terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E a novela continua...

Hoje, dia 08.02, ainda não temos nenhuma novidade sobre as propostas que ainda se encontram na PREVIC. Segundo informações, parece que o Ofício será encaminhado à PREVI ainda esta semana.

Pelo que pude apurar, o maior impasse foi criado porque o Ministério da Fazenda queria que o fundo a ser criado para creditar os recursos destinados ao Banco do Brasil não fosse carimbado, quer dizer, poderiam ser utilizados em qualquer finalidade que o BB quisesse e não somente para fins previdenciários. Eu acredito que houve pressão por parte do Governo para que as regras de distribuição do superávit contidas na Resolução CGPC 26 fossem integralmente repassadas para o Regulamento do Plano e isso foi recusado pelas partes, daí o impasse. Essa é a minha opinião, pode ser que esteja enganada.

Não querendo ser tachada de pessimista, eu ainda me preocupo com as recomendações da PREVIC, quando da sua aprovação. Se, por acaso o órgão regulador resolver que o regulamento do Plano 1 tenha que reproduzir as regras de distribuição do superávit, conforme se encontra na Resolução CGPC 26, a coisa vai vingar, pois não dá para aceitarmos tal coisa.

16 comentários:

  1. É, ESTAMOS PRATICAMENTE PERTO DO PAGAMENTO DA FOLHA DE FEVEREIRO, PELO ANDAR DA CARUAGEM PARECE QUE NAO VAMOS MESMO RECEBER NEM EM FEVEREIRO, POR MIM, DESCULPE A FRANQUEZA, MAS PODEM CANCELAR TODO O ACORDO, SE EU NAO RECEBER AGORA, MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAO TER QUE PAGAR E COM JUROS, QUEM SABE ATE RECEBEREI INTEGRALMENTE E NAO EM PARCELAS A PERDER DE VISTA.
    PARA MIM, NAO INTERESSA QUEM É QUEM NESTA HISTORIA DE TERROR QUE JA VIROU PESADELO, EU QUERO O MEU QUE PROMETERAM DESDE DEZEMBRO, CRIARAM FALSAS ESPERANÇAS, AGORA FICAM SEMPRE A DIZER O MESMO DISCURSO, E OS APOSENTADOS QUE FIQUEM ESPERANDO ELES ARRANJAR UM MEIO DE PASSAR A COISA.
    MAS A COISA ESTA NO LIMITE, NINGUEM TEM MAIS PACIENCIA PARA NADA.
    ESTOU SENDO EXAGERADO? ORA, NUNCA HAVIA VISTO OS APOSENTADOS TAO REVOLTADOS COMO ESTAO ATUALMENTE.
    SE DIA 20/02 NOVAMENTE NAO SAIR NADA, TENHO CERTEZA QUE VAI HAVER UMA REVOLIÇAO NAS PORTAS DA PREVI E DO BANCO.
    DEPOIS PODE ME COBRAR O QUE DIGO.

    DILSON A.

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecilia,

    este seu post não ficou muito elucidativo.Eu e alguns colegas ficamos em dúvida sobre que mensagem vc quis passar;
    abs

    ResponderExcluir
  3. Cecília,
    A coisa vai vingar ou não vai vingar? Ficou confuso na minha mera opinião

    ResponderExcluir
  4. Cara Cecília:


    1. É evidente que a morosidade que repentinamente se abateu sobre decisões previamente discutitida não deve ser creditada apenas a entraves burocráticos.

    2. Há algo além, que não se limita, como tem sido divulgado, a ajustes no texto, mas sim a alterações significativas no conteúdo do que já havia sido combinado e votado.

    3. Não pretendo especular, mas é inevitável que se conclua, pelo silência que ronda a tramitação do processo, que surgiram sérios obstáculos à implantação do acordo.

    4. Você tem razão de estar preocupada, como todos os afiliados, principalmente pelo inexplicável sigilo que vem desde o início impregnando toda a negociação, que deveria ser amplamente divulgada ao corpo social, por não se justicar qualquer conotação de confidencialidade em acordo de tamanha monta, no qual somos partes diretamente interessadas.

    5. Assim, de uns tempos prá cá, desapareceram e se calaram todos os nossos representantes, não só da Previ como das várias associações que dizem nos representar e que participaram do lance inicial, subscrevendo Memorando cujo texto, pela simplicidade e falta de objetividade, beirava o amadorismo.

    6. Só nos resta esperar que as preocupações expostas no final de seu texto, com relação a exigências intransponíveis a serem eventualmente impostas pela Previc, não se materializem, pois temo pela saúde física e mental de muitos afiliados, cujo compreensível desespero pode ser medido por suas participações beirando a insanidade nos vários blogs sobre o superávit que rolam por aí.

    Marco Antonio.

    ResponderExcluir
  5. Caríssima Cecília,
    Por mais que tenha tentado, e olhe que li e reli a sua mensagem, não consegui compreendê-la no todo, ou melhor, fiquei bastante confuso com a mesma: - Agora, não sei se na sua visão irão pagar ou não, se deverá recomeçar do zero, todo o processo ou, se no final das contas, nada sairá.
    Li outros blogs que reproduziram a referida mensagem, e percebo que pairou, também, nos interventores a mesma dúvida.
    Gostaria de pedir a gentileza, que explicitasse de maneira mais clara, o seu pensamento.
    Respeitosamente.
    Osny

    ResponderExcluir
  6. Minha cara Cecília,
    Sem nada entender dos meandros que cercam Previ, etc e embora nunca ter me arrependido de ter votado sim sevo esclarecer que em meus parcos conhecimentos(nivel médio, porém lá pelos idos de 1957)existe a RESOLUÇÃO 26, VOTOU-Se pela repartição entre participantes e BB do superavit, portanto como se achar que não deve constar do Regulamento?Se um dia existir que a Res.26 seja condiderada inconstitucional ou seja lá o que seja já se vão 20 anos, eu pelo menos não espero durar tanto já na época beirando os 90 e mesmo assim antes que o Supremo do Supremo decida asssim a bolada será tanta que nem todo o dinheiro do Tesouro daria para pagar a Previ(restituição), portanto na minha modesta opinião nunca a Resolução 26 será derrubada e enquanto ela existir não se precisará de referendum algum , se tiverem que distribuir o Superavit será meio a meio. Esta é minha modesta opinião o que votamos foi assim ou não?

    ResponderExcluir
  7. Oi Cecilia,
    acompanho seu blog sempre e gosto muito de seus comentarios.
    Só gostaria que vc me explicasse a parte final do seu post de hoje:
    "Não querendo ser tachada de pessimista, eu ainda me preocupo com as recomendações da PREVIC, quando da sua aprovação. Se, por acaso o órgão regulador resolver que o regulamento do Plano 1 tenha que reproduzir as regras de distribuição do superávit, conforme se encontra na Resolução CGPC 26, a coisa vai vingar, pois não dá para aceitarmos tal coisa.
    Afinal nós vamos ou nao receber os nossos 20%?
    Um abraço
    Julimara

    ResponderExcluir
  8. se houver isso, como fica essa distribuição? me oriente, não entendo direito isso;
    hewancom@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Cecilia.
    Desculpe mas a ignorância ou a senilidade não permitiu que eu entendesse muito bem o final do seu comentário.
    Você diz...a coisa vai vingar, pois não dá para aceitar tal coisa.
    As duas coisas são a mesma coisa, ou se uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa?
    Por favor explique detalhadamente a que coisa ou coisas você se refere.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe-me pela ignorância, mas creio que ficou um pouco confuso, pelo menos para mim; a que impasse você está se referindo e mais: "a coisa vai vingar..."; o que vai vingar?

    ResponderExcluir
  11. Cara amiga Cecilia, quando for pago a parcela inicial ,será com algum efeito retroativo?

    ResponderExcluir
  12. Caro José Eudes,
    Eu acredito que não, visto que já será creditado o valor relativo a 12 meses x 20% no primeiro mês.

    ResponderExcluir
  13. Caro Amoreira,
    Eu me expressei mal no final. Se houver alguma exigência da Previc em relação a que o nosso Regulamento seja alterado para se enquadrar nas regras da Resolução, pode haver um retrocesso na implantação do reajuste, visto que os eleitos não deverão aceitar que isso aconteça, mas o melhor e esperar para ver o que vai acontecer. Parece que tudo seria resolvido ainda nesta semana. Assim esperamos, não e mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Colega Julimara,
    Se a Previc aprovar respeitando o acordo que foi feito, nos vamos receber o reajuste conforme combinado.

    ResponderExcluir
  15. Cecilia, bom dia
    o problema para mim, não é esses 20% que tanto estão correndo atrás. mas as modificações que estão tentando colocar no estatuto (na calada) e que tenho observado nos diversos comentários em varios blogs, que só sentiremos a tamancada um pouco na frente, como em todos os acordos que ja foram efetivados.

    o problema será se conseguirem colocar o Banco com direito a 50% de todos os superativs, inclusive com utilização do dinheiro com livre destinação (aplicar onde ele quiser).

    aí sim, temo muito pelo nosso futuro.

    isso é o que mais me preocupa.

    antonio barreto

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Sei que poucos visitaram o youtube, o assunto é o superavit, onde os diretores explicam o nosso acordo, ja falidoe desacreditado, mas é interessante ver o sr. Paulo Assumpção respondendo perguntas dos nossos colegas.
    Entrem no Youtube.com e pesquisem
    Superavit Previ.
    Eu ja me dispus, se forem fazer panelaço em Brasilia, avisem todos aposentados, pois estaremos la na Previc ou no Rio, na Previ.
    Quero o que é meu, só isso,
    Eli,

    ResponderExcluir

Poste seu comentário