segunda-feira, 12 de março de 2012

Notícias das eleições da Previ

As chapas ainda não foram homologadas, porém a mídia já tratou de soltar uma matéria sobre o assunto e, não podia deixar de ser, incluir a confusão que se instalou entre os principais executivos do Banco e da Previ.

A guerra começou...

Em meio ao fogo cruzado da briga entre o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine e o presidente da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Ricardo Flores, o fundo de pensão se prepara para mudanças na sua direção e nos conselhos em maio.
As alterações na gestão do fundo são delicadas, pois envolvem cargos em fim de mandato a serem indicados pela direção do BB, no momento conflagrada, como o da presidência do Conselho Deliberativo, órgão de maior poder na fundação, inclusive o de destituir o presidente, e dos diretores executivos de Participações e Investimentos, os mais importantes da Previ por envolverem negócios de vulto.
Outros postos serão alvo de eleição direta, como a escolha do diretor executivo de seguridade, que já mobiliza mais de 190 mil participantes da fundação em todo o país. Seis chapas já se inscreveram na Previ para a disputa.
Na avaliação de fontes ouvidas pelo Valor, o processo eleitoral é uma exigência estatutária que acontece de dois em dois anos e, em princípio, não corre o risco de ser atropelado pela queda de braço que envolve Bendine e Flores.
Entretanto, a dúvida que persiste é se o presidente do BB será o responsável por indicações de nomes para ocupar cargos de relevância na fundação, como a presidência do Conselho Deliberativo, hoje comandado por Robson Rocha, vice presidente de gestão do BB. O que pode acontecer, se a disputa interna prosperar entre BB e Previ, é a indicação das diretorias de Participações e Investimentos, postos hoje ocupados por Marco Geovanne e René Sanda, ser resolvida por escalões superiores.
A tendência do presidente do BB seria manter Robson Rocha na presidência do Conselho Deliberativo da Previ (Robson é PT) e o Geovanne e o Sanda nas respectivas diretorias, segundo interlocutores consultados. Geovanne e Sanda são quadros técnicos do BB, apartidários. Geovanne e Sanda, antes de serem indicados para a diretoria executiva da Previ, ocupavam as diretorias de Relações com Investidores (RI) e da área de Risco do BB.
Os participantes da Previ vão eleger, além de um novo diretor executivo de seguridade para substituir o atual, Ricardo Sasseron, do PT, mais quatro membros do conselho deliberativo (dois titulares e dois suplentes), dois novos nomes para o conselho fiscal (titular e 1 suplente) e 4 representantes do conselho consultivo (2 titulares e dois suplentes) pra os dois planos de benefício da Previ, o Plano de Benefício 1, mais antigo, e o PREVI Futuro, mais recente.
A votação deve ocorrer entre 18 e 29 de maio. Das seis chapas apresentadas, a que tem maior chance de vencer, segundo interlocutores, é a da situação, denominada "Unidade na Previ", que tem como candidato a diretor de seguridade Marcel Juviniano Barros, da Confederação Nacional dos Bancários, dominada pelo PT. A chapa da Associação Nacional dos Funcionários do BB - Anab, batizada de "Previ, o futuro é agora", é a segunda como alguma chance de vencer ou ameaçar a da situação pois apresenta o nome de Cecília Mendes Garcez Siqueira para diretora de seguridade, bastante conhecido dos participantes. A Anab foi presidida durante alguns anos por Valmir Camillo, que ainda tem força dentro da entidade. Camillo foi candidato a deputado pelo PSB. O PSTU também apresentou uma chapa com nome de "Oposição: Nova Previ", com Angela Argondizzi Marcelino na disputa pela diretoria executiva de seguridade. As demais chapas são de entidades de aposentados.
Tantos os nomes indicados pelo BB, quanto os eleitos, deverão tomar posse 1ºde junho. De acordo com o Estatuto da Previ, dos seis diretores titulares e dos seis suplentes do Conselho Deliberativo, três titulares e três suplentes são indicados pelo patrocinados do fundo, que é o Banco do Brasil e os demais são eleitos diretamente pelos participantes. O Conselho tem competência de nomear e exonerar os membros da Diretoria Executiva indicados pela direção do BB.
O Conselho Fiscal tem quatro membros titulares e suplentes. metade é indicada pelo BB e metade é eleita.
Na Diretoria Executiva, os cargos de presidente e diretores de Participações e Investimentos são escolhidos pelo BB e os de diretor de Seguridade, de Planejamento e de Administração são eleitos. Os mandatos do presidente e dos executivos são de quatro anos, com direito a mais uma recondução.
O atual presidente da Previ, Ricardo Flores, assumiu o posto em 1º de junho de 2010 e está há um ano e nove meses no comando do maior fundo de pensão da América Latina. O mandato de Flores termina em 31 de maio de 2014.
Os diretores só perderão o mandato, segundo reza o Estatuto, em caso de renúncia, condenação criminal transitada em julgado, decisão proferida em processo administrativo ou decisão do Conselho Deliberativo.
Fonte: Valor Online

36 comentários:

  1. Cecilia,
    Espero que vc. consiga vencer essa chapa da situação. Com eles já sabemos que é só aperto para nós.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Para nós quem?
    De que lado você está?
    Do patrão ou dos funcionários?

    ResponderExcluir
  3. CECÍLIA

    Tem gente espalhando boatos em sites frequentados por funcionários aposentados que certas associações vão investir até três milhões de reais em determinadas candidaturas para a CASSI e PREVI. Não acredito nisto, mas é bom deixar claro que não estamos envolvidos neste tipo de fraude branca.

    ResponderExcluir
  4. Caro colega anônimo das 21:44h,

    Eu não duvido nada, pois a chapa da situação não vai querer perder a PREVI. Ainda mais a Diretoria de Seguridade, mas isso não me assusta. Nós vamos disputar sem recursos, mas com muita energia e muita disposição para discutir propostas em benefício dos associados.

    ResponderExcluir
  5. Caro colega anônimo das 21:03h,

    Quem me conhece sabe muito bem que sempre fiquei ao lado dos funcionários, sejam eles da ativa ou aposentados e pensionistas. Sempre levei muito a sério o mandato de eleita, que, na minha opinião, a responssabilidade é muito maior, pois os indicados estão cumprindo ordens do Banco, porém os eleitos têm que ouvir os associados, prestar contas dos seus mandatos e defender os interesses de quem os elegeu, que são diversos grupos existentes no Plano 1 + os colegas que tomaram posse após 98.

    ResponderExcluir
  6. Em campanha antes da hora Dona Cecília? Vou registrar seus post e denunciar pedindo a impugnação de sua chapa.

    ResponderExcluir
  7. Caro colega anônimo das 07:32h,

    Apenas estou tratando do passado, ainda não comecei minha campanha. Apenas estou respondendo os comentários sem me manifestar sobre o futuro. Para isso, teremos que aguardar a homologação das chapas, porém não há nada que impeça de eu me manifestar sobre minha atuação como dirigente da Previ, ou estou proibida disso? Vocês estão querendo censurar o blog, colega anônimo? Se for assim, a maioria das chapas será impugnada, pois várias já estão se manifestando nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  8. Cecília, você eh favorita!!!

    O concorrentes vão ter que quebrar a cabeça, mas esta eleição, se tudo der certo, teremos você nos representando novamente.

    Um forte Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Cecília,

    Qual a razão de o balanço da Previ ainda não saiu. Sempre é assim? Ela deve ter ganho muito.Não? com este aumento ,talvez esperado da Bovespa. Naõ teria sido uma jogada de mestre esta de manter abaixo dos 57.000 a Bovespa no fim do ano? pois quando entra janeiro ela fó fez aumentar hoje beirando os 68.000.
    Bolsa é coisa séria pois muitas das vezes um grande investidor leva ela para onde sua maré quer ir ou estou errado? Foram perfuntas demais só um tópico sobre bolsa de valores talvez nosso calcanhar de aquies.

    ResponderExcluir
  11. Cecília,

    Qual a razão de o balanço da Previ ainda não saiu. Sempre é assim? Ela deve ter ganho muito.Não? com este aumento ,talvez esperado da Bovespa. Naõ teria sido uma jogada de mestre esta de manter abaixo dos 57.000 a Bovespa no fim do ano? pois quando entra janeiro ela fó fez aumentar hoje beirando os 68.000.
    Bolsa é coisa séria pois muitas das vezes um grande investidor leva ela para onde sua maré quer ir ou estou errado? Foram perfuntas demais só um tópico sobre bolsa de valores talvez nosso calcanhar de aquies.

    ResponderExcluir
  12. Dona Cecília, o que a senhora está fazendo para ajudar as pensionistas?
    O que posso esperar da senhora nesse sentido? Os nossos salários não comportam mais nada. É triste, mas é a nossa realidade.

    Gostaria de saber também: Tem como a senhora arrumar para que paguem o restante do BET? Iria muito nos ajudar. No meu caso, já passo por sérias dificuldades financeiras, a ponto de ter que pedir que me deem cesta básicas. Olhe o que compõe uma cesta dona Cecília; 1 k de arros, 1 lata de óleo, 1 k de fubá, 1 k de farinha de mesa, 1 k de feijão, um sabonete e 1 lata de sardinha. Tudo da pior qualidade.

    Pelo amor de Deus dona Cecilia, o meu marido guando estava vivo, eu e mas 3 filhos vivíamos bem. Estou doente, sinto fraqueza pela falta de uma boa alimentação. Fora as outras coisas, que eu como mulher preciso e a senhora entende. Tenho vontade de sumir....

    Ajuda, por amor de seus filhos! Eu imploro.

    ResponderExcluir
  13. Uma pena a senhora não ter publicado o meu comentário. Pensei que fosse mulher como eu (Não pobre ) mas com os mesmos sentimentos.

    Espero que nunca falte para um filho seu, ou neto, um biscoito, um remédio. Obrigada.

    Magda.

    ResponderExcluir
  14. Desculpe, a senhora já publicou. Mas responda por favor.



    Magda.

    ResponderExcluir
  15. QUERIDA ANONIMA 15: 38. CECILIA NÃO VAI RESPONDER.

    MAS EU LHE PEÇO CREIA EM DEUS, E PENSE NOS SEUS FILHOS, SE ELES COM VC ESTÁ RUIM, IMAGINE SEM VC.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Cara colega anônima das 15:38h,

    Caso não seja do seu conhecimento, eu sempre defendi a questão do aumento das pensões. Se você tiver um pouco de paciência e pesquisar as propostas que coloquei na época da discussão do superávit, quando eu ainda era dirigente, você verá que não estou mentindo.
    A partir de abril, estará disponível as propostas das chapas e você poderá perceber a diferença de cada uma delas. É muito importante que você participe do processo votando na chapa que julgar mais apropriada e que poderá defender melhor os interesses das pensionistas.

    ResponderExcluir
  17. Cara Magda,

    Eu não deixei de publicar seu comentário, não teria motivo para tal.

    E não pense que também não tenho uma história para contar. Minha vida nunca foi muito fácil e não pense que não passei dificuldades, aliás quem conviveu comigo no Banco sabe muito bem do que estou falando.

    ResponderExcluir
  18. Cara Magda,
    Já respondi seu comentário. Pode ser que não tenha sido logo após você enviar, pois nem sempre eu tenho condições de liberar rapidamente.

    ResponderExcluir
  19. Estimada e respeitada colega Cecília
    Não entendi: "os indicados estão cumprindo ordens do Banco"? Não é isso que MANDA A LC 108. Todos ali, indicados e eleitos, devem despir-se de SEUS INTERESSES, DOS INTERESSES DO PATROCINADOR E DOS SEUS ELEITORES, para focar-se ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE NOS INTERESSES DOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS, isto é, NOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁIROS! É assim que eu penso.
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir
  20. Cecília,

    Caso você seja eleita Diretora de Seguridade, o que pretende fazer em relação ao ES. Pretende implementar melhorias como por exemplo ampliação de prazo que é uma reivindicação antiga de todos? No tocante às melhorias de benefícios acordada em 2010 (superávit) e da qual participou a ANABB, até o momento nada foi feito, ou seja, não foi cumprido o acordo em sua integra. O que pretende fazer?
    cvj

    ResponderExcluir
  21. Cecilia,
    Voce não pode se manifestar, mas não se preocupe, teus seguidores já te conhecem há muitos carnavais e de forma alguma irão se ariscar a votar em chapas iniciantes e sem nenhuma experiencia nos negócios da PREVI. Não que não tenham boas intenções, podem até ter, mas serão facilmente devorados pelos lobos que lá residem e dificilmente conseguirão nos ajudar como voce, que é uma pessoa tarimbada no processo e conhece como funciona tudo aí.
    Um abraço
    Antonia

    ResponderExcluir
  22. Dona Cecília,

    A imoralidade nas gestões da maiorida das associações que nos representam começa no processo eleitoral.

    Como é que se permite concorrer a mais um cargo quem já ocupa outros?

    Isso não acontece nem na nojenta política eleitoral brasileira!

    Pois sabe-se bem que para se candidatar a vereador, por exemplo, o funcionário público tem que dixar o cargo.

    E de igual forma acontece com o vereador que, ao se candidatar a prefeito, terá que renunciar o mandato que exerce.

    Já imaginou o cidadão exercendo dois mandatos distintos, Prefeito e de Vereador?

    Assim é esse pessoal que quer estar ao mesmo tempo na Previ, instituição que paga os seus segurados/eleitores, e nas asssociações que lhes representam.

    Pode?

    ResponderExcluir
  23. Caro Cvj,

    Eu pedirei sua compreensão e paciência para que se aguarde a homologação das chapas e o inicio do período de campanha para que não haja problemas, pois já recebi aqui no blog comentário dizendo que eu estava fazendo campanha antes da hora, o que e uma inverdade.

    Se vocês resgatarem minhas colocações anteriores, vocês verão qual e meu posicionamento sobre o assunto. Assim que as chapas forem homologadas, eu com artilharei com vocês minhas idéias e, espero que vocês me ajudem com sugestões.

    ResponderExcluir
  24. Caro colega Amorim,

    Você tem razão, porém nos sabemos que, neste caso, a teoria na pratica e outra.

    ResponderExcluir
  25. Prezada Cecília,

    Hoje tomei conhecimento do seu afastamento da ANABB (renúncia).

    O que houve? Poderia nos explicar esta sua decisão?

    ResponderExcluir
  26. Caro Juarez e demais colegas,

    Eu vou publicar os motivos daninha renuncia, mas adianto que o motivo foi a dificuldade de conciliar as atividades de uma campanha e as da diretoria. Eu tambem não acho correto eu me licenciar da entidade recebendo remuneração. Da mesma forma, cria uma certa confusão de eu estar na diretoria da Anabb e, como foi o caso da matéria que saiu no jornal Valor Econômico, vincular a chapa a qual estou participando a Anabb. Eu e o Emilio conversamos bastante e chegamos a conclusão de que era o melhor a ser feito. Assim,moldemos nos dedicar a campanha e não criar um certo constrangimento na diretoria da entidade.

    ResponderExcluir
  27. Prezada Cecília,

    Não haveria a possibilidade da licença ser sem vencimentos?

    Porque na eventualidade de sua não eleição na Previ, você voltaria para seu lugar na ANABB.

    Para mim, seria a decisão mais acertada, salvo melhor juízo.

    ResponderExcluir
  28. Cecília,

    Entendo perfeitamente não poder responder agora, mas tenho certeza que caso eleita, teremos muitas melhorias. Acredito em você.
    cvj

    ResponderExcluir
  29. Caro Juarez,
    Ate poderia ser, mas a regra existente e de licença remunerada. Eu acredito que como conselheira deliberativa terei mais a acrescentar nesse momento e posso focar na campanha que não será nada fácil.

    ResponderExcluir
  30. Qual é a chapa da situação ? A situação não foi sempre a Anabb e o Sr. Camilo ? Por favor, esclareça,para que possamos votar com segurança.

    ResponderExcluir
  31. Caro colega anônimo das 21:45h,

    Quando iniciar o período de campanha, eu te respondo.

    ResponderExcluir
  32. Caro Domini,

    É um absurdo, estamos em meados de março e ainda não conhecemos o resultado de 2011 da Previ. Pelo que fiquei sabendo, há divergências entre alguns pontos do balanço da Previ. Será se essas divergências são tão sérias para atrasar tanto a publicação do resultado????

    ResponderExcluir
  33. Cecília

    Sua resposta ao Dr. Edgardo Amorim do
    Rego é o chavão preferido pelos que
    se enriqueceram com a corrupção no
    Brasil: " Na prática a teoria é outra". Esta é a melhor definição de
    sua infeliz candidatura ; "Tudo deve
    mudar, para continuar como está!"
    Raul Avellar

    ResponderExcluir
  34. Caro colega Raul,
    Você esta distorcendo minha colocação, mas e entendo perfeitamente sua postura e não vou entrar nesse joguinho. Em época de eleições, as pessoas esquecem de uma palavra muito importante - RESPEITO.

    ResponderExcluir
  35. Cecilia, compreendi perfeitamente a sua explicação para a renúncia da diretoria da Anabb.
    Mas por que não foi mais fundo e renunciou a tudo? Saiu da Anabb?
    Isto não seria interessante para o Camilo?

    ResponderExcluir
  36. Caro colega anônimo das 13:55h,

    Eu não entendi sua pergunta. Eu renunciei à diretoria e continuo como Conselheira, até porque não há o menor problema de continuar na gestão. Eu acredito na Anabb e essa criste que está acontecendo não passa de alguns egos e mágoas que com o tempo serão solucionadas. Afinal, a Anabb é muito maior do que isso. Continuarei no Conselho e continuarei com o time da Anabb apoiando o que for necessário para uma melhor gestão.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário