sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Matéria Revista Exame

 

Tenho recebido alguns emails e comentários solicitando minha opinião sobre a matéria que saiu na revista Exame desta semana, com o título: "Os fundos de pensão precisam de mais... fundos" (link abaixo para acessar a matéria na íntegra).
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1022/noticias/pensao-sem-fundos?page=1
 
Mina da Vale
Funcionários da Vale: para cumprir a meta de retorno, o fundo de pensão da empresa passou a investir em private equity

Eu me preocupo muito com essa crise que estamos vivendo e com seus reflexos ao nosso Plano. Tenho apresentado minha opinião em diversos momentos, porém a impressão que tenho é que os nossos colegas ainda não entenderam a gravidade da situação.
 
Apesar de alguns pontos que não estão profunda e adequadamente apresentados, a matéria têm pontos importantes e que não podemos deixar de considerar. Gostaria de reproduzir a parte que trata sobre a nossa Previ, destacada abaixo:
"Um levantamento feito por EXAME mostra que, em 2011, dez das 15 maiores fundações do país não conseguiram entregar o que prometeram. É o caso de Previ, do Banco do Brasil, Valia, da mineradora Vale, e Postalis, dos Correios. O déficit somado do mercado de fundos foi de quase 9 bilhões de reais.
A maioria dos planos tem recursos em caixa para fechar a conta e seguir pagando as aposentadorias normalmente. Mas, se o descompasso continuar, vai faltar dinheiro. Em risco, só no caso desses dez fundos, está a aposentadoria de 1 milhão de trabalhadores - e essa, como se verá adiante, é apenas uma parte do problema.
Só para recuperar o que não fizeram no ano passado, as fundações precisam entregar um retorno de, no mínimo, 14% em 2012, segundo um estudo da consultoria Mercer. No ano passado, a Previc, autarquia do Ministério da Previdência que fiscaliza esse segmento, interveio em quatro fundos de médio porte, entre eles o Portus, da Companhia Docas, que estão perto de ficar sem dinheiro para pagar as aposentadorias.
 
Há duas alternativas: pedir dinheiro às companhias que patrocinam os fundos ou aumentar as aplicações mensais dos investidores — o que não é fácil: a Fundação Cesp tentou aprovar isso recentemente e não conseguiu.
 
Esse é um problema novo num setor que convive há anos com a perspectiva de uma trombada. No fim dos anos 90, o Tesouro Nacional teve de colocar dinheiro nos fundos de pensão do Banco do Brasil, da Petrobrás e de outras companhias estatais para evitar que eles deixassem de pagar aposentadorias (o buraco era de quase 20 bilhões de reais)."
Sabemos muito bem que o Banco do Brasil nunca colocou dinheiro que não devesse na Previ, porém a mídia continua com a afirmação de que o Banco cobriu o déficit da Previ. O que tem ocorrido é exatamente o contrário. A Previ tem coberto os déficits do Banco.
 
Além do desafio, no nosso caso, da redução das taxas de juros, a dificuldade de se atingir a meta atuarial nos retornos dos investimentos e conseguir superar a crise financeira atual são pontos relevantes, principalmente se contarmos que a exigência do Banco em se adequar às regras de Basileia 3, que, com certeza, respingará fortemente no nosso Fundo.
 
Por isso, colegas, não dá para discutirmos apenas o aumento do limite e prazo do Empréstimo Simples. Temos que olhar com cuidado esses pontos, pois o nosso plano poderá passar por períodos bem difíceis e muitos dos colegas lembram muito bem do passado de déficits e problemas.
 
Existem algumas perguntas que não querem calar - como estará o fundo previdenciário, criado para pagar o BET? Será se poderemos contar com ele no ano que vem? E a suspensão das contribuições? Tudo dependerá do resultado deste ano e pelo andar da carruagem, está muito difícil esperar um superávit este ano.
 
Por isso, colegas, trago novamente este assunto para reflexão e discussão. Precisamos acompanhar de perto e cobrarmos dos nossos representantes, não só o aumento do ES, mas também maiores informações e esclarecimentos sobre como anda nosso Plano e quais são as perspectivas para o ano. Onde está a Educação Previdenciária tão discutida pelos Fundos de Pensão e, em especial, pela Previ? Está na hora de colocarmos na prática a teoria. Os associados agradecem.
 
Cecilia Garcez

53 comentários:

  1. Precisamos de transparência.Isto nunca existiu na Previ,nem nessa e nem em outra diretoria.Que a Previ sempre foi usada (Sauipe, Guarulhos,construtoras, ações de estatais etc.) pelo governo se desconfia.ES 180/180 já, antes que acabe o dim-dim. E depois não pagar.Precisamos saber o que ocorre com os investimentos, através de auditoria externa, bancada por nós e não de relatorios do conselho fiscal(?) e das consultorias/auditorias usuais. AUDITORIA JÁ.

    ResponderExcluir
  2. Cecilia, paralelamente ao seu prestigiado blog(394mil acessos!!!!), que tal criar um grupo no face?

    Grato

    Perminio Dantas
    Goiânia(GO)

    ResponderExcluir
  3. Então o post anterior está prejudicado? Vamos esquecer o reajuste do prazo/limite do ES ?
    A adequação do Bánco a Basilea III, vai ser prejudicial para a Previ em que forma? Não teria o Banco que devolver recursos ao fundo? Se houver a retirada do patrocinio ele não poderá levar nada, segundo a regra de Basilea III. Certo ou errado? Por favor, comente.

    ResponderExcluir
  4. Cecília a grande verdade é que a PREVI e seus resultados não estam dissociados do que acontece na economia local (Brasil) e mundial (globalização). Sua preocupação se coaduna com a minha quando leio o que se passa na Europa e nos USA. Contudo não creio que seja o momento ainda para que a PREVI coloque o pé no freio de forma brusca (a menos que o cenário seja bem pior do que se comenta). Melhoras pontuais podem ser feitas em relação aos participantes do plano 1. Não comento sobre o Plano Futuro porque não o acompanho. A sensibilidade deve acompanhar as análises porque se ficamos sempre em cima de cenários negativos extremados não saimos do lugar para nada, não é verdade!

    ResponderExcluir
  5. Cara Cecilia,Em primeiro lugar gostaria de perguntar porque uma mulher altamente articulada como voce não rebate a matéria da Exame.Voce tem tudo para fazer isso no que diz respeito à Previ. Em segundo lugar, como pnsionista devo dizer a voce que detesto etas pessoas no blog que ficam o tempo todo mendigando o tal do ES. E por que? Por que por menor que seja o salário recebido no banco, sempre foi melhor que dos outros pagos. E se as pesoas acharam que por ser um contínuo do BB tinha que ter uma vida de rei e se endividaram, o problema é deles. contínuo é contínuo no BB e alhures. Outra coisa que noto muito é pensionista falando na familia. Pensionista não tem que resolver problemas da familia. O marido morreu, os filhos estão criados, vão tratar da vida. mas já até posso ver o Ricardão coçando a barriga gorda, de bermudão e diazendo: e aí mamãe esse empréstimo sai ou não sai? Tem que exigir, papai era do banco. temos direito. Que direitos? Vai trabalhar vagabundo! Deixa a pensão só para a sua mãe. E não para voce vagabundo, sua mulher e mais tres filhos. Só o que vejo nos blogs são reclamações, quando sabemos que todos os salários do banco dão direito a uma vida decente. Parem com isso! Lutem pelo realinhamento para todos! Lutem pela participação dos associados nas decisões da PREVI. Empréstimo é coisa de louco. Parem com isso!
    Esmeralda Assumpção.

    ResponderExcluir
  6. Cecília, embora os cenários não sejam nada animadores, o Diretor Marcel está acenando com a possibilidade de incorporação do BET. Realmente seria uma temeridade o fim do BET, dada a situação financeira atual de uma boa parte dos aposentados. Celio Vilela

    ResponderExcluir
  7. Caro Célio Vilela,

    Para se discutir tanto o BET como a sua incorporação como benefício definitivo, é preciso que se tenha superávit. Eu tenho receio de não se conseguir nem cumprir o prazo que foi prometido, imagine transformá-lo em benefício definitivo. Essa incorporação custa um montante relevante e sem superávit não há melhoria de benefício. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a D. Esmeralda Assumpção. Os nossos benefícios não são os piores. De qualquer maneira, temos de adequar o nosso padrão de vida aos nossos ganhos e gastar menos do que ganhamos. Assim, podemos ter paz de espírito, sem precisar recorrer a empréstimos seja de quem for.

    ResponderExcluir
  9. Cecília, veja a matéria sobre o METRÔ-RJ, em que a PREVI participa através da INVEPAR:

    "Heloisa Aruth Sturm - Agência Estado

    RIO DE JANEIRO - O trem fabricado na China entra em circulação no metrô do Rio de Janeiro neste sábado, 25. No entanto, a viagem inaugural na sexta-feira, 24, mostrou que ainda são necessários ajustes para que ele entre em pleno funcionamento. Um dos problemas é que as composições não estavam niveladas com as plataformas, deixando uma diferença de 5 cm a 6 cm em todas as 13 estações percorridas. Isso dificulta o acesso de cadeirantes e pode provocar acidentes com idosos e apressados"

    FUTURO NEBULOSO !!!!!!!!!

    ACORDA PREVI!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Fazer caridade com dinheiro alheio é barbada.PAC 1 ,PAC 2, os fundos de pensão abrem seus cofres. Outro assunto, que só do programa da casa própria,Minha casa, minha vida, o FGTS foi surrupiado e está tbm a perigo. E novamente A presidente Dilma, vetou o aumento das aposentadorias e pensões alem salário Mínimo.Não é para se desiludir...?

    ResponderExcluir
  11. D. Cecília,

    Só acredito em dificuldades financeiras (deficit) na Previ, quando aqueles, protegidos do rei, que receberam centenas de mlhares de reais, até milhões, por ocasião da distribuição do superavit da Previ ocorrida em 2007, declararem de público e provarem que, em solidariedade com os problemas financeiros da instituição; irão devolver a fortuna recebida.

    Olutra coisa: Se a senhora pretende manter a amizade dos milhares de aposentados endividados, não ocupe esse precioso espaço com assuntos sobre prováveis deficits na Previ.

    Agindo assim, estará colaborando com o governo na recusa de qualquer pleito (ES 180 x 180) por parte dos milhares de aposentados e pensionistas (dignamente?) repreentados pela senhora.

    Pois essa história de déficit foi, é e sempre será discurso do governo para não melhorar salario ou benefício de aposentadoria.

    Essa história, repito, de deficit na Previ sempre será uma argumentação mentirosa para enganar os otários menos aquinhoados da instituição.

    Respeitosamente,
    ainda no anonimato.

    ResponderExcluir
  12. Será que o Juviniano não responderá a matéria da Exame?

    ResponderExcluir
  13. Caro colega anônimo das 10:05H,

    Sinto muito, mas terei que discordar de você, pois na minha opinião, acompanharmos o que está acontecendo na Previ do ponto de vista de sua situação financeira é muito importante para o nosso futuro. O objetivo de um fundo de pensão não é fornecer empréstimos e sim pagar benefícios para o resto da vida.
    Não podemos perder de vista que a missão da Previ é: "Administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários, de forma a contribuir para a qualidade de vida dos participantes e de seus dependentes, visando atender suas expectativas e das patrocinadoras." Por isso, precisamos cobrar que o cumprimento dessa missão, principalmente no ponto que trata da qualidade de vida dos associados.
    Déficit não é discurso de governo, porém o Governo pode contribuir para que o déficit aumente, considerando as pressões para investimentos com retornos não aderente à política de investimento dos Planos.

    ResponderExcluir
  14. Também me preocupa a extinção do BET.Embora todos saibam que é um parcelamento do superavit e assim sendo é temporário a maioria passou a depender dessa renda, o que já era esperado por conta da necessidade. A Previ deveria ter pensado nisso e agora deve pensar numa saida para evitar uma enorme catátrofe com o fim do BET.Se tivessem pago de uma só vez isso não aconteceria.

    ResponderExcluir
  15. Esmeralda Assumpção você existe?
    -É assim que o Ricardão age?
    -Por que estás nervosa, minha filha? Se ganhas bem, não há motivo para isso.Quem pede é porque não está ganhando tão bem.Fomos taxados de marajás por causa de muitos "metidos" que alardeavam ganhar muito.Tem muitos prejudicados na Previ,sra.(?) Todos falam na missão da Previ,só que sempre disseram amém ao Patrocinador. É conversa de político. Quero ES 180/180.

    ResponderExcluir
  16. anonimo disse:

    Sra.Esmeralda ou será Esmeraldo !

    Você não entende nada de familia , filhos etc.
    Falar dessa forma, com falta de respeito à PENSIONISTA generalizando
    a situação das familias, achando que todas precisam de um Ricardão.Provávelmente você esteja tomando como exemplo o futuro de sua própria familia, Será? E por que essa discriminação com o colega contínuo.
    Desculpe-me a agressividade
    mas não posso deixar de dizer-lhe que você é um(a) completo(a) imbecíl. D. Cecilia deveria vetar a divulgação de comentários da espécie que nada acrescenta, muito pelo contrário.
    Provavelmente você seja um "pau mandado".
    D. Cecilia fique alerta com esse tipo de gente, dá para perceber a origem e o real objetivo.
    Anônimo, por enquanto

    ResponderExcluir
  17. Prezada Cecilia,
    A sua resposta para o anônimo das 10h05 foi primorosa.Infelizmente, a maioria dos colegas, depois da aposentadoria, parece que perdeu a capacidade de raciocinar.Olham apenas para o horizonte imediato.Eu tambem preciso de alongamento do ES, mas a gente tem de ficar com um olho no peixe e o outro no gato. Essa reportagem da Exame e outra sobre o BB, foram muito preocupantes,pois aquela revista não é tao amadora assim. Convem que façamos uma pressao para que o conselho fiscal,onde somos maioria,cumpra o seu papel.FISCALIZE E NOS DIGA O QUE ESTÁ AXCONTECENDO,DE FATO NO NOSSO FUNDO.

    ResponderExcluir
  18. QUAL PREVI ESTAMOS FALANDO ?25 de agosto de 2012 às 18:43

    A Previ deve dividir seus diretores e gerentes em "DUAS PREVI'S": metade cuidam e se preocupam só do Plano 1 e a outra metade (4º andar) cuidará exclusivamente do Plano Futuro.

    Já a CAPEC, vai bem (obrigado)assim mesmo, apenas deveriam informar a faixa etária das pensionistas.

    Não dá mais prá misturar os 2 planos !e cada um terá 100 mil participantes brevemente....

    Não precisam nomear mais gerentes, funcionários e diretores, BASTA DIVIDIR as tarefas e as pessoas...

    ResponderExcluir
  19. Cecília,

    Você não era tão pessimista, o que está acontecendo contigo?

    ResponderExcluir
  20. Prezada Colega Cecília.

    Discordo do que disse ao colega das 10:05h, nosso fundo de pensão tem amparado pela lei 15% dos recursos garantidores em empréstimos e financiamentos aos seus participantes,até na data do dia de hoje nunca ouviu falar em déficit por conta da morte ou dos limites implantados pelo ES ou Carim.

    Outra coisa muito importante é a senhora falar a verdade de que lado esta,pois hora fala de melhorias no ES e logo depois vem com essa história que um fundo de pensão foi feito para pagar aposentadorias e pensões? claro que foi feito para pagar aqueles que ao longo da sua vida laboral teve interrese em complementar seus vencimentos.

    Então fale a verdade de que lado a colega esta, porque desde os tempos da sua gestão sabe que há muitos colegas endividados,com problemas financeiros e lembro bem que voce disse que 25 mil reais era muito dinheiro.

    Por favor seja clara e objetiva de que lado a senhora esta?

    Amadeu Tamandaré

    ResponderExcluir
  21. Costa da Sauípe da qual a colega é conselheira nunca deu lucro,mas vários aportes foram feitos,várias reformas,tira bandeira,troca a gestão e nada deu certo.

    O que dizer então que uns poucos colegas já de idade longeva tem que pagar a desconfiança da nossa previ e do Banco,ora essa é mais uma resposta aos desmandos praticados na previ,qual seria a sua postura se tivesse no cardo de atual diretora de seguridade,ou essa seria a sua postura de por um balde de agua fria naqueles que depositam confiança na sua pessoa.

    Em relação ao ES há de fato muitos contra e a favor, muitos com super salários e muitos com proventos que mau paga as suas dívidas do mês,então não há como generalizar,ou massacrar quem quer que seja,estamos numa cruzada onde pouco se faz,a Previ não é para dar DÉFICIT OU SUPERÁVIT se há expectativa para ambas as coisas é porque tudo dentro dela esta muito mau essa que é a mais pura verdade.

    Contamos com a sua colaboração,mas se de fato sabe de alguma coisa é melhor adiantar,porque até o presenta a ANABB nada falou ou foi a favor ou contra as alterações nos limites e prazos do ES-PREVI,então esta na hora dos colegas falarem a verdade e parar com essa agonia de todos os anos,quanto um batalhão corre atras de melhorias do ES.

    Roberta Francisca de Castro.

    ResponderExcluir
  22. Na verdade colega Cecília,estamos vivendo uma situação muito difícil,os anos de superavit estão terminando,as empresas participadas da previ esta em crise,o cenário mundial não espira notícias auspiciosas,e metade do nosso plano esta totalmente endividada.

    Estamos a um passo de tornar uma ESPANHA,PORTUGAL,pelo simples fato de o poder publico não tem condições de gerir esse passivo tão mostruoso.

    Hoje mais da metade da população economicamente ativa do nosso país esta devendo empréstimos,aposentados do INSS estão falidos com seus ganhos totalmente comprometidos,os governos estaduais penam para liquidar suas folhas de pagamentos e seus servidores estão super endividados,dados recentes mostram que os funcionários da justiça também estão sem condições de contrair novas dívidas,de qualquer forma vai aver uma reviravolta,os prazos vão subir os financiamentos tende a aumentar as suas parcelas ou a economia vai parar de vez,faz tempo que estãmos no efeito bola de neve, ou aiceberg,e agora é a hora da bomba relógio esplodir e vai começar pelo rombo dos FUNDOS DE PENSÃO.
    Vilma Maria da Silva

    ResponderExcluir
  23. Os comentários postados ultimamente, em todos os blogs, parecem samba de uma nota só, praticamente o único assunto abordado é o ES 180/180. Reconheço que, para muitos, é um bote salva-vidas(furado, na verdade), mas estamos, todos nós, inclusive os administradores dos blogs, deixando totalmente de lado os assuntos verdadeiramente importantes, como a retirada dos patrocinadores dos fundos de pensão.
    Os tubarões do governo estão nadando de braçadas, estudando o que vão retirar do "saco de maldades"; como ninguém fala mais nada, eles vão fazer o que quiserem.

    ResponderExcluir
  24. A SEMANA...À BRASILEIRA
    APOLOGIA AO CRIME – faixa exibida em rodovia durante manifestação de protesto dos grevistas da polícia rodoviária federal: “TRÂNSITO LIVRE PARA O TRÁFICO DE DROGAS E DE ARMAS”. Deve ter entrado no país muita droga e muitas armas. Apenas um pequeno detalhe, isto é um tiro no pé, pois as armas que entraram no país serão, eventualmente, usadas contra as polícias, inclusive a rodoviária e a federal.

    A SEMANA...À BRASILEIRA, COM UM TOQUE DE PAÍS SÉRIO
    ACORDO – O senador cassado Luiz Estevão, dono do grupo OK, processado por desvio de recursos das obras do fórum do TRT em São Paulo, concordou em devolver a importância de R$ 468 milhões aos cofres públicos. Ele apenas o fez porque o fluxo financeiro de suas empresas está estrangulado, após 12 anos de bloqueio de bens. Sempre achei que o meio mais eficiente de combate à corrupção é um rigoroso bloqueio dos bens dos envolvidos, não adianta a polícia federal prender trozentos em operações com nomes gregos complicados, uma semana depois, estão todos soltos. Além do mais, no caso do grupo OK, a ação penal continua, e continuam bloqueados bens no valor de mais de R$ 1 bilhão, para garantir o acordo e a devolução do resto dos recursos desviados.

    ResponderExcluir
  25. A matéria da Revista Exame prepara o campo para a retirada de patrocínio. O Brasil inteiro vai aplaudir o BB, estatal se livrar de aposentadorias milionárias da Previ. Escrevam

    ResponderExcluir

  26. FICAM FALANDO QUE NAO HA DINHEIRO PARA O ES 180X180, ENTRETANTO, A DIRETORIA DEVERIA VER QUE EH UM EMPRESTIMO SEM RISCO, AGORA INVESTIR EM TREM CHINES E OOUTRAS OBRAS DO GOVERNO, EH BARRA, SOH NOS RESTA TIRAR O PT DO COMANDO DA NAÇAO EH A UNICA SOLUÇAO PORQUE NEM NO TEMPO DO FHC A PREVI SOBREU TANTO.

    JOEO

    ResponderExcluir
  27. Prezada Cecília, boa noite.
    Saudações cordiais.

    Eu concordo com você, quanto não ser prioridade a PREVI emprestar.

    Gostaria muito de não lhe dever 1 centavo, contariamente à minha realidade.

    Porém, eu vejo que a PREVI aplica os recursos em diversas frentes, justamente, para garantir pensão, até o último de nós.

    Interessante que, além de lhes garantir o benefício, junto dos associados a PREVI investe, também, via ES e CARIM, linhas de retorno satisfatório, quase 100% garantido.

    Nesse sentido e, SOBRETUDO, NUMA SITUAÇÃO EM QUE MUITOS DE NÓS CONFESSAMOS ESTRANGULAMENTO, ASFIXIA, na vida financeira, vejo como positiva e conciliatória de interesses a possibilidade de a PREVI investir mais no ES e CARIM, permitindo-nos aos gravemente endividados recuperar a honra perdida, junto do mercado e, mais grave, da família.

    Então, Cecília, concordo que a prioridade, o foco, de fato, é manter a DIGNIDADE DO BENEFÍCIO.

    Mas, estimada Cecília, eu lhe pergunto: por exemplo, é com essa política de reajustes ou com esses Planos de ajuda, tão limitados, do BB(BomPraTodos, Reestruturação...) que o Benefício vai manter o fôlego, embora eu admita que cabe a cada um adequar o orçamento à capacidade de pagamento?

    Grato e PAZ E BEM!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    "Sim, Senhor, de todos os modos engrandeceste e tornaste glorioso o teu povo. NUNCA deixaste de olhar por ele e de o socorrer."
    Sabedoria, 19,22.


    ResponderExcluir
  28. Há uma matéria interessante no site da Anapar, datada de 27.08.12, assinada por Mônica Ciarelli, cujo título é “corte da selic prejudica meta de fundos”. Por duas vezes, em determinados trechos, foi colocado que o governo “estuda baixar o teto da meta atuarial, fixada hoje em 6% mais inflação”. Confesso que estou na dúvida sobre esse percentual indicado relativo à meta atuarial. Não seria de 5% mais inflação, ao invés dos 6% informados?

    ResponderExcluir
  29. Caro colega anônimo das 07:23h,
    Segundo a legislação, a meta atuarial é 6%. No caso da Previ, na discussão do superávit de 2006, houve a utilização de parte do superávit para reduzir a taxa para 5%. A maioria dos fundos de pensão ainda estão com a taxa de 6%, principalmente em função do custo que a redução exige.
    A taxa de 5% ainda está em conformidade com as rentabilizares que o mercado oferece, principalmente nos titulos de renda fixa, porém a leitura é que está se tornando cada vez mais difícil aplicar com taxas que superem o atuarial.

    ResponderExcluir
  30. Cara Roberta,
    Você tem razão e quando estava na Diretoria da Previ, era a única que votava favoravelmente as propostas que apareceram para compra do resort. Sempre fui da opinião que é um negocio complicado e que deve estar nas mãos de investidores com expertise nesse negócio, porém como a decisão foi continuar gerindo o resort, a Previ não pode deixar de aportar mais recursos caso o empreendimento não ande com as próprias pernas.
    O ano de 2011 seria o primeiro com resultado positivo caso não acontecesse o surto de meningite. Atualmente, pelas informações da Previ, não há proposta de compra, apesar do que foi divulgado pelo CEO da CVC na mídia do interesse em comprar o resort.
    Em relação ao ES, como falei anteriormente, não há o menor risco para a Previ, pois há investimentos muito menos rentabilizados do que o ES.

    ResponderExcluir
  31. Caro Amadeu,
    Em nenhum momento eu mudei de lado nem de opinião. Eu quis deixar claro o objetivo de um fundo de pensão, principalmente porque, na minha opinião, o ES não é um beneficio para os associados, pois a taxa cobrada não é baixa se pensarmos nas reduções ocorridas na taxa de juros, porém tenho que concordar que ainda é menor do que estão oferecendo no mercado.
    O que eu quis dizer é que não podemos perder de vista o foco de um fundo de pensão, que não funciona como um Banco, mas tem que ter um caráter muito mais relevante na vida desses associados que estão passando dificuldades.
    Pode ter certeza, colega, que estou do lado de vocês e sempre defendi, fora e quando estava na gestão da Previ, melhorias no prazo e limite do ES.

    ResponderExcluir
  32. Cláudio Robero Almeida28 de agosto de 2012 às 11:14



    Cecília,

    Quando iniciamos a reivindicação da revisão do ES JÁ partimos de duas premissas:

    1) O ES já existe.

    2) Ele é revisto todo ano pela Previ.

    Se você acha que não é um benefício
    poderia ter proposto a sua extinção enquanto conselheira da
    Previ. Mas você tem razão, benefícios são o INSS e o complemento Previ, talvez o BET.
    O ES como o próprio nome diz é um empréstimo aos assistidos, produto estatutário que cumpre a meta atuarial, assim como o finan.imobiliário. Solicita o empréstimo quem quer, até como seguro de vida se assim achar o tomador.
    O finan, imobiliario também pode ser usado como seguro de vida, se assim achar o tomador.

    A mentalidade paternalista que dominou por muito tempo a Previ, até agora só serviu aos interesses do Patrocinador. Os assistidos são maiores de idade, e sabem a diferença entre benefício e empréstimo.

    A REVISÃO DO ES 2012, que vai acontecer de qualquer forma, pode ajudar os tomadores. É só o que pedimos, E ao contrário do que muitos dizem, não estamos mendigando nada, estamos abrindo canais de negociação que os aposentados nunca tiveram. A Previ sempre esteve aberta através do "fale conosco".


    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Prezada Cecília,

    Você como grande liderança entre os integrantes do PB1 (vide resultado eleição - por muito pouco) o que acha de uma manifestação na porta da Previ? Como a imensa maioria dos aposentados e pensionistas não tem condições financeiras para se deslocar ao Rio, os presidentes de associações e demais lideranças nos representaria nesse protesto. Estamos sendo destratados até pelos atendendes do 0800. Nos resta esperar que as associações que contribuimos mensalmente, nas pessoas de seus diretores, tomem alguma atitude que faça a Previ saber de nosso descontentamento. NECESSITAMOS DE URGÊNCIA NAS AÇÕES!

    ResponderExcluir
  34. Cara Cecília,
    Realmente, teria sido o ideal o pagamento do BET de uma vez só. Acho que o Banco também teria interesse nisto, pois receberia, em uma só parcela, os R$ 7.5 bilhões nos quais "passou os cinco dedos".Infelizmente, isto é vedado pela ainda vigente resolução 26, que determina que qualquer distribuição de superávit deve ocorrer em, no mínimo, 36 parcelas.

    ResponderExcluir
  35. BRAVAS MULHERES
    Na sessão do Supremo Tribunal Federal de ontem, na continuidade do julgamento do mensalão, em que foram condenados por 6x0 os réus Marcos Valério e o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, os votos mais contundentes foram proferidos pelas Ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber. O ex-petista Pizzolato foi condenado até pelo ex-advogado do PT, Dias Toffoli.
    No tocante ao "colega" Henrique Pizzolato, novamente dei boas risadas com sua defesa, na qual alega que mandou um contínuo da PREVI pegar um envelope, que lhe foi entregue para ser repassado a um funcionário do PT. Disse que achava que o envelope continha documentos, e que o entregou a pessoa, da qual não pediu o nome porque a mesma lhe falou que havia sido enviada pelo PT. No envelope que ele achava contivesse documentos, na verdade havia R$ 326.000,00 em dinheiro. Os que, como eu, trabalharam na tesouraria, sabem o volume de tal quantidade de dinheiro, são 3.260 notas de cem reais, isto representa 3 "tijolos" de 1.000 cédulas, mais algumas; dizer que ele achava que o envelope continha documentos é achar que todos são débeis mentais.

    ResponderExcluir
  36. Ilustre diretora Cecilia
    É preciso que se entenda, como explicou a ilustre diretora, que o Empréstimo Simples não é BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO, é aplicação de recursos da PREVI. É verdade que um tipo de aplicação já muito antigo e tão IMPORTANTE que consta de seus Estatutos.
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir
  37. Tenho uma idéia para melhor utilizar o Resort Sauipe, todos estamos caminhando para velhice que tal transformá-lo em coisa util para nós velhinhos, um belo ANCIONATO, assim a Previ não precisa nos pagar mais nada, fica responsável pela nossa manutenção, casa, comida e roupa lavada, ahhh não podemos nos esquecer médico, remédios.
    Que tal a troca, não se fala mais em benefício baixo nem ES?
    Tudo por conta da Previ, quem sabe deixariam de querer nos ensinar a viver com quase nada, ou cada vez com menos. E de quebra vão-se nossas dores de cabeça.

    ResponderExcluir
  38. Querida guerreira e colega Cecilia, novamente vemos a repetição da novela do ES do ano passado, ja sabes como vai terminar, não é?
    Fiasco de melhoria e Feliz Ano Novo.

    Forte abraço Guilherme

    ResponderExcluir
  39. Na continuidade do julgamento do mensalão, pelo Supremo Tribunal Federal, acaba de ser condenado o deputado João Paulo Cunha, um dos mais influentes membros do partido dos trabalhadores. Dos 6 votos que o condenaram, 5 foram proferidos por Ministros nomeados nos governos do PT, as exceções foram Dias “ex-advogado-do-PT” Toffoli, e Ricardo “eu-acredito-em-papai-noel” Lewandowski. Quero me penitenciar, me enganei, achava que seriam condenados alguns para satisfazer a opinião pública, como Marcos Valério e Henrique Pizzolato mais alguns peixes miúdos, e que seriam poupados os políticos governistas.
    Muitos de nós se lamentam, dizendo “estamos perdidos, até o Judiciário está dominado pelo PT”; como vemos, isto não é uma verdade absoluta.
    Será que nossas derrotas na Justiça não se devem mais a que estamos mal representados? Cito como exemplo a ADIN sobre a resolução 26, que sequer foi apreciada pelo Supremo por ter sido impetrada de forma totalmente equivocada. Pretendo voltar a este assunto, tão logo seja resolvida a pendenga do Empréstimo Simples, que ocupa todas as atenções, no momento.

    ResponderExcluir
  40. Costa do Sauipe como" ancionato" para nós? Dispenso.Fica muito longe da civilização e estão lembrados dos ultimos acontecimentos?

    ResponderExcluir
  41. Um passarinho me contou: o BB não
    permitiu o realinhamento do ES co-
    mo queriamos, vai sair o anuncio de uma merreca, pior que a merreca que o Sasseron nos deu ano passado. Vou repetir, quem manda na Previ é o seu dono, o BB, que
    faz o que bem entende. Aí eu pergunto: Adianta votar para PREVI?

    ResponderExcluir
  42. Alô Marcel, te manifesta, cara!!!
    Diz pelo menos que está sabendo do clamor dos endividados. Se não está se sensibilizando com o problema, pelo menos mente, dizendo que está estudando a forma de ajudar. Será que é tão difícil aumentar o valor e prazo do ES?
    Se porém o ES nos moldes 180 x 180 quebra a Previ, basta afirmar isso e provar, que todos calarão e lhe deixarão curtir sua ardua rotina de ficar só peidando na cadeira que ocupa.

    ResponderExcluir
  43. Caro Wilson,
    Realmente o STF tem dado um exemplo de profissionalismo e coerência nesse julgamento, porém tenho minhas dúvidas se realmente eles serão penalizados. Talvez o candidato João Paulo Cunha tenha que adiar seu projeto político, mas pensar que serão presos ou que pagarão por algo... Preciso ver para crer. Afinal de contas, quem desses políticos corruptos estão presos? Ficam uns dias confinados com o maior conforto e depois são soltos, dando um péssimo exemplo à sociedade.

    ResponderExcluir
  44. Cara Cecília,
    Concordo com você, também não acredito que alguém vá para a cadeia, mesmo assim, algo está mudando. Quanto ao combate à corrupção acho que, no momento, o mais importante seria proceder a um rigoroso bloqueio de bens dos envolvidos. Foi assim que o ex-senador Luiz Estevão concordou em devolver quase R$ 500 milhões de reais desviados das obras do fórum trabalhista de São Paulo; ele apenas o fez porque estava sufocado financeiramente, após o bloqueio dos bens de suas empresas.
    Gostaria, também, que você comentasse o que acha sobre a capacitação dos advogados que conduzem as ações de nosso interesse, que nos estão conduzindo a sucessivas derrotas na Justiça, cito como o exemplo a ADIN sobre a resolução 26, que sequer foi examinada pelo Supremo, por ter sido impetrada de forma totalmente equivocada.

    ResponderExcluir
  45. Cara Cecília, saudações cordiais.

    Sugiro ao colega que, na próxima visita do "passarinho falante", sendo assim, ele o mande "falar" ao BB que não estranhe o aumento explosivo da inadimplência, entre os seus inativos.

    Grato, um ótimo fim de semana e PAZ E BEM!

    Fernando Lamas (Aposentado)
    Valinhos(SP)

    "Eu me abrigo no Senhor,
    enquanto não passar a tempestade."
    Salmo 57(56), 2.

    ResponderExcluir
  46. Sou da ativa, tenho 33 anos de Banco e concordo com um comentário que diz que os associados(bem como os funcionários...aliás, praticamente grande parte dos trabalhadores e aposentados do País) estão vivendo acima de suas possibilidades.
    Teremos todos, quer queiramos ou não, gostemos ou não, que cortar gastos. Sejam viagens(principalmente para o exterior, que virou "moda"0, sejam clubes, sejam jantares, teatros, cinema, lazer...
    Viveremos tempos duros pela frente. É melhor vivermos no básico. Quando a indimplência estourar, vai sobrar para os fundos previdenciários, e para toda a gente.
    É hora de mudarmos nosso estilo de vida. Eu, particularmente, já faço isso e evito viagens longas, passeios caros, e tudo o mais.
    Cada tempo tem seu comportamento.

    ResponderExcluir
  47. Cresce entre os aposentados e as pensionistas a expectativa para a reunião do conselho deliberativo da Anabb na segunda-feira, 03.09.12, em razão de a Senhora ter pautado o assunto revisão do ES-Previ. Esperamos que a entidade que congrega o maior número de associados oriundos dos quadros do BB faça a sua parte e interceda com tudo em favor daqueles que deveriam ser os únicos donos desse belo patrimônio existente na Previ. Caso as coisas tenham realmente mudado na Anabb, “está na hora de colocarmos na prática a teoria. Os associados agradecem”. Tão logo termine a reunião gostaríamos que nos fosse informado o que se ofereceu a respeito.

    ResponderExcluir

  48. Anônimo das 22:51hs.:

    O que disse aí é exatamento o que
    o governo dizia sempre, como justificativa, antes de anunciar as demissão em massa, fechamento de agências, entre outras malvadezas contra trabalhadores e aposentados.

    Se preocupe não que sua vez chegará. Se és comissionado, será surpreendido com o descomissionamento por motivo de contenção de gastos do BB.

    Aguarde.

    ResponderExcluir
  49. Somos mais de 100 funcionários pedindo socorro!
    Os fatos são os seguintes:
    1. A atual e novata diretoria da ANABB, que tomou posse em janeiro de 2012, e certamente não tem conhecimento da grandeza da instituição, decidiu, em sua primeira negociação de Acordo Coletivo com os funcionários da instituição, usurpar/diminuir/retirar os direitos conquistados pelos funcionários durante muitos anos de luta e persistência com as antigas diretorias, como, por exemplo, o abono salarial.
    2. Além disso, há indícios de assédio moral da atual diretoria da ANABB, em face dos representantes dos funcionários da ANABB, o que, com efeito, constrange todo o funcionalismo da instituição.
    3. Se não bastasse, a atual diretoria da ANABB criou um novo plano de cargos e salários, que promete à maioria dos funcionários da ANABB um aumento salarial real considerável, MAS É SECRETO, até que assinemos o Acordo Coletivo. Ou seja, a diretoria está usando um plano de cargos e salários do qual não temos conhecimento do conteúdo para barganhar nossos direitos sociais (Acordo Coletivo do Trabalho).
    4. A atual diretoria da ANABB quer corrigir os salários dos funcionários da ANABB, nos próximos anos, apenas com o INPC, e incluiu isso no Acordo Coletivo! Ou seja, estão propondo congelar nossos salários por vários anos! Estamos todos desmotivados e preocupados!

    ResponderExcluir
  50. Putz., já não bastassem os conselheiros especialistas(que tambem devem) da Previ, mais conselhos...

    ResponderExcluir

  51. SE a ANABB estiver fazendo isso eh um absurdo eh so os funcionarios aguirem a art 5 da CF de 1988,pois o que estao fazendo eh um retorno a DItadura, e isso eh INACEITAVEL.


    Joel

    ResponderExcluir
  52. Prezada ecilia,
    Eu acredito que a PREVI PODE E DEVE efetuar, pelo menos, o alongamento da divida.Esta dentro da filosofia da pres. Dilma, evita jogar nais dinheiro na conta dos endividados e concede um "aumento" indireto nos nossos beneficios.Não conceder esse alongamento é apenas sinal de burrice e sadismo para com os donos desse patrimônio fabuloso do nosso fundo de pensao.

    ResponderExcluir
  53. Ao anônimo de hoje às 09:53, gostaria
    de saber do coléga, quem é que disse
    que somos donos de alguma coisa, vo-
    ces ainda estão fora da casinha, o do
    no da PREVI é o BB/GOVERNO FEDERAL, e
    posso te provar que é isso mesmo. Nem
    no ES os diretores da Previ são liberados de resolver qualquer aumento. Está tudo dominado nesta ditadura dos Petralhas. E nós os trouxas de plantão ainda votamos em eleições para PREVI.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário