banco de se apoderar de metade dos superávits.
    Durma-se com um barulho destes; tão logo eles seja agraciados com novas "boquinhas", o citado Projeto de Lei cairá no esquecimento.

    ResponderExcluir
  20. Caro colega anônimo das 09:23h,
    A situação e pior, pois alem do BB não estar arcando com esse beneficio, ele esta recebendo dobrado, pois se pensarmos que a cada recurso que e pago aos associados, em função da distribuição do superávit, logo o BET, se esses recursos estão saindo do nosso fundo, o Banco esta levando esses recursos, alem de não pagar. Pelo menos e o que parece que esta acontecendo. Na apresentação do resultado da Previ, alguém fez uma pergunta relativa ao BET para o grupo pre-67 ao Sasseron, que gagejou, enrolou, não respondeu e quando eu ia fazer a pergunta para esclarecer melhor esse assunto, encerraram as perguntas, mas pode ter certeza, que haverá outras oportunidades para que tenhamos condições de esclarecer este ponto.

    ResponderExcluir
  21. Caro Wilson,
    Chega a ser ate engraçado, pois eles estiveram e continuam lá, mesmo com a saída do Sergio Rosa. Todos fazem parte do mesmo grupo. E eles não querem perder de jeito nenhum a Previ. A artilharia vira pesada, porem eu tambem tenho a minhas armas e estarei pronta para usa-las se for preciso.
    Falam em extinguir o voto de minerva, a diretoria de Participacoes... Por que não mudaram, já que o governo e PT? Sabe qual e a resposta? A resposta e que não há mais gestão compartilhada na Previ, pois eles indicam 5 dos 6 cargos ate agora, pois os indicados do Banco são vinculados com a Articulação do PT de São Paulo, dai a briga com o Presidente do Banco, Bendine, que e ligado ao Ministro Guido Mantega. O Diretor da área Administrativa tambem e da Articulação do PT de São Paulo, o Sasseron tambem. Onde esta a gestão compartilhada? Esta tudo na mão do governo. Aí vem com essa conversa para boi dormir dizendo que e preciso acabar com o voto de minerva e o retorno da Diretoria de Participacoes para os eleitos. Os associados querem e mais benefícios, querem mais atenção e respeito.
    Desculpe, mas fico revoltada com essa hipocrisia.

    ResponderExcluir
  22. ATIVOS NO PLANO1 - QUANTOS SÃO ?5 de abril de 2012 às 14:10

    ATIVOS NO PLANO 1 (total): 31.334

    Autopatrocinados........... 327
    Benef.Proporc.Diferido(BPD). 376
    *"ativos*" (c/asteriscos)... 104
    (são aqueles das ultimas fai
    xas etárias de 65 a 94 anos,
    que não pediram aposentadoria
    "vesting"que a PREVI desconhce
    o paradeiro e aposentados INSS
    sem complemento da PREVI).

    Participantes ATIVOS com matr.
    inconsistentes a serem regulari
    zadas.......................... 10

    ATIVOS NO BB e PREVI(cedidos):30517

    A média de idades é 48 anos e seus
    salários de participação tem a média de R$ 5.807,68, daqui a 10 anos (até 2022)estarão aposentados

    ResponderExcluir
  23. Da. Cecila

    Mais uma vez é confirmado....quem TEM...tem..medo ,mas a verdade..já é do conhecimento PUBLICO...não adianta , esconder, nem colocar as postagens que não te endereça...
    Conhecemos quem é ,não temos duvidas sobre a sua atuções....NA AFFBB, tornou-se CLARA para quem tinha duvida...]
    VC LE...não e necessario postar.......
    UM DIA< A CASA CAI>>>ALIAIS JÁ ESTA CAINDO.

    JVaconcellos

    ResponderExcluir
  24. Caro Jvasconcelos,
    Fique sabendo que não tenho medo de ameaças e isso só me da mais disposição para trabalhar pesado para ganhar. Lembre-se: "o feitiço pode virar contra o feiticeiro".

    ResponderExcluir
  25. NAO ACREDITO NO RESULTADO DA PREVI FOI MUITO POUCO, E PARA VOCES TEREM UMA IDEIA O SANSSERON FALA EM 3 MILHOES, QUANDO NA VERDADE SAO 3,5 MILHOES SO PARA O BOLSA ESPECIA PREVI, ELE OMITIU AI 500MIL,IMAGINEM QUANTO FOI O DA PREVI . E UMA PENA NO TERMOS OPOSIÇAO....

    ResponderExcluir
  26. Sinceramente nunca vi um balanço tão pouco divulgado e tão incompreensível para leigos como nós pobres mortais quanto este da Previ e nem novela da globo demora tanto para ser divulgado

    ResponderExcluir
  27. A questão é que ser diretor de instituição tipo previ, bb, etc, está muito fácil, eis que não tem quem cobre responsabilidades pelos atos administrativos. Nosso CD é puro enfeite e o CF também.
    A res. 26 merecia ação contra o governo, contra os diretores da PREVIC e principalmente contra os diretores da PREVI, por acatarem algo tão claramente ilegal.
    No entanto nenhuma de nossas representações agiu com ações civis e criminais com vista a apuração de responsabilidade.
    O nosso judiciário está cheio de ações que são resultados de má gestão de diretores dessas entidades, inclusive PREVI, e nunca vejo alguém ser cobrado pelos prejuizos que a má administração provoca tanto para a entidade como pra seus associados.
    Nosso povo precisa aocrdar e começar a colocar gente na cadeia.

    ResponderExcluir
  28. Pedro Gonçalves-RS7 de abril de 2012 às 13:09

    Se a Previ gastou com o BET, até 31/12 (exatas ja 24 parcelas) R$ 3 bilhões e ainda restam R$ 3,5 bi, isso quer dizers disponibilidade para, pelo menos, mais 30 meses, ou seja, até metade de 2014, sem considerar rendimentos alcançados pela Reserva BET.
    Entendo que essa situação só poderá ser alterada se ocorrer "déficit" no ano em curso, o que parece não vai acontecer.
    Cecília, tô certo ou dizendo bobagem?

    ResponderExcluir
  29. Nao, o Balanço da PREVI veio depois dos Bancos e de tnto exigirmos, se a AAFBB E ANABB, solicitassem uma Auditoria, ai sim veriamos a Verdade porque, sinceramente e o pior superavit que ja vi.
    Outra Coisa, o Banco nao arrecada contribuiçoes aos Funcionarios da Ativa e ainda quer parte do Superavit.
    Se quiserem contratar Escritorio de Advocacia, para erificarem se as contas estao corretas, creio que temos bastante escritorios, nas nossas Entidades (ANABB E AAFBB). Mas se querem cruzar os braçoes, ai somente na eleiçao para Presidente sera resolvido.
    Uma coisa e a Demonstraçao do Superavit a outra e saber se estao oretos os valores.
    Esta ai claro que nao querem nada com os aposentados.
    Aplicaçao de Bilhoes de reais para
    um lucro infimo, e os aposentados baterem palmas, somene no Brasil onde tudo eh calmaria.

    EM 1999 o BB AMARGAVA PREJUIZOS,
    EM 2011 o BB ACUMULOU EM UM UNICO ANO 12 BILHOES
    NO MESMO ANO DE 2011 A PREVI APRESENTA UM SUPERAVIT INFIMO,A CONTINUAR NESSE RITMO VAI FALTAR DINHEIRO, VAI SIM , A GESTAO ATUAL,
    S.M.J., esta a desejar e nos nao podemos ficar parados e hora de agirmos se nossas entidades ficarem inertes, vamos fazer uma lista e vamos ateh a PESIDENTA DILMA falar dos nossos problemas.

    JOEL DE BACABAL

    ResponderExcluir
  30. Caro Pedro,
    Você esta correto. A questão e que não sabemos se eles estão considerando o grupo pre-67, que e de responsabilidade do Banco, para fazer esse calculo.

    ResponderExcluir
  31. Caro Jork,
    Você tem total razão, porém essas entidades estão totalmente silenciosas. Quando eu estaca na Anabb eu cobrava muito uma postura que defendesse mais essas questões que são fundamentais para os associados, porém o pessoal esta mais preocupado com o lado operacional. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  32. Cecilia,

    As eleições para a Previ estão aí, o superávit é pequeno, o que os aposentados e pensionistas com os beneficios tão esmagados podem esperar?
    O realinhamento do PB1, compromisso de acordo assinado pela Previ, associações e politicos, está esquecido.
    O Bet tem reserva suficiente para ser adiantado 12 parcelas de uma vez, precisamos desse alívio.
    O ES que foi irrisório em 2011, poderia vir agora em maio quando completam 6 meses da útima renovação com um valor significativo (R$200 mil/240 meses) quem estava com dívidas, agora está muito pior porque teve que recorrer a emprestimos à juros maiores.
    Nunca se faz nada tentando beneficiar os aposentados que amargam injustiças e descasos.
    Com o Governo pressionando os Bancos principalmente o BB e a Caixa a reduzirem a taxa de juros para inclusive emprestimos pessoais, como a Previ ainda não anunciou nada na melhora do ES, para principalmente os aposentados, que estão em situação desesperadora, enquanto a maioria a população brasileira usufrui de maior qualidade de vida e estabilidade financeira, será que a Previ não percebe o que está fazendo com os seus assistidos? Afinal é maldade ou incompetencia?

    ResponderExcluir
  33. EU SÓ QUERO ENTENDER...
    Estou, realmente, de cabelo em pé com os balanços anuais da PREVI. Tive a péssima idéia de comparar os balanços de 2006 e 2011, sendo que os valores relativos a 2006 foram corrigidos, pelo INPC, até 31.12.2011, e concluí que os números perderam sua lógica.
    2006
    -R$ 105.1 bilhões patrimônio
    -R$ 138.4 bilhões patrimônio corrigido até 31.12.2011
    - R$ 15.9 bilhões Reserva Especial para Revisão do Plano
    -R$ 20.9 bilhões Reserva Especial corrigido até 31.12.2011

    2011
    -R$ 155.7 bilhões patrimônio
    -R$ 308.0 milhões Reserva Especial para Revisão do Plano
    Devo ser meio burro, pois não entendo como um patrimônio de R$ 138.4 bilhões pode gerar uma Reserva Especial para Revisão do Plano de R$ 20.9 bilhões, e um patrimônio de R$ 155.7 bilhões contabiliza uma Reserva Especial de apenas R$ 308 milhões.

    Teria sido a Reserva Especial para Revisão do Plano de Benefícios de 2006 inflada artificialmente? Não tem lógica, pois na distribuição, em 2007, ainda não havia sido editada a Resolução 26, e o Banco não se apropriou de valor algum; não sei, eu só quero entender...
    Foi a Reserva Especial de 2011 “diminuída” artificialmente? Estaria o Banco satisfeito, por enquanto, com os R$ 125 milhões que recebe, mensalmente, através do Roubo Especial Temporário, e estaria esperando outra ocasião, que fosse de seu interesse, para fazer a Reserva Especial “aparecer”? Sei lá, eu só quero entender...

    ResponderExcluir
  34. Anabb contra O Banco e a Previ? A favor dos participantes? Meio dificil acontecer.

    ResponderExcluir
  35. Caro Wilson,
    A sua reflexão e bem interessante. O maior impacto no resultado de 2011 foi a questão dos ativos de renda variável que são contabilizados a valor de mercado, como a Bolsa caiu muito nesse ano, o ano fechou deficitário, porem os superávit acumulados cobriram tanto o déficit do ano como a conta de Reserva de Contingência, que significa 25% das provisoes matemáticas, fora a utilização do superávit em 2011 tanto para os associados como para o Banco acabou por encolher mais ainda o resultado da conta Reserva Especial. Eu gostaria de saber, Wilson, onde esta contabilizada a parte de responsabilidade do Banco em relação ao pagamento do BET aos colegas do grupo pre-67. Eu não consegui identificar e, acredito, que deveria ter uma conta separada com esse valor, certo?

    ResponderExcluir
  36. Cecília,

    Alguma coisa está errada nesse assunto do BET. Sasserom, você e Pedro mencionam gastos de R$ 3 bi, no ano passado, e sobra de R$ 3,5 bi, para o futuro, então eu pergunto: NÃO ERAM R$ 7,5 BI A PARTE QUE NOS TOCAVA, APÓS O ESTELIONATO DO BANCO? NESSE CASO ONDE FOI
    PARAR O R$ 1 BI QUE ESTÁ FALTANDO? O GATO COMEU OU COISA PARECIDA?
    Cecília, decifra prá nós esse sumiço, por favor.

    ResponderExcluir
  37. EU SÓ QUERO ENTENDER... 2
    Ainda não decidi em qual chapa votarei, nas eleições da PREVI. Terá meu voto aquela que se comprometer a contratar uma auditoria externa, de tradição no mercado financeiro, para dirimir, de uma vez por todas, as dúvidas que sempre aparecem nos balanços de nosso fundo de pensão, a saber:

    -ESTABELECER O VALOR REAL DO PATRIMÔNIO E O TOTAL DE RESERVAS NECESSÁRIAS PARA O PAGAMENTO DE TODOS OS BENEFÍCIOS, ATÉ A EXTINÇÃO DO PLANO.

    E aí, candidata Cecília, você teria coragem de colocar minha proposta como compromisso de sua chapa? Afinal, é assunto afeto à Diretoria para a qual você concorre.

    ResponderExcluir
  38. Caro Joel,
    Desculpe-me por ter digitado errado seu nome. É que, muitas vezes, eu publico e faço meus comentários pelo celular e nem sempre estou com meus óculos :-) e, geralmente, o programa do celular resolve corrigir o texto e sai coisas sem nexo. Da mesma forma, muitas vezes os meus comentário saem sem acentos agudos. Peço a compreensão dos colegas, mas eu acredito que o mais importante é responder com tempestividade, certo?

    ResponderExcluir
  39. Caro colega João,
    No último acordo firmado para utilização dos recursos do superávit, houve várias propostas aprovadas além do BET, como a continuidade da suspensão das ocntribuições por mais 3 anos, o aumento do benefício mínimo de 40% para 70% da Parcela Previ. Essas medidas também impactaram os recursos, pois tudo que é aprovado é criado fundos para garantia do pagamento. É lógico que o valor mais relevante é referente ao BET e temos que lembrar que foram gastos R$ 3 bi, tem ainda 3,5 bi no fundo e o Banco levou a mesma quantia. Só nessa conta superficial já somam 6,5 x 2 = 13 bi.

    ResponderExcluir
  40. Caro colega "W",

    Todo ano os fundos de pensão são obrigadas a serem auditados por consultoria independente que deve ser trocada a cada 3 anos de atuação, porém existem alguns pontos que poderiam ser clarificados, como o caso do cálculo do renda certa que ficou muito nebuloso. Da mesma forma, a questão do cálculo do BET referente ao grupamento pré-67, entre outras questões específicas. Essas sim merecem que se debruce sobre elas e que as decifre.

    ResponderExcluir
  41. TUDO BEM CECELIA , AAS VEZES SOU CHAMADO POR JOR EL. MAIS O BOM, FOI VOCE TER ENTENDIDO, VC EH 10.

    BYBY

    ResponderExcluir
  42. EU SÓ QUERO ENTENDER... 3
    Eu e minhas “idéias de jerico”...Ainda fazendo a comparação do balanço de 2006 frente ao de 2011, fiz pesquisa sobre o pagamento de benefícios, e confesso que fiquei um pouco deprimido.
    2006 – 79.450 aposentados e pensionistas e 46.659 ativos, total 126.109
    2011 – 87.830 aposentados e pensionistas(mais 8.380 em relação a 2006) e 31.499 ativos(menos 15.160 em comparação a 2006), total 119.329
    Em 5 anos, houve uma diminuição de 6.780 participantes
    BENEFÍCIOS PERMANENTES(SEM O BET) PAGOS:
    2006 – R$ 6.1 bilhões(R$ 8.0 bilhões em valor corrigido até 31.12.2011)
    2011 – R$ 6.6 bilhões
    Mesmo com mais 8.380 aposentados e pensionistas recebendo benefícios permanentes(sem considerar o BET), o valor pago, anualmente, diminuiu R$ 1.4 bilhão, em valores de 2011, ou seja, baixou de R$ 8.0 bilhões para R$ 6.6 bilhões.
    Apesar de ser uma toupeira, acho que, com o valor real dos benefícios pagos caindo anualmente, deveria aparecer mais Reserva Especial para Revisão do Plano.
    Resumindo: patrimônio de R$ 138.4 bilhões, em 2006, gera Reserva Especial para Revisão do Plano de R$ 20.9 bilhões; patrimônio de R$ 155.7 bilhões, em 2011, produz Reserva Especial de R$ 308 milhões; considerar que houve diminuição, no período 2006/2011 de 6.780 participantes e R$ 1.4 bilhões de redução, em valores reais, dos benefícios permanentes pagos, anualmente, mesmo com aumento de 8.380 associados passando a receber aposentadoria ou pensão.

    ResponderExcluir
  43. Cecília,

    Ainda sobre a duração do BET.
    Creio que vc laborou em erro em sua resposta ao João.
    Pelas informações oficiosas obtidas, as Reservas para suspensão das mensalidades e benefícios mínimos foral deduzidas do superávit bruto e não do pacote dos R$ 15 bi que está sendo pago a nós e ao Banco. Portanto, se a bolsa não nos trair, teremos BET por muito tempo.

    ResponderExcluir
  44. Cecília,

    Qual o seu posicionamento em relação a elevação substancial no teto do empréstimo simples, deixando que a margem consignável e as reservas limitem o que cada um pode tomar? Pelo menos no Plano 1 não há problema de falta de recursos.

    ResponderExcluir
  45. Se o Banco, como patrocinador, levou 50% do superavit, como ficam os casos em que o participante saiu da Empresa e se "auto-patrocinou" durante alguns anos, pagando a sua contribuição e a do Patrocinador até conseguir aposentar-se?. Ele também não teria direito a mais 50%? Existe algum estudo a respeito? Abraços.

    ResponderExcluir
  46. Tenho pra mim que esse superavit foi "criado" a fim de favorecer, em primeiro plano, o balanço do BB. É notório que sucessivos superavits são tão "necessários" ao Banco quanto aos associados. Ainda mais neste momento em que o Banco faz uma arriscada redução drástica de juros. Quem está na ativa, e trabalha em órgãos de direção geral, tem a clara convicção de que esta forçação de barra para conseguir 1 bilhão no final do ano, a fim de superar o lucro do Bradesco, em irreal concorrência, diz também que(em linguagem bem popular) a grana da Previ é pra lá de bem vida. Sem ela, o BB dança como segundo em lucro.
    Acho que este ano de 2012 nos fará surpresas por todos os lados, a começar pelo inico da queda dos lucros dos bancos.
    Se eu estiver errado, pode me corrgir à vontade, Cecilia...mesmo porque, embora não possa dizer meu nome, porque sou da ativa ainda(mais de 32 anos de BB), sei de sua capacidade.

    ResponderExcluir
  47. Minha Cara Cecília,
    Qual é o resultado prático das apresentações de "resultado" que a PREVI realiza? Essa demanda são dos associados? Qual o grau de comparecimento e de participação desses nos eventos? Tais encontros caso não fossem realizados fariam alguma diferença? Outros fundos, como os da CAIXA e da Petrobras também adotam o mesmo procedimento? Faço estas indagações todas, para esclarecimento, porque acho que os gastos com a realização desses encontros, que não devem ser pequenos, poderiam ser evitados.

    ResponderExcluir
  48. Colega Cecília,
    Está circulando pela Internet uma informação, ainda não confirmada, de que o Conselho Deliberativo da Previ iria se reunir no final deste mês de abril para discutir a possibilidade de ser concedido, no mês de junho, um percentual de reajuste dos benefícios acima da variação anual do indexador vigente. Agradeceria caso Você respondesse aos meus questionamentos abaixo elencados:
    1º) – Como o conselheiro deliberativo eleito William Bento é seu colega de diretoria na Anabb, Você teria condições de dizer alguma coisa a respeito?
    2º) – Em tendo fundamento essa notícia, um percentual a ser concedido acima do índice oficial de reajuste não cairia nas “garras” da malfadada resolução 26, já que teriam de ser consumidos recursos oriundos da reserva especial para revisão do plano?
    3º) – Ainda nessa linha de raciocínio, os recursos da reserva especial que poderiam ser utilizados seriam os existentes em 31.12.11, na casa apenas dos R$308 milhões? Nunca esquecendo que 50% disso, com certeza, o patrocinador iria abocanhar.
    4º) – Baseado na sua experiência como ex-diretora eleita, o momento não seria oportuno para se discutir esse assunto em nível do deliberativo tendo em vista que se avizinha um processo eleitoral através do qual serão renovados alguns nomes na diretoria e conselhos do nosso fundo?
    Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  49. Caro colega anônimo das 06:42h,
    Você esta certíssimo. Para o BB, a Previ e o seu fundo de investimento.

    ResponderExcluir
  50. Utilizando, nos terminais do BB o cartão com a matrícula de funcionário, abre uma tela para votar na eleição CASSI; aí, é só seguir as instruções, é muito fácil.

    ResponderExcluir
  51. Cecília, claro que posso estar fazendo uma avaliação incorreta.

    Eu esperava mais deste seu blog, em relação a campanha para escolha dos futuros diretores, Cassi e Previ.

    Sendo conhecedor deste blog há muito tempo, nestes tempos de eleições, sempre do uma passadinha por aqui, contudo, como poderia dizer... estou meio que "órfão" de notícias. Acho que eh isso, abraços!

    ResponderExcluir
  52. Caro colega anônimo das 11:52h (dia 10.04),
    Eu sou totalmente a favor de aumentar o prazo e limite do Empréstimo Simples e não e por estarmos em processo eleitoral, pois quem me conhece sabe que sempre defendi essa posição. Agora, não da para fazer isso e não ter margem consignavel, pois traria um risco para todos os associados, inclusive aqueles que não tomaram o ES, caso houvesse incapacidade de pagamento por parte de alguns associados. Existe muita margem para crescer tanto o limite e o prazo e, de repente, rever como esta sendo calculada a margem consignavel. Será se o calculo e muito conservador? Esse e um ponto que podemos analisar.

    ResponderExcluir
  53. Caro colega anônimo das 15:12h (10.04),
    Em tese você tem razão, porem esse assunto nunca foi estudado na Previ. Atualmente, em função da suspensão das contribuições, estaria meio difícil de defender, não acha?

    ResponderExcluir
  54. Caro colega anônimo das 07:26h,
    Existem muitos colegas que comparecem na apresentação de resultados feita pela diretoria e gostam muito, outros a repudiam pelo gasto que representa. Na minha opinião, eu acho que e uma forma de aproximar a diretoria dos associados.

    ResponderExcluir
  55. Caro Jorge,
    As reuniões do Conselho acontecem na ultima semana de cada mês. O Conselheiro William pautou na ultima reunião uma proposta para reajuste acima do INPC que devera ser analisada nessa reunião. A proposta dele não seria considerada como utilização de superávit. A reunião acontecera na próxima semana.

    ResponderExcluir
  56. Caro colega anônimo das 13:09h,
    Eu sinto muito pela sua observação, porem estas ultimas semanas estão sendo bem tumultuadas em função de toda a organização da campanha para a Previ. Eu não posso garantir que terei sempre muitas novas informações para passar para vocês, ate porque eu não estou na gestão da Previ, porem gostaria de perguntar, quem dos candidatos tem discutido esses temas com tanta profundidade? Não estou falando de Associações, estou falando de pessoa física.

    ResponderExcluir
  57. Caro colega anônimo das 13:09h,
    Eu sinto muito pela sua observação, porem estas ultimas semanas estão sendo bem tumultuadas em função de toda a organização da campanha para a Previ. Eu não posso garantir que terei sempre muitas novas informações para passar para vocês, ate porque eu não estou na gestão da Previ, porem gostaria de perguntar, quem dos candidatos tem discutido esses temas com tanta profundidade? Não estou falando de Associações, estou falando de pessoa física.

    ResponderExcluir
  58. Cecilia,

    Voce mencionou o calculo da margem consignavel. No ano passado, para que houvesse aumento de margem e para que pudessemos pegar algo emprestado, retiraram do calculo a CAPEC. Se fosse possivel retirar outros itens impactantes, como por exemplo o desconto para a Cassi, haveria um aumento na margem que embora pequeno nos ajudaria muito. Acho que voce esta certa. Tem como melhorar esta nossa margem.
    cvj

    ResponderExcluir
  59. Cecília, agradeço os esclarecimentos que fizeste tão mais esclarecedores do que aqueles oriundos da produção "roliudiana", apresentado pela PREVI. Acredito que se Eles pagassem a conta não provocariam um volume de desembolso financeiro tão expressivo e tão desnecessário. Afinal, o principal interessado somos nós. Não aprovamos,mas Eles continuarão gastando.
    Cecília, observei que o risco financeiro dos nossos ATIVOS aumentaram. Sobretudo diante do fato de que aumentaram o volume de aplicações na Vale e no Setor de Petroleo. Setores que além de apresentarem um componente bastante dificil de mensurar, que é a ingerencia do Governo Federal. Ainda depende de outras variáveis macroeconomicas para se consolidarem como ativos, no futuro. Mesmo assim, assistimos todos os recursos da Previ sendo direcionados para estes fins. É claro que nestas decisões existem um componente incomensuravel que é o PODER POLÍTICO. Contudo, temos que ler, ouvir e assistir explicações, mesmo sem concordar porque utilizam nossos recursos para este fim. Assim,assistimos outros sendo beneficiados pelo PATRIMONIO que construimos com nossos recursos e nossa juventude. Patrimonio que em nossa ingenua juventude, acreditávamos que seria utilizado
    para minorar os efeitos nocivos provocados pela velhice e pela aposentadoria. Hoje, cada dia observamos que todos nós se soubessemos que o fim dos recursos seria este, muitos não teríamos ingressados no Fundo de Pensão. Pois, o nosso Fundo de Pensão complementar, a muito deixou de ser fiel ao contrato assinado por todos nós. O interessante disto tudo é que as medidas, as decisões dos administradores do Fundo são todas de longo prazo, quando as necessidades dos seus proprietários são de curto prazo. É claro que a carteira tem que ser diversificada em curto e longo prazo. Contudo não pode comprometer a necessidade de utilização dos recursos em curto prazo. Sob pena de acontecer o fato de que os dividendos gerados, no futuro, não mais sensibilizar a vida daqueles que hoje fazem parte da Previ. Pois, de acordo com tempo das aplicações do nosso Fundo, muito de nós, ou todos nós já teremos morrido. Gente! Administrem este recursos sem esquecer a prioridade do fim deles. Caso contrário, não terá mais razão de ser. Afinal, hoje existe dois tipos de previdencia complementar. Nós que fazemos parte do Previ 1, temos necessidade diferente daqueles que compõem o Previ Futuro. Se dividiram,então, também atendem para as decisões. Caso contrário podem "dourar a pílula" da forma que quiserem. Não aguentamos mais é ser tratados como se fossemos jovens e pudessemos esperar o amanhã. Afinal, hoje é o amanhã que imaginávamos em nossa juventude bancária.
    Zenílson Cadé de Araújo]
    João Pessoa - Pb.

    ResponderExcluir
  60. Cecilia, a Proposta do Wiliam é ótima e óbvia!Qualquer índice é maior que INPC!O INPC é maqueado pelo governo.Não cobre nem a inflação medido pelo IPCA do governo.Olha só inflação INPC 2011:6,08%
    IPCA 2011:6,5%
    Se escolher IGPD-I, IPCA,IPC-S,IGP-M,tanto faz, no acumulado dos últimos dez anos, advinha qual é o pior índice?Acertou quem disse o INPC, não é por menos que o governo usa-o para "corrigir" as aposentadoris do INSS, pois este ano não repôs nem a inflação!

    Paulo Segundo.Viçosa-MG

    ResponderExcluir
  61. Cecília,
    Vou mudar o foco pois acho interessante o assunto e hoje solicitar da Anabb seu empenho principalmente por estar de há muito afastando-se dos aposentados.Existem algumas vantagens dadas a empréstimos , financiamentos e até mesmo notícias de interesse de todos(ativa+aposentados+inativos) divulgados internamento pelo BB através do SISBB.Havia um promessa de disponibilizar tais informações no auto atendimento(êta hifen danado)ou internet que nuca se conretizou e sinceramente não vejo a razão de não se disponibilizar pois muitos dos colegas que utilizam tais meios desconhecem este fato.
    Vamos em frente falta um dia .

    ResponderExcluir

Poste seu comentário