sexta-feira, 4 de março de 2011

Duas matérias chamam atenção esta semana. Referem-se à nomeação para o cargo de Diretor-superintendente da PREVIC. Como já tinha sido divulgado no blog esta possibilidade, agora é efetiva. A questão não está na pessoa em si, o problema é na ingerência política que existe nesse mercado de fundos de pensão, principalmente os cargos ligados diretamente a empresas estatais ou de economia mista, como é o nosso caso.
Eu não posso deixar de compartilhar com os colegas a lembrança da metáfora da raposa e das uvas. Para quem não lembra da metáfora do Esopo, segue abaixo para reflexão e discussão:

Uma Raposa morta de fome, viu alguns cachos de Uvas negras maduras penduradas nas grades de uma viçosa videira.

Ela então usou de todos os seus dotes e artifícios para alcançá-las, mas acabou se cansando em vão, sem no entanto conseguir.
Por fim deu meia volta e foi embora consolando a si mesmo desapontada e dizendo:
- As Uvas estão estragadas e não maduras como eu pensei.


Moral da História:
Para uma pessoa vaidosa é difícil reconhecer as próprias limitações, abrindo assim caminho para as desventuras.



Foi publicada ontem (2), no Diário Oficial da União, a nomeação do novo diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). José Maria Rabelo é servidor de carreira do Banco do Brasil, tendo chegado à vice-presidência de negócios internacionais da instituição, além de ter ocupado a direção de comércio exterior e a superintendência estadual do Banco do Brasil no estado de São Paulo.

O novo diretor superintendente da Previc foi presidente do conselho deliberativo da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), hoje o maior fundo de pensão da América Latina. Também é membro titular do conselho de administração da BrasilPrev, empresa de previdência complementar que surgiu da associação entre o Banco do Brasil e o Sebrae.
Mineiro de Coromandel, José Rabelo é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA em Formação Geral Básica para altos executivos pela mesma instituição. No ano de 1999, o novo diretor superintendente cursou o Programa de Gestão Avançada da Amaná-Key, concluindo MBA Internacional para altos executivos. É autor ainda de diversos artigos publicados em veículos de comunicação de ampla circulação do país.
José Maria Rabelo sucede o economista Ricardo Pena, que presidiu a Previc desde sua criação, em dezembro de 2009 (Ag Prev)

Previc é dada como recompensa ao PMDB

Atendendo a forte pressão do PMDB, a presidente Dilma Rousseff, trocou o titular da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ricardo Pena Pinheiro, que estava há apenas um ano no cargo, pelo funcionário de carreira do Banco do Brasil, José Maria Rabelo, muito ligado ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, líder daquele partido. A mudança foi oficializada ontem no Diário Oficial da União.
Esse foi o segundo grande golpe sofrido por Ricardo Pena nos últimos dias. Isso porque o nome dele teria sido indicado para o comando da Susep pelo senador pernambucano e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, do PTB. A indicação não foi aceita pelo Palácio do Planalto.
José Maria Rabelo ocupou vários cargos no Banco do Brasil antes de chegar à vice-presidência da instituição, cargo no qual se aposentou. Ele foi, inclusive, superintendente estadual do BB no Rio Grande do Norte, estado do ministro Garibaldi Alves. (Seguros dia-a-dia)

Um comentário:

  1. Será que não foi o pena que nos deixou penando no superavit Previ?Se foi pagou bem caro, se não paciência.Cecília, estou com você que a Previc w também nossa Pervi não deveria ter interferência política, porém não se pode admitir que um presidente de um órgão lçigado ao Ministério siga outra corrente quanto mais que o que tomou posse é pessoa do BB que já passou pela Previ. Assim o Garibaldi tem razão ao exigir, pois aqui na cidade de um interior baiano sei o que é presidir um órgão tendo como sulbalternos outras pessoas alheias aos seus ideiais.
    Feliz Carnaval isto é se é felicidade parar um País por festa.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário