sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Seriedade e mais Respeito com os Associados

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. " Mateus, capítulo 6, versículo 24.

Caros Colegas,

Em 12.11.14, o nosso grupo que foi eleito na Previ em junho deste ano, assinou um "Manifesto" em conjunto com outros fundos de pensão de empresas estatais com o objetivo de reforçar o nosso compromisso com uma gestão focada nos interesses dos associados.

A Previ, no dia 14.11, divulgou no site um repúdio em relação ao nosso manifesto e no dia 18.11, os representantes eleitos ligados ao atual Governo, que perderam as eleições da Previ para o nosso grupo em junho deste ano por quase 10 mil votos, enviaram um e-mail intitulado "Seriedade e mais respeito com a Previ", repudiando também a nossa iniciativa, na mesma linha que a resposta institucional da Previ: "a Previ é um exemplo em governança corporativa para os fundos de pensão do país, com participação ativa há mais de dez anos em ações para melhorar a governança nas empresas onde tem participação e no sistema de previdência complementar".

Este é o problema. Eles não se perguntam sobre a governança do ponto de vista dos associados, verdadeiros donos da Previ. Dão mais importância ao mercado e às empresas onde a Previ participa do que aos seus verdadeiros donos. É o mesmo discurso do patrocinador. Deveriam responder as seguintes perguntas: "por que não melhoraram a governança, acabando com o voto de minerva e retornando a consulta ao corpo social, já que são parte deste governo? Por que não mudaram a Resolução CGPC 26 que determina que metade dos recursos do superávit sejam repassados ao patrocinador?" Por que preferem continuar com o discurso do que foi feito nos governos anteriores esquecendo do que NÃO foi feito no governo atual?

Eu fui acusada pessoalmente em relação ao Manifesto que nós assinamos. Eles não se deram nem ao trabalho de ler o "manifesto", já que em nenhum momento nós citamos o nome da Previ. Nosso movimento é para proteger os fundos de pensão das empresas estatais dos tentáculos do governo (nossa obrigação como eleitos), seja qual governo for. Se não houve nenhuma ingerência política nos investimentos da Previ até o momento, ótimo, porém isso não significa que não possa haver no futuro, principalmente se houver mudanças na gestão da entidade em função de alterações no Ministério da Fazenda e na Presidência do Banco do Brasil.
A revolta do grupo que perdeu as eleições de 2014 na Previ foi o fato de não terem sido convidados para participar da assinatura desse manifesto e eu explico o motivo. ELES NÃO SÃO INDEPENDENTES. Eles fazem parte do mesmo partido do Governo, o que não os torna "gestores independentes", o que podemos facilmente identificar na mensagem que encaminharam.  

Nosso grupo continuará firme como uma rocha na defesa dos interesses dos associados. Não temos compromisso com nenhum grupo político nem partidário, nosso único compromisso é com aqueles que nos elegeram - OS ASSOCIADOS. Continuem contando com nossa vigilância e apoio. Nós somos os olhos, ouvidos e bocas de todos vocês na Previ. 

28 comentários:

  1. A coisa está ficando feia.

    Hoje, ao acessar o sítio da Previ:

    Matrícula/Senha inválida... digite novamente... nunca vi essa mensagem.

    Será que estamos todos bloqueados.

    Tomara que seja apenas problema do sistema.

    ResponderExcluir
  2. -Já não teria chegado a hora dos verdadeiros donos da Previ (associados) fazerem um grande levante (via consulta ao corpo social) e tomarmos realmente conta da Previ? O voto de minerva tem que ser dos associados e não do patrocinador na votação de questões polêmicas. Mudanças nos estatutos devem serem implementadas, se necessário. Será que estou falando bobagem? Estou convicto desta posição.

    ResponderExcluir

  3. Cara Cecília,

    Estou orgulhoso por tê-la do nosso lado. Somos o lado fraco, que nunca teve representatividade na figura Marcel. Ele se revelou um sindicalista disposto a fazer o impossível para defender os interesses do patrocinador e os projetos do governo. Acredito que ele esteja agindo assim e troca de favores futuros. Logo ele que deveria nos representar incansávelmente, nos odeia.

    Contamos sempre com a PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS.

    ResponderExcluir
  4. Devido ao total descrédito do governo no que se refere à sua política econômica, nossas ações estão entre as mais baratas do mundo, a bolsa de valores tem grande potencial de crescimento.

    Bastou rumores que Joaquim Levy, que conduziria uma política econômica menos suicida, seria nomeado ministro da fazenda, para que a bolsa de valores subisse mais de 5%, sexta feira. Pensaram quanto subiria se Aécio Neves tivesse sido eleito presidente? Provavelmente, voltaríamos a ter superávit no balanço da PREVI.
    Renovo meus “parabéns” aos colegas que ajudaram a reeleger a Dilma, extensivo aos que votaram branco, nulo ou não compareceram.

    Como a presidenta adiou o anúncio dos integrantes da área econômica, agora fritando seus ministros antes de nomeá-los, a bolsa de valores deve cair na próxima semana.

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília,

    Sua afirmação categórica de que os eleitos por nós são nossos olhos, ouvidos e bocas, deve calar definitivamente o "diz que me diz" que os antigos "eleitos" tentam difundir.
    E quem, pela PREVI, assinou a nota de repúdio, que se recolha à sua insignificancia.

    Luiz Faraco

    ResponderExcluir
  6. Alo blogtreze,

    Essa mensagem é minha velha conhecida e normalmente aparece quando o autoatendimento esta em manutenção.

    ResponderExcluir
  7. EXIGIMOS MAIS ATENÇÃO:22 de novembro de 2014 às 17:04

    Cara Cecília e Leitores,

    Verificando no site da PREVI, no "Painel Informativo", constatamos que o nosso Plano 1 já é bem maduro, pois na faixa etária de 41 anos, desde junho/2014 há apenas 5 associados aposentados, são os "mais novos de idade, aposentados no PB1"

    Agora, na faixa etária de 40 anos, em setembro/2014, solitariamente registram "a mais nova associada do PB1, a mais JOVEM associada, nascida em junho de 1974, está na ATIVA do BB há 26 anos! Tomou posse com 14 anos de idade, em 1989. Quando o Plano 1 encerrou e foi fechado para novos ingressos, em dezembro de 1997, a nossa MAIS NOVA ASSOCIADA já tinha 23 anos de idade.

    Na última ponta, da faixa etária de 106 anos, o nosso Plano 1 deve orgulhar-se em registrar OUTRA MULHER, nascida em Junho de 1903, nossa aposentada MAIS IDOSA !

    Em setembro/2014 totalizamos no PB1: 116.997 associados, sendo 20.045 Pensionistas, 25.161 na Ativa e 71.791 Aposentados.

    Incluindo-se a outro plano, de Contribuição Definida (Futuro), faltam apenas 752 pessoas para que a PREVI atinja o número mágico de 200 mil associados, até dezembro de 2014.

    Acho que está na hora da PREVI se repartir e ter uma Diretoria completa e exclusiva para cada Plano, afinal serão 100 mil para cada lado, e o nosso Plano é Definido, bem diferente do outro Plano Futuro, temos investimentos próprios, no montante exclusivo de R$ 170 bilhões de reais, pertencentes exclusivamente aos 116.997 associados do Plano 1 e estamos "em extinção"!

    Queremos ser tratados por gente nossa,que respeitem a nossa velhice e a nossa inteligência.

    Feliz 2015! que a PREVI inicie estes estudos para a cisão, VOLTANDO as consultas ao Corpo Social, sem o voto de minerva e com a Diretoria Completa e exclusiva ao nosso Plano 1, afinal: O PLANO 1 É NOSSO !!!!

    ResponderExcluir
  8. Poucas vozes ainda ecoam em defesa dos associados da PREVI.
    Tudo indica que os Brazuelanos (brasileiros travestidos de venezuelanos)venderam o Brasil...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Cecília,
    Continuo FIRME e FORTE com os eleitos da chapa 3.
    Bom fim de semana.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecília Garcez,

    O mesmo aconteceu comigo, pois queria ver porque um aposentado ganhando R$ 9.000,00 reais, está endividado. Cada caso é um caso.

    Mas nosso povo ganha miséria e muitos não estão endividados. Não estou igualando por baixo, mesmo porque a PREVI ganha com tais empréstimos, mas se o endividado morrer a dívida é minha, mesmo com seguro. Devemos verificar isto...

    Desculpem-me quem está endividado,mas devemos solucionar e darmos um basta nisto, só se não há interesse para não tirarmos dinheiro do BB ou mesmo da PREVI no seu spreed, não sei.

    O importante é aumento salarial igual aos da Ativa e aplicações em investimentos nossos pela PREVI. Já possuímos 100.000 empregados, que desse total 20% queira trabalhar, que beleza, trabalhando por aquilo que é seu, com PLR que expressem a realidade.

    Vamos ao fato:

    Parabéns Cecília Garcez, e se estão lhe culpando que ótimo, a sua força está sendo observada.

    O Medeiros já publicou quem estão disputando a Presidência do BB. Seja lá quem for.

    Continue mandando chumbo grosso, chega de eufemismo, não é o momento.

    Assuma que quem deve ter articulado em termos de porcentagem, a sua força foi a maior do que a dos outros em 0,00000001%. Isso é bom.

    Daquele que lhe acredita, com críticas sempre pensando em vocês, menos no Marcelenista, e na CHAPA 3, LIVRE, FORTE, E DE TODOS.

    Valim.

    OBS: Temos que acabar com a Resolução 26.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Cecília. Não se deixe intimidar por essas paus mandados chapas brancas. Te conheço a muito tempo e sempre confiei em você e continuo confiando. Continue firme minha amiga. Precisamos de você. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega (blogtreze),
    O problema é do sistema. O pessoal já está lá para regularizar. Ainda hoje deve voltar a funcionar. Desculpe o transtorno.

    ResponderExcluir
  13. Cara Cecília,

    Não podemos deixar o governo (PT), querer fazer a PREVI investir em qualquer empreendimento, porque não nos interessa, pois o plano 1 é um plano fechado e não precisamos de investimentos em vista de nossas idades. Acabou pelo menos para inglês ver a roubalheira na PETROBRAS para manter o PT no poder, agora irão buscar outras fontes. As previdências privadas estão na mira. Vamos ficar de olho. Obras faraônicas como o trem BALA, TRANSPOSIÇÃO e outras mais que irão inventar.

    ResponderExcluir
  14. Cara Cecília,

    Gostei demais da sua resposta, apoio total a vocês, nossos eleitos e reais representantes na PREVI.

    Os que assinaram o nota de repúdio pedindo respeito à PREVI, não não nossos representantes, fora com eles.

    Confirmo meu apoio à chapa 3 e volto a dizer que nunca votei tão bem ao ajudar a elegê-la.
    Lydio

    ResponderExcluir
  15. Parabéns colega Cecilia, gostei da sua atitude em relação a estes diretores paus-mandado, vou lhe mandar outro email, incomodando mais uma vez, do porque a Previ não cumpre decisões da Justiça.

    Abraços, e siga em frente, pois você sim, nos representa.

    Rogério Luiz Carvalho
    Pelotas .RS.

    ResponderExcluir
  16. ESSA TOTAL FALTA DE TRANSPARÊNCIA CONOSCO - VERDADEIROS DONOS DA PREVI - vem de longa data e, infelizmente, parece que nunca acabará, mas como diria o Dr.Medeiros - VAMOS QUE VAMOS - não podemos desistir e, para tanto, contamos contigo, com Carvalho, Ari e o incansável Dr.Medeiros,
    vcs tem nosso apoio mas isto ainda é pouco, temos que fazer/cobrar mais, muito mais
    Ademir MEDEIROS Martins
    Baln.Camboriú(SC)

    ResponderExcluir

  17. CREDO EM CRUZ, DEUS NOS ACUDA...

    Apareceu na operação lava-jato uma ramificação chamada “clube do amém”, que se dedicaria a negociatas com os fundos de pensão. Vários representantes dos fundos já estão se mobilizando para criar um sistema de fiscalização paralelo, espero que nossos eleitos não fiquem de fora; no Congresso Nacional o Senador Agripino Maia também exigiu o esclarecimento desta bandalheira.


    Por quê será que a presidenta adiou a indicação dos componentes da área econômica de seu governo? Seria para mandar um recado para Joaquim Levy, tipo “eu te nomeio, mas quem manda sou eu”? Além do mais, ele está sendo bombardeado pela ala mais radical do PT.
    Espero que, se convidado, Levy ainda aceite, é a única opção para por alguma ordem no caos financeiro.
    Ele deve estar pensando, lá com seus botões, “por quê largar um cargo tranquilo, em que recebo R$ 370.000,00 por mês(segundo a CUT), para descascar, com cortador de unhas, uma jamanta de abacaxis?”. Espero que seu espírito público prevaleça.

    ResponderExcluir
  18. Li o manifesto em defesa da PREVI escrito pelo Marcel. Como é que pode a Previ, maior fundo de pensão da AL, ter conselheiros desse nível NUMA FUNÇÃO com tamanha e absurda autonomia INDIVIDUAL ( seria parecida com a do Pizzolata na Diretoria do BB/Visanet? ele diz e repete que não tinha poder individual )na Diretoria de Seguridade que responde, diretamente, pela vida ( ou MORTE ) de todos os dependentes da Previ? Leiam e releiam o TEXTO. É de uma pobreza de conteúdo de fazer inveja às piores redações do Enem! No texto do Manifesto assinado pela Cecília, Ari, Medeiros etc, NÃO CITAM em nenhum momento o nome da Previ e dos outros fundos dos quais são sócios, antes de tudo( a não ser na assinatura, que se identificam como conselheiros da Previ, até para ter legitimidade para o objetivo que se propõem ). Apenas dizem que se reunirão ( A CONSTITUIÇÃO DIZ QUE É LIVRE O DIREITO DE ASSOCIAÇÃO ... )para cuidar dos interesses dos ASSOCIADOS dos fundos de pensão ... Para cuidar dos INTERESSES DA PREVI eles já tem o mandato, a Governança, os Estatutos e Regulamentos para seguir ... Ora, bolas!!!
    Só podemos acreditar que o poder dos Sindicatos, aliado à omissão dos velhinhos ( ninguém vota porque tem carrões e mansões nas praias etc )é que os elegeu. Agora, com certeza eles usarão logo o poder de veto e MUDARÃO os poderes do Diretor de Seguridade para a próxima legislatura!!! Escrevam! Depois do atual Diretor, duvido que o próximo terá tanta autonomia e maldade juntas. Até parece os "nervosinhos da direita" pelo que são acusados os jornalistas da Globo ( por ela própria ): Willian Waak, Alexandre Garcia etc? Diogo Mainardi ...

    ResponderExcluir
  19. Cara Cecília Garcez,

    Parabéns por essa belíssima estratégia política. Não poderia imaginar tamanha repercussão. Muito bom para todos nós.

    Creio que seu feeling foi de uma filigrana nanomêtrica. Sinceramente que bom que foi atribuído a você, nem que seja pela margem de 0,000001%. O importante é que sabem que estamos unidos.

    Quando falei antes da margem não sei se entendeu. Queria lhe dar os louros e ao mesmo tempo lhe proteger do ataque aéreo, terrestre e marítimo. Mas agora como está no ventilador vais ficar mais forte, e acredito que 50% foi seu e os outros 50% dos restantes Fundos de Previdência.

    Parabéns, mas uma vez.


    OBS: Conseguiu mexer com a PREVIC e José Pimentel (Resolução 26) agora creio que saia.

    Valim.

    ResponderExcluir
  20. Fala sério Cecília.... A única chance que temos será nas próximas eleições, expurgarmos o Marcel da PREVI com a vitória de uma chapa de oposição. Sonho com Dona Isa Noronha na Diretoria de Seguridade. Fale com ela. Convença a ela.
    Fernando Saraiva, aposentado desde 1972

    ResponderExcluir
  21. Prezada diretora Cecilia,
    PELO AMOR DE DEUS,
    Dê uma notícia sobre o ES.
    Fico acessando o site da Previ e os blogs dos diretores e conselheiros a cada 10 minutos.
    Estou me deprimindo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. D.D. Eleitos da Chapa 3 - solicitação que enviei à PREVI:

    Senhores Diretores Eleitos, Indicados, Membros do CD e do Conselho Fiscal da PREVI:

    Assunto: desoneração da MC de 30% do Contra Cheque PREVI, ES 160/120.

    Várias Instituições não consideram na MC de 30%, as contribuições a Planos de Saúde, por terem caráter de Investimento e desoneração das despesas de Saúde da Família, que evita a dependência exclusiva do SUS, sem maiores custos.
    Inclusive as contribuições à CASSI, não deveriam ser consideradas DESPESAS, eis que proporcionam investimento/vantagem financeira na manutenção da saúde da família inteira, não apenas do Assistido.
    Nessa análise, a verba C820, deveria ser desconsiderada na MC 30%.

    Aproveitando: a cobrança da 13ª. parcela dos Planos de Saúde é ILEGAL, conforme a Súmula 126 do TST.

    Vejam o Decreto da Assembléia Legislativa de SP, fato que se repete em várias UF:
    - DECRETO Nº 60.435, DE 13 DE MAIO DE 2014 (Assembléia Legislativa SP)
    ...
    “Artigo 5º - São consideradas consignações facultativas:
    I - contribuição para plano de seguro em geral e plano de saúde, inclusive odontológico.”
    http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2014/decreto-60435-13.05.2014.html

    Então, Senhores Diretores, aguardo estudos e providências sobre o tema: MC 30%.
    Sobre o Teto/Prazo do ES, sopesadas as questões da idade avançada, FGM, etc., venho registrar que cabe ES 160.000,00/120, cuja regulação será pela MC 30%, que deveria ser desonerada:
    1 - De imediato, desconsiderar definitivamente a Verba C820 na MC 30%.
    2 – Excepcionalmente em Dezembro/2014, desconsiderar a Verba C800, que corresponde a 4,8% do Benefício Bruto; cujo reajuste pelo INPC em Janeiro (6%) compensará com sobras a supressão provisória (em 2014) dessa Verba (C800).

    Desonerar a MC 30%, elevar o Teto para R$160.000,00; ajuda MUITO os Participantes, não compromete o Investimento Rentável e Seguro da PREVI.
    Não vislumbro nenhuma agressão a regulamento da Previ, situação que acaso ocorra o CD tem poder para modificar.

    Dia 02/12, tem reunião do Conselho Consultivo.

    Marcelino Maus
    6752890

    ResponderExcluir
  23. Reajuste PREVI(JAN/2015), já há previsão do índice?

    ResponderExcluir
  24. Cara conselheira Cecilia, e colega aposentada, por favor leia o Blog do Ossami Sakamori, que trata do aumento de salário dos deputados para r$78.000,00 reais, a ser votado logo no orçamento para o ano seguinte. É uma coisa de louco, fora os Bonus dos Diretores da Previ... tudo de bom, colega aposentado de Cambé-PR.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Cecília! Muito obrigado pela defesa dos verdadeiros donos da Previ. Quanto aos perdedores da última eleição, ignore-os.
    Vida longa e saúde!

    ResponderExcluir

  26. Finalmente, foi formalizada a indicação de Levy, Barbosa e Tombini, o trio que conduzirá a política econômica do segundo governo da presidenta Dilma. Foi claro o embate Lula x Dilma sobre nomes, Lula queria, para ministro da fazenda, Henrique Meirelles ou Luiz Trabuco, Dilma sonhava com Nelson Barbosa ou Tombini. A indicação de Joaquim Levy fortaleceu a posição de Lula, não foi um nocaute, mas uma vitória por pequena margem de pontos.
    Para a presidenta, desnudou o fracasso de sua política econômica atual, além de mostrar sua fragilidade política, pois sequer teve liberdade para nomear livremente seu ministro da fazenda. A nomeação de Levy está sendo fortemente contestada pelo próprio PT, o ministrinho Gilbertinho, antes de ir para o olho da rua, declarou que o novo ministro veio para aderir ao projeto econômico do governo.

    Confiando no discernimento do Doutor Medeiros, que conhece o Levy e o reputa como pessoa competente e séria, que certamente não está indo para o governo com segundas intenções, ressalto o espírito público do novo ministro, que deixou um cargo em que recebia dez vezes mais, e ainda terá como xefa uma pessoa imprevisível e de “pavio curto”.

    Boa administração para ele, o país precisa muito.

    ResponderExcluir
  27. Senhora Diretora,já foi publicado o balancete da Previ do terceiro trimestre? Logo que tiver conhecimento dos números, nos informe por favor.

    ResponderExcluir
  28. Dona Cecília,

    Se não for igual baton em cueca (sem explicação), por favor explique a saída do Dan Corrido da presidência da Previ

    ResponderExcluir

Poste seu comentário