terça-feira, 15 de julho de 2008

GT ANABB e Entidades - Propostas para Utilização do Superavit PREVI


Essas são as propostas produzidas no encontro de entidades realizado nos dias 8, 9 e 10 de julho para discutir a utilização do Superavit PREVI. Em 29/07 haverá nova reunião para consolidar as propostas que serão defendidas pela ANABB. Pode ser que haja alguma mudanca nessa reuniao. De qualquer forma, estaremos atentos e publicaremos a pauta final que sera defendida pela Anabb.
>
> 1) Elevar em 10%(dez por cento) os valores dos benefícios, a partir de 01/01/2008, sem prejuízo do reajuste dos benefícios com base no INPC, concedido em 01/06/2008, devendo os reajustes incidirem sobre a soma do beneficio pago pela PREVI mais o beneficio pago pelo INSS;
>
> 2) Implantar aumento da base de contribuição e teto de benefícios para100% (cem por cento) dos rendimentos brutos, aí incluídas todas as verbas remuneratórias, com cálculos retroativos a 24/12/1997;
>
> 3) Elevar o valor das pensões em 20 (vinte) pontos percentuais, passando de 60% para 80% do valor do beneficio do aposentado ou aposentada;
>
> 4) Elevar o benefÍcio mínimo da PREVI, para valor correspondente a 10% (dez por cento) do teto de beneficio da PREVI;
>
> 5) Permitir a antecipação de recebimento de benefícios para as mulheres que se desligarem da patrocinadora a partir de 45 anos de idade;
>
> 6) Recalcular os benefícios concedidos a partir de 24/12/1997 mediante readequação da parcela PREVI, conforme a média de benefícios do INSS repassados pela PREVI, e pagar a diferença, apurada mês a mês, devidamente atualizada e corrigida monetariamente;
>
> 7) Destinar até 10% (dez por cento) da Reserva Especial, na forma de Contribuição Definida Individualizada, aos participantes do Plano de Benefícios 01 ainda em atividade, mediante rateio
proporcional à reserva matemática de cada participante existente em 01/01/2008;

8) Considerando a atual situação do Plano de Benefícios 1, onde todos os participantes, independentemente do tempo de contribuição, deixaram de contribuir para o Plano, juntamente com a Patrocinadora, mediante a utilização do superávit, observamos um brutal desequilíbrio na concessão do benefício de isenção das contribuições, a saber:

a) Início das contribuições para a Previ: abril de 1967;
b) Fim das contribuições para a Previ: janeiro de 2007;
c) Participantes admitidos em abril de 1967, ou data anterior, com mais de 480 meses de contribuições;
d) Participantes admitidos antes de dezembro de 1997, com pouco mais de 144 meses de contribuições; e,
e) Participantes com mais ou menos 360 meses de contribuições, dependendo da data de admissão, entre outras possibilidades.

Assim, como forma de equilibrar as relações entre os diversos grupos de participantes apresentamos as seguintes propostas:
>
> I - Equiparar o tempo de contribuição na ativa, com o tempo de contribuição como aposentado; >
> II - Benefício Integral para todos que contribuíram por mais de 360 meses para o Plano de Benefício 1.
>
> III - Benefício Adicional de Renda Certa, para todos os participantes que contribuíram por mais de 360 (trezentos e sessenta) meses para o Plano de Benefício.
>
> Sempre considerando como tempo de contribuição o período de abril de 1967 a dezembro de 2008. Neste caso, três considerações devem ser feitas:
>
> A primeira: O benefício da renda certa deve ser pago mediante a formação de um fundo, calculado com base na reserva matemática de cada um dos participantes, considerando 1/360 da reserva para cada mês de contribuição posterior ao 360° mês. Exemplo: participante com 396 meses de contribuição terá um fundo pessoal correspondente a 36/360
> da reserva matemática;
>
> A segunda: todos aqueles que já estão recebendo o Benefício Especial de Renda Certa, pagos mediante a utilização do superávit de 2006, calculados considerando tempo de trabalho como tempo de contribuição, terão descontado dos valores apurados por esta proposta, a parcela já
> recebida por ocasião da utilização do superávit de 2006, recebendo apenas o que restar. No caso de haver recebido parcela superior, nada receberão pela utilização do superávit de 2007 e
> terão seus cálculos revistos como forma de identificar possíveis irregularidades; e,
>
> A terceira: O pagamento do Benefício Especial de Renda Certa será pago em até 120 (cento e vinte) meses, podendo ser reduzido considerando o valor mínimo da parcela de um salário
> mínimo ou a idade do beneficiário.
>
> IV - Constituição de fundo para garantir as contribuições, pessoais e patronais, dos participantes da ativa que ainda não completaram 360 meses de contribuição.
>
> V - Suspensão definitiva das contribuições a partir do 360° mês.
>
> Os participantes e a patrocinadora, só serão chamados a contribuir caso o Plano de Benefícios 1 entre em desequilíbrio. Neste caso, serão chamados à contribuição, primeiramente os participantes que não haviam completado o período mínimo de 360 meses de contribuição e foram beneficiados pela criação do fundo com o superávit de 2007. A contribuição de cada um será proporcional ao tempo que restava para completar o período de 360 meses de contribuição.
> Caso estas contribuições não sejam suficientes, e somente neste caso, serão retomadas as contribuições dos participantes com mais de 360 meses de contribuição.
>
> 9) Viabilizar aos participantes que deixaram o Plano de Benefícios 01, o resgate da totalidade das contribuições vertidas ao Plano pelo participante e pela patrocinadora, descontadas as
> parcelas do custeio administrativo, na forma regulamentada, bem como os valores de
> contribuições eventualmente já recebidas pelo participante;
>
> 10) Distribuir o saldo remanescente da RESERVA ESPECIAL PARA REVISÃO DO
> PLANO DE BENEFICIOS 1, de forma diretamente proporcional aos benefícios
> individuais pagos pela PREVI, após atendidas as propostas de 1 a 9;

18 comentários:

  1. EMPRESTIMO SIMPLES - A Diretoria da PREVI, competente para isso, deveria de imediato aumentar os limites do emprestimo simples. Assim desafogaria muitos colegas que, quando recebesse os créditos decorrentes do superavit poderiam amenizar suas dividas. Hoje, acredito que para muitos, o mais importante é sair dos juros extorsivos que temos nas linhas de crédito bancarias e financeiras.

    ResponderExcluir
  2. Carlos,
    Eu tambem concordo contigo e tenho insistido em relacao a isso com os demais colegas. Segundo a area, eles apresentarao uma proposta para uma outra modalidade de emprestimo, com um prazo mais curto.

    ResponderExcluir
  3. FORMIGA(MG), 15 de julho de 2008.

    À Sra.
    CECÍLIA GARCEZ

    Referente: SUPERÁVIT PREVI - propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho.

    Venho manifestar minha satisfação com o desenvolvimento das propostas apresentados pelo Grupo de Trabalho. Apresento algumas sugestões, que estão sublinhadas e em fonte itálico e negrito:
    PROPOSTAS DE NATUREZA FINANCEIRA
    1) Elevar em 10%(dez por cento) os valores dos benefícios, a partir de 01/01/2008............, devendo os reajustes incidirem sobre a soma do benefício pago pela PREVI mais o benefício pago pelo INSS, inclusive para os aposentados externos.

    Considerações: Os aposentados externos recebem o benefício do INSS à parte, ou seja diretamente do INSS, sem trânsito pela fopag da PREVI.

    2) Implantar aumento da base de contribuição e teto de benefícios para 100%.............., com cálculos retroativos à média de todas as verbas remuneratórias dos últimos 12 meses do vínculo empregatício com o Banco do Brasil, ou seja: 01/08/1994 a 31/07/1995.

    Considerações: Os pedevistas que saíram em 31/07/1995, que continuaram a contribuir para a PREVI, a fim de obter a aposentadoria, ficaram com a base de contribuição limitada ao teto de 136% do VP + anuênio, a partir de 01/agosto/1995. É o caso de quem detinha horas extras em caráter permanente (habitualidade) e comissão de caixa. Se esta implantação efetivar-se desta forma, haverá um prejuízo. É preciso, portanto alterar esta proposta, retroagindo-a, ao período dos últimos 12 meses de vínculo empregatício que estes aposentados externos tinham com o Banco do Brasil, inclusive dando a oportunidade de efetivar os recolhimentos das diferenças das contribuições à PREVI, relativas ao período que vai de 01/agosto/1995 até a data da efetiva aposentadoria.

    8) O Plano de Benefício 1 da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil foi concebido com a premissa.............................., entre outras possibilidades.
    Assim, como forma de equilibrar as relações entre os diversos grupos de participantes apresentamos as seguintes propostas:

    I – Equiparar.......como aposentado:

    Consideramos tempo......recursos do superávit.

    II - Benefício integral para todos que contribuíram por mais de 360 meses para o Plano de Benefício 1.

    Assim, todos os participantes................................Os participantes aposentados com menos de 360 meses de contribuição terão os benefícios recalculados até o limite do tempo de contribuição, se este for inferior a 360 meses, e pagar a diferença apurada mês a mês devidamente atualizada e corrigida monetariamente desde o momento que o participante houver completado 360 meses de contribuição.

    Considerações: Se o Plano de Benefício 1 da PREVI, foi concebido com a premissa de que todos os participantes, que completem 360(trezentos e sessenta) meses de contribuições, têm direito à integralidade do Teto de Benefício, então o momento é oportuno para se fazer justiça.

    III - Benefício Adicional de Renda Certa....................para o Plano de Benefício.

    a) A primeira: O benefício de renda certa deve............., considerando 1/360 da reserva para cada mês de contribuição posterior ao 360 mês. No caso dos participantes externos, também serão incluídas aí, as contribuições patronais vertidas para o mesmo.

    Considerações: Os aposentados externos contribuíram também com a parte patronal, na proporção de 2 x 1 e hoje contribuem na proporção de 1 x 1, neste caso esta contribuição patronal seria incorporada a este fundo, pois são ônus dos participantes.

    Estender, doravante e com retroatividade a 01/01/2008, indistintamente, para todos os participantes aposentados, após 97, externos ou não, a mesma correção sobre os benefícios pagos pelo INSS, verificada na correção das aposentadorias pré 97.
    Há que se cercar de cuidados, quanto aos aposentados externos, porque a PREVI os enxerga de maneira diferenciada.
    Coloco-me inteiramente ao seu dispor, para quaisquer esclarecimentos adicionais que possam contribuir com as propostas.

    ResponderExcluir
  4. Cara Cecília,

    Há possibilidade real de benefício integral para quem contribuiu por mais de 360 meses (mais de 480 no meu caso, porém 280 como ativo) e também o pagamento de renda certa?

    Daria para arriscar em termos de porcentagem qual seria a chance desse projeto ser aprovado?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Cecília,
    Alguns colegas, poucos, insistem em aumentar limite para empréstimo.
    Isto não é solução.
    Solução é enfrentarmos a cobiça do BB para com o superavit da PREVI.
    A sugestão é que as entidades representavas dos beneficiários sejam pro-ativas (administrativamente, politicamente e juridicamente.

    ResponderExcluir
  6. EMPRESTIMO SIMPLES - Cara Cecilia alguns colegas insistem em falar que o empréstimo simples não é solução. Ora, o E S é mais um beneficio que temos e como todos os outros deve receber nossa atenção. Agora, como ele é um beneficio que para sofrer modificações não precisa de todo aquela burocracia e, para aqueles que precisam de recursos de carater mais imediato, ele é sim, uma solução.

    ResponderExcluir
  7. Cecília,

    Gostaria que você explicasse o que
    seria um benefício integral para quem contribuiu 360 meses. Ser inte
    gral seria o valor bruto do último
    salario recebido quando na ativa
    sem contar com o INSS, já que para
    este, contribuimos a parte?
    Passamos o teto para 90 e não acres
    centou nada em nossos benefícios.
    Agradeço a sua atençao.

    ResponderExcluir
  8. Colegas,
    Essas propostas serão melhor analisadas no final do mês e aí sim teremos a pauta que será defendida pela Anabb e pelas entidades que estão participando do evento.
    Eu tenho também minhas dúvidas em relação a alguns benefícios, mas eu vou tentar esclarecer melhor as propostas.
    Em relação ao Empréstimo Simples, eu acho que não teria nada de mais em aumentar o limite e o prazo, mas sabendo que nem todos terão direito, pois para utilizá-lo, as pessoas que terão que ter margem para tal, mas acredito que ajudaria muitos colegas que estão com dificuldade e com empréstimos mais caros.

    ResponderExcluir
  9. Pelo andar da carruagem...os recursos do Superavit não serão revertidos pra nós associados, quiçá um aumento percentual em nossos benefícios.

    O BB quer o bolo todo.

    O que poderá estancar a ganância do BB somente ações judiciais, desde já, por parte de nossas entidades.

    Quanto ao empréstimo simples, bastava alongar o prazo, até 100 meses por exemplo, que já desafogaria a maioria. E isso a Previ pode fazer. Dar um novo empréstimo para pagar em 12 meses é uma piada.

    Vendo o site da Previ quase que diariamente, percebo que a Previ está há muito tempo calada. A diretoria recentemente eleita poderia pelo menos dar um sinal de vida.

    Agora, depois dessa minuta do SPC, percebe-se que o governo Lula vai utilizar esse dinheiro. Somente ações judiciais pra estancar, somente.

    Quem levou levou, quem não levou, só resta o empréstimo simples e que Deus nos ajude

    ResponderExcluir
  10. O ES é uma solução, sim. Respeito os colegas que o criticam, mas há aposentados e aposentados, ou seja, com situações financeiras ótimas, boas, razoáveis, ruins e até péssimas por motivos que não cabe a mim analisar. Quando houve a revisão no ano passado, o site da PREVI chegou a ficar inacessível. Isso mostra a validade do ES. E seria uma solução estratégia para os integrantes da Chapa 3, que, embora o pouco tempo decorrido da posse, estão sendo muito cobrados e criticados. Apelar para a Justiça é aplicar os recursos para os bisnetos ou em enterro de luxo.

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo que o aumento do limite do empréstimo simples e o alongamento do prazo ajudaria muitos colegas. Eu acredito que vamos conseguir avançar nessa direção.
    Em relação às propostas para utilização do superávit, nós não podemos desistir de lutar. Esse patrimônio pertence ao nós, associados, e não podemos desistir na primeira batalha, aliás, a batalha nem começou. Eu acredito que podemos avançar em uma boa proposta,pois não creio que o Banco vai querer usar o voto de minerva para aprovar medidas que sejam contrárias aos interesses dos associados. Para isso elegemos nossos representantes. Eu estou aqui para defender as propostas que beneficiem todos os associados.

    ResponderExcluir
  12. Cara, Cecília, muito bom dia!


    Acho que a idéia de alongar o prazo do empréstimo simples e aumentar o limite eh mais que razoável.

    O próprio banco tem plano de até 72meses.

    Se a Previ tem recursos, a legislação permite, o risco, se não for zero, eh bem próximo, por que a Previ não implementa? Desta forma, sugiro que façamos uma campanha para que o ES seja dilatado para 100 meses com o aumento do limite.


    Grato!

    ResponderExcluir
  13. gostei das propostas, e espero que todas sejam implementadas, sei que eh dificil, mais se os aposentados tiverem representação na mesa de negocições ateh que eh possivel alguma coisa melhorar. tah, vou aderir ao movimento, aumenta o prazo e o valor do emprestimo simples. apesar de achar que isso não é solução.

    sergioinocencio@engeplus.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz em saber que muitos colegas,possivelmente,aposentados,pre-97,não necessitam do empréstimo simples. parabens e saúde. Agora, para quem já arranca com um fator previdenciario,reduzindo sua aposentadoria a até 30%, e ainda mais, a Parcela Previ,vê seu salário da ativa ,reduzir drasticamente.O que resta, para fugir das financeiras,cdc, ch especial,cartao de crédito. o EMPRESTIMO SIMPLES, é sim de grande valia. E a PREVI,pode sim,aumentar os limites,pois trata-se de uma garantia do recebimento e está emprestando aquilo que o associado passou 30 anos contribuindo. CECÍLIA,CUTUCA TEUS COLEGAS DA DIRETORIA.

    ResponderExcluir
  15. Cecilia,
    Depois de algumas coisas um tanto que obtusas com a utilizacao de Superavit, eh bom ver o resultado de um trabalho com origem nos anseios e sugestoes dos associados. Surpreendeu-me positivamente e parabenizo a iniciativa, os organizadores e todos participantes do GT. Sabemos, no entanto, que a implementacao do minimo dessas propostas serah outra historia, que existe um arduo caminho pela frente, que os mais variados interesses estao em jogo, e que nesse jogo os interesses dos associados não são muito relevantes. Mesmo assim, torço para que o trabalho nao tenha sido em vao e que mais uma vez nao nos decepcionemos.
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann

    ResponderExcluir
  16. parece que o Banco vai ficar com o palito na mão na historia do superavit, pelo menos ateh 2012, eh soh olhar as novas normas jah divulgadas.resta saber se nós também não seremos penalisados.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  17. Colegas,
    Eu só espero é que o Banco não corra para vender posições, mesmo em um momento não muito propício do mercado, para alcançar logo o plano de enquadramento. Mas, como já sabemos, o jogo ainda está no inicio do primeiro tempo. AS regaras ainda não saíram, logo, muita coisa pode acontecer.
    Não podemos perder a esperança de ter um bom acordo firmado.

    ResponderExcluir
  18. Sugestão para o superavit é que,o limite do emprestimo simples seja aumentado para 70.000,00.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário