sábado, 15 de novembro de 2014

Manifesto dos Eleitos Independentes


Caros Colegas,
Essa última semana aconteceu o 35º Congresso Nacional dos Fundos de Pensão, promovidos pela ABRAPP. Nesse Congresso tivemos a oportunidade de nos reunir com dirigentes de outros fundos de pensão de empresas estatais, como Petros, Funcef e representantes da ADCAP, associação dos funcionários dos Correios. Nessa reunião foram compartilhados os desafios e as dificuldades encontradas por muitos colegas nas fundações onde atuam e fechamos o entendimento de que era necessário formar um grupo forte para combater qualquer tipo de ingerência política nos nossos fundos. Para isso, criamos um manifesto contendo as nossas preocupações para divulgação no Congresso.

Segue, abaixo, a íntegra o Manifesto:

“MANIFESTO

Os participantes infra-assinados, comprometidos e preocupados com os destinos dos Fundos de Pensão das Empresas Estatais e considerando as ameaças presentes no contexto atual, reuniram-se para debater e adotar ações comuns de interesse coletivo, como as que seguem:

a)    Empreender todos os esforços possíveis para incentivar a união de propósitos e de atividades para proteger e salvaguardar os interesses dos participantes dos Fundos de Pensão mencionados;

b)    Promover a proteção dos investimentos e ativos dos Fundos, no tocante às políticas de investimento, por meio de estratégias comuns;

c)    Participar ativamente de discussões e medidas que visem implementar, alterar ou eliminar regulamentos, legislações ou quaisquer mecanismos regulatórios que afetem os Fundos de Pensão e os direitos dos participantes;

d)    Incrementar a participação na governança dos Fundos e pugnar pela disponibilização de informações relevantes para os participantes, em quantidade e qualidade.

Como parte dessas estratégias, deliberou-se também que em 19 e 20.01.15 será realizado o Primeiro Fórum de Participantes Independentes, para dar seguimento às ações pertinentes.

Para conhecimento, firma-se esse documento.

35o. Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão
São Paulo – SP, no dia 12.11.15.

Antonio Augusto de Miranda e Souza – FUNCEF
Antonio José de Carvalho – PREVI
Ari Zanella - PREVI
Cecília Garcez - PREVI
Décio Botttechia Jr. - PREVI
Délvio Joaquim Lopes de Brito – FUNCEF
Epaminondas de Souza Mendes - PETROS
José Bernardo de Medeiros Neto - PREVI
Luciane Munhós de Martins – AUDICAIXA
Maria Inês Capelli Fulginiti – ADCAP
Max Mauran Pantoja da Costa – FUNCEF
Paulo Teixeira Brandão – PETROS
Ronaldo Tedesco – PETROS
Silvio Sinedino - PETROS
Williams Francisco da Silva – PREVI” 

Os jornais “Correio Brasiliense” e a “Folha de São Paulo” escreveram matérias sobre nosso manifesto (vide www.previlivre.com.br), o que provocou que a Previ também postasse matéria no seu site repudiando o que foi publicado nos jornais e, incluindo no final da matéria, conforme descrito abaixo:

“(...) causa-nos estranheza o fato de alguns diretores e conselheiros eleitos, conhecedores da robustez e da qualidade da governança da PREVI, terem recorrido a um veículo de imprensa para divulgar um manifesto, uma vez que, enquanto membros de órgãos colegiados, eleitos pelos participantes, poderiam ter usado as vias formais de governança interna e comunicação institucional da Entidade para exporem suas ideias, propostas e insatisfações”.

Isso também causou grande estranheza a nós, dirigentes eleitos, pois a área de Comunicação perdeu a oportunidade de ter nos procurado para saber qual era o nosso pensamento a respeito do assunto, preferindo divagar sobre o real objetivo do manifesto, tendo em vista que a matéria que saiu nos jornais baseou-se nos pontos gerais e em nenhum momento atacamos a imagem da Previ. As ações elencadas no manifesto são preocupações dos associados que nos elegeram.
 
Realmente, até o momento, não identificamos nenhum investimento que coloque a atual gestão da PREVI sob suspeita, até porque nosso fundo tem apresentado superávits nesses últimos anos mesmo com todo cenário de mercado ruim, porém isso não significa que, no futuro, estejamos blindados para que não aconteça, principalmente, considerando o momento de grande incerteza sobre os rumos que o Governo seguirá para enfrentar um ano de 2015 extremamente complicado.

30 comentários:

  1. Colegas
    Certeza tenho que nossos diretores e conselheiros que aderiram ao documento tentam, constantemente, expor suas idéias para a estabilidade e crescimento da Previ e na defesa dos seus assistidos através do uso das “vias formais de governança interna e comunicação institucional da Entidade”. Por mais que se esforcem, não são ouvidos pelos demais.
    Lamento a posição de repúdio da Previ em relação aos conselheiros e diretores que, democraticamente, honestos que são com seus princípios, participaram de um documento que representa, apenas, a preocupação com os fundos de pensão do País.
    Espero que não tenham o espírito de “revide” e travem as alterações do ES que estão em andamento.

    ResponderExcluir
  2. Cadê o Marcel? Não participou do manifesto, porque? Eu respondo.Puxa saco do BB e Governo.Nunca mais ganha eleição na PREVI.Não cumpre o que promete Veja o caso do BET.
    Parabéns Cecília e eleitos pela coragem
    Lourival

    ResponderExcluir
  3. Prezado Diretora Cecília,

    A Informação de que Diretores e Conselheiros em conjunto assinaram documento sobre as condições de Governança, só vem ratificar meu posicionamento em relação a mudanças profundas no modelo de gestão da Previ, que não houve seus participantes através dos eleitos.

    As urnas deram um recado claro, com a vitória da CHAPA 3 Previ Livre Forte e de Todos,mas também ninguém pode negar que após a vitória, tudo mudou, vieram fatos novos, como a confidencialidade e outros que demostra que nada mudou.

    Como os pedidos feitos pelos integrantes da chapa não são atendidos, vide questão do ES e outros que terão exito apenas quando a Previ voltar a ter SUPERAVIT, o que podemos esperar?.

    Este manifesto dos Conselheiros e de 2 dos diretores Eleitos é a maior prova que estamos no caminho certo, para ser apenas fantoches da administração, sem ser ouvidos o melhor caminho é a RENUNCIA DOS CARGOS, pois tudo ao contrário para mim é aceitar o jogo sujo do PATROCINADOR que plantou até entre os eleitos, mais um membro a sua equipe.

    Quando o Sr.Marcel J.Barros,virou AP-6 da noite para o dia para pagar quando fosse necessário, e a recompensa já chegou,produzindo votações que si quer chega ao empate, graças a promoção que o Patrocinador de gorja o incentivou.

    Até quando vamos ser feitos de idiotas e aceitar tudo pacificamente, onde estão as mensagens de apoio, onde estão as informações, se nem mesmo os blogueiros vencedores da eleição pela chapa 3, postaram uma linha sobre o documento que assiram, só depois da reportagem e do pronunciamento da Previ tempestivo, ainda não houve manifestação.

    Agora é a hora certa, para pormos os pingos nos "Is" e uma ampla manifestação ser feita para mudar os rumos da Previ e desta falta de comprometimento dos anseios dos aposentados e pensionistas do PB-1 da Previ.

    Ainda assim não terão o meu Parabéns, pois eles os eleitos pode muito mais do pensa, e do que agem, restando apenas buscar o apoio dos que o ELEGERAM.

    Se vier uma retaliação por parte da Previ em relação ao ES, aí sim o modelo esta completamente falido restando apenas uma intervenção no maior fundo de pensão do Brasil.

    Esta nova revisão, para mim ainda não é o modelo ideal e vai deixar muitos de fora novamente, e esta historia de que nós e que temos que resolver com os credores o desligamento das prestações na folha de pagamento, não resolve,porque eles os CREDORES jamais aceitaria voluntariamente parar de receber direto na folha de pagamento, a não ser que não tenha saldo suficiente na folha para as consignações.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  4. Penso que esse manifesto envolvendo dirigentes do primeiro escalão de importantes EFPC merecerá da opinião pública antenada com assuntos de previdência complementar uma singela reflexão acerca do que foi colocado. Principalmente porque ele foi divulgado exatamente num momento em que a polícia federal determinou a prisão de executivos de grandes empreiteiras com fortes indícios de envolvimento na operação “lava jato”. O manifesto provocou a divulgação de réplica no site da Previ. Vale registrar que essa réplica, além de mambembe, transmite pouca ou nenhuma credibilidade ao leitor porquanto é apócrifa. O provérbio a seguir pode muito bem ser aplicado ao comunicado da Previ: “Quem não te conhece que te compre”(*). Mas o que saltou aos olhos, imagino que de todos os que leram o Correio Braziliense, foi a ausência da assinatura do atual diretor de seguridade sr. Marcel Barros. Na qualidade de membro eleito pelos associados entendo que ele teria a obrigação de ser também um dos signatários desse documento histórico. Para quem ainda desconfiava da postura desse senhor imagino que, doravante, não terá mais nenhuma dúvida de que se trata de um membro da atual diretoria que está lá apenas para defender os interesses do Banco, em detrimento daqueles que o elegeram. Possivelmente essa sua postura já seja consequência do bônus que lhe foi conferido pelo patrocinador. Que esse mau exemplo do Sr. Marcel Barros seja lembrado quando das escolhas de candidatos para as futuras eleições da Previ, bem como da importância da diretoria de seguridade para nós associados.
    (*) - https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091119114811AAB3oRD

    ResponderExcluir
  5. Parabéns eleitos da chapa 3 e a todos os que assinaram o manifesto.
    E revoltante o que disse a previ,quer dizer que não precisava nada disso, era so sentar e conversar para dizer o que queríamos????
    QUE PIADA previ!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Prezada colega Cecília Garcez,

    Foi ótima a iniciativa de vocês juntamente com os representantes eleitos noutras Entidades em se reunirem, elaborarem e dar ampla divulgação deste Manifesto, ecoando perfeitamente o sentimento de preocupação e de revolta, presentes em quantidade bastante expressiva, no universo de nossos pares. No âmbito de nossa PREVI, é de se lamentar apenas a ausência de alguns dos eleitos no rol dos signatários de tal documento. Mas certamente em futuras eleições, tal omissão deverá ser lembrada, certamente.
    Lamentável também foi à nota de repúdio dos colocados na gestão da PREVI pelo Patrocinador, tendo em vista que parte de seus argumentos carecem de veracidade, principalmente no que dizem respeito a autonomia das decisões tomadas pela Diretoria Executiva. Grande parte destas decisões só voltarão a ser autônomas e legítimas de fato e de direito quando conseguirmos restabelecer os outrora poderes de nosso corpo social na gestão de nosso Plano de Benefícios, extirpando o Governo via Patrocinador do poder comandar ilegitimamente nosso expressivo patrimônio atendendo mais a seus interesses do que os de seus legítimos proprietários, impondo-nos severo arrocho em nossos benefícios, via atualizações anuais irreais da inflação que reduzem gradativamente e significativamente nosso poder aquisitivo, não obstante os resultados positivos expressivos na elevação de nosso patrimônio, muito superior ao mínimo atuarial exigível garantidor do pagamento, até o final de nossos vínculos contratuais, conforme amplamente divulgado e com muita “pompa”.
    Infelizmente vivemos atualmente numa Cleptocracia, e as preocupações externadas em tal Manifesto são plenamente legítimas e merecem o constante acompanhamento de parte não apenas de seus signatários, como de todas as representações democraticamente eleitas nas demais EFPC’s existentes no País. O País do “petrolão” e dos “mensalões” precisa mudar. Mas para mudar precisamos extirpar os cleptocratas estabelecidos no poder, encaminhando-os para seus devidos lugares, qual sejam, “atrás das grades”, além de recuperarem tudo que nos é roubado “em plena luz do dia”.
    Nosso País, bem como nossos Planos de Benefícios, merecem ser administrados por pessoas honestas e altuístas, e não os atuais cleptocratas, oportunistas da ocasião.

    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  7. Caros colegas, Diretora Cecília, Diretor Décio, Conselheiros Carvalho, Zanella e Medeiros

    Gostaria que vocês nos informassem, se não for confidencial, o número atualizado de super-aposentados que recebem benefício acima do teto, o último número que veio a público foi em torno de 200, mas já deve estar defasado.

    Minha preocupação é que, se isto continuar correndo solto, em mais quatro anos de administração petista, quantos mais destes incompetentes se aposentarão, sem ter contribuído, às custas de nossas reservas? Com cada um deles recebendo benefícios entre R$ 45/58.000,00 , fazendo uma conta de padeiro, como a Petrobrás faz para as obras que constrói, calculo que cada um deles “come” uns R$ 20 milhões de nossas reservas. Se nada for feito, algum dia estaremos pagando uma contribuição de 17%, como já o fazem alguns fundos deficitários.

    O conhecimento destes custos subsidiaria as gestões que nossa “ mineirinha trabalha em silêncio”, a brava Isa Musa, da FAAB, está fazendo junto à PREVIC, que lhe informou que o assunto seria regularizado ainda no corrente exercício. Também seria importante que se descobrisse se o PETROS e a FUNCEF também têm esta casta de marajás(autênticos), se isto ocorre, poderia haver uma união de forças contra este absurdo.

    Ninguém me convence que estes indecentes benefícios não estejam impactando a reserva de contingência do PB1, que no momento está deficitária em R$ 8.3 bilhões em relação aos 25% exigidos pela legislação. Isto quer dizer que somente teremos saldo na conta reserva para revisão do plano quando houver superávit superior a estes R$ 8.3 bilhões. Com este governo “mais do mesmo”, a chance de isto acontecer nos próximos quatro anos é abaixo de 0.

    ResponderExcluir
  8. O manifesto foi dos "ELEITOS INDEPENDENTES". Assim, só podia assiná-lo o dirigente que se sentisse ou fosse visto pelos 200 mil dependentes da Previ como "independente". Terá sido por isso que um conhecido diretor não assinou? Aliás, tendo em vista que a Previ impõe uma censura prévia via "declaração de confidencialidade" ( que tem outros objetivos não revelados, acredito ), seria o caso de os eleitos que realmente nos representam se resguardassem e se orientassem por assessoria jurídica competente para utilizar mesmo de tais expedientes para mostrar à sociedade ( e à Previ e patrocinador ) que não tem só pelegos na direção dos fundos de pensão. A maioria pensa que tudo é "farinha do mesmo saco".

    ResponderExcluir
  9. Nobre Diretora Cecília,

    Você acredita que possa haver retaliação por parte dos outros Diretores em relação as novidades que vem no novo ES,para Janeiro/Fevereiro 2015.

    Já sabemos pelo Professor Ari que a formula 170 caiu, agora é a EXPECTATIVA DE VIDA FIXA EM 87 ANOS.

    Todos que tenha até 77 anos de idade vai poder contratar o novo ES em 120 parcelas.

    Parabéns CHAPA 3

    LIVRE

    FORTE

    E DE

    TODOS.

    ResponderExcluir
  10. O manifesto é um documento importante, pois contempla o sentimento comum dos representantes eleitos nos diversos fundos. E a PREVI vestiu a carapuça e saiu em defesa de uma governança que não nada de transparente.
    É isto aí: continuem unidos que só temos a ganhar.
    E nada de renunciar a cargos como sugerido pela pensionista Dona Rosalina.
    A hora é de permanecer nos lugares, atentos a eventuais tentativas de malfeitos.

    Luiz Faraco

    ResponderExcluir
  11. Se houver retaliação, a previ vai dar um tiro no próprio pe.
    Vamos aguardar..

    ResponderExcluir
  12. É um manifesto sem precedentes, que definitivamente vai tirar muitos da passividade perante às perversas ingerências políticas nos fundos de pensões. Que os diretores e conselheiros da POSTALIS e de outros fundos endossem esse expediente e se mobilizem na defesa dos nossos patrimônios. Atitudes dessa magnitude e fortalecidas pela união poderão reverter esse quadro de subserviência dos órgãos competentes, que, em decorrência do aparelhamento, destoem de suas atribuições institucionais e se submetem ao papel de vaquinhas de presépio.

    ResponderExcluir
  13. Estou muito mais preocupado é com a falta de transparência e com as decisões tomadas no dia a dia da Previ. Infelizmente não dá para acreditar em mais ninguém. As benesses e vantagens que estão sendo obtidas pelos dirigentes da Previ, decididas de cima para baixo, podem nos levar a uma situação de risco. E tudo na surdina ! Quando o associado fica sabendo, .... já aconteceu. É preciso mudar esse quadro, pois nós - aqui na ponta - continuamos a receber benefícios que permitem apenas cobrir as despesas mensais, levando-nos a adotar uma vida simples e comedida. Sobrar recursos para investir, nem pensar ! Enquanto isso, a direção e muitos aposentados privilegiados usufruem de salários dignos de "marajás". E, o que é pior, nada de alternância no "poder". Sempre os mesmos ocupam cargos na Previ ou em outras entidades ligadas ao funcionalismo. E, pelas informações, acumulando salários.... É impressionante ! Igualmente nas empresas nas quais a Previ tem investimentos: SEMPRE OS MESMOS. Claro, o maior peso na pontuação (E QUE DEFINE A CLASSIFICAÇÃO)vai para a experiência nos cargos a serem ocupados. E como ninguém consegue acessar esses cargos, quem está ocupando leva NÍTIDA vantagem. E isso vira um círculo vicioso..... Por essas e outras razões, as eleições da Previ caíram no descrédito ! O País está podre ! e as instituições também ! Sugiro que a Previ percorra o País, promovendo esclarecimentos, dando VOZ aos associados e "levando porrete". Mas, de outro lado, que consigam resgatar a credibilidade junto aos associados. É lamentável, também, que utilizem-se da imprensa para tratar de assuntos que dizem respeito à entidade. É, realmente, chegamos ao fundo do poço. É um desabafo, sim, mas com razão, por motivos óbvios.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns aos eleitos, menos o Marcel. A Previ usou de uma cara de pau sem tamanho para se defender. Desde quando os associados decidiram pagar salários de marajás aos diretores? Quando foi que nós autorizamos participar de aeroportos, pedágios e outros investimentos de longo prazo?
    Nosso plano é maduro, fechado, em extinção. Nunca, em sã consciência, poderíamos concordar com os desmandos dos apaniguados do BB.

    ResponderExcluir
  15. Colegas,
    Interessado em abrir uma “conta salário” p recebimento benefício Previ e evitar o débito de CDCs, fui consultar o contrato do CDC e deparei-me com o parágrafo abaixo:

    CLÁUSULAS GERAIS DO CONTRATO DE ABERTURA CRÉDITO ROTATIVO-CDC AUTOMÁTICO
    “Não havendo margem consignável disponível ou saldo suficiente na conta corrente mantida pelo MUTUÁRIO, para amortização ou liquidação do saldo devedor, este autoriza o BANCO, em caráter irrevogável e irretratável, a efetuar os referidos débitos em qualquer conta que o MUTUÁRIO mantenha ou venha a manter em qualquer agência do BANCO, incluindo a conta de registro (conta salário) objeto da Resolução 3.402, de 06.09.2006, bem como a resgatar de aplicações financeiras relacionadas com tais contas os valores necessários à cobertura do débito”.
    Estranho, pela finalidade específica da conta salário, o Banco pode inserir uma cláusula desse tipo?

    ResponderExcluir
  16. Precisamos de aumento real dos benefícios de no mínimo 16% já à partir de janeiro. CLAMAMOS POR UM AUMENTO REAL E JUSTO!! 6% OU 6,5% NÃO VAI AJUDAR A REPARAR OS ESTRAGOS FEITOS EM NOSSAS FINANÇAS NESTE ANO DE 2014.

    ResponderExcluir
  17. Amiga Cecília Garcez,

    Estou cansado de Cara Cecília Garcez.

    Discordo de que deixemos de eleger o Seu Marcel Barros. No barro podemos fazer muitas coisas lindas e estáticas.

    Certo que não lhe daríamos mais ouvidos, poderíamos transformá-lo numa estátua, numa caneca, melhor mesmo, numa moringa que serve quando estamos dormindo.

    Que ele entre na lista negra da CHAPA 3, LIVRE, FORTE E DE TODOS. Sei que já disse que política é a arte de conviver com os contrários, mas não com os infiéis.

    Podemos fazer como o PT gosta, que seja bem vindo a nossa lista negra de traidores.

    Valim.

    O futuro a Deus pertence. Vamos em frente.

    ResponderExcluir
  18. Amiga Cecília Garcez,

    O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, MAS O SILÊNCIO DOS BONS.
    Martin Luther King

    Valim.

    ResponderExcluir
  19. Saiu no Site da Federação dos Bancarios do Parana, seção noticias, a Publicação no Diario Oficial sobre Regras de Portabilidade de Planos de Aposentadoria Previdenciaria Fechada, assunto de nosso interesse, pois a Previ é Previdencia Fechada. Tudo de bom e parabens, Cecilia, por se manifestarem contra a ingerência politica nos fundos de Pensão. Aposentado de Cambé-PR.

    ResponderExcluir
  20. Será que a Previ é um poço de honestidade assim para esse pessoal ficar se indignando ? É bom ter cuidado. Embora faltando água em São Paulo no Paraná é uma enxurrada danada com o Lava Jato limpando tudo. É bom ficar atento.

    ResponderExcluir
  21. Será que a Previ é um poço de honestidade assim para esse pessoal ficar se indignando ? É bom ter cuidado. Embora faltando água em São Paulo no Paraná é uma enxurrada danada com o Lava Jato limpando tudo. É bom ficar atento.

    ResponderExcluir
  22. COLEGAS, CABE AGORA A NOS, APOSENTADOS, PENSIONISTAS E FUTUROS APOSENTADOS DO PLANO 1 ENTRAR NO SITE DA PREVI E NO "FALE CONOSCO" REPUDIAR A PUBLICACAO "RESPOSTA" DA PREVI SOBRE O MANIFESTO DOS NOSSOS DEFENSORES. ASSIM DESMACARAMOS AS MEIAS VERDADES ALI INSERIDAS E ESTAREMOS DEMONSTRANDO DE QUE LADO ESTAMOS.
    NIVALDO ELIAS DOS SANTOS - MATRICULA 7.578.360-6

    ResponderExcluir
  23. Cara Cecília Garcez,

    Parabéns por sua nota e pelo Manifesto.
    Os associados podem ver que os componentes da Chapa 3 não estão brincando.
    A propósito, onde vai ser esse 1º Forum
    de Participantes Independentes.
    Tem algum outro evento programado para o Rio de Janeiro?

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  24. Diretora Cecília,
    Há reunião marcada do CD nesta semana p tratar do ES ?
    Em caso negativo, a Prezada Diretora não poderia convocar uma reunião com os demais diretores (previsto em estatuto) para esta semana para tratar do assunto, para que se encerre, de vez, esta novela da suspensão do ES?
    Meus agradecimentos
    Valdevino

    ResponderExcluir
  25. Uma simples observação: incorreto o ano da data do manifesto.

    ResponderExcluir
  26. Prezada Cecília e Colegas

    Por que não se faz uma devassa dos tentáculos do PT nos Fundos de Pensão? Alguém acredita que o esquema de desvio de dinheiro só impera na Petrobrás? Onde há dinheiro há esquema, atentem! A verdadeira dimensão do assalto ao País jamais será divulgada. Sabem aquele adágio: não se colocam todos os ovos na mesma cesta...

    ResponderExcluir
  27. Cara Cecília,

    Meu apoio incondicional a vocês pelo manifesto, nossos reais e verdadeiros representantes na PREVI.

    A nota de repúdio da PREVI e a seguinte, em que pedem mais seriedade com o nosso fundo de pensão, são simplesmente lamentáveis.

    Defendem a ilegalidade: a RES26, o bônus imoral, a falta de teto, transparência zero, deficiência na comunicação com os participantes, etc, etc, etc...

    Parabéns aos nossos eleitos pelo manifesto.

    É o que tinha a dizer.
    Lydio

    ResponderExcluir
  28. CAUSA ESTRANHEZA:
    ADIANTAM QUE O ASSUNTO ES JÁ FOI DECIDIDO NA SEMANA PASSADA....!
    (Se já houve decisão não há o que se falar em "código de ética" para manutenção do sigilo.
    Segundo: Se foi decidido algum(uns) dos diretor(es) e/ou conselheiro(s) participou(aram).
    Se não se manifestam, CONCLUO, não há BINGO, leia-se nada foi concedido.
    Me convençam do contrário

    ResponderExcluir
  29. Já tão cometendo injustiça. O marido de Graça Foster, presidente da Petrobrás, tem alguns contratos de prestação de serviços com a empresa, coisa pequena. Querem cancelar os tais contratos!! É um absurdo, o marido da presidente da Petrobrás é o homem mais corajoso do país, ele merece um monte de contratos.

    ResponderExcluir
  30. Prezada Diretora Cecilia,
    Fazendo minhas contas a respeito do ES, estou chegando à triste conclusão:
    - Limite manterá máximo 145.000
    -Suspensão de parcelas: não vai acontecer
    -Margem consignável insuficiente continuará.
    PROPOSTA que acho que deve ser apresentada, se é que podemos chamar de proposta:
    1 – Quem quiser ter MC, se vire, proponha aos seus credores que tirem o pagamento via consignação em folha da Previ. (NÃO INFLUI NO CÁLCULO DA MARGEM CONSIGNÁVEL)
    Talvez escrevam 2 folhas no site da Previ para comunicar este pote de BONDADES.
    (Benefício da medida para a PREVI: justificará que cumpre o teto de 30% com a saída, principalmente, da Cooperforte.
    SE FOSSE ALGO MELHOR JÁ SABERÍAMOS ATRAVÉS DOS SRS. DIRETORES/CONSELHEIROS.
    É UMA PENA. TANTO ESFORÇO PARA NADA!!!!!!!!!
    MARGEM CONSIGNÁVEL:
    NO MEU CASO:
    BENEFÍCIO BRUTO: R$ 9.871,50 X 30% = 2.961,45
    SUBTRAI:
    CONTRIBUIÇÃO PREVI MENSAL (-473,83)
    CONTRIBUIÇÃO PREVI PATRONAL (-473,83)
    ES EM CURSO (-252,66)
    ES EM CURSO (-1.749,43)
    Disponibilidade de margem: 11,70 (justamente o que consta no site da Previ.
    ONDE ENTRA A COOPERFORTE NO CÁLCULO DA MARGEM ?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário