terça-feira, 21 de agosto de 2012

A revisão do Empréstimo Simples sai ou não sai?

Caros Colegas,

Algumas pessoas têm cobrado minha manifestação sobre a revisão do Empréstimo Simples. Alguns até escreveram de forma indelicada sobre a questão. Antes de mais nada, gostaria que os colegas lessem os comentários que postei sobre o assunto com minha opinião. Ao contrário de muitos, eu gosto de agir, ao invés de só reclamar de tudo e de todos.

Como prometido, na última reunião do Conselho Deliberativo da Anabb, pautei o assunto na comissão temática que cuida dos assuntos relativos ao Plano 1 da Previ. Até o momento não houve nenhuma movimentação da Anabb sobre o assunto, pelo menos que eu saiba.

Como haverá reunião do Conselho Deliberativo da Anabb no dia 03.09, eu enviei email ao Presidente do Conselho, Sr. João Botelho, com cópia para todos os conselheiros, conforme reproduzido abaixo:

Caros,
Gostaria que fossem incluídos pontos de grande relevância em relação a Previ e Cassi. Como conselheira, tenho sido demandada e, acredito, que é de suma importância que esses assuntos sejam discutidos no CD, pois somos cobrados e não deixar apenas na mão da diretoria.
Em relação a Previ, além dos pontos que serão abordados no evento organizado pela entidade, existe a cobrança de uma revisão mais ousada no limite e prazo do Empréstimo Simples. Os associados tem cobrado bastante da Anabb que pressione a Diretoria da Previ para que isso ocorra. Considerandoque o atual Presidente da Anabb e o VP Financeiro apoiaram o atual Diretor de Seguridade, responsável pela apresentaçãoda proposta, seria até mAis fácil essa cobrança.
Essa proposta, apesar de não resolver a situação financeira de vários colegas, ajudaria muito a minimizar as dificuldades. Lembrando que é bem provável que ano que vem não haja superávit a ser discutido, considerandoa situação do primeiro semestre.
Em relação a Cassi, eu passo a bola para a Diretora Graca Machado e Denise Vianna, por terem expertise no assunto e conhecem bem as demandas dos colegas.
Abraços,
Cecilia

Não é a primeira vez que manifesto o meu apoio a uma revisão mais agressiva em relação ao limite e prazo do ES, ressaltando que essa revisão é da alçada da Diretoria, não precisando da decisão do Conselho Deliberativo da Previ. Dessa forma, é uma decisão que parte de proposta apresentada pela Diretoria de Seguridade. A cobrança deve ser feita também ao atual diretor, eleito pela maioria dos colegas. Cada um pode cobrar, escrevendo para o email da área: diseg@previ.com.br ou até mesmo para o "fale conosco" da Previ (www.previ.com.br).

Como falei anteriormente, não há nenhum risco em aumentar prazo e limite do ES, pois a taxa que a Previ cobra tem tido rentabilidade melhor do que muito investimento do Fundo e o risco é zero, visto que existe a margem consignável, onde os associados não podem solicitar um valor além de suas possibilidades de pagamento, o débito é em folha e, mesmo nos casos de falecimento dos associados antes do término de pagamento do empréstimo, a taxa percentual cobrada comporta esses valores.

Finalizando, podemos concluir que trata-se de uma decisão política e que os representantes eleitos pelos associados têm a obrigação de apresentar uma proposta que atenda os anseios dos colegas.

21 comentários:

  1. Colega Cecília,
    A sua colocação “ao contrário de muitos, eu gosto de agir, ao invés de só reclamar de tudo e de todos” só vem reforçar o que eu comentei no post anterior quando disse que o seu blog, o do Ari e o do colega Medeiros estão desempenhando papel superinteressante nessa “cruzada” em favor de dias melhores para todos os aposentados e as pensionistas do “PB-1”. Você agiu da forma como todos nós esperávamos. O pleito está agora nas mãos da diretoria da Anabb, em especial o presidente e o vice-presidente financeiro da entidade. Do que ocorrer a partir de 03.09.12, aguardaremos manifestação. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jorge,

    Existem algumas lideranças e entidades que podem muito bem comprar essa briga, principalmente considerando que temos metade dos eleitos. A pressão que alguns colegas, através de seus blogs e sites, estão fazendo, ajuda muito a conseguir avançar nesse ponto. Pode ter certeza que eles estão lendo o que estamos escrevendo.

    ResponderExcluir
  3. Para todos saberem e cobrarem, quais seriam as lideranças e entidades que podem comprar essa briga??

    ResponderExcluir
  4. Todo aquele que toma a iniciativa de falar ou fazer alguma coisa em pró de nossa comunidade (aposentados/pensionistas), é digno de respeito. A senhora está fazendo a sua parte, tem o nosso respeito.
    Boa sorte e fique com Deus.
    Josué Jorge Junior
    Castro PR

    ResponderExcluir
  5. Clega Cecilia, não entendo como a prewvi pode termedo de sofrer prejuizo com o empréstimo simples que é garantido pelo fqm se além dessa garantia ela vai deixar de pagar a complementaão da aposentadoria que é muito maior do que a prestação do empréstimo sinples, com a morte do velhinho ela só vai ter lucro.

    ResponderExcluir
  6. Deixem de ser inocentes! Se a chapa 1 tivesse vencido não mudaria nada, pois na Diretoria seria um só a votar a nosso favor contra os demais. No Deliberativo estaria submetido ao Voto de Minerva. Deixem de sonho, nada e nem ninguém muda a PREVI com esse tipo de gestão que lá está. Podem eleger para o Deliberativo: Buda, Madre Tereza de Calcuta e Ghandi que perderiam as votações para o Presidente do Deliberativo: o Judas e os dois conselheiros indicados pelo BB: Barrabas e Caim... Eu nem me dou ao trabalho de votar, pois qualquer um que se eleger não conseguirá mudar nada.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Colega Cecília.

    Venho lhe agradescer pelo empenho na reestruturação do ES-PREVI.

    Em nome das muitas colegas pensionistas que como eu estão com muitas dificuldades financeiras,temos a esperança de melhores dias com uma mudança nos prazos do ES,já que limite a grande maioria tem sobrando,devido a limitação da margem.

    Continue a batalha,eu em particular lhe agradesço e creio que a Anabb irá ter através dos conselheiros uma posição firme,para com o Novo Diretor Marcel Barros,para uma melhor condição dos tomadores do ES-PREVI.

    Cordialmente

    Rosalina de Souza

    Pensionista

    Matrícula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  8. Cecilia, voce sempre esteve do nosso lado e agradecemos muito sua atenção aos nossos problemas,se conseguirmos o apoio da Anabb para o ES 180/180, com certeza a Previ aprovaria, seria uma grande vitória.Obrigado por seu empenho.

    ResponderExcluir
  9. D. Cecilia,

    Grato por nos ajudar. Quando sair o ES nas condições que todos desejamos aí, sim, a senhora usará este espaço precioso para abordar outras questões para cujas soluções exigem mais tempo e os interessados podem esperar.
    Mas, voltando ao ES, soube que a diretoria de seguridade pode resolver sozinha essa parada. Então pergunto, por que não o faz?
    Caso negativo, volto a perguntar: Que tipo de autoridade tem um diretor que não tem alçada para isso?
    Não é o caso, mas comparo essa situação com a de um gerentezinho de agência que não tem competência para acolher um cheque de cinquenta reais, emitido por um bom cliente, argumentando ser coisa do sistema. Isso é um gerente ou é um robô?

    ResponderExcluir
  10. Cláudio Roberto Almeida23 de agosto de 2012 às 13:22


    Cecília,

    Sugiro que a Previ suspenda o pagamento das prestações de setembro/outubro 2012 até que os estudos da revisão anual sejam concluídos. Ainda há tempo de levar a reivindicação para a reunião de terça feira 28.08.2012.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Valeu a pergunta D. Cecília!!!

    Como é, sai ou não sai o ES melhorado?

    Agora, se perguntarem para quando, responda solenemente: Para ontem!!!

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Prezada Cecilia,
    Gostaria que você comentasse a noticia abaixo,que faz parte de uma materia publicada pela Revista Exame:
    Previ

    Além de tudo isso, o BB ainda enfrenta um desafio na gestão do Previ, o fundo de pensão dos seus funcionários e o maior do país. Um levantamento feito por EXAME e publicado na edição mais recente da revista, mostra que, em 2011, dez das 15 maiores fundações do país não conseguiram entregar o que prometeram. É o caso do Previ.

    Segundo o Santander, o banco pode ter que financiar os déficits do fundo de pensão se os preços das ações do Banco do Brasil e da Vale (VALE3; VALE5)permanecerem em níveis atuais. O Previ tem aproximadamente 100 bilhões de reais em ações da mineradora"
    Eu pergunto: A Previ tem mesmo quase 100 bilhoes em açoes da Vale...?

    ResponderExcluir


  13. Pessoal,

    Dentre as reivindicações dos bancárioso na campanha salarial deste ano, constam: AUMENTO DE 10% E PL NO VALOR APROXIMADO DE 10 MIL REAIS.

    Eles serão atendidos, claro. Senão farão greve, sua arma maior, de não ir trabalhar.

    Enquanto que nós, aqui, há anos que mendingamos aos diretores para que nos concedam um empréstimo que nos tire do sufoco das dívidas, e ainda não fomos atendidos.

    E o que é pior, segundo comentam, o dinheiro que pagará essa PL sairá da Previ, do nosso fundo portanto.

    Quanta falta de Justiça!!!

    ALô seu Marcel, Veja isso!!!

    Marque sua passagem pela Previ com um ato de Justiça que favoreça também aos aposentados!!!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Colega Cecília,

    Concordo plenamente com o colega Clúdio Roberto. Já que é tão difícil a decisão sobre o es, a Previ, como forma de atenuar nossa situação, poderia suspender a cobrança do es em setembro/outubro, enquanto não libera nada ou até que ela libere alguma coisa. Colega se puder, leve essa sujestão do colega para a reunião também.

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecilia, tambem concordo com o colega Claudio Roberto, onde ele sugere a Previ que suspenda contribuiçao mensal do ES nos meses de Setembro e Outubro/2012, seria uma grande ajuda a quem tem o ES descontado em folha. Obrigado mais uma vez pela oportunidade. aposentado de Cambé-PR.

    ResponderExcluir
  16. Caros Colegas,

    Vocês podem contar com meu apoio. É lógico que eu gostaria mais de estar discutindo melhorias de benefícios, porém como será muito difícil, na atual conjuntura, distribuirmos superávit... já que não podemos fazer o ideal, vamos aprovar mecanismos que minimize a situação de muitos. Principalmente, considerando que é um retorno muito melhor para a Previ do que muitos investimentos que estão sendo feitos.
    VAMOS LÁ ELEITOS DA PREVI, VAMOS DEFENDER OS INTERESSES DOS COLEGAS... VAMOS LEMBRAR QUEM SÃO OS VERDADEIROS DONOS DESSE PATRIMÔNIO...

    ResponderExcluir
  17. Juro que não entendo, pedem para melhorar o ES que seus problemas estarão resolvidos ou que a Previ não cobrar por tres meses as parcelas do ES. Como pode isso? Querer mais limite se não conseguem pagar o que já tem contratado, o ideal então seria somente dilatar o prazo para reduzir as parcelas, se liberar mais dinheiro continua tudo na mesma, não se consegue pagar.
    Não estaria nos faltando melhores proventos? ES não é a solução, já melhores benefícios... não seria melhor brigarmos por isso?

    ResponderExcluir
  18. O diretor-sindicalista Marcel está mostrando a que veio. Por um lado, nos acena um buquê de ilusões, como antecipação do reajuste para janeiro, lutar pela derrubada da resolução 26(pago para ver), incorporação do BET e aumento das pensões(ambos dependem do Banco do Brasil e da PREVIC), mais melhorias no Empréstimo Simples. No reverso da moeda, faz verdadeiro terrorismo, insinuando que os velhinhos trambiqueiros colocam em risco o equilíbrio da PREVI ao contratarem o empréstimo simples, pois se eles tiverem a péssima idéia de morrer, terá que se recorrer ao FQM; chegou, inclusive, a dizer que tal fundo foi OBRIGADO a cobrir R$ 3 milhões, em um determinado mês.
    Ora, o balanço da PREVI, em 2011, fechou com ativos de R$ 156.8 bilhões, e R$ 3.37 bilhões de Empréstimo Simples, 2,15% do patrimônio. Ele deve achar que, além de trambiqueiros, somos débeis mentais, querendo que acreditemos que 2,15% colocam em risco o equilíbrio de nosso fundo de pensão; já sobre os R$ 7.5 bilhões (4,78% do patrimônio), dos quais o Banco se apropriou , ele não fala uma palavra, este “desfalque” não deve representar risco.

    ResponderExcluir
  19. SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA O ES: LIMITE ATÉ O MÁXIMO DA MARGEM CONSIGNÁVEL.

    ResponderExcluir
  20. Prezada Cecília,

    Como leitor assíduo do seu blog, e sempre atento aos assuntos mais representativos, gostaria de voltar ao ano de 2002, e lembrar do então candidato a deputado estadual pelo estado de São Paulo, Sr. Marcel Juviniano Barros, hoje Diretor de Seguridade da PREVI.
    Naquele pleito, embora não tenha conseguido se eleger ,obteve 9.199 votos, muitos dos quais com certeza ,de colegas do BB, que hoje clamam por questão de imensas dificuldades, de uma revisão do ES que atenda o clamor que se observa.
    Dos municípios em que obteve significativa votação, citamos: Bragança Paulista, São Paulo, Atibaia, Campinas, Piracaia, bem como de um total de 319 municípios onde foi votado.
    A todos aqueles, que naquele ano atenderam ao seu pedido do voto, e que no momento aguardam por um desfecho favorável da revisão do ES, que se manifeste pessoalmente ao Sr. Marcel.

    Fonte: http://www.seade.gov.br/produtos/eleicoes/candidatos/index.php?page=pol_det&cand=71554

    ResponderExcluir
  21. A nova diretoria da anabb, lobo em pele de cordeiros! Cuidado, querem dar o golpe até nos próprios funcionários!!!!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário