quarta-feira, 14 de maio de 2008

Eleições Previ 2008

Começa dia 16 o período de votação para eleger os nossos representantes na Previ. Quem é da ativa do BB, pode votar no SISBB; aposentados, pensionistas, contribuintes e participantes externos e quadro próprio da Previ, podem votar no 0800-729-0808, com a senha do auto-atendimento da Previ. Você tem até o dia 28.05 para votar. É muito importante sua participação nesse processo. É o nosso futuro que está em jogo.


CHAPA 3

Candidatos:

Diretor de Seguridade: José Ricardo Sasseron, Diretor de Seguridade da Previ, desde 2006, licenciado para participação deste processo eleitoral.

Conselho Deliberativo:
Titular:
- William Bento, é Diretor Administrativo e Financeiro da ANABB e da Coop-Anabb.
- Mirian Cleusa Fochi, é Diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília e atua na Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual da Contraf/CUT.

Suplentes:
- José Souza de Jesus, é Presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe e secretário-geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
- Waldenor Borges Filho, aposentado, é Presidente do Conselho Deliberativo da AABB-SP e Conselheiro da APABB e Conselheiro do Cesabb-SP.

Conselho Fiscal:
Titular: - Romildo Gouveia Pinto, aposentado, é Conselheiro Consultivo do Plano 1 e Conselheiro de Administração da Cooperforte e do Conselho Deliberativo da Anabb.
Suplente: - Francisco Costa (Chicão), é Diretor de estudos socioeconômicos do Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Conselho Consultivo Plano 1:
Titular: Antonio Gonçalves, aposentado, é Presidente do Conselho Deliberativo da Anabb, membro fundador da Afabb-SP e do Satelcentro, dirigente da Associação Nacional das Pequenas Empresas, do Banco do Povo-SP e da Associação de Empresários para Integração de Mercados.
Suplente: José Paulo Staub, aposentado, é Diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba (PR) e Vice-Presidente da Associação Beneficente dos Aposentados e Funcionários do BB, no Paraná.

Conselho Consultivo Plano Previ Futuro:
Titular:
Luciana Bagno, Assistente de Negócios na Ag. Anchieta-BHZ (MG).
Suplente: Júlio Vivian, é Diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região e representa a Federação dos Bancários do RS na comissão de Empresa.

Propostas:


Mais Benefícios no Plano 1
- Nas novas negociações de superávit com o Banco, temos como prioridade a conquista de novos benefícios que atendam a todos os associados;

- Aumentar o benefício mínimo;

- Manter a suspensão das contribuições;

- Novo benefício por meio de reajuste extraordinário para todos os aposentados e pensionistas com patamar mínimo e incorporação para os associados da ativa, para uso do benefício no momento da aposentadoria;

- Aumento do patamar das pensões;

- Cobrar o cumprimento do acordo do Banco para a implantação da aposentadoria antecipada para as mulheres aos 45 anos de idade;

- Aumento do teto de contribuição e benefícios para 100%;

- Atualização permanente dos limites de empréstimo simples;

- Concluir a implantação do financiamento imobiliário, de maneira a atender a todos os associados interessados.

Mais rentabilidade e benefícios para o Previ Futuro:
- defendemos a diversificação dos investimentos para obter melhor rentabilidade;

- implementar os perfis de investimento para o Previ Futuro, para permitir aos associados decidirem o grau de aplicação em renda variável;

- Acelerar a implantação do financiamento imobiliário;

- Reduzir a Parcela Previ para aumentar os benefícios de risco;

- Abolir a idade mínima para a aposentadoria;

- Fazer estudos para avaliar a taxa de administração e, se possível, reduzi-la;
- Defendemos o direito de resgate da reserva patronal de poupança;

- Facilitar e incentivar o retorno de associados que saíram do plano e continuam no banco.


CHAPA 4

Candidatos:

Diretor de Seguridade: Shideo Tokimatsu, aposentado, é Diretor Executivo da Associação Bahia

Conselho Deliberativo:
Titular:
- Mauricio Teixeira da Costa, aposentado, Conselheiro Fiscal do BNDES.
- Oswaldo Garcia de Araújo, aposentado.

Suplentes:
- Edgard Baptista Júnior, aposentado.
- José Domingos, aposentado.

Conselho Fiscal:
Titular:
Norton Seng Santos, aposentado.
Suplente: Marina da Mata, Gerente de Módulo Unidade de Negócios na Ag. Estilo Asa Norte (DF) e educadora corporativa do banco dos cursos Excelência Profissional Instrumental e Gente que atende Gente.

Conselho Consultivo Plano 1:
Titular: Francisco Antonio de Oliveira, aposentado, atividade atual: engenharia consultiva. Presta serviços na áreas de gerenciamento, projetos e fiscalização de obras e serviços de engenharia.
Suplente: Vânia Maria de Rezende, Gerente de Grupo da Assessoria Jurídica de Minas Gerais (MG).

Conselho Consultivo Plano Previ Futuro:
Titular: Luiz Felipe Mathias, Gerente de Módulo UN da Ag. Escola Paulista de Medicina (SP).
Suplente: Ney Fukuy Katayama, Assistente AUN, na Ag. Escola Paulista de Medicina (SP).

Propostas:

Atendimento ao associado
- Dar dignidade ao associado, humanizando o atendimento, através dos mais modernos meios de comunicação e da descentralização dos serviços, utilizando para isso as agências do Banco do Brasil. É nosso propósito negociar com o Banco convênio de prestação de serviço nesse sentido. Não é justo nem respeitoso que o funcionário aposentado ou da ativa seja discriminado pela empresa que tanto ajudou a construir.

Administração Profissional
- Implantar na Previ sistema de administração profissional do mais elevado gabarito, recrutando funcionários experientes, idôneos, reconhecidamente capazes e testados dentro e fora do Banco no exercício das mais altas funções, a fim de compensar a prática usual e danosa adotada pelo Banco de indicar como seus representantes para compor as vagas da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, servidores com baixa experiência administrativa, porém com vasta militância em entidades sindicais, partidos políticos ou órgãos de classe.

Política de Investimentos
- Identificar os investimentos da Previ que devem ser alienados ou fortalecidos. Selecionar com transparência as oportunidades de investimento, priorizando a aplicação de recursos para os setores da economia que assegurem melhor rentabilidade, e retorno garantido no curto, médio e longo prazo.

Aposentadoria
- Desenvolver trabalhos visando melhorar todas as aposentadorias e pensões concedidas e futuras, unificando os planos de benefícios existentes (Plano 1 e Plano 2), a fim de melhor contemplar os colegas que ingressaram no Banco a partir de 1988.

7 comentários:

  1. Cecilia,

    A proposta apresentada pela CHAPA 3, aumento do teto de 90% para 100%, voltará a beneficiar os participantes que contribuiam anteriormente sobre 75% da remuneração. A grande maioria dos colegas que contribuem sobre 136% do VP + AN, não será beneficiada novamente, por este novo reajuste do teto de 90% para 100%.

    Seria bom rever esta posição para não gerar mais descontentamentos entre os colegas que acham que serão beneficiados, evitando assim novas frustações.

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília,
    Das quatro chapas que concorrem às eleições da nossa Previ, a três tem como lema competência, segurança e mais benefícios. As eleições começam amanhã mas, sinceramente, não consigo acreditar que a chapa três reúna condições de conseguir mais benefícios para nós associados. Diante do total desinteresse, do marasmo e da passividade que as entidades e pessoas que nos representam vêm demonstrando nessa negociação sobre a utilização do superávit de 2007, assunto de extremo interesse de todo o corpo funcional, não nos resta outra alternativa senão a de concluir que também a chapa três não tem condições de conseguir mais benefícios para nós associados.

    ResponderExcluir
  3. desculpe minha ignorancia,mas o que muda daselesições d Previ,se nao tem nehuma força peranteo Banco do Brasil.Pelas propostas apresentadas nas 04 chapas, 99% delas, de pende do BB.

    ResponderExcluir
  4. Também não vejo razão para votar. Pelo que estamos acompanhando, nossos representantes podem estar cheios de boas intenções, mas não têm força para cumprir suas promessas. Infelizmente, entra governo, sai governo, continuamos sendo vítimas de uma ditadura, ora da direita, ora da esquerda, que prioriza sempre seus proprios interesses, com pouca consideração com quem lutou para manter o Brasil, não só o Banco do Brasil, como algo viável.
    Registro meu agradecimento a você, Cecilia, por abrir e manter este canal de comunicação que, pelo menos, nâo nos deixa completamente alheios aos acontecimentos de assuntos que nos interessa de perto.

    ResponderExcluir
  5. Colegas,
    Eu respeito a opinião de vocês, mas anular o voto só nos tira a responsabilidade de eleger representantes na Previ e cobrar resultado deles. Se desistirmos de exercer nosso direito, ficará muito difícil acreditar que podemos mudar algo, ou melhorar algo, ou mesmo lutar em defesa dos associados. Pensem bem. Anular não resolve a questão.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cecília,


    Sou aposentado e um tanto quanto desiludido com QUASE TODOS que nos representam, tanto nos órgãos relacionados com o BB (Cassi, Previ, Anabb), quanto com nossos representantes no Congresso Nacional. Portanto, desde algum tempo que não mais me dou ao trabalho de VOTAR e, nesta eleição para a PREVI, pouco importa qual chapa vencerá.
    AINDA ASSIM, por uma questão de justiça e de ética, entendo que sendo a ANABB, uma entidade que representa, em tese, OS INTERESSES DE TODOS OS ASSOCIADOS NÃO DEVE TOMAR PARTIDO DE QUALQUER CHAPA NUM PROCESSO ELETIVO.
    Ora, no quadro da ANABB há aqueles associados que votarão/votaram na chapa 1, como há aqueles que votarão/votaram na chapa 2 e aqueles que votarão/votaram na chapa 3 ou noutras mais, ou seja, teremos votos prá todas as chapas.
    DAÍ VEM A PERGUNTA: COM QUE DIREITO A ANABB APÓIA UMA DETERMINADA CHAPA (E ELA SEMPRE TOMA PARTIDO DE UMA CHAPA EM QUALQUER ELEIÇÃO), SE SEUS ASSOCIADOS NÃO FORAM CONSULTADOS ACERCA DESSE APOIO??? Acabei de ler os estatutos e regulamentos da ANABB e não encontrei respaldo para atitudes como essa, de apoiar qualquer chapa. E ainda há a questão dos gastos envolvidos com tal apoio (envio de envelopes aos associados contendo folhetos do apoio), etc.
    É óbvio que cada diretor da Anabb, enquanto detentor do direito de voto, tem o direito, assim como qualquer eleitor, de apoiar a chapa que quiser, porém, vejo como EXTREMAMENTE NEFASTO AO PROCESSO DEMOCRÁTICO QUE UMA ENTIDADE COMO A ANABB TOME PARTIDO DE QUALQUER CHAPA. ESTARIA A ANABB EXORBITANDO DE SUAS FUNÇÕES E USURPANDO PODERES???
    ENTENDO QUE A ANABB DEVE REPRESENTAR TODOS SEUS ASSOCIADOS E NÃO APENAS UMA PARCELA DELES COMO ACONTECE QUANDO APÓIA UMA DETERMINADA CHAPA.

    Respeitosamente

    Marcondes Marinho

    ResponderExcluir
  7. Marcondes,
    Houve uma decisão da maioria dos conselheiros deliberativos da Anabb em apoiar a Chapa 3 na eleição da Previ. Por isso não existe o descumprimento do estatuto nem do regulamento interno.
    Você tem razão quando diz que há associados de vários grupos e é legítima essa pluraridade, mas acredito que não há nada de errado da entidade apoiar uma chapa, da mesma forma que as associações de aposentados apóiam outra chapa e alguns sindicatos se distribuem pelas várias chapas. É normal e legítimo e isso não tira o direito de cada um votar na chapa que reúna as melhores condições de defendê-lo na nossa Caixa.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário