quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Eleições PREVI 2012

Após divulgação das datas das eleições da CASSI, entra em cena o edital do processo eleitoral da PREVI. A votação acontecerá entre os dias 18 e 29.05. A inscrição das chapas irá do dia 08.02 até o dia 29.02 (18h, horário de Brasília). 

Serão preenchidos os seguintes cargos:

- Conselho Deliberativo: 2 titulares e 2 suplentes;
- Conselho Fiscal: 1 titular e 1 suplente;
- Diretoria Executiva: Diretor de Seguridade;
- Conselho Consultivo do Plano 1: 1 titular e 1 suplente;
- Conselho Consultivo do Plano Previ Futuro: 1 titular e 1 suplente.

A grande novidade é que os aposentados e pensionistas poderão votar pelo telefone e também pelo site da Previ, porém para votar tanto pelo telefone quanto pelo site, os colegas terão que utilizar a senha cadastrada na Previ, que é a mesma senha de seis dígitos utilizada para acessar o "autoatendimento" no site.
Os colegas da ativa, mesmo os que estejam cedidos a outras entidades, como Previ, Cassi, FBB, etc, poderão votar nos terminais SISBB disponibilizados pelo Banco.

Para obter mais informações sobre o processo, acessem o link no site da Previ: http://www.previ.com.br/portal/page?_pageid=57,2039682&_dad=portal&_schema=PORTAL

17 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Gostaria de saber se a Anabb irá se consorciar com outra entidade representativa com vistas à formação de chapa para participar desse certame. A propósito, peço informar se Você tem interesse em ocupar a diretoria de seguridade que estará em disputa e se já foi ou está sendo sondada nesse sentido. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  2. Cecília,

    Estão aí duas eleições importantíssima para nós: Previ e Cassi.

    A que muito me preocupa é a da Previ pois nunca conseguiremos furar seu bloqueio ainda mais agora com esta união entre segmentos antes antagônicos, sinceramentte é muito triste e lá se vai outro período de muitas incertezas, pois com rarísssimas exceções são poucos ue merecem meu voto

    ResponderExcluir
  3. Caro Jorge,

    Ainda é cedo para sabermos o que acontecerá nas composições para a eleição da Previ. É bom lembrar que a Anabb hoje é gerida por vários grupos e que não há consenso em relação a uma composição ampla, tanto que na Cassi não aconteceram grandes composições e o resultado foi a inscrição de 5 chapas. O cenário que eu desenho na Previ não é diferente do que aconteceu na Cassi, até porque há rachas inclusive dentro de alguns grupos fechados.
    Eu já fui sondada sim e não escondo que gostaria muito de retornar à diretoria da Previ, mas o "gostar" não significa que serei candidata. Vamos ver o que vai acontecer nas próximas semanas.

    ResponderExcluir
  4. EI CECÍLIA? ESTÁ LÁ NO SEU POST ANTERIOR A SUGESTÃO DE CHAPA:

    TODOS PELA PREVI disse...

    Alo Cecília? Tenho aqui uma chapa prontinha para denotar nas eleições PREVI e vencer com maioria dos votantes: AQUI VAI:
    Diretoria Executiva: Diretor de Seguridade
    CECÍLIA GARCEZ

    Conselho Deliberativo:
    Titulares:
    Isa Musa de Noronha
    Fernando Amaral Baptista
    Suplentes:
    Maria Goretti Fassina Barone Falqueto
    Tereza Godoy

    Conselho Fiscal:
    Titular:
    Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza
    Suplente:
    Gilberto Matos Santiago

    Conselho Consultivo do Plano de Benefícios 1:
    Titular: Claudio Nunes Lahorgue
    Suplente: Ilma Peres Causanilhas Rodrigues

    Conselho Consultivo do Plano de Benefícios PREVI Futuro:
    Vocês ai escolhem dois (1 titular e 1 suplente)

    2 de fevereiro de 2012 12:47

    ResponderExcluir
  5. Concordo. Essa é uma chapa para ninguem botar defeito, só tem nomes de primeira e de reputação ilibada. Converse ai Cecilia com seus pares e monte esa chapa. Ninguem ganha dela! Ouso dizer que essa é a chapa dos sonhos do funcionalismo do BB.

    ResponderExcluir
  6. Tentar não permitir o acesso a texto polêmico, contraditório, escrito e publicado num momento bastante infeliz; e ameaçar comentaristas que se manifestam de forma correta, sob todos os aspectos, caracterizam desespero e procedimento não condizente com o regime democrático em que vivemos. O excelente texto “DESUNIÃO GRATUITA FAVORECE A QUEM?”, do brilhante autor João Rossi, publicado no blog de Juarez Barbosa, tem endereço certo quando diz: “Por tudo isso, conclui-se que tem gente jogando para a torcida, buscando elogios para seus textos e quando contestados, perdem a lucidez, a paciência e o bom senso, partindo para o ataque, olvidando que a maioria das divergências poderia ser dissipada com um simples telefonema ou via de e-mail cortês e contemporizador”. Estamos, sem sombra de dúvidas, vivenciando uma crise de credibilidade. Tudo isso num momento ruim, justamente quando foi dada a largada para o processo eleitoral na Cassi & Previ. Desde que esse tipo de mentalidade voltada exclusivamente para a promoção de si próprio, que visa sempre e somente estar à frente dos holofotes, seja banida do seio do movimento em defesa da Previ & Cassi, poderemos um dia, quem sabe, ver a união de todas as entidades representativas em torno unicamente da preservação dos direitos e anseios dos aposentados e das pensionistas do “PB-1”.

    ResponderExcluir
  7. Caro colega anônimo (08:22h),

    Infelizmente tenho que concordar contigo. Essa desunião não favorece a ninguém. Estamos todos no mesmo barco, porém há pessoas que não aceitam que outros pensem diferente, que acham que tudo é muito fácil, basta querer e que colocando "certas pessoas", vão mudar totalmente a gestão das entidades. Pura ilusão! Existem regras, normas, leis, que todos os dirigentes têm que seguir, caso contrário, perdem seu mandato e sua credibilidade. Os colegas precisam entender que a união das entidades poderia mudar a gestão. Isso sim, pois através de um corpo forte brigando para defender propostas que interessem os associados, porém sem perder o foco.

    ResponderExcluir
  8. Cecília,
    Creio como o outro que toda unanimidade é burra.

    ResponderExcluir
  9. Cecília,
    Encerramos o mes de janeiro de 2012 com a bolsa beirando bater um dos records de valorização hoje estamos quase recuperando o que perdemos no ano todo de 2011, pois de acordo com o andar da carruagem chagaremos lá. Acontece que ninguém de amém a este fato. Se não me engano a Previ se não se aproveitou desta oportunidade foi de uma ingenuidade incrível e para que não digam que fugi do assunto quer parecer que faço falta em sua diretoria.KKK

    ResponderExcluir
  10. Caro Domini,

    Ainda bem que Bolsa de Valores se recuperou e não estaremos mais com o fantasma da suspensão do BET nos assombrando, pelo menos para 2012, mas a questão do tamanho do fundo continua a nos preocupar... Quando será que o Banco vai reconhecer que a conta do grupamento pré-67 é dele? Aliás, nós pagamos caro essa conta... muito caro...

    ResponderExcluir
  11. O BB tem que arcar com as despesas de seus ex-funcionários pré-67, afinal, quem é responsável por esse grupamento ? a PREVI, com certeza não é !
    Resta, então, que o ex-maior banco do brasil cumpra com suas obrigações, livrando a nossa Previ dessa cara conta...muito caro...

    ResponderExcluir
  12. Colega anônimo (17:43),
    A questão e que o BB alega que a responsabilidade dele, conforme acordo de 97, e só com as contribuições desse grupo e o pagamento dos benefícios, porém não com benefícios oriundos de distribuição de superávit.

    ResponderExcluir
  13. Excelente a chapa ai proposta, sra Cecília! Se me autorizas vou começar a campanha em favor dela!

    ResponderExcluir
  14. Cecilia, precisamos de voce novamente dentro da Previ, acredito que dentro das possibilidades sua luta era em favor dos assistidos da Previ,e voce nos mantinha informados do que estava acontecendo dentro da Previ, agora estamos praticamente sem apoio nenhum, nossa voz fica enfraquecida, os colegas brilhantes e corajosos como o Marcos Cordeiro, Medeiros, Rossi,Juarez e outros não se juntam em pról de um mesmo objetivo
    comum, se dividem favorecendo ainda mais o patrocinador e a Previ que não encontram resistência por parte dos assistidos e assim fazem o que bem entendem,o foco seria conseguir uma melhor condição de vida para os aposentados e pensionistas, nosso idade é avançada, não temos tempo para esperar que tudo seja resolvido por ações na justiça,temos que entrar em acordos, independente de divergências pessoais, é necessário um início imediato na revisão dos benefícios do PB1, assinado em acordo e não cumprido até agora, os benefícios dos aposentados e pensionistas são muito baixos, estamos atolados em dívidas, a Previ e o BB não melhoram em nada a situação díficil em que nos encontramos,precisamos de união para obtermos sucesso.

    ResponderExcluir
  15. - Nomes, nomes e nomes.
    - O que interessa é o que fizeram, o que estão fazendo e qual a proposta para a próxima gestão, indicando meios de viabiliza-la (já que de promessas vazias estamos cheios).

    ResponderExcluir
  16. Colega Cecília,
    Foge ao tema em discussão mas é um assunto também importante para o futuro dos associados do “PB-1”. Ninguém melhor do que Você para prestar os esclarecimentos que todos desejamos. Esta é a cabeça da reportagem de hoje, 06.02.12, que retirei do portal Uol. “Aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília são arrematados por mais de R$ 24,5 bilhões”. O que mais nos interessa é que “a concessão de Guarulhos, que tem prazo de 20 anos, foi arrematada por R$ 16,213 bilhões pelo consórcio Invepar, com a ACSA, da África do Sul, composto pelas empresas Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A.”. A Previ tem, com base na posição relativa ao mês de jun/11, 40,14% (*) de participação no capital da Invepar. Em dez/08 esse percentual era de 83% (*). Gostaria de saber se Você possui condições de nos esclarecer se por acaso teria sido um bom investimento para o “PB-1” ter arrematado essa concessão, tendo presente que se trata de um plano maduro e fechado. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.
    (*) – informações retiradas do site da Previ

    ResponderExcluir
  17. Caro Jorge,

    A grande estratégia desse governo não é pressionar os fundos de pensão de estatais a entrar nesses investimentos "polêmicos", como era feito no Governo FHC, porém eles trazem a estratégia de os Fundos de Pensão das estatais, através das empresas que eles têm uma grande participação na gestão, como é o caso da Invepar, participar desses leilões. Não é diferente no caso do "trem bala", que deverá sair a licitação em outubro deste ano.
    A empresa Invepar está entrando pesada em vários investimentos e, sinceramente, não acredito que tenha recursos próprios, em caixa, para tal. É bem provável que os fundos de pensão, como a Previ, estejam fazendo aporte de capital para isso, ou pode ser também que esses investimentos tenham recursos do BNDES. Infelizmente, não teria como afirmar o que está acontecendo realmente, pois os informativos da Previ não são claros em relação à matéria, mas estarei buscando maiores informações para ter condições de esclarecer esse ponto, que julgo fundamental para os associados, pois é o nosso patrimônio que está em jogo. Se uma empresa que a Previ tem participação pesada tem um desempenho ruim, isso, com certeza, impactará negativamente no resultado do Plano 1, fato que não ocorre no Plano Previ Futuro, pois não há participação direta nas empresas e sim participação indireta através da compra de ações na Bolsa, o que torna os recursos mais líquidos do que a participação efetiva na gestão. Por outro lado, nas participações, a Previ pode participar mais ativamente da gestão, o que por um lado pode ser uma armadilha, caso haja ingerência do governo.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário