terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ministério do Planejamento aprova proposta

Segunda-feira, 27/12/2010 - 16h48m

Ministério do Planejamento também aprova proposta de utilização do superávit


O Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) do Ministério do Planejamento também aprovou a proposta de alteração do Regulamento do Plano 1 que trata da utilização do superávit da Previ. O parecer saiu nesta segunda-feira, 27 de dezembro.
O próximo passo é a aprovação por parte do Ministério da Fazenda. Se aprovada pelo ministério, a proposta seguirá para a Secretaria de Previdência Complementar - PREVIC, última instância a se manifestar.
Apenas após a aprovação da Previc é que as mudanças poderão ser implementadas e os benefícios repassados aos participantes.


Memória
Dia 15 de dezembro - por meio de consulta, participantes aprovam acordo fechado entre as entidades representativas do Banco do Brasil e dirigentes do Banco.
Dia 22 de dezembro - o Conselho Deliberativo da Previ e o Conselho Diretor do BB também se manifestam favoravelmente à proposta de destinação do superávit.


Relembre os itens do acordo:
• Criação do Benefício Especial Temporário:
a) aposentados e pensionistas receberão o valor mensal de 20% do Complemento Previ ou da Renda Mensal Vitalícia.
O pagamento será imediato e o primeiro crédito corresponderá a 12 parcelas;
b) participantes da ativa – valor de 20% do Complemento Previ Projetado, calculado om base no Salário de Participação Mensal. Os valores serão creditados em contas individuais, cujo montante acumulado (20% X 12 meses, mais os 20% dos meses entre o pagamento da primeira parcela e o mês da aposentadoria) será sacado no momento da aposentadoria. A partir daí, passarão a receber o Benefício Temporário equivalente a 20% do Complemento Previ, sem prazo definido.
O Benefício Especial Temporário será concedido enquanto o fundo apresentar superávit.
• Incorporação do Benefício Especial de Remuneração e o de Proporcionalidade, concedidos a partir do superávit verificado em 2007, como Benefício Permanente do Plano (de 75% para 90%).
• As contribuições continuarão suspensas por mais três anos. Isso beneficiará todos os participantes do Plano de Benefícios 1.
• Elevação do Benefício Mínimo, temporariamente, de 40% para 70% da Parcela Previ, enquanto houver recursos no fundo previdenciário específico, sendo pago ou creditado pelos mesmos critérios previstos no item anterior.
Fonte: Agência ANABB

7 comentários:

  1. Queira Deus que as aves agorentas não tenham razão. Este acordo poderá atravessar o ano e numa mudança de Governo tudo pode acontecer. Tomara que esteja errado.

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília,
    O que a Previ fez já no espelho de dezembro, incorporando os benefícios especiais de remuneração e de proporcionalidade numa única verba, a P-300, foi de acordo com o estabelecido no memorando de entendimentos firmado entre o patrocinador, dirigentes dos ministérios do planejamento e fazenda e os membros das entidades representativas de funcionários. Como bem disse um colega em outro espaço não existe meio acordo. Atingimos um estágio das tratativas em que me parece não haver mais volta. Presume-se, então, que esteja tudo devidamente alinhavado bastando somente uma mera formalidade que é a assinatura das autoridades responsáveis. Você poderia me esclarecer, já que por mais que eu me esforce ainda não consegui entender, a razão de o crédito ainda não ter sido feito nas contas de todos os associados do “PB-1”.
    E.T. – na foto minha filha do meio Alessandra e minha mulher Anete, mais à esquerda. Ainda tem a Andrea, mais velha, e o Anderson o caçula, além do Breno meu neto hoje com sete anos.

    ResponderExcluir
  3. Cecília,
    tens condição de nos informar se a antecipação de 240% refere-se ao ano de 2011 ou de 2016?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário pode interessar a quem votou "sim" e àqueles que estranharam o fato de alguns associados já terem sido beneficiados no espelho de dezembro.
    Parece-me uma jogada esperta transferir para janeiro o pagamento desse benefício, de vez que o aumento do salário mínimo no próximo mês implicará num reajuste automático das aposentadorias a cargo do INSS e na consequente redução do complemento devido pela Previ, que é o valor sobre o qual será feito o cálculo dos 20% do benefício temporário.
    Alguém aí pode avaliar a economia que a Previ fará pagando essas 12 parcelas em janeiro e não agora?
    E como perguntar não é pecado, alguém aí pode me dizer se o Banco vai contabilizar o seu quinhão, a parte do LEÃO, no balanço deste ano?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de ouvir uma palavra do Camilo Calazans, pessoa em quem acreditamos, que pediu votos para esses diretores eleitos que aí estão, os quais não ousam discordar, parece claro, dos abusos do "patrocinador".

    Nossos representantes, para dizer pouco, estão perdendo a credibilidade, mesmo daqueles mais crédulos e mais ingênuos.

    Recomendo aos colegas que acessem o blog www.previplano1.com.br.

    ResponderExcluir
  6. Quem quiser saber das coisas, quem quiser saber do que está acontecendo nos bastidores, acesse o blog:

    www.previplano1.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse blog CECÍLIA está totalmente desatualizado.Entrem no blog do MARCOS. AAPREVI PLANO 1.Lena Rio.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário