terça-feira, 15 de julho de 2014

Revisão do ES

Caros colegas,

A Diretoria Executiva da Previ aprovou revisão dos parâmetros no ES. As mudanças foram:

- Elevação do teto do empréstimo de R$ 130 mil para R$ 145 mil;
- Flexibilização dos prazos máximos de pagamento para contratações e renovações feitas até o dia 29.10.2014, para os associados até 86 anos;
- Liberação da carência de seis prestações pagas, para que possam fazer a renovação dentro das novas condições.

O impasse que estava ocorrendo nas negociações até semana passada poderia ter derrubado qualquer condição de avançar em uma proposta, o que prejudicaria todos os associados. A proposta aprovada hoje atenderá a grande maioria, sendo que alguns não estarão contemplados nessa mudança, porém é preciso que olhemos o todo. Se continuássemos contrários a uma proposta negociada, não haveria nada, ou seja, nenhum associado poderia se beneficiar com os novos parâmetros.

Gostaria de deixar claro que nos empenhamos ao máximo (eu e o Diretor Décio) para que chegássemos a uma saída que minimizasse o efeito do fim do BET na vida dos associados. Nem sempre o ideal é o que conseguimos. O ES não é a solução para a situação difícil de muitos associados. É preciso que tenhamos consciência de que muita coisa tem que ser feita e vocês poderão contar conosco na busca por melhores dias.

Fonte: http://www.previ.com.br/menu-auxiliar/noticias-e-publicacoes/noticias/detalhes-da-noticia/plano-1-emprestimo-simples-tem-novos-parametros-1.htm

128 comentários:

  1. Se isso foi o melhor fico imaginando o que pode ser pior....aumentar dívida já salvou alguém? E ainda ficam ensinando sobre educação financeira.... Patético....

    ResponderExcluir
  2. Há de se reconhecer o esforço da senhora Cecília e do Sr Décio, no entanto, a presente medida não alcançará as pessoas que se encontram em situação de maior fragilidade, que aliás, é grande e esmagadora maioria. A medida é seletiva, e que pese a elevação do valor e flexibilização dos prazos. A razão: a total inexistência de MARGEM CONSIGNÁVEL pelos IMPACTOS decorrentes da cobrança das CONTRIBUIÇÕES À PREVI E Á CAPEC. È inacreditável que ninguém tem pensado nisso Algo absolutamente elemetar. É preciso voltar à mesa e sensibiizar a Diretoria mostrando que a medida é inócua se não forem desconsiderados os impactos da Contribuição à Previ e à Cape, na apuração da margem Consignável,principalmente da Contribuição à Previ..

    ResponderExcluir
  3. Há de se reconhecer o esforço da senhora Cecília e do Sr Décio, no entanto, a presente medida não alcançará as pessoas que se encontram em situação de maior fragilidade, que aliás, é grande e esmagadora maioria. A medida é seletiva, e que pese a elevação do valor e flexibilização dos prazos. A razão: a total inexistência de MARGEM CONSIGNÁVEL pelos IMPACTOS decorrentes da cobrança das CONTRIBUIÇÕES À PREVI E Á CAPEC. È inacreditável que ninguém tem pensado nisso Algo absolutamente elementar. É preciso voltar à mesa e sensibilizar a Diretoria mostrando que a medida é inócua se não forem desconsiderados os impactos da Contribuição à Previ e à Cape, na apuração da margem Consignável,principalmente da Contribuição à Previ..

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo empenho Cecília e Decio. O problema que aflige a maioria dos associados da PREVI é que computando a Contribuição a PREVI e a CAPEC a Margem de Contribuição ficará Negativa. Não poderemos conseguir o Empréstimo Simples.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Diretora Cecília,

    A Previ teve a chance de por fim a esta situação deprimente que é a revisão do Empréstimo Simples todos os anos.

    Não fez optou por mais uma enganação, circo, ou qualquer outro nome no mundo da fantasia.

    Deplorável, só cresce o momento da revolta total e completa, porque ninguém aguenta mais essa situação.

    Dou um tempo, pois não tem nervos que resiste a tamanha atrocidade desta atual diretoria, rogo a Deus para que a Cecília e o Décio tenha votado contra esta barbaridade, porque se esta era a janela aberta, foi pior que janela de presidio onde esses diretores deveria estar e ficar por muitos anos.

    É CRIME ATENTADO CONTRA IDOSO, E FOI ISSO MAIS UMA QUE FOI FEITO NESTA REVISÃO FAJUTA E DESONESTA.

    Ultima participação.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  6. Quer dizer Cecilia, que mais uma vez uns são beneficiados(que ganham mais) e outros não(rale) para que saísse alguma coisa......
    Você foi bem clara, entendi.

    ResponderExcluir
  7. Doutora Cecilia,

    Se for levar em consideração a idade, estou com 63 e então de 108 meses, cairia prá 96 meses e o valor da prestação aumentaria.

    Se levar em consideração meu saldo devedor, já corroído, então não me sobra nada e aliás, estou também com margem negativa.

    A não ser que a Previ tire um coelho é da toca e não da cartola, porque esse coelho já foi enterrado faz muito tempo.

    Bem, não vejo outra alternativa senão: 1- desvincular o INSS da PREVI ou entramos com uma ação conjunta.
    Quanto a mim, vou continuar pagando e pagando e não renovar e nem pegar mais nada, só assim, acredito que saio do sufoco onde estou até o pescoço.

    PARABÉNS CHAPA 3 vocês mereceram ser eleitos, pelo menos arrumou a vida dos representantes da chapa.

    Marco Antonio Silva Rabelo

    ResponderExcluir
  8. Anonimo:

    Como é do conhecimento de todos, a PREVI excluio da MC a Verba C753 CAPEC/ESPECIAL, com intuito de melhorar/elevar a margem para c ontrair ES sem causar nenhum problema tecnico, paralelo a isto, alguns colegas que recebem proventos separadados - FOPAG/INSS - TEM respaldo nos normativos internos da CASSI, para solicitar a exclusão da Verba C820 do contracheque, passando-a ser debitada extra-folha(debito em c/c), ocorrendo assim também uma melhora na MC. Sugiro que nossa Diretora, solicite tambem o mesmo critério empregado para a anulação da Verba da CAPEC, na Verba C800 PREVI -CONT PESSOAL MENSAL 15.07.14

    ResponderExcluir
  9. E quem não tem margem para renovação? Vai continuar sem margem, pois o alongamento do prazo foi muito pequeno.Não seria possível renovar o saldo devedor pelos novos parâmetros? Pelo menos a prestação diminuiria. Ou, que tal antecipar o reajuste salarial, com a reposição das perdas?

    ResponderExcluir
  10. E O PT EM EVIDENCIA.

    MARCEL NA ONU

    E O POVO DO PB-1 FERRADO ATÉ O PESCOÇO.

    Olha Cecília, imagino vocês negociando como foi difícil, duas semanas para resolver o problema que as eleições criaram ao caixa da Previ, porque achar que voces negociou melhorias para nós, é maldade pura.

    Sergio Figueiredo.

    ResponderExcluir
  11. Com retorno da Cobrança da Contribuiçaõ com certeza muitos ficarão sem margem consignável, cabendo lembrar que em Out/2011 - Revista nr. 161 da Previ - quando da elevação de R$100 para R$110 mil do ES a Previ fixou como novo parâmetro a "Exclusão da contribuição da Capec na apuração da M.Consignável para fins exclusivos de concessão/renovação do ES". Seria oportuna a medida ser aplicada também quanto a contribuição da Previ, visando também exclusivamente para a concessão/renovaçção do E.Simples.

    ResponderExcluir
  12. Com retorno da Cobrança da Contribuiçaõ com certeza muitos ficarão sem margem consignável, cabendo lembrar que em Out/2011 - Revista nr. 161 da Previ - quando da elevação de R$100 para R$110 mil do ES a Previ fixou como novo parâmetro a "Exclusão da contribuição da Capec na apuração da M.Consignável para fins exclusivos de concessão/renovação do ES". Seria oportuna a medida ser aplicada também quanto a contribuição da Previ, visando também exclusivamente para a concessão/renovaçção do E.Simples.

    ResponderExcluir
  13. Com retorno da Cobrança da Contribuiçaõ com certeza muitos ficarão sem margem consignável, cabendo lembrar que em Out/2011 - Revista nr. 161 da Previ - quando da elevação de R$100 para R$110 mil do ES a Previ fixou como novo parâmetro a "Exclusão da contribuição da Capec na apuração da M.Consignável para fins exclusivos de concessão/renovação do ES". Seria oportuna a medida ser aplicada também quanto a contribuição da Previ, visando também exclusivamente para a concessão/renovaçção do E.Simples.

    ResponderExcluir
  14. Com retorno da Cobrança da Contribuiçaõ com certeza muitos ficarão sem margem consignável, cabendo lembrar que em Out/2011 - Revista nr. 161 da Previ - quando da elevação de R$100 para R$110 mil do ES a Previ fixou como novo parâmetro a "Exclusão da contribuição da Capec na apuração da M.Consignável para fins exclusivos de concessão/renovação do ES". Seria oportuna a medida ser aplicada também quanto a contribuição da Previ, visando também exclusivamente para a concessão/renovaçção do E.Simples.

    ResponderExcluir
  15. Diretora Cecília,

    Poderia informar qual ou quais grupos a Previ esta beneficiando.

    Porque os mais endividados que suspenderam as parcelas é que não é.

    Veja que na suspensão das prestações ao final do contrato a previ ia aumentar em 6 parcelas o saldo residual do ES.

    Feita a revisão em 22/07 esta parcelas deixa de existir, mais uma vez a previ só pensou nela mesma.

    Os técnicos da Previ é pior que coveiro de cemitério, os coveiros enterra gente morta e os Técnicos da Previ enterra gente VIVA.

    Não adiantou absolutamente nada.

    Rumo a Previ, vamos invadir, pois até no congresso o povo é bem recebido.

    CHEGA DE LUTAR POR NÓS, deu no que deu.

    ResponderExcluir
  16. Cecília,
    Não tinha esperança de algo melhor, apesar de tantas boas propostas apresentadas pelos participantes dos Blogs e pelo Carvalho.
    Peço-lhe que doravante lute por melhorias nos benefícios, revisão dos estatutos, fim do voto de minerva.
    Inicie agora uma caminhada junto com os participantes via diálogo que seja o mais franco possível(permitido pelo regimento interno).
    Sempre desconfie dos números que lhe forem apresentados, se possível solicite auditoria independente.
    Como administrador, conheci inúmeros Gestores incompetentes que fabricavam e se escondiam atrás de falsos e manipulados dados estatísticos e por 03 oportunidades não tive receio de contradize-los, mesmo pondo em risco minha carreira.
    Uma instituição com R$ 170.000.000.000,00 (cento e setenta bilhões de reais) tem de ser gerida com seriedade e transparência.
    Além de participantes/associados, nós somos investidores da PREVI. Investimos uma vida e merecemos atenção e respeito.
    Sei das dificuldades que enfrentou e enfrentará, sua sabedoria e perseverança será fundamental para o nosso futuro e nossa PAZ.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  17. Cara Cecília:

    1. Com sua habitual sinceridade, você atinge o ponto nevrálgico da questão, ao afirmar que o "ES não é a solução para a situação difícil de muitos associados".

    2. E não é, mesmo, pois novos empréstimos ou dilações de prazo somente empurram a dívida "com a barriga". É tapar um buraco e abrir outro mais profundo.

    3. Infelizmente, não vejo luz no fim do túnel e se ela surgir, na certa será o farol da locomotiva.


    ResponderExcluir
  18. Adaí Rosembak,

    Essa questão do ES virou um nó difícil de desatar. Nenhuma solução atenderia os endividados. Nem protelamento das prestações e nem aumento do limite.
    Depois da perda do BET e da volta das contribuições a coisa ficou preta. Se antes desses golpes a situação estava ruim, agora ficou pior.
    Não gostaria de estar no lugar da Cecília Garcez e nem do Diretor Décio.
    Fizeram o que podiam.
    Conseguiram protelar as prestações e aumentar um pouco o limite.
    Por mais que lutassem não iam conseguir mais nada.
    Se empacassem as discussões não conseguiriam coisa alguma e aí todos seriam prejudicados.
    ES não é dádiva, é empréstimo que, de uma forma ou outra, tem de ser pago.
    Tudo o que está acontecendo é resultante da Res. 26.
    Uso a mesma palavra do anônimo anterior: Patético !!

    ResponderExcluir
  19. Cara Cecília,
    Os avanços que foi dito anteriormente é de fazer rir. Mas, sabemos que não é culpa da nova diretoria.
    Agora, isto prova a luta que terão pela frente. Não vai ser fácil.

    ResponderExcluir
  20. sergio luiz romagnoli machado15 de julho de 2014 às 19:56



    A "novela" do ES foi horrível em todos seus capítulos e, agora, com um final patético!Não posso siquer imaginar,p.explo, que o prazo não foi mais dilatado (o ideal pra diminuir a parcela mensal e dar um respiro nos sem-BET mas com-contribuição de volta)por falta de boa vontade.Imagino que não isso não foi possivel, mas que se criou uma expectativa francamente favorável, ah ! isso criou-se.
    Voltemos, pois, à Rede Globo onde as novelas são de melhor qualidade !

    ResponderExcluir
  21. A decisão da Diretoria infelizmente não atingiu o cerne do problema. É impositivo, para evitar-se inadimplência, que seja determinado o alongamento do prazo total dos empréstimos, com consequente redução do valor das prestações. Somente assim os mais endividados conseguirão restabelecer suas combalidas finanças. Estes estão sendo compelidos à inadimplência e, se peticionarem em juízo a insolvência civil, com certeza a PREVI ficará "à ver navios". Vale dizer, pelo princípio de plano solidário, que todos nos, participantes ativos e assistidos, seremos mais um vez chamados para a cobertura do rombo que se prenuncia.

    ResponderExcluir
  22. Senhora,

    Desculpa mas está sendo patético, trágico, sinistro!

    Abraço de um desesperado, que acreditava em um prazo mais dilatado.

    Cá pra nós não precisávamos de aumento de limite e sim de PRAZO.
    Troco Limite por PRAZO!

    ResponderExcluir
  23. Cecília Garcez,

    Por que a data de 29.10.2014 com referência???
    Como você muito bem sabe, os novos parâmetros a serem implantados para o ES só beneficiarão aqueles associados que têm margem consignável positiva, os quais, s.m.j., são os que menos necessitam de reajustes nos parâmetros ora existentes. Peço vênia para sugerir que você, como Diretora, leve a sugestão a seguir exposta diretamente ao Presidente Dan Conrado, objetivando aperfeiçoar a proposta hoje aprovada, fato que atenderá todos os associados não atingidos pelas condições hoje deferidas. Veja a singela sugestão:
    ---PARA AS RENOVAÇÕES (somente as renovações)EFETUADAS ATÉ 29.10.2014 AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PREVI NÃO SERÃO CONSIDERADAS NO CÁLCULO DA MARGEM DE 30%---
    Penso que esta proposta, se aprovada/implantada, aliviará a situação de todos os associados que estão sufocados pelo corte do BET até que chegue o reajuste de jan/2015.
    Conto, mais uma vez, com sua dedicação em defesa dos interesses dos associados/Previ.
    Atenciosamente
    Luiz Carlos/BH-mg

    ResponderExcluir
  24. Cecília, acho que não houve revisão ES, e sim melhora para os mais fortunados. Os 25.000 que pediram a suspensão do ES não poderão renovar, por MARGEM CONSIGNÁVEL NEGATIVA. PORTANTO, peço que lute não incluir na MARGEM a contribuição PREVI e A parcela CAPEC.

    ResponderExcluir
  25. Caros colegas,
    É lamentável as mensagens recebidas. Dificilmente haveria uma proposta que agradaria a todos, porque na verdade cada um só olha para o seu umbigo e não consegue entender que não está na mão de uma ou duas pessoas a solução de todos os problemas. O ES não é a solução desses problemas, pois quanto mais se alonga o prazo e aumenta o limite, mais o problema se agiganta.
    Estou com minha consciência tranquila que fiz tudo que podia para aprovar uma proposta que desse um alento a maioria dos colegas, mas sei que dificilmente atenderia, pois, independente de qualquer proposta defendida, sempre existirão pessoas que ainda não entenderam que a eleição acabou e continuarão nos atacando.
    É uma pena... pois a luta só começou...

    ResponderExcluir
  26. Prezada Sra!

    Havera um meio tao claro da margem
    consignavel se tornar positiva??

    ResponderExcluir
  27. Cara Cecilia,

    Quero agradecer o empenho da chapa 3 pela melhoria do ES. pois se não é o ideal, pelo menos foi o possível. Temos que levar em conta que vocês não tem o poder de decidir e a batalha por resgatar nossos direitos esta apenas começando, muitos embates ainda virão pela frente, e com certeza jamais conseguirão agradar a 100% dos associados. A mudança ocorrida no ES me beneficia muito pouco, esperava mais e sei que era possível ser bem melhor, mas infelizmente os diretores que podiam nos ajudar não quiseram.
    Vocês continuam tendo o meu apoio, pois se não fosse pela atuação dos eleitos da chapa 3, com certeza a decisão da Previ seria muito pior.
    Sempre acreditei do seu empenho em defesa dos associados e tenho certeza que vocês e os demais membros da chapa 3 não nos decepcionarão.

    ResponderExcluir
  28. Diretora Cecília,

    Não existe palavras, que de jeito nesta porcaria de revisão do produto empréstimo simples.

    Não existe superavit para aumentar os proventos.

    Não existe vontade verdadeira para resolver os nossos problemas, realmente não existe solução em um plano tão desigual e cheio de grupos.

    A chapa 3 fez crescer a esperança de dias bem melhores, mas a luta começou muito em descompasso com a realidade de mais de 24 mil pessoas devedoras de es e que também suspenderam suas parcelas nos últimos 6 meses.

    Lamentável é a sua afirmação que esta tranquila, claro, pois não necessita destes pequenos recursos para complementar a sua renda mensal.

    Não adianta é chover no molhado sempre.

    Ana Maria Botelho

    ResponderExcluir
  29. --Importantíssimo a Previ procurar formas de melhorar a situação dos endividados (emprestimo simples). Mas não podemos nos esquecer que a perda do poder aquisitivo dos aposentados nos últimos anos é notório. Enquanto o reajuste das aposentadorias segue os índices oficiais, sabe-se que a inflação real está bem acima deste índice. Enquanto os Ativos nos últimos anos tiveram algum aumento real(apesar de pouco) os aposentados nada de aumento real. Não seria hora de "brigar-mos por índices reais de aumento?

    ResponderExcluir
  30. Cecília, francamente suas respostas são evasivas e destoa a nossa realidade.

    Perdemos o BET, tivemos a contra gosto que suspender 6 meses de ES por pura falta de opção e você vem dizer que olhamos apenas para os nossos umbigos?.

    É desprezível a sua resposta,quem te cobra hoje não é a oposição, mas sim seus cabos eleitorais que deram o sangue para que a chapa 3 fosse eleita.

    Agora somos ingratos, o que podemos esperar da Previ, se num dos investimentos que mais da lucro a paulada foi tão grande, imagino em outras matérias.

    Ganhou as eleições,mas não levou os louros da vitória, pois esta é a primeira de muitas derrotas, porque ficaram desacreditados perante 66 mil colegas que votaram na oposição.

    Minha ultima participação, se quiser publicar publique,mas chega dessa palhaça, deste circo que chamam de fundo de pensão Previ.

    Salvador Fleury Curado Lobo

    ResponderExcluir
  31. Cecília,

    Vocês literalmente nos chamaram de idiotas ao dizer que tinha proposta pior do que esta, ou não tinha proposta.

    O QUE MUDOU NO ES?

    Nada mudou pois 6 meses sem pagar as parcelas, aumentou a divida em 10 mil reais.

    Ofereceram 15 mil de aumento.

    Estenderam 12 parcelas no plano que já existia, e o prazo continua em 120 parcelas.

    Se os técnicos da Previ necessita de 02 ou 03 Semanas para apresentar uma M... destas, imagina o que esse povo não faz com os nossos investimentos.

    Somos donos da Previ, contribuímos uma vida inteira para receber uma patada destas, de uma diretora eleita pelo voto.

    É muita hipocrisia da sua parte, Senhora Diretora.

    Chega quem não aguenta mais somos, nós mas vamos para a porta da Previ, desta vez não tem café que de jeito.

    Fernando Eustáquio Silva

    ResponderExcluir
  32. A solução é simples e dura. Ir para a porta da PREVI exigir melhoria nos benefícios. Não adianta alongamento de prazo e/ou valor do ES.
    Então morramos.

    ResponderExcluir
  33. Concordo com o colega que falou "troco limite por prazo". Ele esta mais do que correto. Não interessa maior endividamento, mas, sim, condições mais favoráveis para pagamento da dívida. Só a maioria da Diretoria Executiva não ve isto.

    ResponderExcluir
  34. Prezada Cecília, a única mensagem boa que consegui enxergar hoje foi esta sua última frase: "POIS A LUTA SÓ COMEÇOU...",espero que a novela ES se encerre ràpidamente pois de nada adiantará aos mais endividados, ficando para o mais urgente possível todas as correções das INJUSTIÇAS cometidas pela Previ aos seus ASSOCIADOS, nessa LUTA que é de TODOS NÓS PARA TODOS NÓS .Peço-lhe que entenda a indignação de todos que nem o umbigo vê mais .

    ResponderExcluir

  35. É, a vaca foi pro brejo para aqueles de nós que esperavam um alívio em suas finanças através do empréstimo simples. Nenhuma surpresa, não podemos esperar nada desta corja de marionetes, que pensam que são diretores; na verdade, o único diretor da PREVI é o Banco do Brasil.
    Ainda há colegas que depositam esperança que eles reconsiderem a decisão, não vamos nos iludir, nada farão para nos beneficiar. Devemos virar a página empréstimo simples, é perda de tempo insistir no assunto; cada um, dentro das peculiaridades de sua situação financeira, deverá buscar outras alternativas. Uma saída promissora é que se busque o enquadramento da FOPAG no limite de 30%, a justiça já pacificou o assunto, a favor dos devedores. Aqueles que, realmente, estão em dificuldades até para prover alimentos, não devem ter vergonha de interromper algum pagamento que não seja descontado na FOPAG, neste momento, o importante é pensar na família. Quanto à possibilidade de realinhamento do PB1, não adianta cobrarmos dos diretores eleitos, brigar por isto somente será possível quando tivermos superávit na reserva especial, a obtenção deste superávit passa pela recuperação da bolsa de valores, e a recuperação da bolsa somente ocorrerá quando tirarmos o PT do governo. Não perdi a esperança, a presidenta Dilma já teve 65% de aprovação, e era favoritíssima para a reeleição, depois caiu para 50%, e passou a ser muito favorita, hoje, com aprovação entre 30 e 40%(a conferir, nas pesquisas após a copa do mundo), ele é apenas, levemente, favorita. Este jogo ainda não acabou.

    ResponderExcluir
  36. Dna. Cecília, com essa grande notícia da Previ sobre o todo poderoso ES, que até conseguiu descolar um Bingo! Bingo! do Dr. Medeiros, nada vai ajudar aos que já estão na sarjeta, e pior, vai levar outros tantos até ela. Um dia, bem distante, eu falei que a nossa única saída seria lutar pela recuperação gradativa de nossos benefícios, mas fui mau interpretado e quase que massacrado por comentários nos blogs, que me chamavam de egoísta, bem de vida, e por aí afora. E, agora, aqui estou novamente tentando abrir os olhos dos eleitos da chapa 3 para voltarem as suas atenções para nossos salários. Vamos tentar fazer alguma coisa na próxima data-base que se aproxima ou estaremos liquidados. Se não tivermos salário, não teremos margem para mais empréstimos, ou alguém esta com o pensamento ridículo de que a dívida será anistiada? Para tentarmos sair desta, teremos que tirar o foco deste pernicioso ES, e concentrar forças em mecanismos que nos leve a recuperação dos nossos benefícios, e além do mais, é a maneira mais justa de ajudar a todos. Este ES é como um buraco negro, vai destruindo todos que estiverem ao seu alcance.

    ResponderExcluir
  37. Cecília,
    Entendo, compreendo os esforços e empenho de vocês da chapa 3, na Previ, para a qual, também no sucesso da eleição, trabalhei um pouquinho, na minha cidade, região e até Brasil.
    A ampliação do prazo para 108 meses, nada resolverá, pois acontece que o impacto da contribuição à Previ deixa a margem consignável negativa, já que a Capec, segundo fui informado não vai onerar. Quem já tinha um empréstimo, não consegue renovar, mesmo com 6 prestações pagas antes da suspensão, isto posto, a PREVI atendeu vocês diretores (Chapa 3) pelo reclamo e não atendeu os associados pela necessidade, então TROCOU 6 POR MEIA DÚZIA.
    Penso que a solução é não deixar as contribuições à Previ impactarem a margem consignável, pelo menos por esta renovação, e até 20/janeiro/2015, data do próximo aumento do benefício.
    Lembro que as contribuições estavam suspensas a algum tempo e novos empréstimos como renovações foram feitos em cima desta situação. Por analogia óbvia: quem tem margem consignável, está se vendo, que não precisa de empréstimo, o problema resume-se exatamente em quem não tem a margem consignável.
    Oxalá, tenhamos ainda novidades de sua parte sobre este assunto até 22/07/2014.

    CELSO BERNARDES
    FORMIGA-MG


    ResponderExcluir
  38. Caro colega Celso,
    Infelizmente, nenhuma solução seria possível para aqueles que estão com a margem consignavel negativa, precisamos entender que há limites para aprovar qualquer proposta na Previ. As decisões são colegiadas e se não houver também flexibilidade da nossa parte, nada será aprovado. Pelo visto, ê isso que os colegas querem. Apenas que registremos votos contrários, defendendo uma posição que não será aceita por ninguém. Adotar essa postura é muito fácil, pois elimina até a fase de negociação, que é bem desgastante.

    ResponderExcluir
  39. Cara colega Ana Maria,
    Em nenhum momento eu iludi os colegas, é só ler os posts anteriores. Sempre afirmei que a negociação para o ES estava difícil e que não havia consenso. Sempre afirmei que não atenderia as expectativas de todos os colegas. Pelas informações repassadas pela área de Seguridade, a maioria dos mutuários poderiam renovar nessa mudança.

    ResponderExcluir
  40. Quem é que está olhando só para o próprio umbigo ?
    Todos ? Só os endividados ?
    Só os sem teto ?
    Só os "bem remunerados" ?
    Dificílima questão.

    ResponderExcluir
  41. A ingerência do governo em prol de seus amigos está construindo novos Aerus
    Geraldo Samor
    VEJA Mercados
    Eldorado: um campeão nacional, de dívidas
    Wesley BatistaNa Eldorado, a empresa de celulose da família Batista, dona da Friboi, o que mais reluz hoje é uma dívida monstruosa.
    No primeiro trimestre, a J&F, holding dos Batista, injetou cerca de 500 milhões de reais na empresa, que tem que amortizar dívidas de 1,4 bilhão de reais este ano.
    Joesley Batista recentemente bateu às portas de fundos de pensão estatais, alguns dos quais são seus sócios na Eldorado, para tentar convencê-los a injetar mais capital na empresa. Não conseguiu.
    A J&F tem 81% da Eldorado, enquanto os fundos de pensão Petros e Funcef são acionistas minoritários.
    http://veja.abril.com.br/blog/mercados/papel-e-celulose/eldorado-um-campeao-nacional-de-dividas/

    ResponderExcluir
  42. Cara Cecília,
    O importante é lutarmos por benefícios melhores e mesmo que estamos com a corda no pescoço não deixar que assuntos como ES, contribuições desviem o foco principal, mesmo que muitos lhes atirarem pedras. Estou com uma ação judicial na mesa do vice-presidente do TST, ganho até aqui referente as verbas recebidas na CCP e os advogados contratados da Previ vão só protelando para poderem receber mais e mais pelos recursos impetrados. Quanto que a previ está gastando se simplesmente deveria no momento da CCP com BB ela exigir que o Banco repasse o dinheiro e pague esse complemento. São nesses pontos que devemos lutar, lutar, lutar sem cessar.

    ResponderExcluir
  43. Há um consenso geral de que as alterações feitas no ES não irão atender às expectativas e necessidades daqueles que mais estão precisando neste momento. A causa principal é a falta de margem consignável para acesso ao novo produto. Essa ausência de margem teve como causa principal a volta das contribuições a partir de janeiro. Entendo que esse problema deveria ter sido levado em consideração, e não foi, pelos responsáveis em elaborar a nova configuração. Do jeito que está se tornou um produto “elitizado”, acessível apenas àqueles detentores de um maior poder aquisitivo que são, imagino, os que não necessitam fazer uso de empréstimos. Mais uma vez, tal qual aconteceu com o benefício especial de renda certa, a Previ faz opção pelos amigos do rei em detrimento da grande maioria que se encontra em situação financeira instável. De hoje até o dia 22, data prevista para abertura de novas contratações, ainda há tempo para que seja apresentada uma proposição desvinculando, se possível, o valor das contribuições para efeito de cálculo da margem consignável.

    ResponderExcluir
  44. Cara Cecília, num universo de milhares de beneficiarios da PREVI, nessa vez , fui comtemplado com ganho de 108 para 120 meses. É pouco, consegui diminuir R$ 170,00 na prestação. É pouco, mas é um começo. A PREVI tem diferenças, entre as quais, me aposentei pós -98, perdendo 50% do valor comparado da ativa. Tive emprestimo imobiliario em 1991, já com novos parametros, com residuo no saldo devedor, Em 1997, perdi as promoções na ativa que eram de 9%, 12%, para 3%. Perdi o anuênio. Ganhei uma Parcela PREVI. Digo isso, que cada vez, aumentam as diferenças nos benefícios, sem falar no TETO DE BENEFÍCIOS. E é isso, que devemos lutar , por uma isonomia. Cecília, começamos com a derrubada da Parcela Previ, mesmo que seja gradual, por semestre, anual, mas que seja extinta. É sem dúvida, a PARCELA PREVI, um grande diferencial e comtempla a maioria dos associados que ganham da PREVI, benefícios bem inferiores que os valores pagos pelo INSS.

    ResponderExcluir

  45. Anônimo Anônimo disse...
    Todas as faixas de idade tiveram um aumento no tempo,menos as duas últimas, porque sera, pensando bem os mais idosos ficaram de fora mais uma vez. Decepcionada muito decepcionada. Gostaria de saber porque não teve a mudança para os mais velhos. Onde fica a chapa 3 que não defendeu os idosos, que na campanha dizia: Chapa 3 – PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS . Mas não foi bem isso que aconteceu. Ficou Chapa 3 – PREVI LIVRE, FORTE E DE ALGUNS e não de TODOS.Os idosos foram jogados no Lixo da Previ. Cuidado no futuros são Vocês Presidente e Diretoria que serão excluídos e tomara que quem tiver por lá cometa a mesma coisa com Vocês. Pena Eu acreditei que algo de bom poderia ter acontecido, mas foi diferente. Me desculpe mas sou Idosa, mas não sou Lixo para ser descartada.E a morte só pertence a Deus e morrer faz parte da vida de todos . Espero que Você publique meu desabafo. Obrigada

    ResponderExcluir
  46. CARA DIRETORA CECILIA. BOM DIA. NO BLOG DO DR.MEDEIROS, REPRESENTANDO A AFABB-RS FOI POSTADO O SEGUINTE NESTA MANHA:
    "Tenho a certeza de que os nossos diretores eleitos se empenharam ao máximo para encontrar soluções para o ES que conseguisse atingir a todos os necessitados. Não obtendo êxito total, sei que estarão dispostos a ouvir sugestões, propostas, críticas e debater com os participantes excluídos uma maneira de aperfeiçoar os parâmetros anunciados.

    Sinceramente, é o que eu acho. Agradeço a compreensão e a todos que tem enviado sugestões coerentes e factíveis a respeito do assunto. Recebam o meu abraço e a minha solidariedade. E, por favor, não se desesperem. Vamos continuar lutando para tentar sensibilizar a diretoria de que é preciso aprovar, de uma vez por todas, a fórmula 180/180."
    MINHA PERGUNTA RESPEITOSA E HUMILDE PARA A SENHORA: "HA A POSSIBILIDADE DA DIRETORIA REABRIR AS NEGOCIACOES SOBRE O E.S. TENDO EM VISTA AS DEZENAS DE POSTAGENS AINDA DESESPERADAS DA MAIORIA DOS COLEGAS? HA COMO SENSIBILIZAR A GOVERNANCA DA PREVI DE QUE NAO QUEREMOS (A MAIORIA) CHEGAR A UM PEDIDO DE FALENCIA POIS ISSO NOS FARIA PERDER O POUCO QUE TEMOS? PARA A ECONOMIA JA MINGUADA DO PAIS NAO SEI SE SERAH BOM QUE UM SIGNIFICATIVO GRUPO DE PESSOAS SE TORNEM INADIMPLENTES NA PRACA, ISSO SEM FALAR QUE ESSAS MESMAS PESSOAS, JAH IDOSAS E MUITAS DOENTES PRECISAM MAIS DO QUE NUNCA, AGORA, TER UM AMPARO DECENTE? PELO ORGANOGRAMA DA PEVI (VIDE NO SITE) OS "APOSENTADOS E PENSIONISTAS ESTAO NO TOPO DO PODER JUNTAMENTE COM O BANCO DO BRASIL" NO MESMO NIVEL. ENTAO NAO EH JUSTO QUE NAO TENHAMOS QUALQUER VOZ ATIVA QUANTO A PREVI E QUE SOMENTE O BANCO DO BRASIL E UM DIRETOR DE SECURIDADE (UMA PESSOA) MANDEM NAQUILO QUE EH NOSSO. POR FAVOR, TENTE REABRIR AS NEGOCIACOES DO E.S.QUE NO MOMENTO SERIA A TABUA DE SALVACAO PARA MUITOS NO DIA 21 DE JULHO. POREM, DESCULPE, PRECISAMOS DE URGENCIA. ACEITE MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  47. DIRETORA CECILIA, POR FAVOR COMPREENDA QUE OS COLEGAS QUE ESTAO EXALTADOS ESTAO NO DESESPERO. NAO EH NADA PESSOAL CONTRA A SENHORA.ESTIVE FALANDO VIA FONE COM UM COLEGA NO DOMINGO PASSADO QUE ME DISSE QUE JA PENSOU EM DAR CABO DA VIDA. FIQUEI HORAS COM ELE AO TELEFONE PARA ARGUMENTAR CONTRA ESSE DESESPERO. ISSO EH PARA A SENHORA VER QUE AS COISAS NAO SAO BRINCADEIRAS. O DESESPERO LEVA A ATOS E PALAVRAS HORRIVEIS. VOCES DA CHAPA 3 SAO OS "NOSSOS MESSIAS" E PORTANTO PEDIMOS QUE TENTEM MAIS E MAIS REABRIR AS DISCUSSOES SOBRE O E.S. QUE NO MOMENTO EH O QUE DARA UMA PAUSA AO DESESPERO DE MUITOS.
    EH LOGICO QUE A PREVI TEM NORMAS MAS TAMBEM SABEMOS (TODOS NOS) QUE ESSAS NORMAS SAO MUITAS VEZES FLEXIBILIZADAS PARA ATENDER OUTROS INTERESSES QUE NAO SAO OS NOSSOS. HA MEIOS DE SE TIRAR A CONTRIBUICAO E CAPEC, ETC PARA QUE ALGUNS COLEGAS TENHAM MARGEM CONSIGNAVEL. HA COMO AUMENTAR SIM O PRAZO PARA 180 MESES PARA TODOS. HA SIM COMO AUMENTAR O LIMITE PARA 180. ISSO TUDO DEPENDE DE BOA VONTADE. CONCENSO DE DIRETORIA. NOS, OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS ESTAMOS NO TOPO DO ORGANOGRAMA DA PREVI NO MESMO PATAMAR DO BANCO DO BRASIL. PORQUE SO O BB EH BENEFICIADO E NOS QUE ESTAMOS NO MESMO PATAMAR DE PODER ESTAMOS SEMPRE COM AS MAOS ESTENDIDAS PEDINDO ESMOLAS?
    POR FAVOR, DIRETORA, PECA A REABERTURA DE NEGOCIACOES O MAIS URGENTE POSSIVEL. SEI QUE EH DESGASTANTE PARA A SENHORA MAS TENHA A CERTEZA DAS GRANDES BENCAOS QUE A SENHORA RECEBERAH DOS DESESPERADOS SE CONTINUAR A BATALHAR POR ELES - E DE D'US TAMBEM, EH LOGICO. LUTE POR FAVOR. JUNTE SUAS ULTIMAS FORCAS. A SENHORA SERAH RECOMPENSADA PELOS AGRADECIMENTOS DE TODOS E ISSO ILUMINARAH MAIS AINDA SUA VIDA.
    MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  48. Procurei meu umbigo não achei, a barriga tá lá dentro...olhei bem na frente do meu nariz e vi o umbigo deles de " barriga cheia",como fui inocente .Prezada Cecília, não se ofenda com nossos desabafos, sabemos que voces estão dando murros em pontas de facas e acreditamos ainda na continuidade dessa luta, mas por favor deixe-nos externar nossos sentimentos contra "eles" PREVI e BB.

    ResponderExcluir
  49. Cara Cecilia, no seu comentario, você informa que atenderar a maioria dos funcionários e pensionistas, duvido. Gostaria que lutasse para os que podem renovar, decorrente margem negativa, no sentido de renovar ES pelo saldo devedor e pela tabela da nova revisão.

    ResponderExcluir
  50. COLEGAS, QUE TAL QUANDO POSTAREM QUALQUER COMENTARIO NOS BLOGS, SE IDENTIFICAREM ABERTAMENTE? QUAL EH O PROBLEMA DE UM CIDADAO EXPOR SUA OPINIAO E MOSTAR A CARA?
    FICA MUITO EXTRANHO ESSA HISTORIA DE "ANONIMATO"
    VAMOS SER CIDADAOS E USAR DE NOSSOS DIREITOS DE LIVRE PENSAMENTO. ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA. IDENTIFIQUEM-SE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Cecília,

    Se não houvesse uma solução mais adequada o melhor teria sido ¨empurrar¨ a cobrança do empréstimo simples para 2015, mantendo a suspensão até então. Como vão ser descontadas do valor a receber as contribuições até então suspensas pela simples atualização do saldo devedor até 22.07, cumulada com a redução da margem consignável pelo retorno das contribuições para a PREVI, restará pouco ou nada.Entretanto, os estudos técnicos só serviram para tentar dar uma ¨satisfação¨ pela não eleição da chapa da situação!!! Um deboche com os participantes, a meu juízo bastante modesto. Daqui uns dias poderemos trocar o contracheque pela inscrição no Bolsa Família, ou então reforçar o estoque de Lexotan. Desculpe o desabafo, mas havia e há como resolver isso de uma maneira mais branda e que efetivamente atenda a todos. É só buscar sugestões. Fica a dica!

    ResponderExcluir
  52. Cara Diretora Cecília,
    Com essa atual diretoria ou seja, a remanescente, pode por um ponto final no que diz respeito ao ES. Uma empresa com patrimônio de 170 bi, plano fechado, a única esperança seria um adiantamento salarial para compensar a partir de janeiro com melhoria nos benefícios. O resto é UTOPIA.

    ResponderExcluir
  53. sra. cecilia, a previ esquece de contemplar o es finimob, em separado, pois hja casos em q ja se pagaram mais de 25 prestaçoes e ai sim se consegue com esta renovaçao somente pelo valor do saldo devedor, um aumento no liquido dos proventos e nao mc por favor pleitei um estudo sobre os casos veja o meu caso. minha matricula e 6483200 dou a liberdade de verificar q de 750,00 passaria a prestaçao para uns 300,00 , aumentando meu liquido, ele englobado nem parece q houve renovaçao, estas renegociaçoes deveriam ser caso a caso, nao ha necessidade de pularmos do precipicio, mesmo q seja uma esmola. no meu caso o valor sera quase igual ao bet q eu recebia. no es fini,mob alguns podem ter um alivio. ja pleitei tal situaçao umas 3 x na previ. mas la so tem ouvidos moucos.

    ResponderExcluir
  54. Cara Cecília!
    Entendo o seu posicionamento e concordo com sua posição de ceder para que se possa aprovar pelo menos alguma coisa. Precisamos é continuar lutando e apoiando estes colegas que se dispõe e estão a nosso favor, e, em novas eleições, votar em que possa ajudar-nos para se juntar a vocês.
    E nas próximas eleições no país escolher representantes que não se preocupem apenas com o seu bolso!
    Se mantenha firme Cecília, pois se com vcs está ruim, imagina sem!
    Abs
    Alvorino Osvaldt - Camaquã RS

    ResponderExcluir
  55. Como renovar o E.S. se a margem consignável ficou negativa, com o retorno das contribuições à PREVI ?

    QUEREMOS (PELO MENOS) MAIS PRAZO, PARA BAIXAR O QUE JÁ ESTÁ CONTRATADO

    ResponderExcluir
  56. queremos aumento do prazo 180 meses.não precisa aumentar o limite .Já estamos enforcados até o pescoço. dilatar o prazo seria a unica alternativa. Pois mesmo que camuflado aumentaria nossa renda mensal.

    ResponderExcluir
  57. Sra Cecília,

    Como os compromissos éticos e morais e as devoções idealistas se desvanecem rapidamente quando confrontados com o conforto e os privilégios. É a velha parábola do caminho largo e florido versus o estreito e eivado de espinhos. As mesmas pessoas que se elegeram prometendo estrita coerência com as promessas de campanha, agora sucumbem fragorosamente aos apelos do poder. Os mesmos que afirmavam peremptoriamente que não iriam transigir e se oporiam a qualquer resolução que não atendesse a TODOS, agora se refugiam em subterfúgios sorrateiros como "as discussões são desgastantes" ou "não aprovar nenhuma proposta agora seria prejudicial".
    Escolheu-se o caminho mais fácil: compactuar docilmente com a proposta apresentada pela Diretoria de Securidade e virar as costas ao clamor do corpo associado. Sequer aprovou-se a mais módica das sugestões, a fórmula 150 X 150.
    O endividamento e a margem consignável negativa da maioria, somados à pífia dilação de prazo, impedirão a desejada renovação do ES. Aqueles que atingirem os requisitos exigidos obterão uma vantagem financeira irrelevante e inócua.
    Qual o valor prático da resolução aprovada? A finalidade dessa medida emergencial não era assegurar aos associados endividados uma solução efetiva e duradoura? Essas premissas fundamentais foram sobejamente ignoradas.
    Nossos representantes recém eleitos deram mostras, nesse episódio crucial, de fraqueza e negligência no compromisso com aqueles que os elegeram.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  58. Cecília, apesar dos esforços de alguns, inclusive de sua parte, o novo empréstimo não foi o esperado.
    Porém, acho que chegou a hora de nos valermos de outros recursos.
    Por exemplo, a Previ teria forças, inclusive com sua participação, do Medeiros, do Ari, de contatar o BB no sentido de oferecer aos aposentados uma operação de refinanciamento que possa nos auxiliar. Para o banco, isso é fácil. Também a Cooperforte poderia nos oferecer algo novo (apesar de ter alongado o prazo recentemente) tirando a obrigatoriedade da poupança, ou reduzindo o percentual.
    Há os que criticam o imediatismo, mas lembro que muitos já devem estar cansados da Síndrome do Dia 20, como costumo chamar.
    Não estamos pedindo esmola. Fomos nós que construímos a história do BB, da Previ e somos nós que também fazemos o sucesso da Cooperforte.
    Ótimo lutar por conquistas que nos ofereçam um resultado bem mais compensador – e justo – como contra a Resolução 26, a Audiência no Senado foi uma conquista e temos de insistir.
    Mas contas a pagar não esperam.

    ResponderExcluir
  59. Cecília, gostaria que minha mensagem sobre negociações com o BB e a Cooperforte fosse publicada como sendo de anônimo.
    Acho que me enganei e mandei meu nome.
    Há colegas que usam o blog só para críticas, ironias, por isso o pedido.
    Parabéns pelo seu esforço.

    ResponderExcluir
  60. Cara Cecília:

    Acredito que as mensagens postadas em seu blog e no blog do Medeiros não chegam ao conhecimento dos diretores da Previ.
    Sugiro que faça uma seleção das últimas postagens que exprimam a angústia do grande contingente de associados que se vêm à beira da ruína financeira e pessoal por conta da crescente perda do poder aquisitivo dos benefícios pagos pela Previ, imprimindo-as e distribuindo-as aos demais diretores, para que eles tenham contato com a realidade que parecem não enxergar.
    Compartilho de sua opinião segundo a qual o ES não representa solução definitiva para ninguém. Precisamos é lutar por reajuste digno de nossos proventos, através de negociação direta com a diretoria ou por meio de revisões de cláusulas regulamentares que impedem que tal realinhamento seja adotado. A propósito, o que é preciso para alteração de cláusulas do regulamento? As alterações podem ser propostas pelo corpo social? Nesse caso, quantas assinaturas seriam necessárias e como se processaria a votação? Agradeço-lhe desde já por sua resposta às questões acima.

    ResponderExcluir
  61. Cecilia, continue lutando e ajude o Dr. Medeiros, endossando a sugestão ontem apresentada pela AFBB-RS, sobre melhorias, ainda no ES.Sds Mariano Branquinho

    ResponderExcluir
  62. Caro colega Nivaldo,
    Não há condições de renegociar o que já foi aprovado. Não havia a menor condição de continuar a suspensão das prestações, apenas eu e o Décio estávamos de acordo. Era isso ou nada. Discutimos muito, porém acabamos sendo convencidos com os números que afirmavam que a maioria seria atendida com essas últimas mudanças.

    ResponderExcluir
  63. Caro colega Carlos,
    É com muita decepção que respondo seu comentário. Sempre fui muito transparente com todos vocês e, principalmente contigo nos e-mails que trocávamos. Em nenhum momento estou olhando para mim. Estou aqui na Previ representando vocês e continuarei nessa missão. Podemos ter errado em rejeitar negociar como fizemos, mas agimos de acordo com o nosso compromisso de defender o interesse de todos os associados. Nesse caso em especial, apenas uma minoria ficou de fora. Seria justo prejudicar todos? Infelizmente, não houve como incluir todos, pois alguns casos são difíceis de resolver. Seria muito mais fácil para nós, diretores eleitos, votarmos contra e ponto final. Não sairia nenhuma proposta e ninguém seria contemplado. Da próxima vez, pode deixar que não flexibilizaremos.

    ResponderExcluir
  64. Caro colega Marco Antônio,
    Tenha certeza que eles leem os blogs sim, inclusive os comentários.
    Concordo plenamente contigo que a nossa luta só começou. Podemos ter decepcionado a alguns, eu também estou decepcionada com muitos que frequentam o blog, mas isso faz parte do processo. Até porque têm alguns que, independente de qualquer decisão, eles bateriam de qualquer forma.
    Agora a luta prioritária é a implantação do teto para cálculo de benefícios, que é um processo que parece novela de Janete Clair. Os antigos irão lembrar, não acabava nunca.

    ResponderExcluir
  65. Diretora Cecília Garcez,

    Se os eleitos da chapa 3, não concordasse então o diretor de seguridade resolveria a situação a seu modo.

    Agora há a desculpa do concesso da proposta e ele tiro o dele da reta, já que os seus técnicos o convenceram que esta era a melhor proposta.

    Lembro a colega que por conta das eleições os diretores eleitos e indicados suspenderam as parcelas do ES-Janeiro/fevereiro/março, com a promessa de no final no contrato repactuar o saldo devedor remanescente em 6 parcelas.

    Agora simplesmente a Previ quer receber essas parcelas de uma só tacada, nesta renovação, isso os técnicos certamente os colocaram a par, esta no site da Previ,claro e cristalino.

    Se realmente fosse uma flexibilização como chamam, teria alongado os prazos para todos em 120 parcelas, não somente 12 como fizeram.

    Mesmo porque é como um refiz que tem prazo determinado, ou aceita as novas condições ou fica como esta.

    Teria sido bem melhor ter rejeitado esta proposta e por a culpa no outro diretor eleito, isso demostra que a chapa 3, esta ruim até mesmo de comunicação entre os seus integrantes, pois a proposta não atendeu ao menos o grupo dos endividados, que era quem estava mesmo necessitando de ajuda.

    Agora o Trabalho começa de verdade, para os eleitos, e se daqui a pouco já teremos o primeiro fechamento dos números finais de 2014, com superavit ou deficit.

    Como proposta já coloquem em pauta o fim da CARAVANA DA ALEGRIA, como contenção de gastos, pois ao final do exercício não terão novidades a acrescentar no primeiro ciclo dos vossos mandatos.

    CARAVANA DA ALEGRIA É O NOME USADO PELOS ASSOCIADOS,PARA A APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS QUE A PREVI FAZ TODOS OS ANOS ENTRE O FINAL DE MARÇO E COMEÇO DE ABRIL.

    Maciel Silva de Almeida
    Cuiabá MT

    ResponderExcluir
  66. Diretora Cecília,

    A Previ ao lançar a suspensão do ES disse:

    PRAZO DE PAGAMENTO:

    Os prazos de pagamento dos contratos de ES com prestações suspensas serão prorrogados por três meses. Se no final do período contratado ainda existir saldo devedor remanescente, o valor poderá ser refinanciado em até seis meses.

    Agora a Previ quer receber as 6 parcelas suspensas de uma só vez.

    A Previ aumentou o limite para 145 mil justamente para receber as prestações em aberto.

    A diretoria de seguridade perdeu a chance de pelo menos ter liberado para todos os tomadores de ES o prazo máximo de 120 parcelas.

    Já que houve foi uma flexibilização nos prazos devia ter tido o bom senso de resolver a situação principal que era dos que suspenderam os empréstimos.

    Agora já esta aprovado, e a Previ nunca volta atras e essa revisão foi usada para atacar os integrantes da chapa 3, para dizer bem assim.

    Aqui já tem quem manda, vão devagar, pois as propostas sempre vão encontrar obstáculos.

    Resta saber se os ELEITOS vão ter carta na manga daqui para frente para levar os planos a frente,sem superavit e com tantos problemas de gestão e revanche.

    Mario Célio Costa e Silva
    Miranda-MS

    ResponderExcluir
  67. Cecília,
    Desculpe os Impacientes, estão desesperados por sofrerem tantas injustiças e precisarem urgentemente resolver seus problemas financeiros que já se transformou em caso de vida ou morte. Estamos confiantes que foi feito o melhor possível. Se todos não foram atendidos, pelo menos alguns foram, diferentemente do ano passado que ninguém foi beneficiado e não houve contestação nem negociação. A turma que estava lá aceitou de imediato a proposta do INSENSÍVEL TRAIDOR MARCEL e nós ficamos só nas reclamações sem obter nenhum resultado positivo.
    CONTINUEM LUTANDO, DIAS MELHORES VIRÃO.

    ResponderExcluir
  68. Prezada Cecília, acredito em você quando diz"acabamos sendo convencidos com os números que afirmaram que a maioria seria atendida com essas últimas mudanças" Eu pergunto que números são estes?houve uma análise criteriosa? ou foi só por amostragem?, acredito em voces mas duvido das intenções deles , não são primários em nos dar o golpe, falo isso porque em comentários nos blogs os números não batem, se 24.000 usuários do ES pediram suspensão das prestações de janeiro até hoje, consequentemente se enrolaram com a MC, como agora é minoria?, teria como divulgar esses números?grata

    ResponderExcluir
  69. Prezada Diretora Cecilia,
    Lendo a resposta que V.Sa. postou para o colega Nivaldo, faço a seguinte observação:
    Causa estranheza que, a propria Presidente da República faz alterações em tempo recorde de medidas provisórias já sancionadas para incluir alguma coisa, como exemplo: refis da crise, pré-sal, etc. e uma diretoria de uma entidade privada como a Previ considera que o que foi decidido não pode ser alterado. Respeitosamente, é incompreensível a politica "falou tá falado". Reitero meus agradecimentos pela sua luta por todos nós e a paciência com alguns colegas que,no desespero, usam de termos ofensivos contra V.Sa.

    ResponderExcluir
  70. Cecília, pode ser que eu esteja interpretando de maneira equivocada, mas quero externar o que estou sentindo.

    Sinto que mesmo nao tendo sido beneficiado com o realinhamento do empréstimo simples devo ficar quieto , pois a maioria foi. Devo olhar é para o todo e nao para o meu caso especifico.

    Será que esta leitura feita por mim esta correta.

    ResponderExcluir
  71. Eu nao tenho como saber se a maioria que foi beneficiada, eu ao fui.

    ResponderExcluir

  72. Sra. Diretora Cecilia Garcez.
    Sou Aposentado por invalidez e acidente de trabalho desde 1999 e não sei mais o que fazer da minha vida. Já pensei até no pior pois me endividei em todas as linhas de crédito: ES, POUPEX e COOPERFORTE.
    Minha margem consignável é -R$116,00
    acho que não terei como renovar no dia 22/07.
    Meu contra-cheque dia 21/07 é de
    R$26,oo. Como faço para sobreviver nesta situação?
    A única alternativa possível, seria a Previ desconsiderar o valor da prestação como também para a CASSI a liberação de MC.
    Confio em DEUS e aguardo uma solução para a minha difícil situação.

    ResponderExcluir
  73. Dna. Cecília, esta luta é só pelo endividamento com o ES, ou também pela recuperação de nossos vencimentos. Sinceramente, o que a Sra. acha mais justo e correto? Coloque as duas alternativas em braços opostos da balança e veja qual o mais racional.

    ResponderExcluir
  74. sra cecilia p fv tente junto a seus pares na diretoria a renovaçao em sepARADO ES FINIMOB pelo saldo devedor atual mais despesas de renovaçao sem credito em conta, ha
    casos em q ja se pagou perto de 40 por cento das prestaçoes .no meu caso teria um aumento de um terço da prestaçao no liquido de meus proventos, isto é perto de 300,00, no meu caso ja me ajuda isto significa 40% do meu bet. renovando o o finimob ha aumento no liquido. precisamos de prazo e um apouco de grana 180 meses sao fundamentais aaate q o laimite fique em 150 amil salvaria mais de 80 %aa. apor q nos moldes atuais anao aha educaçao financeira q aceite tala metodo, so salvaria a previ dos residuos e etc. luiz fernando mat 6483200

    ResponderExcluir
  75. Bom dia, Cecília.

    Tenho uma dúvida. É possível haver realinhamento do Plano 1 sem utilização de superavit? Se sim, a Previ poderia reduzir o valor da Parcela Previ, que penaliza quem menos recebe de benefício!
    A propósito, gostaria de elogiar a manutenção do seu blog. Até onde eu sei, essa é a primeira vez em que um eleito mantém constante comunicação com os participantes, o que é inédito.
    Abraços,
    Telma (Campinas)

    ResponderExcluir
  76. Diretora Cecília,
    Desculpe-me discordar de V.Sa. Flexibilização deve sempre existir em negociações. A maioria têm que vencer.

    ResponderExcluir
  77. Ao afirmar "acha justo prejudicar a todos?" a senhora está convicta que houve benefício que resolverá a situação do ES ainda que para poucos ou não resolverá de ninguém?

    ResponderExcluir
  78. Cara Cecilia, A minoria que voce considera que ficou de fora do ES, são a maioria absoluta dos que pediram suspensão das parcelas, portanto acho que a Sra e o Sr Decio deveriam votar contra e que não saísse mudança nenhuma no ES, porque nos parâmetros que foi aprovado, não beneficiou ninguém, só servirá para quem não precisa de empréstimo e nem toma o ES.Foi totalmente inócuo o novo ES.

    ResponderExcluir
  79. CARA DIRETORA CECILIA.Como ainda não foi implantada a decisão da Previ sbre a decisão do ES, talvez ainda haja tempo de mudar. Imploro, tente trocar o limite ,pelo alongamento do prazo ou seja prazo 180 meses isso sim vai beneficiar a todos, pois irá baixar as prestações. è melhor que pegar uma mixaria , e ainda aumentar as prestações. Po favor tente reverter essa situação acho que ainda é tempo.

    ResponderExcluir
  80. O colega Carlos foi injusto com nossa colega Cecília. Gostaria de saber como ele se conduziria se estivesse ocupando aquela função. Com certeza, por absoluta falta de alternativas, da mesma forma que ela o fez. Ainda acredito que os membros eleitos da chapa 3 querem o melhor para TODOS nos.

    ResponderExcluir
  81. As distribuidoras de energia elétrica foram ao ministério da fazenda, pedir um “vale” de R$ 3 bilhões, alegando que estão sem capital de giro e não podem operar devido à defasagem nas tarifas. Acho que elas podem estar chantageando o governo, técnicos do setor dizem que este rombo pode chegar R$ 100 bilhões, valor que será coberto pelos nossos impostos; tudo isto foi causado pela demagógica diminuição de 20% nas tarifas, no início do ano passado; são uns jumentos, fazem barbaridades econômicas, a dois anos da eleição,contando ganhar votos, esquecendo que o eleitor é a espécie da raça humana que tem a memória mais curta.

    Como perguntar não ofende, gostaria de saber por que foi autorizado aumento de 18% à AES ELETROPAULO, já privatizada, e determinado que a COPEL, empresa ainda estatal, pertencente ao governo do Paraná, reajuste sua tarifa em 35%. Seria porque o governador Beto Richa, candidato à reeleição, vai concorrer contra a ex-homem forte da presidenta Dilma, a senadora Gleisi Hoffmann, e um aumento deste tamanho poderia prejudicar sua campanha? A área econômica do governo só dá tiro no pé, o problema é que é tiro no nosso pé, imaginem os reajustes que virão(combustíveis, energia elétrica, tarifas de ônibus) após as eleições. O problema é que a inflação vai impactar o próximo ano, e nosso reajuste será apenas em janeiro/2016, ainda assim com índice manipulado. Se a presidenta Dilma for reeleita, o caos econômico que ela vai deixar somente será acertado por nossos netos.

    ResponderExcluir
  82. primeiro gostaria de agradecer a cecilia pelo trabalho q vem fazendo mas tenho uma duvida porque ao invez de limites de 145 mil ou qualquer outro vcs não colocam o limite de 30 porcento da renda e outra coisa a suspencão da combranca depois do fim do bet acabou pirando mais as vidas dos endividados porque não parcela essas parcelas suspenssas ao longo do contrato para não deixar ninguem em dificuldade?

    ResponderExcluir
  83. eu acredito q quase todas as previdencias como por exempo inss , trt etc.... os limites são 30 porcento do salario como uma taxa de juros baixa por ser descontado em folha só a nossa previ q os limites são estipulados pelos nossos representantes por que?????????????????????/

    ResponderExcluir
  84. Sinceramente esta área da Seguridade do ES na certa fez simulações de quantos associados iriam ter problemas de mc e mesmo assim foram em frente, estes problemas foram colocados na mesa ou eles omitiram ?? Porque me parece que fizeram uma armadilhas para os outros diretores eleitos, não é possivel que um problema desta amplitude não tenha sido levado em consideração, na verdade é um escarnio para com os associados e uma tapa de luva no rosto dos Diretores Eleitos.

    ResponderExcluir
  85. COLEGAS,

    EMPRÉSTIMOS SIMPLES - Ainda tem mais um detalhe: a PREVI espertamente, limitou o prazo para se efetuar as renovações em 29/07/14. Sabem porque? Se voce renova dia 29/07 então o crédito estará disponível dentro do mes ou seja 31/07 e aí voce começa a pagar em 20/08/14 a prestação. Se pudesse renovar em 30/07 então o crédito sairia em 01/08/14, logo a primeira prestação seria em setembro/14.
    Se mudarem para até 30/07/14 ficaremos sem pagar em 08/14. MELHORARIA.
    PRESTEM ATENÇÃO. Até nisto fomos depenados.

    Abs.

    ResponderExcluir
  86. Cecília, Medeiros, Carvalho e Ari,

    Apresento a seguinte sugestão que se viável, irá gerar um alivio financeiro para a grande maioria dos colegas.
    Existe um ação coletiva da ANABB contra a Receita Federal, sobre a cobrança indevida(repetição de indébito) do Imposto de Renda sobre as contribuições para a PREVI (1/3)durante os anos de 1989 a 1995.
    Existem ainda centenas de ações individuais já com transito em julgado(meu caso)da mesma natureza.
    SUGIRO: Que a Cecília, Carvalho e Isa Musa, que fazem parte da gestão/conselhos da ANABB, solicitem a ANABB que entrem com um pedido em Juizo, para que tais ações(com jurisprudência firmada), sejam liquidadas via VALORES INCONTROVERSOS, evitando-se com isso diversos embargos que visam somente postergar a liquidação. Eventuais ganhos após a liquidação seriam pagos quando da liquidação definitiva da ação.
    Consultei uma advogada e é possível propor tal procedimento.
    Eu mesmo já solicitei a ANABB a adoção da medida para o meu caso.
    Se a sugestão lograr êxito muitos estarão com a situação financeira resolvida, pelo menos em relação ao E.S. e perda do BET.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  87. COLEGAS, MEU NOME EH NIVALDO ELIAS DOS SANTOS, SOU DE S.PAULOSP. NO MOMENTO, 10,20 HS. DE SEXTA FEIRA, ESTOU NA PORTA DA AFABB-SP ESPERANDO ALGUEM DA DIRETORIA CHEGAR PARA PEDIR O APOIO FORMAL DESTA AFABB AA PETICAO DO DR. MEDEIROS. SUGIRO QUE TODOS FACAM O MESMO COM AS AFABBs, NAO EH PRECISO IR PESSOALMENTE, PODE SER VIA TELEFONE. TEMOS QUE FAZER ALGO PESSOALMENTE E NAO FICARMOS SOH ESPERANDO SOH OS OUTROS FACAM POR NOS. CONSEGUINDO PROMESSA DE APOIO, ANOTAR O NOME DE QUEM SE COMPROMETEU (DE PREFERENCIA DE ALGUEM DA DIRETORIA) E FIQUEMOS ATENTOS SE DE FATO CUMPRIMRAM. DESCULPEM A REDACAO, POREM ESTOU NA RUA). ABCS A TODOS

    ResponderExcluir
  88. Cara Cecília,

    A implantação do teto de benefícios contraria o interesse do Banco que acredita precisar para manter e fidelizar sua Diretoria. Sempre bem acompanhado pelo Governo e Ministério da Fazenda, pois também se beneficiam disso, quando indicam componentes para esses cargos. Portanto, podemos desistir e buscar outras alternativas. Vou guardar este post de recordação. In Vino Veritas - No vinho está a verdade, afirmavam os antigos romanos. Abraços.

    ResponderExcluir
  89. Caros colega anônimo das 08:28h,
    Essa informação de ter que quitar as prestações não está correta. O ideal é vocês fazerem a simulação da renovação no site, pois não foi isso que foi aprovado. Qualquer problema em relação a este ponto, favor me informar.

    ResponderExcluir
  90. Cecilia ... o ES já ficou com o saldo incluindo as parcelas que não foram descontadas ... então o saldo do ES atual já ta com tudo o que deixamos de pagar nesses 6 meses ... se renovarmos o Es simples agora ... lógico que vamos pagar tudo que ficamos devendo nessas seis parcelas que deixamos de pagar ... com isso a maioria já ta pagando agora ... é isso ... e quem não puder renovar ?????

    ResponderExcluir
  91. Dona Cecília, me desculpe, mas "a informação de ter que quitar as prestações não está correta" ?
    Verifique novamente " o que foi aprovado ", por favor.
    Aí a sra. verá que o aumento do limite (maior parte) destina-se ao recebimento das prestações que foram suspensas.
    Esse é o entendimento geral dos participantes e "assistidos", pelo que se comenta nos blogs, inclusive.

    ResponderExcluir
  92. Prezada Sra. Cecília,

    Não fui "beneficiado", pois a MC está negativa. Considerando as novas condições estabelecidas, de acordo com meus cálculos, somente daqui a UM ano e MEIO ou DOIS anos será possível a renovação do ES.

    Bem, isto está consolidado, não tenho mais nada a reclamar, não vou ficar chorando pelos cantos.

    O que interessa é o futuro, a melhoria dos benefícios, é nisto que temos que lutar. Começando pela PP, índice de reajuste, ou seja, tudo que possa aumentar o benefício.

    Por isso que votei na sua chapa, pois sei que lutarás por nós, vamos a luta, a vida continua...

    ResponderExcluir
  93. Diretora Cecília,

    Se em janeiro meu saldo devedor do ES era por exemplo 76.800, quando eu for renovar agora em 22/07 vai estar em 86.800 ou seja nobre Diretora Cecília vou pagar todas as parcelas de uma só vez para a Previ, pois refinanciando meu saldo devedor entra ele total na data da nova opção.

    Mesmo que as parcelas seja flexibilizada em 12 meses, vou pagar a previ a suspensão em apenas um mês, porque a previ financia o total do debito.

    Restando para mi apenas uma pequena diferença.

    A previ tem que investigar essa situação, nestes moldes nós vamos quitar a vista o que tinha sido aprovado o resíduo no final do contrato reparcelado em 6 vezes.

    Pela logica teria que ser 12 parcelas da flexibilização mais 6 parcelas da suspensão, flexibilização de 18 parcelas.

    Mario Célio Costa e Silva
    Miranda MS

    ResponderExcluir
  94. Senhora Cecilia,
    Quanto ao esclarecimento prestado a anônimo de que as parcelas suspensas não serão cobradas de uma vez, informo:
    Se tenho margem para tomar o limite máximo (145.000), obviamente, o que vai ser quitado é o saldo atual devedor do ES, ou seja, contempla os valores das prestações suspensas, ou estou enganado ?

    ResponderExcluir
  95. Colega Cecília,

    Os comentários sobre a quitação das prestações suspensas (janeiro a junho) estão corretos, pois quando da renovação ocorre a liquidação integral do saldo devedor. E, como as citadas parcelas integram este saldo, então dar-se-á automaticamente sua quitação. Esta talvez tenha sido a base técnica que levou a Diretoria de Seguridade a apresentar a proposta de elevação no prazo médio de 12 meses, possibilitando, assim, diluir o incremento de dito saldo, em decorrência da capitalização das 6 parcelas suspensas. No meu caso, em particular, se usar da prerrogativa, a prestação será reduzida de R$ 2.099,00 para
    R$ 2.020,00, recebendo um crédito adicional de, aproximadamente, R$ 4.000,00. Como, porém, o aniversário do contrato original ocorre em novembro e será remanejado para julho, no futuro (2015) aumentará em mais 4 (quatro) meses o descompasso entre a majoração da prestação e o reajuste anual do benefício recebido. Como o universo de devedores é bastante diversificado, sua sugestão das 12:21 hs deve ser levada em máxima consideração, de modo que os colegas, através da simulação, não ampliem suas armadilhas.

    ResponderExcluir
  96. Diretora Cecilia, boa tarde. A postagem da Senhora, de hoje, as 12:21 quando a senhora esclarece que " ter que quitar as prestacoes nao esta correta", refere-se ao saldo devedor dos 6 meses sem pagamento do ES?
    Se for isso mesmo, do valor aprovado entao de 145.000 seriam quitados os 130.000 e o saldo resultante do hiato entre janeiro e junho ficariam para ser quitado de outra maneira?
    Na verdade eu nem deveria estar olhando os blogs neste momento pois cheguei ha pouco do hospital onde fiquei em observacao desde 11,45 hs. de hoje
    Estava eu na entrada do predio da AFABB-SP para aguardar a chegada de alguem da diretoria para solicitar pessoalmente o apoio da Afabb-SP aa peticao do Dr.Medeiros aa Previ e simplesmente apaguei no balcao do cafe onde estava. Foi por alguns segundos e fui encaminhado para o pronto socorro e minha pressao arterial estava em 19 x 11. Fui medicado e fiquei em observacao e agora estou em casa (16,20 hs) mas deveria estar na cama dormindo com a medicacao. Porem nao consegui ficar sem olhar o seu Blog. Mas ja estou bem gracas a D'us. Obrigado pela atencao que possa dar a minha questao acima.

    ResponderExcluir
  97. Por favor, se possível, me esclareça uma dúvida. Estava aqui lendo os blogs e lá consta um comentário e não consegui entender uma coisa: Lá consta que pede para a Previ não cobrar de uma só vez as 6 parcelas do ES suspensas, mas sim, em 12 parcelas. Como assim? Eu pedi a suspensão dos 6 meses, e agora??? essas parcelas vão ser incluídas no saldo devedor de janeiro do Meu ES???? E pelo que entendi quando pedimos a suspensão, essas 6 parcelas seriam aumentadas no prazo, ou seja, para 126.Mas no contra cheque de julho o meu Es já ta com o valor aumentado pelas não cobranças das seis parcelas.
    O que será feito com o valor das parcelas que não foram cobradas ??????

    ResponderExcluir
  98. Cara colega Telma,
    Qualquer mudança no regulamento que diga respeito ao benefício, tem um custo, pois em um fundo de pensão, as projeções de benefícios futuros têm que estar alinhadas com os recursos necessários hoje para cobrir esses benefícios futuros de forma vitalícia. Logo, alterar a Parcela Previ ou mudar a forma de reajuste do benefício, entre outras opções, sempre gerará custo e precisará de recursos da reserva especial para revisão do plano.

    ResponderExcluir
  99. Cara Cecília,
    Estive lendo as manifestações do seu blog, conversando com Colegas de longa data, gente muito digna, e realmente é lamentável o que está ocorrendo. A situação é no mínimo desesperadora para muitos. Sei do seu empenho, mas a posição do BB, através de suas indicações na PREVI,que é quem pode alterar o quadro atual e proporcionar uma saída digna para o impasse é nula e ridícula. O descaso que dispensa as matérias que interessam diretamente aos aposentados e pensionistas que fizeram parte de sua Família e que mexem com suas vidas é indecente e indigna de uma Instituição como o BB, de longa tradição e respeito aos seus e ao Brasil. De nada adianta fazer publicidade como uma das melhores empresas para se trabalhar na revista Você e depois ter tal tipo de atitude. Um mau exemplo e desconhecido no passado do Banco, no período em que desempenhamos nossas funções na Casa. Lamentável e indecente !!! Acredito que precisamos ir para as redes sociais e discutir essas mazelas, somente assim seremos ouvidos e respeitados.!

    ResponderExcluir
  100. Caro colega anônimo das 12:50h,
    A maioria dos colegas foi beneficiada com a mudança dos parâmetros do ES, porém existe um grupo de colegas que estão muito endividados e teria que haver uma revisão muito acima do que existe hoje para contemplá-los. Infelizmente, não há muito espaço para que isso aconteça. De qualquer forma, eu acho que vale a pena se debruçar sobre a questão e pensar se existe uma forma de contemplar esse grupo. Por exemplo, será que existe a possibilidade de ter um plano de renegociação de dívidas, como há no Banco? Mesmo que sejam exigidos avalistas, como em alguns fundos de pensão. Precisamos pensar também nesses colegas que não estão endividados porque querem, mas sim porque as circunstâncias da vida não os ajudaram.

    ResponderExcluir
  101. Caro colega anônimo das 00:15h,
    Somente eu e o Décio defendíamos a continuidade da suspensão das mensalidades. Não houve o menor interesse dos demais em continuar a suspensão, pois eles alegaram que a situação ficaria insustentável em relação ao saldo devedor. Na verdade, eles só prorrogaram por mais três meses, até junho em função das eleições.
    Tenham certeza que não tinha mais espaço para negociar. Tínhamos chegado no limite, era isso ou nada.

    ResponderExcluir
  102. Caro colega anônimo das 08:51h,
    Não é isso que acontece. Os prazos são necessários para operacionalizar a operação, nada tem a ver com prejudicar os associados. Ai, vocês estão apelando demais.
    Outro ponto que gostaria de reforçar, é que não acredito que os números repassados pela área de Seguridade estejam errados, pois esses dados passou por auditoria, não dá para brincar com isso. Podem ter certeza que estamos lá para confirmar esses dados. Para isso, tem toda uma governança - diretoria, Conselhos Deliberativo e Fiscal, fora área de auditoria interna. Não podemos entrar numa que todos estão contra os associados.

    ResponderExcluir
  103. Colegas,
    Sobre a renovação do ES, é lógico que as parcelas suspensas entram no cálculo do novo saldo devedor. Não tem como ser diferente. Se a suspensão continuasse, a maioria precisaria de muitos anos para que conseguisse renovar o ES. Precisamos lembrar que o plano é de todos os associados e existem regras legais que têm que ser seguidas.

    ResponderExcluir
  104. colega cecilia, Sera q ja nao esta na hora de fazer ver a estes cara da diretoria o mal q eles tem feito ao nosso fundo de pensao e a nos os verdadeiros dosnos deste fundo. estamos expostos demais é muita discussao e muita falta de coragem, mas estes caras passarao para historia como o felipao q conseguiu fazer pior q na copa de 50, redimindo fracassados, e assim q esta diretoria de previ passara par a historia do maior undo de pensao do america latina, nunca na historia deste pais os petistas fizeram tantas bobagens e cagadas por dinheiro. luiz moreira

    ResponderExcluir
  105. Caro colega Nivaldo,
    Que bom que foi só um susto! Cuide-se, saúde em primeiro lugar.
    A questão é que eu não tinha entendido corretamente o que um colega quis dizer com o pagamento das parcelas suspensas de uma vez. Na verdade o que ocorre é que quando você renova seu ES, o novo saldo devedor contempla essas parcelas, pois elas entraram no cálculo desse saldo devedor. Não pode ser de outra forma.

    ResponderExcluir
  106. Cara Cecília,

    Sugestão para o Colega que irá receber líquido R$ 26,00 no dia 20. Tire uma foto do contracheque excluindo seu nome. Peça a Colegas que mantém Facebook e Twiter para publicarem essa foto e comentarem/compartilharem os post, sem mencionarem seu nome, é claro. Em poucos dias estará em todo o Brasil!

    ResponderExcluir
  107. Cara Cecília,

    No fundo essas alterações servirão para a PREVI não ficar com limites extrapolados no empréstimo simples quando apresentar seu Relatório Anual, e houverem as Auditorias. Tudo estará recebido e haverá aquele lindo passeio de prestação de contas e confraternização em todo o Brasil!

    ResponderExcluir
  108. As parcelas que não foram cobradas não era para ser pagas agora e sim só no fim do contrato,quando foi para suspender era isso que estava escrito,não tem jeito mesmo, agora elas já estão aí embutidas, vamos parar por aqui, porque não vai melhorar mesmo, tudo já foi decidido, para que ficar aqui feitos tontos esperando por nada. Onde fica no site da Previ as regras para suspensão das parcelas, gostaria de ler novamente,se possível gostaria que Você me informasse sobre as Regras . Obrigada

    ResponderExcluir
  109. Cecília,
    Sobre a minha sugestão das 11:07, esclareço que o pedido ao Juiz para que efetue a liquidação provisória da ação IR 1/3 PREVI, visa acelerar tal pagamento, uma vez que o Juiz pode decidir em caso de embargos por divergências de valores, mandar efetuar a imediata liquidação pelo MENOR valor discutido entre as partes e seguir com a ação até que sejam acertados os valores finais.
    É assim que eu entendi e assim que recebi a minha ação do FGTS da ANABB (foram quatro pagamentos).
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  110. Boa noite !!!

    "Os prazos de pagamento dos contratos de ES com prestações suspensas serão prorrogados por três meses. Se no final do período contratado ainda existir saldo devedor remanescente, o valor poderá ser refinanciado em até seis meses."
    Por favor Cecilia Você poderia me explicar esse paragrafo que está entre aspas, pois tirei ele do site da previ quando suspendi as minhas 3 primeiras parcelas (janeiro, fevereiro e março ).
    Obrigada

    ResponderExcluir
  111. Então, colega Cecília, com seu correto comentário de 22:03 hs. só podemos chegar a uma conclusão: o prazo total na renovação teria que ser ampliado não só em 12 meses, mas, pelo menos, em 18 meses (6 relativos à suspensão e 12 para recomposição dos orçamentos já combalidos).
    Qualquer pessoa com algum conhecimento da mecânica de empréstimos não pensaria diferente.

    ResponderExcluir
  112. Prezado anônimo das 10:34 de 17-07, desculpe por interferir no seu comentário dirigido a nossa diretora Cecília, é que tb pertenço a este grupo, aposentado por invalidez e ainda por cima um pós 97, a classe mais prejudicada, os aposentados por invalidez que deveriam ser respeitados sofreram perdas enormes e a PREVI deu as costas, a exemplo o benefício especial de remuneração de 2006 que mais tarde foi incorporado ao salário de todos menos nós os inválidos, a Renda Mensal Inicial que a PREVI calculou errada para nós e fica empurrando a responsabilidade para o BB mandando nós tomarmos as providências junto ao BB qdo ela deveria fazê-lo, tá nem aí prá nós, portanto caro colega é por essas e outras que a sua folha está assim, boa de ser apresentada para a imprensa nacional.Junto-me a voce e peço a nossa Diretora para ver esse nosso lado também.Paciência, vc não está sózinho.

    ResponderExcluir
  113. Prezada Cecília, Parabéns, seu blog está ótimo, interativo , obrigada pelo carinho em responder nossos questionamentos, venho lhe pedir agora para analisar o uso do PAS -DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO estendendo essa modalidade aos aposentados, não seria solução mas um paliativo emergencial, já tentei informação junto a PREVI mas não consegui.

    ResponderExcluir
  114. Querida Cecilia, obrigado pela pronta resposta.
    Obrigado tambem pela atencao ao probleminha que tive. Estou bem agora, gracas a Deus.

    ResponderExcluir
  115. Quem não tem o ES fica de lado.
    Eu tenho ,mesmo assim não me conformo com mais uma medida paliativa e que não resolve o problema crucial que é a defasagem dos benefícios.Considere-se que a operação em lide passa pelo recolhimento do IOF que beneficia o Governo.
    Até mais ver.

    ResponderExcluir
  116. Saiu nova pesquisa eleitoral Datafolha, projeção segundo turno Dilma 44, Aécio 40%. Alguns meses atrás, era Dilma 57, Aécio 37%, os assessores da campanha de reeleição da presidenta já estão jogando a culpa uns nos outros. Por isso, ontem, a bolsa de valores já chegou a 57.000 pontos, ações do Banco do Brasil e Petrobras subiram 5%.

    Eu escrevo, escrevo e vocês não acreditam, somente teremos chance de melhorar nossos benefícios com a alta das ações que compõem o patrimônio da PREVI, e isto só ocorrerá se o PT for chutado do poder.

    Tenho lido alguns comentários de colegas pregando o voto nulo, como protesto. Gente, isto é um grande engano, o voto nulo somente beneficia quem está no poder.Nunca votem nulo, sempre tem alguém senão melhor, menos ruim que os outros.

    Desta vez, vou escrever em caixa alta, na próxima vou desenhar.
    SOMENTE TEREMOS MELHORIAS EM NOSSOS BENEFÍCIOS COM A RECUPERAÇÃO DA BOLSA DE VALORES, E ISTO SOMENTE OCORRERÁ COM A QUEDA DO PT DO PODER.



    ResponderExcluir
  117. -----QUEM ESTÁ PERDIDO NÃO CAÇA CAMINHO-----

    COLEGAS ENDIVIDADOS – NÃO SE DESESPEREM.
    AÇÃO JUDICIAL - 30% CONSIGNADO.
    Ação Declaratória de Obrigação de Fazer - Empréstimos Consignados em folha de pagamento.
    A ANAPLAB - entrará com a ação supra, para que os endividados paguem somente 30% do líquido da folha de pagamento de todos empréstimos consignados na folha de pagamento da PREVI e ou débito em conta corrente.
    INFELIZMENTE, CONTRA A VONTADE, MAS É O QUE SE RESTA FAZER.

    ResponderExcluir
  118. Caro colega Wilson Luiz,
    Existem alguns analistas que têm previsão de que se o PT perder essas eleições, a bolsa de valores poderá chegar a mais de 70 mil pontos no final do ano.

    ResponderExcluir
  119. Cara Cecília,

    Somente ampliando a discussão para as redes sociais (facebook/twiter) vamos poder criar alguma pressão sensibilizando a sociedade para o problema. Minha sugestão para o Colega que vai receber R$ 26,00. Retire seu nome do contracheque e peça outro Colega para postar no Facebook/Twiter e compartilhar. O Brasil precisa saber da sua situação! Escreva também para a Presidência da República diretamente. Tenho certeza de que pelo menos sua situação será resolvida favoravelmente. O restante, desculpem, vamos esperar sentados, pois se não houver pressão no Brasil nada funciona e nada se resolve. Minha modesta opinião, respeitando as contrarias. Obrigado.

    ResponderExcluir
  120. Prezada Cecília, analisando os comentários e as interpretações divergentes sobre a suspensão das parcelas do ES, me pareceu ter sentido os comentários do colega Mário Célio Costa (18-07, 14:39) e do anônimo (19-07, 01:18), pela lógica seria a flexibilização de 18 parcelas pois 06 estariam embutidas nas parcelas suspensas, ou então a PREVI teria divulgado dilatação no prazo de apenas 06 parcelas e não 12 como divulgou.Espero que tais comentários venham sensibilizar os técnicos ainda em tempo, ou se estivermos todos errados nos corrija por favor.Atenciosamente

    ResponderExcluir
  121. SE O PT PERDER QUEM ASSUME É O PARTIDO QUE NOS DEIXOU OITO ANOS SEM REAJUSTES SALARIAIS.

    UMA BOA, NÃO É MESMO?

    ResponderExcluir
  122. O que todos estão vendo é que o nosso dinheiro se foi para o BB e daí para o Partido no Poder. Só teremos nossos benefícios repostos se esses dinheiros voltarem ao caixa da PREVI.

    ResponderExcluir
  123. Prezada Cecilia Garcez! Boa Noite!

    Amanha tera reunião na PREVI.Não poderia entrar na pauta, como ficarâo os colegas que precisam do ES. Tudo esbarra na margem consignavel. Haveria uma outra saida? Não sou nada expert nesta caixa preta que é a PREVI, mas apenas analisei prazos e valores de prestações e tenho certeza que este realinhamento de nada adiantou. Todos conhecemos sua influencia. Gostaria de solicitar que nos oferecesse alguma chance de saida, junto a PREVI. Pois perder o Bet, voltar com as contribuições ja pagas mais de 360 e ainda pagar o ES, realmente fica complicado. Então peço a gentileza que possa estar dando amanha na reunião sua valiosa e valorosa contribuição.
    Muito Obrigada
    Marisa Moreira - RJ

    ResponderExcluir
  124. Cara Cecília,

    Reproduzo comentário feito em outro blog: ¨Estou auxiliando três Colegas renovarem seus empréstimo simples. Conectado diretamente na internet desde ontem às 09:00hs, conseguimos depois de dezenas de tentativas que se estenderam até às 22:50hs, renovar apenas dois ES. Tenho internet de boa qualidade e parava somente para rápidas refeições e ir ao banheiro. Esses Colegas são muito idosos na faixa de 70/80 anos e não tem conhecimentos necessários a operar na web. Até tentaram ligar no 0800 mas parece que também está mais congestionado ainda. Será que não há uma maneira mais fácil de fazer isso? Acredito que estamos na idade da pedra lascada!! Faço esse registro para que se pense numa maneira melhor de disponibilizar esses empréstimos ! Obrigado.

    ResponderExcluir
  125. Renovei o meu às 03:00 da madrugada. Sem congestionamento e sem problema. Às vezes a insônia tem suas vantagens...

    ResponderExcluir
  126. Colega Anônimo,

    Você que conseguiu renovar o empréstimo às 03:00hs da madrugada é um brasileiro ¨isperto¨ conseguindo driblar até a inoperância do sistema. Parabéns...!

    ResponderExcluir
  127. E o teto na Previ, como fica?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário