terça-feira, 22 de junho de 2010

Matérias desta semana

Para um Fundo de Pensão maduro e fechado com um grande percentual investido em renda variável, estes novos investimentos significam aumento da exposição em ações, proporcionando um risco cada vez maior no plano, sem necessidade, visto que os recursos acumulados permitem investimentos mais conservadores com risco praticamente nulo. Se continuar a pressão para que os fundos de pensão das estatais respondam pelas necessidades de grandes investidores, a minha opinião é que a situação poderá ficar complicada no futuro para o Plano 1.

Por isso, coloco em discussão o assunto que é da máxima importância. Por que corrermos mais riscos, com o aumento da exposição em renda variável? Para termos maiores retornos? Para que, se não há distribuição da riqueza com os seus verdadeiros donos - os associados????


Previ e Tesouro ajudam a capitalizar o BB

O governo deve usar recursos do Fundo Soberano -dos cerca de R$ 17 bilhões em caixa, R$ 1,7 bilhão já será usado na capitalização do Banco do Brasil iniciada ontem. No caso do BB, o governo já montou uma estratégia caso o mercado não adquira todo o lote de ações ofertado. A Previ, fundo de pensão dos funcionários do banco, deve investir forte na operação. Além disso, o Tesouro já será obrigado a investir mais R$ 2,3 bilhões, além dos recursos do Fundo Soberano, para que a participação da União não seja reduzida.
* Fonte primária da informação: Folha de S. Paulo


A Petrobrás se reestrutura, com a ajuda dos fundos de pensão

O governo deve usar recursos do Fundo Soberano -dos cerca de R$ 17 bilhões em caixa, R$ 1,7 bilhão já será usado na capitalização do Banco do Brasil iniciada ontem. No caso do BB, o governo já montou uma estratégia caso o mercado não adquira todo o lote de ações ofertado. A Previ, fundo de pensão dos funcionários do banco, deve investir forte na operação. Além disso, o Tesouro já será obrigado a investir mais R$ 2,3 bilhões, além dos recursos do Fundo Soberano, para que a participação da União não seja reduzida
* Fonte primária da informação: Valor Econômico

42 comentários:

  1. Também preocupa-nos este maciço investimentos em ações .
    Diga-nos, Cecilia, quando o PB1 da PREVI é cutucado para investir compulsoriamente nas estatais BB e Petrobrás, o nosso Plano de Benefícios (vende) desinveste em outras ações que tem carteira, ou simplesmente "existe o dinheiro em Caixa"(sobrando), que permite novos e valiosos investimentos em mais ações?
    Qual o novo limite para o PB1 voltar a estar desenquadrado em ações?
    Será que o PB1 poderia investir mais um pouco nos seus beneficiários, como p.ex.: melhorar os Empréstimos ?(simples e Habitacional), visto não ter inadimplência, ou talvez melhorar nossos benefícios mensais ? visto ter dinheiro sobrando...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cecília
    Começo com um ctrl-c/ctrl-v da sua matéria:
    "Por isso, coloco em discussão o assunto que é da máxima importância. Por que corrermos mais riscos, com o aumento da exposição em renda variável? Para termos maiores retornos? Para que, se não há distribuição da riqueza com os seus verdadeiros donos - os associados????"
    A verdadeira batalha, a meu ver, é pela distribuição do superávit e não a premissa de não querer arriscar e ganhar mais, pois tratam-se de empresas de risco quase 0 no mercado.
    Mas, é só a minha opinião
    Abraços
    Zécarlos

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília,
    Endosso integralmente a sua manifestação acerca dessa subscrição inexplicável, que eu classifico como uma aberração e que, nunca é demais relembrar, será responsável pela subtração de pelo menos oitocentos milhões de reais do caixa da Previ. Eu disse pelo menos já que, na hipótese de existirem sobras, a Previ será obrigada a adquirir essas ações para garantir a capitalização integral estabelecida pelo patrocinador. Aliás, venho me manifestando já há algum tempo sobre isto, desde o momento em que a imprensa especializada lançou a notícia sobre essa chamada de capital. O patrocinador não está satisfeito ainda com o fato de ter já abocanhado ilegalmente algo em torno de 8 bilhões de reais e distribuir entre a sua diretoria, os acionistas e os bravos e valorosos colegas da ativa, sejam eles integrantes ou não do “PB-1”. O seu apetite é voraz e incontido nos recursos sagrados que até então eram “imexíveis” e pertenciam exclusivamente aos associados do “PB-1”. De se notar que esta farra toda está sendo feita sob os olhares complacentes e subservientes dos antigos e dos atuais administradores do nosso fundo de pensão. Depois disso o que mais poderemos esperar doravante dos membros eleitos da diretoria da Previ?

    ResponderExcluir
  4. Caro colega anônimo,
    Eu não sei qual é a estratégia que está sendo adotada na nova gestão, mas existe um fluxo de entradas que permite algum movimento sim, porém não na magnitude que está sendo anunciado. Para que isto aconteça, é bem provável que eles tenham que se desfazer de alguns papeis para ter mais recursos disponíveis.
    Houve uma alteração na norma que aumentou para 70% o limite para investimento em renda variável. Dessa forma, ainda existem quase 10% para serem investidos no Plano 1. O que há no Plano 1 é desenquadramento em posições, como por exemplo na empresa Vale.
    Com certeza poderia haver mais benefícios para os associados, tendo em vista o volumoso superávit acumulado e o aumento do limite do ES, como já falei várias vezes neste blog, só precisa da vontade política dos diretores, pois a alçada é deles e não há nada que impeça um aumento do limite e do prazo, pois a regra da margem consignável impede que as pessoas peguem empréstimos além da sua renda e como o débito é na folha, o risco é praticamente nulo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ze Carlos,
    Pode ser uma opção. A provocação que fiz foi em função das dificuldades de se discutir a distribuição do superávit. Se não conseguimos dividir este bolo, para que arriscar mais?

    ResponderExcluir
  6. Oi Jorge,
    Eu acredito que a expectativa de todos sempre foi e será que os representantes eleitos defendam o que seja melhor para os associados. Falamos tanto em sustentabilidade, pois é, queremos que o nosso plano seja sustentável, não só no presente, mas no futuro.

    ResponderExcluir
  7. Cecilia,

    creio que da maneira que anda o nosso trem PB1, vamos acabar descarrilando.
    vamos acabar no fim das contas com dificuldades de recber nossas pensões.
    vamos acabar recebendo , quando muito um salario minimo, estão nos achatando, e jogando poker com nosso dinheiro, o pior de tudo, jogando poker e alto com um par de dois.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  8. Se so precisa de vontade politica dos diretores para aumento dos limite e prazo do ES, a senhora como diretora que foi, por que nao usou sua força?/poder?para tal......?
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  9. ah, uma coisa tenho certeza: os funcionarios do BB e PETROBRAS terao um PLR daqueles, coma ajuda da PREVI, enquantos nós......

    ResponderExcluir
  10. O QUE OCORRE EM NOSSO BRASIL E QUE ALGUNS PENSAM QUE SAO DONO DELE, QUANDO NA VERDADE OS DONOS ESTAO A VER NAVIOS OU VENDO A BANDA PASSAR.
    A QUESTAO DE DISPONIBILIZAR BILHOES EM AÇOES DO BB E PARA QUE A CONTABILIZAÇAO DO BALANÇO DE r$ 8 BILHOES DA PREVI NAO FIQUE A TRANSPARECES NEGATIVAMENTE.

    AGORA O QUE EU NAO ENTENDO E PORQUE A PREVI DISPONIBILIZA QUASE UM BLHAO, PODENDO CHEGA 1,7 BILHOES EM AÇOES E , PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS NADA.
    SE O PRESIDENTE DA PREVI PENSA QUE EH TUDO COMO ELE QUER PENSO EU QUE NAO, VAMOS NOS MEXER.

    ResponderExcluir
  11. Cecila,você que conhece a Anabb como ninguem, o que nos diz da materia sobre a utilização do Superavit da Previ, publicada na revista ação nº206, sob o titulo REALINHAMENTO DO PLANO DE BENEFICIO 1. O que existe de concreto no âmbito da Previ sobre a materia

    ResponderExcluir
  12. Tenho a desconfortável sensação que: alguns da diretorias da Previ, após serem eleitas pelos associados, dão as costas pra estes, e passam a dar atenção e negociar com governo e o banco, terminando por favorecê-los. E os associados, ficam a ver navios...
    É frustrante...
    Hebert

    ResponderExcluir
  13. qual o parametro usado pela PREVI para o aumento do ES e Prazo, pois a CEF é 96 o Bacen nem se fala é mais de 120 meses a PREVI 72 meses é arrocho ou não é .......O Presidente pensa que ele é o que? dono..

    ResponderExcluir
  14. Nós anônimo daí de cima ficamos a ver navios.Enquanto isto a Anabb nada mais nos defende agora só pensam em aumentar seus lucros bajulando os da ativa e pós-98.A Previ me respondeu que tive um aumento de 13% no pecúlio que a principal razão é diminuir o valor dos pecúlios dos eternamente bajulados.E pior ainda quer me parecer pela minha pouca experiência que esta diretoria(previ eleitos) foi a pior por mim votada, queira Deus que esteja errado

    ResponderExcluir
  15. Senhor Carlos,

    O índice de reajuste dos benefícios de aposentadoria e pensão concedidos pela PREVI neste mês de junho de 2010, 5,31%, está de acordo com o artigo 63 do Regulamento e corresponde ao INPC acumulado entre junho de 2009 e maio de 2010.
    ESTA AÍ MINHA CONSULTA A PREVI A A RESPOSTA

    Este é o 14º reajuste desde a criação do Regulamento do Plano de Benefícios 1 e totaliza índice acumulado de 212,85% desde 1997.

    ADRIANO DE OLIVEIRA SIMAO DA SILVA
    Gerência de Atendimento
    PREVI

    ----------------------------------------------------------------------------------------------

    Data: 19/06/2010 05:11:02
    Assunto: Capec - Pecúlios
    Tipo: Reclamação

    Mensagem:
    Pergunto se é justo o seguinte:nosso aumento de benefício 5,..% aumento da Capec 13,..% e o peúlio foi abaixo do aumento de prêmio.Sei perfeitamente o problema da idade, porém não me fora concedido este reajuste considerando a idade e por ela venho sofrendo

    Matrícula: Nome: CARLOS EMIDIO PITANGA DOMINI

    ResponderExcluir
  16. Caro Ademar,

    Essa matéria refere-se à visão da Anabb sobre a matéria, não tem nada a ver com o que está sendo discutido na Previ, pois até onde eu sei, ainda não iniciaram as discussões sobre o superávit na Previ.

    ResponderExcluir
  17. Caro Herbert,

    Pode ter certeza que não basta a gente querer aprovar benefícios para os associados, ter a maior boa vontade, pois dentro da Previ a história é bem diferente. Qualquer um que entre lá passará pela mesma situação. Não é só chegar e mudar e ponto. Existe todo um processo de negociação, pois as decisões são colegiadas, ou seja, se você não convencer toda a diretoria, ou a sua maioria, não consegue aprovar nada.

    ResponderExcluir
  18. A Diretoria da ANABB ta bricando ao mandaR EMAIL aos aposentados sugerindo a compra de ações do BB. Será que eles não sabem de nossa situação financeira.

    ResponderExcluir
  19. Cara Cecilia,

    Parece no entanto - referente ao seu comentário das 07:37 - que tal só acontece quando se refere a beneficiar os previdentes, já que, mal tomnou posse a Diretoria já aprovou um investimento de 800 milhões de reais que não se justifica perante a situação do plano.
    Como já disse antes a PREVI é Caixa de Previdencia do BB e não dos seus funcionários.

    ResponderExcluir
  20. EU VOU ESCREVER DIZENDO QUE NADA PODERIA MUDAR A MINHA IDEIA DIANTE DOS ASSOCIADOS, JAMAIS IRIA TRAÍ-LOS, PORTANTO SE EXISTE ALGUMA CAIXA PRETA NA PREVI NA PROXIMA ELEIÇAO SOU CANDIDATO E MOSTRAREI O QUE ESTA CERTO.

    SOBRE O AUMENTO SALARIAL NADA CONTRA, ACONTECE QUE HOUVERAM SUPERAVIT E O ESTATUTUTO DETERMINA QUE SEJAM REVISTOS OS SALARIOS, SEJA, SEJAM REESTRUTURADOS, TA NO ESTATUDO . TA NA LEI. EH PARA CUMPRIR.

    ResponderExcluir
  21. Cecília,


    Continuas a mesma.

    ResponderExcluir
  22. Então, Cecília, pouco adianta os candidatos fazerem discursos de que farão isso ou aquilo.
    Lamentável...
    Afinal, quando haverá uma diretoria que tenha uma uniformidade de pensamento em prol dos associados? Ou isto é utópico?
    Grato,
    Hebert

    ResponderExcluir
  23. Cecília,
    Com respeito as suas colocações das 07:37hs: quem mais resiste a melhoria de benefícios para os associados são os representantes do Banco? Em caso positivo, quais os motivos que manifestam?
    Uma sugestão: aumento do teto do empréstimo simples para R$ 150 mil, com carência de 6 meses, e o dobro do prazo do atual. Certamente isso resolveria o problema financeiro de inúmeros Colegas. Para a PREVI não altera nada, pois o risco é nulo, o comprometimento atual é o mesmo, ou seja a prestação praticamente a mesma. Enquanto isso, vai se ¨cozinhando o superávit em fogo brando¨. Por quê não fazer? Não muda nada, e a PREVI dispõe de margem global para fazer o que proponho, e isso iria atingir mais de 80.000 associados e pensionistas que tomam empréstimos junto a PREVI. Obrigado antecipado pela sua resposta.

    ResponderExcluir
  24. Oi colega anônimo,
    A resposta é a seguinte: Não há consenso na diretoria sobre este assunto, pois alguns acreditam que não é endividando mais os associados é que iremos resolver seus problemas. Outros acreditam que um aumento razoável todo ano, dá uma sustentabilidade ao ES.

    ResponderExcluir
  25. Olá colega anônimo,

    Eu continuo a mesma sim, nunca mudei. Se você não gosta do meu jeito, porque insiste em participar do blog?

    ResponderExcluir
  26. É óbvio que um aumento no ES para 150 mil com prazo alongado mantendo-se a mesma prestação resolveria a situação de todos os aposentados, já estamos endividados pagando juros muito maiores que o da Previ, como que os dirigentes da Previ acham que aumentando o ES não resolvem o problema? resolvem sim, e é a única coisa que conseguem fazer sem falar que estão usando o superávit e que este não pode ser utilizado pela maldita res.26, portanto só temos um caminho para nos aliviar do sufoco o aumento do ES, quando o superavit for distribuido quitamos o ES ou parte dele. Ora que precisamos de reajuste no benfício todos sabemos mais ninguém resolve nada, os dirigentes da Previ têem medo do BB, ficam todos dizendo amém aos mandos e desmandos deles, então que aprovem um valor significativo do ES, isso eles podem fazer.

    ResponderExcluir
  27. Cecília,

    Muitos colegas passam por situação extramente difícil, as negociações para distribuição do superávit nem se ventila de começar a acontecer,
    a Previ não poderia abrir uma linha de crédito para renegociação das nossas dívidas, temos nossa parte no superávit como garantia.
    Os 25mil do último aumento do empréstimo não resolveu nada apesar de voce achar muito dinheiro,precisamos de um socorro maior como outros fundos tem dado aos seus assistidos.

    ResponderExcluir
  28. E mentira sua, um aumeno razoavel todo ano e para sobrar mais limites e prazos para barganha nas proximas eleiçoes.E com isso voces vao enrolando a todos e botando mais e mais dinheiro nos bolsos(dinheiro roubado, e claro).
    Voce nao vai publicar mas vai ler, e o que me basta.

    ResponderExcluir
  29. Fiz o certo: votei na oposição. Mais da metade dos aposentados não votaram, provaram que estamos pregando no deserto, a maioria está satisfeita, com isto que está aí. bye, bye, superávit.

    ResponderExcluir
  30. Cecília,
    A ampliação do empréstimo simples na forma proposta acima não vai aumentar o valor da prestação mensal. Agora se o aposentado/pensionista necessitar mesmo e não encontrar respaldo na PREVI vai buscar fora esses recursos a taxas de mercado quase sempre abusivas, a aí sim teremos um aumento brutal do endividamento. Ninguém se endivida porque quer. E os que fazem isso, são sempre uma ínfima parcela da população que nem chega a 1% da amostra conforme dados do Bacen. A maneira como vem sendo conduzido o aumento do teto do empréstimo simples, a ¨conta gotas¨ ano a ano, sim não vem resolvendo o problema.

    ResponderExcluir
  31. Hoje fiquei de vez estarrecido.Salários das estatais vai para estrastosfera.Será que estes famigerados estão isentos de imposto de renda.???

    ResponderExcluir
  32. anônimo disse:
    Colega Cecilia, fiquei estarrecido lendo comentários desesperados de aposentados e pensionistas, no blog Previ Plano1 , inclusive com intenções suicidas. Nos meus quase 40 anos de BB/PREVI não me lembro de situação tão dramática como a que está ocorendo, ou melhor, já vem acorendo há algum tempo , não só com os aposentados e pensionistas mas também com os funcis da ativa. Não há mais como a Diretoria da Previ postergar a solução absolutamente necessária e emergencial que é o realinhamento do E.S. Mas esse realinhamento não pode acontecer como ocorre todos os anos com aumentos homeopáticos dos limites e prazos ridículos que fazem encarecer as prestações e com isso não permite ao associado melhorar sua situação financeira. Sugiro que o valor máximo seja ,NO MINIMO, o dobro do atual, melhor que chegasse aos R$200mil. Quanto ao prazo deveria ser , no meu entdender, para que as prestações poudessem ficar suportáveis, dobrar também, ou seja de 144 meses. Sempre preservando uma prestação viável dentro da margem consignável de cada um. Com isso a PREVI não necessitaria mais de todo ano proceder a um novo realinhamento. Os prazos e limites ficariam fixos por pelo menos 4 a 5 anos anos. Só assim será possivel que se possa liquidar muitos empréstimos tomados com taxas abusivas, como exemplo, o CDC da Caixa Economica(banco estatal) que atualmente está em 4.84% a.m. Uma verdadeira vergonha, quando até alguns agiotas emprestam a 5% a.m. Por ai você que não há saída a não ser o E.S. com os valores e prazos sugeridos acima.É vital aumentar o líquido da Fopag através da liquidação de alguns emprétimos consignados e reduzirmos " despesas " com a liquidação de outros emprestimos "EXTERNOS". Ai poderemos, provavelmente, obter um equlibrio na nossa vida financeira, concentrando nosso débito com praticamente um único CREDOR que seria a PREVI - da qual somos também CREDOR uma vez que a mesma(Previ) está retendo a distribuição de Superavit que nos pertence- cujo produto E.S. tem , inegavelmente, a melhor taxa do mercado.
    Isto posto, Cara Cecília, peço-lhe que leve , urgentemente, esse meu comentário e sugestões ao conhecimento da Diretoria da Previ pedindo-lhes para que estudem a viabilidade.
    Atenciosamente
    Anônimo com "pé na cova" ( + de 65 anos)

    ResponderExcluir
  33. Colega Cecilia,
    Qual a sua avaliação referente aos itens abaixo:

    Deliberação CVM 371 de 23.12.2000
    Ativos do plano
    16 São os ativos mantidos pelo fundo de pensão que satisfaçam às seguintes condições:

    a. O fundo de pensão é legalmente separado da Entidade patrocinadora;

    b. Os ativos do fundo devem ser usados exclusivamente para reduzir as obrigações de benefícios aos empregados, não são disponíveis aos credores da patrocinadora e não podem ser devolvidos à patrocinadora, exceto os ativos remanescentes no fundo no caso de sua liquidação; e

    c. Na extensão que haja ativos suficientes no fundo, a Entidade não terá obrigação legal ou constituída a pagar diretamente os benefícios aos empregados
    Lei 10741 de 01/10/2003 (Estatuto do idoso)

    Art. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

    Art. 5o A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.

    Lei 12154 de 23/12/2009 ( Instituiu a PREVIC)

    Art. 2o Compete à Previc;

    VIII - promover a mediação e a conciliação entre entidades fechadas de previdência complementar e entre estas e seus participantes, assistidos, patrocinadores ou instituidores, bem como dirimir os litígios que lhe forem submetidos na forma da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996; (Essa Lei(9.307) é a Arbitragem, que tem tramite muito mais rápido, e que pode ser usada).

    Note que quando diz "promover a mediação e conciliação" não há meio termo, tampouco nada em contrário. É taxativa: mediar e conciliar.(ponto final)

    Gostaria de saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  34. Caros colegas,

    Em que pese todas as nossas divergencias o que nos tornará cada vez mais forte é nossa união. Não podemos e não devemos confiar cegamente em nossos representantes na Previ, pois eles estarão sempre comprometidos com a força do Banco do Brasil. Estarão sempre mais ligados nos interesse do Banco que em nossos proprios interesses para o qual foram eleitos, pois se fizerem o dever de casa como o Banco manda, depois virá a compensação. Veja no Blog do Romildo e no site da AAFBB a materia intitulada "EX DIRETORES DA PREVI VÃO PARA A BRASILCAP,DO BB" e façam as suas analises.

    ResponderExcluir
  35. Colega anônimo,
    Pode ter certeza que eles terão conhecimento do seu desabafo e do seu pleito.

    ResponderExcluir
  36. Quero saber quando teremos a redistribuição do superavit, você tem algo a dizer, Cecilia???

    ResponderExcluir
  37. Quero propor uma sugestão acerca do EMPRESTIMO SIMPLES: possibilitar, desde já, a alteração do prazo para até 120 meses. Dessa forma, nossas despesas mensais diminuiriam e não ocorreria aumento do endividamento.

    ResponderExcluir
  38. Como colega acima diz, temos crédito na Previ, temos nosso superávit à receber, se não há distribuição do superávit o que é um verdadeiro roubo para nós assistidos do PB1, que temos que tomar empréstimos que nos consomem a vida, a saúde e a paz,que pelo menos a Previ nos libere um limite/prazo de ES que resolva nossa situação, ou vão esperar alguém cometer um ato de despero na porta da Previ, para a mídia tomar consciência da violência que sofremos, chegamos ao ponto de não mais comprarmos os remédios de uso contínuo para sobrar dinheiro para comer, nem em médico da Cassi não vamos mais para depois não ter a nossa participação nas consultas debitadas no nosso minguado beneficio.
    A Previ consome o superávit a que temos direito, porque quando for distribuido, se ainda estivermos vivos, não dará para cobrir os emprestimos contraídos, a demora por uma solução que resolva nossos problemas financeiros. Mas o dinheiro de um superávit que é nosso vai virar pó em juros altos que pagamos com CDCs do BB, Cooperforte e outros mais altos ainda, será que ninguém na Previ tem consciência do que estão fazendo com os aposentados e pensionistas.

    ResponderExcluir
  39. Caro Ronaldo,

    Eu acredito que as negociações deva acontecer este ano, no 2o semestre, até porque o Banco está doidinho para colocar a mão em parte destes recursos, porém, segundo informações, não há nada ainda em discussão.

    ResponderExcluir
  40. Colegas, e logico que se houver alguma negociaçao sera no segundo semestre, ou seja, perto das eleiçoes,mas nao se iludam pois a divisao(?) sera na mesma proporçao de 2006.......um pra voces(aposentados e pensionistas) e mil para nos(presidentes,diretores,conselhei- ros do BB e da Previ).
    Simples assim.

    ResponderExcluir
  41. Cecilia, no seu informativo do dia 28/6 às 14:29, qual a resposta dada ao anônimo sobre o pleito por ele apresentado?

    Sobre o ES haverá aumento de valor e de prazo, antes da distribuição do speravit?

    Ainda será distribuído algum valor ref. ao superavit este ano.?

    ResponderExcluir
  42. Cecília:
    Se a PREVI continuar assumindo esses micos por ordem do Governo Federal em breve poderemos ter uma situação semelhante ao que está ocorrendo no mundo:
    ¨Diageo usa uísque para cobrir deficit em plano de pensão
    Fabricante do Johnnie Walker repassa 2 milhões de barris de uísque, no valor de US$ 645 mi; em 15 anos ela recomprará a bebida¨.
    Como parte do acordo, a Diageo concordou em pagar à parceria de fundos de pensão 25 milhões de libras por ano - já que o uísque recém-destilado é vendido depois de três anos, quando atinge o ponto de maturação, e é substituído por um novo estoque. O acordo vencerá em 15 anos, quando a Diageo comprará de volta o uísque – produzido em destilarias como a Oban, na costa oeste da Escócia.

    As empresas estão buscando novas maneiras de reduzir seus deficits com fundos de pensão, que aumentam à medida que as pessoas vivem mais tempo. A rede de supermercados britânica Sainsbury informou no início deste ano que irá transferir bens para sanar um deficit, enquanto a Whitbread concordou em ceder parte de seu portfólio de hotéis e restaurantes para o mesmo fim. Em março, a empresa de investimentos Man Group transferiu alguns ativos de fundos de investimento para um gestor como garantia para o seu plano de pensão britânico.

    "Estamos observando um grande crescimento na utilização de bens como financiamento", disse Marc Hommel, consultor da área de pensões da PricewaterhouseCoopers, em Londres. "Há grandes deficits de pensão e grandes empresas sem dinheiro. Estes mecanismos oferecem segurança para os planos de pensão por menos dinheiro em troca."

    O deficit do fundo de pensão da Diageo chegava a 862 milhões de libras no início de abril. A empresa também informou ter transferido 198 milhões de libras para o plano de pensões. A Diageo espera que o novo acordo seja "amplamente neutro no fluxo de caixa" e que não tenha qualquer impacto no valor dos seus ativos líquidos.
    A PREVI com recursos sobrando está transferindo-os inescrupulosamente para o BB, por conta de legislação casuística e sem nenhum compromisso com o futuro do Fundo de Pensão. Um absurdo que só pode ocorrer num País ¨sem leis¨ como o Brasil, onde continua valendo a famosa ¨Lei de Gérson¨...!!! Triste fim !!!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário