quinta-feira, 17 de junho de 2010

CAPEC aumenta valores dos pecúlios e contribuições

Apesar de não haver distribuição do superávit, apesar de não ser dado um reajuste maior que a variação do INPC, a PREVI aumentou os valores da CAPEC. Essa proposta já tinha sido colocada quando eu estava na Diretoria, porém me recusei a aprovar um aumento desse porte de uma vez, principalmente porque a CAPEC funciona como um seguro de vida e, como qualquer seguro de vida deve ser atualizado todo ano e não acumular vários anos para dar um aumento relevante de uma só vez.


"A revisão do valor dos pecúlios da Capec é realizada anualmente, conforme prevista no Regulamento. Na ocasião, é feita uma reavaliação atuarial e a comparação com seguros de vida disponíveis no mercado, de forma a balizar os valores de contribuição e dos benefícios dos Pecúlios ofertados. Pesquisa realizada no início de 2010 indicou que parte dos atuais participantes e também aqueles que ainda não aderiram à Capec, costumam fazer comparativos de preços e condições quando analisam a atratividade de nossos Planos.

O Regulamento da Capec prevê que o percentual de correção dos Pecúlios não pode ser inferior à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido entre a data da última alteração de valores e a data da nova avaliação atuarial. O reajuste dos pecúlios foi fixado em 4,17%, enquanto o INPC considerado no período da reavaliação efetuada, entre maio e outubro de 2009, foi de 1,73%.

Já as contribuições para os Pecúlios por Morte e Invalidez tiveram reajustes escalonados de acordo com as faixas etárias. Para idades até 55 anos, o reajuste foi no mesmo percentual da correção dos Pecúlios, 4,17%; a faixa de 56 a 60 anos teve reajuste de 10%; para idades de 61 a 65 anos, o reajuste foi de 15%; e de 20% para quem tem mais de 65 anos.

Por que o aumento?

Até 2005, todos os associados pagavam o mesmo valor de contribuição à Capec. O resultado era que o Plano ficava proporcionalmente mais caro para os mais jovens, desestimulando a entrada de novos participantes. Naquele ano, foi implementada a segmentação por faixa etária e os associados passaram a contribuir com valores compatíveis com seu risco, dando melhores condições de atratividade e longevidade à Capec. Novos participantes passaram a aderir à carteira.

Desde 2006 o Fundo Capec, constituído com recursos da Carteira, vem sendo utilizado para subsidiar as contribuições daqueles participantes cujas idades situam-se nas faixas etárias mais elevadas, de forma a mantê-las baixas comparativamente aos seguros disponíveis no mercado.

As avaliações anuais da Capec consideram, além do subsídio do Fundo Capec, a solidariedade entre os participantes, e o fluxo de pagamentos e recebimentos efetuados naquele ano. A partir de 2010, passaram a considerar também a projeção futura das contribuições e pagamentos. Sendo assim, é preciso ajustar gradualmente as contribuições de forma que a entrada de recursos seja suficiente para manter a atratividade dos Planos sem o subsídio do Fundo.

A segmentação dos Planos Especial e Mantença, com a criação das modalidades Júnior, Pleno, Sênior e Master a partir de 1.6.2010, resultou em correções diferenciadas na modalidade Executivo. O ajuste foi necessário porque os valores praticados na modalidade estavam defasados em relação aos Planos Morte que cobrem o mesmo risco.

Mesmo com os ajustes, os Planos da Capec permanecem muito vantajosos para os participantes de idade mais elevada. Para os mais jovens, considerando-se o maior número de combinações entre valores de contribuição e de benefícios, os planos também são bastante competitivos."

Fonte: Previ

Leia mais: www.previ.com.br

16 comentários:

  1. S E G U R O , NADA CONTRA O AUMENTO,

    MAS VEJAMOS: AUMENTO DE MEDICAMENTOS, ROUPAS, ALIMENTOS, SEGURO,LUZ, MATERIAL ESCOLAR ETC...

    A PREVI A TODA PODEROSA TEVE UM LUCRO DE QUANTO? EM PERCENTUAIS? E AGORA EH UMA ESTATAL, QUE NADA, ELA É UMA ENTIDADE PRIVADA E O DONO DELA SAO OS APOSENTADOS QUE ERAM FUNCIONARIOS DO BB E TAMBEM ALGUNS QUE AINDA ESTAO LAH. E O UE VEMOS EH O NOSSO PATRIMONIO COMPRAR AÇOES DE BANCO...NAO EH PARA ISSO QUE ELA FOI CRIADA...CADE NOSSOS REPRESENTATES.

    SOU A FAVOR QUE PRIVATIZEM, SIM A VALE DEU 25% E A PREVI 5,31 EH UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a nossa Previ.
    Desde meu ingresso no Banco,aos 18 anos, contribui com parte significativa de meus proventos pela formação de meu pecúlio morte. Quando cheguei à velhice, passei a contribuir conforme minga idade. Ou seja fiquei com o pior de dois mundos. Como tudo na Previ, mais uma injustiça com os mais antigos. Eis a paga pelos meus 45 anos de contribuições... Espero que minha queixa seja publicada!

    ResponderExcluir
  3. Segundo endendi porque deixei de ler alguns comunicados da Previ por ser escrito num português bastante complicado para um velho de 69 anos sem a qualificação da era da graduação.Sinceramente vou deixar de entender a razão de aumentarem em 20% nossas contribuições a Capec.Pergunto e os pecúlios foram aumentados nesta mesma proporção?pergunto o que se vê é uma gula desenfreada quando recebemos os míseros 5%.E ainda aparecem aqueles que defende essa política perversa que se adota na Previ.O pior que a resposta é sempre a mesma a Resolução 26. Pergunto por fim que nunca b=obtive resposta clara de ninguém e nem daqui do blog.Por quê a Previ alterou o índice para INPC da noite para o dia.Se votamos tal disparate é porque colocaram mais uma vez casca de banana pra quebrar a nossa cara.

    ResponderExcluir
  4. Cecília e Colegas,
    Já estamos tendo uma mostra dessa nova Diretoria. Podem acreditar que não é mentira! Esse reajuste além de tudo é IMORAL tendo em vista o reajuste concedido para os benefícios e o superávit existente, afora o brutal endividamento dos aposentados e pensionistas. Só na Justiça vamos conseguir reverter isso. Mãos à obra!

    ResponderExcluir
  5. BEM...a idade de 69 anos é a melhor das idades, porque tanto az como tanto fez, hehe...agora colega A TURMA DO PT NAO ESTÁ NEM AI PARA OS APOSENTADOS, O JOSE GENOINO JAH É APOSENTADO MAIS É PELO GOVERNO, PELO EXILIO ETC..AGORA GANHANDO DOLARES NA CUECA NA CALÇA FICA A DIZER QUE O INSS NAO TEM DINHEIRO . EU VOU DIZER COMO TEM...

    1- DE ONDE SAIU TUFOS DE DINHEIRO PARA A CONSTRUÇAO DE BRASILIA;
    1 - IDEM DAS HIDROELETRICAS;
    3 - EMPRESTIMOS PARA SANEAMENTO BASICO
    4 - DEBITOS DAS PREFEITURAS, GOVERNOS ETC...

    E DIGO MAIS.....

    A CF/88 DIZ QUE É DEVER DO ESTADO A EDUCAÇAO, SAUDE ,ASSISTENCIA MÉDICA ETC...MAIS DEVEMOS OLHAR PARA O FUTURO E PODER DIZER QUE O ESTADO SOMOS NOS O POVO QUE NAO TEM QUE VIVER DE AUXILIO GAS,AUXILIO LUZ, BOLSA FAMILIA,MAIS DE CONDIÇOES DIGANAS...
    UM DEPUTADO GANHA QUANTO ? UM SALARIO MINIMO EH SO 510,00.

    ORA GENUINO VOCE PAROU NO TEMPO E EU SEI COMO FAZER MAIS ARRECADAÇAO E TAMBEM COMO COBRAR AAS PREFEITURAS GOVERNOS QUE DEIXARAM DE PAGAR AO INSTITUTO.

    UM ECONOMISTA DO RIO DE JANEIRO JAH DESAFIOU DIZENDO QUE A EQUIPE ECONOMICA NAO DEVERIA DIZER QUE O INSS TEM DEFICIT .

    para reflexao: quantos ambulates, nao pagam o INSS, mais querem as benecias do governo . se contribuissem voces veriam..vejamos
    UM AMBULANTE CONTRIBUineo com 30,00 para sua familia jah pensaram a receita.

    ResponderExcluir
  6. Volto a criticar tais reajustes por afeta o meu bolso e não daqueles que em gabinetes somente arquitetam nossa derrocada. esta mesma indagação fiz hoje a Previ:Qual a razão de minha contribuição a Capec aumentar em 13,....% e nosso reajuste ser de 5,...%.enquanto o aumento dos pecílios aumentaram abaixo de 13,...%(interessante somente aproximam para baixo).Sei do lemga lenga da resposta:Rosolução 26(maldita)_INPC, aumento de superavita, etc e conclui:se consideraram a velhice(minha e de outros sofredores) porque não consideram quando reajustam nossos benefícios.Não seria justo esta bandeira?Só sinto ser as cores de nossa bandeira, com muito orgulho onde não existe o vermelho.

    ResponderExcluir
  7. fiz um calculo, aproximado,mas pelo q ja contribuí s´no item seguro por morte ,o valor corrigido passa de R# 100.000,00. Nao entendo a PREVI, a CAPEC visa lucro? Nao entendo.

    ResponderExcluir
  8. Cecilia,

    que não podemos esperar nada da diretoria eleita da Previ, ja sei, agora ser assaltado?????
    orra meu.....
    eles não tem nada melhor pra fazer?
    vão estudar uma forma de melhorar nossas aposentadorias, dar os mesmo 25% de outros fundos menos votados e famosos, realinhem o ES, sei lah, agora, aumentar em 20% a mensalidade da Capec e corrigir 1,7% o valor segurado, para isto não existe outra definição, é roubo.
    não tem como cancelar o seguro, ja paguei 35 anos.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  9. Colegas,

    Será que este é o lugar apropriado para reclamarmos. Qual foi o índice de participação dos aposentados e pensionistas nas eleições da CASSI e PREVI. A CHAPA 3 (PREVI) ganhou as eleições como apoio da ANABB, SINDICATOS, CECILIA, SASSERON, etc e nos representarão nos próximos 4 anos.

    Espero, pelo menos, que os que aqui entram para revindicar, protestar tenham votado nas últimas eleições CASSI/PREVI.


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Aos colegas do Blog.
    Tomei a liberdade, hoje, de postar um poema.
    É através dele que quero agradecer a solidariedade, as palavras de conforto e a sinceridade,principalmente da Colega Marisa Lilibeth.
    Obrigada a todos.

    Gosto de gente que ri, Que chora, Que se emociona com uma simples carta, Um telefonema, Uma canção suave, Um bom filme, Um bom livro, Um gesto de carinho, Um abraço, Um afago.
    Gosto de gente que ama e curte saudades, Que gosta de amigos, Cultiva flores e ama os animais, Admiram paisagens, Poesias, Fotos de família, E escuta.
    Gosto de gente que tem tempo para sorrir com bondade, Semear Perdão, Repartir ternura, Compartilhar vivências e dar espaço para as emoções dentro de si. Emoções que fluem naturalmente de dentro do seu ser.
    Gosto de gente que gosta de fazer as coisas que tem de fazer, Sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis por mais desgastantes que sejam.
    Gosto de gente que acolhe, Orienta, Aconselha, Busca a verdade e quer sempre aprender, Mesmo que seja de uma criança, De um pobre, Ou de um analfabeto.
    Gosto de gente de coração desarmado, Sem ódio, Sem preconceitos baratos, e com muito amor dentro de si.
    Gosto de gente que erra e reconhece, Cai e se levanta, Apanha e assimila os golpes, Tirando lições dos seus erros, e fazendo redentoras suas lágrimas e sofrimentos.
    Gosto muito de gente assim, E desconfio que é deste tipo de gente que “DEUS” também gosta.
    Com carinho a todos meus colegas, aposentados, e principalmente as nossas queridas pensionistas, uma em Especial “Marisa Lilibeth”.
    Rosalina de Souza
    Matrícula Previ 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  11. Colega Cecília,
    O seu post começa com um trecho bem marcante que diz “Apesar de não haver distribuição do superávit, apesar de não ser dado um reajuste maior que a variação do INPC, a PREVI aumentou os valores da CAPEC”. São duas colocações bastante fortes que nos levam a fazer uma reflexão e concluir que, se houvesse vontade firme por parte dos atuais diretores eleitos, poder-se-ía utilizar a reserva especial para revisão do plano de benefícios e reajustar as aposentadorias e pensões em percentual bem acima dos ridículos 5,31%. Entretanto os diretores eleitos, não só os atuais como também aqueles que deixaram a diretoria recentemente, são lenientes e aceitam, de forma subserviente, tudo aquilo que o patrocinador determina. Repito não há distribuição de superávit, não há reajuste digno dos benefícios e não há realinhamento do produto empréstimo simples Previ. Mas há subscrição de ações do patrocinador, quando todos sabem que a Previ tem aplicações excessivas em renda variável que a tornam uma EFPC desenquadrada nos parâmetros estabelecidos pela resolução 26 do CGPC. Há também aplicação em obras de infraestrutura, como é o caso dos recursos que serão utilizados na construção da Usina de Belo Monte, seguindo fielmente a orientação da candidata à presidência Sra. Dilma Rousseff. A construção dessa usina é uma mega obra de retorno no mínimo duvidoso. Pelo menos assim dizem os articulistas especializados dos conceituados jornais que tratam de assuntos econômicos. O tempo vai passando e não vejo, em nenhum dos sites das entidades que se dizem representativas dos interesses dos aposentados, das pensionistas e dos colegas da ativa, menção alguma acerca do início de qualquer tratativa que possa resultar em melhorias imediatas para todos os integrantes do “PB-1”. Pelo jeito é o caso apenas de mera substituição de alguns membros da diretoria da Previ, mas vai continuar tudo como dantes no quartel de abrantes,

    ResponderExcluir
  12. Grande Cecilia, apesar de voce nao fazer mais parte desse grupo da PREVI, mais voce está mais perto. Eh o seguinte, faça chegar a esse Presidente, que ao chegar comprou logo 800milhoes em açoes do BB, para ver se ele tem coragem de fazer algo em prol dos aposentados.
    Vejam só, a Marina, tinha 5, 10, e agora 15 a continuar assim vai para o 2.o turno, o que eu quero dizer é que ninguem está satisfeito nem COM A DIRETORIA ANTERIOR E MUITO MENOS COM ESSA QUE JA CHEGA COMPRANDO AÇOES E NEM AI PARA OS APOSENTADOS:
    O que queremos:
    REAJUSTE JUSTO
    DISTRIBUÇAO SUPERAVIT COMO FIZEREAM ANTERIORMENTE, SO QUE AGORA E PARA QUEM NADA RECEBEU

    REALINHAMENTO DO E.SIMPLES, COM PRAZO MAIS ELÁSTICO

    ISSO É PARA ONTEM......
    ALGUEM AI DISSE QUE A VALE DEU 25%
    BELEZA, PARABENS AO PRESIDENTE, QUE O NOSSO POSSA VERIFICAR ISSO.

    vamos lÁ colega voce é o NORTE DOS APOSENTADOS.

    ResponderExcluir
  13. Colega Cecília,
    Peço licença para fugir do tema em pauta e comentar notícia surgida no site da Previ cujo título é “Começou a oferta de ações do Banco do Brasil”. O comunicado disponibiliza diversas informações sobre esta chamada de capital por parte do patrocinador e é encerrado de forma simples até demais para o meu gosto com os dizeres: “A PREVI deve exercer seu direito e manter a mesma participação, que é de 10,37% do capital do BB”. Não foi prestado nenhum esclarecimento adicional aos associados sobre os motivos que levaram a diretoria do nosso fundo a permitir a subtração do caixa da instituição de algo em torno de oitocentos milhões de reais para essa subscrição. Pelo que sei, e se eu estiver errado que por favor me corrijam, um fundo de pensão não pode ter mais do que 10% (dez por cento) de participação no capital de uma empresa. Ora bolas, se já tem 10,37% do capital do BB, por qual motivo realizar essa operação?
    E.T. – colega Cecília, caso tenha alguma explicação cabível para essa subscrição, que eu classifico como mais uma aberração, agradeceria se Você a disponibilizasse para todos os associados do “PB-1”.

    ResponderExcluir
  14. Não se iludam colegas. O filme será o mesmo que assistimos até 31 de maio. Mudaram alguns "artistas". Mas o roteiro será o mesmo, patrocinado pelo Banco do Brasil. Podemos escolher os títulos:
    Quando se perde a ilusão:
    Um plano perfeito:
    Golpe sujo:
    De volta ao passado:
    O retorno dos malditos
    Um grito no escuro

    ResponderExcluir
  15. Oi Jorge,
    Os eleitos juntos podem ter muita força sim, porém tem que estar bem unidos e consensados em relação a qualquer proposta que seja defendida, porém nem sempre é isso que ocorre.
    Na questão da distribuição do superávit, existe uma questão política envolvida, pois algumas entidades não aceitam que sejam adotadas as medidas impostas pela Resolução CGPC 26, como por exemplo devolver 50% dos recursos para o Banco. Todos defendem que haja negociação, porém não nesse nível. POr isso, é tão difícil chegar a um consenso. Temos que lembrar que a maioria da diretoria acabou de assumir e gerir a Previ não é tão simples assim, é preciso dar um tempo até todos se situarem.
    Por outro lado, eu me pergunto: PÔ, não tem tempo para discutir assuntos que dizem respeito aos associados, mas para discutir questões, como investimentos em infra-estrutura e em ofertas públicas, sim.

    ResponderExcluir
  16. Cecilia, voce fala como se esquecesse que fizestes parte da diretoria ha dias atras.PÔ,voce teve tempo para discutir assuntos de nosso interesse e nada fez?
    Favor publicar.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário