quarta-feira, 9 de julho de 2014

Que Decepção!!!


Caros Colegas,
Ontem, terça-feira, dia 08.07, tivemos duas derrotas: a primeira, foi a falta de consenso em relação à revisão do ES, que ficou para quinta-feira a decisão final. Eu preciso retificar minha colocação anterior de que a Diretoria de Seguridade pediu prorrogação do prazo para apresentação da proposta. Na realidade, o prazo fatal para que a diretoria de Seguridade apresentasse a proposta seria até o dia 15.07.

A segunda derrota foi o jogo do Brasil com a Alemanha, onde levamos uma surra de 7 x 1. Nunca antes na história do Brasil, houve uma lavada dessa. Desde o primeiro jogo, o time brasileiro demonstrou tanto a falta de habilidade técnica quanto emocional para uma Copa do Mundo e, principalmente, acontecendo no próprio País. Sabemos que a pressão é muito mais forte em casa, mas mesmo assim, faltou muita coisa. Aliás, essa palavra “faltar” é o que mais retrata a realidade do povo brasileiro. Falta tudo nesse país, falta saúde, educação, igualdade e paz. Pagamos uma fortuna em impostos e não vemos isso sendo transformado em serviços.
Se olharmos para o lado econômico, também falta muita coisa. Estouramos novamente o teto da meta da inflação. Em 08.07, foram divulgados os índices de preços de junho: o IPCA foi de 0,40% e o INPC 0,26%. Apesar da queda do preço dos alimentos, depois da alta do início do ano. Ainda assim, nos últimos 12 meses, estouramos o teto da meta. Da mesma forma que a armação do time brasileiro foi equivocada, o governo também fracassou na lógica de que uma inflação alta provocaria maior crescimento da economia. Como Felipão, nossos governantes escolheram a estratégia errada. A melhor forma para remediar este cenário é aprender com os erros. Errar é humano, mas persistir no erro e não enxerga-lo é falta de perspectiva e visão.
Gostaria de compartilhar um texto escrito pelo jornalista João Máximo, muito apropriado para o momento.

“UM CHORO DE UMA CRIANÇA
Depois do quarto gol, a imagem do menino chorando me fez pensar no que eu lhe diria se fosse seu pai. Até agora, não sei. A ausência de Neymar? Não justifica. A defesa sentiu falta de Thiago Silva. Não explica. Não temos meio-campo? Conversa de prancheteiro. Fomos vencidos pelo emocional? Bobagem. Dizer que o futebol brasileiro há tempos perdeu aquela aura que o fazia diferente e melhor que os outros seria roubar do menino a esperança de que ainda poderemos ser campeões do mundo.

Também não usaria qualquer das sentenças que ouvi ontem: vergonha, desastre, vexame, massacre. Eu o pouparia de todas elas. Também não lhe apontaria culpados, o técnico, os jogadores, nós mesmos, que vimos a seleção jogar mediocremente nas oitavas e nas quartas e ainda acreditamos que pudesse descobrir-se diante da demolidora equipe alemã. Não vi mais o menino após a goleada ganhar proporções assustadoras. Mas seu choro foi o choro de um Brasil que, como o 7 a 1, não se explica.”

57 comentários:

  1. Sérgio Luiz Romagnoli Machado9 de julho de 2014 às 23:19

    ...............a decisão sobre a revisão do ES "ficou para quinta feira", amanhã, dia 10.07 ??? É isso ?

    ResponderExcluir
  2. Prezada Diretora Cecília,

    Procrastinação: empurrar com a barriga.

    Esta revisão do Empréstimo Simples virou uma palhaçada.

    Esta se formando uma batalha sangrenta na porta da Previ ou do Mourisco, ninguém aguenta mais esta situação de descaso da Previ com seus assistidos.

    Esse Diretor Marcel Barros tem mais poder que o Presidente da Diretoria Executiva, e garanto que essa briga toda é por uma MIXARIA de revisão.

    Olhe se o teto se elevar em 10 mil reais, e o prazo aumentar em 12 parcelas, do que eu duvido muito.

    Sem falar nessa formula esdruxula e contra os idosos do PB-1.

    Estou farta desse jogo sujo, de cartas marcadas, de suspense, de chantagem com pessoas sufocadas e sem recursos para simplificar essa maldade que sempre e em todos os anos acontece nessa maldita revisão do EMPRÉSTIMO SIMPLES.

    Essa obra eleitoreira e sarcástica que é usada todos os anos nessas revisões a conta gotas nesse produto.

    Me falta a paciência e vontade para continuar nessa tribo de abutres, aves de mau a goro que se torno essa diretoria da Previ.

    Lutem pela LIMINAR COLETIVA, para barrar essa afronta a justiça, essa farra e essa inercia dessa Diretoria de Seguridade, e proclamem aos 4 ventos que a chapa 3 Previ, Livre, Forte e de Todos não tem poder para mudar nada nesse antro de mau feitores, nessa instituição falida de caráter e de negócios predominantemente para o Patrocinador e o Governo.

    Perdemos a ESPERANÇA DE DIAS MELHORES e paro por aqui, porque não adianta lutar com os corruptores, com os vendidos e com os dirigentes disfarçados de eleitos, quando na verdade sobe com promoções para depois de eleito ser capacho de quem o colocou da DIRETORIA QUE DEVERIA SER A GUARDIÃ DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS,SR. MARCEL BARROS, UM DIA SERA VELHO E DEUS HÁ DE SABER LEMBRAR DAS SUAS MALDADES CONTRA GENTE HONESTA E ORDEIRA.

    Cecília me perdoe, mas vou dar um tempo dos blogs,e cuidar da minha saúde, e buscar a justiça, pois este é o único caminho que nos resta, a PREVI não tem salvação é um titanic preste a afundar.

    HORA É FQM.
    HORA É ISSO, HORA É AQUILO, HORA É A SUSPENSÃO, HORA É OS TÉCNICOS QUE NÃO APRESENTA NADA, HORA É O DIA DO JOGO, HORA É A DATA QUE PODE SER ATÉ 15-07-14.

    CHEGA TAMBÉM MERECEMOS SER RESPEITADOS.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    Ou vamos para a porta da Previ e invadimos ou vamos todos morrer a minguá.

    Eu disse INVADIMOS, chega de DIPLOMACIA, não resolve.

    ResponderExcluir
  3. Cecīlia a derrota humilhante da seleção brasileira fragilizou mais ainda a chapa branca do poder, temos que mostrar aos diretores da previ que somos um número grande de eleitores e se unidos poderemos ajudar candidatos. Eles estão amorcegados nos cargos e não querem largar o osso. Suspensão ES por mais seis meses, prazo maior e 180/180 já! Esses moços tem que respeitar quem carregou o BB nas costas durante décadas. Pra cima deles.

    ResponderExcluir
  4. Cara Cecília,
    Não entendo o porque da demora para anunciar que ficou para quinta, se é amanhã ou na próxima. Não ficou claro. Deixando muitos aposentados sem dormir. Mas, compreendi muita coisa a ser feita.
    Vou dormir sem saber se é amanhã ou proxima quinta

    ResponderExcluir
  5. É cara colega e aposentada Cecilia, os fatos estão ai, e vamos aguardar a (bucha) que vira na quinta feira, eu, sou um dos colegas que conta e necessita duma decisão, sobre o ES, e tambem mais outros 23.999, provaveis também. Sei e imagino que voce e outros tentaram opinar favoravelmente por nós aposentados e pensionistas, porem voces não decidem sozinhos. Muito obrigado por suas noticias, agora, 0:20hrs de 10/07/2014, estou postando este comentario. Tudo de bom, aqui aposentado de Cambé-PR, no aguardo de boas noticias.

    ResponderExcluir
  6. Cecília com essa atitude, a nova diretoria é que terá a perda maior que será a de sua credibilidade.
    Se os dois diretores que ficaram queriam isto, conseguiram.
    Pensem bem nisto.
    A recusa ao ES prorrogado, eu o faria até Outubro, significa o enterro da chapa 3 um mês depois de ter ganho as eleições.
    Maior argumento a ser usado contra os dois outros diretores??? A Prvi é dos funcionários, não do governo. Se querem manchetes na mídia de como mal administraram a gestão anterior e querem continuar mal administra do ...é só falar.
    Pediremos. saída de ambos.
    Vocês tem a força dos funcionários que votaram, eles não. Depende apenas de vocês quererem desiludir todo mundo ou não tão rapidamente.

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília,

    Boa noite.
    Este é o choro de FORA DILMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    FORA MARCEL BARROS!!!!!!!!!!!!!
    Tudo será no momento certo e então você verá tudo vai acontecer.
    Eles estão sem crédito com as pessoas.

    Abraço,

    Lú!

    ResponderExcluir
  8. Carlos-Rio Pardo(RS)10 de julho de 2014 às 07:54

    Dona Cecília, tudo bem? Fiquei na dúvida quanto ao ES. A Previ ficou de se manifestar hoje, quinta, dia 10.07.14? Ou é mais provável que só decida alguma alteração no dia 15?
    Um abraço. Carlos

    ResponderExcluir
  9. Respeitável Professora Cecília, digna Diretora de Administração, saudações cordiais.

    EU ACREDITO

    Meus amigos, para mim, está tudo muito claro: já, nestes primeiros momentos, há uma feroz campanha, para desmoralizar, sufocar e "enquadrar" a equipe Previ Livre, Forte e de Todos.
    Os senhores que já estavam lá, querem-nos mostrar "quem é que manda aqui".
    Não precisa disso não, porque, hoje, por força do "moderno" ordenamento normativo, os senhores vencem, sempre.
    Da minha parte, a resposta a essa campanha, é a renovação, vigorosa, do meu voto, para a equipe, hoje, agora, sem reservas!
    Escrevi, há tempos e repito, igualmente que a votação é hoje e que não nos venceram nas urnas, mas querem-nos vencer, agora, IMPONDO divisão, inconformação e cansaço,
    A realização do programa da equipe é de longo prazo, devido a esse clima rebelde encontrado.
    Enquanto esta for a minha convicção, até dispenso maiores explicações e justificativas.
    Além de uma possível ida à porta da Previ, creio seja inadiável, entrar pela porta do Foro, infelizmente!
    Grato por tudo e PAZ E BEM!

    "É mal o que tu me ofereces / Bebe tu mesmo os teus venenos."

    ResponderExcluir
  10. A vida eh muito mais que isso. ES e Copa do Mundo. Difícil eh fazermos nossas escolhas. O que não podermos mudar, mudado está. Outros festivais virão.

    ResponderExcluir
  11. Prezada Cecília, Bom dia, ótimo comentário, o patriotismo não é individual, em menos de um mes o BRASIL se UNIU para sorrir e chorar pela COPA DO MUNDO,mesmo sabendo que estávamos mais para perder, engavetamos nosso SOFRIMENTO, valeu para OXIGENAR nossos cérebros, de volta a realidade , nosso Plano de Benefício dividido UNS COM MUITO TANTOS COM QUASE NADA, vinte de julho de 2014, quando ainda deveríamos estar recebendo o BET, muitos estarão com folha negativa.Infelizmente não podemos apresentar para a imprensa os salários de todo o PB1, mas a diretoria pode ver, pode comparar em reuniões sigilosas,façam isso por favor, só como exemplo comentei outro dia com um colega aposentado antes de 98 sobre a falta do BET ele disse ter sofrido uma perda de 3.000,00, quase caí de costas meu BET era de 750,00, mas aí veio a explicação eu sou de "OUTRO GRUPO" sou dos "PÓS-97" aí eu pergunto: a quem pertence o fundo PB1?quanta diferença, e os pensionistas?como ficam nesta comparação? REALINHAMENTO URGENTE para o PB1, abaixo as diferenças !Bom dia Cecília, obrigada pela atenção que nos tem dado.

    ResponderExcluir
  12. Pretender misturar, na derrota, futebol com política é fazer muito pouco da capacidade de compreensão de seus leitores e eleitores (entre os quais, graças a Deus, não me incluo, pois votei Chapa 2). Tão ruim quanto seria o governo fazer uso político da vitória. Precisamos de menos "política" e de mais trabalho e seriedade!

    ResponderExcluir
  13. CCecilia,
    Peço antecipadamente desculpas pelo desabafo. essa comversa de falta de consenso para decidir assuntos na Previ já está por demais desgastada. O que ocorre não é consenso é subordinação das decisões à vontade dos mandaletes que nos foram impostos pelo Banco. A coisa fica nesse vai e vem, bota e tira, conversa que na minha juventude costumávamos chamar de "papo cerca Lourenço". Segundo penso somente medidas drásticas tais como a responsabilização de administradores da Previ por má gestão pode resolver de fato nossos problemas. Ademais precisamos ser menos condescendentes com o amontoado de ilegalidades praticadas pela Previ e pelo Banco no trato de nossos interesses. A falta de implantação do teto é uma delas, mas há muitas outras. Está na hora de nossas entidades se mexerem.

    ResponderExcluir
  14. EM GOVERNOS ANTERIORES, QUANDO SE QUERIA UMA COISA ELA ERA FEITA, O BB ESTÁ COM BILHOES APROVISIONADOS DA PREVI SEGUNDO O QUE VOCES DIZEM EM FUNÇAO DA NORMA 26, E ISSO ALÉM DE ABUSO EH INCONSTIRUCIONAL, UMA VEZ QUE O PARTICIPANTE E EMPRESA AGREGAM VALORES PARA APOSENTADORIA EH PARA APOSENTADORIA. RESUMO...FALTA INTERESSE DA DIRETORIA EM VER A REAL SITUAÇAO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS E NO FUTURO CASO NAO TOMEM ALGUMA MEDIDA OS FUTUROS APOSENTADOS VAO PREFERIR OS SEUS VALORES DE VOLTAA FICAR A MENDIGAR UMA APOSENTADORIA DE UM FUNDO EM QUE O GOVERNO TEM LIVRE ESPAÇO. EH UMA VERGONHA PARA ESSE FUNDO QUE DIZ SER PRIVADO. NINGUEM MEXE NO FUNDO BRADESCO.

    ResponderExcluir
  15. Cecília,
    Só espero que o ciclo de decepções e fracassos que atinge os associados da Previ tenha se encerrado com a vitória da Alemanha no jogo de segunda e com a ausência de proposta na reunião de diretoria de terça-feira. Confesso que não enxergo como derrota a falta de consenso com relação aos ES-Previ. É sinal de que tem gente tentando arrancar da até então insensível área de seguridade alguma solução que realmente possa atender aos mínimos anseios e angustias da grande maioria do corpo social. De nossa parte só resta aguardar ansiosamente uma solução para o problema. Nunca é demais lembrar que a situação hoje vivenciada por muitos nos foi empurrada goela abaixo por essa diretoria que aí está, exclusive os membros da chapa “3”, recém eleitos e ainda depositários da confiança e esperança, senão de todos, de quase todos os aposentados e as pensionistas do “PB-1”. Os frequentadores do espaço agradecerão tão logo Você divulgue o que ficar decidido na reunião de hoje, seja lá o que for, para por fim a essa trágica página da vida de todos nós e de difícil final feliz.

    ResponderExcluir
  16. Cara Cecília, olhando as postagens dos seus seguidores fiéis, sou e fecho com a maioria. Não precisamos de mais emprestimos simples. Pagamos durante a nossa vida inteira , juros a PREVI, do nosso próprio dinheiro. É uma coisa inexplicavel. Independente das inumeras diferenças entre as aposentadorias dos colegas, pre-97, pos-98, velha CARim(prestações pífias), Nova Carim(impagável), uns ganharam anuenios(não entendo até hj). , outros ganharam o RENDA CERTA,e outros ganharam o vale alimentação, em seus contracheques. O que tem que ser feito é aumentar o prazo para o pagto do emprestimos simples,reduzindo a prestação ; a realinhamento o cálculo atuarial - não se entende, diminui o numero de beneficiários, consequentemente, passando para 60%(pensionistas). Tem,que ter coisa errada. Com patrimônio invejável, é hora de revermos a extinção da PARCELA PREVI(PARA APOSENTADOS, PENSIONISTAS E FUTURAS APOSENTADORIAS). É pouco, mas ajuda principalmente , os que ganham quase nada de complemento da PREVI, ficando um beneficio do INSS, diminuindo ano a ano. Força a todos voces , eleitos.

    ResponderExcluir
  17. E a decisão sobre o empréstimo simples foi adiada novamente, para angústia dos colegas mais necessitados.Não adianta amaldiçoarmos o Dan Conrado, ou cobrar do Marcel, muito menos de nossos dois eleitos, que não podem contar, sequer, com a ajuda do outro diretor eleito, o “traidor”. O presidente da PREVI e os diretores nomeados pelo Banco mais o Marcel são tristes figuras, que venderam sua dignidade, obedecem cegamente às determinações do Banco do Brasil em troca de um cargo regiamente remunerado mais uma aposentadoria obscena, para a qual não contribuíram. Para mim, a atual situação, de achatamento de nossos benefícios, tem apenas um culpado, e não vou perdoá-lo nunca. Seu nome é SÉRGIO ROSA. Este “colega” foi presidente da PREVI por mais de sete anos. Ele era um dos líderes do sindicalismo bancário de São Paulo, seu poder político era imenso, chegava a confrontar o presidente do Banco do Brasil, e até o ministro da fazenda.Dentro da PREVI era todo-poderoso, impunha suas decisões. Por suas mãos passaram mais de 30 bilhões de reais em superávits, ainda antes da edição da resolução 26, que poderiam ter sido utilizados integralmente para tornar o PB1 mais justo, melhorando as pensões, o benefício mínimo, enfim promovendo um justo realinhamento dos benefícios. Tivesse feito isto, teria saído como o melhor presidente que a PREVI já teve. Concedeu ele o quê a nós, legítimos donos da PREVI? Sua única decisão que beneficiou todos os associados foi a redução das contribuições em 3,2%, aliás benefício ilusório, já que a contribuição pode aumentar se a diretoria considerar necessário, há fundos em que os associados contribuem com 16%. Os “amigos do rei” não foram esquecidos, para eles saiu o milionário renda certa e o aumento em mais R$ 6.000,00 na aposentadoria de altos funcionários do BB e da PREVI.
    Ao final de seu segundo mandato, superestimando seu poder, Rosa envolveu-se em um nebuloso caso de dossiê envolvendo a filha do ministro da fazenda, e foi derrubado do cargo. Ficou algum tempo “na geladeira”, mas como o PT não abandona um “cumpañero” caído em desgraça, com exceção do deputado André Vargas, hoje tem um alto cargo na BRF Foods.

    ResponderExcluir

  18. EINS, ZWEIDREIVIERFUNF(4 gols em 6 minutos), SECHS, SIEBEN

    Mein Gott!!

    O Felipão e o Parreira estão dizendo que o trabalho foi bem feito, o único erro foi o apagão de 6 minutos; a CBF, em vez de implodir o que sobrou, remover logo o entulho e começar a reconstrução com novo técnico, pensa em deixar a dupla em seus cargos até o fim do ano, seis meses perdidos!!
    Na seara política, a presidenta Dilma, bem no seu estilo “vou tirar o meu da reta”, agora ataca a administração da CBF, ela que andava aos abraços com seus dirigentes nos tempos de vitórias; e ainda, demagogicamente, defende que nossos melhores jogadores não saiam do país. Imaginem se o Neymar, ganhando menos, em vez de jogar contra o Real Madrid, Bayern, Milan, Arsenal, preferiria ir para o Santos e jogar contra a Penapolense pelo paulistinha, contra o Real Garcilazo pela libertadores, contra o Águia pela copa do Brasil.
    A boa notícia é que a bolsa de valores subiu, hoje, 1,79%. Por incrível que pareça, analistas atribuem a alta à derrota por 7, acham que isto vai prejudicar a campanha de reeleição da presidenta.

    ResponderExcluir
  19. Cecília Garcez,

    Você disse que a decisão do ES ficou para 5ª feira, pergunto: é quinta-feira 10/07 ou é quinta-feira 17/07?
    Se é 10/07, você conhece a decisão? Se sim, qual é?
    Atenciosamente
    Luiz Carlos/BH

    ResponderExcluir
  20. Caros colegas,
    Eu entendo perfeitamente o desabafo de todos, sejam os que confiam no grupo que foi eleito e que nos ajudou nessa vitória ou sejam os que não nos elegeram e estão frustrados com o resultado e, de repente, torcendo para que a nossa gestão não dê certo.
    Não tenho como evitar a revolta, pois também me incomoda essa forma de agir em relação as propostas que interessam os associados. Se fosse algo que beneficiasse o Banco, acredito que a postura seria bem diferente, mas como é algo que só interessa aos associados, a situação complica.
    A nota da diretoria de Seguridade foi apresentada e eu é o diretor Decio registramos voto contrário, pois entendemos que a proposta apresentada não atende os associados, porém parece que haverá outros registros e não tenho como antecipar como ficará. Assim que houver o desfecho final, eu compartilharei com vocês.
    Gostaria de ressaltar que todos sabiam e sabem como funciona a governança na Previ. Em nenhum momento da nossa campanha prometemos o que não poderíamos entregar, por isso sempre utilizamos a expressão: "Vamos lutar para..." E já estamos fazendo isso e continuaremos defendendo os interesses dos colegas. Adoraria divulgar uma boa notícia, aliás, uma das poucas de alçada da Diretoria, porém não foi possível.

    ResponderExcluir
  21. Colegas,
    Perecisamos entender que o que barra a acao dos diretores de elegemos nao eh a vontade deles, mas a existencia de um regulamento nada democratico, onde sera realizado conforme a vontade de quem manda:: o voto de minerva.
    Todos nos sabemos quem detem esse poder.
    O que temos que fazer he lutar para derrubar o poder maior.
    Por outro lado, agora temos quem luta por algo que nos favoreca e nos avisa com sinceridade o que esta acontecendo.
    Andrade (de Piracicaba SP)

    ResponderExcluir
  22. Precisamos botar ordem nessa Previ.Todo santo ano na hora de concessão do ES é esse puxa encolhe matando de ansiedade velhinhos aposentados. Isso é um absurdo querida Cecília! Só você para falar com esses insensíveis diretorezinhos que eles nos devem muito respeito! Eu mesmo fiquei no BB até me aposentar só por causa da Previ... agora ta todo mundo levando ferro. Queremos regras e jogo aberto!

    ResponderExcluir
  23. Cara Cecília,
    Acho que nós participantes, deveríamos tá sendo informado, tempestivamente, o que tão pretendendo fazer. Uma forma de conhecer, antecipadamente, o que vem por aí. Preparar nosso espírito para o próximo dia 20. Ficamos na esperança e ansiedade do que poça acontecer. O sofrimento é maior.
    Espero que entendas.

    ResponderExcluir
  24. sergio luiz romagnoli machado10 de julho de 2014 às 23:15

    Que Decepção !!!
    Mas acredito Cecília que está sobrando uma primeira e grande lição. O anúncio antecipado por você da(s) data(s) da solução do "caso" ES foi um tremendo erro. Criou-se uma expectativa, frustada a cada dia que passa.Com a prática no trato desses assuntos que voces tem isso não poderia ter acontecido. Não poder-se-ia ter gerado essa expectativa. Primeiro e grande erro na condução da comunicação da chapa "3". INFELIZMENTE !!!

    ResponderExcluir
  25. Cecília, você é formidável e antes de tudo bela. Suas palavras nos deixa em estado de torpor. Amanhã será outro dia. Dormirei ouvindo a sua voz. A única certeza que tenho é que amanhã o sol brilhará mais uma vez, radiante, tal como você. Conto com você. Conte comigo. Muitos que falam não sabem o que dizem. Vamos lutar para...

    ResponderExcluir
  26. Vocês verão, ninguém aguenta mais, isso mudará, em breve! É Satanás contra Miguel!

    ResponderExcluir
  27. Qual nota da diretoria de seguridade??? O que diz

    ResponderExcluir
  28. Rosalina tem razão irmos para as portas da PREVI ou invadirmos a PREVI! Cheio de ser tudo direitinho, certinho,

    ResponderExcluir
  29. Caros Colegas,
    A Previ tem normativos internos que qualquer funcionário ou dirigente precisa seguir. Vocês terão que aceitar a forma de divulgação, pois foge a minha alçada os trabalhos oriundos de outras áreas. Eu sou a única que tenho mantido um canal de comunicação transparente com vocês. Espero que não tenha que mudar meu procedimento em função de alguns insatisfeitos. Estou fazendo o meu melhor e disso vocês podem ter certeza, porém não posso responder por todos. Vamos lembrar que a gestão é compartilhada e todas as decisões na diretoria têm que ser por maioria. Na diretoria não há o voto de minerva.

    ResponderExcluir
  30. COLEGAS APOSENTADOS E PENSIONISTAS: NAO ESPEREMOS MAIS, VAMOS BUSCAR A JUSTICA CONTRA A PREVI. FICAR COM A MAO ESTENDIDA PEDINDO ESMOLAS COM AS NOSSAS IDADES EH REVOLTANTE.
    ESTOU DISPONDO UM E-MAIL PARA QUE OS QUE QUISEREM TOMAR MEDIDAS MAIS CONCRETAS DO QUE PEDIR ESMOLAS QUE SE COMUNIQUEM COMIGO.
    NIVALDO ELIAS DOS SANTOS -E-MAIL: nickytalit@g.mail.com
    AS AFABBs TAMBEM SAO VENDIDAS COMO OS OUTROS TODOS. PROCUREMOS UMA JUNTA DE ADVOGADOS PARA RESOLVER NOSSAS SITUACOES. TODAS. TODAS ELAS.

    ResponderExcluir
  31. Prezada Diretora Cecília,

    Conseguir transmitir para as pessoas os principais conceitos de forma simples e dinâmica é um trunfo importante, e quando conhecemos iniciativas nesse estilo ficamos muito contente, pois o nosso maior problema é a questão das parcelas do Empréstimo Simples.

    Nosso propósito é disseminar conceitos que vão ajudar os colegas a ter condições de passar por esse caminho do endividamento da melhor forma possível.

    Fornecemos recomendações práticas para quem quer se livrar das dividas por vias retas, mas para isso é primordial a ajuda da Previ e da sua Diretoria Executiva.

    Não dá para contar com o governo nem com a loteria,se você se sente cada vez mais encurralado na travessia para realizar seus sonhos de independência, é porque você realmente está encurralado.

    Acreditei que essas eleições seria o bote salva vidas para uma parte do PB-1 da Previ que esta muito endividado, acreditei que a honestidade dos componentes da chapa seria o fiel da balança, para se fazer justiça com os que realmente necessita de cuidados urgentes,mas diante da posse e em muito pouco tempo ficou claro e cristalino que a vitória era apenas um passo e que as dificuldades do movimento é muito mais complicado.

    A primeira lição, portanto, afirma que é essencial aprender a adiar a nossa própria realidade, as parcelas vão aparecer no contra cheque e nada podemos fazer, os ELEITOS FIZERAM A SUA PARTE, ESTA CLARO QUE FIZERAM DENTRO DO POSSÍVEL, CABE A NÓS AGORA ACHARMOS OUTROS CAMINHOS, JUDICIÁRIO, PORTA DA PREVI, INVASÃO, DERRUBAR O ATUAL PRESIDENTE DA PREVI E ATÉ DESTITUIR O ELEITO DA DIRETORIA DE SEGURIDADE.

    Não vamos mais esperar pelos outros, se o problema é na nossa casa, fomos nós que criamos, cabe a nós os endividados, achar as saídas, usando as brechas da lei ou mostrando ao mundo que MARAJÁ é privilegio de poucos.

    Com meus respeitos,

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista

    ResponderExcluir
  32. Cara Cecilia,

    São coisas estranhas que acontecem na Previ, do lado cá pensamos "qual o problema da Previ nos emprestar o dinheiro?" , pois é, qual o problema. Prá mim tem muita coisa precisando de explicação e no momento a mais lógica seria de que não há dinheiro, como estamos num governo que maquia e enfeita, logo, qual será a real situação financeira da Previ?

    ResponderExcluir

  33. Cecília,

    Os fatos:

    Existe uma proposta, que não atende aos participantes e ainda não pode ser divulgada. Mas, existe uma proposta.

    A Diretoria anterior suspendeu o ES por 6 meses e hoje está numa saia justa, pois o Regulamento do ES tem que ser adequado à realidade dos saldos devedores e valores de prestação atuais de cerca de 24.000 mutuários sob pena de irregularidade administrativa.
    A simples retomada da cobrança das prestações não resolve, pois os valores têm que ser revistos (margem, limites e valor da prestação).

    Diante do impasse, a sugestão é manter a suspensão em julho 14, sem consulta, permitindo aos que quiserem a retomada da cobrança se manifestarem com consequente débito em conta corrente ainda durante o mês de julho.


    Seja como for, o Regulamento do ES será revisto em novembro/14 e nada impede a revisão antecipada, ficando mutuários e Previ adequados à nova realidade.

    Quanto à sua atuação, nada a reparar e agradeço a pronta informação que de outra forma não teríamos.

    Obrigado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Colegas, a Cecília está sendo verdadeira não está escondendo o triste desfecho, melhor assim, iludir prá que? assim como os 7x1 não era o que queríamos ouvir.Agora, AÇÃO!, arregaçar as mangas, força!,coragem! cobrar agora das nossas associações .

    ResponderExcluir
  35. Na Diretoria não há voto de Minerva. Tá !
    São 3 diretores eleitos e 3 indicados não é mesmo ?
    Se todas as decisões tem que ser por maioria, um dos diretores " Pula para o outro lado ", correto ?
    Ah !!! Não podemos divulgar os votos, vai ser dito.
    E, como diziam, "Vamos que vamos"... (pro brejo)

    ResponderExcluir
  36. Primeiro cobram por notícias da Cecília sobre o E.S., depois quando a Cecília informa, DA ÚNICA FORMA QUE LHE É PERMITIDO INFORMAR, criticam também. Será que esses críticos acham que a Cecília tem o poder de resolver sozinha? será que basta dizer "eu quero assim e pronto". Colegas e amigos, não é assim que funciona em nenhuma corporação, ainda mais no maior fundo de pensão da América Latina.
    Estou junto de vocês, na mesma situação em relação ao E.S. e por não ser mais AN0NIMO já estou sofrendo retaliações severas por parte do BB.
    Acho correta a forma como a Cecilia vem se comunicando, pois é a única possível.
    Quanto a eventuais manifestações na PREVI, dentro ou fora, estou de plenamente de acordo e participarei, desde que seja EM APOIO aos eleitos da Chapa 3 (Cecília, Décio, Carvalho, Medeiros, Zanella e os demais) e contra a gestão dos indicados e do Marcel.
    Qualquer repúdio aos eleitos neste momento, estarei combatendo.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  37. Realmente não é fácil trabalhar neste ambiente desigual da PREVI. Mas pior que isso é não ter como fugir de um revés perante os colegas.
    Criticam a Cecília por ter criado a expectativa no caso ES.
    No melhor estilo "calada você está errada", eis que não há chance alguma para ela.
    Se não abre a demanda, seria acusada de omissa.
    E se abriu, mas não conseguiu trazer o resultado esperado, criou "falsas expectativas".
    Não estou defendendo a Cecilia, pois ela mesma se defende e não precisa de ninguém pra isso, mas temos que entender como as coisas funcionam e dar tempo e crédito aos nossos eleitos.
    As criticas de alguns mostram que quando o desespero bate à porta, a razão sai pela janela.
    Estou tão endividado quanto a maioria e também necessito de uma solução urgente do ES. Mas descontar nos eleitos não vai por dinheiro na nossa conta.
    Vamos com calma, gente.
    A PREVI quer exatamente que se instale entre nós este desespero.

    ResponderExcluir
  38. Respeitável e estimada Professora Cecília, digna titular da Dirad, saudações cordiais.

    É UMA AMEAÇA?

    Inicial e sinceramente e sem adulação, pois a senhora não depende disso, mas depende, somente, de que o Altíssimo lhe mantenha a saúde física, pelo que lhe conheço, reafirmo o meu elevado respeito e reconhecimento, pela sua brilhante carreira que lhe credencia, até, para qualquer Ministério da República.
    Isso posto e com antecipado pedido de desculpa, se eu falhar, desintencionado, neste comentário, no seu comentário, de 11 de julho, 07:52h, a senhora relembrou como funciona a complexidade de uma decisão, no interior da Previ, recomendando,
    acertadamente, a nossa compreensão, quanto à comunicação dos fatos.
    Salvo engano meu ou leitura precipitada, a certa altura, a senhora expressou-se de um modo que pareceu uma ameaça: "Espero que não tenha que mudar meu procedimento em função de alguns insatisfeitos."
    Será isso mesmo?
    Sei que a senhora é livre, para qualquer decisão, quanto aos seus seguidores e eleitores.
    Além de excelente técnica, repito, a senhora tem sólida formação humanística, pela formação em Psicologia, o que enriquece muito e garante a sua compreensão do que aparece nos comentários extenuados e desesperançados que expressam a sensação de um continuísmo mortal, para quem esperava janelas abertas e novos ares, após a histórica vitória da equipe Previ Livre, Forte e de Todos.
    Eu já expressei, repetidamente, em todos os blogs, inclusive, nesta postagem, o meu irrestrito apoio à equipe, por entender o que foi encontrado no Mourisco e, por isso mesmo, a perspectiva de longo prazo, para realizações.
    Sempre aponte a COMBATIVIDADE da equipe, como seu maior trunfo.
    Professora Cecília, fico por aqui e desculpa, se lhe tomei muito do seu exíguo e precioso tempo, mas fiz de tudo, para aplicar bem as palavras, de modo a explicar bem a minha impressão da sua afirmação e não desfazer, em nada, o elevadíssimo apreço que lhe dedico.
    Obrigado, por manter este espaço, tenha um abençoado fim de semana, junto dos seus e até segunda-feira, se Deus quiser e segue um afetuoso PAZ E BEM!

    "Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor.
    A maior delas, porém, é o amor."
    1Cor 13,1-13.

    ResponderExcluir
  39. É, colega de 10/7, 8:25. É por isso que eu nunca concordei com o BET. Uma vez, li um texto de um atuário em que ele defende que os resultados superavitários da Previ são, também, decorrentes do tremendo redutor que temos, a Parcela Previ. Uma colega que se aposentou - com o mesmo cargo e 5 anos menos do que eu de filiação a Previ - em meados de 97, recebe 3 vezes mais do que eu que me aposentei 10 anos depois.

    Em tempo: a Cecília tem todo o meu apoio e eu não concordo com toda essa pressão que ela tem recebido.

    ResponderExcluir
  40. Sra Cecilia, sigo seu blog há muitos anos e já li, que voce há muitos anos atrás precisou de empréstimos para manter sua família com dignidade, portanto conhece o sofrimento de quem necessita de auxilio financeiro, pela sua bondade e solidariedade aos que hoje dependem do ES para sobreviver, imploro que lute pela dilatação do prazo, condição necessaria para alivio da grande maioria.

    ResponderExcluir
  41. Prezada Cecilia e Colegas,

    A despeito da forte demanda dos associados por uma solução imediata e eficaz, o imbróglio se estende numa novela sem fim. Sabe-se desde o fim de 2013, com o fim do BET e o retorno das contribuições, que a situação de inúmeros colegas e suas famílias tornou-se insustentável. Decorridos já quase sete meses desde então, nada foi feito, a não ser a suspensão provisória das parcelas do ES. Nossa diretoria (excluídos, naturalmente, os recém eleitos) foi incapaz, por insensibilidade ou por incompetência, de implementar medidas concretas de forma tempestiva.
    Estamos às vésperas do fechamento da folha de Julho sem que nada tenha sido acordado. Os apelos para que se extendesse a suspenção do ES por mais alguns meses, como forma de amenizar a ansiedade que se abate sobre o corpo associado, foi acintosamente ignorada.
    A saúde física, mental e financeira de aposentados e pensionistas está à beira do colapso, sem que, entretanto, isso agilize uma tomada de decisão favorável aos beneficiários legítimos dos recursos depositados nos "cofres" da PREVI.
    Essa diretoria age como se fóssemos parasitas indesejáveis a serem extirpados.
    Mais, se não tivéssemos esse canal de comunicacão extra oficial, nem mesmo seríamos ouvidos.
    Como uma instituição pode ser assim desvirtuada e corrompida sob a assistência impotente e atônita de seus genuínos proprietários? Nosso Fundo é uma "caixa preta", opaco a qualquer investigação. Não temos como saber o que está sendo feito com nosso dinheiro. Estamos completamente alijados de sua administração.
    Acrescente-se a esse atoleiro as dívidas que cada colega em dificuldade contraiu com o BB e que precisam ser amortizadas com o que sobra da exaurida Folha de Pagamento (nos casos em que ainda sobra alguma coisa); normalmente CDC Salário; e teremos inúmeros colegas insolventes a partir deste mês.
    O Patrocinador permanece indiferente a essa tragédia. Tendo se apropriado de metade do superávit de nosso Fundo, permanece impavidamente indiferente ao clamor de seus colaboradores que agora passam por severa necessidade.
    O Sistema tornou-se implacável e desumano e os homens que o dirigem só visam à própria ascensão econômica e social. O egoísmo desenfreado mergulhou-nos em uma demência coletiva.
    Tornou-se impossível sensibilizar quem quer que seja com o mais sensato argumento ou com a eloqüência incisiva da mais perversa realidade.
    Estamos todos extenuados pela persistente falta de perspectiva e qualquer fiapo de esperança já se desvanece. O império da iniqüidade se estabeleceu entre nós e só nos resta clamar ao Criador.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir

  42. cecília,
    Voce está agindo de acordo com nossas expectativas. Está lutando e defendendo o nosso lado, disso nós não temos a menor dúvida. Infelizmente, tem os TRAÍRAS que estão aí para puxar o saco do Patrocinador. Não se preocupe, nós, aos poucos, iremos conseguindo nosso espaço e com certeza as coisas vão melhorar, porque pior não pode ficar. É lamentável ver pessoas idosas sendo massacradas por esses insensíveis que foram eleitos para cuidar dos interesses delas e agora viram-lhe as costas. Isso tem que acabar. Essa Diretoria não pode continuar da forma que está agindo sem se preocupar com o que está acontecendo conosco.
    Voce falou que na Diretoria não tem voto de minerva, porém eles não terão dificuldade de atingir a maioria tendo em vista o Traidor que foi eleito por nós está do lado deles.
    É revoltante essa situação, mas ainda creio que as coisas irão se resolver, temos que continuar lutando, não podemos desanimar NEVER.
    VOCE É CORAJOSA E TEM A NOSSA CONFIANÇA.

    ResponderExcluir
  43. Sugiro à colega Cecília que simplesmente não publique os comentários desses indesejáveis. Se não querem entender é por pura má vontade.
    Afinal não somos mais crianças.

    ResponderExcluir
  44. Agora não tem mais jeito a gente evitou ate aqui, muito sofrimento
    passamos e ainda esperamos, esperamos, tivemos fe, acreditamos e agora?
    Agora a Previ vai pelos ares, sem do nem piedade.
    Não temos mais nada a perder.

    ResponderExcluir
  45. sergio luiz romagnoli machado12 de julho de 2014 às 09:35

    "Casa que falta pão, todo mundo reclama e ninguem tem razão".
    Discordancias daqui, disconrdâncias dali^e AGORA , nós, POBRES MORTAIS, ficamos "a ver navios", sem nenhuma informação> NENHUMA. nenhuma, nenhuma.Mas..... "quem sabe manda e quem tem juízo, obedece".Não é fácil: se fosse, qualquer um estaria no seu lugar Cecília, qualquer um !!! Mas v.foi escolhida pela sua tenacidade !!!

    ResponderExcluir
  46. Caros colegas,
    Eu sei que a ansiedade por notícias é grande, mas vocês têm que entender que é preciso ter paciência quando queremos avançar em alguma proposta. Abriu-se uma janela para uma negociação sobre o ES e estamos construindo essa solução, que apesar de não ser a ideal, ajudará a maioria dos colegas que foram pegos de surpresa com o fim do BET e o retorno das contribuições. O prazo fatal para a decisão é o dia 15.07 e, por isso, estaremos até lá discutindo soluções para esse impasse. De nada adianta votarmos simplesmente contra as propostas apresentadas, pois com essa situação, não haverá consenso e não haverá mudança e nós queremos mudança, não é mesmo?
    Vamos torcer e que Deus ilumine a todos!

    ResponderExcluir
  47. SERGIO LUIZ ROMAGNOLI MACHADO12 de julho de 2014 às 19:06

    AMEM AMEM AMEM

    AMEM AMEM AMEM

    AMEM AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  48. Prezada colega Cecilia, batalhadora e combativa aposentada, agora na execução de necessidades referentes ao Plano 1, tais como ES, revisão de plano etc. VOCE JA EXPLICOU QUE VOCE TEM QUE CUMPRIR AS NORMAS DE CONFICENDIALIDADE A RESPEITO DE ESTUDOS E DECISÕES A SEREM TOMADAS PELOS DIRETORES, E QUE SE DER INFORMAÇÕES antecipadas antes de serem definitivamente decididas, podera ser punida. Temos que aguardar com pasciencia, pois os xingamentos e ofenças atrasam e não edificam em nada, acho que voce, Cecilia, deveria deletar os comentarios ofensivos, mesmo voce dando explicação . Tem o dito, aguardo anciosamente decisões do ES, e na esperança de dias melhores. Tudo de bom para ti e sua Equipe, muita SAUDE e cuidado para não se EXTRESSAR .Aposentado de Cambé-PR.

    ResponderExcluir
  49. Folha de São Paulo - Previ vende ações da Oi em meio fusão com a Portugal Telecon
    ...Os controladores da Oi tinham se comprometido a não vender suas ações até o término do processo de fusão...
    ...Na quinta feira os papéis cairam 14,5%, mas recuperaram parte da perda na sexta-feira, subindo 13,4%
    Como sera que a Previ vendeu essas ações??? Na baixa ou na recuperação?
    Ou tem jogada política de novo em cima disso?

    ResponderExcluir

  50. Último jogo (felizmente), último vexame, perdemos o terceiro lugar para a Holanda, 3 a 0, em dois jogos tomamos 10 gols.
    Espero que nossos 3 patetas, as múmias Parreira, Felipão e MORTOsa tenham vergonha na cara e nunca mais entrem num campo de futebol, a trabalho.
    Infelizmente, pode não ter acabado, ainda. Amanhã, na final no Maracanã, apesar de a Alemanha ser a favorita, se Messi tiver um dia de Messi do Barcelona, a Argentina poderá levar o título, seria o último suplício de nosso calvário. Além de termos protagonizado o maior vexame da história das copas, os 1x7, veríamos “los hermanos” festejarem o título em solo brasileiro. Pode haver uma compensação para isto, imagino a cara da presidenta Dilma entregando a taça, e os aplausos que vai receber dos brasileiros que lá estarão.

    DEUTSCHLAND UBER ALLES!!

    ResponderExcluir
  51. ANÔNIMO EX-ENDIVIDADO12 de julho de 2014 às 23:46

    Sei que ninguém notou, mas ando meio afastado de postagens em nossos blogs. Apesar de ter saído desta condição, sempre me interessei pelo tema endividamento, principalmente pela psicologia que envolve os endividados. È verdade, o assunto é bem complexo. Quando eu participava de reuniões de auto-ajuda tipo “endividados anônimos”, tinha um gaiato, com renda, se bem me lembro, de uns 20 salários mínimos. Ele se endividava, conseguia se recuperar, mas tinha várias recaídas. Um dia, lhe perguntamos por que isto acontecia, e ele respondeu: gente, vocês não vão acreditar, mas quando não estou endividado, me sinto infeliz.
    Atualmente, ando me desinteressando do assunto, tenho notado uma total falta de ética, os endividados não querem mais renegociar as dívidas que fizeram, pagando um valor justo, querem mesmo é dar um calote no total da dívida; vejam bem, não é o caso dos colegas, ainda carregamos os conceitos de correção que aprendemos quando trabalhamos no antigo Banco do Brasil.
    Mudando de assunto, me chamaram a atenção dois assuntos comentados nos blogs.

    O primeiro é que há colegas defendendo que não seria vantagem conseguir limitar a 30% os descontos de dívidas na FOPAG, pois isso inviabilizaria a tomada de novos empréstimos!!! Gente, quem não conseguir cobrir suas despesas e, eventualmente, renegociar suas dívidas com bons descontos recebendo 70% dos benefícios, me desculpe, mas não tem salvação.

    O segundo é que há postagens pedindo que seja pago, à vista, 25% de suas reservas matemáticas. Acho que eles não atentaram ao fato, que se isto ocorresse, seu benefício teria que, obrigatoriamente, ser reduzido nos mesmos 25%. Alguém receber uma boa quantia, mas que em poucos meses sumiria entre os dedos, e ter seu benefício reduzido em 25%, permanentemente, me desculpem novamente, mas é suicídio financeiro.








    ResponderExcluir
  52. Chega de Blá Blá Blá!!!

    ResponderExcluir
  53. CARA CECILIA.em um de seus comentarios , se é que entendi , ouve uma propos para o empretimo simples. , mais voce não concordou poque achou que não era viavel para os associados. porém ficamos com muita ansieda para saber qual foi a proposta, sei que se voce não aceitou foi para o nosso bem , pois confio inteiramente em voce , sei que esta do nosso lado. mais a ansiedade é muito grande . Portanto gotaria que voce divulgasse a mixaria que foi proposta por esse bando de sádicos. Seria possivel? gotariamos de saber.De anti-mão sabemos que não é coisa boa.agradeço pela atenção. fique com Deus.

    ResponderExcluir
  54. Prezada Cecília,

    Tenho estranhado as aparições do Rossi e agora do Juarez Barbosa.
    Durante todo o período das eleições estiveram ausentes, quando poderiam prestar contribuições valorosas, dada a inteligência e conhecimento demonstrado por ambos.
    Agora, o colega Juarez joga duro com os endividados(não lhe tiro a razão, quando afirma que o endividamento é a pior solução). Mas não acho correto fazer juízo da vida alheia e ficar atirando aos ventos ao afirmar que são pouquíssimos os colegas com endividamento severo. Muitos ao invés de pedir ajuda a familiares fazem o contrario: Ajudam seus familiares.
    Conheço colegas pré/97 que se aposentaram no posto efetivo ou como CAIEX, assistente ou auxiliar e ganham valores superiores a R$ 6.000,00 (seis mil reais), e até R$ 10.000,00(dez mil reais) e acham pouco e condenam até mesmo via os nossos blogs, aqueles que resolveram seguir carreira, abdicando de estudos, laços familiares, amigos de infância, etc., chegaram a Gerentes e se aposentaram após 1997 com valores em torno de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a R$ 12.000,00 (doze mil reais), sem falar nos que se aposentaram na gerencia média após 1997 e recebem hoje menos de 50% do valor do mesmo cargo atual.
    Talvez o Juarez não saiba o que passamos ao interromper os estudos de nossos filhos por diversas vezes em razão das remoções que éramos submetidos. Talvez ele não saiba de nossos sacrifícios para manter os estudos de nossos filhos em outras cidades, longe de nós, em razão da falta de faculdades/universidades nas regiões remotas onde prestávamos serviços ao BB. Talvez ele não saiba, que não podíamos adquirir moradias em razão das constantes remoções, onde éramos obrigados a pagar aluguéis, que muitas vezes consumiam mais de 30% de nossa renda.
    Talvez o Juarez não saiba, que em caso de adoecimento de familiares, muitas vezes éramos obrigados a remover nossos familiares para grandes centros, devido aos escassos e as vezes nenhum recurso médico na localidade.
    Talvez o Juarez não saiba que os aposentados pós/97 foram massacrados em seus salários ainda na ativa, com congelamento e abonos salariais por vários anos, enquanto os pré/97 recebiam a inflação plena (a inflação na época era galopante).
    Talvez ele não saiba que um colega que se aposentou antes de 1995 no mesmo cargo que outro que se aposentou depois de 1997, recebe de complemento de aposentadoria mais do que o dobro.
    Caro Juarez, continuo de acordo com você, quando afirma que precisamos melhorar nossos salários e que o E.Simples é a pior das soluções. Mas para os colegas que defendo acima, tem sido a única solução, que se agravou com o fim prematuro do BET.
    Para melhorar salários, que é uma tarefa mais difícil de ser resolvida do que o E.S., deve-se pautar primeiro por corrigir as inconsistências existentes no mesmo plano, e para isso será necessária coragem e convencimento por parte dos eleitos.
    O Empréstimo simples foi sim o nosso maior veneno, principalmente quando a PREVI, visando únicamente apresentar resultados, foi elevando o mesmo anualmente, de 30.000 para 50.000,00 depois para 70.000,00, 100.000,00 e agora R$ 130.000,00.
    A Solução está no realinhamento IMEDIATO das aposentadorias corrigindo-se as enormes distorções no mesmo plano.
    Um bom domingo.
    Marco Antonio Orlando


    ResponderExcluir
  55. Caro colega Marco Orlando,
    As opiniões diferentes são interessantes porque provocam as discussões e este assunto "endividamento" é um assunto polêmico e, muitas vezes, a opinião pode ofender o outro. O importante é sabermos que as opiniões diferentes enriquecem o diálogo, por isso, vamos considerar sem problemas. O colega Juarez é uma pessoa sensível e tenho certeza que não foi bem isso que ele quis dizer.

    ResponderExcluir
  56. Nossa , como sofria um bancário do BB !!!
    Segundo aquele filósofo do apito, a regra é clara.
    Regra é regra !
    Alface, chuchu e abobrinhas.

    ResponderExcluir
  57. com o fim do bet e o retorno das contribuições está difícil. É preciso mais da PREVI para ajudar a todos os endividados da Previ. 180 meses para pagar é urgente mais uma moratória de 2 anos. Nossas famílias não suportam mais e o desespero está forte. Nos ajudem com urgência.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário