segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A Vida continua...

Caros Colegas,

Após o período das eleições a vida continua com a perspectiva de mudanças no Ministério da Fazenda e, consequentemente, no Banco do Brasil. Vários nomes foram ventilados (ou queimados) para assumir a Presidência do BB, no lugar de Bendini, que está com o filme queimado depois da denúncia de favorecimento de um empréstimo a uma "amiga" que não tinha a capacidade de pagamento exigida, conforme divulgado nos jornais.

Pode ser que essas mudanças também provoquem alteração na gestão da Previ, porém ainda é cedo para afirmarmos essa questão. 

O Empréstimo Simples, que tinha como prazo final dos parâmetros aprovados em julho até final de outubro, foi prorrogado até final de dezembro. A Diretoria de Seguridade apresentará proposta para readequar o ES na lógica de "170" - prazo de pagamento + idade dos associados, o que poderá beneficiar a maioria, porém alguns não poderão renovar em função da idade.

Gostaria de reafirmar minha posição em relação ao ES, pois é uma operação onde o risco é pequeno, com boa rentabilidade, visto que pela legislação vigente, ele tem que render, no mínimo, o atuarial, ou seja a variação do INPC + 5%, porém esta não é a visão de todos, por isso, é pouco provável que haja avanços nesse ponto.

Em relação à rentabilidade dos ativos apresentada até agora, não é muito animadora, pois o mercado de ações tem tido resultado pífio, principalmente considerando nossos maiores ativos, como a Vale, a Petrobras, o BB, as empresas do setor elétrico, entre outras. Essas empresas têm amargado grandes baixas nos seus valores de mercado. Esperamos que a nova equipe da Presidente Dilma consiga tirar o País dessa sinuca de bico. Os associados, aliás, todos os brasileiros merecem.

22 comentários:

  1. Quer dizer que não haverá mudanças no ES agora em novembro?

    ResponderExcluir
  2. Que bom que agora voltemos a falar exclusivamente do que nos interessa: melhoria dos proventos, ES, suspensão de contribuição para quem já pagou ( aliás, há julgados recentes do STF dizendo que aposentado não deve pagar mais nada ).
    Cara Cecília: quanto ao ES, além do que está em gestação, favor pugnar por suspensão das consignações ao menos pelos 3 primeiros meses do ano, pelas despesas já conhecidas. Por favor, contamos com sua dedicação exclusiva para a defesa dos aposentados e pensionistas, primeiramente. Nos ajude. Mande notícias boas.E mais: há um movimento importante pela reforma dos Estatutos: empunhem também essa bandeira, pois sabemos que o engessamento dos nossos direitos tem um nome: o tal Estatuto gerado na intervenção maldita da época FHC.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Diretora Cecília,

    Peço a especial fineza de argumentar junto a seus pares e o Diretor de Seguridade que a proposta que será estudada “170” = prazo + idade, não resultará em benefício para os que não conseguiram o “ES”, ficando a situação da mesma forma atual.
    Sugeri para a Previ, via “autoatendimento” os seguintes:
    1 – Reanalisar a possibilidade de renegociação sem a liberação de crédito novo, de forma que diminua o impacto do valor da prestação no benefício Previ; ou
    2 – Proposta de “180” e
    3 – Excluir da margem consignável a contribuição para a Previ de “autopatrocinados”, permanecendo, apenas, a contribuição mensal normal. Entendo que os “autopatrocinados” estão penalizados em sua margem pela dupla contribuição em relação aos demais assistidos.
    Acho que, com um pouco de boa vontade e usando argumentos contundentes e com poder de convencimento, a senhora e outros diretores por nós eleitos conseguirão obter as “simples” mudanças ora propostas, uma vez que não causarão quaisquer impactos nas reservas de recursos destinadas à concessão de “ES” e, como ponto positivo, extinguiria, sobremaneira, a possibilidade de inadimplência em curto prazo.
    Meus agradecimentos,

    ResponderExcluir
  4. Prezados Ari, Carvalho, Cecília e Medeiros (Transcrevo sugestão enviada à Previ p/Autoatendimento)

    Ao Diretor de Seguridade, Senhor Marcel:

    Quanto à prorrogação para 31/12 das condições do ES estabelecidas em julho, respeitosamente, faço as seguintes considerações:
    1 – A simples prorrogação por mais 2 meses não atenderá os assistidos que, hoje, não possuem margem consignável, portanto, a meu juízo, não identifico qualquer benefício em prol dos assistidos em função da referida prorrogação.
    2 – Dada a impossibilidade já manifestada por essa Caixa quanto à concessão de renegociação do saldo devedor sem liberação de crédito novo, que seria o desejo da maioria dos assistidos, visando diminuir o impacto da parcela mensal em seu contracheque, sugiro:
    a – Estender o prazo de 120 meses previsto para as faixas etárias de até 50 e de 51 a 62, também, para a faixa de 63 a 74 anos.
    b – Flexibilizar, por mais 12 meses, os prazos previstos para as faixas subseqüentes, ou sejam, 75 a 86, 87 a 98 e a partir de 99 anos.
    c – Não computar no cálculo da margem a contribuição mensal para a Previ relativamente aos assistidos AUTOPATROCINADOS, mantendo, no referido cálculo, apenas a contribuição mensal normal.

    Entendo tratar de sugestões possíveis, sem aumentar o risco da inadimplência, sem impactar a reserva de recursos destinada aos empréstimos simples e, justiça se faria aos AUTOPATROCINADOS que, com a volta das contribuições em janeiro 2014, tiveram um impacto negativo na margem consignável em relação aos demais.

    Prezado Diretor, conto com a sua sensibilidade na análise das propostas, uma vez que estou expondo minha opinião com toda transparência e dignidade que são peculiares.

    Tenha certeza Sr. Diretor, que, senão 100%, a grande maioria dos assistidos mais necessitados de recursos para manutenção de suas famílias ficarão satisfeitos e agradecidos pela posição positiva que o Senhor tomará juntamente com os seus pares.
    Atenciosamente
    Valdevino Alves Sobrinho

    ResponderExcluir
  5. O ministro da fazenda, Mantega, já foi saído do governo, e é dada como certo que o presidente do Banco do Brasil, o Bendine, nosso querido Dida, também será defenestrado(jogado pela janela).
    O presidente da PREVI, Dan Conrado, deve ser apadrinhado de algum deles, então é provável que também seja substituído. Para nós nada melhora, mas pelo menos não teremos que aguentar mais a arrogância e deboche de nosso Don.

    ResponderExcluir
  6. ESQUEÇAM TUDO QUE PROMETI, by Dilma Rousseff

    -na campanha, a candidata vociferava “a oposição quer plantar inflação para colher juros, no meu governo, os juros vão baixar”. Dois dias depois da eleição, o COPOM elevou os juros para 11,25% ao ano, e novos aumentos deverão vir

    -“não vai haver tarifaço, isto acontecerá se a oposição vencer”. Acabam de ser determinados reajustes para a energia elétrica de 20, 30 e, pasmem, 54% para o riquíssimo estado de Roraima. Vamos ver o que vai ocorrer com o preço da gasolina, transportes urbanos, etc...

    ResponderExcluir
  7. A presidenta não tem noção de ridículo. Durante a campanha, vinculou vídeo em que os banqueiros apareciam como mafiosos tramando como tirar a comida do prato do povo brasileiro. Agora, teve a cara de pau de mandar alguém divulgar o nome do presidente do Bradesco, para ver o que acontecia. Parece que o tiro saiu pela culatra, pois o Trabuco já teria declarado que não aceitaria, se convidado, pelo menos teve vergonha na cara.
    Restou, como nossa última esperança de alguma ordem no caos econômico, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Se ele também não aceitar, pois não se curvaria às vontades do Planalto, restaria apenas o Nelson”mais do mesmo” Barbosa.

    ResponderExcluir
  8. Por favor, explique melhor o que significa readequar o ES na lógica de "170" prazo de pagamento + idade do associado ?
    Agradeço a paciência Cecília !

    ResponderExcluir
  9. Não seria 170 menos idade do associado igual ao prazo de pagamento?
    No meu caso: 170 - 68 = 102 meses
    Apesar de ter margem consignável, em nada iria me favorecer.
    A tabela em vigor até 31/12/2014 flexibiliza minha posição para um máximo de 108 meses.

    ResponderExcluir
  10. Diretora Cecília, a maldição se abateu sobre nós aposentados da Previ, o tal de ES-170, quando lançado pelo petralha Marcel, o homem das promessas, foi uma vergonha. As vezes eu acho até que a Previ está é quebrada mesmo e cheia de micos. Precisamos de uma auditoria já, urgente. Pois a Previ não cumpre nem transito em julgado, em sentença judicial. Depois eles vem se queixar com as ações, que a Previ sofre dos assistidos. Abraços, Paz. Rogério Carvalho. Pelotas .RS.

    ResponderExcluir
  11. Prezada Diretora Cecília Garcez,

    Desde que saiu a edição da revista da Previ dando explicações sobre o Empréstimo Simples,nas entrelinhas do discurso barato havia um claro recado a CHAPA 3 e os Assistidos da Previ de que em 2014, as alterações já havia sido feita, com claro apoio dos atuais eleitos.

    Pode dizer o que melhor servir de desculpas,mas a CHAPA 3 Previ Livre Forte e de Todos, foi conivente e aceitou covardemente esta alteração feita pela Diretoria Executiva e como também o Conselho Deliberativo, nada fez além de pedido baseado em uma única proposta defendida pelo Conselheiro Carvalho, que apenas alongava o prazo de pagamento,sem novo aumento de limite.

    Esta questão do Empréstimo Simples é eleitoreira, baseada em pilares rachados e falidos, pois a logica diz que novos avanços é esbarrado pela formula criada no mandato do Diretor de Seguridade, ES-170 que penaliza os tomadores mais idosos,ficando patente a falta de vontade e o descaso com os mais velhos do PB-1 da Previ.

    Falar, mostrar os erros, apontar os caminhos é tarefa inócua, pois todos os eleitos sabe das nossa necessidades e da real situação porque passa a maioria dos Aposentados e Pensionistas da Previ, em especial os do PB-1 que a cada dia aumenta mais a insatisfação com esta e tantas outros administrações que passam pela Previ com síndrome de mentiras e enganação, para garfar o eleitor ingenuo e cheio de esperança de dias bem melhores.

    Não acredito em mais nada, para mim tudo esta fora de contexto e fora da verdadeira realidade, e por ter visto a cada ano a piora financeira, nada mais me admira, nem choros nem lamentos, pois a realidade bate a nossa porta todos os dias e em todos os momentos.

    Aconselho a todos os seus fieis leitores, pare de chorar, para de se lamuriar, afinal todos ficam sabendo da nossa vida e o resultado tem sido a piora nas negociações a nosso favor, e ao termino de mais um mandato vamos ver quem tinha razão.

    Atenciosamente,

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  12. Cara Diretora Cecília,

    Está havendo grande confusão entre os associados sobre a contribuição à PREVI, gostaria de seu esclarecimento, se não for assunto confidencial; para tanto transcrevo o que publiquei em outro blog.

    Caro Professor Ari,

    Acho que está havendo alguma confusão no que se refere às contribuições. A paridade 1/1 de 7.8% é para os funcionários do PREVI Futuro. Os funcionários do PB1 ainda na ativa contribuem com 4,8%, mesmo índice dos aposentados, e o Banco também contribui com o mesmo índice, tanto para os ativos quanto para os aposentados. Sempre foi assim, a não ser que algo tenha mudado recentemente.

    Não teria lógica o Banco não contribuir, já que, se ocorrer déficit, nós e o Banco contribuiremos paritariamente.

    ResponderExcluir
  13. Cecília Garcez,

    As coisas estão caminhando os bacanas estão sendo esquecidos e infelizmente jogados ao limo. A vida é assim. Sei que não ficarão na pindaíba, mas a alegria do homem é diretamente proporcional as suas necessidades.

    A arrogância é sinônimo de orgulho e quem os tem querem o PODER a qualquer custo.

    Valim.

    ResponderExcluir
  14. Referente resposta do D.D. Dr. Ari Zanella, um caso para TODOS os Participantes:

    "O Banco só contribui com o pessoal da ativa para formar a reserva matemática. No nosso caso, o Banco não contribui pois nós já estamos recebendo aposentadoria com base na reserva matemática já formada. "

    Em vista do BB não ter recolhido/não recolher a cota patronal em vista das contribuições dos inativos, é motivo suficiente para não ter interesse em suspensão/devolução das contribuições, porque não lhe afeta em nada: não recolheu, não recolhe, não terá restituição.

    A propósito, trata-se de EXCELENTE OPORTUNIDADE para colegas esclarecidos (Adaí, Juares & Cia) indicarem o site ou página, ou solicitarem para alguém PRODUZIR um Gráfico/Planilha que contenha os PRINCIPAIS PONTOS e CONSEQUÊNCIAS sobre Períodos de Carência, Data de Implantação e Exigibilidade das Contribuições, suspensão, etc.

    Planilha com quesitos que comparem os Principais Regulamentos... 1967, 19XX, 1980, 1997, 2002... informando O QUE VIGIA e PASSOU A VIGER em cada Regulamento.

    A maior Injustiça do caso das Contribuições:
    - Não Suspensão, na data Aposentadoria - quem pagou 240 meses, recebe menos 240/360!
    - Não Suspensão, ou impedimento do Retorno da Cobrança a partir da 360a.

    Impasse: como implantar a Cláusula Limite das 360 Contribuições, SEM que imponha-se a RESTITUIÇÃO das Contribuições a partir da 361a. ?

    MAUS

    ResponderExcluir
  15. Caro Wilson e demais colegas,
    No Plano 1, o Banco contribui na mesma proporção dos associados, sejam da ativa ou aposentados.atualmente, o Banco está usando recursos do seu fundo na Previ para arcar com essas contribuições. No caso do Plano Previ Futuro, não há contribuições nem dos associados nem do Banco após a aposentadoria. Para confirmar isso, pode ser lido nos regulamentos de cada plano.

    ResponderExcluir
  16. COLEGAS

    MAIS UMA DELAÇÃO - PETROBRAS: Link público:
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mais-um-executivo-resolve-colaborar-com-investigacoes-de-operacao-da-pf/

    ResponderExcluir
  17. Carlos - Rio Pardo (RS)5 de novembro de 2014 às 09:07

    Dona Cecília, tudo bem? Se possível, gostaria que a Sra. pudesse esclarecer um pouco melhor o que talvez possa vir de mudanças no ES. No seu comentário consta "readequar o ES na lógica de "170" - prazo de pagamento + idade dos associados". Na prática seria como?
    Um abraço, Carlos.

    ResponderExcluir
  18. Para relembrar e não dar o crédito somente à diretoria de Seguridade.
    A formula 170 foi sugerida por um assistido e encampada por um blog, infelizmente.
    O responsável diretor aproveitou a sugestão e "aperfeiçoou".

    ResponderExcluir
  19. Continuamos também de bolsos vazios endividados sem ter o que comer. Essa continuidade interessa a quem?

    ResponderExcluir
  20. >>>>>>>>>>A TODOS OS COLEGAS <<<<<<<<<<
    >>>>>>>>>>>>>>>URGENTE <<<<<<<<<<<<<<<
    APROVEITANDO AS COLOCAÇÕES DA FAABB:

    PDS - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (SF), Nº 275 de 2012 – SENADOR PAULO BAUER

    VAMOS TODOS SOLICITAR A QUEM DE DIREITO, O DESARQUIVAMENTO DESTE PDS, ANTES QUE ELE SEJA ARQUIVADO MAIS UMA VEZ POR “TERMINO DE LEGISLATURA”. IGUALMENTE PROMOVER AÇÕES QUE VISEM IMPINGIR MAIOR CELERIDADE EM SUA TRAMITAÇÃO.
    URGENTE,
    Abraços a todos
    CELSO BERNARDES
    06/11/2014
    Formiga-MG

    ResponderExcluir
  21. O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, teria pedido afastamento do cargo. Sabendo que seria jogado pela janela, nosso bravo Dida, como fazem os ratos, fugiu pelo porão. O mais cotado para sucedê-lo, no momento, é Paulo Rogério Caffarelli, atual secretário-executivo do ministério da fazenda.


    Espero que, pelo menos, Dida seja responsabilizado criminalmente pelo empréstimo irregular, de R$ 2.7 milhões, que concedeu à socialite Val Marchiori , e que provavelmente o Banco nunca vai receber; ele podia, ao menos, ficar impedido de atuar no mercado financeiro.

    Seria muita sorte que, neste tiroteio, sobrasse uma bala perdida para nosso simpático Dan Conrado.

    A nós, otários, resta sustentar mais um super-aposentado, que vai “comer” uns R$ 20 milhões de nossas reservas.

    ResponderExcluir

  22. CRIADOR X CRIATURA

    Embate de titãs no império petista. O ex-presidente Lula, pressentindo que se deixar o poste que ele criou à solta por aí, batendo nos carros, vai ser um desastre econômico, e sua intenção de retornar ao poder em 2018 pode naufragar. Tenho a impressão que Lula quer transformar a presidenta em um fantoche, cujos cordéis seriam manobrados por ele. Para onde vão soprar os ventos políticos, vamos ter uma idéia com a indicação do novo ministro da fazenda, Lula quer Henrique Meirelles, Dilma quer Nelson Barbosa.

    De qualquer forma, talvez fosse melhor para o país que Lula tivesse mais influência no governo. Existe uma diferença fundamental entre ambos. Dilma não sabe nada, pensa que sabe tudo e não aceita conselho de ninguém, já Lula também não sabe nada, mas sabe que não sabe nada e, eventualmente, aceita conselhos sensatos, como no início de seu primeiro mandato, quando a política econômica era conduzida, sem interferências, pelo Ministro Antonio Palocci. Temos que ser justos, no governo Lula a bolsa de valores chegou a cravar 73.000 pontos, e nós da PREVI, pelo menos, recebemos uns trocos dos superávits.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário