segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O colega Langoni solicitou que eu publicasse este assunto de interesse dos colegas.

"Para os funcionários da ativa do Plano 1: Há muito tempo o Banco não garante o emprego para nenhum funcionário. Diante desse fato e, em caso de demissão, caso o funcionário opte por resgatar seus havares, o fará sem os expurgos de correção monetária, já que estão prescrevendo e pelo que sei, tais índices de correção não foram apropriados pela Previ. Certamente terão prejuízo, eis que súmula do STJ, entende a prescrição em 5 anos. Acredito que esses funcionários da ativa, devam se movimentar em defesa de seus interesses. Com relação aos funcionários demitidos, que tiveram ação para correção do saldo do FGTS, em função dos expurgos de diversos planos econômicos, inclusive em ações patrocinadas pela ANABB, fica o aviso de que estes tem até 2 anos do trânsito em julgado da ação que lhes garantiu a correção, para ingressar com ação contra o antigo empregador, para receber a diferença dos 40% da multa do FGTS. Por favor entenda meu firme propósito em ajudar estes colegas."

15 comentários:

  1. Cecilia,

    Mais uma vez, obrigado.
    Langoni
    SJCampos-SP

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cecília,
    O colega Langoni está coberto de razão, principalmente quando ten ta alertar os funcionários do BB quanto aos riscos que correm na preservação de seu patrimônio maior: a Previ.
    Temos que levar em consideração que as entidades sindicais tem que sair do esconderijo e passarem a exercer de fato a defesa dos trabalhadores. Não adianta organizar uma greve de milhares de bancários por um reajuste ínfimo ao mesmo tempo que fazem vistas grossas ao espúrio dos fundos de pensão.
    O funcionalismo do BB corre o sério risco de contribuir durante 30 anos e chegar ao fim da vida com um plano de pensão deficitário, que o que vai acontecer se as entidades sindicais não tomarem a frente evitando que a conteça nas entidades privadas das estatais o mesmo que no INSS, onde o governo tanto "meteu a mão" até que o déficit surgiu e não ira embora tão cedo.
    O funcionalismo do BB tem que se preocupar muito mais com o futuro saudável de seu fundo do que com o paliativo de empréstimo simples.
    Acessem "www.superavitprevi.com.br" e vejam o que o futuro lhes reserva.

    ResponderExcluir
  3. Agradecendo a ajuda do colega Langoni, gostaria de saber se quem saiu no PDV em 1995 ainda poderia recorrer à justiça para receber os
    valores expurgados ???

    Grato

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    Tendo em vista que fiz um questionamento e gostaria muito de saber a sua resposta, reitero os termos de e-mail enviado, já publicado, cujos termos estão abaixo transcritos.
    "O resultado da Previ referente ao plano “1”, até outubro, apesar de ainda superavitário em R$ 28,9 bilhões, poderia ter sido um pouco melhor se não fosse o desempenho desfavorável dos investimentos em renda variável. Acabei de consultar a primeira página do Uol e constatei que a bovespa hoje, 02.12.2008, fechou em alta de 0,75%, com o ibovespa atingindo a marca de 35.000,84 pontos. Ainda segundo o Uol, apesar do avanço no dia, o mercado de ações brasileiro acumula queda de 45,21% no ano. A fim de que possamos comparar se o resultado da renda variável melhorou ou piorou, gostaria, caso Você dispusesse da informação, que fosse informado se o resultado de outubro retrata a posição da bovespa em 31.10.2008, e em quantos pontos estava o ibovespa na referida data."

    ResponderExcluir
  5. Colega Anonimo,
    Os pedevistas de 95 levaram um duro golpe do STJ com a edição da súmula do prazo prescricional em 5 anos. Felizmente já há entendimento no judiciário de que a prescrição correta é 20 anos.
    Procure seu advogado e acesse "demitidosdobb.blog.terra.com.br".

    ResponderExcluir
  6. Colegas,leiam no site da Anapar o Boletim Anapar 288 sobre a Braslight.Nao somos so nos da Previ que estamos sendo roubados.Vejam tambem quem assina o boletim.Parece ate que ele e serio.

    ResponderExcluir
  7. Cecilia,so uma curiosidade: O Valmir esta vivo?

    ResponderExcluir
  8. Quanta injustiça foi cometida pelo Banco na década de 90 com esses famigerados planos de demissões. Não foi nada voluntário. A pressão psicológica foi grande. As listas chegavam prontas ( os elegíveis). Depois veio o corte nas comissões onde éramos obrigados a votar nos colegas pela perda dos cargos comissionados. Quanta sujeira! Quantas vidas foram destroçadas. Quantos suicídios aconteceram. Quem não se lembra do suícidio de um colega dentro de um banheiro da agência centro Fortaleza. Deve ter existido outros casos. Esse eu me lembro bem porque trabalhava lá na época.
    Passei a odiar o Banco do Brasil desde aqueles tempos. Ainda bem que logo após esses episódios eu me aposentei. Hoje evito qualquer contato com o Banco. Eu me sinto mal ao adentrar em qualquer agência. Sempre vem a minha mente as reuniões de tortura pelas quais passei naquela época.
    Para garantir a aposentadoria fui obrigado a aceitar uma transferência compulsória para Santa Catarina. Enfim era uma maneira de obrigar que os funcionários pedissem as contas. Mas Deus sempre abre uma janela quando uma porta é fechada. Foi no sul onde encontrei os melhores colegas do Banco.

    ResponderExcluir
  9. Cecília,

    Mudando de assunto e entrando em um que você já mencionou aqui, como ficará a CARIM para os participantes que já utilizaram e já quitaram. Terão direto novamente? Em um certo post você mencionou que isso poderá acontecer no primeiro semestre de 2009.

    Pode nos dar alguma informação referente? Ter direito novamente a CARIM seria muito interessante e justo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Alberto,
    A expectativa é que ainda no primeiro semestre sejam chamados os colegas que já liquidaram o seu empréstimo imobiliário. É lógico que não seriam chamados todos de uma vez, mas com certeza divulgaremos assim que tivermos uma definição de como será a nova chamada.

    ResponderExcluir
  11. Colega anônimo - PDV 1995 - comentário de 08/12/2008 -05:37

    Acesse o link abaixo indicado e tire suas conclusões:

    http://www.conjur.com.br/static/text/35579,1

    Visite também os sites/staboeublogs que já lhe foram indicados.
    Abraços/Langoni

    ResponderExcluir
  12. O que mais choca ,é que na epoca oua té hoje os administradores que defendem o BANCO, demitindo colegas por perseguiçao,processos administrativos por nao se doar ao Banco(metas,vestir a camiseta)essas coisas, que ELES ao se aposentarem, no outro dia ja entram contra o Banco na Justiça. Pode isso?

    ResponderExcluir
  13. cecilia_Langoni

    pelo parecer que esta neste endereço que enviastes todo pessoal que saiu no PDV 95 e que obviamente não sacou os 2/3 tem direito a pleitea-lo na Justiça, mesmo os que tiveram este direito negado. Agora pergunto, qual advogado vai abraçar esta causa, ou melhor, que vai enfrentar a toda poderosa PREVI ?
    Aqui em casa tem um caso destes, minha mulher saiu em 95, não tá aposentada, e na justiça teve arquivado o processo pra receber os 2/3....... o que fazer, e com quem???\ aliás, aqui em Criciuma tem mais de 30 colegas nesta situação.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  14. O QUE EH A CONCORRENCIA AGORA QUE TODOS OS BANCOS ESTAO FINANCIANDO IMOVEIS ALGUNS COM TAXAS ATEH MENORES E SEM TANTA EXIGENCIAS, EMPRESAS DE COSNTRUÇAO TAMBEM EATO NA LUTA, A PREVI FINALMENTE A C O R D A E DIZ QUE VAI FINANCIAR A QUEM JA LIQUIDOU, ORA EH UM ACHADO POIS E DEBITO EM CONTA, SEM RISCOS, PRINCIPALMENTE PARA APOSENTADOS.

    GOSTARIA QUE A APCEF ABRISSE CANAL PARA QUE OS FUNCIONARIOS DO BB FIZESSEM EMPRESTIMO SIMPLES, SIM PORQUE NA CAIXA TEM NO BB ESTA TRAVADO POIS A INFORMATICA TRAVOU A PREVI E SEUS REPRESENTANTES, NA CEF O PRAZO E MAIOR O VALOR EH MAIOR E O FUNDO DE PENSAO PENSA NOS SEUS SOCIOS.

    NAO FALO , NEM DIGO MAIS NADA, SO PEÇO A DEUS QUE O LULA SAIBA DOS TRATAMENTOS INDIGNOS QUE ESTAO FAZENDO PRINCIPALMENTE COM OS APOSENTADOS.

    SEM E.S
    SEM ABONO 200 ANOS
    SEM AUMENTO REAL(SUPERAVIT)
    SEM UM COMUNICADO DO PRESIDENTE

    CECILIA DESCULPE EH UM DESABAFO AA DIRETORIA MENOS VOCE QUE PELO MENOS NOS OUVE, E SE UM DIA EU PUDER AJUDA-LA, COLOCARIA VOCE NA PRESIDENCIA DA PREVI. O SERGIO ROSA QUE ME DESCULPE MAS EM JANEIRO DE 2009 EU ANONIMO IREI AO LULA, POIS TENHO CANAL PARA ISSO AI EU VOU DIZER COMO ESTAO TRATANTO OS APOSENTADOS.

    A PREVI E DOS APOSENTADOS PENSIONISTAS E FUNCIONARIOS DO PLANO 1.

    ResponderExcluir
  15. Coleg Jorge Teixeira, a IBOVESPA em 31.10.2008,estava em 37.888. Para acompanhar o desempenho dos ultimos doze meses, e dia a dia,entre no site do BB,e bem abaixo clique relacoes com investidores ,apos sites especificos,clique em compra e venda de acoes, e escolha a acao que queira acompanhar.
    \luiz fernando

    ResponderExcluir

Poste seu comentário