domingo, 6 de julho de 2014

As Notícias da Semana

Caros Colegas,

Mais uma vez foi prorrogada a decisão sobre a revisão do Empréstimo Simples na Previ, a pedido da Diretoria de Seguridade. Na última reunião (dia 01.07) foram discutidos alguns números relativos ao ES, que hoje somam 57 mil mutuários. A Diretoria de Seguridade afirmou que apresentaria a proposta no próximo dia 08.07. É bom entender como funciona a gestão na Previ. Qualquer proposta tem que ser encaminhada pela área responsável, no caso de operações com participantes, a área que tem alçada para apresentar estudos e que tem acesso às informações mas específicas sobre os participantes é a área de Seguridade. A alçada para decisão do ES é da Diretoria Executiva, porém é preciso que seja apresentada nota técnica da diretoria responsável pelo assunto.

Eu gostaria de reforçar que a política de transparência da nossa gestão com os colegas continuará com força total, porém em algumas situações teremos que manter certa cautela em relação à divulgação dessas informações.

Eu entendo perfeitamente a agonia dos colegas e a pressão para que mudanças aconteçam no relacionamento da Previ com seus associados, porém gostaria que os colegas refletissem sobre o tempo certo para promover esse tipo de pressão. Precisamos planejar ações, buscar apoios de entidades que realmente representem os colegas. Não é só ter vontade de fazer e pronto. A impressão que fica é que os colegas estão achando que somos mágicos e que faremos mudanças em um estalar de dedos. Quem dera! Vontade não nos falta. As pressões vindas dos grupos que perderam as eleições são até compreensíveis, pois as pessoas ainda não entenderam que é preciso de união para avançar nas propostas. Vamos lembrar que daqui a dois anos haverá novas eleições para a Diretoria de Seguridade e é preciso que estejamos unidos. Vamos lembrar que a "união faz a força".

Esta semana também foi importante porque aconteceu (enfim!) a audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para discutir o PDS 275, de autoria do Senador Paulo Bauer, que susta os artigos da Resolução CGPC 26/08 sobre a reversão de valores ao patrocinador na utilização da "reserva especial" oriunda de discussão de superávit.


O Colega Antônio Carvalho, atual conselheiro deliberativo da Previ, eleito comigo, conseguiu 35 mil assinaturas que foram entregues nesse dia. Estiveram presentes também o nosso colega Williams, atual conselheiro fiscal, eleito comigo. O colega Ruy Brito, teve direito a palavra e falou muito bem representando a AAPBB e como Presidente do CD da UNAMIBB. Ele reforçou a questão de que os artigos 19, 20 e 21 da LC 109 são claros em relação à questão de que "todas as receitas normais e extraordinárias, resultantes estas da aplicação dos recursos garantidores, devem ser destinadas EXCLUSIVAMENTE ao pagamento de benefícios - e os destinatários dos benefícios são os participantes e assistidos e não o patrocinador".

Como o colega Ruy Brito foi interrompido pelo Presidente da Audiência por ter ultrapassado os 10 minutos, eu gostaria de reproduzir as argumentações que deixaram de ser apresentadas pelo colega, conforme abaixo:
 
"Neste ponto interrompi minha exposição, atendendo as ponderações do Presidente da audiência, que me alertou para o fato de já haver ultrapassado o tempo de 10 minutos, destinado aos expositores de audiência pública pelo Regimento Interno do Senado Federal.
Deixei de focalizar a transgressão dos fundamentos de ordem econômica representados pelo fato de que a empresa, no processo de comercialização de bens ou de produção de serviços atua como agente repassador dos custos aos preços, o que significa que no momento da venda de seu produto ou serviço incorpora ao preço cobrado do consumidor todos os gastos efetuados, acrescidos do lucro e dos impostos indiretos, com o que “zera” seus gastos , inclusive salários e encargos sociais.
Que, no regime de economia de mercado em estado de livre concorrência ao reduzir seus custos reduz também seus preços, transferindo benefício para o consumidor.
Esse é o fundamento pelo qual o legislador autoriza a redução da contribuição patronal, na hipótese de ocorrência de superávits, na expectativa de que essa redução beneficiará o consumidor. De outro lado, não autorizou, na LC 109/01 a reversão de valores para efeito de devolver as contribuições vertidas pela empresa, mas transferida nos preços para o consumidor, para não promover um enriquecimento ilícito do patrocinador.
Como se vê, ao repassar  nos preços o valor de sua contribuição ao consumidor a empresa “zera” o custo de sua contribuição.  Além disso antes da apuração do lucro líquido para efeito de tributação a empresa é beneficiária da renúncia fiscal, autorizada que é a abater até 20% das contribuições vertidas à previdência complementar inclusive ao PIS/PASEP a título de estímulo pelo patrocínio.
De outro lado deixei também de abordar, como pretendia, em uma justa homenagem a Ação Civil Pública movida pelo Dr. Gustavo Magno Albuquerque, MD Procurador da República no Rio de Janeiro resultante do inquérito civil MPF/PR-RJ n° 1.30.012.000244/2011-20 iniciado com a representação oferecida pela Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil-AAPBB, conforme documento n° 1, anexado a exordial.
Nessa ACP, movida contra a Superintendência Nacional da Previdência Complementar-PREVIC, solidamente justificada o Dr. Gustavo questiona a legalidade da Resolução CGPC 26.
Quero ainda focalizar o incidente provocado pela reação insólita do Senador José Pimentel, quando solicitado por mim a esclarecer se ainda prevalecia o artigo do Regimento Interno do Senado Federal que impede o exercício da relatoria pelo autor de uma proposição.  Justifiquei a indagação pelo fato de que a época em que fui parlamentar o regimento interno da casa disciplinava esse impedimento. E se ainda estivesse em vigor o referido Senador, por uma questão ética deveria ser declarar impedido de atuar como relator de um projeto que sustava a vigência de artigos de uma Resolução ilegal de sua autoria.
Numa atitude inusitada o referido Senador em vez de esclarecer a situação declarou-se ofendido e na seqüência exigiu a retirada da audiência do colega Manoel Leite Magalhães pelo fato absolutamente normal de haver este expressado sua divergência com o Senador Pimentel, em um rotineiro exercício de cidadania.
Na verdade o Senador José Pimentel, por analogia, deveria declarar-se impedido de atuar como relator por força do disposto no artigo 127 cominado com o artigo 126, § 2º , do Regimento interno do Senado.  Assinalo ainda, que o artigo 132, § 8º  do mesmo regulamento, impede que o autor vote na sua proposição, registrando-se sua presença para efeito de quórum."
 
 
 
 

41 comentários:

  1. A abordagem de Cecilia está correta. O Medeiros também já se manifestou neste sentido. É preciso ter paciência e persistência. Conforme divulgado na campanha vamos continuar lutando por tudo aquilo que divulgamos. A luta para aprovação do PDS 275/2012 será muito árdua e desigual. É prioritária. A luta para implantar o teto também é prioritária. Foi mudado o Superintendente da PREVIC. Acreditamos que não irão mudar a decisão do anterior. Estou concluindo resumo completo sobre o que se passou na audiência e sugerindo os próximos passos. O teto será pautado na reunião do Conselho.
    Sobre o empréstimo simples, abaixo, mensagem que divulguei em meu blog e e-mail.
    Continuamos firmes, lutando por tudo aquilo que acreditamos como sendo justo.
    Abraço,
    Carvalho.
    COLEGAS:
    Temos recebido muitas mensagens por e-mail e através do blog pedindo informações e providências para a suspensão das parcelas do empréstimo simples por mais alguns meses. Diante da inquietação e angústia de muitos colegas e dos comentários que estão circulando, informamos que:
    - Decisões sobre empréstimo simples é de competência da Diretoria Executiva que delibera de forma colegiada, por maioria, a partir de propostas apresentadas pela Diretoria de Seguridade.
    -Para minimizar o impacto financeiro dos beneficiários, decorrente da extinção do BET antes do prazo previsto, apresentei à Diretoria e registrei no Conselho, sugestão para elevação do prazo de pagamento, com carência de 6 meses.
    -Sabemos que os Eleitos da Chapa 3 PREVI LIVRE FORTE E DE TODOS estão lutando neste sentido e que a decisão sobre este assunto está prevista para a próxima reunião da Diretoria do dia 8 de julho.

    Antonio J. CARVALHO

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cecília.
    Prazer em vê-la de volta ao blog. Nesse meio tempo de sua ausência, muita coisa aconteceu e com muitos desdobramentos futuros. .. Agora, compareço ao seu blog, para lhe dar uma breve explicação. No dia 4 do corrente, fiz um comentário, meio alongado, que, por envolver ajuizamentos sobre Você, como diretora eleita pela Chapa 3, à qual dei meu voto, pedi para publicar, concomitantemente, no seu blog e no do Dr. Medeiros. A publicação no blog do Medeiros ocorreu, no dia 4/7/14, às 11:29h., conforme se vê, sob a postagem AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO SOBRE A RESOLUÇÃO 26, de 2/7/2014. Infelizmente, por razões que não sei precisar(falha técnica, vírus, moderação, etc.) não visualizei a publicação no seu blog, reativado hoje. A eventual leitura de meu citado comentário e de outro, enviado hoje ao blog do Dr. Medeiros , publicado às 10:00h, sob a postagem COLOCANDO OS PINGOS NOS IS, evidencia os meus ajuizamentos e me dispensa de novas considerações. Vencidas as suas primeiras semanas na Previ, faço votos de um profícuo desempenho de suas funções e ficarei como observador atento, mas doravante silencioso, para evitar pingos no alfabeto. Cordialmente, Aristophanes Pereira, seu admirador desde a fundação do blog.

    ResponderExcluir
  3. Caro colega Aristophanes,
    Não sei dizer o que houve. Eu não deixei de publicar nenhum comentário. Se você quiser reenvia-lo, eu o publicarei com o maior prazer. Dificilmente eu não publico os comentários, a não ser que não estejam de acordo com as regras do blog, o que tenho certeza não foi o seu caso. O que pode ter ocorrido é ter sido publicado em um post antigo e você acabou não acompanhando o seu desfecho.

    ResponderExcluir
  4. Cara colega e batalhadora e aposentada Cecilia, principalmente agora, enfrentando inclusive o melindre de alguns colegas de outras chapas, que não conseguiram se eleger, peço que esqueçamos isso, pois o nosso interesse é maior. Muito interessante o comentario do Colega Carvalho, ao propor uma Petição Eletronica (Avazz), quanto ao impedimento do Senador Pimentel, de ser relator do Projeto em pauta (do Sen Paulo Bauer), como consta no código de ética/regulamento do Senado. To nessa e solicitarei a colegas aqui do Parana (Londrina e Região), que assinem a petição, e eu tambem, logico. Tudo de bom na esperança de dias melhores para todos nós aposentados e pensionistas. Apos. de Cambé-PR.

    ResponderExcluir
  5. Entendo perfeitamente sua posição, porem inumeros colegas em situação muito dificil quanto ao ES, estao preocupados. Votei na sua chapa e vou apoia-la sempre.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cecília,apesar do foco para a reunião de amanhã ser o ES, peço-lhe nunca deixar de enfatizar o realinhamento do PB1 que já passou do tempo e muitos já morreram sem usufruir desse acordo firmado em 2010.Vale lembrar a faixa etária dos componentes do PB1 que nesse caso , tendo se passado 4 anos desde 2010 a morte é a certeza maior e o pior é que muitos estão morrendo na miséria, o que não fica honroso para a PREVI diante de um estatudo do idoso tão bem elaborado mas que não mereceu o devido respeito.

    ResponderExcluir


  7. Estimada Cecília e Colegas,

    Diante da procrastinação do Sr Marcel Barros em definir o socorro humanitário emergencial aos associados, propomos, em caráter cautelar, a suspenção adicional do ES para o mês em curso, haja vista que corremos o risco de ultrapassar o fechamento da folha.
    A medida ora proposta visa garantir a todos a segurança financeira necessária no próximo dia 20 e, assim, serenar os ânimos. É acintosa a postura desdenhosa de nosso Diretor de Securidade e não há nada concreto após seis meses de protelação.
    Cabe aqui salientar o papel deplorável do BB em toda essa tragédia. Assenhoreou-se de forma draconiana de metade do superávit, algo em torno de 7,5 bilhões de reais, prevalecendo-se da prerrogativa facultada pela famigerada Resolução 26 da SPC e imediatamente realizou o montante no seu resultado contábil daquele exercício.
    Fiel à máxima de privatizar os lucros e socializar os prejuízos, foi solidário no lucro, mas se omite agora no déficit. Que lógica é essa que obedece a uma via de mão única. A salvação para a PREVI e seus associados tem que vir do Patrocinador. Restituir aquele montante, que nos foi sorrateiramente confiscado, a seus legítimos proprietários, seria a medida moral e eticamente correta.
    Engordaram os lucros dos acionistas com os recursos que agora nos fazem falta, condenando-nos à miséria e à indignidade. Isso é indecente sob qualquer perspectiva, em qualquer lugar do mundo. A finalidade precípua da PREVI e seu compromisso é com seus associados e legítimos donos.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  8. Prezada Cecília.
    Obrigado pela atenção. O assunto está superado, sem necessidade de nova publicação. Cordialmente, Aristophanes.

    ResponderExcluir
  9. PERGUNTANDO PELA QUARTA E ÚLTIMA VEZ
    Diretora, qual seria a proposta para revisão do plano previ futuro, listada como prioridade na matéria anterior.

    Eleitor da chapa 3

    ResponderExcluir
  10. Sra. Dona Cecília,

    Acho que a maioria compreende que vocês eleitos não são mágicos. Nossa maior e mais urgente preocupação é 20 de julho que poderia ser resolvida com a suspensão da cobrança do ES por mais 6 meses.

    Deus lhe ilumine

    ResponderExcluir
  11. Quando pensamos que nossa classe política chegou ao fundo do poço, ela consegue cavar um pouco mais, acho que vão chegar ao Japão. Partido do qual me recuso a dizer o nome lançou, como “puxador de votos” para a legenda, o ator de filmes pornô Kid Bengala; há uma fauna variada de puxadores, como lutador de MMA, pagodeiros, presidentes de clubes de futebol, um astronauta(acho que é o único do Brasil), atletas de diversas modalidades, cirurgião plástico que reside em Hollywood, todos futuros estadistas. Enquanto isto, os bons vão pulando fora, o deputado do Rio de Janeiro, Alfredo Sirkis, anunciou que não vai disputar a reeleição para deputado federal.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega anônimo das 15:06h,
    Eu já expliquei que a Diretoria de Seguridade solicitou prazo até amanhã, terça-feira, para apresentar a proposta. Ainda não tem proposta na mesa. O que houve até o momento foram discussões sobre o assunto, porém sem apresentação de proposta formal, que tem que ser encaminhada pela área responsável, no caso, a Diretoria de Seguridade.

    ResponderExcluir
  13. PERGUNTANDO PELA QUARTA E ÚLTIMA VEZ
    Diretora, qual seria a proposta para revisão do plano previ futuro, listada como prioridade na matéria anterior.

    Eleitor da chapa 3

    7 de julho de 2014 15:06

    Cecilia ele perguntou REVISÃO DO PLANO PREVI FUTURO.

    ResponderExcluir
  14. Prezada colega Cecília,

    Parece-me que sua resposta de 07/07 17:01 ao colega anônimo de 07/07 15:06, não atendeu ao apelo do mesmo.
    Ele se refere não ao ES, mas, sim, dentro do programa da chapa 3, "qual seria a proposta para revisão do plano previ futuro".

    ResponderExcluir
  15. Respondendo a uma indagação de um seguidor na postagem anterior, você assim consignou em 03.07.2014, 7:28 hs.: "Quando se fala em suspender as contribuições para àqueles que contribuíram por mais de 360 meses é necessário superávit para implantar tal medida, da mesma forma que é necessário mudança no regulamento do plano, em função de não estar previsto no plano."
    Diante dessa resposta, indaguei-lhe em 04.07.2014, 3:44 hs:"
    “Cara Cecília, quais são as alternativas para mudança do regulamento? A iniciativa pode partir dos associados? Nesse caso, qual seria o número de assinaturas exigidas e de que forma a proposta seria votada?” Tal indagação ainda não foi respondida e não a culpo por isso, em razão das dezenas de outros questionamentos que mereceram sua atenção, motivo pelo qual solicito-lhe a gentileza de esclarecer-nos a respeito daquele assunto, que acredito ser de interesse geral. Agradeço-lhe antecipadamente por suas habituais cortesia e atenção no trato com os associados, o que a distingue sobremaneira dos seus antecessores. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Entendo muito bem a argumentação da Colega Cecília! Há necessidade de nos unirmos para causas que realmente nos fortaleçam e nos tragam benefícios maiores. Entendo que muitos colegas têm real interesse nesta questão do ES, todavia este é apenas um paliativo, o que necessitamos é de conquistas que nos possibilitem uma remuneração mais digna e isso só será possível com união e muita luta... mas acima de tudo organização e paciência!
    Abraços,
    Alvorino Osvaldt Camaquã RS

    ResponderExcluir
  17. ALGUÉM PODERIA ME TIRAR UMA DUVIDA?

    http://www.trt20.jus.br/mostraPdf/mostrapdf.php?codigo=1909819&banco=sap

    QUE VERBA É ESSA P210?
    QUEM É QUE TEM DIREITO DE RECEBER?
    É O PESSOAL DO GRUPO PRÉ67?
    SE FOR GOSTARIA DE SABER PQ MEU PAI NÃO RECEBE A MESMA, SO TEM A P300.

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  18. Marcelino Maus diz...
    Tendo em vista que de nada adianta seguir os mandamentos do Profeta Maomé (que só profetizou o BEM), sugiro que fundemos um Grupo Ideológico de aposentados da PREVI, tendo por lema seguir as Profecias de Nostradamus (que só profetizou o MAL). Esse raciocínio faz sentido, porque o MAL é o que o BB e a PREVI tem a nos oferecer.
    Assim sendo, se 25% dos associados da Previ com ES utilizassem imediatamente o FQM, a PREVI receberia antecipadamente o ES, além do fato (o mais importante) do valor dos Benefícios então convertidos em Pensões (60% do valor dos benefícios), geraria Superavit de R$15 Bilhoes ao ano...

    ResponderExcluir
  19. Tem jogo do Brasil amanhã. Horário de expediente resumido. Vai assim mesmo ter reunião?

    ResponderExcluir
  20. É possível que quando este comentário for publicado já saibamos quais foram as decisões tomadas hoje, 08.07.14, na reunião de diretoria sobre o assunto ES-Previ. Mas, seja lá qual for a alternativa que será oferecida aos associados, peço que Você a disponibilize aqui com a possível brevidade. Valeu.

    ResponderExcluir
  21. Gente, eu preciso de uma paliativo.

    ResponderExcluir
  22. Cecília,

    Se o problema para nova carência do ES é com o déficit do FQPM a solução é simples, BASTA RETORNAR APENAS OS VALORES REFENTES A ESSA COBERTURA, COISA QUE DEVERIAM TER FEITO DESDE ANTES.

    ResponderExcluir
  23. E daí Dona Cecilia,a Diretoria de seguridade pediu prazo até hoje e nós obedientemente esperamos, para nada?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Caros colegas,
    Houve expediente de 08 as 12h na Previ é a reunião aconteceu nesse horário. O martelo será batido amanhã em relação ao ES. Ainda tenho esperança que os demais diretores se sensibilizem com a situação atual dos colegas com o fim do BET e o retorno das contribuições.

    ResponderExcluir
  26. Caro Felipe,
    Não estou conseguindo abrir o link. Vou verificar amanhã e comento aqui, ok?

    ResponderExcluir
  27. Caros colegas,
    Realmente eu me confundi em relação ao comentário sobre a revisão do Plano Previ Futuro. Há uma revisão em andamento na Diretoria de Seguridade, porém não sei do que se trata. Este ano o nosso grupo vai apresentar propostas de revisão de ambos os planos, mas isso tem que ser feito com calma e de forma técnica e com boa fundamentação. O Plano Previ Futuro precisa ser revisto com urgência, pois é um plano onde o benefício na aposentadoria é menos que 60% na maioria dos casos. Se no Plano 1 o pessoal tem direito a um benefício de 90% e pensa duas vezes antes de se aposentar, pois vão perder auxílio alimentação e PLR, imaginem os colegas do Plano Previ Futuro?

    ResponderExcluir
  28. Cecilia, hoje so saira a decisao sobre ES ou havera outra reuniao?Jeanne.

    ResponderExcluir
  29. A reunião foi pela manh omas somente às 21:31horas houve uma manifestação de nossa representante. Ou seja continuamos fora da lista de prioridades, mesmo de nossos representantes. Pelo menos, temos a comemorar que alguns de nós tiveram suas vidas melhoradas com os subsídios pelos cargos aos quais os levamos!

    ResponderExcluir
  30. Estamos aguardando as propostas da diretoria de Seguridade, sobre as melhorias do Empréstimo Simples.

    Creio que o FGM não será problema, pois basta aumentar a taxa, de acordo com a idade do associado, para deixar de ter déficit. Aliás, nada explicaram como se originou tal déficit no FQM, nem seu valor, nem o tempo que está desiqulibrado.

    Todo nosso problema se acha no prazo, que deve ser alongado, visto que a margem consignável reduziu, devido aos 24% sofridos nas reduções de nossos benefícios, em janeiro/2014, sem o BET e a volta das contribuições (Tudo acertado nos gabinetes, sem explicações e consultas aos associados).

    Isto tem que mudar na PREVI, especialmente nos assuntos do Plano 1.

    ResponderExcluir
  31. Cara Cecília,
    E a reuniao sobre o ES ?

    ResponderExcluir
  32. Sérgio Luiz Romagnoli Machado9 de julho de 2014 às 19:07

    Cecília, por favor, como terminou a novela do ES ? Finalmente foi formalizado hoje ?

    ResponderExcluir
  33. Sérgio L R Machado9 de julho de 2014 às 19:10

    Por favor Cecília, terminou a novela do ES ? Finalmente foi formalizado hoje ?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite,

    Você poderia nos dar notícias sobre a reunião de hoje 09/07/2014.

    Grata,


    ResponderExcluir
  35. Colega Cecilia,
    Lembre-se de que o Previ Futuro é de Contribuição Definida, e não de Beneficio Definido. Quem escolhe o valor a ser vertido para o Fundo é o próprio participante. Segundo as informações esses Planos (CD) não geram superávits ou deficits. Hoje o sistema não mais acolhe o primeiro caso ( Beneficio Definido).
    Entretanto, como que o nosso Benefício é definido e a Parcela Previ nos retira parte? Se eu contribui com "X" para a Previ e "Y" para com o INSS tenho direito aos calculados isolados. Porque criaram essa anomalia, essa excrescência chamada Parcela Previ?.
    Temos que acabar com essa roubalheira!!!!!

    Batista

    ResponderExcluir
  36. Caro colega anônimo das 14:39h,
    Eu acho que seria melhor você cobrar de outros que não tem nem canal de comunicação onde vocês participem diretamente. Acho que eu mereço respeito de sua parte.

    ResponderExcluir
  37. Cara Colega Jeanne,
    Como não houve consenso, a decisão ficou para amanhã, dia 10.07.

    ResponderExcluir
  38. Caro colega anônimo das 22:27h,
    Essa questão da Parcela Previ é outro ponto polêmico, pois no Plano 1, plano de contribuição definida, que antes da mudança do estatuto de 97, havia a complementação do benefício, depois dessa mudança do estatuto, a Previ passou a suplementar o benefício considerando uma Parcela Previ que prejudicou muitos colegas, principalmente os que se aposentaram entre 1999 e 2004, quando os salários estavam congelados. Atualmente, há muitos colegas, principalmente homens, que se beneficiam com a Parcela Previ, quando o cálculo do benefício do INSS é maior que o valor dessa parcela. Por isso este assunto sempre acaba saindo da lista de situações a serem defendidas quando há discussão de superávit.

    ResponderExcluir
  39. Obrigada ... Bom descanso ... Vamos torcer para que saia amanhã ...

    ResponderExcluir
  40. Cecília, parabéns sempre pelo seus esforços em nosso favor. Gostaria de saber algo sobre os que, como eu, entraram para o BB em 1963, mas não recebem 30/30 avos.

    ResponderExcluir
  41. Sérgio Luiz Romagnoli Machado10 de julho de 2014 às 18:30

    Cecília,
    Estamos aqui, a postos, como um
    soldado britânico da "guarda da rainha", para as informações sobre a reunião de hoje. Claro que não é fácil minha colega, não é fácil mesmo ! Se fosse qualquer um estaria em seu lugar

    ResponderExcluir

Poste seu comentário