quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

E a novela continua...

Caros colegas,

É impressionante como as pessoas viajam. Por isso muitas vezes eu prefiro não escrever nada, muito melhor do que dizer "abobrinhas" e confundir ainda mais os associados.

Nós conhecemos bem como funcionam os nossos Órgãos públicos, não é mesmo? Alguém já teve uma resposta rápida de algum processo enviado ao INSS, por acaso? à Receita Federal? Ou outro órgão qualquer ligado ao Governo. Pois é, nesse caso do superávit é muito pior, pois envolvem recursos significativos.

No caso da PREVIC, geralmente, sua resposta é na forma de um Ofício detalhado com análise de cada proposta, com recomendações embasadas nas normas legais. Eu acredito que, no caso do superávit, mesmo tendo sido conversado antes, não vai ser diferente.

A boa notícia é que a folha suplementar da PREVI está pronta e, chegando o Ofício da PREVIC com sua aprovação, o crédito será imediato. Não existe essa conversa de esperar a folha de fevereiro, março, etc. E, podem ter certeza, o processo ainda está na PREVIC. Quem informou diferente, está muito mal informado. Pensar que fulano ou sicrano está armando para cima dos associados é outra viagem. Não vejo sentido nisso. Por que segurar o crédito? Não há nenhuma justificativa, visto que os recursos estão provisionados.

Muitas vezes eu prefiro não publicar nada no blog, apenas responder os comentários do que inventar uma notícia ou complicar mais ainda a cabeça de vocês. Os objetivos deste blog são: informar, compartilhar e ouvir. Não vou utiizar este espaço para falar "abobrinhas", pois respeito muito quem me acompanha e lê o que escrevo.

44 comentários:

  1. Cecília Garcez.

    Há pelos gerentes do BB um comunicado de que o crédito é para ser efetuado em março de 2010 dia 20.

    Dizem que é problemas de liquidez, e que os integrantes do Memorando de entendiementos sabiam que era para ser assim.

    Tudo foi acordado para trasmitir ao mercado que o Banco do Brasil estaria legal com suas contabilizações,mas o acerto fechado teve o aval dos representantes dos associados.

    ANABB,AAFBB,ANABB E CONTRAF CUT.

    Todos sabiam que não ia cair crédito algum em 31/12/2010.

    Não é especulação e fato concreto.

    Se for apenas boatos,me explique do porque com a ajuda dos conselheiros eleitos, foram mudando datas,e novamente afirmaram que o crédito saia em 31/01/2011.

    Agora como num acordo fantástico jogam a culpa em cima do Pobre do Sasseron, é fácil ele já esta de saída da PREVI,em 2012 teremos eleições,e estudos já dão certo que o novo ES será aprovado na metade do ano com valor de 150.000,00 reais e 120 meses de prazo de pagamento fechando a gestão dele e fazendo esquecer a memória curta dos aposentados e das pensionistas da Previ PB-1.

    Procure qualquer gerente e ele passará a mesma informação, houve até e-mail interno entre eles todos sabem a sacanagem que os nossos ditos dirigentes fizeram conosco.

    Acreditar em quem Cecília, voce sabe que falo a verdade, talvez nem publique esse meu desabafo mais não da pra continuar essa sujeirada que se trasformou a Previ nas últimas gestões e alimentar essa esperança de muitos colegas que estão avidos por boas notícias com relação a esse primeiro pagamento dos 240%.

    Estão tentando fazer desacreditar o Doutor MEDEIROS,pois acreditam as cúpulas das associações que ele tem grande chance de ganhar a pasta a partir de 2012.

    Com a palavra aqueles que tiverem a coragem de desmentir o que um alto escalão do Banco do Brasil pronunciou em voz alta bramando como um leão.

    Chega de hipocrisia e enganação :

    CREDITO DE SUPERÁVIT SÓ NA FOLHA DE MARÇO DE 2011. DIA "20"

    Funcionário do PB-1 ainda na ativa.

    Roberto Venceslau da Mota.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Cecilia. Vou reproduzir aqui suas palavras:
    "Pois é, nesse caso do superávit é muito pior, pois envolvem recursos significativos."
    Encaminhei diversas vezes correspondencia a diretoria da Previ questionando o porque das constantes declarações a imprensa-Isto é, Veja, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, etc-sobre os superavits. Isso sempre vai atrair olhares de orgãos e pessoas que detenham poder e, como estamos no Brasil, onde muitas pessoas assumem o poder com intenções nem sempre honestas, surjam propostas para utilização de nossas aplicações em projetos ambiciosos e duvidosos. Que nosso superavit seja distribuido entre nós o mais rapidamente possível. Aguardemos, mas não com muita paciencia.

    ResponderExcluir
  3. Prezada colega Cecilia, eu estou contigo e nao abro, como diz a velha giria.
    Nao tem que complicar,acredito que a Previc vai aprovar a qualquer momento e o credito vai ser imediato, nao tem nada de dizer que conselheiros e diretores querem complicar as coisas e reter o credito, isto é boataria maldosa de gente que quer atirar uns contra os outros, quem sabe ate pensando numa proxima eleiçao ou com alguma inveja, dor de cotovelo dos gestores da Previ.
    A verdade colega Cecilia que tem muita cabeça por ai parada, sem fazer nada e dizem que cabeça parada é oficina do diabo, ou seja pensando so maldades e bobagens.
    O credito ta chegando!!!

    Abraço Daniel

    ResponderExcluir
  4. Quando da assinatura do Memorando de Entendimentos, onde as entidades, eleitos da Previ e diretores do Banco do Brasil acordaram sobre a forma e a periodicidade da distribuição da Reserva Especial, foi firmado, também, Termo de Compromisso, onde, com o aval do Governo, o Banco do Brasil comprometeu-se a reabrir em janeiro as discussões com o objetivo de avaliar e adotar alterações no Regulamento do Plano de Benefícios nº1 para buscar atender as demandas não contempladas no acordo 2010.

    Eu pergunto a voce Cecília, o que a ANABB o seu Valmir Camilo esta fazendo?.

    A ANABB da qual a senhora ainda faz parte deve explicações, e como tem uma ferramente especial de cumunicação entre os participantes deve explicar o porque ninguém se pronuncia,houve o acordo, eles estavam lá sabiam que não teria condições técnicas de pagar em 31/12/2010 mas fizeram todos acreditar que a Previ Pagaria.

    Não aceito mais que façam pessoas inocentes pagarem por erros dos Dirigentes, voce fez propaganda para eleição de Vitor Paulo e Paulo Assunção portanto esta credenciada a divergir da opinião deles e cobrar rapidez no pagamento dos Benefícios Temporários acordados e pra já.

    Respeitosamente

    Roberto Venceslau da Mota.

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília,
    Penso que seria salutar para todos os blogs hoje existentes e voltados para os interesses dos associados do “PB-1” que:
    1º) – as pessoas, na medida do possível, se identificassem já que, em princípio, não estariam fazendo nada de errado apenas emitindo a sua opinião sobre determinado assunto posto em discussão;
    2º) – procurassem desarmar os espíritos e redigir os seus textos tentando, de forma civilizada e educada, agregar algum tipo de valor ao que está sendo exposto;
    3º) – não insistissem em justificar as suas posições baseando-se exclusivamente no resultado do plebiscito; ex.: se o não tivesse vencido isso ou aquilo já teria acontecido e por aí vai;
    4º) – entendessem de uma vez por todas que quem optou pelo sim ou pelo não escolheu democraticamente a alternativa que entendeu ser a mais correta no momento da votação;
    4º) – postassem comentários contendo informações somente de fontes fidedignas e que efetivamente servissem para tranquilizar a todos os frequentadores do espaço; e, finalmente,
    5º) – não tentassem fomentar a discórdia, o ódio e a divisão no seio da comunidade de associados pois, assim procedendo, estaremos nos enfraquecendo e praticando exatamente a tática do “adversário”. Entendo que as sugestões são bem simples e superfáceis de serem implementadas. São voltadas para uma comunidade composta na sua imensa maioria por cabeças brancas e de nível educacional e intelectual bastante elevados. Valeu?

    ResponderExcluir
  6. As coisas só andam rápido nessas instituições, quando é pra tirar do nosso bolso... Aí é vapt-vopt...

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília:

    1. Suas sensatas ponderações acerca dos tramites burocráticos estão corretas.

    2. Isso não justifica, porém, a omissão da Previ em divulgar desde logo ao quadro associativo o novo texto do acordo, após os "ajustes redacionais" impostos pelo Ministério da Fazenda.

    3. Além de ser direito de todos os associados que votaram e aprovaram o Memorando da forma como se encontrava originariamente redigido, ter prévio conhecimento das modificações no texto, ainda que de ordem estilística ou ortográfica, a transparência da Previ nesse sentido iria mitigar a expectativa dos afiliados.

    4. É evidente que qualquer vírgula que se acrescente a um texto já formulado pode alterá-lo substanciamente, máxime em se tratando de documento jurídico por excelência, como é o caso do acordo sob análise.

    5. Não se pode exigir do associado que aguarde os tramites burocráticos para só depois ficar sabendo quais foram as alterações impostas unilateralmente que foram introduzidas no texto.

    6. A verdade é que esse deplorável episódio ficará marcado na memória do quadro associativo e servirá de base para a escolha dos próximos dirigentes, já que a inteligência dos assistidos foi e continua sendo subestimada e aviltada ao longo desse imbroglio em que se transformou o crédito do Superávit.

    7. Como se vê, não se trata mais de dinheiro, mas de dignidade, pois como parte diretamente interessada no acordo, estamos sendo deixados à margem do processo de sua aprovação, pois nem mesmo os nossos mandatários, na qualidade de dirigentes eleitos, tomam qualquer iniciativa no sentido de exporem, de forma objetiva, quais foram as alterações textuais impostas unilateralmente após devidamente votadas e aprovadas.


    Marco Antonio.

    ResponderExcluir
  8. Cecília,
    Creio que tua tribuna, neste momento, muito mais do que informar sobre possíveis datas do pagamento do Superavit, poderia, talvez se ocupar de assunto, ligado ao mesmo tema, mas que, pelo que percebo, ainda confunde muito a cabeça das pessoas. Historicamente, a participação de aposentados (assistidos) e pensionistas (também assistidos)em pleitos, pesquisas, sempre foi inexpressiva. Diferentemente, agora, foi bastante expressiva e isso, para mim, revela que, muito além da discussão de se o Banco teria ou direito ao seu quinhão, os assistidos não dispõem de tempo em suas vidas para participarem de uma refrega judicial. Mas, mesmo assim, creio que isso deveria ser discutido, até mesmo para alicerçar futuras posições. Você com tua bagagem de direção pode contribuir muito para que se possa enxergar melhor as coisas, sem paixão, mas, sobretudo, com embasamentos técnicos. No mais, parabéns pelo trabalho que desenvolves. Do amigo e colega de sempre.
    Amauri Moreira

    ResponderExcluir
  9. Caro Roberto,

    Eu acredito que não vale a pena nós entrarmos nessa discussão. Você tem seu ponto de vista, o qual eu respeito, porém gostaria que você também respeitasse quem não pensa como você. Nenhuma entidade, muito menos a Anabb afirmaram que o crédito sairia em 2010. Sempre o que foi divulgado é que os negociadores discutiram as propostas antes com todos os Ôrgãos do Governo que teriam que aprovar. O Valmir teve um papel fundamental no fechamento e na negociação deste acordo. Conheço muito bem o atual diretor de Planejamento, Vitor Paulo, pois foi Gerente da área na minha gestão e tenho certeza que não trabalharia contra os associados. Da mesma forma, os demais diretores - Sasseron e Paulo Assunção. Não existe nenhum motivo para eles segurarem o crédito.
    Todos estão empenhados para que o crédito saia o mais rápido possível.
    Se eu achasse que eles estivessem fazendo corpo mole ou que não estivessem atuando adequadamente, seria a primeira a reclamar, porém conheço bem como funciona a burocracia dos Órgãos públicos e não vou sair atirando sem alvo.

    ResponderExcluir
  10. Caro Jorge,

    Você foi muito feliz nas suas colocações. Concordo plenamente contigo e, você como bom flamenguista, feliz com a vitória de ontem, como eu, queremos a união e que as pessoas abram a mente e olhem para o futuro. O SIM venceu e não há mais retorno. O que tem que ser feito, se há realmente interesse em mudar algo na Previ, é fazer com que os aposentados votem, participem mais das consultas. Esse é o grande desafio de todos. Daqui a poucos anos, o Plano 1 só terá aposentados e, por isso, é fundamental que as pessoas se engajem e participem mais das discussões e das consultas. A briga, a baixaria, só afastam as pessoas que querem participar, porém de forma educada e democrática, sendo respseitada em seus direitos de cidadão, de escolher o que for melhor para cada um, porém respeitando a opinião dos demais.

    ResponderExcluir
  11. Caro Hebert,

    Infelizmente, tenho que concordar contigo. Se fosse para resolver problemas de déficit, com certeza, o débito tinha acontecido à velocidade da luz.

    ResponderExcluir
  12. Caro AMoreira,

    Como eu mencionei no comentário anterior, esse é o grande desafio. Todos em busca de aumentar a participação e o interesse dos aposentados. Já somos maioria no plano e essa maioria vai aumentar cada vez mais. Sem contar que no futuro, se os aposentados não se engajarem, a Previ pode ter uma gestão somente com pessoas do Plano Previ Futuro, que são os funcionârios que tomaram posse após 98. Nada demais, porque até hoje foram os participantes do Plano 1 que geriram o Previ Futuro, mas em função do volume de recursos do Plano 1 e que permanecerá por muito tempo engordando o superávit da Previ, é bom não perder de vista essa tendência, visto que por parte do Banco, seus indicados na gestão não podem ser aposentados. Em 10 anos, praticamente todos os associados do plano 1 estarão aposentados. Dessa forma, podemos ver no futuro a composição na gestão da Previ inverter. Os associados do Plano Previ Futuro serão os futuros gestores do Plano 1.
    Gostaria de reafirmar que não considero isso um problema, pois atualmente os participantes do Plano 1 administram o Plano Previ Futuro, mas é bom lembrar que para manter um equilíbrio e manter dirigentes eleitos do Plano 1, os associados terão que participar mais e, como eu falei, esse é o grande desafio para todos.

    ResponderExcluir
  13. Cecília,
    Vc.saberia explicar porqu~e a Previc sendo uma adendo do Ministério da Previdência ser a última a dar sua palavra acima de um Ministério.?

    me lembro bem do tempo que a Sra.Solange(isto mesmo?) era a chefe do SPC e sofremos muito . E ainda pagamos por ser a Previc ex SPC a última instância. Só aqui mesmo.

    Vou sugerir a Rede Globo a volta da novela Que Rei Sou Eu, bastante atual e seria uma justa homenagem ao Herbert.

    A Anabb agora está que só uma graça em resposta.Quando indagamos alguma coisa sobre o que não quero pronunciar pois me dá calafrio só em falar su.........it responde para se reportar aquela lenga-lenga da aprovação.

    Triste não?

    ResponderExcluir
  14. Caro Domini,

    Apesar da PREVIC estar ligada ao Ministério da Previdência, ela é considerada um órgão autônomo e responsável nas decisões referentes aos fundos de pensão. O problema é que sendo o Banco do Brasil, uma empresa de economia mista, existe a exigência de que as propostas que envolvam recursos que afetem o Banco e a PREVI passem por essa saga de burocracia.
    Adorei sua ideia de sugerir a Rede Globo de passar novamente a novela "Que REi sou eu".

    ResponderExcluir
  15. Cecília,

    Obrigado pela resposta.Já sugeri a Globo,vamos esperar.

    Quanto a Previc é que não endendo o porquê ela ser a última ela deveria ser após o Conselho Deliberativo pois de logo faia as sugestões cabíveis e não após o Ministério da Fazenda.
    Aliás como gosto de futucar o cão com vara curta talvez faça esta sugestão ao Ministerio isto é depois de tudo resolvido .

    ResponderExcluir
  16. Prezada Cecília,
    Sou pensionista. Não tenho muita intimidade com computadores. Mas, com esse assunto de superávit pendente, andei tomando lições com meu neto e descobri, pesquisando a expressão “superávit previ” na internet, que existem várias páginas ou blogs falando do assunto e... Francamente? Me assustei com o baixo nível da maioria deles. Tratam as pessoas como lixo, acusam, agridem por escrito, atacam pessoas que sequer conhecem, disseminam rancor, ódio, animosidades sem fim e tudo isso a custo de que? Porque o que foi prometido não foi ainda cumprido. Eu sou bastante velha, sei por experiência que tudo o que depende de autorização do governo é demorado e sei também que o banco e a previ dependem da benção do governo para quase tudo o que fazem. Não creio que somente será resolvido em março. Acredito e tenho fé, que as coisas estão quase resolvidas e o crédito vai sair em breve, o resto eu atribuo mais politicagem, vontade de aparecer, criar cisão, firmar posição. Seu blog, ao contrário é sério, digno e coerente, tanto que sequer permite o anonimato, o que é excelente, pois aprendi que quem não assina o que escreve não merece crédito. Uma pena que existam por ai, entre funcionários e aposentados do banco, alguns fanáticos fundamentalistas querendo criar uma Jihad contra o banco e a previ.

    ResponderExcluir
  17. Querida Cecília,
    Fui por 12 anos Gerente de Funcionalismo. tendo , inclusive,
    gerenciado ativos e aposentados da Bahia e Sergipe. Não gosto de especular, mas, créditos são efetivados na forma de adiantamento, a qualquer época, e transitam na folha de pagamento seguinte.
    Folha Suplementar, está me cheirando dia 20. De que mês? Talvez Tupã saiba.
    Abraços Rubro-Negros.

    Carlos Alberto Holanda Júnior

    ResponderExcluir
  18. Oi Cecilia,

    Este dinheiro do Superavit já gastei!
    Seria possivel uma proposta para receber parte do peculio em vida?
    Visto ser algo que já nos pertence.
    Seria adorável desfrutá-lo em vida?!
    Não acha?
    Clovis
    Rio Pret-SP

    ResponderExcluir
  19. Cara Cecília.
    Concordo com você em quase todas as suas colocações, apenas não entendo porque, apesar da boa vontade de nossos representantes, não há qualquer tipo de informação oficial, apenas oficiosas, graças a pessoas de boa vontade como você a Célia e outros. Isto esta fazendo com que colegas, principalmente aqueles em grave situação de penùria pecuniária, se deixem engravidar pelos ouvidos, e acabam gerando em suas mentes, ódios e magoas, que levam a manifestações carregadas de palavras desrespeitosas e contundentes.
    É uma lastima esta situação toda.
    José F. Rovere

    ResponderExcluir
  20. Cara Ângela,

    Que bom que você achou o nosso blog. Fique bem a vontade para participar, perguntar, criticar. Ele é nosso e o objetivo é sempre manter o bom nível das colocações. Este é o nosso diferencial. Não estou aqui para marcar posição ou por fins eleitoreiros, estou porque quando era Diretora da Previ percebi como os associados ficavam sem uma informação mais próxima da realidade e me vi no dever de criar esse blog. Hoje, mesmo fora da Previ, quero continuar compartilhando as notícias e discutindo-as com vocês.

    SEJA MUITO BEM-VINDA!!!!

    ResponderExcluir
  21. Caro Carlos Alberto,

    Infelizmente, nesse caso, a Previ para fazer um adiantamento também tem que pedir a aprovação da PREVIC. É um sistema totalmente centralizado, principalmente nos fundos de pensão de empresas estatais. Os fundos de pensão de empresas privadas têm mais autonomia e flexibilidade, porém a PREVI precisa seguir a regra dos fundos de pensão de estatais.

    ResponderExcluir
  22. Minha cara Cecília,
    Ontem a partir de das 23 e pouco ficamos num apagão geral (foram 8 estados do Nordeste)de imediato acordei e levei exatamente 3 horas querendo saber da Coelba(um de seus donos a Previ), pela simples razão de gostar do barulho em meu quarto como som ligado baixo, televisão, ar e etc aí acordei se só fui dar uma soneca até as 6 da manhã. Meu filho pela mesma razão me mandou uma mensagem distante quase 500km dizendo que estava sem energia, talvez o mesmo mal, não suportar o escuro. De pronto lembrei-me de outro apagão é sempre a Previ está a reparar a energia em seu prédio e quase toda semana é a mesma coisa falta de informação e nesta para descansarem um pouco de repetirem que encontra-se o famigerado lá na previc aguardando aprovação.
    Se não der para rir pelo menos dá para mostrar a nossa fobia atual: o su......vit.

    ResponderExcluir
  23. Cecilia,
    Eu concordo com a Angela, não estou à vontade para me manifestar em alguns blogs existentes por causa da intolerancia e falta de educação de alguns participantes. Qdo. não concordo com algum comentário simplesmente fico calada pois ninguem tem obrigação de me agradar 100%, mas de forma nenhuma irei agredir com palavras de baixa calão aquela pessoa. Respeito o seu ponto de vista e muitas vezes após uma maior reflexão até passo a concordar.
    Esse problema da analise da PREVIC que está aborrecendo muita gente, acho que a situação em que muitos se encontram não deixam nem raciocinar direito a respeito. O processo foi encaminhado no dia 28/1, uma sexta-feira, então eles estão analisando o processo há 5 dias, e como sabemos que não é só esse processo que existe na PREVIC para ser analisado não está tão gritante a demora. Quanto aos comentários que a demora é provocada pela PREVI/BB, não tem o menor fundamento, tendo em vista que os valores já foram apartados em contas específicas e se a bolsa cair nós é que perderemos os rendimentos, com isso, tanto faz pagar agora ou em março para a PREVI, porque esse valores já pertencem aos associados e ao BB e estão sendo aplicados para continuar pagando os 20% mensais, os quais não existe nenhum compromisso de pagá-los a não ser que exista saldo nestas contas.
    Conforme o meu entendimento a PREVI/BB não ganhariam nada com esse atraso, por esse motivo não acredito que estejam fazendo propositalmente, se está demorando é porque a nossa administração pública é lenta e burocrática e não há nada o que fazer a naõ ser esperar mais um pouco.

    ResponderExcluir
  24. Cara Cecilia,
    Estreando em seu blog e mudando o assunto rotineiro - superavit, sugiro a vc que peça a interferencia dos nossos diretores para que a Previ altere o prazo no financiamento imobiliário de 240 para 300 meses. Isto já é prática no BB, CEF, Poupex e outras instituições financeiras e seria interessante obtermos o financiamento com este prazo.

    ResponderExcluir
  25. Acompanhei meu marido durante muitos anos nessa lida no Banco. Quando ele se aposentou, sabíamos que teríamos aquele “x” de benefício e que eu teria pensão. Ninguém falava em aumento do teto de empréstimo simples, muito menos de distribuição de sobras da Previ. Vivíamos controlando nosso orçamento para viver dentro do que nos pagava a Previ e felizes porque o reajuste anual por índice do governo estaria garantido. Um belo dia a Previ deu aumento do teto do empréstimo simples. Como muitos, corremos a renovar. Deu para trocar de carro. Então, começaram as cobranças para aumentar mais. Parece-me que passou para 50 mil e os aposentados ainda acharam pouco e fizeram uma pressão imensa para aumentar mais ainda, acho que foi para 70 e agora está em 100? Agora vem essa história de superávit e pelo que leio nas paginas da internet, parece que está todo mundo na miséria e se esse dinheiro não sair todos declararão falência. Não é esquisito? Eu espero a distribuição com tranqüilidade. Vivo com os 60% da pensão (líquido em janeiro R$ 3.604,20), modestamente, graças a casa própria que compramos financiada pela Previ e hoje, com os filhos independentes, vivendo por conta própria, dá para viver com dignidade. Muitos estão falando em acionar a Rede Globo, o Datena das reportagens escandalosas. Seria um belo tiro no pé. Há muito se consolidou no imaginário do povo brasileiro que os funcionários do Banco e seus aposentados são marajás e como esses que estão tentando promover tais manifestações acham que a imprensa vai reagir? Acham que vão dar apoio? Ora, estamos falando de Brasil, onde os médicos com mestrado ou doutorado estão no topo da lista de chance de ocupação, com 93% de probabilidade de estar empregado. Esta categoria tem uma remuneração salarial média de R$ 8.966. Em compensação, os médicos também lideram a lista do número de horas trabalhadas por semana, com uma jornada média de 52,02 horas. E todos sabem que para ser funcionário do Banco bastava o 2º grau, não precisava ser formado em nada. Um professor ganha 800,00, engenheiros ganham 1.000,00. Você acha mesmo que se chegarmos lá com nossos contra-cheques alguém terá piedade de nós? Vão dizer que estamos chorando de barriga cheia.

    ResponderExcluir
  26. Cara Cecília:

    1. Sua postura sempre foi ponderada e transparente, motivo pelo qual é digna da credibilidade que usufrui entre todos os que conhecem seu trabalho.

    2. Assim, com sua peculiar sinceridade, gostaria que você respondesse, naturalmente se for de seu conhecimento, a duas questões que interessam a todos os afiliados à Previ neste momento deplorável da história daquela instituição:

    a) os dirigentes que elegemos para a Previ já tiveram acesso às modificações impostas no Regulamento pelo Ministério da Fazenda?

    b) se positivo, estariam eles (ou a própria Previ) impedidos de divulgar imediatamente ao quadro associativo, independentemente da aprovação final, o conteúdo do texto anterior e das modificações a ele impostas?

    3. Agradeço-lhe desde já pelas respostas.

    Muito obrigado.

    Marco Antonio.

    ResponderExcluir
  27. Há gente transferindo para os blogs a realidade da PREVI, da CASSI e da ANABB traduzida na formação de grupos competidores por prestígio e espaço junto ao quadro social. É uma pena que não haja união de esforços direcionados para um único objetivo: o interesse dos associados.

    ResponderExcluir
  28. Vamos ajudar?
    Para todos nós que por motivo financeiro ou outro que impençam de estar presentes a manisfestações na hora da reunião de PREVI terça-feitra às 12:30, peço que orem por todos os envolvidos nesta reunião para que Deus os iluminem, e nos tragam boas notícias.
    De minha parte estarei sempre orando por eles, aqui no Centro Espirita Caminho de Luz.
    Dejair.

    ResponderExcluir
  29. Prezada Cecília,

    Você comparecerá ao PELADAÇO do Dr.Medeiros na porta da Previ?

    ResponderExcluir
  30. Cara Cecilia, permita-me discordar, a Lei que rege declara que a PREVIC só tem competencia para normatizar e fiscalizar. Portanto fazer adiantamento e até pagar o superavit é competencia do CD da PREVI independentemente da PREVIC. O que a PREVI não pode fazer é algo que não seja permitido por Lei. Na verdade o CD ao aprovar o acordo o torna vigente a partir daquele momento as homologações são meros registros de que a formalidade está de acordo com a Lei e não necessárias para o cumprimento do acordo se este estiver dentro da Lei. É evidente que havendo homologação pelos órgãos competentes automaticamente a responsabilidade dos administradores passam para aqueles órgãos que declaram estar de acordo com a Lei, ou seja, respaldam a decisão tomada. Mas administrador não é administrador se não sabe o momento e oportunidade de fazer o ato e ficam esperando respaldo para suas ações. Mas o mais engraçado disso tudo é que não vemos uma odisséia desse tipo para realização de investimentos com valores muito superiores ao aqui comprometido.

    ResponderExcluir
  31. Colega Cecilia, meu gerente, que ja virou um amigo pessoal, diz que infelizmente a propria diretoria do banco tem influencia interna na Previc, sendo assim, podem realmente pedir para segurar uns dias, a aprovaçao, inclusive parece nao ser uma informaçao exclusiva minha, ja li outros comentarios dizendo que é exatamente isto que esta acontecendo.
    Sendo assim, credito somente depois do Carnaval ou direto na folha de março.
    Nao sei os motivos para segurar o credito, mas certamente alguem deve lucrar com isto.
    Isto nao é mera especulacao, é um fato real, estou muito desapontado com todo este episodio, acho que esta passando da hora deste credito sair, pois grande foi o discurso da Previ e da diretoria do banco em dezembro e ate agora nada.

    Abraço Daniel

    ResponderExcluir
  32. Amanha havera uma manifestação na PREVI organizada pelo ex Conselheiro da PREVI,Doutor Medeiros.

    Como se sabe a demora na liberação do crédito partiu do Banco do Brasil,eles sempre mandaram na previ os Dirigentes que la estão sempre foram submissos as ordens do Banco do Brasil.

    Será que este será um novo marco inicial nas nossas vidas?.

    Respeitosamente

    Emilia de Souza Lima

    ResponderExcluir
  33. Caro José,

    Não sei do que se trata? PELADAÇO??? Você poderia esclarecer, pois como eu não sei, vários colegas também devem desconhecer o que seria isso? Aliás essa palavra dá margem a várias interpretações... :-)

    ResponderExcluir
  34. Malu,

    Segundo fontes bem informadas, parece que há um estudo para que haja um bom aumento de prazo e limite para este ano, porém deve ser só para o segundo semestre, como acontecem todos os anos.

    ResponderExcluir
  35. Caro Marco Antonio,

    Como eu citei anteriormente, a PREVI tem normas internas que impedem que os diretores divulguem questões confidenciais antes da aprovação do Conselho Deliberativo, caso o façam, podem ser atingidos por um processo administrativo. Eles estão impedidos de divulgar antes da aprovação final do Conselho.

    ResponderExcluir
  36. Cara Cecília:

    1. Agradeço a gentileza de sua resposta às minhas indagações.

    2. Não consigo entender, porém, porque "ajustes redacionais" no texto do Regulamento que normatiza o relacionamento da Previ com seu quadro associativo estão sendo taxadas como "questões confidenciais" antes de aprovadas.

    3. Em minha opinião, essa falta de transparência tem agravado toda a polêmica envolvendo o Superávit.

    Marco Antonio.

    ResponderExcluir
  37. Cecília,
    Concordo plenamente com suas ponderações... estamos no Brasil. Só não concordo com as promessas vãs que foram feitas de crédito em dezembro, somente para que a consulta fosse feita a "toque de caixa" sem maiores análises dos participantes, somente para atender aos interesses do Banco. Na época da consulta você não estava lá na Previ? Ignorava os tramites? Não, você estava lá e calou-se, no mínimo, como omissa, sujeitando-se às ordens do patrão BB. Claro, recebendo R$ 40 mil por mês, poucos diriam não. Então, por favor, não nos venha agora dar lições de Brasil... elas deveriam acontecer quando da consulta. Na verdade, os eleitos da Previ disseram sim ao patrão BB, em detrimento daqueles que os elegeram. Como é fácil engabelar crianças e aposentados com promessas vãs. Pobres de nós aposentados. Célio Vilela

    ResponderExcluir
  38. Cecília,
    Os eleitos da Previ não poderiam aceitar que fossem divulgados prazos tão exíguos para o crédito (afinal era confidencial que o crédito só ocorreria em março?). Como você sabe, muitos aposentados, já sexagenários, acreditaram no BB dos tempos que lá trabalharam, e fizeram dívidas por conta. E o Banco lhes fechou as portas. Vocês, eleitos, não poderiam terem se omitidos. Célio Vilela

    ResponderExcluir
  39. PELADAÇO NA PREVI - Vamos mostrar literalmente o que a PREVI está fazendo figurativamente conosco. Ou seja, a PREVI está nos deixando sem nada (passando o nosso patrimônio para o BB) então vamos mostrar a população o que está acontecendo, literalmente, estão tirando até a nossa roupa.

    ResponderExcluir
  40. Cecília,
    Hoje a PREVIC divulgou em seu blog que tem prazo de 30 dias para análise. Tudo bem, isso sabemos, porém causa estranheza que um assunto discutido inclusive com a PREVIC, com toda agilidade que nossos "negociadores" pregaram, ainda se precise de 30 dias para análise... Onde estão os nossos "negociadores" e repsentantes que não buscam agilizar o processo??? Por que agora todos estão calados????

    ResponderExcluir
  41. Prezada Cecília,
    Sou pensionista e confesso que estou apreensiva com o andamento estranho das coisas. A verdade geralmente se encontra disseminada entre as informações mais desencontradas. Onde há fumaça, há fogo. Não há porque censurar a veemente revolta que grassa entre muitos: ela é LEGÍTIMA! Nosso corpo associado sempre foi diversificado em opiniões e atitudes. Sempre houve os mais conformados e os mais aguerridos e vasta variedade entre os extremos. Que tal sermos imparciais e reconhecermos o valor de cada um? Tenho certeza que, cada um a seu modo, estamos todos interessados na mesma coisa.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  42. Prezada Cecilia,
    Dez/10, na votação do superavit, foi noticiado que 12 parcelas acumuladas (entendidas as de jan a dez/10), após aprovação poderiam serem pagas ainda em dez/10 e, por consequência, esperava-se o primeiro crédito mensal na FOPAG de JAN/11.
    PERGUNTO - Agora, saindo a aprovação, o pagamento das 12 parcelas acumuladas será assim, retroativo, e as parcelas mensais iniciaram de jan/11 em diante, ou diferente disso. Grato, aguardo sua resposta. Roberto

    ResponderExcluir
  43. Caro Roberto,
    O mais lógico seria que fossem creditados o reajuste considerando o mês de Janeiro. Dessa forma, seriam os 240% + os meses a partir de Janeiro. Pelo menos seria uma forma de compensar, de alguma forma, a grande insatisfação dos associados com essa demora.

    ResponderExcluir
  44. Em 02-02-2011 o sábio HEBERT divultou o seguinte:
    "As coisas só andam rápido nessas instituições, quando é pra tirar do nosso bolso... Aí é vapt-vopt..."

    ResponderExcluir

Poste seu comentário