quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Presidentes do BB e da Previ podem cair

A situação não está nada boa para os dirigentes da Previ e do Banco. Pelo que está desenhado e pelo perfil da nossa Presidenta, é bem provável que os dois dancem. Vamos aguardar os novos acontecimentos.

Aproveitando, acabei de disponibilizar uma mensagem em vídeo no blog (à esquerda da página inicial) e segue, abaixo, o link para acessar o vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=ZlkIbVaZi-4

A escalada da crise envolvendo o Banco do Brasil e a Previ, fundo de pensão dos funcionários do banco, fez com que a cúpula do governo começasse a discutir uma saída drástica para o caso: a demissão dos executivos envolvidos na disputa.

Segundo o cálculo no Palácio do Planalto, a solução poderia evitar novas acusações de cada lado e o surgimento de informações comprometedoras para a imagem das instituições.
Interlocutores da presidente Dilma Rousseff, no entanto, defendem que é melhor apostar em uma acomodação entre o grupo do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e o de Ricardo Flores, titular da Previ.
Ambos têm padrinhos poderosos: Bendine é ligado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o fundo de pensão do banco é território de setores do PT paulista.
A crise que tomou conta do Banco do Brasil teve origem bem longe de Brasília. Começou no Rio de Janeiro, há cerca de um ano, durante o processo de substituição do executivo Roger Agnelli na presidência da Vale. Neste momento, entram em cena dois Ricardos. Um deles é Ricardo Flores, que comanda o conselho de administração da mineradora e preside a Previ, bilionário fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. O outro é Ricardo Oliveira, mais conhecido como 'Ricardo Gordo'. Vice-presidente de governo do BB, ele é considerado por muitos o homem mais influente da instituição hoje. É próximo do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. A Ricardo Gordo é atribuída, por exemplo, a indicação de Aldemir Bendine para a presidência do BB, em 2009.
Quando o governo articulava a troca de comando na Vale - que é privada, mas sofre forte influência de Brasília - , o grupo de Ricardo Gordo tentou emplacar o sucessor de Agnelli. Foram duas indicações: Rossano Maranhão, ex-presidente do BB hoje no comando do Banco Safra, e o próprio Bendine.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, preferiu Murilo Ferreira, executivo que já tinha passado pela Vale. Flores respaldou a escolha do ministro, o que contrariou Ricardo Gordo e Bendine. Pessoas ligadas ao grupo de Ricardo Flores afirmam que, ao perder a Vale, a artilharia do grupo rival se voltou para a presidência da Previ, que tem em caixa mais de R$ 160 bilhões para investir.
* Fontes primárias da informação Folha de S. Paulo + O Estado de S. Paulo

36 comentários:

  1. Cecília e seguidores
    Gostaria de saber a opinião de vcs a respeito do assunto abaixo, retirado do site da ANABB:

    erça-feira, 14/02/2012 - 13h43m
    Plano 1: entenda a reversão de valores ao patrocinador

    Os participantes do Plano de Benefício Definido do Fundo de Pensão dos Trabalhadores da Vale (Valia) estão passando por situação similar aos participantes do Plano de Benefícios 1 da Previ quanto a distribuição de superávit. No entanto, em função das diferentes leis que regem a previdência complementar, no Plano 1 da Previ o superávit teve que ser dividido com o patrocinador, ao contrário do que aconteceu no Plano da Valia.

    No acordo fechado com os participantes da Valia não houve reversão de valores ao patrocinador. Isso porque a Valia se enquadra no que diz o artigo 15, parágrafo 2º, da Resolução CGPC nº 26/2008. O dispositivo coloca que os planos de benefícios que não estejam sujeitos a Lei Complementar nº 108, de 2001, que é o caso da Valia, podem destinar a reserva especial de forma exclusiva ou majoritária em prol dos participantes e dos assistidos, sem levar em consideração a proporção contributiva, ou seja, sem ter que dividir o montante com o patrocinador. O Conselho Deliberativo da Valia apenas reforçou a norma e orientou que a destinação do superávit fosse revertida para concessão de benefícios aos participantes.

    Os participantes do Plano de Benefícios 1 da Previ, por sua vez, estão sujeitos a Lei Complementar nº 108, que trata da relação das sociedades de economia mista e suas respectivas entidades fechadas de previdência complementar. Isso significa que por se enquadrar na Lei Complementar nº 108, a destinação do superávit do Plano 1 seguiu o caput do artigo 15 da Resolução nº 26.

    Art. 15. Para a destinação da reserva especial, deverão ser identificados quais os montantes atribuíveis aos participantes e assistidos, de um lado, e ao patrocinador, de outro, observada a proporção contributiva do período em que se deu a sua constituição, a partir das contribuições normais vertidas nesse período.

    Fonte: Agência ANABB

    ResponderExcluir
  2. Carlos Norberto Kasper29 de fevereiro de 2012 às 14:59

    Cara Cecília,

    Acabei de assistir sua mensagem em vídeo. Muitos dirigentes de entidades insistem em afirmar que 18/03/2011, recebemos 12 parcelas das 60 previstas do BET, antecipadamente. Voce nesta mensagem assim tambem se manifestou. Permita que eu entenda que estas parcelas referem-se a Janeiro/2010 até dezembro/2010. No contra-cheque da Previ de 03/2011, está lá escrito. "comptência 12/2010". Outrossim, os 3 anos de Superávits que viabilizaram a distribuição,são 2007/2008/2009.Desta forma,em cumprimento ao que dispõe a famigerada Res. 26 - em havendo 3 exercícios consecutivos de Superávits, é obrigatório o ajuste do plano, sob pena da PREVIC promovê-lo -, estas 12 parcelas são tão somente as devidas de 01/10 a 12/10. É verdade que houve demora na implementação da distribuição, mas não vamos esquecer muitas reuniões, um referedum dos assistidos, aprovação das medidas pelo Ministério da Fezenda, do Planejamento, da própria PREVIC, etc. etc. demandam tempo.
    E porque eu insisto neste assunto se, aparentemente, é indiferente se foram antecipadas ou não? Pois lhe digo: na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda(DAA), faz uma enorme diferença. Desde o exercício fiscal de 2011, o programa da Receita introduziu uma ficha onde os valores recebidos Acumuladamente de Exercícios Anteriores, tem alíquotas especiais e bem menores do que os 27,5% com que fomos onerados.
    Postei mensagem para a Previ sobre o assunto. Certamente ela não vai concordar com o fato. Perguntem ao assessor Coimbra da Cooperforte, especialista na área de IRPF, ele tem o mesmo entendimento meu.
    Carlos Norberto Kasper - Arroio do Meio(RS)

    ResponderExcluir
  3. Prezada Cecília,

    Desculpe minha falta de conhecimento e malícia, mas esse fato pode ser pior para aposentados e pensionistas? Se a origem da briga foi o flores ter sido contra altas aposentadorias para dida e sua turma, incrivelmente, pode piorar? A leitura está correta? Por favor explique-nos...

    ResponderExcluir
  4. Já cairam. A qualquer momento o Governo vai anunciar Nelson Barbosa para o BB e Robson Rocha para a Previ.

    ResponderExcluir
  5. Cecília,

    Parabéns pelo vídeo.

    Referindo a esta guerrinha parece até desenho animado de Tom e Jerry, resta saber quem é quem.

    ResponderExcluir
  6. ......nunca se pode saber se as "brigas" vao melhorar ou piorar a situaçao dos assistidos pela Previ.Como a disputa eh pelo "patrimonio", vamos ver o q nos aguarda.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde,

    É cecilia, um dia a casa cai.
    há dias atrás, os poderosos estavam rindo e debochando dos aposentados e pensionistas da Previ.
    Hoje, nós podemos ver que a coisa é feia, Deus não brinca em serviço.
    A humildade e a simplicidade sempre ganham, ou seja, o bem sempre ganha.
    Ainda vamos ver muita coisa feia acontecer com os poderosos do BB e da Previ.

    Um grande abraço,

    Joaquim

    ResponderExcluir
  8. Caro colega anônimo das 15:58h,
    Fica muito difícil dizer se vai melhorar ou piorar a situação dos associados. Vamos esperar para ver qual será o perfil dos indicados.

    ResponderExcluir
  9. Caro Carlos,
    Ótima essa sua argumentação, pois essa questão do IR ainda não há resposta da Previ. Segundo informações, eles encaminharam correspondência a Receita Federal e ate hoje não houve resposta. Esta e outra questaonque temos que olhar com carinho, pois o valor tributado foi relevante.

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecília,
    Estou aguardando sua opinião sobre o superávit(reversão de valores ao patrocinador), q copiei da ANABB e postei às 14:19 do dia 29.02.

    ResponderExcluir
  11. bomba bomba são seis chapas para a previ e dona isa musa está emuma delas contra a turma do valmir e contra a cut

    ResponderExcluir
  12. GUERRA SUJA BB X PREVI V

    Deve sair o incompetente seis; se confirmando, vamos ver o que fará o meia-dúzia que o substituirá.


    Presidente Dilma determina a Mantega mudanças no comando da Previ


    A presidente Dilma Rousseff mandou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, demitir Ricardo Flores da presidência da Previ, o fundo de pensão dos empregados do Banco do Brasil. O Palácio do Planalto identificou que o executivo, responsável pela administração de um patrimônio superior a R$ 150 bilhões, é o principal responsável pela guerra por poder que engolfou o BB e está contaminando a Fazenda e parte da base aliada do governo. Entre Flores, que é ligado ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, e o presidente da instituição financeira, Aldemir Bendine, que está na outra ponta da disputa, tanto Dilma quanto Mantega optaram por substituir o primeiro. “A irritação com Flores chegou ao limite”, disse ao Correio um importante assessor do Planalto.

    Flores e Bendine não se falam há quase um ano. Depois de uma longa convivência — foi Bendine quem apoiou a nomeação de seu desafeto para a vice-presidência de Crédito do BB antes de ele ir para a Previ —, os dois resolveram disputar quem é mais influente dentro do governo. O problema é que eles se juntaram a grupos de parlamentares do PT descontentes com a gestão de Dilma, espalhando boatos e minando votações no Congresso importantes para o Planalto, como o projeto que cria o fundo de previdência dos servidores públicos. O auge do descontentamento se deu em janeiro, após o presidente do BB demitir 13 diretores de uma só vez. Até o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), reclamou.

    A matéria completa você lê na edição impressa do Correio Braziliense desta quarta-feira (29/2).

    ResponderExcluir
  13. Cecilia, voce é da área financeira. Para com esta história de que temos que esperar resposta da Previ. Existe ou não regulamentação a respeito?

    ResponderExcluir
  14. Caro colega anônimo das 22:30h,
    Eu reproduzi a resposta da Previ. No meu entendimento, não caberia tributação, porém eu não estou lá dentro para cobrar uma definição concreta sobre o assunto. Estou no mesmo barco que você, colega. U, particularmente, acho um absurdo o pessoal ficar esperando mais de um ano uma resposta da Receita Federal.

    ResponderExcluir
  15. 1. O momento é de calma. Calma para superar as dificuldades políticas que atravancam, no momento, e temporariamente, a gestão do BB, conforme matéria divulgada pelo Site de Exame, com o título “Disputa política paralisa Banco do Brasil e Previ”, no link http://exame.abril.com.br/economia/noticias/disputa-politica-paralisa-banco-do-brasil-e-previ?page=2&slug_name=disputa-politica-paralisa-banco-do-brasil-e-previ

    2. Calma pela importância dos fundos de pensão para o desenvolvimento do país, conforme as análises abaixo indicadas, onde também é realizada profunda análise da economia do Brasil e do mundo e, posso afirmar, com a certeza de quem coletou e aprofundou, muito, a análise dessas informações, de que o momento não é para brigas ou discussões, políticas, pois o pior ainda está por vir e, ao invés de estarmos, unidos, discutindo o que fazer para ajudar o Governo Federal e as organizações, empresariais e não empresariais, nesse momento de dificuldade da economia do mundo, que vai se aprofundar, estamos dando o mau exemplo e deixando de lado o nosso papel, historico, de banco que cuida e se preocupa com o desenvolvimento da República federativa do Brasil.

    Parte 000. Revelação Da Trindade (PARTE 12.B - FIM DO PREDOMÍNIO DA MATERIALIDADE). NO ARQUIVO, PARA DOWNLOAD, CONFORME LINK ABAIXO, TEMOS O ARQUIVO, FORMATO WORD, INTITULADO “FUNDOS DE PENSAO E ESTRATEGIA GLOBAL.DOC”, ONDE ABORDAMOS “DÍVIDA PÚBLICA INTERNA PREJUDICA A COMPETITIVIDADE DAS INDÚSTRIAS. NOS ÚLTIMOS 10 ANOS O BRASIL CONTRAIU R$ 3,399 TRILHÃO EM DÍVIDAS, SENDO R$ 1,835 TRILHÃO, REFERENTE AO VALOR NOMINAL DA DÍVIDA LÍQUIDA INTERNA, EM 2010, MAIS R$ 1,564 TRILHÃO DE JUROS PAGOS PELO BRASIL ENTRE 2000 E 2010. EM VALORES NOMINAIS O BRASIL POSSUÍA UMA DÍVIDA INTERNA LÍQUIDA DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS, MUNICIPAIS E DAS ESTATAIS EM TORNO DE US$ 150 BILHÕES -- OU R$ 127,2 BILHÕES, CONVERTENDO ESSA DÍVIDA AO CÂMBIO DE R$ 0,848 (PREÇO DE VENDA DO DÓLAR EM 29.12.1994). NO FINAL DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOZO ESSA DÍVIDA ERA DE R$ 660 BILHÕES (AUMENTO DE MAIS DE CINCO VEZES EM RELAÇÃO AO VALOR DESSA DÍVIDA EM 31.12.1994. NO GOVERNO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, O ENDIVIDAMENTO, INTERNO, DO BRASIL, EM 2010, ERA DE 1,835 TRILHÃO (UM TRILHÃO OITOCENTOS E TRINTA E CINCO BILHÕES DE REAIS. DE 2000 A 2010 O BRASIL PAGOU JUROS DE R$ 1,564 TRILHÃO (UM TRILHÃO QUINHENTOS E SESSENTA E QUATRO BILHÕES DE REAIS (Fonte: matéria intitulada “Bolha Especulativa Brasileira Vai Explodir - Brasil escravo dos Illuminatis”, publicada na revista Executive Intelligence Review (EIR), em 05.03.2010, por Dennis Small and Gretchen Small, em anexo, (“Bolha Especulativa Brasileira Vai Explodir.pdf”, “LaRouche. Bolha Especulativa Brasileira.pdf” e “London’s Brazil Carry Trade.pdf”), constante do link http://www.provafinal.net/2010/10/bolha-especulativa-brasileira-vai-explodir-brasil-escravo-dos-illuminatis/). Link http://www.rounielo.blogspot.com/2012/02/parte-000-revelacao-da-trindade-parte_20.html

    Rogerounielo Rounielo de França
    Advogado - OAB SP 117.597
    Pós-Graduado em Direito Público pela Faculdade Fortium
    Mestre Maçon - Loja Areópago de Brasília nº 3001
    Mestre Maçon - Loja de Pesquisas Maçônicas do GODF nº 3994
    Grande Oriente do Brasil-GOB
    Grande Oriente do Distrito Federal-GODF
    Mestre. Loja Uversa nº 5.342.482.337.666. Filiada ao Grande Oriente de Uversa, jurisdicionada pelo Sétimo Grande Oriente Super-Universo Orvônton, vinculado ao Reino Estelar do Universo dos Universos do Tempo e do Espaço (Ilha do Paraíso).
    Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas-FGV
    Certificação CPA 10 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais-ANBIMA
    Participante do Centro Espírita André Luiz-CEAL
    Funcionário do Banco do Brasil S.A. Diretoria de Micro e Pequenas Empresas
    Blog: http://rounielo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. 1. O momento é de calma. Calma para superar as dificuldades políticas que atravancam, no momento, e temporariamente, a gestão do BB, conforme matéria divulgada pelo Site de Exame, com o título “Disputa política paralisa Banco do Brasil e Previ”, no link http://exame.abril.com.br/economia/noticias/disputa-politica-paralisa-banco-do-brasil-e-previ?page=2&slug_name=disputa-politica-paralisa-banco-do-brasil-e-previ

    2. Calma pela importância dos fundos de pensão para o desenvolvimento do país, conforme as análises abaixo indicadas, onde também é realizada profunda análise da economia do Brasil e do mundo e, posso afirmar, com a certeza de quem coletou e aprofundou, muito, a análise dessas informações, de que o momento não é para brigas ou discussões, políticas, pois o pior ainda está por vir e, ao invés de estarmos, unidos, discutindo o que fazer para ajudar o Governo Federal e as organizações, empresariais e não empresariais, nesse momento de dificuldade da economia do mundo, que vai se aprofundar, estamos dando o mau exemplo e deixando de lado o nosso papel, historico, de banco que cuida e se preocupa com o desenvolvimento da República federativa do Brasil.

    Parte 000. Revelação Da Trindade (PARTE 12.B - FIM DO PREDOMÍNIO DA MATERIALIDADE). NO ARQUIVO, PARA DOWNLOAD, CONFORME LINK ABAIXO, TEMOS O ARQUIVO, FORMATO WORD, INTITULADO “FUNDOS DE PENSAO E ESTRATEGIA GLOBAL.DOC”, ONDE ABORDAMOS “DÍVIDA PÚBLICA INTERNA PREJUDICA A COMPETITIVIDADE DAS INDÚSTRIAS. NOS ÚLTIMOS 10 ANOS O BRASIL CONTRAIU R$ 3,399 TRILHÃO EM DÍVIDAS, SENDO R$ 1,835 TRILHÃO, REFERENTE AO VALOR NOMINAL DA DÍVIDA LÍQUIDA INTERNA, EM 2010, MAIS R$ 1,564 TRILHÃO DE JUROS PAGOS PELO BRASIL ENTRE 2000 E 2010. EM VALORES NOMINAIS O BRASIL POSSUÍA UMA DÍVIDA INTERNA LÍQUIDA DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS, MUNICIPAIS E DAS ESTATAIS EM TORNO DE US$ 150 BILHÕES -- OU R$ 127,2 BILHÕES, CONVERTENDO ESSA DÍVIDA AO CÂMBIO DE R$ 0,848 (PREÇO DE VENDA DO DÓLAR EM 29.12.1994). NO FINAL DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOZO ESSA DÍVIDA ERA DE R$ 660 BILHÕES (AUMENTO DE MAIS DE CINCO VEZES EM RELAÇÃO AO VALOR DESSA DÍVIDA EM 31.12.1994. NO GOVERNO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, O ENDIVIDAMENTO, INTERNO, DO BRASIL, EM 2010, ERA DE 1,835 TRILHÃO (UM TRILHÃO OITOCENTOS E TRINTA E CINCO BILHÕES DE REAIS. DE 2000 A 2010 O BRASIL PAGOU JUROS DE R$ 1,564 TRILHÃO (UM TRILHÃO QUINHENTOS E SESSENTA E QUATRO BILHÕES DE REAIS (Fonte: matéria intitulada “Bolha Especulativa Brasileira Vai Explodir - Brasil escravo dos Illuminatis”, publicada na revista Executive Intelligence Review (EIR), em 05.03.2010, por Dennis Small and Gretchen Small, em anexo, (“Bolha Especulativa Brasileira Vai Explodir.pdf”, “LaRouche. Bolha Especulativa Brasileira.pdf” e “London’s Brazil Carry Trade.pdf”), constante do link http://www.provafinal.net/2010/10/bolha-especulativa-brasileira-vai-explodir-brasil-escravo-dos-illuminatis/). Link http://www.rounielo.blogspot.com/2012/02/parte-000-revelacao-da-trindade-parte_20.html

    Rogerounielo Rounielo de França
    Advogado - OAB SP 117.597
    Pós-Graduado em Direito Público pela Faculdade Fortium
    Mestre Maçon - Loja Areópago de Brasília nº 3001
    Mestre Maçon - Loja de Pesquisas Maçônicas do GODF nº 3994
    Grande Oriente do Brasil-GOB
    Grande Oriente do Distrito Federal-GODF
    Mestre. Loja Uversa nº 5.342.482.337.666. Filiada ao Grande Oriente de Uversa, jurisdicionada pelo Sétimo Grande Oriente Super-Universo Orvônton, vinculado ao Reino Estelar do Universo dos Universos do Tempo e do Espaço (Ilha do Paraíso).
    Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas-FGV
    Certificação CPA 10 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais-ANBIMA
    Participante do Centro Espírita André Luiz-CEAL
    Funcionário do Banco do Brasil S.A. Diretoria de Micro e Pequenas Empresas
    Blog: http://rounielo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Colega anônimo das 21:45h,
    A matéria publicada no site da Anabb tem o caráter de explicar a situação, considerando que vários colegas questionam o fato do Fundo de Pensão da empresa Vale - Valia - ter distribuído superávit somente com seus associados. O objetivo da matéria e explicar porque isso acontece, não há o que dizer a respeito disso. Por mais que eu condene a Resolução CGPC 26, ela esta aí e valendo, já que nenhuma ação judicial conseguiu derruba-la. O mais interessante seria uma outra entidade entrar com outra ADIN questionando sua constitucionalidade. Eu acredito que esse e o caminho que poderá reverter essa situação, pois pelo que estou percebendo no Congresso, o Projeto de Lei esta engavetado. Ilusão nossa achar que os deputados envolvidos vão dar continuidade. Essa e a minha opinião.

    ResponderExcluir
  18. GUERRA SUJA BB X PREVI VI

    Vejam que beleza... Estaria sendo negociado, nas catacumbas do BB, acordo em que pediriam demissão, ou seriam demitidos, os presidentes da PREVI e do Banco do Brasil. A seguir, eles pediriam aposentadoria, cuja base de cálculo seria o salário que eles recebem no atual cargo. Aí, eles receberiam por volta de R$ 50.000,00 da PREVI, sem qualquer contribuição, e iriam trabalhar no mercado financeiro, ganhando mais uns 100 ou 200 mil, por mes.
    Caramba, parece punição de juiz corrupto. BRASIIIIIIILLLLLLLLL

    ResponderExcluir
  19. Cecília,

    Já que o Ministro diz hoje que tudo foram fofocas vamos mudar um pouco?; qual foi finalmente o superavit da Previ de 2011? parece até a divulgação de balanço da Onu que nunca saiu.

    ResponderExcluir
  20. Não se pode ter calma,tanto assim.Os fundos de pensão tem importancia para o desenvolvimento do pais,sim, mas primeiro e mais importante é o pagamento das APOSENTADORIAS E PENSõES. Esta disputa vil e mesquinha tem como alvo o pote de ouro, sem muitas virgulas,direto ao vil metal.

    ResponderExcluir
  21. Colega Carlos Norberto Kasper,

    Sobre o Imposto de Renda sobre o BET, está havendo muito debate na rede,e a PREVI tem se negado a observar as últimas normas da Receita Federal.Parece até pirraça com os aposentados e pensionistas.
    Veja o que disse uma pessoa que procurou atendimento na própria Receita:
    Para: REDE-SOS@yahoogrupos.com.br
    Enviada em: segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 11:07
    Assunto: [REDE-SOS] Re: Justiça reduz Imposto de Renda de previdência para 15%
    Colegas,
    Acabei de chegar da Receita Federal. Fui pedir orientação de como fazer a declaração com relação ao BET. Levei o comprovante de Rendimentos da PREVI e as FOPAG's do ano de 2011.
    Ele me orientou solicitar da PREVI a alteração do "Comprovante de Rendimentos Pagos" com relação aos valores do BET. Perguntei se podia fazer com os dados da FOPAG e ele foi bem enfático "se fizer cairá na malha e nem os contracheques servirão para comprovar, vez que tem um montante relativo a 2010, porém sem discriminar os meses". Logo para a Receita, ao cair na malha, teríamos de ter um documento comprovando a quais meses o BET de 2010 se referia.
    Logo, ficamos na mesma, ou seja "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".
    Agora vou fazer nova consulta à PREVI mesmo sem resposta das duas anteriores.
    É o que posso fazer agora. Mas, desta vez vou solicitar que alterem o comprovante de rendimentos com os valores do BET de 2010 especificando os meses.

    ResponderExcluir
  22. Prezada colega Cecília Garcez.

    Sobre o comentário, muito bem ela -
    borado pelo colega Carlos Kasper em
    29/02/2012 - 14:59:00 h -----------

    Na resposta, vc.se mostra preocupada e salienta que a PREVI encaminhou à RECEITA FEDERAL
    pedido de esclare-
    cimento sob o assunto polêmico.
    Vc. argumenta que o assunto deva
    ser tratado com carinho. Um assun-
    to que que não quer calar há 12
    meses ainda considerando que a
    tributação pertinente do IMPOSTO
    DE RENDA retido foi relevante.

    Nem a pessoa mais incauta do mundo.
    Nem o bobinho mais bobinho.
    Nem o ignorante mais obtuso há de
    crer que EFETIVAMENTE houve ação
    concreta da PREVI no sentido de
    equacionar o questionamento.

    Trata-se de argumentação com um
    orgão da magnitude e responsabili-
    dade da RECEITA FEDERAL e nunca,
    jamais, ever a Receita iria deixar
    o assunto em off por tanto tempo.

    E depois de 12 meses a PREVI não
    tomou a iniciativa de cobrar da Receita um posicionamento, exigin-
    doa elucidação definitiva (int).

    De duas ... , uma ;

    Ou a PREVI não questionou nada ou
    a RECEITA já definiu o tema e como
    o assunto SÓ interessa aos assis-
    tidos a PREVI finge de morta e não
    resolve o assunto, antevendo a bes-
    teira que fez na retenção do I.R.
    no momento do crédito do B.E.T.

    Cara Cecília - olhe o assunto com enorme carinho.
    Da mesma forma que o presidente
    Sérgio Riede, da ANABB, questionou
    imediatamente o Sr. Vavá Bendine,em
    29/02/12, sobre uma eventual parce-
    ria entre BB / AMIL --CASSI--, peço
    que vc., tão zelosa de suas atri -
    bições, como vice presidente de
    Comunicação, referendada como uma
    expressiva votação que lhe asse -
    gura uma confiança enorme por parte
    dos associados da ANABB, gestione
    no sentido de ser formalizado à
    PREVI e concomitantemente à RE -
    CEITA FEDERAL DO BRASIL indagando
    a quem compete a responsabilidade
    da desfaçatez de tratar com tanta
    irresponsabilidade um assunto tão
    importante.

    É no mínimo uma questão de respeito
    aos assistidos da PREVI.

    Espero e confio muito que vc., cara
    Cecília vá atender aos seus milhares de votantes.

    Espero que vc. leve nosso temor e
    preocpação ao Sr. Riede e solicite
    imediata ação.

    ResponderExcluir
  23. Lamentavelmente, meu caro eh assim mesmo que acontece nos órgãos públicos. Quem já caiu na malha fina, sabe muito bem o que estou falando. Penso também que a Previ não deve ter movido uma palha no sentido de obter o parecer da Receita.
    Ou seja, normalmente este pessoal da Receita trabalha como prazo de 05 anos. Em fim "tamo ferrado".

    Abraços, Cecília. Obs: foi bom ver seu nome na chapa da Previ, penso que vc vai, como sempre incomodar muita gente...

    ResponderExcluir
  24. Colega Cecília,
    Há que se ter uma definição da Previ, em tempo hábil, relativa aos informes de rendimentos por nós recebidos, subdivididos em dois valores distintos. Todos, aí eu me incluo também, estão com inúmeras dúvidas sob a forma correta para preenchimento da declaração de rendimentos do ano base de 2011, sem o risco de incorrer em erro e cair na malha fina da receita federal. Consultei colegas aposentados que são depositários da minha inteira confiança e não obtive resposta para as minhas dúvidas. Já escrevi também para a Previ sobre este assunto, solicitando que se faça um esclarecimento no site objetivando terminar de vez com essa pendência. A resposta recebida está literalmente abaixo transcrita:
    “Senhor orge,
    Registramos sua sugestão que será levada ao conhecimento da gerência responsável.
    Por oportuno, esclarecemos que as informações relativas ao Imposto de Renda Pessoa Fÿsica e preenchimento da Declaração deverão ser obtidas no site da Receita Federal http://www.receita.fazenda.gov.br/perguntasrespostas/default.htm.
    Permanecemos ÿ disposição.
    GISELE SERRA SEPEDA MACHADO
    Gerência de Atendimento
    PREVI “
    Como se pode observar, colega Cecília, é argumentação de quem não tem a intenção de esclarecer absolutamente nada e somente empurrar o caso com a barriga. É por isso que agradeceria muito caso Você entrasse nesse circuito, na qualidade ainda de diretora de comunicação da Anabb, questionando a Previ e, em consequência, intercedendo em favor de grande quantidade de aposentados & pensionistas para que possamos obter uma resposta definitiva sobre a forma correta de preenchimento da declaração de rendimentos do ano base de 2011. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  25. Caro Jorge e demais colegas,
    Eu estou buscando a resposta, pois tambem tenho muitas duvidas, inclusive na Anabb já consultamos a Previ para subsidiar uma resposta que ajude aos associados, porém ainda não obtivemos resposta. Espero que, no máximo ate Terça, eu tenha um posicionamento para passar para vocês.

    ResponderExcluir
  26. Cecília,
    Há meses obtive resposta da Previ mais ou menos assim: que até o momento a Receita Federal não havia respondido a consulta da Previ sobre o assunto :imposto de renda sobre o BET.

    Ora, vejam já fiz desde muito tempo questionamentos junto a Receita federal e sinceramente eles respondem de imediato e minuciosamente, nisto dá de 10 x 0 na Previ.Observa-se que quem escreve conhece o assunto.

    O que não se admite é um gigante como é a PREVI não obter resposta rápida da Receita, aliás o que duvido parece ser apnas falta de interesse pois para eles que falta faz uns míseros reais?Vai acontecer a mesma coisa que aconteceu l´há muito tempo atrás com o IR cobrado em duplicidade sobre 1/3.Ela sempre levando para o lado da receita sempre desconta a seu favor e agora chovem ações na justiça inclusive patrocinadas pela Anabb,com ganho de causa depois de longos ano para os associados. O BET é a mesma coisa e porque não se entrar logo com ação para reaver logo o que nos é tirado?e porque não a ação ser contra a Previ?

    ResponderExcluir
  27. Parece que o governo está tendo problemas com a FIFA, pois quem sabe ele (o governo) não estava pensando que iria nadar no dinheiro da Previ para financiar a Copa e agora está meio acanhado?
    É porque surgiram tantas denúncias, que agora o governo está com medo de estourar a BOMBA!
    "extra, extra: governo se apodera do fundo de pensão de velhinhos para financiar a copa".
    É porque, já começou com a venda dos aeroportos à preço de ouro, para a Previ, que é dos velhinhos.

    ResponderExcluir
  28. GUERRA SUJA BB X PREVI VII

    Parece que "entrou água" no sinistro acordo que estaria sendo costurado nos porões do Banco do Brasil, em que seu presidente mais o presidente da PREVI seriam demitidos ou pediriam aposentadoria, ficando a PREVI(nós) com o ônus do pagamento de seus benefícios, por volta de R$ 50.000,00 mensais.
    Aconteceu que os incompetentes não haviam se dado conta que o presidente do BB, o glorioso Dida, com apenas 48 anos de idade, não possuia a idade mínima que a PREVI exige para aposentadorias, que é 50 anos.
    Agora, o provável é que o presidente da PREVI tenha que sair, pois a manutenção de ambos em seus cargos tornou-se impossível.

    ResponderExcluir
  29. Caramba, quem foi o débil mental que "bolou" estas novas letrinhas que somos obrigados a escrever, para postar o comentário? Parece escrito por alguém portador do Mal de Parkinson, com todos o respeito que tenho aos portadores desta doença. Alguém saberia explicar a utilidade das mesmas?

    ResponderExcluir
  30. FEBEAPA-Festival de Bsteira que Assola o País -Stalislau Ponte Preta, sem atual.(sobre as letrinhas e ...)

    ResponderExcluir
  31. Colega Cecília,
    Também considerei que, ao invés de melhorar, piorou bastante na hora de postarmos os comentários. Realmente as letrinhas estão criando dificuldades. Imagino, caso julgado conveniente, que elas possam ser desativadas e se retorne à rotina anteriormente utilizada. Aliás, sobre o assunto, peço licença para transcrever o que Juarez Barbosa, experto em informática, escreveu no blog “PreviPb1 Em Foco” (http://previpb1emfoco.blogspot.com/), no qual exerce democraticamente, como Você, a função de moderador:
    “Juarez Barbosa disse...
    Prezado Wilson e companheiros,
    Concordando com vocês quanto "as letrinhas que somos obrigados a escrever" para postar um comentário, desativei, a partir de hoje, tal chatice.
    Tal recurso é utilizado para se evitar o envio de spam. Para saber o que é um spam, assista ao vídeo abaixo:
    http://www.antispam.br/videos/cgi-spam-p.wmv
    4 de março de 2012 03:58”
    E.T. – um comentário surgido aqui no blog, já há bastante tempo, se tornou realidade e Você concorrerá nas eleições Previ ao cargo de Diretora de Seguridade. Desejo sorte e sucesso nessa nova empreitada e que Você consiga reunir em torno de sua chapa/candidatura o maior número possível de simpatizantes.

    ResponderExcluir
  32. D. Cecília,
    Como ocupante de importantes cargos na Anabb, se eleita diretora de Seguridade da Previ, a senhora terá que conciliar interesses opostos, do governo e dos segurados da instituição.

    De que lado a nobre senhora vai estar, no caso, por exemplo, do prometido realinhamento do Plano 1?

    Se disser que seguirá as orientações do governo, a senhora terá meu voto não por deixar de atender anseios de dezenas de milhre de aposentados e filiados à Anabb, mas pela sua sinceridade.

    Afinal, a Previ é mais poderosa do que a Anabb.

    ResponderExcluir
  33. Caro colega anônimo das 16:07,
    Eu nunca me pautei pelo Banco, alias, no período em que estive na diretoria da Previ, a maioria dos votos contrários as propostas apresentadas pelos indicados do Banco foi minha. Da mesma forma, sempre fui sincera nas minhas colocações, mesmo quando estava na Previ e, justamente para poder colocar minha posição e prestar contas do meu mandato, eu criei este blog. Quem, dos dirigentes da Previ, tem, ou teve, um canal de comunicação direto com os associados? Onde vocês podem participar com sugestões, criticas e comentários?

    ResponderExcluir
  34. Isso quer dizer que a futura sucessora do Sasseron não vai tirar este canal do ar?
    É ver oara crer!

    ResponderExcluir
  35. Cecilia, esse pessoal cai para cima. Se perdem aqui, ganham ali. Acredito em voce na Diretoria de Seguridade.

    ResponderExcluir
  36. Caro colega anônimo das 07:48h,
    Por que eu pararia, se eu criei este blog quando estava na Diretoria de Planejamento? É lógico que alguns assuntos são confidenciais e cada dirigente deverá ter o bom senso de filtrar o que pode ser dito ou não. Isso vale para quem assumir a cadeira. Eu espero que a pessoa que assumir a Diretoria tenha a coragem, como eu tive, de criar um blog ou outro meio de comunicação e compartilhar com os colegas as informações e discussões. É muito fácil fazer isso quando estamos em campanha ou quando estamos do lado de fora. Eu quero ver lá dentro ou vocês acham que eu não recebi ameaças de censura e de enquadramento no código de conduta da entidade quando criei o blog?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário