sexta-feira, 16 de março de 2012

Caros colegas,

Tirando um pouco o foco de denúncias e eleições, eu gostaria de compartilhar parte de uma entrevista que saiu na revista Poder, com o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. Ele aborda pontos interessantes sobre o bom funcionamento do nosso cérebro e o que influencia um melhor funcionamento do nosso corpo e mente.
Com essa nossa rotina pesada, muitas vezes com dificuldades financeiras, ou mesmo problemas familiares ou de saúde, a vida vai apresentando caminhos e se não estivermos fisicamente preparados, podemos escolher o caminho errado e piorar a situação. Estar bem fisicamente e mentalmente é a melhor opção para superar as dificuldades. Prestar atenção às mensagens que seu corpo transmite é muito importante para superar as dificuldades.
Você está em dia com seu check-up?


O que fazer para melhorar o cérebro ?
Resposta: Você tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a autoestima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a autoestima no ponto.

PODER: Cabeça tem a ver com alma?
PN: Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.

PODER: O que se pode fazer para se prevenir de doenças neurológicas?
PN: Todo adulto deve incluir no check-up uma investigação cerebral. Vou dar um exemplo: os aneurismas cerebrais têm uma mortalidade de 50% quando rompem, não importa o tratamento. Dos 50% que não morrem, 30% vão ter uma sequela grave: ficar sem falar ou ter uma paralisia. Só 20% ficam bem. Agora, se você encontra o aneurisma num checkup, antes dele sangrar, tem o risco do tratamento, que é de 2%, 3%. É uma doença muito grave, que pode ser prevenida com um check-up.

PODER: Você acha que a vida moderna atrapalha?
PN: Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.

PODER: Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro?
PN: Todo exagero.
Na bebida, nas drogas, na comida, no mau humor, nas reclamações da vida, nos sonhos, na arrogância,etc.
O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra.
É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa.


PODER: Qual a evolução que você imagina para a neurocirurgia?
PN: Até agora a gente trata das deformidades que a doença causa, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente que te faz infeliz. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.

PODER: Você acha que nós somos a última geração que vai envelhecer?
PN: Acho que vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem mentalmente ,com saúde, e bom aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha.

PODER: Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas?
PN: O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades. Você vê pais reclamando que os filhos não saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.

PODER: Você acredita em Deus?
PN: Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vai até a família e diz:
"Ele está salvo".
Aí, a família olha pra você e diz:
"Graças a Deus!".
Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, que existe algo mais independente de religião.

12 comentários:

  1. GUERRA SUJA BB X PREVI sei lá que número, perdi a conta

    VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

    Gota d'água

    A presidente Dilma Rousseff já avisou a ministros próximos que Ricardo Oliveira será exonerado da vice-presidência de Governo do Banco do Brasil e que vai atuar para apear Ricardo Flores do comando da Previ.

    O Planalto responsabiliza a dupla por alimentar a guerra entre o BB e o fundo de pensão. Eles foram alertados no auge da crise pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) de que seriam demitidos se a troca de acusações prosseguisse. A divulgação de que Flores comprou uma casa com parte dos recursos em dinheiro vivo fez o governo concluir que o recado foi ignorado.

    O presidente do BB, Aldemir Bendine, será mantido.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cecília,

    Aguardo a volta do foco de atenções para a ANABB. Tenho muitas indagações a lhe fazer, sobre as questões envolvendo sua participação nos últimos episódios que tomamos conhecimento.

    A matéria que você disponibilizou para todos é muito interessante. Já tinha a visto no momento de sua divulgação.

    Volte ao tema ANABB com a possível brevidade.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  3. Prezada Cecília,

    Como sugestão à volta do assunto sugerido, peço que consulte as perguntas formuladas no meu Blog, cujo link disponibilizo abaixo:

    http://www.previpb1emfoco.blogspot.com.br/2012/03/17032012-anabb-perguntas-que-nao.html

    Desculpe a insistência de volta ao assunto, mas é que sou admirador de sua conduta desde quando compunhas o quadro de representantes eleitos da Previ, trazendo a nosso conhecimento, através de seu Blog, todas as dificuldades encontradas para tentar fazer prevalecer os interesses de nosso corpo social na administração e repartição dos resultados alcançados de nosso patrimônio.

    Aguardo suas sinceras respostas às indagações feitas.

    Respeitosamente,

    ResponderExcluir
  4. Caro Juarez,
    Jamais me recusaria a responde-lo, pois não teria motivo para isso, já que seus questionamentos são legítimos e respeitosos. No seu lugar tambem me sentiria assim.

    Como eu falei anteriormente, não posso falar de uma réu iao que não estava presente, porém posso lhe afirmar que o Valmir não responde pelos nossos atos. Nos o respeitamos muito pelo que ele representou e ainda representa na Anabb. Essas coisas não se eliminam em um processo eleitoral onde o resultado mostrou- se muito dividido. Afirmo tambem que o Valmir não fala por mim e não achei nada demais ele ir ate a Anabb e conversar com o Riede.

    Já foi contratada uma auditoria independente que já esta finalizando o trabalho e que devera ser dado conhecimento aos associados assim que tiver passado pelo Conselho. Nos não podemos perder de vista que o objetivo da auditoria e levantar possíveis falhas nos processos da entidade, porém não podemos encara-la de forma punitiva com o intuito de pegar uma única pessoa.

    Pelo que percebi na diretoria da Anabb, o objetivo e este - apurar os fatos e dar transparencia ao assunto e e isso que tambem cobrarei agora como Conselheira.

    Pode ter certeza que eu sou a favor de que se apure tudo o que se tem a apurar, porém tudo e não tentar crucificar uma única pessoa. Nesse período que estive na Anabb não nos chegou nada que pudesse realmente incriminar alguém, houve falhas administrativas, porém, ate quando eu estava lá, nada que indicasse um banditismo como alguns apontavam durante o processo eleitoral da Anabb, mas tenho certeza que a diretoria atual continuara com esse trabalho e acredito muito na forma como o Riede esta conduzindo os trabalhos.

    Todos nos queremos que a Anabb continue sendo uma entidade forte, ou melhor, cada vez mais forte e cada vez mais defensora dos interesses de seus associados. Acredito que este e o objetivo de todos.

    ResponderExcluir
  5. Cecilia,

    Gostaria de saber se você tem algum conhceimento porque a PREVI ainda não pubçicou o balanço de 2011. Na sua opoinião terá superavit?

    ResponderExcluir
  6. Cecilia,

    Gostaria de saber se você tem algum conhceimento porque a PREVI ainda não pubçicou o balanço de 2011. Na sua opoinião terá superavit?

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecília,

    Agradeço sua atenciosa resposta às minhas indagações. É animador saber que está em curso uma auditoria externa na ANABB para promover uma profunda investigação nas contas da entidade e nos atos de administração praticados pelos ex-gestores - principalmente na área de seguros, foco das graves denúncias - e que os resultados serão divulgados em sua íntegra ao corpo social. E caso sejam apontadas evidências de improbidade administrativa e desvio de recursos que sejam seus responsáveis punidos exemplarmente e que também eventuais contratos irregulares sejam anulados.

    Aguardemos, pois, a divulgação de tais resultados da auditoria.

    Com relação à visita do Sr. Valmir Camilo à ANABB ela seria normal desde que não fosse da forma como aconteceu, relatada minuciosamente pelo colega Fernando Amaral. Notei certa preocupação dele com os rumos que a nova administração está implementando, na direção da ética, da transparência total e das reformulações necessárias em seu Estatuto para que esta poderosa entidade por todos nós construída se coadune conosco em nossa atual luta contra a supressão de conquistas históricas do funcionalismo do BB em seu Fundo de Previdência Complementar (PREVI) e Caixa de Assistência (CASSI).

    ResponderExcluir
  8. Cecília,

    Gostaria de saber o real motivo da dança de cadeiras na ANABB, inclusive as mudanças que envolvem o teu nome.

    Fico no aguardo de informações direto da fonte, pois fofocas tem muitas no ar.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Caro colega anônimo das 16:19h,
    Pelo que fiquei sabendo há discordância entre algumas verbas contabilizadas entre o BB e a Previ, por isso ainda não fecharam o balanço.

    ResponderExcluir
  10. Caro Juarez,
    Mas que eu saiba o Amaral tambem não estava presente na sala, certo? Ou seja, ele ouviu o que outros relataram, certo?

    ResponderExcluir
  11. Caro colega anônimo das 19:06h,
    Se você tiver um pouco de paciência, poderá ler meus comentários com minha posicaomsobre o assunto. Qualquer duvida em relacaonao que postei, estou a disposição.

    ResponderExcluir
  12. Manchete de hoje do jornal Estado de Minas:
    "Planos de saúde viram novo SUS".
    Pelo jeito, breve vamos ter associados de planos de saúde em macas nos corredores dos hospitais.
    Li, tempos atrás, estudo da Secretaria de Saúde dos Estados Unidos, que chegava à conclusão que está se tornando inviável os planos de saúde oferecerem todos os avanços da medicina, que ocorrem de forma cada vez mais veloz, devido ao alto custo das novas tecnologias. Segundo o estudo, a tendência que vai se acentuar, no futuro, é a segmentação dos planos, quem quiser usufruir dos avanços da medicina, vai ter que pagar mais.
    Falando em avanços da medicina, assisti, tempos atrás, no jornal da Bandeirantes,reportagem sobre um novo método para a realização de endoscopia. Todos sabemos como é incômodo, este exame. Pelo que foi mostrado, o paciente engole uma micro-câmera de alta definição, no formato de uma pequena pílula, que realiza, internamente, com grande precisão, todos os exames.
    O que não comentaram na reportagem, e tenho até medo de saber, é como será "devolvida" a micro-câmera, e se ela será "reaproveitada".

    ResponderExcluir

Poste seu comentário