segunda-feira, 25 de maio de 2009

Balancete de abril de 2009

Previ fechou o mês abril com um resultado bom, consequência de uma melhora substancial na bolsa de valores. Ainda é cedo para chegarmos à conclusão de que o pior já passou, porém já podemos começar a pensar em retomar as negociações de utilização do superávit, até porque todos nós sabemos que essas discussões não são tão rápidas como gostaríamos. Com a mudança na gestão do Banco, as negociações devem começar praticamente do zero. Mesmo com os efeitos suspensos da Resolução CGPC 26, eu acredito que será muito difícil negociar qualquer medida sem observá-la, até porque as medidas têm que ser aprovadas pela SPC, que foi a grande responsável pela Resolução.

O plano 1 fechou com ativo total: R$ 125,7 bi; ativo líquido: R$ 101,8 bi; provisões matemáticas: R$ 68,9 bi; superávit acumulado: R$ 32,9 bi; reserva de contingência (25% das provisões): R$ 16,9 bi; reserva especial p/ revisão do plano: R$ 16,0 bi; exigível contingencial: R$ 1,2 bi.


O plano Previ Futuro teve o resultado do mês de abril com ativos no montante de R$ 1.3 bi. Registrou um superávit técnico de R$ 3,7 milhões.

74 comentários:

  1. Peço aos colegas que tiverem mais conhecimento que esclareçam a questão da formação/propriedade da PREVI.
    Até onde eu sei a PREVI foi fundada por funcionários do BB sem a participação/ingerencia do BB.
    Posteriormente o BB fez um contrato com a PREVI para ser patrocinador e, como tal, recebeu o direito de nomear diretores e fiscalizar os atos de gestão da PREVI.
    Hoje, não sei com que direito, tornou-se proprietário da PREVI, já que utiliza seus recursos e praticamente gere a PREVI já que os representantes dos funcionários não tem praticamente nenhum poder de gestão.
    O interessante é que fundos da mesma natureza, no mundo, são administrados e geridos pelos empregados, os empregadores tem um pequeno poder de fiscalização tão somente.
    Ai vem um senador representante dos trabalhadores e propõem acabar com o pouco do poder de fiscalização que nos restou.
    O pior é que não vejo muito a possibilidade de mudanças para melhor para nós assistidos.

    ResponderExcluir
  2. Cecília, quem marca ou convoca os integrantes que discutem a utilização do superávit? De quem é a iniciativa para a retomada? É do Sérgio Rosa? Por favor, deixe-nos saber. Assim saberemos a quem cobrarmos o reinício imediato das negociações. Que se inclua a Resolução 26, mas que se dê a partida. Para ontem, se possível.

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília,
    Os números do mês abril, classificados como bons, consequência de uma melhora substancial na bolsa de valores, animarem-me a apartar trecho de um comentário seu postado em 21.05.09, às 12:32, sobre o assunto superávit. “Acredito que em breve já será possível a retomada das discussões e eu defenderei uma proposta que atenda a todos os associados, tentando minimizar assim as dificuldades que muitos enfrentam”. Você reconhece textualmente que muitos - talvez a grande maioria seja formada pelos aposentados e pensionistas freqüentadores deste blog -, estão atravessando sérias dificuldades financeiras, que no meu entender e s.m.j. poderiam ser minimizadas de imediato. Há uma solução simples e rápida para os problemas que se encontra ao alcance das mãos, ou melhor, já está no colo dos diretores e conselheiros deliberativos eleitos da Previ. É só ter vontade política e é bom lembrar que em 2010 teremos eleições para duas diretorias da Previ. Trata-se, como já mencionei diversas vezes anteriormente, de se determinar a suspensão imediata da cobrança das prestações do ES, enquanto não se realiza uma distribuição digna e justa dos recursos no montante de R$16,0 bilhões existentes na reserva especial para revisão de plano, “até porque todos nós sabemos que essas discussões não são tão rápidas como gostaríamos”. Entendo que não há a menor necessidade de pressão ou qualquer tipo de manifestação nesse sentido que venha originar-se de entidade representativa do funcionalismo. Já há um reconhecimento maior e tornado público pela diretoria de planejamento, que recebeu através do voto a confiança daqueles que hoje estão em dificuldades, de que existem problemas graves no orçamento de muitos aposentados e pensionistas do plano de benefícios “1”. Todos sabemos das suas ligações com a Anabb. A ala da diretoria identificada com os sindicatos ligados à Contraf-Cut não poderá classificar qualquer encaminhamento que Você proponha como populista e nem “eleitoreiro” já que, lembrando declaração sua aqui no blog, não poderá concorrer a cargo eletivo nas eleições da Previ de 2010. O cenário é extremamente favorável para que haja uma demanda organizada entre todos os eleitos a fim de que Você não nade, nade e morra na praia. À vista de tudo que foi até aqui exposto considero que está em suas mãos, ou melhor, já está no seu colo o pleito de todos os aposentados e as pensionistas para que seja pautada e aprovada em reunião de diretoria a solução imediata para os nossos problemas. Poderemos contar com Você ou será que tudo que eu coloquei está errado colega Cecília?

    ResponderExcluir
  4. Uma sugestão para atenuar a absurda discrepancia entre aposentados pré e pós 97, seria aplicar a média salarial nos mesmos termos do INSS, em vez dos últimos 36 meses que causaram e vão causar muitas injustiças.
    O funcionário que se aposenta aos 30 anos de contribuição(objetivo em tese do plano) tem 90% de suas contribuições desconsideradas, há casos de colegas que contribuiram até pelo teto remuneratório da época(em alguns meses), ajudando a PREVI a construir as bases sólidas de hoje e se aposentou com sálario abaixo da média da PREVI,uma anomalia atuarial. O plano é solidário, mas não é justo que quem contribuiu com mais ou igual valor leve menos só por conta da data da jubilação.
    Este critério de recalculo encontraria fácil respaldo nas esferas politico/administrativa por ser justo e atualmente usado pela Previdência Social.
    Ao meu ver é uma boa bandeira de luta
    Roberto Varella
    Curitiba PR

    ResponderExcluir
  5. O abono sempre foi,em qualquer necociacao,via bancos,sindicatos,como um paliativo, nas negociacoes e ameniza a situacao associado/empresa.No caso da PREVI, estamos indo para o pior indice IGP-m(negativo,como?,no ultimo mes) para o nosso aumento de junho.
    damos azar ate nisso.Porque nosso regulamento nao da uma brecha para o associado (outro indice)? e em troca poe uma blindagem de defesas para a PREVI.O emprestimo ,com respeito a todos,mas e' um paliativo.Precisamos de aumento real,livrarmos do emprestimo simples(30 anos no espelho).
    e quem sabe, um abono mensal, por conta dum futuro superativ . Se e' legal,nao sei, mas o BB ja contabilizou por conta,esse superavit, e nenhum orgao oficial ,seja tcu,stj bolsa de valores. contestou.
    vamos ,pelo menos ao abono.


    s

    ResponderExcluir
  6. Carlos Mariano,
    Infelizmente, atualmente existem regras legais para condução de um fundo de pensão. A gestão é paritária, mas concordo contigo, o Banco tem um poder maior, até porque ele tem o "voto de minerva", mas o Banco manda na Previ não é de hoje, podemos dizer que hoje é mais regulado, dificultando uma ingerência maior nos negócios da Fundação.
    Os Fundos de Pensão nos EUA e na Europa, quem manda é o patrocinador. Na verdade, existem representantes dos associados na gestão, mas em uma proporção muito menor que a nossa. Na Calpers (um dos maiores fundo de pensão dos EUA), apenas 1 representante dos funcionários está na gestão. A maioria dos fundos de pensão da Europa só tem representante dos participantes no Conselho deliberativo. Como você pode verificar, no Brasil a representação dos funcionários é muito mais relevante.

    ResponderExcluir
  7. Ari,
    Quem geralmente inicia o processo é o Conselho Deliberativo, pois a alçada para decidir é dele. É lógico que os eleitos têm um papel fundamental na cobrança de que isso aconteça. Como a situação financeira (Bolsa de Valores) tem melhorado significativamente, é bem provável que logo as negociações sejam retomadas.
    O Sergio Rosa é Presidente da Previ, indicado pelo Banco do Brasil, porém como eu falei, a alçada da decisão de utilização do superávit é do Conselho, sendo a diretoria responsável por fazer os estudos que o Conselho solicitar.

    ResponderExcluir
  8. Como tá difícil dar este arranque !
    Temos o dinheiro e os nossos 3 eleitos no Conselho Deliberativo tão travados ?
    Mexam-se Willian, Odali e Mirian. Façam QUALQUER proposta ao Presidente do CD José Maria e NEGOCIEM o apoio dos os demais integrantes Juraci e Izabela.
    Só isso já COMEÇA o processo, pois até ir e voltar ao BB já se passaram uns 8 meses, daí, quem sabe, a tal Resolução 26 já caiu na Justiça e a SPC terá que aprovar o "de acordo" do BB...

    ResponderExcluir
  9. Caso o reajuste do INSS sofra o aumento de 16,67% desde 2006 (vetado pelo Lula e a ser derrubado em 08 de julho de 2009), A complementação dos benefícios da PREVI para o grupo de aposentados mais idosos, que se aposentaram ATÉ 1997 (Benefícios Conjugados Previ+INSS)SOFRERÁ DIMINUIÇÃO DE VALOR NA MESMA PERCENTAGEM -16,67%)?
    Quantos assistidos do Plano 1 estão nesta condições ?

    ResponderExcluir
  10. Acgo muito interessante voltar as negociações sobre o superavit, mas devemos ir com cautela, pois o que leio e vejo é que o aumento da bolsa(pontos e rentabilidade) a princípio é expeculativo e sem consistência. Vamos torcer ára que a economia venha mesmo se fortalecer.

    ResponderExcluir
  11. Quem e voce Erwin?Nunca li nada que voce tenha escrito no blog(acho que e a primeira participaçao sua).Começou mal colega!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. anônimo disse:
    caro colega Erwin, chega de pessimismo. O próprio City Bank ou City Group já projetou que a Bovespa chegará em dezembro com 60 mil pontos e rendimento idem.O que podemos esperar de melhor para a distribuição desse "maldito" superavit. O banco por sua vez vai levando a parte dele como aconteceu recentemente e vamos ficar "chupando o dedo"
    Cavalcante - Jacobina

    ResponderExcluir
  13. Prezada Cecilia,
    Gostaria muito que voce divulgasse os beneficios pagos pela previ a aposenados e pensionistas por faixa (Ex: até R$ 2.000,00, x; de R$ 2.000,00 3.000,00, y, ETC). Como participante acho interessante saber, até para me solidarizar com o pessoal que vive reclamando nesse blog. Sugiro ainda que se solicite ao Banco igual informação sobre o pessoal da ativa.
    Jose Forte

    ResponderExcluir
  14. Coelga Jorge Teixeira, você será nosso candidato a próxima eleição da PREVI. Votaremos em quem nos defende. Abraços

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente com Roberto Varella de que seria justo aplicar a média salarial nos mesmos termos do INSS, que abrange periodo muito maior, em lugar dos últimos 36 meses que causaram e vão causar muitas injustiças.
    Cecilia, por favor, comente sobre esta proposta, levando-a, inclusive, ao Conselho Deliberativo.
    Estou convicto de que corrigiria muitas distorcoes causadas pelo descarte de grande periodo contributivo no calculo da media salarial.
    Grato
    Henrique Holtz

    ResponderExcluir
  16. Porque a suspensão das contribuições não passou pela SPC, MF, etc, etc e foi aprovada pela diretoria da Previ? Por conseguinte, acho que a devolução das últimas contribuições, também não precisaria passar pelo crivo destas instituições e seria a maneira mais rápida de começar a devolução do superávit, pois no caso também interessa o Banco que levará a sua parte. Rubem Tiné

    ResponderExcluir
  17. Não eh possível que nenhuma associação, diretor, em fim ninguém tente fazer alguma coisa em relação ao E.S. Muitos falaram em suspender a cobrança, dilatar o prazo, porém o eu vejo e outros fundos de pensão menores que a Previ tomando estas decisões.

    ResponderExcluir
  18. Colega Jorge Teixeira,confesso que desde o inicio quando comecei a participar do blog da Cecilia ao ler suas opinioes sempre achava que voce nao era um dos nossos e sim alguem da Previ com nome ficticio(gato escaldado....).Aos poucos fui vendo que eu posso confiar mais em suas palavras e concordando com o colega bem que voce poderia ser um dos proximos candidatos para nos defender junto a Previ.Pena que todos nos sabemos que quando as pessoas chegam a cargos importantes tudo muda e esquecem dos colegas e das promessas feitas.Por enquanto posso agradecer a voce a defesa a nos colegas e te parabenizar por escrever tao bem.Um abraço.Espero nao estar enganada.

    ResponderExcluir
  19. Henrique,
    Essa proposta envolve mudança de estatuto e regulamento e só será possível fazê-la quando houver uma agenda para revisão de estatuto. Não é simples, pois envolve todas as instâncias tanto da Previ como Ministério do Planejamento, da FAzenda, SPC e também as entidades representativas, pois existem outros pontos a serem abordados, como é o caso da extinção do voto de minerva e a volta da consulta ao corpo social, pontos que foram excluídos do estatuto e até o momento não foram observados.

    ResponderExcluir
  20. Rubem,
    Porque o assunto ES é de alçada da diretoria executiva. Segundo a legislação em vigor, Operações com participantes são contabilizadas como investimento e, dessa forma, como outros investimentos até um certo valor, é da alçada da diretoria, pois trata-se de uma decisão de gestão. O Banco também está representado na diretoria, pois os diretores de Participação, de Invesimentos e o Presidente são indicados pelo Banco, logo, o Banco participa da decisão.
    Não teria o menor risco de suspender as parcelas do ES por um ano. O risco maior é do associado que teria seu saldo devedor muito aumentado, pois a atualização pela taxa atuarial continuaria acontecendo no saldo devedor podendo impactar as prestações futuras, porém não há risco para a Previ. Só precisaria de estudo sobre a matéria.

    ResponderExcluir
  21. Colega anônimo,
    Apesar de achar que a suspensão do ES não resolve o problema dos associados, principalmente dos aposentados, a medida serviria como um alívio durante um certo tempo. Dessa forma, eu sou favorável de que haja alguma medida intermediária até que haja uma definição em relação à utilização do superávit.
    O maior problema é que a Resolução CGPC 26 está suspensa, acaba travando mais ainda o processo de negociação, pois dificilmente nós conseguiríamos aprovar qualquer medida sem observá-la, pois a SPC não aprovaria.

    ResponderExcluir
  22. Peço que disponibilize neste blog tão democrático, os emails institucionais dos três eleitos do Conselho Deliberativo. Ou seja, WILLIAM JOSÉ ALVES BENTO, ODALI DIAS CARDOSO, MIRIAN CLEUSA FOCHI. A finalidade é para que todos nós interessados, lhes enviarmos mensagens de incentivo à volta das negociações do uso do superávit.
    Grato.

    ResponderExcluir
  23. Cecilia,
    este novo superavit que o Plano 1 da Previ vai fazer ao longo do ano, está para nós assim como presente de Natal que vemos em uma vitrine quando passamos por ela, fuinciona mais ou menos assim: seu pai ja lhe contou que Papai Noel ja era, coelhinho da Páscoa não põe ovos e etc e tal, mzais sabe que voce deseja muito uma bicicleta ( daquelas de sonho ,o sonho que acalanta toda criança de 4 a 10 anos) aquela que impressiona e tira o folego, pois bem, um ele lhe leva até uma vitrine e mostra a tal bicicleta e lhe diz, ta vendo, é sua. Só tem um porem ( e sempre tem), esta é só uma amostra, e a farica ta atravesando uns pequenos problemas e talvez consiga intregar até o Natal, isto se o problema não se agravar e ela acabar falindo. Sentiu o drama, tu ganhou, mais quanto a levar pra casa, isto é uma outra HISTORIA................ que o superavit tá existindo e vai aumentar pq a economia tá se firmando a gente sabe, mais ahi temos a tal Resolução 26, e ela pode colocar agua no nosso chopp.

    ResponderExcluir
  24. Colega Cecília,
    Acho interessante e animador Você dizer que não há o menor risco de se suspender o pagamento das parcelas do ES por um ano. Relativamente ao risco que o associado teria com o aumento do saldo devedor, a diretoria executiva poderia, junto com a suspensão, alongar também o prazo de pagamento para 96 meses, tomando como exemplo o prazo utilizado no fundo de pensão Funcef. Respeitando como sempre as opiniões em contrário de cada blogueiro, concordo plenamente com o colega Cavalcante quando diz que devem ser iniciadas de imediato as negociações com vistas à utilização da reserva especial para revisão de plano, que em abril se situou em R$16,0 bilhões. Até mesmo os pessimistas de plantão estão considerando o cenário atual como extremamente favorável. Trecho retirado hoje, 27.05.09, da página de economia do Uol: “Bolsas da Ásia disparam e atingem maior nível em sete meses depois que um salto na confiança do consumidor dos Estados Unidos reforçou visão de que a economia global ensaia uma recuperação, ainda que frágil”. Portanto, motivado pela situação desconfortável do meu e de vários bolsos, insisto e afirmo que eu não vejo nenhum óbice para que a suspensão e o alongamento do prazo de pagamento do ES se realize, bem como para o início das tratativas objetivando uma utilização digna e justa dos R$16,0 bilhões existentes na reserva especial para revisão de plano.

    ResponderExcluir
  25. Cecilia,
    A devolução das parcelas de contribuição excedidas da 360ª para os aposentados que completaram os 30 anos após a aposentadoria, não podem ser devolvidas com a utilização do superávit? Essa possibilidade seria de alçada de quem?
    Ou só na justiça poderá se conseguir esse valor de volta.
    Cecilia, voce como a pessoa mais competente da PREVI, não poderia fazer uma enquete neste blog com as principais propostas para a utilização do superavit e levá-las aos colegas do CD. Já que eles não começam nada.
    Nós associados e anciosos por algum resultado o que podemos fazer? Já que as consultas as associações representativas dos associados quando obtemos resposta essa é bem evaziva e não diz nada de concreto.

    ResponderExcluir
  26. Agora nao entendi nada.Cecilia,voce esta atrelando a suspensao do ES a Resoluçao ou eu estou errado?

    ResponderExcluir
  27. Não vejo a hora de colocar as mãos no repasse da inflação para os benefícios, que acontecerá agora em Junho! Algo em torno dos 5%! Irei às compras... Alguns bombons, sorvetes e... SÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ!!! Isso mesmo! Com os R$ 66,35 de "aumento", tornarei-me "rico", igual aos beneficiários do "RENDA CERTA"! Adeus Empréstimo Simples, Cooperforte, CDC, etc. Enfim, independência ou sorte!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Fernando,

    Até 1997 o regime implantado era de complementação. Assim, o valor do benefício total é vinculado ao benefício do INSS. No caso citado, não há diferença no benefício final visto que o regime de pagamento do benefício é de complementação.

    A partir de 1997, com a mudança do estatuto, o benefício pago pela Previ é desvinculado do INSS onde foi criada a Parcela Previ. Se esse fosse o caso em questão, teria alteração do benefício, uma vez que o regime é de suplementação.

    O número de assistidos do Plano 1 que se aposentaram até 1997 está em torno de 35 mil.

    ResponderExcluir
  29. Cecilia,
    Como voce disse não há risco de suspender as parcelas do ES, isso só implicaria em aumentar o nosso saldo devedor, pois os juros continuariam a ser cobrados, portanto seria mais vantajoso tanto para o tomador como para a PREVI o aumento do teto e alongamento de prazo com tem feito outros fundos. Assim teriamos algum fôlego para aguardarmos uma possível melhora nos benefícios.

    ResponderExcluir
  30. Ari,
    Os Conselheiros Odali e Mirian estão no blog que foi criado recentemente: www.eleitosdaprevi.com.br e o William é Diretor da Anabb, e também é Conselheiro Deliberativo eleito, porém como falei anteriormente, o grupo da Anabb não consta no blog criado. Você pode enviar e-mail para o William através do anabb@anabb.org.br.

    ResponderExcluir
  31. Colega anônimo,
    Infelizmente tenho que te dar razão, pois por enquanto acredito que, apesar do cenário econômico ter melhorado bastante, vamos ficar vendo a vitrine até que a Justiça decida o que fazer com a ação judicial que suspende os efeitos da REsolução CGPC 26.

    ResponderExcluir
  32. Colega anônimo que solicita que eu faça uma enquete para pesquisar quais medidas defenderíamos. As medidas já foram colocadas em votação e existe uma pauta de reinvindicações. Vocês lembram da pesquisa feita pela Anabb? Além da pauta apresentada pela Comissão de Empresa. O que falta é vontade de sentar e discutir, porém volto a lembrar que enquanto a Resolução CGPC 26 estiver suspensa, sem decisão final da Justiça, essas negociações não andarão, pois a SPC dificilmente aprovaria algo contra a Resolução, a não ser que houvesse decisão definitiva da Justiça.

    ResponderExcluir
  33. Colegas,
    Alterações no ES não tem nada a ver com a REsolução CGPC 26. A alçada para alteração do ES é da Diretoria Executiva e a REsolução é para a discussão de superávit, logo, melhoria de benefícios. Alterações no ES não implicam em utilização do superávit, visto que são medidas pontuais e que não consomem recursos, até consomem para adiantar os valores emprestados, porém conforme são recebidas as parcelas, esses recursos vão retornando com atualização.

    ResponderExcluir
  34. Aguardamos pacientemente por quase 02 ano uma distribuição justa do SUPERAVIT, que beneficiassem todos os participantes. Agora, vem essa "maldita" resolução 26, para atrapalhar qualquer discussão sobre o assunto. Parece coisa arquitetada!!!

    ResponderExcluir
  35. Bastaria apenas uma coisa que o Sergio Rosa e Cia,perguntassem como funciona a FUNCEF.Faça isso.
    é 96 meses e o valor é maior. faça isso Presidente.
    please....pleas...

    ResponderExcluir
  36. Colega Anônimo,

    Infelizmente estou com dificuldade para obter esse tipo de informação. O assunto não pertence a minha diretoria e sim à área de seguridade. Sugiro que você redirecione o seu pedido ao novo blog(www.eleitosdaprevi.com.br), uma vez que o diretor de seguridade integra o grupo de eleitos desse blog.

    ResponderExcluir
  37. Cecilia,
    primeiro desculpe pq esqueci de assinar a hitoria da bicicleta, segundo: tambem não vejo grandes problemas em suspender a mensalidade do ES, visto que jah existe a modalidade de 10 meses, no caso, suspensão de 2 meses, sem grandes problemas, o XXXXXX da questão ahi, é quequem decide , pertence ao grupo que acha que não deve aumentar muito o valor do ES por conta do endividamento dos aposentados. Não é facil tirar um coelho desta cartola.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  38. Cecilia,
    Concordo com o comentario do Erwin. Não há segurança na economia e no mercado para distribuir superavit.Ainda bem que temos o SPC para conter a sanha inconsequente de grande parte dos participantes que querem repartir o bolo sem pensar no amanhã.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  39. Sergio Figueiredo e triste a nossa situaçao porem dei boas risadas com o seu sooooooooooooooo.Valeu!
    VIVA A PREVI !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Cecilia nos estamos no Brasil,para de dar exemplos de coisas la de fora.Toda vez tem que fazer comparaçoes que nao nos interessam.

    ResponderExcluir
  41. Vão deixar para discutit o superávit no segundo semestre e aí se empurra com a barriga, vem o Valmir Camilo renascer das cinzas e tentar fazer várias reuniões em diversos lugares do país e quando chegar o fim do ano vão dizer: É, não deu tempo, não chegamos a um acordo, tem a tal da Resolução n. 26 e ...fui, novamente, nada prá ninguém. Eu não sei porque é que existe tanta associação que atua em favor dos aposentados e pensionistas e nessas horas nenhuma aparece pra dizer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  42. Colega Cecília,
    Li no site da Anabb que na quarta-feira, 27 de maio, a diretoria da Associação recebeu o vice-presidente de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Socioambiental do BB, Robson Rocha, e o diretor de Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental, Carlos Eduardo Leal Néri. Segundo a notícia, foram discutidos assuntos de interesse do funcionalismo do BB. Como entendo que compete à Anabb representar e prestar contas da sua atuação também para os aposentados e as pensionistas, agradeceria muito se Você puder detalhar quais foram os assuntos discutidos entre os membros das duas diretorias. Ficarei no aguardo de breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  43. Insisto, a solução imediata é: devoluções de contribuições pagas, pois, salvo melhor juízo por parte de Cecilia, não precisa de alteração nos estatutos, por conseguinte, nem consultas a SPC e MF, basta um acordo Banco X Previ. Todos seriam beneficiados, enquanto outras medidas fossem negociadas. Rubem Tiné

    ResponderExcluir
  44. Cecilia,
    Apesar de voce sempre sugerir aos frequentadores do seu blog, que encaminhem suas solicitações aos representante eleitos dos conselhos e diretorias da PREVI(www.eleitosdaprevi), eu não vejo nenhum comentário dos mesmos colegas daqui no site deles, gostaria de saber o que acontece.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  45. Os podres estao aparecendo,demora mas um dia vem tudo a tona.Leiam as noticias sobre o Jose Sarney(ajuda a moradia),e incrivel.Que familia!?!?Agora, se ele vai devolver o dinheiro..........E o povao OOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  46. É isto mesmo Sr. Mário Jorge,
    Também estamos indignados com estas imcomPeTências que circulam nestas associações, cuja finalidade
    seria ATUAR em favor dos aposentados e pensionistas.
    A ANABB diz que existe para a defesa do funcionário e do Banco deo Brasil ! há outras ? que defendem aposentados e pensionistas?-Estamos orfãos...

    ResponderExcluir
  47. O sr. José forte, economista de terceira categoria, diz que "não há segurança na economia e no mercado para distribuir superavit". Elogia a SPC que, segundo ele, manterá "sanha inconsequente dos participantes" sob controle. Vidente de quinta, ele "embasa" seus argumentos em um comentário de um tal erwin: esse vociferou que "o aumento da bolsa é eXpeculativo (sic) e sem consistência". Poderia-se utilizar o seu "X", em especulativo, para eXcluir o comentário dos dois por inconsistência e por contribuir para a deseducação do povo. Ambos são risíveis.

    ResponderExcluir
  48. Cavalcante disse:
    Caro colega Jose Forte, embora respeitando sua opinião, devo lembrar-lhe que para a grande maioria(idosos) o amanhã é HOJE.
    Parabenizo-lhe por ser um aposentado privilegiado que não precise se preocupar em lutar por seus direitos, pois o Superavit é um direito de todos que contribuem.Provavelmente seja um dos beneficiados com o Renda Certo,(nada contra e esteja absolutamente tranquilo, graças a Deus).Só que devemos pensar como um todo e não individualamente.De que adianta você ter uma mesa farta quando seu vizinho está passando fome. Para finalizar penso que você foi absolutamente infeliz em taxar seus colegas, se é que assim os considera, como 'SANHA INCONSEQUENTE'.
    com respeito
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  49. Cecilia, mais uma vez acrescento que aq suspe3nsão de contribuição só favoreceu totalmente o BB, sem precisar de autorização do SPC, uma vez a maioria dos aposentados e o pessoal da ativa o valor medio da suspensão é apenas r$ 100,00, logo só favorece mais uma vez o BB.Portanto, sou favoravel a continuidade.

    ResponderExcluir
  50. Cecilia,

    gostaria de saber como foi calculado essa parcela da renda certa. alguns falam que teve colegas que receberam até 500 mil e assim por diante. pergunto ainda, com trinta e 32 anos(aposentado), porque só recebo aproximadamente 700,00/mes.

    ResponderExcluir
  51. A Previ poderia nos emprestar os5.000,00 com debito em conta,assim nao seria necessario a existencia de margem.Sao so doze meses.

    ResponderExcluir
  52. Caro Jose Forte,

    A qual amanhã você se refere? Estamos falando de um plano fechado. Eu tenho 70 anos e já nao há amanhã para mim. Meu amanha é hoje. Se vc tem 21 anos, creio que esteja no lugar errado. Por um acaso você foi um dos poucos que receberam algum benefício extra? Pois parece. Se não foi, seja mais inteligente. A não ser que deseje que a sua tão suada parte deste bolo fique para o Banco do Brasil.


    Cecilia,

    Sugiro que esqueçamos exemplos de europa, EUA e afins. É outro mundo. Se formos citá-los, então teremos que abordar todos os outros contextos; políticos, sociais, econômicos. E isso nos colocaria atrás deles, bem atrás.

    Como disse anteriormente, tenho 70 anos, contribui por mais de 45 anos. O único benefício que tive até agora foi a suspensão das contribuições (que no meu caso já nem deveriam mais existir). E agora? Existem 16 bilhoes disponíveis para revisão do plano. Qual a previsão para isso? Quando essas injustiças serão corrigidas?

    Será que todos teremos que fazer como os 10 colegas que recorreram à justiça e ganharam? Sim, primeira instância, mas há dúvidas de que vão receber?

    Triste, para variar...

    ResponderExcluir
  53. Já leio esse blog faz tempo, e resolvi me manifestar sobre uma proposta. Na última distribuição do superávit, os aposentados com mais de 30 anos de contribuição receberam um benefício de renda certa como uma restituição dos anos excedentes a 30. O mais engraçado foi que essa medida nao beneficiou aqueles que se aposentaram recebendo proporcional, e que contribuiram durante anos, ja aposentados, chegando perto dos 30 anos de contribuição, mas que continuam recebendo o mesmo "proporcional" da data do desligamento. É justo? Alias, é legal? O mais engraçado é que distorções como essas existem, e as propostas são relativas a ES, ou aumento linear, que além de nao beneficiar a todos, é injusta com um plano que as contribuições FORAM DISTINTAS. Os aumentos devem ser percentuais. Aqueles que se aposentaram recebendo mais, contribuíram mais, e não é contra isso que temos que lutar. Por que não pensar em prospostas que realmente vão prosperar? As comparações, tanto internas quanto externas, são válidas sim. Não podemos esquecer que propostas irresponsáveis só vão aumentar as decisões judiciais, assim como podem comprometer nosso sólido patrimônio. Vamos pensar em conjunto.

    ResponderExcluir
  54. Concordamos com RUBEM TINE.
    Que a PREVI inicie pela devolução das contribuições !
    Fácil de operacionalizar, todos ganham de volta seu dinheirinho, INCLUSIVE O GRANDE BB!
    Todos saberão o valor que receberão mensalmente, pois basta controlar da mais recente a anterior contribuição à PREVI!

    DEVOLVAM-NOS NOSSAS CONTRIBUIÇÕES JÁ!
    Faça uma pesquisa. Duvido que alguém seja contrário (Nem o BB).
    (A devolução mensal das contribuições é de uma simplicidade total, que parece impossível haver algo ou alguém que possa impedir esta idéia SIMPLES E BRILHANTE.-Boa idéia !)
    Quem discorda ?

    ResponderExcluir
  55. Tudo que nao presta esta no blog dos eleitos da Previ.Ate a Previc que todos nos sabemos sera pessima
    para nos, esta em destaque no novo blog.So nao ve quem e cego.Eu so leio as noticias em destaque.Se tiver algum colega que tenha se cadastrado,favor perguntar para os eleitos para onde ira o valor da Tafic cobrada dos fundos de pensao.

    ResponderExcluir
  56. Cecilia,voce nao tem publicado alguns comentarios que eu fiz.Nao estou ofendendo ninguem que eu saiba.

    ResponderExcluir
  57. Bom, estou de volta, nao aguento ver tantas promessas tontas. Com relaçao a Dona Cecilia, eu tenho a impressao que ela tenta nos ajudar( aos aposentados), entretanto ela esta sozinha, sozinha mesmo, e tem ainda por cima um clima de que nao vai mais poder se candidatar novamente à PREVI, assim sendo, nao resta outra alternativa a nao ser o Judiciario, até porque o Presidente Sergio Rosa nao ouve os socios, ele pensa que a Previ é dele, e até certo ponto tem razao, poque ele tambem é socio, como nos tambem o somos só que quem tem o poder Eo Sergio, nos so acatamos.
    Sinceramente,ou entramos para rever os nossos direitos via judicial ou vamos ver a Previ cada vez mais rica e nos cada vez mais Pobres.

    ResponderExcluir
  58. Lendo o novo blog(eleitosdaprevi), confesso que não entendi o que os nobres colegas eleitos da PREVI veêm de positivo , tanto o Projeto de Lei 77/2009 de senador Mecadante e a PREVIC que substituirá provavelmente a SPC, ambas só entregam todo o poder de decisão dos fundos na mão do governo, e eles querem nos dizer que isso é bom? Bom para quem?

    ResponderExcluir
  59. Cecilia,
    A distribuição do superávit, além de não ter nenhuma proposta apresentada por parte do Conselho Deliberativo para estudo,ainda esbarra na malfadada Resolução CGPC 26, que sem decisão definitiva da justiça a SPC não aprovará nada e tudo isso ainda vai dar muito pano prá manga.Portanto como voce deve estar ciente a grande maioria dos aposentados passa por dificuldades financeiras e a única solução mais rápida seria a elevação do teto do ES e prorrogação do prazo, se é a Diretoria Executiva que trata disso, voce não pode levar nossas solicitações até ela?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Cecília, notícia do site UOL
    29/05/2009 - 17h45
    "Bovespa ganha 42%, melhor resultado acumulado em 10 anos
    Da Redação
    Em São Paulo
    A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou esta sexta-feira em alta de 0,3%, aos 53.197,73 pontos. Segundo a consultoria Economatica, o resultado da Bolsa até agora é o melhor em dez anos. Os ganhos acumulados nos cinco primeiros meses somam 41,7%, a variação mais alta desde 1999, quando o ganho foi de 63,5% no mesmo período de cinco meses."
    Obs.: o Balancete de Maio/2009 deverá apresentar um superávit bem maior que o de Abril/2009.
    Henrique

    ResponderExcluir
  61. Para Cavalcante e Jonas,
    Não quero polemizar, mas não tenho a mesma visão de Previdência. Como o próprio nome induz, "prever", acho que se deve ter muita cautela, pois se existem aposentados octagenarios, tambem temos participantes na faixa dos 40anos e o interesse deste pessoal deve ser preservado. Quem tem 70 anos ajudou a construir a empresa e gosa de merecido descanço e tem o direito de reivindicar o que ache justo. Também é inegável que participou de uma fase de bonança no BB e mesmo como aposentado há duas décadas vem tendo reajustes muito acima do pessoal da ativa o que permite a um aposentado nesta faixa de idade ter hoje beneficio, por vezes, superior ao dobro do que teria na ativa neste momento.
    Quando se fala em distribuir superavit, lembro do episódio renda certa que deu premios milionários a alguns e até agora não foi esclarecido por ninguèm. Penso também que o banco como patrocinador e como co-responsável pelo plano e contribuinte, agora em 50%, mais já foi 2/3 tem direito a sua parte. Sou mesmo favorável a constituição de uma grande reserva para garantir a aposentadoria digna do último participante e, sobrando recursos, que volte para uma fundação ou para o Previ Futuro.
    José Forte

    ResponderExcluir
  62. Após uma busca incessante por notícias acerca dos nossos interesses e acessos, sem sucessos, a diversos veículos que são nossos """"DEFENSORES"""", chego a conclusão que, somente neste blog é que temos, realmete, notícias que nos interessam. Quando leio comentários que atacam este espaço, vejo que estão atacando para o lado errado. Basta navegar pelos sites da Previ, Anabb, etc, par ver que não existem notícias que nos satisfaçam. Não estou, aqui, defendendo a Cecília, pois não a conheço pessoalmente e não tenho nenhuma procuração para isso. Mas, não posso deixar de reconhecer que as notícias que nos interessam estão aqui, mesmo que não sejam as que gostaríamos de ler. Quanto a retomada das negociações sobre Superávit, concordo, incondicionalmente, com o colega Jonas!!! Não podemos deixar para amanhã o que podemos distribuir hoje. Sejamos mais humanos, além de realistas. O que anda nos faltando, ao ler e reler alguns comentários, como o do colega José Forte, é que nos faltam coleguismo e coletivismo. Divididos, não chegaremos a lugar algum. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  63. Colegas,esta circulando a carta do pai do Gilmar(um dos rapazes que morreram no acidente provocado pelo deputado em Curitiba).E chocante!E o retrato do Brasil que vivemos.

    ResponderExcluir
  64. Sr.Anônimo, 29 de maio (00:45)

    ...Vamos pensar em conjunto:Não podemos esquecer os pagamentos irresponsáveis no "renda certa",que já estão aumentando as decisões judiciais. Alguém acha correto "devolver" as contribuições para aqueles que se aposentaram em 1985, por exemplo, significa que estas pessoas contribuiram à PREVI durante 18 anos (de l967-quando comecaram as contribuições- até 1985 quando se aposentaram), sendo que completaram,na ativa 30 anos em 1980, por isso receberam DE VOLTA 5 anos de contribuição corrigidas pelos índices de reajustes, INCLUINDO A PARTE PATRONAL !??

    Ao passo que, aqueles que EFETIVAMENTE contribuiram (e continuam a contribuir !)além dos 30 anos, ou além da 360º contribuição, quer na ativa ou na inatividade, NADA receberam de devolução de suas contribuições, MUITO MENOS DA PARTE PATRONAL !

    Isto é Justo ? Mas é óbvio que na Justiça, os autores vão ganhar TODAS suas ações ! (10 já estão recebendo-as).
    PERGUNTAMOS: Por que a Diretoria e os 3 Conselhos da nossa PREVI não corrigem esta falha ?

    ResponderExcluir
  65. E muita cara de pau os eleitos(?) da Previ enviarem para o nosso e-mail comunicado sobre a Previc como se fosse uma coisa boa para nos.Canalhas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  66. Leiam a entrevista do Sergio Rosa no site da Anabb

    ResponderExcluir
  67. Colegas nao vejo a hora de colocar essa corja da Previ para fora.Ano que vem nas eleiçoes!Deus e PAI!

    ResponderExcluir
  68. Colega anônimo,
    Eu sei muito bem que estamos no Brasil, apesar que acho que a boa experiência de outros países só enriquece a discussão, mas só citei exemplos lá de fora porque um colega solicitou resposta a um questionamento citando exemplos de outros países, porém bem distante do que realmente se pratica.

    ResponderExcluir
  69. Colega anônimo,
    Como já falei anteriormente, é muito difícil eu recusar um comentário. Só quando há agressões ou vocabulário não adequado às discussões que esperamos que ocorram neste espaço. Fora isso, todos os comentários são publicados. Se houver algum problema, reenvie, pois pode ter ocorrido alguma falha no sistema. Posso te garantir que publico até os que falam mal de mim, como vocês já verificaram anteriormente. A intenção é que este espaço seja bem democrático e que possamos colocar nossos pontos de vista sem censura, porém sempre de forma respeitosa.

    ResponderExcluir
  70. Em resposta ao questionamento abaixo, informo que não é porque não sou candidata que não lutarei para defender os interesses dos associados. Quem me conhece sabe muito bem que isso não é o mais importante. Estou aqui representando os colegas que me elegeram e que confiam no meu trabalho e isso é o mais importante para mim. Quando eu falo que não sou candidata a nada, é só para ressaltar que a minha defesa dos interesses dos associados não está ligada a uma campanha eleitoral e sim a minha consciência de quem eu represento e isso transcende a qualquer processo eleitoral.

    Anônimo disse...
    Bom, estou de volta, nao aguento ver tantas promessas tontas. Com relaçao a Dona Cecilia, eu tenho a impressao que ela tenta nos ajudar( aos aposentados), entretanto ela esta sozinha, sozinha mesmo, e tem ainda por cima um clima de que nao vai mais poder se candidatar novamente à PREVI, assim sendo, nao resta outra alternativa a nao ser o Judiciario, até porque o Presidente Sergio Rosa nao ouve os socios, ele pensa que a Previ é dele, e até certo ponto tem razao, poque ele tambem é socio, como nos tambem o somos só que quem tem o poder Eo Sergio, nos so acatamos.
    Sinceramente,ou entramos para rever os nossos direitos via judicial ou vamos ver a Previ cada vez mais rica e nos cada vez mais Pobres.

    29 de Maio de 2009 11:57

    ResponderExcluir
  71. Colega anônimo,
    Obrigada pela parte que me toca.

    "Colegas nao vejo a hora de colocar essa corja da Previ para fora.Ano que vem nas eleiçoes!Deus e PAI!

    1 de Junho de 2009 12:48"

    ResponderExcluir
  72. Colega Anônimo,

    Para o cálculo do benefício renda certa foram consideradas as contribuições posteriores a 30 anos de filiação ao Plano de Benefícios 1.

    É descontada a taxa de administração de 2%, até dezembro de 1997, e a partir de janeiro de 1998, 5% sobre as contribuições do período.

    As contribuições após a dedução da taxa de administração são atualizadas pela correção monetária estabelecida para o plano até 31/12/2006.

    ORTN, de 3/1980 a 2/1986
    OTN, de 3/1986 a 1/1989
    BTN, de 2/1989 a 2/1991
    TR, de 3/1991 a 4/1993
    TRD, de 5/1993 a 7/1994
    IPC-r, de 8/1994 a 6/1995
    Média aritmética simples entre INPC e IGP-DI, de 7/1995 até 11/1997
    IGP-DI, de 12/1997 a 05/2004
    INPC, de 06/2004 até 12/2006

    Os valores são convertidos para a moeda atual (Real) aplicando os fatores de conversão da moeda ao longo do tempo, conforme abaixo:

    1. março/1986. Mudança de moeda de Cruzeiro para Cruzado. Houve o tratamento da moeda da época com a divisão por 1000

    2. janeiro/1989. Mudança de moeda de Cruzado para Cruzado Novo. Houve o tratamento da moeda da época com a divisão por 1000

    3. abril/1990. Mudança de moeda de Cruzado Novo para Cruzeiro. Não houve tratamento da moeda da época.

    4. agosto/1993. Mudança de moeda Cruzeiro para Cruzeiro Real. Houve o tratamento da moeda da época com a divisão por 1000. No período de março a junho de 1994 a folha de pagamento foi expressa em URV

    5. março/1994. Implantação da URV = CR$ 805,53 de março a junho/1994. A contribuição mensal e patronal é o resultado da divisão da contribuição do mês pelo valor da URV

    6. abril/1994. Implantação da URV=CR$ 1.169,80 de março a junho/1994. A contribuição mensal e patronal é o resultado da divisão da contribuição do mês pelo valor da URV

    7. maio/1994. Implantação da URV= CR$ 1.668,54 de março a junho de 1994. A contribuição mensal e patronal é o resultado da divisão da contribuição do mês pelo valor da URV

    8. junho/1994. Implantação da URV= CR$ 2.361,49 de março a junho/1994. A contribuição mensal e patronal é o resultado da divisão da contribuição do mês pelo valor da URV

    9. julho/1994. mudança de moeda de Cruzeiro Real para Real. Houve tratamento da moeda da época com divisão por 2750.

    Após atualização dos valores é apurado saldo em 31/12/2006 em Reais e aplica-se a fórmula financeira para apuração das prestações mensais considerando juros atuariais ao mês de 0,466984 (5,75%aa)

    Cálculo da prestação inicial = (Saldo em 31/12/2006 X(0,00466984))^24)))

    ResponderExcluir
  73. Cecilia,voce esta gozando com a cara da gente?Alem de tudo que estamos passando ainda temos que aturar deboche?A Previ nao faz um simples calculo,leva meses para implantar qualquer mudança e voce vem nos mostrar isso?

    ResponderExcluir
  74. Cecília, Apenas como exercício matemático, se fossem distribuidos
    R$150.000,00 para cada um dos 35.000 aposentados que , embora não estiveram na ativa por 30 anos, mas já contribuiram pafra a previ por mais de 360 meses, o montante dispendido seria de R$ 5.250.000.000,00, valor igual o já apartado pelo BB e ainda sobrariam, com base no balancete de abril, R$ 6 bi.
    Todos estariam contemplados e satisfeitos para, nos futuros superavit não haver tanta polêmica e descontentamento como agora.
    Ivan Rezende. Goiânia.GO

    ResponderExcluir

Poste seu comentário