segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Suspensos efeitos Resolução CGPC 26

12/01/2009
Seeb Brasília obtém liminar contra devolução de superávit dos fundos de pensão.

O Sindicato dos Bancários de Brasília conseguiu liminar suspendendo os efeitos da Resolução CGPC 26 sobre os planos de previdência ao qual participem os trabalhadores filiados àquela entidade. A sentença foi proferida pelo Desembargador Federal Souza Prudente, em Agravo de Instrumento interposto pelo Sindicato contra decisão do Juiz da 8ª Vara da Justiça Federal de Brasília. O Sindicato questiona a possibilidade de devolução de valores às patrocinadores nos planos de previdência superavitários, hipótese não prevista na legislação e que foi introduzida de maneira ilegal pela Resolução CGPC 26.

Pela decisão, fica suspensa qualquer devolução de valores relativos a superávit para os patrocinadores dos planos de previdência dos quais participem os filiados do Sindicato. Esta decisão engloba os planos de previdência patrocinados pelo Banco do Brasil (Previ), Caixa Econômica Federal (Funcef), Banco Itaú (Fundação Itaubanco), Santander Banespa (Banesprev), Banco Regional de Brasília (Regius), Unibanco, dentre outros.

Na decisão de 1ª Instância, o Juiz da 8ª Vara não havia concedido liminar e se pronunciara de maneira desfavorável ao Sindicato, argumentando que: "Havendo excesso (superávit), é natural que seja partilhado entre os interessados contribuintes, no caso os patrocinadores, participantes e assistidos". O Sindicato, inconformado com a decisão, recorreu a Instância superior e teve seu pedido aceito pelo Desembargador Federal Souza Prudente, que suspendeu os efeitos da Resolução 26 até a análise de sua legitimidade e despachou: "vejo presentes, na espécie, os pressupostos do art. 558 do CPC, a autorizar a concessão da almejada antecipação da tutela recursal, em face da natureza eminentemente preventiva da pretensão deduzida pelo agravante, (...), de forma a evitar a reversão imediata dos valores eventualmente excedentes das contribuições relativas aos planos de previdência privada de que são participantes os filiados do impetrante, até o pronunciamento definitivo acerca da legitimidade, ou não, da Resolução que a autoriza.

"O Desembargador mandou citar o presidente do CGPC, Ministro da Previdência Social José Pimentel, para que cumpra a decisão judicial, sobrestando "a eficácia da decisão da Resolução nº 26, de 29/09/2008 (...) até o pronunciamento definitivo da Turma julgadora". A sentença é de 10 de dezembro de 2008 e foi recentemente publicada.

"Estamos comemorando esta vitória dos participantes. Foi reconhecida, mesmo que provisoriamente, a tese do Sindicato de que as reservas dos fundos de pensão pertencem aos seus participantes, e não aos patrocinadores", afirma Mirian Fochi, diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília e conselheira deliberativa eleita da Previ. "Nossa luta é para derrubar este medida ilegal, que desde o início foi combatida pela Anapar, a entidade representativa dos participantes, e pelos sindicatos", completa.

"Nosso sindicato acompanhará diariamente este processo, até chegarmos à vitória final. É a primeira liminar contra a devolução de superávit aos patrocinadores, e outras entidades de luta com certeza conseguirão novas vitórias", incentiva Rodrigo Britto, presidente do Sindicato e conselheiro consultivo eleito do Plano Previ Futuro.
Fonte: Seeb Brasília

74 comentários:

  1. Pessoal,

    É o início. Mas já é um bom começo. O ano de 2009 deverá trazer boas notícias para todos nós. Acreditamos.
    Enquanto isso a ANABB permanece estática. Quem semeia vento colhe tempestade.

    ResponderExcluir
  2. ATENÇAO SINDICATOS DO BRASIL, QUE DEFENDEM OS INTERESSES DOS SEUS ASSOCIADOS, VIRAM O SINDICATO DE BRASILIA ENTROU COM AÇAO E GANHOU, EMBORA PROVISORIAMENTE, MAIS CADE A ANABB, SO PENSA NA ANABBPREV.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ao que interessa:

    Cecília, caso essa decisão se confirme, quanto (em dinheiro) hverá para ser distribuido entre os participantes?

    Será possível dar sequência as discussões das propostas e implementar a de número 1 (os R$ 500 mensais para todos)?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Será que agora a ANABB vai sair de cima do muro ?

    ResponderExcluir
  5. Cara Cecília,
    Até que enfim sai uma decisão favorável ao trabalhador no caso da famigerada resolução da CGPC.
    Existem homens honrados na Justiça brasileira e tenho certeza que ojulgamento daliminar porá por terra os planos para roubar o patrimônio do trabalhador.

    Mais estejamos atentos, pois eles não desistirão tão facilmente de abocanhar os bilhões dos fundos de pensão e não é difícil que governo venha a lutar pela alteração da Lei.

    As entidades representativas dos trabalhadores, dos fundos de pensão (ANAPAR) e os próprios fundos,no interesse de seus participantes, devem acionar a justiça para reforçar a posição a nível nacional.

    Parabéns a todos, particularmente ao Sindicato dos Bancários de Brasília, pela vitória, que é apenas um passo, mas o passo inicial é o mais difícil. O Sr. Pimentel, um trabalhador trabalhando contra os mesmos, ainda vai mecher os pauzinhos para reverter a situação, mas a independência do Judiciário há de prevalecer.

    Meus parabéns também aos colegas demitidos do BB que estão conseguindo provar, com muito esforço e persistência, outra vergonha praticada pelos "donos do poder" que alteraram o dispositivo de uma Lei em prejuizo dos trabalhadores. Vão em frente e que Deus os abençoe. A verdade tarda, mas não falta.


    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecília,
    Até que enfim sai uma decisão favorável ao trabalhador no caso da famigerada resolução da CGPC.
    Existem homens honrados na Justiça brasileira e tenho certeza que o julgamento da liminar porá por terra os planos para roubar o patrimônio do trabalhador.

    Mais estejamos atentos, pois eles não desistirão tão facilmente de abocanhar os bilhões dos fundos de pensão e não é difícil que o governo venha a lutar pela alteração da Lei.

    As entidades representativas dos trabalhadores, dos fundos de pensão (ANAPAR) e os próprios fundos,no interesse de seus participantes, devem acionar a justiça para reforçar a posição a nível nacional.

    Parabéns a todos, particularmente ao Sindicato dos Bancários de Brasília, pela vitória, que é apenas um passo, mas o passo inicial é o mais difícil. O Sr. Pimentel, um trabalhador usando o poder contra os mesmos, ainda vai mecher os pauzinhos para reverter a situação, mas a independência do Judiciário há de prevalecer.

    Meus parabéns também aos colegas demitidos do BB que estão conseguindo provar, com muito esforço e persistência, outra vergonha praticada pelos "donos do poder" que alteraram o dispositivo de uma Lei em prejuizo dos trabalhadores. Vão em frente e que Deus os abençoe. A verdade tarda, mas não falta.


    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília,

    Ante essa decisão judicial, por favor, refaça os cálculos da projeção do Superavit de 30.12.08.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  8. Colega Cecília,
    Muito boa notícia essa de o Sindban-DF ter conseguido a liminar que barra, pelo menos momentaneamente, os efeitos da resolução 26 do CGPC. Só nos resta esperar para vermos se, na prática, teremos algum efeito positivo em termos de distribuição de superávit. A propósito, gostaria de me reportar a um comentário seu que guardei, postado no blog no dia 22.10.2008 às 03:48, respondendo ao questionamento feito por um colega. ”As entidades estão entrando na Justiça contra a Resolução. Os advogados da Anabb têm outra estratégia. Entrar na Justiça no início do ano alegando que não foi cumprida a Lei Complementar 109 que exige que seja revisto o plano após 3 anos de consecutivos superávits. Eles entendem que esta medida se torna mais eficaz do que simplesmente alegar a ilegalidade da Resolução. Eu não sei o teor completo da ação judicial que será proposta, mas pode ter certeza que a Anabb está trabalhando para entrar e ganhar a ação e não simplesmente para cumprir tabela”. Em razão dessa sua declaração agradeceria muito, decorridos já quase três meses, se Você pudesse nos dizer o que se oferece a respeito.

    ResponderExcluir
  9. A concessão desta primeira liminar contra os efeitos da Resolução CGPC 26 é alvissareira posto que no seu bojo envolve a união de vários fundos de pensão que o Seeb Brasília representa. Ou seja, não é somente a Previ. Tem até fundos de bancos privados, como o Unibanco. O que dói é ver o sr. VALMIR CAMILO estar em lua-de-mel com o sr. RICARDO PENA (obviamente porque conseguiu a liberação do seu Anabbprev). Justamente o sr. Ricardo Pena que foi nosso algoz nesse caso da Res. CGPC 26. Isto demonstra o quanto o presidente da Anabb está preocupado com os associados da Previ.

    ResponderExcluir
  10. Colegas,
    Se vocês lerem novamente a matéria que escrevi sobre as projeções para o Plano 1, vão verificar que coloquei a projeção sem a observância da Resolução. É aquela que vale no caso de estarem suspensos os efeitos da mesma.

    ResponderExcluir
  11. Tudo se encaixa.Primeiro a Cecilia faz os calculos com e sem Resoluçao e logo apos a noticia da liminar contra os efeitos da mesma.
    Como eu escrevi(e nao foi publicado)a tal Resoluçao nao existia,foi criada no ano passado para autorizar o repasse do NOSSO DINHEIRO para o BB/Governo.Vamos aguardar a continuaçao das mentiradas.

    ResponderExcluir
  12. Alguém sabe de alguma ação judicial movida pela ANABB contra o BB ou mesmo contra a PREVI? Não existe. EU cansei de ser enganado por essa associação. Faz mais de 12 anos que eu paguei minhas contribuições em dia para nada. Aconselho aos colegas que caiam foram como eu fiz. Chega de sustentar malandros.

    ResponderExcluir
  13. Já que contamos com a inércia da ANABB, fica como sugestão a desfiliação de todos dos quadros dessa associação que, como vemos, não tem nenhum interesse nas causas dos associados. Eu já vou formalizar a minha exclusão!!! Adeus, VALMIR CAMILO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Cara Cecília,

    Mil desculpas. Predi-me tanto resolução do CGCP que esqueci da 1a. parte das projeções.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  15. Nós não lutamos contra um inimigo, pior, lutamos contra idéias avolumadas de sofismas, Lutamos com pretendentes eternos de poderes, como o Sr. ricardo pena; dizia Dants: O inferno está cheio de bem intencionados. Nós geramos os nossos "fundamendalistas", mas o impressionante é que eles não conheccem a História.

    ResponderExcluir
  16. Nós não lutamos contra um inimigo, pior, lutamos contra idéias avolumadas de sofismas, Lutamos com pretendentes eternos de poderes, como o Sr. ricardo pena; dizia Dants: O inferno está cheio de bem intencionados. Nós geramos os nossos "fundamendalistas", mas o impressionante é que eles não conheccem a História.

    ResponderExcluir
  17. Pesquisei na www.trf1.gov.br (seção judiciaria do distrito federal)e, um comentário postado em seu blog dia 25/11/2008 acerca dos processos contra esta Resolução CGPC 26.
    Vi que há sete(7) processos tramitando naquela seção do distrito federal e este em que liminarmente "ganhamos" é de nº2008 34000 340813, porém os demais não nos são favoráveis.
    2008 34000 369856 (AAFBB)
    2008 34000 316678 (FAABB)
    2008 34000 350430 e 328391 (ANAPAR)
    2008 34000 334419 (FNAP CEF)
    2008 34000 340772 (FNA CEF ).

    Em face disto tudo, concordo com o colega Jorge Teixeira: Nossa ANABB deve ingressar com ação, exigindo a aplicação da LC109/01 (revisão dos beneficios usando parte do superavit acumulados após 3 anos).
    Parabéns ao Sindicato dos Bancários de Brasilia pela liminar obtida !-abriu-se 1 janela -
    Paulo Beno - Carazinho (RS)

    ResponderExcluir
  18. Cecilia,
    Estamos esperando a manifestação da ANABB, ou ela vendeu a alma ao CGPC em troca da aprovação da ANABBPREVI?
    E mais eu pago minha contribuição todo mes para que ela defenda os meus interesses e não os da PREVI, BB etc, porque se é para defender os interesses deles vá receber deles e não dos associados.

    ResponderExcluir
  19. "ME DÁ O FATO QUE EU TE DAREI O DIREITO". O Ministro Pimenta da Previdência e a gangue da SPC são homens de conduta duvidosa (com a conivência de Ricardo Pena que vomitou que os aposentados e pensionista queriam ficar ricos). Quero, e daí? É o FATO. Eles editaram regulamento (disposição para explicar a execução de uma lei, cf. Aurélio Eletrônico), ILEGAL, com a pretensão de esclarecer e dar aplicação a Lei Complementar 109, norma esta o DIREITO (meu e de todos dos fundos de pensão, especialmente a PREVI, alvo preferencial).

    ResponderExcluir
  20. Colega Cecília,
    Observando as projeções sobre o superávit que Você fez em 10.01.2009, com base no fechamento do Ibovespa em 30.12.2008 e sem os efeitos da resolução 26 do CGPC, a reserva especial para revisão do plano se situa em 9,9 bilhões. Como sonhar não custa absolutamente nada, pelo menos até o momento, peço informar se será tentada a reabertura imediata de negociação com o patrocinador, com vistas à utilização do referido valor. Permaneço no aguardo da resposta de que tratou o meu outro comentário sobre a entrada da Anabb na justiça contra a resolução 26 do CGPC.

    ResponderExcluir
  21. Jorge,
    Eu sinceramente não sei qual será a estratégia que a Anabb adotará, mas tenho certeza que algo será feito.
    Em relação ao saldo da reserva especial, você tem total razão, já que os efeitos da Resolução estão suspensos, nós temos que reabrir as negociações para discussão desses R$ 9 bilhões.

    ResponderExcluir
  22. Caro colega anônimo,
    A minha vontade é não respondê-lo considerando que não teve coragem de se identificar. É muito fácil atacar no anonimato, mas hoje eu estou inspirada e não é você quem vai me tirar do sério.
    Eu jamais utilizei de joguinhos mentirosos para me relacionar neste blog. Aliás, o dia que eu senti que não estou conseguindo ser honesta do jeito que tenho sido até agora, eu simplesmente acabo com o blog. Muitas vezes eu me exponho até demais para que vocês tenham notícias ágeis e em primeira mão e nunca deixei de dar minha opinião, mesmo contra a maioria.
    Eu já tinha publicado esta matéria, apenas atualizei as projeções considerando o resultado da Bolsa em 30.12.08.
    Dessa forma, coleguinha, não existe nenhuma ligação da minha matéria com a ação proposta pelo Sindicato. Sinto ter que acabar com suas fantasias de perseguição e intriga.

    ResponderExcluir
  23. Gil - PR,

    Há dois meses me desliguei da ANABB. Fiquei 15 inúteis anos contribuindo para esta Associação, cujo interesse, tenho certeza, não é o de defender os associados.

    Fernando

    ResponderExcluir
  24. Estou escrevendo apenas para manifestar a minha solidariedade à nossa colega Cecília. Não fosse este Blog, não teríamos outra fonte de informações tão ágeis e precisas.
    Francisco

    ResponderExcluir
  25. Queira saber que o anonimato é uma auto-proteção historicamente legítima, máxime de quem se manifesta e receia correr riscos de perseguição, principalmente do poder atroz e corrupto (deste e de governos tupiniquins do passado). Foi o que aconteceu: me utilizei deste abrigo contra estes bárbaros. A senhora (aparentemente correta), que circula pelas altas rodas da corte, deve conhecer muitos deles. Portanto, EU NÃO SOU COVARDE, e vou abdicar de devolver sua agressão por se tratar de uma dama e eu de um homem polido.

    ResponderExcluir
  26. Participantes do Plano 1:

    No site PREVI"Plano 1" foi divulgado quanto somos.Fiquei surpreso a baixa por trimestre, durante o ano de 2008, pois diminuimos em 93 participantes no 1º trimestre de 2008; 121 no 2º trimestre; 131 do 3º e, pasmem, 283 participantes do último trimestre!(quase a soma dos 3 trimestres anteriores).
    Eramos 123.841 em 31/12/2007 e agora 123.213 em 31/12/2008 .

    Nessa equação, no ano de 2050 haverá um enorme superàvit !

    P.S.-Há possibilidade em conceder R$ 500,00 por mes para os 87.355 assistidos do plano 1 ? Estamos precisando...e a PREVI tem condições de dar este benefício ?

    ResponderExcluir
  27. Cara Cecília,

    Tem coisas que afrontam à dignidadedas pessoas.
    Alguns colegas extrapolam, achando que tudo é feito de má fé, mas acredito que a grande maioria das pessoas são honestas, até prova em contrário, e não merecem ser crucificadas pelos atos praticados por terceiros.
    Apelo para os colegas frequentadores deste blog que respeitem mais as pessoas que, de alguma forma, estão se expôem para defender e informar nossos interesses.
    Infelizmente ainda não vivemosn'um País totalmente justo, mas é lutando pela justiça que conseguimos, aos poucos, transformar nosso povo em uma sociedade mais justa.
    Cecília, Deus a ilumine para que sempre use sua inspiração para o bem, certa de que a maioria dos frequentadores de seu blog não concorda cm agressões injustas e intempestivas.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  28. Querida Cecilia,
    A luta continua!!!!!!
    Muito bom termos conseguido essa liminar!!
    E as negociações, quando serão retomadas? Afinal, são 9,9 bilhoes a serem usados para melhoria de nossos beneficios.
    E a questão do aumento do limite e de prazo referente ao ES que foi direcionado a Diretoria e ateh agora nada? A transparencia deve existir em qualquer relação.Estamos aguardando manifestação oficial da Previ.
    E a ANABB, eh outra que tambem não se posiciona com relação a essa Resolução.
    Ano novo, posturas novas!!!
    Tranparencia, objetividade e menos politicagem!!!!!
    A Previ eh nossa!!! Eh nosso Patrimonio e devemos zelar por ele.
    Aguardamos sua resposta.
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  29. claro, a Sra. Cecilia não merece nenhuma atitude que a desagrade, até porque, acima de tudo, eu Joel agradeço ao blog aberto para que possamos dialogar e nao degladiar, por isso peço aos colegas que como eu sente-se FRAGILIZADOS em razao de atitudes que nao sao tomadas por nossas entidades.
    Não podemos culpar aqui a Sra. Cecilia, (AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE AINDA ASSIM NAO TEMEREI MAL ALGUM), por isso Cecilia se alguem a agrediu perdoe-o, e mais uma vez peço aos COLEGAS VAMOS OFERECER AA COLEGA IDEIAS VAMOS FAZER AMIGOS, pois so o amor constroi.

    um abraço

    ResponderExcluir
  30. Cecilia,

    sobre o superavit 2007, ainda ha ewperança caso a resoluçao CGPC 26 venha a cair definitivo.

    Joel

    ResponderExcluir
  31. REVISÃO DO PLANO 1, AINDA QUE TARDIA.

    ResponderExcluir
  32. Paulo Beno,
    Em primeiro lugar, temos que lutar para restabelecer as negociações. Eu acredito que se a suspensão for mantida e formos vitoriosos em uma das ações contra a Resolução, é bem possível um aumento linear com um patamar mínimo, como era a proposta que foi votada e colocada na mesa de negociação, mas veja bem, esta é a minha opinião, não sei o que está na cabeça dos colegas do BB, que terá que sentar para negociar.

    ResponderExcluir
  33. Muito obrigada José Omar. Quero deixar bem claro que entendo o anonimato e não sou contra ele, apenas quando os colegas partem para a agressão, só isso. Críticas e puxões de orelha serão sempre benvindos quando pertinentes, porém as vezes, a agressão é gratuita, mas eu entendo que muitos colegas têm motivo de sobra para desconfiar das pessoas e de algumas ações. Aliás, a gente já apanhou bastante neste Banco.

    ResponderExcluir
  34. Jane,
    Até agora nenhuma notícia sobre mudanças no ES. Em relação ao aumento do limite, acho pouco provável visto que acabou de ser alterado. O Conselho Deliberativo recomendou o estudo em relação ao possível aumento do prazo, porém até o momento ainda não foi apresentado.
    A reabertura das negociações do superávit dependerá da próxima reunião do CD, onde deverá ser discutido (eleitos e indicados)o assunto.

    ResponderExcluir
  35. Joel,
    A decisão da Justiça ainda é em primeira instância, logo, poderá ser derrubada. Se ela persistir, com certeza, poderemos contar com a utilização do superávit sem observar a regulamentação proposta nessa Resolução.

    ResponderExcluir
  36. Tenho lido, com ansiedade, todos comentários em seu blog.
    Gostei e ficamos animados com as respostas ao Jorge, a mim e à Jane (destaco:)
    "-Nós temos que reabrir as negociações..."
    "-Temos que lutar para restabelecer as negociações..."
    "-A reabertura das negociações...dependerá da próxima reunião do Conselho Deliberativo (CD)..."
    Sem querer chatear, pergunto:Data da reunião do CD? Qual a pauta ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  37. A minha resposta foi para o texto que escrevi legitimamente no anonimato: "ME DÁ O FATO QUE EU TE DAREI O DIREITO". E a sua réplica se destinou para o cidadão que utilizou o anonimato apenas para atacá-la gratuitamente: "Tudo se encaixa.Primeiro a Cecilia faz os cálculos com e sem Resoluçao e logo apos a noticia da liminar contra os efeitos da mesma...". Terminei inadivertidamente por fazer a defesa do agressor. Um engano possível, vez que muitos utilizam o anônimato. De toda sorte, jamais pretendi agredi-la e lhe admiro muito. Mil perdões.

    ResponderExcluir
  38. Como classificar esse Valmir Camilo? Na verdade, um inclassificável, senão um pelego e vendido? Desde o dia da concessão da liminar retirando os efeitos da famigerada Resolução 26, o sítio da ANABB não publicou nenhuma notícia sobre fato. Isso é aceitável? Esse sujeito não está a serviço dos associados e sim de interesses pessoais escusos. P.S.: todos os outros sítios de instituições ligados a bancários, da ativa, aposentados e pensionistas deram destaque ao tema. Urge que esse suspeito de irregularidades seja investigado de alguma forma.

    ResponderExcluir
  39. Cecilia,

    mandei um questionamento a ANABB e ahi tá a resposta:

    Sua resposta foi postada para o seu tema de interesse no Sistema de duvidas do site ANABB.

    Pergunta:
    Sr. Camilo , gostaria de saber , se e quando a ANABB entrará com ação a respeito da tal CGPC 26 ??????? lembro que no ano de 2008 a ANABB prometeu uma ação ou uma atitude contra tal resolução, pois bem, estamos em 2009 e o judiciário já começou a trabalhar . espero que aANABB também.

    Resposta:
    Prezado Sérgio, o Presidente Valmir Camilo esclarece que a ANABB está procurando uma maneira de questionar a Resolução da CGPC judicialmente, mas com a segurança de que a medida seja devidamente fundamentada e venha a obter êxito para derrubar o ato normativo em sua totalidade. É preciso cautela, a fim de evitar que uma atitude apressada e, assim, impensada, termine por prejudicar-nos ainda mais. Favor acompanhar nossos informativos, pois as novidades a respeito serão amplamente divulgadas. A ANABB agradece seu contato.

    Atenciosamente,

    Verônica Magalli Fernandes
    Atendimento ao Associado
    ANABB/DIFAP

    *******tirem suas conclusões,


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  40. Querida Cecilia,
    Quando sera a proxima reunião do Conselho Deliberativo?
    Estamos num momento muito singular.
    Não temos tempo a perder!!!!
    Os questionamentos da Previ junto a SPC vão atrapalhar a negociação dos 9,9 bilhões para a melhoria dos nossos beneficios?
    Voce sabe que ES eh endividamento.
    Melhoria dos nossos beneficios eh nosso direito!!Nossa luta continua!!!!!
    Abraços,
    Jane.

    ResponderExcluir
  41. E quando sera a proxima reuniao do CD?

    ResponderExcluir
  42. "Estamos comemorando esta vitória dos participantes. Foi reconhecida, mesmo que provisoriamente, a tese do Sindicato de que as reservas dos fundos de pensão pertencem aos seus participantes, e não aos patrocinadores". Esta declaração é de Mirian Cleusa Fochi, que juntamente com William José Alves Bento e Odali Dias Cardoso integram o Conselho Deliberativo da Previ, na qualidade de conselheiros eleitos. Peço informar se Você manteve contato prévio com alguns dos referidos conselheiros e se o assunto reabertura de negociações acerca da utilização de superávit será abordado na próxima reunião do CD.
    E.T. – qual a data da referida reunião?

    ResponderExcluir
  43. Colega Cecília.
    Gostaria de ser bem objtiva na minha pergunta:
    Se realmente a resolução for tida como nula pelo judiciario,e se confirmada novo superavit em 2008.
    O que a PREVI faz com esta reserva,em caso de não haver distribuição aos assistidos do plano 1 durante o ano de 2009.
    Obrigada ALICIA BARBOSA

    ResponderExcluir
  44. Sobre uma possivel distribuicao de superavit, amiga cecilia, entendo que a diretoria tem capacidade, pes no chao, e autonomia para ver a melhor distribuição entre os associados. Tirando oRENDA CERTA, que talvez por escapar de formulas matematicas e as vezes inexatas, foi a unica coisa que o ultimo superavit deu errado . Acho que abrir o leque para negociaçoes entre associações ,sindicatos e entidades só nos tirará tempo. E tempo, como se viu a ano pssado, sobrou,soboru, e deu no que deu. um abraço. O conselho é soberano,sabeo que faz.

    ResponderExcluir
  45. Colega Cecília.
    nesses 16 dias do mes de janeiro,as bolsas tem se mostrado em forte retomada de ganhos, e hoje se fosse contabilizada nosso superavit seria ainda maior.
    PERGUNTO:
    Nossas entidades representativas não tem poder para precionar o patrocinador a começar ja a discusão a respeito de um possivel aumento a todos do plano 1.
    que nao seja 500,00 mais que seja 300,00 ou o que superavit suportar?
    Quando foi feito promessas em cima de superavit 2007.todos ficamos sabendo que na realidade quem da a palavra final a respeito de negociação com o patrocinador é a CONTRAF-CUT.
    Mais uma vez eu pergunto a senhora de que adianta estas entidades que diz nos representar? para onde vai o dinheiro arrecadado com as contribuições dos membros destas entidades.que destinação social tem estas associações?
    São perguntas que deverian ser respondidas pelos nossos representantes mais estes não o fazem!
    Eu gostaria muito de algumas dessas pudesse ser respondida pela senhora já que é uma das eleitas da ANABB para o proximo mandato.

    Muito obrigada, VALÉRIA FELDMAN-MG

    ResponderExcluir
  46. Paulo Beno,
    A reunião do CD da Previ é dia 30.01. Não sei informar qual é a pauta da reunião. Geralmente a gente recebe os assuntos que estarão sendo discutidos uns 10 dias antes,, mas posso afirmar que, geralmente assuntos como este não constam na pauta e são discutidos como extra-pauta.

    ResponderExcluir
  47. Colega anônimo,
    Não precisa se desculpar. Essas coisas acontecem e eu já esqueci. Eu entendo perfeitamente a revolta de alguns colegas, até porque eu também, às vezes, fico revoltada com algumas reações e situações que nos são colocadas. A gente já penou bastante na mão do Banco e muitos colegas continuam penando.
    Geralmente, quem está de fora acha que tudo é simples e que é muito fácil mudar regras e comportamentos. Eu também já pensei assim. Pode deixar que sempre darei o desconto, me colocando no lugar dos colegas e sei que às vezes é preciso se manter no anonimato. É mais prudente.

    ResponderExcluir
  48. Colegas,
    Pelo que fiquei sabendo ontem, parece que essa suspensão tem o mesmo teor da ação da Federação de Aposentados. Parece que a suspensão é só em relação aos recursos serem transferidos para o Banco. O restante das regras da Resolução continua valendo.

    ResponderExcluir
  49. Jorge,
    Eu ainda não ouvi os demais colegas, até porque alguns estão de férias. A próxima reunião do CD da Previ será no dia 30.01. Eu acredito que após a reunião teremos um posicionamento em relação a retomada das negociações.

    ResponderExcluir
  50. Alicia,
    Com a crise financeira, os recursos do superávit reduziram muito, a reserva especial para revisão do plano deve fechar o ano de 2008 em torno dos R$ 9,9 bilhões. Se você ler a matéria que divulguei no blog onde apresento algumas projeções de utilização do superávit, você poderá verificar que não sobram muitos recursos para serem discutidos.
    Parece que a liminar obtida foi apenas em relação à suspensão do repasse ao patrocinador de recursos do superávit. Estarei checando essas informações e assim que tiver um posicionamento, repasso para vocês.

    ResponderExcluir
  51. Valéria,
    Eu vou fazer a pergunta inversa. Se não houvesse as entidades que defendem os funcionários, como estariam os colegas? Os da ativa ainda teriam os sindicatos, porém os aposentados não teriam como lidar com as questões de defesa de sua classe. É lógico que o poder das entidades é limitado. A pressão que elas fazem e que muitas vezes as coisas só acontecem por conta dessa pressão, não aparece aos associados em geral, porém é um trabalho árduo e que muitas vezes não é rápido, é um trabalho de formiguinha.
    A Anabb tem sido muito atuante em defender os interesses dos associados, tem proposta várias ações judiciais para corrigir injustiças (como o IR sobre vendas, FGTS, abono, etc), bem como atuando de forma efetiva nas discussões sobre Previ e Cassi.
    É lógico que sua atuação tem um limite, mas tenho certeza que sem elas a situação seria muito pior.

    ResponderExcluir
  52. Cara Cecília.

    O mais impressionante de tudo isso, é que ainda existem colegas acreditando que ainda haverá distribuição do Superavit. Salve os beneficiados pelo "RENDA CERTA".

    ResponderExcluir
  53. Colega que disse - o mais impressionante....,concordo plenamente com voce,ate nao sou nem um pouco pessimista porem no caso do superavit...como disse um colega, SUMIDAVIT!!!!!!!!Acorda povo!Parem de acreditar em Papai Noel e bla bla bla,e tudo enrolaçao.Vai ser a mesma decepçao de 2007,2008.Nao estao nem ai para nos, e so botar nos bolsos deles.

    ResponderExcluir
  54. Cecília,
    Responda-nos uma coisa, até moralmente, não é ruim a PREVI deixar de recolher a contribuição mensal? Mesmo para o pessoal da ativa, como vão formar o saldo de reserva para cálculo de aposentadoria? ou a PREVI além de não cobrar, está promovendo crédito aos colegas?
    Estou preocupado com a minha aposentadoria.
    Reginaldo Costa Linhares

    ResponderExcluir
  55. Caro colega anonimo (50o comentario, em 16.01.2009):

    O que o leva a acreditar que não haverah a distribuição do Superavit?
    Realmente, não haverah se cruzarmos os braços e deixarmos ocorrer o que fizeram com o Superavit de 2006-Renda Certa.Uma vergonha que ateh hoje a Previ não esclareceu.
    Não podemos desanimar!!!!!
    Temos que cobrar definições e agilização nas ações.
    Eh sempre bom lembrar que A PREVI EH NOSSA!!!!!!
    Eh o nosso patrimonio que esta sendo,infelizmente, "administrado" por pessoas que não tem um minimo de respeito por nos.
    Nesse momento, precisamos de união para lutarmos pelos nossos direitos que não estão sendo respeitados.
    A união faz a força!!!
    Queremos o que eh nosso!!!!!
    Abraços,
    Jane (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  56. Colega Jane (Torres de Melo), o que podemos fazer? Todos separados pela distância da "sede", onde todos que poderiam nos ajudar estão de braços algemados no poder maior. Veja que até a Cecilia pode estar arriscando em nos deixar dar opiniões em seu blog. Eu gostaria de lutar pelos nossos direitos mas como poderia fazer isso - espero que alguém me diga. Mandar e-mails para os diretores da Previ? Será que eles leem? Mandar e-mails para deputados, senadores? Será que vão ler? Já experimentei mandar e não recebi nenhuma resposta. Só teríamos força se nos uníssemos, mas como??? Como faríamos para ter representantes preocupados conosco perto do poder? A Anabb foi criada em uma época que quem precisava ser protegido era o BB e por isso ela não irá contra ele. Nós temos que ter quem nos proteja. Será a AAFBB? Me respondam, por favor.

    ResponderExcluir
  57. Colega Jane,o que me leva a nao acreditar em divisao do superavit e simplesmente lembrar do que vivemos em 2007 e 2008.Nao existe na Previ e na Anabb e em associaçao nenhuma, gente(ser humano) que nao esteja preocupado somente com seus bolsos,comissoes,cargos.....Ou voce ja esqueceu o que a Previ fez no caso do ES,o pouco caso e desrespeito com os associados, a mentirada, o deboche e outras coisitas mais......Eles so querem acumular cargos,e na Previ, e na Anabb onde puderem mais.E nos.....
    Eta povo de memoria curta!

    ResponderExcluir
  58. Cecilia,
    Voce realmente chegou ao ponto a respeito da ANABB, antes ela era atuante, moveu várias ações em prol dos associados(FGTS, IR, etc). Agora ela está totalmente inoperante principalmente em relação à RESOLUÇÃO 26, isso se torna muito suspeito, tendo em vista ser o mesmo período da aprovação da ANABBPREVI, voce não acha? O Valmir sequer publicou a notícia da suspenção no site, está desqualificando a importancia do assunto para os associados. Nós precisamos que ele nos dê uma satisfação,caso contrário haverá muita gente que esta insatisfeita pedindo exclusão da ANABB.

    ResponderExcluir
  59. Prezada Cecília e colegas do Blog,

    Particularmente acredito que não é o momento de distribuir superavit nem aos participantes e muito menos devolvê-los ao Banco.Os recentes acontecimentos mostraram que os valores nominais de nosso patrimônio podem variar enormemente de um momento para o outro e o fundo tem compromisso com muitas famílias e por longo tempo. Tudo para reserva.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  60. Só a Justiça pode dar jeito. Não se pode confiar no que aí está.
    A PREVI descambou para o descaso total e já não se dá ao trabalho, ao menos, de revisar seus textos informativos. Notícia hoje veiculada em seu site sob o título "Site facilita a impressão de normativos", contendo seis linhas, apresenta um primor de erros grosseiros de português com repetição de palavras, supressão de espaços e o fenomenal "reguem" que não se refere à rega de plantas. Mas os concursos se repetem e a contratação de técnicos idem. Valha-nos Deus.

    ResponderExcluir
  61. SOBRE QUEM PODERIA DEFENDER OS APOSENTADOS E PENSIONISTA

    Eu discordo quando alegam que se nao houvesse entidades para nos defender etec...etc.., aontece que aquilo que se está cobrando é uma atitude, principalmente da ANABB, que tem representante no Congresso Nacional, e agir contra a RESOLUÇAO CGPC-126, que vem de encontro aos interesses dos atuais e futuros aposentados e também dos pensionistas. O que muitos colegas estao reclamando é pelo fato de serem socios e as entidades mostrarem corpo mole....e...sobre a questao de que se não houvesse as entidades isso é irrelevante até porque ninguem pode tomar arbitrariamente o direito doe outrem, sei que não é isso que pensam nossos representates, mas a demora nas negociaçoes dao-nos a entender que estao (S.M.J),Corrobando com a ideia de que a CGPC é de certa forma legal.
    e ISSO É UMAAFRONTA AOS DIREITOS ADQUIRIDOS

    Eu sou socio de varias entidades, e vejo uma morosidade de tomada de decisoes que é dedar dó.
    Por isso, se uma entidade nao vai a justiça em favor do funcioanrio, digo, socio,que lhe informe os caminhos ideais. é uma suestao.

    ResponderExcluir
  62. Colega Cecília,
    No blog de Romildo Gouveia tem uma notícia que diz respeito à saída do presidente Lula do palácio do Planalto, que entrará em obras. Nosso primeiro mandatário irá ocupar, a partir de fevereiro, as instalações do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília (DF). Muito bom o momento para que fosse mostrada ao nosso presidente a aberração que acabou de ser concretizada com a edição da resolução 26 do CGPC. Entendo, salvo melhor juízo, que um homem oriundo das classes trabalhadoras, que conquistou com seus próprios méritos a posição que hoje ocupa, certamente não se calará ao tomar conhecimento detalhado do que está sendo “tramado” contra um patrimônio que pertence, de forma legítima e incontestável, exclusivamente aos trabalhadores, sejam eles da ativa, aposentados ou pensionistas.

    ResponderExcluir
  63. EMPRESTIMO SIMPLES - RENOVAÇÃO
    Cara Cecilia
    Já no final da novela passada eu perguntei se a renovação do novo ES será passados 12 meses ou 12 prestações.
    A razão da pergunta é porque eu fiz a serie 10 e, se for 12 prestações pagas não poderei renová-lo em dezembro como sempre faço.
    Gostaria muito que voce esclareça o assunto e se for 10 prestações pagas para a serie 10 e 12 para a série 12, por favor, peça para alterar os normativos que estão no site.
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  64. pelo que se ve é uma acomodaçao da Previ em aceitar, mesmo prejudicando oasociado o que o patrocinador quer. Embora a Cecilia tenha boa vontade, é uma pena ela parece estar sozinha.

    Pelo que vejo temos que entrar judicialmente cotra a resoluçao.

    ResponderExcluir
  65. Antonio,
    Eu acredito que é através das entidades representativas (Sindicatos, Anabb, Associação de aposentados, etc) que poderemos lutar por nossos direitos. É a partir da pressão que essas entidades fazem é que conseguimos avançar em nossas conquistas. Podemos ter críticas em relação a elas, porém não podemos deixar de considerar que é o caminho e temos que cobrar das entidades e dos representantes dessas entidades que existem para defender nossos interesses. É o objetivo mais importante dessas associações.

    ResponderExcluir
  66. Pois é Cecília, era bom lembrar o Valmir Camilo da verdadeira finalidade da ANABB. O grande problema é que muitos esquecem seus compromissos com os associados e passam a se ocupar de seus interesses pessoais.

    Fernando

    ResponderExcluir
  67. 14/01 -03:06 -ja que os efeitos da Resoluçao estao suspensos,nos temos que reabrir as negociaçoes....
    15/01 -3:28 - se a suspensao for mantida e bem possivel um aumento linear.....
    3:35 - a reabertura das negociaçoes do superavit dependera da proxima reuniao do CD,ONDE DEVERA SER DISCUTIDO O ASSUNTO.
    16/01 - 05:47 A reuniao do CD e dia 30.01.....geralmente assuntos como este nao constam na pauta....
    16/01 - 05:55 pelo que fiquei sabendo ontem o restante das regras continuam valendo.A Resoluçao so suspende a devoluçao ao patrocinador.
    05:58 eu acredito que apos a reuniao teremos um posicionamento em relaçao a retomada das negociaçoes.
    06:01 parece que a liminar obtida foi apenas em relaçao a suspensao do repasse ao patrocinador....
    06:09 A Anabb tem sido muito atuante em defender os interesses dos associados.
    E para enlouquecer qualquer cristao.Enfim......

    ResponderExcluir
  68. Colegas,

    A ANABB foi criada para defender os interesses do Banco do Brasil, para proteger a empresa contra os ataques de terceiros e não de seus
    funcionarios, atribuição que cabe aos sindicatos.
    Não esperem que a Anabb venha fazer alguma coisa por nós, isto só acontecerá se atender aos estritos interesses do Banco.

    ResponderExcluir
  69. Prezados colegas,

    Será que a ANABB não vai se manifestar a respeito da Resoluçao 26. Acho estranho que no site desta Entidade, nem a suspensão da aplicação da resolução 26, obtida pelo Sindicato de Brasília foi noticiada pela ANABB. São 100 mil sócios que não merecem o mínimo de respeito e são tratados como idiotas.

    ResponderExcluir
  70. Colega Cecília,
    Na hipótese de os efeitos da resolução 26 do CGPC, no que concerne aos patrocinadores terem direito de abocanhar um patrimônio que sempre pertenceu exclusivamente aos trabalhadores, não serem barrados judicialmente e se a moda pegar, por analogia os recursos do FGTS poderão estar com os seus dias contados e deixar, também, de pertencer somente aos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  71. E a Previ nos da parabens pelo dia do aposentado......

    ResponderExcluir
  72. Cecília,

    "BB revisa cálculos e lucro do quarto trimestre terá ganho adicional de R$ 2,5 bilhões

    Por: Gabriel Ignatti Casonato
    23/01/09 - 20h05
    InfoMoney


    SÃO PAULO - Em conformidade com deliberação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o Banco do Brasil (BBAS3) anunciou nesta sexta-feira (23) que revisou os cálculos de seus ativos e passivos atuariais, o que provocou ganhos adicionais de R$ 2,520 bilhões no lucro líquido do quarto trimestre de 2008.

    O número resulta da contabilização de R$ 5,326 bilhões de parte dos ganhos não reconhecidos do plano de aposentadoria e pensão e de perdas não reconhecidas de R$ 1,259 bilhão com o plano de assistência à saúde e de mais R$ 1,546 bilhão relativos aos efeitos fiscais, informou a instituição.

    Em função da revisão realizada, o BB confirmou que deixará de contabilizar, em 2009, despesas de amortização de ativos atuariais vinculadas ao plano de aposentadoria e pensão, bem como relacionadas a perdas atuariais do plano de assistência à saúde, que, no ano passado, representaram cerca de R$ 440 milhões antes de impostos.

    Contabilizando despesa
    Paralelamente, também no quarto trimestre de 2008, "diante da atual conjuntura econômica", o banco revisou os modelos estatísticos de perda esperada de crédito de suas carteiras implicando a contabilização de R$ 1,7 bilhão de despesa de provisão adicional, antes de impostos"

    Dá para você explicar o que isso significa?

    Langoni

    ResponderExcluir
  73. Podemos perder as esperanças com relação ao superávit; de acordo com reportagem da Folha de São Paulo (Nova regra engorda lucro de grandes estatais.BB é beneficiado)-vide blog do Romildo-"de acordo com o último levantamento, anterior à crise, o estoque de recursos que pode melhorar o balanço dessas empresas chega a 18 bilhões. Esse valor corresponde à metade do superávit acumulado dos fundos de pensão, seg dados da SPC de novembro. O maior beneficiado com a medida deve ser o BB. Ontem, o banco divulgou um comunicado ao mercado financeiro dizendo que seu lucro no último trimestre aumentará R$2,52 bilhões em razão da medida. Além disso, economizará R$ 440 milhões em 2009 por despesas que não terá mais com a preidência dos servidores. No último balanço, de setembro, o banco mostrava lucro de R$ 5,859 bilhões no ano. A operação do BB é a primeira em que um fundo de pensão repassa superávit à patrocinadora". Bom, conforme rumores o Banco estaria por trás dessa resolução da SPC. E agora?
    Alcides Maurício

    ResponderExcluir
  74. Langoni e demais colegas,
    Estarei divulgando uma matéria sobre o assunto ainda hoje. Peço paciência, mas acredito que este assunto interessa a todos os associados.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário