terça-feira, 30 de abril de 2013

É revoltante...


Caros colegas,

Eu fico impressionada com o que tenho lida na mídia e, tenho certeza, que muitos colegas também sentem a mesma agonia quando se fala de política no nosso país. O mais impressionante é que estamos vivendo um Governo PT, partido que foi oposição nos governos anteriores e que atuava contra qualquer medida lançada que prejudicasse a população, porém o que estamos vivenciando é uma ditadura velada, onde quem não faz parte do grupo do “chefe” não se qualifica. E fazer parte do grupo do “chefe”, quer dizer que você terá que ir contra seus valores, passar por cima da meritocracia e cuspir na cara de quem não concorda com o “chefe”, a não ser que o preço pago abafe essas diferenças.
Eu fico impressionada com a quantidade de denúncias, de irregularidades, de assaltos onde ninguém foi penalizado. Quem se lembra do dinheiro na cueca, na meia, mensalão, as consultorias promovidas pelo Ministro Pimentel, que nunca foram explicads? Os aloprados do PT e do Ministro Mercadante. Um dos aloprados, que era executivo do Banco, ficou na geladeira um tempo e retornou a um cargo executivo no Banco. E a assessora da Presidente Dilma que, apesar de ter sido afastada, continua fazendo lobby dentro do Governo? O Supremo Tribunal Federal, instância máxima do legislativo no país é rechaçado pelo Congresso por ter cumprido seu papel – julgar com isenção os “mensaleiros”, apesar de alguns acharem que os Ministros do STF agiram de forma política para prejudicar o Governo... é mole?  agora querem tirar a autonomia do Supremo e deixar tudo na mão das raposas. O PT se juntou ao Sarney, que odiava, que chamava de ladrão, se juntou a Renan Calheiros, etc, etc. São tantos nomes “estrelados” que não caberiam nesse post. Sem falar na comissão de direitos humanos. Isso é que eu chamo de defender a população. E, depois, para a galera, finge que é contra e faz movimento de rebeldia... É nojento!
Eu fico impressionada com as artimanhas do Ministro Mantega para justificar o “injustificável”. Por mais que tentem, não dá para negar que a inflação continua agindo como um fantasma assombrando a todos. Desoneram alguns setores, porém os trabalhadores assalariados é quem pagam a conta, considerando o absurdo que pagamos de impostos e que não são revertidos em benefícios, conforme determina a Constituição. É engraçado que se compara o percentual cobrado no Brasil com o percentual adotado em outros países, porém esqueceu-se de demonstrar que em outros países, os impostos são realmente revertidos em uma educação decente, em segurança para a população, saúde e trabalho. Vocês sabiam que o Brasil é um dos poucos países onde existe uma estrutura de vereador remunerado? Na maioria dos países tem conselhos de cidadãos, formados por representantes das comunidades, que não recebem salário pela atividade. Na maioria dos países a figura de “vereador” (legislador municipal) não existe. Em seu lugar, existem os “conselhos de cidadãos”, formados por representantes de comunidades, que geralmente trabalham sem remuneração ou ônus para os cofres públicos. Em alguns casos, é ressarcido apenas o dia de trabalho. Eles são escolhidos pela população e a pauta é bem parecida com a que é cumprida pelos vereadores no Brasil. O tratamento que teria que ser dado para conter a inflação é reduzir o gasto público e utilizar esses recursos em investimentos para que o Brasil possa crescer de forma sustentável.

Eu fico impressionada com a ganância do Governo PT nos cofres públicos, no dinheiro dos fundos de pensão dos trabalhadores. Vocês lembram como eram combativos no Governo FHC? Vocês lembram na época da aprovação das LC 108 e 109, em 2001, onde os dirigentes eleitos entregaram seus cargos e se negaram cumprir a lei? O Governo PT fez muito pior do que essas leis. Ele, simplesmente, lançou a Resolução CGPC 26, que exigiu que metade dos recursos oriundos de superávits fosse revertido aos fundos de pensão das estatais. O engraçado é que os fundos de pensão das empresas privadas não estão obrigados a dividir o superávit. Eles podem reverter todo o recurso em benefícios para os associados, como foi feito recentemente com a Valia, fundo de pensão da empresa Vale, entre outros. Da mesma forma, estão tentando “regulamentar” a retirada de patrocínio em um movimento para retirar metade da reserva de contingência, recursos, que como o nome diz, são apartados para que, em casos de situações de crise, garantir os benefícios futuros dos associados. Se não fosse a campanha que algumas entidades adotaram, eles tinham levado também esses recursos. Insatisfeitos com essa derrota, agora estão tentando reduzir o percentual da reserva de contingência alegando, no caso da Previ, que não seria necessário. E, o pior, colegas, é que os dirigentes eleitos aprovam todas essas medidas, não se manifestam, não apresentam justificativas aos associados.
Não podemos cair nessa armadilha de redução da reserva de contingência com a promessa de reverter os recursos em benefícios aos associados. Vamos lembrar que temos sempre que desconfiar do que vem do Banco.

22 comentários:

  1. Minha Querida Colega Cecília,

    Nas últimas eleições não só votei na sua chapa,como também fiz propaganda para os colegas.

    Foi uma pena não ter levado, mas na democracia é assim mesmo, uma hora se perde outra se ganha, mas de cada situação se ganha mais experiência e dinamismo.

    Agora em relação aos 25% da reserva de contingência,não concordo com você porque devemos ter tanto conservadorismo em relação a esta reserva? pois com a baixa dos juros é perfeitamente aceitável a margem ficar em 15%.

    Outro ponto importante, a previ tem aumentado seu patrimônio ano apos ano, mesmo pagando o BET as reservas estão crescendo aliado aos colegas que veio a óbito, onde a pensão é reduzida a 60% do beneficio quando este não é cessado de vez, é crescente estes óbitos, então onde se justifica esse tamanho conservadorismo?.

    Outra coisa, já temos mais de 35 mil colegas em condições plenas de aposentadoria, porque estes colegas ainda não as requereu? porque sabe que o padrão de vida é insustentável na aposentadoria, com perda de comissões e benefícios e PLR.

    Agora uma coisa é certa os grupos estão se formando, a semente da união mostrou isso nas últimas eleições, que estamos conçadas das promessas que nunca se cumpre.

    Mas faço votos que siga sempre em frente, com a mesma garra e disposição de sempre e aqui fica meu abraço.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  2. É minha cara colega,

    Estamos mesmos ÓRFÃOS. Muitos de nós, já também, de pai e mãe, pois esta e a lei natural da vida. Agora quando nos sentimos órfãos, jogados às traças, depois de termos sido tão explorados quando estávamos na ativa, e tendo que aguentar tudo a bem da nossa sonhada aposentadoria, na esperança de que ela fosse tranquila, ora veja, aqui estamos nós enfrentando as agruras que este MALDITO GOVERNO nos impõe, tirando de nós até o cálcio de nossos ossos de tanto lutarmos para sobrevivermos nessa remada contra a maré.

    Já não me assusta mais cada manobra que eles inventam para tirar de nós o pouco que nos resta. Me assusta sim, é a cara-de-pau de todos estes sanguessugas que invés de tirar dos ricos para dar aos pobres, tiram dos pobres velhinhos aposentados para doar aos pobres jovens que bem poderiam estar trabalhando e não vivendo às custas de tantas bolsas, ou seja, às custas da nossa PREVI e agora que já sugaram e sucatearam querem bater em Retirada dividindo ao meio o que uma Resolução engendrada por eles já havia levado 50%. Ou seja, querem deixar para nós apenas 25%. Capitou? Ou capitulamos nós?

    Nojento é pouco! É imundo e hediondo! Quem podia fazer alguma coisa está amarrado pela idade avançada, AVC, osteopenia, esclerose múltipla, alzheimer e outras mazelas ganhas com a idade avançada, enfim: cansaço mesmo! E cadê os Direitos Humanos, o Estatuto do Idoso e a vergonha na cara dos tais políticos corruptos e corruptores.

    Cara colega, desculpe-me algum possível erro de português e/ou concordância. Releve-os. Receba a minha solidariedade.

    Leopoldina Corrêa

    ResponderExcluir
  3. Lamentavelmente eu só digo uma coisa:"PT NUNCA MAIS"

    ResponderExcluir
  4. Prezada Cecília,

    E não podemos esquecer das desonerações as grandes empresas, e mais impostos para quem recebe no contracheque!!
    Agora temos também o FGTS das domésticas, que apesar de justo, veio em má hora, e a tabela do Imposto de Renda sem correção há anos apesar da inflaçao!!! Um escândalo que não devemos esquecer na hora H!

    ResponderExcluir
  5. .....a propaganda eleitoral p pres 2014 jah começou.Politicamente nunca vi nada igual, eh surreal ver a presidente fazer campanha,estou me referindo aa propaganda do dia do trabalho, juntamente com LULA! Temos 2 presidentes?????Temos parlamentarismo no Brasil?????????

    ResponderExcluir
  6. Enfim, um posicionamento bem claro da colega Cecília, a respeito do que vem acontecendo. Ou seja, o GRANDE ESTRAGO QUE A ERA PT vem fazendo nesse país, e a nós aposentados do BB...

    O meu medo é, lá adiante, quando eles saírem do PODER, seja IMPOSSÍVEL de haver o conserto de todo esse estrago...

    Abs.

    João

    ResponderExcluir
  7. Sra., não acredito em tudo que leio, por isso, tenho a mania de escutar o outro lado. Que lê certas mídias, vai ter os seus pensamentos pouco justos. Vamos equilibrar a balança. Tem ladrão no PT,sim, mas também tem na oposiçao, como, p.ex., o Demostenes Torres, J.C. Arruda, Antonio C Magalhaes, Serra (veja o livro Privataria Tucana, com farta documentaçao comprobatoria), Perillo, Mario Couto, Pita, etc,,, etc,,, E eles roubam bem mais que os pobres sindicalistas do PT. Numa estatisca publicada recentemente sobre os partidos com mais corrutos, o PT estava na rabchola da lista, comandada pelo PMDB, PSDB e DEM. Mas a senhora vê isso nas manchetes do Globo, Veja, FSP, EStadão? Raramente e quando o fazem é por pouco tempo, so pra dizer que não falaram em flores.
    E os nossos santos, ilibados,honestos e bem intencionados ministros, desembargdadores e juizes? Quem está ligado no noticiário sabe que as noticias desbonadores desses genios do direito nao são lá condizentes com o cargo que ocupam. Brigam entre si para ter uma chance de aparecer na Globo. Nao faz muito tempo, o STF deu 02 habes corpus ao banqueiro Daniel Dantas, aquele amigo de Camillo, em menos de 24h. Quem precisa desse instumento juridico sabe muito bem o quanto é dificil consegui-lo, ainda mais na suprema corte. Quem entende da mecanica dos tres poderes da republica, não vai ter a mesma opinião da sra sobre o projeto limitador de ALGUMAS decisoes sobre A INCONSTITUCIONALIDADE DE LEIS do supremo. Hoje quem legisla e quem tem o poder de impedir que o poder legislativo faça leis é o STF. Um absurdo. O projeto da polemica quer colocar os pontos nos iss. E se tem ladrão lá no congresso, tem ladrão tambem no judiciario. A diferença é que um congressista pode ser cassado pelo POVO ou pela CASA. MINISTROS DO STF NÃO. E basta ler os noticiarios, repito. No final das contas, quem quer mandar no Brasil é a imprensa. Depois de termos sido tão castigados por esses senhores, que negaram nosso direito de recorrer a justiça trabalhista contra a PREVI, que nos negaram o direito a cesta alimentaçao e a renda certa, confesso que tomei nojo dessa instituiçao. E o que podemos fazer contra eles? NADA, NADA, NADA!

    ResponderExcluir
  8. Roberto Martines 01.05.131 de maio de 2013 às 10:53

    No Brasil é assim mesmo a gente só sente quando nos atinge, eu sempre falei aqui no Mato Grosso do sul, tão trocando os dirigentes do banco mas as coisas que prejudicam os trabalhadores continuam, assim foram com substituições e muitas coisas mais, e esse tal STF também quando eu(nós) precisamos dele quando o Pertence passou por cima da lei maior criando la no TSE fazendo resolução fora do prazo ou seja inconstitucional o STF deu razão pra ele não pra lei maior, quanto ao mensalão tem gente culpada sim mas ele condenou gente sem provas no meio e isso não pode.
    E não se esqueça que esse STF pode tomar decisão contra gente também mesmo sendo inconstitucional porque eles não se acham dono da verdade eles são o dono da verdade e falo mais cuidado com esse presidente atual tão dando muita corda pra ele aí a coisa vai piorar agora ele se acha dono dos donos da verdade e isso não é bom, que ele faça a parte dele e que nos fiquemos atentos para elogiar e criticar quando merecido.

    ResponderExcluir
  9. O pessoal do PT só combatia o FHC porque queriam o poder, assim como agora o PSDB combate o PT porque quer retornar. Tudo farinha do mesmo saco. De um jeito ou de outro tá tudo dominado. Os políticos (de qualquer partido),só desejam uma coisa: poder e dinheiro, assim como os "colegas" que foram postos na PREVI e na direção do BB.

    As associações que poderiam nos ajudar, também fazem "ataques com traques" enquanto recebemos "bombardeio com arma nuclear"

    Tamos é FERRADOS.

    ResponderExcluir
  10. Cara Célia e a antecipação do reajuste vai acontecer mesmo neste mês. Alguns colegas sugerem que seja diferida, ou seja que aconteça normalmente o reajuste anual em junho/2013 e partir daí considerar a nova data base aprovada Janeiro

    ResponderExcluir
  11. Apesar da ganancia do PT, dos assaltos que os políticos fazem, das manobras, das criações de cargos e mais cargos, das impunidades, a Dilma como Lula nas pesquisas sobem mais ainda, impressionante. E digo que o governo do PT ainda continua na próxima eleição porque o povo se vende por um saco de arroz, acredita no que a televisão fala.
    O povo tem o governo que merece, se o PT esta no poder é porque o povo votou, então engula goela abaixo tudo de podre, corrupção, ganancia, roubo, nepotismo, enganação, Dilma, Lula, Delúbio, Dirceu, Genoino, Eduardo Cardoso, Mercadante, Renan, Henrique, Sasseron, Conrado e o escanbal.

    ResponderExcluir
  12. COMO DIZ - "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS.....
    Confesso que achei um partido saindo dos trabalhadores, seria nossa chance de reconhecimento. Errei feio. O que nos resta?

    ResponderExcluir
  13. Na verdade, o PT é extremamente inteligente em seu processo de consolidação, preparo para se eleger e manutenção do poder. Nasceu em meio à intelectuais, elegeu um líder carismático, como “comissão de frente”, muito embora esse líder não tenha nenhuma ideologia sólida. Uma vez criado o Partido, cuidou de tomar a maioria dos sindicatos do país e, através dos sindicatos, fortaleceu a fonte de recursos de modo a conquistar a presidência. Eleito Lula, o Partido aparelhou todos os órgãos de Governo, agências e autarquias, Estatais, Fundos de Pensão, etc., de modo a manter o monopólio e, avançando no projeto de perpetuação no poder, privilegia nosso povo mais sofrido com bolsas isso e aquilo de modo a consolidar o voto nas regiões mais pobres. Ou seja, aperfeiçoou o “milheiro de telhas” ou “o par de botinas” com o que os coronéis do passado asseguravam o voto. A última novidade é o “Bolsa Mobília”, ou seja: quem compra imóvel Minha Casa, Minha Vida, ganha subsídios para mobiliá-la. Enfim, ouso dizer que o PT no poder durará pelo menos mais uns 30 anos.

    ResponderExcluir
  14. Colegas,

    Falar em política, seja do partido que for, é sujar a boca.
    Agora ca prá nós, defender os condenados do PT por corrupção já é demais.
    Nunca houve na história deste Brasil tanta corrupção, é só ler os processos atuais dos membros do PT, outrora grande paladino da ética.
    Estão infiltrados em todos os órgãos, empresas, institutos, etc...
    Defender o corrupto seja por valor menor ou maior é conivência, pelo menos de pensamento, suspeito.
    Com raras exceções os políticos não merecem confiança.
    Prometem, prometem e não cumprem, eleições "à vista".

    ResponderExcluir
  15. Cara Isa,
    Concordo plenamente contigo, eles traçaram uma estratégia de avançar em todas as frentes e conseguiram, porém com alianças muito ruins. Perderam totalmente o rumo, o idealismo, os objetivos iniciais, virando um projeto de poder, única e exclusivamente. Reduziu um pouco a miséria, porém de forma assistencialista, não dando condições das pessoas conquistarem um trabalho, ou através de uma educação melhor, conseguirem manter um melhor padrão de vida. Na minha opinião, não adianta o "bolsa família" se não houver uma preocupação com a sustentabilidade dessa relação. Eu já vi muita gente que não podia ter a carteira assinada para não perder o "Bolsa Família", quer dizer, é um benefício que impede às pessoas de se estabelecerem de uma forma sustentável. Esse projeto surgiu com o ex-Governador de Brasília, na época que era do PT, Cristovão Buarque, onde existia a exigência de que todas as crianças estivessem na escola e sem reprovação. Esse projeto foi ampliado, porém excluíram a exigibilidade da escola, ou seja, virou apenas um benefício assistencialista que não vai resolver a questão da miséria no país, apenas vai permitir que as pessoas ponham comida dentro de casa sem precisar trabalhar.
    Realmente eles conseguiram, com seus tentáculos, envolver todos os níveis da sociedade, em uma forma de pressão que não fica muito atrás dos regimes radicais.
    Você utilizou muito bem os termos "milheiro de telhas" e o "par de botinas". Infelizmente, não temos hoje um partido que faça oposição ao que está acontecendo e os que tentam não tem força suficiente para terem sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Caro Fernando,
    Eu também errei feio. Fui filiada ao PT, fui delegada sindical em Brasília, trabalhei muito tempo defendendo as ideias dos Sindicatos de Brasília e do Rio de Janeiro, porém hoje estou muito decepcionada e espero, sinceramente, que surja alguém ou algum partido com força, coragem e ética para enfrentar essa sujeira toda.
    O PT se deslumbrou com o poder, não tem o ditado: "macaco que nunca comeu melado, quando come se lambuza". HOje os "companheiros" trocaram a "pinga" e a "cerveja" pelo whisky "black" ou "green", vinhos importados, carros última geração, moram muito bem e não vão querer perder essa boquinha. A maioria não tem nem qualificação nem experiência para assumir alguns cargos que assumiram. Espero, pelo menos, que eles aproveitem o tempo das vacas gordas para estudarem, se qualificarem melhor, pois a sociedade merece isso.
    Não sou contra às pessoas melhorarem de vida, pois eu mesma comecei do zero, porém sempre aproveitei as oportunidades para me preparar, me qualificar para conseguir apresentar um bom trabalho e nunca esqueci a minha missão. Infelizmente, o que mais acontece é que quando as pessoas sentam na cadeira de um executivo, esquecem de tudo. Eu chamo isso da "síndrome da cadeira", parece que algo sobre pelas entranhas e fazem com que as pessoas esqueçam seu passado, suas origens e tudo que sempre defenderam. É uma pena.
    Não podemos generalizar, tem muita gente boa no PT, gente que ainda luta pela ideologia e que ainda não está contaminado pela nova ideologia neoliberal que assumiram com muito sucesso. Aprenderam com o que não prestou no passado e maximizou tanto as ações como o reusltado, como se fossem imunes à qualquer julgamento ou culpa.

    ResponderExcluir
  17. Caro Luis Eustáquio,
    Seria uma solução, porém se mudaram esse ponto no regulamento, dificilmente eles comprarão essa briga.

    ResponderExcluir
  18. Cecilia, a melhor definição que já vi até hoje do PT foi feita por Roberto Campos. Ele dizia "o PT é um partido de trabalhadores que não trabalham, de estudantes que não estudam e de intelectuais que não pensam..."

    ResponderExcluir
  19. Cecília,

    Esse filme a gente já viu; você lembra dos milicos, chegaram com tanta moral... do mesmo modo está acontecendo com os PTralhas, governar como o ex- (Luiz Inácio da Silva) em tempo de conjuntura internacional favorável, é fácil, e tome bravata, mas o vento mudou, a inflação está de volta, é a hora da verdade, daqui para a frente só fica quem tem competência, e cadê a competência dessa malta de enganadores? A gente ainda vai ver esses sequazes saírem de pé na bunda.

    R. Brito

    ResponderExcluir
  20. Partido dos Aposentados do Brasil, vamos nos filiar e fazer valer o nosso voto , por onde anda esse partido?

    ResponderExcluir
  21. Cruz credo! E tu é tucana? Danou-se! Vou-te capiroto!

    ResponderExcluir
  22. Caro anônimo das 16:53h,
    Não só existem o PT e o PSDB no mundo, ou estou enganada? Atualmente não pertenço a nenhum partido, mas quem sabe, no futuro apareça algum que venha realmente para defender uma ideologia centrada nas pessoas de um modo geral, e não apenas de forma insular.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário