terça-feira, 13 de maio de 2008

Eleições Previ 2008

Começa dia 16 o período de votação para eleger os nossos representantes na Previ. Quem é da ativa do BB, pode votar no SISBB; aposentados, pensionistas, contribuintes e participantes externos e quadro próprio da Previ, podem votar no 0800-729-0808, com a senha do auto-atendimento da Previ. Você tem até o dia 28.05 para votar. É muito importante sua participação nesse processo. É o nosso futuro que está em jogo.

Como falei anteriormente, divulgarei um resumo das chapas, começando hoje com as Chapas 1 e 2. Amanhã, as Chapas 3 e 4, para que vocês analisem com calma e façam sua melhor escolha. Apresentarei apenas as propostas relativas à melhoria de benefícios. As demais propostas poderão ser analisadas nos materiais disponíveis, tanto no site da Previ, como no site das nossas Associações. A fonte utilizada foi o material oficial das eleições divulgado pela Previ e enviado a todos os associados – “eleições 2008”.

CHAPA 1 - A PREVI É SUA!

Candidatos:

Diretor de Seguridade: Elaine Michel, Assessora Sênior na Diretoria de Controles Internos. É delegada sindical e Conselheira Fiscal da ANABB.

Conselho Deliberativo:
Titular:
- Gilberto Santiago, aposentado, Presidende da AAFBB e Vice-Presidente da UNIDAS.
- Fernando Branquinho, aposentado, Vice-Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do BB (AEABB).

Suplentes:
- Betto Dias, aposentado, assessor do Presidente da AAFBB.
- Sérgio Faraco, aposentado, Professor de curso de análise avançada de crédito e riscos para bancos e membro da Câmara de Medição, Arbitragem e Perícia dos Economistas (CAMAPEC-SP).

Conselho Fiscal:
Titular:
- Isa Musa, aposentada, Presidente da Federação das Associações de Aposentados do BB (FAABB), Vice-Presidente da UNAMIBB) e Conselheira Deliberativa da ANABB.
- Zé Maria Nascimento, Diretor de Organização do Sindicato dos Bancários do Maranhão.

Conselho Consultivo Plano 1:
Titular: Augusto Rodolfo, atua na área de segurança eletrônica em Passo Fundo - URR (RS).
Suplente: Maristela Silva, Analista Financeiro da mesa de operações de câmbio, na Gerência de Comércio Exterior – GECEX, em Vitória (ES).

Conselho Consultivo Plano Previ Futuro:
Titular: Ana Paula Ferreira, Gerente de Módulo na Agência Praça do Carmo – CE e integra o ECOA, atuando como agente de Comunicação Interna.
Suplente: Mônica Simplício, Gerente de Contas na Agência Colorado (PR), é membro do Conselho do Programa “Paraná 12 meses”.

Propostas:

Melhorias de Benefícios:

Superávit:
- orientar o uso da reserva especial para a revisão do plano com justiça, legalidade e isonomia, de modo a atingir todos os participantes, buscando incorporar benefícios permanentes, sem distribuição demagógica.
Entendemos que o superávit é gerado por todos e a todos pertence. Deve ser utilizado para melhorar permanentemente o benefício, sem casuísmos, discriminações ou qualquer exclusão, evitando privilegiar o Banco.

Plano 2 – Previ Futuro
- lutar pela criação de diretoria exclusiva para o Plano2;
- permitir a participação individual do Associado do Plano 2 na gestão de suas próprias reservas.

Reforma estatutária
- discutir uma reforma estatutária e a alteração dos regulamentos dos planos de benefícios para:
- restabelecer direitos e prerrogativas do Corpo Social;
- permitir migração entre planos para funcionários da ativa;
- oferecer opção de aposentadoria às mulheres aos 45 anos de idade.

Parcela Previ
- lutar pela sua extinção e pelo reembolso devido aos que foram por ela penalizados desde a sua criação.

Transparência e Independência
- exigir auditorias (contábil, atuarial e de investimentos), com a identificação de eventuais desvios;
- pautar a criação de ouvidoria independente;
- apurar denúncias sobre eventuais infrações.

Pensionistas
- pautar a revisão das pensões com vistas a manter a qualidade de vida dos pensionistas.

PAA
- instar para que seja cobrada do Banco a contribuição devida a Previ em ações e acordos judiciais, de forma a não prejudicar o cálculo da aposentadoria.


CHAPA 2 - PREVI BRASIL, A PREVI É DOS ASSOCIADOS!

Candidatos:

Diretor de Seguridade: Dílson Güths, Assessor Pleno na DITEC (DF) e é delegado Sindical na Tecnologia do BB (DF).

Conselho Deliberativo:
Titular:
- Iacilton Mattos, atualmente delegado sindical do CARJ (Centro administrativo do Rio de Janeiro).
- Edgar Dias, Gerente de Núcleo da Tecnologia (DF), delegado sindical da Tecnologia do BB (DF).

Suplentes:
- Zilton Tadeu, aposentado, consultor liberal.
- José Roberto de Oliveira, aposentado.

Conselho Fiscal:
Titular:
- Manoel Leite Magalhães, Assessor Júnior na DITEC (DF), delegado sindical da Tecnologia do BB (DF).
- Valéria Corrêa, aposentada.

Conselho Consultivo Plano 1:
Titular: Ivone Vidal Lisa, Assessora Plena na DITEC (DF), delegada sindical na Tecnologia do BB (DF).
Suplente: Luiz Afonso Barnewitz, aposentado, Presidente da AMEST.

Conselho Consultivo Plano Previ Futuro:
Titular: Adelaide Maria Moura, trabalha na GEPES Salvador (BA).
Suplente: Pablo Oliveira, delegado sindical e representante eleito da CIPA do Complexo do Andaraí (CARJ – Centro Administrativo do Rio de Janeiro).

Propostas:

Melhoria de Benefícios:

- Aposentadoria integral – defenderemos a revisão das aposentadorias para que todos se aposentem sem redução de proventos e com benefícios definidos. Os planos de contribuições definidas serão revistos para se adaptarem a essa condição geral, aproveitando eventuais superávits. A Parcela Previ será extinta com restituição dos valores cobrados.

- Aposentadoria de funcionários que permaneçam em atividade – defenderemos a atualização do estatuto e do regulamento permitindo a aposentadoria de funcionários que decidam continuar em atividade no Banco, sem rompimento do vínculo empregatício, como foi decidido pelo STF em relação à previdência oficial e acatado pelo Banco, mas não pela Previ.

- Empréstimos – instituiremos cláusulas de seguro de vida, invalidez e desemprego para os financiamentos imobiliários e os empréstimos pessoais, além de taxas de juros nas condições mais favoráveis que o plano atuarial permitir, vedadas correções superiores às dos salários.

- Pensões – defenderemos a imediata revisão das pensões para que os valores pagos não sejam inferiores aos proventos auferidos pelo associado falecido.

- Denunciar o falso “acordo” de 1997 – Defenderemos a revisão do falso “acordo” de 1997 e o “Estatuto do Interventor”, se necessário judicialmente, em especial refutando o “voto de Minerva”.

- Contrato de 1981 – Exigiremos do Banco, judicialmente se necessário, o cumprimento dos compromissos assumidos no contrato de 7.12.1981, bem como as aposentadorias do Grupo pré-1967.

- Grupo de Funcionários Pré-1967 – Promoveremos a responsabilização integral do Banco pela complementação da aposentadoria dos funcionários que ingressaram até 14.04.1967.

- Caixa de Pecúlios – Restituiremos à Capec os fundos que a Previ se apropriou indevidamente, acrescidos dos rendimentos cessantes devidos.

7 comentários:

  1. Conclamo os companheiros a boicotarem esta eleição

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o companheiro Sérgio. A única arma que temos em mãos é o nosso voto. Não podemos deixar que nossos interesses sejam jogados pelo ralo em detrimento de uma minoria. Temos que fazer valer nossa voz, nem que para isso seja preciso acionar a justiça.

    ResponderExcluir
  3. Para que eleições, que só servem para mascarar a ditadura imposta pelo Banco, através de seus dirigentes, que votam de acordo com o voto de cabresto. Gasta-se dinheiro a revelia com as eleições sem nenhuma valia. Porque os nossos atuais dirigentes eleitos não adotam medidas de competência da Diretoria para beneficiar seus associados. Estão parados esperando o Banco negociar quando quizer. Enquanto existir o voto de minerva não adianta eleições da previ. Por isso, nem quero saber se existem eleições.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o Sérgio. Independentemente de sua convocação ao boicote já tinha tomado a mesma decisão. Esse pessoal só busca cargo e uma oportunidade de ganhar mais. São meras peças decorativas comandadas pelo patrocinador.

    ResponderExcluir
  5. Está no site aafbbpr.com.br, carta encaminhada à Previ questionando o favorecimento dos aposentados com mais de 30 anos de BB, com o RENDA CERTA. Como consta no texto, tentaram explicar mas não convenceram e solicitam a revisao desses critérios, inclusive com a possibilidade de recorrer à Justiça. Tomei conhecimento de "colega" que recebeu, de ATRASADOS, mais de 250 mil. Falam até em 500 mil. Esses favorecidos, detinham cargos de relevância, inclusive em subsidiárias do Banco e ficaram mais tempo por interesse próprio, e de acordo com as regras vigentes. A CECÍLIA PODERIA CONFIRMAR ESSES CASOS. Alguns desses favorecidos estão como candidatos, de novo, nas chapas concorrentes a cargos na Previ.

    ResponderExcluir
  6. acabo de ler o otimo lucro que o banco do brasil teve neste trimestre, bom, e como ficam as negociaçoes do superavit, possivel aumento do emprestimo simples, vamos la gente, voces da diretoria, mao na mesa contamos com a eficiencia dos membros da Previ, a maioria dos colegas estao a fim de anular o voto nestas eleiçoes. com razao... rubao

    ResponderExcluir
  7. Fiquei indignado com o que relatou o Luiz, um pouco mais acima, que tomou conhecimento que colegas receberam R$ 250.000,00 ou mais de atrasados. Sou aposentado por invalidez e, sem nenhuma mentira, não recebi absolutamente nada. Que democracia é essa na qual somos jogados de lado para favorecer alguns poucos. Se já tinha convicção em não votar nessa eleição de fachada, agora mais ainda. Temos que tentar fazer, de alguma maneira, que essa eleição seja um aviso aos dirigentes de que estamos insatisfeitos com essas políticas de favorecimento. Obrigado.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário