quinta-feira, 15 de março de 2012

Fundos: BB e Previ - Denúncias

Presidente da Previ pagou casa com dinheiro vivo
Dirigente de fundo de pensão afirma que tomou R$ 190 mil emprestados de empresário
O presidente da Previ, Ricardo Flores, usou R$ 190 mil em dinheiro vivo para comprar uma casa em Brasília em 2010. Flores afirma que tomou o dinheiro emprestado de um empresário conhecido, que negou a informação.
Funcionário de carreira que chegou à vice-presidência do Banco do Brasil, Flores assumiu em junho de 2010 a Previ, fundo de pensão dos funcionários do banco, que tem ativos de R$ 150 bilhões.
Depois, comprou a casa de uma dentista por R$ 1,65 milhão. Na semana passada, Flores disse à Folha que pagou R$ 900 mil com um empréstimo da Previ e R$ 750 mil com recursos "disponíveis". Flores ganha R$ 50 mil bruto por mês.
A dentista Angela Françolin disse que parte do pagamento foi feito em espécie. "Fui um dia, à tarde, buscar na imobiliária. O dinheiro estava num envelope pardo."
Questionado sobre isso, o presidente da Previ disse que, para completar sua parte, tomou R$ 190 mil emprestados de um empresário e repassou os recursos em espécie a pedido da dona da imobiliária que intermediou a transação.
Segundo documentos que Flores exibiu à Folha, o empresário é Jorge Ferreira, dono de restaurantes em Brasília e amigo de políticos do PT.
Ferreira disse conhecer Flores, mas afirmou que nunca emprestou dinheiro a ele. "Nunca. Para o presidente da Previ? Me tira disso." Procurado novamente ontem, Ferreira não quis dar entrevista.
O presidente do BB, Aldemir Bendine, também usou dinheiro vivo num negócio em 2010, quando pagou R$ 150 mil em espécie por um apartamento em São Paulo.
Flores e Bendine são protagonistas de uma disputa política que tem alimentado trocas de acusações.
Flores afirma que origem do dinheiro é legal
O presidente da Previ, Ricardo Flores, disse que financiou a compra da casa que adquiriu em 2010 de forma legal. Flores disse que usou um empréstimo da própria Previ e pagou o restante com "recursos disponíveis", incluindo aplicações financeiras e o empréstimo de R$ 190 mil do empresário Jorge Ferreira.
"O empréstimo foi realizado de forma absolutamente regular e está registrado em minha declaração de Imposto de Renda, como manda a legislação", afirmou Flores.
"Não houve recursos guardados em casa ou embaixo do colchão. Consegui um empréstimo pessoal", disse.
Informado de que Ferreira negou ter feito o empréstimo a ele, Flores não quis fazer comentários. "Como se trata de questão pessoal, protegida pelo sigilo fiscal, reservo-me o direito de não divulgar mais informações sobre a questão", afirmou. (ANDREZA MATAIS, colaborou ÍTALO NOGUEIRA - Folha de S.Paulo)

24 comentários:

  1. Os dois foram menor-aprendiz no BB, menores carentes !
    Puxa, comprando casa de R$ 1,65 milhões!!
    SÓ DE SALÁRIOS E EMPRÉSTIMOS ?

    (Tem ajuda de amigos PeTistas...)

    ResponderExcluir
  2. E nós, aposentados, cada vez numa PIOR. Paguei por mais de 20 anos um AP de 2 quartos financiado pela PREVI, que vale 10% disso. Somando-se as parcelas pagas, calculo que foi pago uma três vezes o valor do imóvel/financiamento, mas o saldo devedor só crescia. Hoje tento vendê-lo pra sobreviver, mas não consigo comprador. Alguém aí de Brasília - capital onde jorra o dimdim - se habilita comprá-lo?

    ResponderExcluir
  3. Comentário publicado no blog do Claudio Humberto:

    15/03/2012 | 13:23
    Basta ser petista
    "Presidente da Previ usou R$ 190 mil em espécie para comprar uma casa". Vejam aí senhores funcionários do Banco do Brasil, aposentados da entidade e sindicatos dos bancários dominados pela CUT/PT. Esse camarada deve ser petista pois para se dar bem em qualquer posto no governo ou em estatal tem que ser do partido. A corrupção está comendo solta no país, a roubalheira está geral e onde está o judiciário? Até hoje os mensaleiros do PT não foram julgados e nem escrachados e vilipendiados publicamente em suas vidas como os corruptos de outros partidos. Corrupto tem que ser punido seja de que partido ou entidade for, sem contestação mas, sendo do PT, são "blindados" até o fim com a complacência de políticos e do Ministério Público, é uma vergonha.

    Roberto Freitas
    Brasília - DF

    ResponderExcluir
  4. Agora sei porque nao aumentaram o limite do ES.Não sobrou!!!Se foi da Carim, haja margem!Foram menores aprendizes carentes ? AH! Então aplicaram o bolsa-familia.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Cecília,

    Pediria esclarecer-nos acerca da recente reunião do Conselho Deliberativo da ANABB que, dentre outros assuntos tratados, estaria o de aprovar ou não a medida proposta de submeter ex-dirigente da entidade ao seu Conselho de Ética.

    Foi veiculado em um de nossos Blogs afins tal informação. Poderias confirmar ou não a veracidade desta informação?

    ResponderExcluir
  6. É dona Cecília

    Já votei muito neste povo na CASSI e na PREVI, agora só tenho uma dúvida. Ou voto na sua chapa ou na chapa Participação. Vou esperar a apresentação das propostas para escolher, mas neste povo da CONTRAF nunca mais mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Cecília

    Trabalhei por mais de 31 anos no BB, sou econômico, ocupei vários cargos nesta empresa, mas pelo fato de sempre ter sido honesto (e me orgulho muito disto) nunca tive 190 mil ou 150 mil em espécie na minha casa.
    Estão tentando me fazer decepcionar com o BB ou com a nossa Previ, mas não vão fazer não, eles vão embora um dia, quem sabe para a cadeia, mas as instituições vão ficar, e vamos sempre nos orgulhar delas.

    ResponderExcluir
  8. E nessa panela de pressão com agua fervendo quem mais sofre somos nos pobres mortais que nao temos a QUEM APELAR.

    ResponderExcluir
  9. Todos estes escândalos envolvendo o Banco do Brasil nada mais são que mais do mesmo. Lá pelos anos 70, era o agora ingênuo "escândalo da mandioca"; já no governo FHC a coisa começou a aumentar de tamanho, com vice-presidente do Banco operando "no limite da irresponsabilidade", no processo de privatizações. Agora, são imóveis de luxo adquiridos com recursos de origem obscura, pagos em dinheiro vivo. Não escapa ninguém, petistas, tucanos, demos, pêmêdêbês, cumunistas, e outros bichos esquisitos que habitam a selva da política brasileira.

    ResponderExcluir
  10. Que modalidade de empréstimo foi essa que o Sr. Flores contraiu junto à Previ de 900 mil? Além do empréstimo simples que permite transação de apenas 110 mil, e o empréstimo imobiliário, que outra modalidade de empréstimo existe? Ou existe empréstimos paralelos para o alto escalão da Previ? Quem sabe eu não posso, também, fazer esse tipo de empréstimo, num valor menor, claro. Apesar de não ter casa, neste momento almejo tão somente 9 mil para afrouxar esta corda tão entrelaçada no meu pescoço. Alguém poderia me dizer, por favor?

    ResponderExcluir
  11. Caro Juarez,
    Ninguém é contra o código de ética e a comissão de ética. Qualquer empresa ou associação deve ter. O que foi levantado foi a necessidade do código apresentado pela diretoria fosse analisado pelo aspecto jurídico, fato que não ocorreu. Inclusive, não foi meu grupo que solicitou o parecer jurídico.
    Aliás, fui eu quem apresentou a proposta do código de ética aprovado à diretoria que complementou com algumas modificações.
    O ponto que há discordância é em relação ao funcionamento da comissão de ética. Nós defendemos que ela seja criada a cada fato concreto, de acordo com as pessoas envolvidas e o outro grupo defende que exista uma comissão de ética permanente. A nossa preocupação é que essa comissão de ética permanente crie uma casta dentro do Conselho.
    É mentira dizer que não queremos submeter ex-dirigente da entidade, até porque, até o momento, não houve prova de que ele seria enquadrado no código de ética.
    Eu, inclusive apresentei proposta na diretoria de que a comissão de ética não fosse permanente e, dependendo do envolvido, ela seria criada com pessoas que não tivesse relação com o caso a ser analisado. A comissão de ética não pode ter o caráter de polícia dentro da entidade, ela tem que ter como objetivo fazer valer o código de ética e criar uma cultura ética entre todos os envolvidos, inclusive funcionários e contratados.
    Outro ponto que é muito explorado é o fato de não ter criado a comissão de ética ano passado,porém o código de ética estava em desacordo com o estatuto e regimento interno e teria que ser adequado, pois o código existente era de 98 e, caso fosse criada a comissão, seria por puro oportunismo de algumas pessoas que decidiram romper com o grupo existente.
    Infelizmente, muitos interesses pessoais estão envolvidos, por isso é pouco provável que a verdade venha a tona. Existem falhas administrativas na Anabb, mas nada que paté porque a entidade cresceu muito e não se preparou adequadamente para esse crescimento, na forma administrativa, porém nada que possa ser levado como ilegal ou ato de mau caratismo, como alguns, levianamente, tentam demonstrar, pelo menos até o momento foi o que analisamos na Diretoria.
    O período que atuei na Diretoria foi muito enriquecedor e não tenho nada que falar da atuação dos demais dirigentes. A minha decisão foi pessoal e motivada, principalmente, depois da reação à matéria que saiu no Valor Econômico. Eu percebi que ficaria numa situação complicada, já que existem três chapas dentro da Anabb nas eleições da Previ, por isso, achei melhor eu focar na minha prioridade e não onerar a entidade me licenciando.
    Em nenhum momento meu grupo teve a intenção de passar o trator, aliás quem passou o trator não fomos nós e o que eles fizeram convidando uma colega do nosso grupo para assumir um cargo de diretoria, isso sim não foi ético, pois ela ficou tentada e aceitou, porém após refletir melhor, voltou atrás.
    Usar as fraquezas das pessoas para enfraquecer um grupo, isso sim, não é comportamento ético. Foi lamentável o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  12. Não é de hoje que sabemos que o BB e A PREVI possuem dirigentes corruptos,o que não é o seu caso Cecília.Poucos sãoos que entraram e saíram de cabeça esguida e vestes limpas de lá.Esta conversa de que o cara é tão inteligente que começou como menor sei lá do que no banco e chegou a Vice-presidência é pura ladainha, repetida n vezes como se fosse verdade.A verdade é que se não fossem os conchavos, as artimanhas, os apadrinhamentos e toda sorte de trapaça e busca do sucesso a qualquer custo não seria assim a sorte de tais pessoas.Mas como o mundo dos homens é assim a nossa esperança é a Justiça Divina que não é deste mundo!

    ResponderExcluir
  13. Caro colega anônimo das 21:59h,

    Se pensarmos que um executivo do Banco recebe, aproximadamente, R$ 40.000,00 mês, fora a PLR que é bem robusta, se a pessoa poupar, aplicar esse dinheiro e não mergulhar na gastança, eu acredito que poderia ter recursos para isso. É preciso ter cautela antes de afirmar que os recursos têm fonte ilegal, o que complicou a situação foram as justificativas que não se confirmaram, ai sim, ficou muito chato. Como é que você diz que pegou emprestado com fulano e o fulano responde: "Eu, hem, tô fora!" Complicou, né? Nessas situações, a melhor coisa é falar a verdade, esta não tem como ser contestada.

    ResponderExcluir
  14. Caro Wilson,

    Eu concordo plenamente contigo. Às vezes eu ficou pensando que nós temos que chegar no fundo do poço para depois conseguir superar e iniciar uma nova fase, mas esse fundo do poço não chega nunca. Cada vez piora. Eu não consigo mais acreditar em nenhum político, apesar de ainda tentar acreditar que nós vamos conseguir sair desse mar de corrupção e partir para uma gestão mais correta e ética. EStá difícil continuar acreditando nisso, mas temos que tentar, pois caso contrário, podemos adotar uma postura de que não há nada mais a fazer e isso é o pior dos mundos.

    ResponderExcluir
  15. Caro Manoel Sales,

    Esta parte está correta, pois o limite do ES é a partir da sua margem consignável, ou seja, é calculado em cima da sua remuneração mensal, dos recursos que você tem disponíveis e que sejam suficientes para arcar com a mensalidade, fato que, em relação ao salário dos executivos, não é difícil arcar com uma mensalidade de R$ 8.000,00, aproximadamente para quem ganha R$ 40.000,00.

    ResponderExcluir
  16. Cecilia, discordo do limite do ES a partir da margem consignavel,como explicou ao colega Manoel Sales.O teto é de R$ 110.000, desde q tenha margem consignavel, ou talvez quizesse dizer Empr imobiliario.E quem tem uma prestação de R$ 8.000,00 já sabe que a PREVI vai pagar lhe pagar uma aposentadoria gorda... Enquanto isso, nós........

    ResponderExcluir
  17. Caro Fernando,

    Você tem razão, eu estava me referindo ao empréstimo imobiliário - CARIM, que deve ter sido o empréstimo que ele utilizou. Realmente para alguém assumir um encargo nesse nível tem que ter uma garantia de que conseguirá pagar...

    ResponderExcluir
  18. A presidente Dilma Rousseff já avisou a ministros próximos que Ricardo Oliveira será exonerado da vice-presidência de Governo do Banco do Brasil e que vai atuar para apear Ricardo Flores do comando da Previ, informa o "Painel", editado por Vera Magalhães e publicado na Folha desta sexta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

    O Planalto responsabiliza a dupla por alimentar a guerra entre o BB e o fundo de pensão. Eles foram alertados no auge da crise pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) de que seriam demitidos se a troca de acusações prosseguisse.

    Presidente da Previ pagou casa com dinheiro vivo
    Origem de dinheiro para compra de casa é legal, diz presidente da Previ

    A divulgação de que Flores comprou uma casa com parte dos recursos em dinheiro vivo fez o governo concluir que o recado foi ignorado.

    O presidente do BB, Aldemir Bendine, será mantido.

    "Folha de São Paulo" 16-03-2012

    ResponderExcluir
  19. Prezada Cecilia,

    Sou leitor assíduo de seu blog. e às vezes discordo de seus entendimentos, mas na maioria das vezes me coaduno com suas opiniões.

    Sobre esta questão mencionada por você, sob o título "Gestão da ANABB", gostaria de tecer alguns comentários e fazer alguns questionamentos.

    Inicialmente quero salientar que também já fui admorador do Valmir e de tudo o que Elel fez pela ANABB, mas desde que estourou o problmea da TOKIO MARINE, deixei de acreditar na postura ética e honesta que ele dizia.

    Mesmo assim, entendo que a sua figura ultrapassa a do Valmir, ou seja, sua trajetória e sua capacidade, já demonstradas na Diretoria de Seguridade da PREVI, não são contaminadas pelos atos e desmandos do Valmir.

    Em virtude disso, faço alguns questionamentos, que em muito ajudarão, não só a mim, mas aos leitores que estão vendo essas coisas acontecerem.

    Você disse no blog - "... Não achei justo pedir licença remunerada, como é a regra geral, para participar do pleito eleitoral, por isso o pedido de renúncia..." - Prezada Cecilia, não seria o caso de se afastar sem vencimentos, ou mesmo fazê-lo depois da reunião do Conselho Deliberativo?

    Em sua resposta à colega LUCELENA é feita afirmação "...Da mesma forma, esse grupo tentar uma colega a assumir a diretoria... me desculpe, Lucia, mas foi muita maldade...". Explique-nos melhor Cecilia, porque deu-me a entender que a Conselheira que assumiu e depois renunciou viu-se fascinada pelos salário de diretora da ANABB e não pelo bom exercício do mandato para o qual foi eleita!

    E finalmente, Cecília, o que mais me importa neste momento. - Qual o seu posicionamento sobre a formação desse (Conselho ou Comissão) de Ética que vai ser instaurado.Seja qual for a forma escolhida pelo Conselho Deliberativo, o mais importante para nós associados, é que ele exista, e trabalhe, e apure tudo o que aconteceu, DOA a QUEM DOER!!

    Como seu leitor atrevi-me a pedir essas posições a você.

    Certo de sua compreensão e cordialidade me despeço fraternalmente,

    Augusto Reis

    PS. Em tempo sei que você publica os comentários independente se são contra ou a favor de seus posicionamentos, pois o debate contribui para a causa.
    Mas peço licença para enviar este conteúdo a colegas que não lêem o blog para que possam se inteirar do assunto.

    ResponderExcluir
  20. Caro colega Augusto,
    Eu já falei sobre esse assunto e expliquei que tinha para explicar.
    Em relação ao código de ética tambem já coloquei minhas posições e, em relação a comissão de ética, na minha opinião, não deveria ser permanente e sim nomeada a cada fato a ser analisado, mas isso tambem já expliquei.

    Caro Augusto, os fatos serão esclarecidos pela diretoria da Anabb, mas tenha certeza que o bandido da história não e o Valmir.

    Por que a minha opção tem que ser a licença sem vencimentos e não a renuncia? Eu avaliei e decidi que era o melhor para mim e para a entidade que poderia nomear um outro diretor para tocar a diretoria de comunicação.
    Bom, Augusto, espero que tenha explicado suas colocações. O resto você poderá ler nos comentários que postei anteriormente.

    ResponderExcluir
  21. Cara Cecilia,


    Será que teremos emprestimo simples agora em abril/2012?

    Grata,

    ResponderExcluir
  22. Só não entendo uma coisa. Se a Previ foi criada pelos funcionários do BB,porque então para nomear o Presidente da PREVI, tem que ser indicação do Presidente da República? Afinal de contas a PREvi não é nossa?O BB levou 7,5 bilhões do superávit e ainda nega a pagar os pré-67.Estão dando prejuizo para os assistidos.Quando é que a PREVi vai ficar livre dos desmandos do BB e do Governo? Precisamos sim é de melhoras em nosso salário que encontra-se achatado.Trocaram o índice IGPI pelo INPC para acabar de vez com os aposentados.Só falta agora o Governo encampar a PREvi de vez e nos deixar na pior.

    ResponderExcluir
  23. Do jeito que está indo a PREVI não demora muito para esse fundo transformar-se em PREVI-Fundo de Pensão do alto escalão do governo.Coitado dos funcionários aposentados.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário