segunda-feira, 3 de setembro de 2012

E a revisão do ES sai ou não sai?

Caros Colegas,

Hoje, dia 03.09, aconteceu a reunião do Conselho Deliberativo da Anabb e, conforme combinado, pautei o assunto de interesse de muitos colegas - revisão do Empréstimo Simples Previ. Segundo decisão do Presidente do Conselho, Sr. Botelho, o assunto só entrou na pauta no final da reunião, como "assuntos diversos" para conhecimento, com a argumentação  de que não dizia respeito às atribuições do Conselho Deliberativo da Anabb. Também coloquei essa demanda dos associados quando os membros da Diretoria Executiva estiveram presentes na reunião e a resposta do Diretor-Presidente, Sergio Riede, foi que, segundo informações que obtiveram, a Previ estaria estudando alternativas para rever o ES e que no evento organizado pela Anabb sobre a Previ que acontecerá terça e quarta-feira (dias 04 e 05.09), contará com a presença do atual Diretor de Seguridade da Previ, que deverá trazer novidades sobre o assunto.
Infelizmente, só poderei participar do evento pela manhã, pois tenho compromisso firmado anteriormente. De qualquer forma, vários colegas estarão presentes e poderão nos atualizar sobre os assuntos discutidos.
A questão da minuta apresentada para retirada de patrocínio também será discutida e a ausência de teto para cálculo da aposentadoria fará parte do programa.
O evento terá grande divulgação e eu também estarei discutindo os diversos assuntos apresentados aqui no blog. Conto com vocês para enriquecermos o debate.

19 comentários:

  1. Prezada líder e diretora, Drª Cecília
    Conforta-nos saber que a ANABB está discutindo tantos problemas da VIDA dos aposentados e pensionistas, bem como tomando a iniciativa de atuar junto ÀQUELES QUE DECIDEM SOBRE AS NOSSAS VIDAS: Poderes EXECUTIVO E LEGISLATIVO. Não seria possível também atuar junto ao PODER JUDICIÁRIO? Há tanta coisa parada por aí!...
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir
  2. Quando da posse do Dr. Medeiros como novo presidente da Afabb-RS ocorrida ontem, 03.09.12, o diretor Marcel, presente, afirmou: “a decisão sobre o reajuste do ES sairá no mes de outubro, como no ano passado”. Dr. Medeiros afirmou no seu blog que “mereceu atenção especial do Marcel - e elogios – a proposta recebida do colega de Joinville, o mestre Carlos Valentim, que está sendo objeto de uma análise criteriosa, pois trás inovações interessantes”. Aproveitando essa abertura e o consequente diálogo estabelecido com os associados através das entidades representativas, penso que tenha chegado a hora de a Anabb apresentar algum tipo de sugestão diretamente à diretoria de seguridade que venha ao encontro dos anseios dos aposentados e das pensionistas do “PB-1”. Você concorda?










    ResponderExcluir
  3. Porque melhorias ´so no ano que vem? Não é ano de eleições na Previ.

    ResponderExcluir
  4. Caro colega anônimo das 12:08h,
    Lembre-se que as próximas eleições serão em maio de 2014. O aumento do prazo e limite do ES ano que vem, pode deixar a imagem de que eles (dirigentes eleitos) estão realmente preocupados com os anseios dos associados. O correto seria demonstrar essa preocupação ainda este ano, principalmente porque, segundo informações, as contas fechadas até julho provocaram um déficit nas contas de uns 2 bilhões que, conforme regra aprovada para o fundo previdenciário para arcar com o BET (beneficio especial temporário), se houver déficit, o fundo é utilizado para cobrir a reserva de contingencia (25% das reservas matemáticas). Esse é o grande risco desse fundo se extinguir antes do prazo acordado com os associados, ou sejam 60 meses.
    Se existe o risco do beneficio temporário se extinguir, como o diretor eleito e sua chapa cuprirá a promessa de transformá-lo em beneficio definitivo?

    ResponderExcluir
  5. Caro colega anônimo das 11:49h,
    Eu sempre acreditei e continuo apostando que a Anabb tem um papel fundamental nesse processo. Ela tem a obrigação de defender os interesses dos colegas. É a sua missão.

    ResponderExcluir
  6. Cláudio Roberto Almeida4 de setembro de 2012 às 13:44


    Cecília,

    A suspensão da prestação do ES de setembro 2012 (a revisão está prometida para outubro) além de ajudar será uma demonstração de boa vontade por parte da Diretoria nova.
    Por favor leve a sugestão.
    Só setembro por enquanto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecilia,

    Diariamente leio o teu BLOG, pois, te considero uma colega aposentada, competente, preparada, atuante. Que bom se tivessemos tantos outros colegas nesse nível e com tanta motivação. Continues assim.
    Um grande abraço
    flavio fagundes Crz Alta RS




    ResponderExcluir
  8. Cecília

    Vou fazer eco a inúmeros colegas.
    Enquanto o E.S. BEM melhorado não
    chega (prometido para outubro)
    faça todo seu esforço tão peculiar
    aos nossos melhores anseios e con-
    siga a suspenção da prestação de
    setembro/12.
    Pode não parecer muita coisa.
    Mas na atual conjuntura o que pin -
    gar na rede é peixe.
    Por favor Cecília.
    Contamos com sua força

    ResponderExcluir
  9. EUNÃO AGUENTO MAIS ESSA HISTORIA DE ES. EU NÃO AGUENTO MAIS ESSA HISTORIA DE ES. EU NÃO AGUENTO MAIS ESSA HISTORIA DE ES.

    ResponderExcluir
  10. Concordo c/o anônimo das 13:44hs, por favor DONA PREVI, suspenda o débito da parcela do ES a ser cobrada dia 20/09.Estou deveras muiiiito apertada. Já seria uma ajudinha!!!!

    ResponderExcluir
  11. No post anterior, o nosso querido coléga Lamas, se não me engano de Valinhos SP, não gostou da minha postagem: Üm passarinho me contou¨que
    o BB não vai deixar
    grandes realinhamentos no ES. Eu gostaria que o coléga desse uma lida no blog do Ari, do Medeiros, a postagem do coléga Rossi e de outros colégas, e se convencesse que de fato quem manda é o BB. Para que serve votar em eleições PREVI ?

    ResponderExcluir
  12. eu ou ganhar os 35milhoes e ai eu nao quero mais nada ehhe

    ResponderExcluir
  13. Joguei na megasena. Se ganhar reservarei UM MILHÃO DE REAIS só para emprestar aos colegas que
    desejarem. A juros zero, e o prazo ficará a escolha do mutuário. O pagamento das pretações será debiado na conta todo dia 20. Com a morte do tomador, a dívida deixará de existir.

    Por que farei isso? Porque sou adepto do ditado que diz: "Dai de graca o que de graca recebeste".

    ResponderExcluir
  14. Cara Dra. CECÍLIA:

    Na vossa categorizada opinião, a ilustre cidadã acha, por menor que seja, que a provável melhora no ES sairá ainda em outurbo/12 ou só em novembro/12, como em 2011? Atenciosamente. Muito obrigado.

    CARMEM FERNANDES PEREIRA SILVA - João Pessoa-(PB), 06.09.12

    ResponderExcluir
  15. Cara Carmem,
    Fica difícil eu responder sua pergunta, pois não sei como está o processo na Previ. Como o diretor tomou posse recentemente, eu acredito que é bem provável que atrase, se houver mudanças substanciais.

    ResponderExcluir
  16. Colega Cecília,
    Refiro-me a um trecho de comentário seu postado mais acima que, imagino, tenha causado uma certa preocupação naqueles que frequentam este seu espaço: “...segundo informações, as contas fechadas até julho provocaram um déficit nas contas de uns 2 bilhões que, conforme regra aprovada para o fundo previdenciário para arcar com o BET (beneficio especial temporário), se houver déficit, o fundo é utilizado para cobrir a reserva de contingencia (25% das reservas matemáticas). Entendo que esse possível déficit de dois bilhões tenha sido obtido levando-se em conta o fechamento do ibovespa em 31.07.12, que foi aos 56.097 pontos (vide www.infomoney.com.br/ibovespa/historico/). As 10:50hs de hoje, 06.09.12, o ibovespa estava positivo em 1,30%, atingindo o patamar de 57.603 pontos. Diante disso, penso que o quadro de preocupação em razão de um possível término do Bet antes do prazo estabelecido tenha sido amenizado. De qualquer forma, todos sabemos que o importante mesmo é o nível do Ibovespa no último pregão de 2012, que sinalizará o que poderá acontecer em 2013 com o benefício especial temporário.

    ResponderExcluir
  17. Cara Carmem,
    Espero sinceramente que sim, pois é o mínimo que os dirigentes podem fazer para minimizar a situação dos colegas.

    ResponderExcluir
  18. viver de bolsa eh especulaçao, a PREVI TEM que fazer investimentos certo , mas continuar na teimosia de SAUIP eh de lascar agora porque nao aumentam o PRAZO de financiamentos de ESIMPLES E DE IMOVEIS.


    joel

    ResponderExcluir
  19. Nao acredito que o ES saia agora em outubro.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário