segunda-feira, 23 de junho de 2014

As primeiras semanas na Previ..

Caros colegas,

Eu tenho recebido muitos e-mails e lido algumas cobranças em relação ao grupo que foi eleito recentemente para a Previ, o qual eu me incluo. Em primeiro lugar, é importante que os colegas tenham um pouco de paciência, pois precisamos lembrar de alguns pontos:

- A gestão da Previ é compartilhada e as decisões são colegiadas na Diretoria, tendo que haver maioria. No Conselho Deliberativo, o Banco tem o voto de minerva. Logo, é preciso que as propostas sejam fundamentadas e negociadas o tempo todo. Só o nosso voto não vai fazer com que essas propostas sejam aceitas.

- Ratificando nosso material de campanha, onde o tempo todo defendemos que VAMOS LUTAR para avançar nas nossas propostas. E podem contar que faremos isso com emuita nergia e firmeza.

- Precisamos de um tempo para tomar conhecimento e nos adaptarmos à esse desafio, pois existem as atividades diárias da Previ e que são bem intensas. Por exemplo, a área que assumi (Diretoria de Administração) tem, aproximadamente, 250 funcionários e demanda uma atenção intensa em relação à sua rotina.

- Qualquer discussão de melhoria de benefício dependerá de um melhor resultado no Plano 1 que supere os 25% da reserva de contingência, o que até o mês de maio, os valores ficaram bem abaixo.

- Nossas prioridades nesses primeiros meses são: a construção de alternativas para o fim da suspensão das parcelas do ES; a implantação do teto para cálculo de benefícios; revisão das políticas de investimentos dos planos e a revisão do plano Previ Futuro.

Vamos lembrar que a campanha eleitoral acabou e que agora é o momento de construirmos uma base para que consigamos avançar nas propostas que beneficiem os associados. Este é o nosso foco.

Outro ponto que gostaria de ressaltar é que o site da nossa chapa estará disponível em breve para que os associados tenham um canal direto de comunicação com os eleitos, já cumprindo a primeira proposta de campanha. Podem ter certeza que vamos lutar para que tenhamos uma PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS os associados.

107 comentários:

  1. Professora Cecília, Diretora Administrativa da Previ, saudações respeitosas.

    Inicialmente, saiba que lhe renovo, agora, o meu voto, lançado, já na manhã de 16 de maio e não duvido dos espinhos encontrados, mesmo em poucos 21 dias de gestão .
    Pela matéria, sinto provável, infelizmente,a impossibilidade de medidas de alívio, para os que temememos o retorno da prestação do ES, em julho.
    Sinceramente e com o máximo respeito, mas considero INEXPLICÁVEL que o "colegiado" de uma Previ, sólida e que, salvo engano meu, não investe o volume que deveria, nos associados, não apresente uma sequer alternativa.
    Meu caso, por ex.: de julho em diante, deverá repetir janeiro último. O contracheque poderá vir "positivo", com a Carim EXCLUÍDA, sendo que, no dia seguinte, receberei, da Previ, "para a minha comodidade", um e-mail, dispponibilizando um boleto, para liquidação da Carim excluída. Assim imagino!
    Inexplicável, Professora!
    Inexplicável!

    Grato por tudo e PAZ E BEM!

    "Jesus respondeu: 'Se vocês fossem cegos, não teriam pecado. Mas, como vocês dizem: 'Nós vemos', o pecado de vocês permanece."
    João 9,41.

    ResponderExcluir
  2. Cecília,
    Escrevi no blog do Carvalho e do Ari demonstrando a preocupação hoje existente com a possível volta da cobrança das prestações do ES-Previ já a partir de julho/14. Esperava que na reunião do dia 27 da maior instância decisória do nosso fundo surgisse alguma novidade a respeito do assunto. Mas o colega Medeiros nos informa que a reunião do DELIB será feita através de videoconferência, em razão da dificuldade de obtenção de passagens aéreas neste período de copa do mundo e, dentre os assuntos a serem tratados, não consta uma alternativa para o fim da suspensão da cobrança das prestações do ES. Respeitando como sempre as opiniões em contrário e sabedor das limitações que cercam os recém-eleitos, ainda mais que o assunto ES está ligado à área de seguridade, continuo manifestando a minha confiança e esperança na atuação tempestiva sua e do Carvalho, agora membros efetivos da diretoria e do conselho deliberativo do “PB-1”. Seja lá o que for, penso que alguma coisa terá que ser feita de imediato já que a situação hoje vivenciada por inúmeros associados não é das melhores e, com certeza, se tornará desesperadora caso nenhuma medida venha a ser adotada antes de vinte de julho.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Colega Cecília,

    O problema maior é em relação as parcelas do empréstimo simples, que esta sem amparo legal para novas suspensões, bem como sem propostas definitivas para o próximo dia 20 que tem seu ponto de corte entre os dias 13 e 14 de julho de 2014.

    Já sabemos que neste mês não tem reunião do CD na Previ, apenas por vídeo conferencia.

    Estamos sem alternativas e com as cobranças batendo em nossa folha de pagamento, e pelos relatos nada será feito para resolver esse problema em condições de ser implantado antes da próxima folha de pagamento.

    Que propostas não sai do papel sem as devidas negociações é fato, mas como sempre os associados endividados vão pagar a conta, por falta de direcionamento técnico que fez do empréstimo simples uma armadilha para seus tomadores, aliado ao fim do BET antecipadamente e diminuição de 24.8% dos rendimentos do aposentado e pensionista do PB-1.

    Infelizmente ate que saia uma revisão do produto ES, nós vamos ter que se virar nos 30 para sobrevivermos com o liquido do contra cheque, pois os descontos do ES serão implantados já na próxima folha.

    E a revisão do ES terá seu calendário normal com próxima revisão programada para o mês de novembro de 2014.

    Porque na previ tudo anda a passos de tartaruga, e como sempre os associados é que vão pagar pela OMISSÃO DO DIRETOR DE SEGURIDADE, Sr.Marcel Barros que joga no time do patrocinador e contra os aposentados e pensionistas e a proposta em relação ao ES é de exclusividade da Diretoria a ele ligada.

    Cecília perdoe-me mas esta é sim a nossa realidade, continuar dependendo dos outros,dos técnicos, da boa vontade do BB de resolver de vez esta situação que a Previ criou em abrir a nossa folha de pagamento aos AGIOTAS e fazer vista grossa para os 70% 80% 90% descontados em folha, sem que o aposentado ou a pensionista possa sobreviver com dignidade e respeito por uma vida laboral inteira construida em favor da previ, pois a previ é fruto das pequenas e grandes contribuições ao longo da jornada de trabalho de cada um dos seus participantes.

    De resto que Deus nos ajude a suportar e continuar fortes e com saúde para vencer mais esta batalha da angustia por melhores soluções aos nossos reais problemas que é a questão do SOBRE ENDIVIDAMENTO.

    Saudações Cordiais

    Rosalina de Souza
    Pensionista

    A VIDA NÃO É FEITA APENAS DE SONHOS,MAS TAMBÉM DE REALIDADE.

    ResponderExcluir
  4. Sr.Diretora Cecília.

    Nunca o cenário foi tão bom para negociação, estamos em pleno processo de eleições presidenciais onde situação e oposição vão para o duelo, assim como a chapa 3 saiu vencedora no cenário nacional os presidenciáveis tem grande chances de mudar os rumos da situação dos brasileiros.

    Nós da Previ não queremos bolsa BET, mas este é o melhor momento para unir as associações, e além de diretora na Previ tem condições reais de por a ANABB nesta discussão, e não é difícil negociar com a AAFBB e a FAABB para um amplo pacto em favor de melhorias reais aos aposentados e pensionistas do PB-1 da Previ.

    Negociando com o Diretor Eleito Sr.Marcel Barros que é declaradamente da ala sindical se chega a UMA PROPOSTA REAL para solucionar de vez com esse grave problema que é as dividas de uma parte dos participantes.

    Só vejo esta saída de imediato, pois no que depender da reação da bolsa e também animo dos investidores os superavit demora para voltar e consequentemente as melhorias nos nossos contra cheques.

    Qualquer proposta que tenha essa UNIÃO será favorável aos verdadeiros donos da Previ, mas si apenas dependermos dos investimentos da previ bem como de negociações internas, sem participação direta do primeiro escalão do governo para pressão na direção do BANCO DO BRASIL S/A.

    Vamos chover no molhado e continuar a peregrinação por melhorias nos benefícios.

    O Governo vai ceder, esta querendo votos é ai que vamos ter reais condições de negociar alguma proposta verdadeira que traga alivio ao nosso bolso.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Cecília. Mas procure entrar no blog ao menos 2 vezes por semana. Reserve na sua agenda. Nem que não tenha novidades pois entendo as suas dificuldades. Precisamos saber que somos ouvidos, por isso a importância do retorno. Que Deus te abençoe. Celio

    ResponderExcluir

  6. Cecília,

    Diante do texto, fica claro que a prioridade é a busca de alternativas para o fim da suspensão das parcelas do ES.

    Assim, reitero a sugestão de suspensão até outubro/14 (inclusive) pelos seguintes motivos:

    1. Em novembro/14 o ES será revisto de acordo com o Regulamento e nessa ocasião o limite será corrigido, no mínimo pelo INPC (6,5% mais ou menos)) e de R$ 130.000,00 passaria para R$ 138.450,00. Em anos anteriores a Previ arredondou o que levaria o limite para R$ 140.000,00.

    Daí para R$ 150.000,00 "é um pulo".

    R$ 150.000,00 absorve o saldo devedor do participante que suspendeu por 10 meses (até outubro/14) e sobra um troco.Estou considerando uma correção de 1,2% mensal (inpc mais 5% aa) e R$ 130.000,00 em 31.12.2013.

    Em novembro/14 também o alongamento pode ser pensado.
    Esperamos que lá o panorama seja mais favorável.

    2. A continuidade da suspensão é o reclamo da maioria dos participantes cujos orçamentos já estão comprometidos.

    3. O ES é da alçada da Diretoria Executiva.

    Sem complicações.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueçam dos mais velhos que não conseguem mexer mais no emprestimo ... é nescessario mudar as regras para os mais velhos terem seu diretos novamente ... Cecilia lembre de nós ... mudanças na regra do E S ... obrigada

      Excluir
  7. Cara Senhora,

    De avô para Avó gostaria de que batalhasse para a Previ não entrar na justiça pelos valores já recebidos com autorização judicial em tutela.
    Com isto já me sentiria aliviado e com forças para enfrentar outros desafios que a nós serão certamente impostos pela turma de mandados pelo BB.
    Abraço Avoterno (inventei o termo).

    ResponderExcluir

  8. Gostaria de saber qual a diretoria responsável pela area juridica referente as ações dos participantes.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Cecilia,

    Ainda à época da campanha a alertei para a necessidade premente de uma solução para a penúria extrema de muitos associados que, endividados em função do achatamento de aposentadorias e pensões implementado pela PREVI na última década, tiveram suas situações financeiras ainda mais deterioradas em função da suspensão do BET e retorno das contribuições. Esse vasto contingente de famílias só vem sobrevivendo graças à suspenção provisória do ES.
    Impõem-se medidas de caráter efetivo para sanar em definitivo essa cruel distorção. A finalidade precípua de um Fundo de Pensão é assegurar a seus associados uma vida pós laboral digna, o que não está ocorrendo. Nossos recursos, recolhidos durante os anos de trabalho por cada associado, estão servindo a interesses espúrios e, por conseguinte, sendo drenados e desviados de sua finalidade.
    É necessária a urgente correção dessa situação flagrantemente desumana através da instauração de auditoria independente e indiciamento dos responsáveis. Todos sabemos disso.
    Entretanto, faz-se mister a adoção URGENTE de medidas que garantam a sobrevida de nossos associados, aposentados e pensionistas, que se encontram, muitos, em situação calamitosa.
    Como disse, a alertei ainda à época da campanha sobre essa contingência premente. Disse-lhe que, após muitas entrevistas e detida reflexão, cheguei à conclusão de que a única providência EMERGENCIAL exeqüível e que pode ser implantada sem maiores delongas é a concessão de novo ES 180 X 180.
    Estou absolutamente convencido de que essa é a única fórmula esfetiva de socorro que assegurará a margem financeira necessária à sobrevivência dos associados por um período expressivo, libertando-os do desespero e da angústia que os consome e livrando-os da tragédia anunciada.
    Há que considerar que fatores determinantes me convenceram nessa tomada de posição: a insuficiência de margem consignável para a renovação do ES nos moldes vigentes e o aumento da dívida decorrente da suspenção das parcelas nos últimos seis meses impossibilitam a maioria de efetuar novas operações da espécie, condenando-os indubitavelmente à ruína.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  10. Isso é o que nós esperamos também, propostas que nos beneficiem. Ficamos na torcida pra que tudo corra bem. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  11. Cecília

    Urge também ver e rever a posição das aposentadorias do PB1 chegarem ao limite de 30/30 avos e a isenção em caráter definitivo das contribuições. Fundo de pensão não foi criado para gerar lucro para patrocinador e sim para pagar benefícios, então precisa-se buscar a solução 'URGENTÍSSIMA' para estas duas situações. Acho que o único lugar no mundo onde aposentado paga contribuições é no Brasil. Ah diga-se de passagem que a própria previdência pública não cobra contribuições de aposentados. Se é por falta de inspiração, a PREVI já tem onde se espelhar.
    CONCLAMO A TODOS OS COLEGAS A FAZEREM CORO COMIGO.
    Abs.
    CELSO BERNARDES
    FORMIGA-MG

    ResponderExcluir
  12. Grande e competente Cecilia, digo grande pela sua competencia e dedicação, confesso, que estou bastante temeroso, sabendo que os colegas que baterão o martelo a respeito da negociação do ES ou prorrogação do mesmo é o Sr. Marcel Barros, mais outros Diretores e com a canetada do Sr. Dan Conrado. Jesus tenha misericórdia de nós aposentados e pensionistas, ao Plano 1. Aposentado de Cambé-PR, na esperança de dias melhores para todos nós. Obrigado por ter retornado a conversar conosco em seu Blog.

    ResponderExcluir
  13. Desde 2010, nas demonstrações do Ativo Liquido do Plano 1 da Previ, notamos uma razoável estabilidade nos seus valores dos últimos 5 anos em:
    R$ 132,7 bilhões, R$ 131,6 bilhões, R$ 138,6 bilhões, R$ 138,9 bilhões em 2013 e agora R$ 137,3 bilhões em março de 2014.

    Nota-se que esta média do Total do Ativo Líquido ("+Ativos - Obrigações - Fundos não Previdenciais")se mantém, graças aos AUMENTOS sucessivos em investimentos, contrabalançando com os AUMENTOS das "Obrigações Operacionais", ano após anos, desde 2010 eram de:
    R$-14,9 bi; R$-19,1 bi; R$-21,8 bi; R$-24,3 bi em 2013 e, agora de R$-25 bilhões em março de 2014 e vai aumentando mês a mês, ao tempo que os beneficiários vão DIMINUINDO mês a mês!!!(éramos 120.168 há 5 anos e agora somos 117.460 em março de 2013).

    Gostaríamos de uma análise e explicações para estas 2 contas fenomenais e antagônicas !

    O colega Rossi, no blog do Dr.Medeiros, se surpreende com o AUMENTO EXAGERADO lançado nas "Provisões Matemáticas" que não param de subir... vejam:
    R$ 90,6 bi em 2010; 97,4 bi em 2011;
    R$ 105,15 bi em 2012; R$ 114,22 em 2013 e, R$ 116,72 bilhões em março de 2013 e aumentando no balancete de maio/14, conforme nos relata a Prof. Cecília.
    Qual a explicação ?

    A continuar tais aumentos, é óbvio que nossas reservas (superavit técnico) vão CAIR MUITO ABAIXO DOS 25% REGULAMENTARES.
    Em março/14 caíram de R$ 24,7 bilhões para parcos R$ 20,5 bilhões e continuam baixando...

    (nunca estiveram tão baixo nos últimos 10 anos!!!)

    Merecem um estudo detalhado estas 3 contas do nosso Balanço.

    ResponderExcluir
  14. ES - Antecipação da data do reajuste anual para o próximo mês de JULHO, para o mínimo de 150 mil e aumento0 de prazo.

    ResponderExcluir
  15. É isso ai Cecília, não elegemos mágicos, que com uma varinha mágica resolva todos os problemas do dia para a noite. Quando votei em vocês, foi sabendo da dificuldade que encontrariam, mas também que estariam se empenhando o máximo "possível" para melhorar nossas vidas. Apenas fincamos nossa bandeira no cume da montanha, e agora, com paciência, vamos reconquistar o restante.

    ResponderExcluir
  16. Se não houver uma negociação para melhora do ES, que seja então,suspensão das prestações até o final de ano, o que não é boa coisa, pois o saldo devedor vai ficar astronômico.
    Julho já está chegando e até lá muitas famílias vão morrer de fome.A solução para o impasse é os participantes pedir dinheiro emprestado ao nosso querido Marcel Barros, o protetor dos aposentados do BB.

    ResponderExcluir
  17. Prezada Professora Cecília, saudações cordiais ao senhor e a todos os colegas.

    A VOTAÇÃO É HOJE

    Em maio último, os associados promovemos uma campanha histórica que elegeu um grupo que desperta muita esperança de renovação, na condução da Previ. Nesse período, emocionaram, inúmeras iniciativas, para divulgação da chapa 3: plantões nas Agências, AABBs, conversas ao telefône, facebook, entre outras. Muitos, entre nós, jamais nos imaginávamos cabos eleitorais.
    Dia 28 de maio veio o prêmio: com folga, venceu o grupo Previ Livre, Forte e de Todos.
    Meus amigos, essa reação toda deve continuar, agora, hoje, COM O NOSSO SOFRIDO VOTO DE CONFIANÇA na equipe, contra toda a desesperança.
    É muito difícil, reconheço!
    Do ontrário, colegas, nós que os conduzimos ao Mourisco, seremos os mesmos a minar-lhes a resistência, contra o que encontraram lá?
    Não estou sossegado ou feliz, com a sensação de mãos vazias dos eleitos, quanto às nossas necessidades URGENTÍS?SIMAS E ESSENCIAIS, para a dignidade da vida: a mesa, a farmácia, o aluguel, as contas básicas.
    A mim, particularmente, pesam as Ações de que já lhes falei.
    Meus amigos, busquemos um úlimo fôlego de apoio e confiança que só Deus sabe onde está!
    Se nos unimos antes, hoje, isso é muito mais importante.
    Nosos oponentes não nos venceram nas urnas; vencer-nos-ão, agora, semeando a confusão?
    A VOTAÇÃO É HOJE e eu lhes pergunto: na pessoa do querido "irmão mais velho", o ilustre Doutor Medeiros, o grupo Previ Livre, Forte e de Todos pode,HOJE, contar com o seu voto?
    Grato por tudo e PAZ E BEM!

    "Desperta! Desperta! Reveste de força, braço de Javé! Desperta,, como nos tempos passados, como nas épocas antigas. Não foste tu que derrotaste o mnstro e transpassaste o dragão?
    Isaías 50,9.

    ResponderExcluir
  18. Trabalhei, garimpei muitos votos e nossas esperanças estão em vocês! Além do mais somos maiores que a direção da PREVI. Espero Cecília que vocês não dêem mole para essa turma que esqueceu da verdadeira essência da Previ. Dia 20 de julho vem aí... e aí???? Pra cima deles. Não vamos cobrar nada deles e sim de vocês que foram eleitos para defender quem está sendo tripudiado há muito tempo. Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Cecília,

    Urge também ver e rever a posição das aposentadorias do PB1 chegarem ao limite de 30/30 avos e a isenção em caráter definitivo das contribuições. Fundo de pensão não foi criado para gerar lucro para patrocinador e sim para pagar benefícios, então precisa-se buscar a solução 'URGENTÍSSIMA' para estas duas situações. Acho que o único lugar no mundo onde aposentado paga contribuições é no Brasil. Ah diga-se de passagem que a própria previdência pública não cobra contribuições de aposentados. Se é por falta de inspiração, a PREVI já tem onde se espelhar.
    CONCLAMO A TODOS OS COLEGAS A FAZEREM CORO COMIGO.
    Abs.
    CELSO BERNARDES
    FORMIGA-MG

    ResponderExcluir
  20. Ser livre incomoda...
    Que liberdade você fala?
    Nao entendi?????

    ResponderExcluir
  21. Sabemos que tudo é muito complexo, mas o danado do dia 20 de julho teima em estar cada dia mais próximo. Temo que nao seja encontrado uma solução até lá.

    ResponderExcluir
  22. Colega Cecilia,
    Lembremo-nos que se essa implantação do Teto ocorrer com os cálculos utilizando a metodologia adotada pelo Patrocinador ( incluindo férias, licença premio, etc) o calculo devera ser estendido a todos, por isonomia.
    Tomara que não seja.

    Batista

    ResponderExcluir
  23. Já começam a aparecer comentários cobrando dos diretores e conselheiros recém-empossados benefícios imediatos aos associados. Em política, quando alguém assume cargo pela primeira vez, costuma-se dar “100 dias de graça”, período em que ele deverá mostrar suas intenções, acho que deveríamos dar este prazo de confiança a nossos eleitos, afinal eles tomaram posse há apenas 3 semanas. Penso, apenas, que o problema mais premente é o reinício da cobrança das prestações do empréstimo simples, a partir do próximo mês, e que eles deveriam tentar conseguir que a suspensão fosse prorrogada por mais 4 meses (julho/outubro); em novembro, sai o 13º, e em janeiro o reajuste anual, que deverá ser de, mais ou menos, 6,5%, isto aliviará um pouco nossa situação.

    ResponderExcluir
  24. ES 150x150 a partir de julho, acho que é uma boa pedida, e voltamos a pagar o ES, pois se não depois vai ficar pior.

    Rogério Carvalho Pelotas .RS.

    ResponderExcluir
  25. O PDS 275/2012 dos senadores Paulo Bauer e Ana Amelia Lemos( contra reversão dos R$ 7,5 bi ao BB, pela Resolução CGPC 26/2008) terá importante AUDIÊNCIA PÚBLICA na quarta-feira, dia 02/7/2014, as 14 horas na C.A.E. do Senado Federal, transmitida ao vivo pela TV Senado.

    Exporão nossas angústias a ISA MUSA, da FAABB e Dr. RUY BRITO, da AAPBB-RJ.
    à mesa, estarão Superintendente da PREVIC, José Maria Rabelo; Secretário de Politicas de Previd.Complementar, Jaime Mariz de Faria Jr., Representante do PETROS, Rogério Derbly, um Advogado Geral da União e um representante da ABRAPP (cujo C.D. é presidido pelo nosso Dan Conrado), além do relator José Pimentel e do Presidente da C.A.E. Lindberg Farias.

    Como surpresa, há um ofício do "Grupo- Meia- Dúzia de Tres ou Quatro"(???sic???)contendo manifestações acerca da matéria, anexado ao processo em 09/6/2014.

    VAMOS AGUARDAR ANSIOSAMENTE A QUEDA DOS ART. 15 A 18, 20 E 25 DA TAL RESOLUÇÃO 26/2008 feita pelo então ministro José Pimentel, agora Senador e relator de sua obra...

    ResponderExcluir
  26. Não sei porque ainda acredito ;em eleições ... sempre a mesma coisa ... Vc acredita na chapa 3... nas propostas ... e aí quando vencem ... começa as babozeiras ... que não podem fazer nada porque depende de outros ... que o ES não pode ser mudado ... que não da pra ser resolvido agora ... que a primeira reunião foi ou vai ser feita por video ... pra ter a desculpa de não resolver nada ... e ficamos nós os trouxas ... aqui esperando por o que nos foi prometido ... se foi colocado na capanha da chapa 3 ... melhoria para o ES ... se Vcs sabiam que não poderia resolver ... não deveria ser colocado na capanha ... boba acho que fui Eu ... que acreditei que Vcs poderiam fazer alguma coisa por Nós ... e ainda me sinto uma idiota que foi a primeira vez que votei ... porque achei que podia confiar em Vcs da chapa 3 ... achei pela primeira vez confiança ... e agora to Eu aqui sem poder mexer com meu ES ... pelas novas regras colocada pela diretoria anterior ... com isso to ficando mais velha e nada mudara ... até novembro chegar .... que tristeza esse é um País e uma nova diretoria com a cara da velha ... que não se pode confiar ... infelizmente em ninguém ... aqui continuo na esperança em Deus ... o unico confiavel ... me desculpe o desabafo ... mais ... meu marido contribuiu sempre com essa Previ mau administrada atualmente ... Mas quero que Vcs da chapa 3 ... fiquem com Deus e que a Virgem Maria proteja Vcs ... desculpe tbém meus erros de português pois não tenho muito estudo ... só tenho direito que com o passar do tempo e por causa da minha idade me foram cortados qdo mais Eu preciso ... obrigada ... quem sabe to errada e Vcs certos ...
    O Senhor é Meu Pastor e nada me Faltara ...

    ResponderExcluir
  27. Prezada Cecilia,

    Causou-me surpresa verificar que meu post de ontem não foi acolhido em seu Blog, tampouco recebi qualquer resposta por email. Estamos todos apreensivos com a falta de posicionamento consistente e engajada que esperávamos da Chapa 3. Foram muitas promessas de campanha e agora todos estão rapidamente se apercebendo, pela abordagem fria e evasiva de suas publicacões pós eleições, que está havendo um distanciamento dos objetivos propostos. Todos esperam dos candidatos eleitos uma atuação ágil e concreta, consistente com o compromisso assumido com seus eleitores.
    Justifica-se a apreensão, pois a vida de todos os associados será diretamente afetada pela atuação de cada representante eleito e o tempo está correndo rapidamente. Cada dia desperdiçado em tergiversação procrastinante nos aproxima inexoravelmente dessa tragédia anunciada.
    Pela segunda vez consecutiva lemos em seu Blog que as responsabilidades do cargo estão, até agora (e não se sabe por quanto tempo mais), impedindo a proposição das medidas emergenciais necessárias, tentando escusar o injustificável de se estar negligenciando o que deveria ser prioritário.
    Todos (pelo menos a mostragem com que tenho contacto) estão perplexos com a repentina guinada de atitude dos eleitos. De repente não parecem mais estar assim tão compromissados com as questões cruciais do corpo associado. Está havendo um distanciamento ou estamos todos tendo um surto paranóico?
    Já se antecipava aos mais perspicazes que o Termo de Confidencialidade exigido de cada dirigente acarretaria obrigatoriamente a perda de transparência. Some-se a isso a condição minoritária de nossos representantes legítimos e a bastante plausível sanha persecutória de retaliação de que devem estar sendo alvo por parte daqueles que detém o verdadeiro poder.
    Tudo isso somado, o que nos é lícito esperar?

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  28. Não esqueçam de fiscalizar e auditar a área judiciária da PREVI que virou um verdadeiro escoadouro do nosso dinheiro para alimentar o CAIXA 2 DOS CHEFÕES.

    ResponderExcluir

  29. Cecília,

    A Diretoria Executiva anterior prorrogou o ES por seis meses.

    Vocês, a nova Diretoria, podem prorrogar por mais seis meses.

    Já é tempo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. PÂNICO - CORAÇÃO A MIL. Faltam apenas 2 dias úteis para JULHO e não vemos nenhuma sinalização de SOCORRO, para substituição da carência das prestações do ES.
    Por amor a Deus façam algo.

    ResponderExcluir
  31. Por acaso algum colega conseguiu alterar a conta corrente junto a Previ? Estou desde o dia 23.05.2014 tentando; vejam a resposta:






    De: atend@previ.com.br
    Em: Quinta-feira, 26 de Junho de 2014 16:53,
    Para:
    Assunto: ATENDIMENTO PREVI
    e-mail: guisemog@zipmail.com.br

    Senhor Alcides,

    Efetuamos a alteração de sua conta corrente. Entretanto, informamos que estamos aguardando a validação da alteração da conta pelo Banco do Brasil.

    Permanecemos ÿ disposição.

    GLORIA LUZ
    Gerência de Atendimento
    PREVI

    ResponderExcluir
  32. o que nossos representantes devem entender eh que:perdemos quase 30 pc de nosso salario, os reajustes nao cobrem metade da inflaçao real, e nao estamos mais na adolescencia,isto eh, o tempo urge.

    ResponderExcluir
  33. Caros colegas,
    Não está fácil a negociação para uma solução para o ES. Na próxima terça-feira a área de Seguridade apresentará uma proposta, porém não criem muita expectativa, pois não há interesse em fazer uma revisão mais ousada, apesar da defesa que eu e o Décio estamos fazendo.

    ResponderExcluir
  34. Caro colega anônimo das 10:13h,
    A área jurídica é ligada diretamente à Presidência e cabe ao Conselho Deliberativo solicitar auditoria para essas áreas.

    ResponderExcluir
  35. Caro colega Carlos,
    Eu estou publicando hoje, realmente essas primeiras semanas estão sendo bem intensas e eu acabei atrasando a publicação dos comentários, principalmente por conta da minha resposta. Peço desculpas a todos os colegas.

    ResponderExcluir
  36. Caro colega anônimo das 20:55h,
    Você está equivocado, pois durante a campanha sempre defendemos que VAMOS LUTAR para... Nunca afirmamos que aprovaríamos nossas propostas, até porque sempre ressaltamos que a gestão é compartilhada, que metade é indicada pelo Banco e que ainda existe o voto de minerva. O que fizemos e continuaremos fazendo durante nossa gestão é lutar por melhorias para os associados e que os colegas tenham respostas.
    Podem ter certeza que seremos a voz de vocês na Previ. Este foi nosso compromisso e estamos fazendo isso o tempo todo.

    ResponderExcluir
  37. Caro colega Carlos,
    Os meus posts não estão evasivos, apenas cuidadosos em relação ao que está sendo discutido e não resolvido, porém em nenhum momento estou deixando de responder os colegas.
    Qual é o diretor da Previ ou da Cassi que faz isso? Que tem um canal direto respondendo a todos os comentários?
    Infelizmente, nós da Chapa 3 não teremos como aprovar as propostas sozinhos e os colegas precisam ter paciência, pois a maioria das propostas depende de discussão de superávit. Essa pressão e essa cobrança exagerada não nos levará a lugar nenhum. Entendo perfeitamente a insatisfação dos colegas, porém vamos refletir, pois acabamos de assumir e é impossível que se avance em propostas em início de mandato e, principalmente, porque os demais eleitos farão tudo para embarreirar qualquer ideia nossa, pois o clima de não aceitação pela nossa vitória ainda está no ar, não só dos demais eleitos, mas dos colegas das outras chapas.

    ResponderExcluir
  38. Prezada Cecília, qualquer manifestação sua já nos alivia, entendo que é cedo para julgá-los, confio que estarão lutando pelas nossas causas, mas entenda que a nossa pressão é a demonstração de que estamos de olhos abertos e o momento político é agora, quando enchemos o blog de apelos estamos usando o poder de negociar o nosso voto, outubro vem aí.

    ResponderExcluir
  39. De fato não só a chapa 3 mas todas as chapas fizeram suas propostas NA CAMPANHA com o devido cuidado de não afirmar "Vamos fazer".
    Ocorre que a chapa 3 não foi eleita por suas propostas colocadas na campanha mas pelo conteúdo dos blogs ao longo de muito tempo no qual não só prometiam fazer como malhavam os que estavam nos cargos dizendo que não faziam porque não queriam.As questões sempre foram tratadas como possíveis.Acompanho os blogs diariamente e fiz até um arquivo dos assuntos mais importantes.É só fazer um resumo das matérias e das afirmações dos eleitos.É verdade qu você foi a que menos prometeu mas os outros prometeram MUITO.

    ResponderExcluir
  40. Colegas,

    Comecem a providenciar em um substituto para a diretoria de seguridade, agora.

    ResponderExcluir
  41. Prezada Cecília,
    Concordo plenamente com seus argumentos em relação as dificuldades de negociação para se encontrar a melhor solução para a "tragédia"que poderá acontecer no próximo dia 20/07.
    Os eleitos da chapa 3, são coerentes e transparentes em relação as suas propostas. Jamais prometeram "resolver imediatamente" e sim LUTAR para que os participantes tivessem melhorias em seus benefícios.
    Sugiro, não sendo possível uma solução imediata via PREVI para o grande número de endividados, que seja tentada junto ao Banco do Brasil, uma outra solução que alivie o endividamento dos colegas, caso contrário o prórpio BB será prejudicado com elevada inadimplência.
    Mantenho minha plena confiança em todos os eleitos da Chapa 3.
    Um grande abraço e boa sorte e um fim de semana tranquilo.

    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  42. Prezada Colega Cecília.

    Temos que ser práticos e objetivos.

    O que se tem que avaliar é que qualquer que seja a proposta técnica apresentada pela Diretoria de Seguridade, esta tem que vir com parcelas mais alongadas.

    O que houve no passado foi o descasalamento entre o valor contratado com o prazo cada vez mais curto,atrelado a formula estelionatária contra idosos, batizada de 170.

    Acabando com a formula,já distribui melhor o equacionamento do debito com substancial baixa do valor das parcelas.

    Em relação a valores do limite, este não importa pois é a margem que distribui quanto cada mutuário pode contratar.

    Mas continuo achando que só a mudança do ES não resolve o problema, tem que chamar a Previ as responsabilidades e as cooperativas de credito bem como a FHE poupex, todos tem culpa pelo desmonte das famílias do PB-1.

    É inaceitável que enquanto Estados, Municípios,Governo Federal, INSS e a iniciativa privada busque o equilíbrio descontando apenas 30% do que o trabalhador, aposentado ou a pensionista ganha, dando-lhe condições de manter suas famílias a Previ entregue ao assistido um contra cheque negativo, sabendo que este até por sua idade já bem avançada não pode manter um minimo de dignidade.

    REESTRUTURAÇÃO DO CONTRA CHEQUE, essa deve ser a palavra de ordem da chapa 3.

    O Colega Marcel Barros, tem que parar de ser garoto propaganda do Banco do Brasil e demostrar boa fé para seus eleitores, porque o patrão certamente não teria o posto em tão alto cargo.

    Ele é o administrador da nossa folha de pagamento, sabe quanto esta chegando as nossas casas, e sabe quando tem repassado diretamente aos AGIOTAS que tomam de assalto a nossa folha de pagamento, durante décadas.

    A grita esta geral, estamos sufocados, endividados, sem onde recorrer, se nada for feito ou apresentado, apenas quero que seja sincera para conosco, seus amigos acima de tudo que estaremos prontos para outras providencias urgentes e necessárias, mas não vamos mais submeter metade do PB-1 as vontades de caprichos destes ADMINISTRADORES que teima em achar que é dona do maior fundo de pensão da América Latina, construído com nosso suor e dedicação, porque assim como nossos maridos ia para luta nós eramos adjunta no trabalho da casa, da luta com os filhos e agora nos vemos abandona a própria sorte, queremos apenas MELHORES CONDIÇÕES DE QUITAR NOSSOS DÉBITOS.

    Saudações Cordiais

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  43. Estimada Cecilia,

    Com grande alívio verifiquei que retornou o fluxo de posts dos colegas em seu Blog. Já imaginava que ficáramos órfãos de pai e mãe. Desculpe meu tom incisivo, é que a situação é de vida ou morte de inúmeros colegas que não podem aguardar meses pelo socorro. Muitos sucumbirão antes disso. Trata-se de uma questão humanitária e como tal merecedora de atenção IMEDIATA.
    Como adverti em meu post, era previsível a retaliação virulenta por parte dos indicados pelo BB, que tudo farão para minar as iniciativas dos eleitos. Porém, nosso patrimônio mais importante, a vida dos associados, não pode ser rifada em manobras de vingança. Isso é um verdadeiro crime. Um "gericídio", como já disse.
    Qual o objetivo esconso dos BB nomeados? Exterminar os colegas aposentados e as pensionistas para se apropriar das reservas? Julgam que somos "vagabundos", um peso morto a ser carregado pelas novas gerações, como vivem divulgando os membros desse Governo? Os responsáveis pelo atraso do País, pela derrocada da economia? Então criem campos de concentração e nos enviem para as câmaras de gás e fornos crematórios. Criminosos hediondos!
    Não queremos viver indecentemente a esmolar migalhas, como indigentes. Não queremos perfilar diante do Mourisco em filas de esfomeados, como outrora nossos irmãos nos guetos.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  44. Prezada Cecilia e Colegas,

    A verdadeira dimensão da situação está sendo sub-avaliada e sonegada por muitos colegas mal informados ou alienados da realidade. Aqueles que hoje desfrutam das benesses da primeira classe podem ser os desafortunados ocupantes da terceira classe amanhã. Pensem nisso!
    Poderia reproduzir aqui relatos de aposentados e pensionistas em situação calamitosa, mas julgo desnecessário porquanto qualquer um que o deseje poderá verificar o mesmo. Basta dar uma espiada no que ocorre a sua volta.
    A proposição de ES 150 X 150, como sugerem muitos colegas, é insuficiente e até inútil, pois a maioria dos severamente endividados não disporia de margem consignável para acessar as faixas mais altas (basta criar uma simulação) e, caso alcancem, a diferença obtida não assegurará sua sobrevivência por mais do que alguns poucos meses, até o final do ano talvez.
    Isso é muito pouco para a maioria, que necessita de um influxo mais expressivo de capital para sanear as contas e sobreviver por um período maior.
    Há que se realçar que o problema não se restinge à extinção do BET. Essa é uma abordagem extremamente simplista. O problema é anterior ao BET e o supera expressivamente. Nossos colegas estão há muito depauperados e expostos pela política de contenção de benefícios implementada pela PREVI durante mais de uma década.
    Defendo aqui, veementemente, a urgente concessão de ES 180 X 180, como meio efetivo de proporcionar o imediato e mais duradouro resgate financeiro de todo esse contingente de colegas desvalidos e marginalizados.
    Qualquer configuração inferior à ora proposta exporá esses colegas a, em futuro imediato, estarem novamente mendigando auxílio.
    Vamos frear esse carrossel. Sejamos efetivos e pragmáticos. Tenhamos em mente o panorama a nossa frente e ajamos com planejamento, evitando que as mesmas situações se repitam ciclicamente ad infinitum. Isso é o que se chama gerenciamento eficaz. É necessário que nossos administradores absorvam os paradigmas universais de eficiência, assegurando o funcionamento salutar das instituições. No caso da PREVI, evitando que essa situação de penúria se perpetue.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  45. Caros colegas

    Escrevo aqui o que postei no blog do Ari.

    Não me surpreende a informação a respeito da resistência do diretor de Seguridade e do presidente da PREVI. Evito falar ou escrever o nome deles.

    Eu tinha forte suspeita de que a vitória da chapa 3 não seria bem digerida por lá, e que os eleitos encontrariam um ambiente nada agradável.

    A realidade é uma só: qualquer proposta ou sugestão dos nossos eleitos, ainda que passível de aproveitamento, será vista com má vontade, podem crer nisso.

    Então, volto a bater na mesma tecla, temos que entrar em cena num movimento forte e de massa na PORTA DA PREVI, apoiar os eleitos e mostrar aos algozes que estamos juntos e unidos.

    Eu estou convencido de que não haverá avanço nenhum que nos favoreça, não duvidem disso.

    Li há poucos dias uma notícia sobre a situação dos velhinhos do BASA-Banco da Amazônia. Lá tá tal qual aqui, é uma política engendrada contra nós.

    Ou partimos prá luta junto com os eleitos ou naufragamos de vez.

    É o que penso.
    Lydio

    ResponderExcluir
  46. Cecília Garcez,

    Sou aposentado/plano 1 e usuário do ES. Como seguidor de seu blog e eleitor/conquistador de votos para a chapa 3, peço vênia para sugerir que você leve para análise na reunião da área da Seguridade na terça-feira(01/12) a seguinte proposta para AMENIZAR a situação do ES:
    a) voltar a cobrança das prestações a partir de 20.07.2014.
    b) extinção da fórmula 170.
    c) elevação do limite máximo para R$ 150.000,00.
    d) elevação do prazo máximo para 144 meses (12 anos).
    e) alterar a data de revisão dos parâmetros de novembro para janeiro.
    Esta proposta está, a meu sentir, enquadrada na filosofia até então adotada pela PREVI na revisão dos parâmeros do ES. A fórmula 170 (sugestão infeliz/infantil de algum colega) poderá ser substituída pela elevação da taxa do FQM para os associados com idade mais avançada, se assim a PREVI entender. A prorrogação da não cobrança mensal das prestações como vem sendo sugerido por vários colegas, ao que penso, só irá complicar, AINDA MAIS, a situação do ES, por isto, entendo que a proposta ora apresentada é um paliativo para a situação que foi agravada, principalmente, pelo retorno das contribuições (diminuição da margem consignável) e não pela extinção do BET. Permita-me registrar, ainda, que a proposta ora apresentada, além de estar bem próxima dos parâmetros até então adotados pela PREVI,amenizará a situação do ES para todos os associados até dez/2014, regularizando-a, de forma definitiva, a partir de janeiro/2015, considerando, inclusive, o aumento da margem consignável em virtude do reajuste do benefício de aposentadoria, ocasião em que caberá a cada um de nós cuidar, detalhadamente,de nossas finanças, buscando, se necessário, ajuda de um profissional da área para solucionar de forma definitiva o(s) problema(s) existente(s) sem ficarmos submissos a ES e semelhantes. Cecília, entendo que não adianta ficarmos reivindicando 180x180 ou similares porque a PREVI não vai atender este tipo de sugestão por não enquadrar na filosofia por ela estabelecida para este tipo de operação.
    Conto com sua ajuda. Forte abraço.
    Luiz Carlos - BH/MG







    ResponderExcluir
  47. É uma luta entre o rico e o Lázaro.
    Davi e Golias.
    Banco X func. e aposentados.
    Governo e povo.
    Só por Deus mesmo!
    Não desgastem quem está do nosso lado!
    Vão achar que não vale a pena nos representar.
    É isso que os poderosos querem; que ninguém nos represente!
    Calar nossa voz, entende?
    E tem os bolhas que deviam ajudar e ainda atrapalham, sos.
    Pelo menos há alguma esperança. E se fosse diferente?

    ResponderExcluir
  48. Carlos-Rio Pardo(RS)27 de junho de 2014 às 20:20

    Cara Cecília - Pelo que entendi em seu comentário das 07:27 de hoje, alguma alteração no ES será proposta pela área de seguridade na terça? É isso mesmo?
    Entendi que comentastes que não é para criarmos expectativas. Sei por exemplo que o 180 x 180 é um sonho inatingível. Mas, confesso que já fiquei um pouco feliz com a pequena esperança que depositastes em nós, de que vem algo, mesmo que pequeno.
    Eu sabia desde o início, que mesmo a chapa, que luta por nós, ficando vencedora, seria uma batalha muito grande para conseguir algo. O presidente da Previ não mudou...o diretor de seguridade não mudou,,,então fica um pouco complicado para nós todos.
    Mas parabéns pela luta e continue firme. Mesmo que venha pouca coisa,,,,pelo menos veio.
    Abraço.Carlos-Rio Pardo-RS

    ResponderExcluir
  49. Por tudo que li no post da srª Cecília, combinado com os comentários dos colegas, fica a impressão que a diretoria anterior estava certa em suas atitudes.
    Ora, nada se pode fazer!
    Pior ainda que em seu comentário do dia 27 às 07:27 horas, a srª Cecília nos alerta que haverá reunião para decidir algo, MAS NÃO CRIEM EXPECTATIVA - diz ela, para nossa satisfação, com autoridade!
    Pois foi para nos orientar que foi eleita por nós...
    No mais, sem outros comentários.
    Melhor cuidar da nossa vida com os problemas que já temos antes que a CHAPA 3 nos crie outros mais !!!

    ResponderExcluir
  50. Colega,

    Você tem E.S. ?

    ResponderExcluir
  51. Prezada Cecília, Desejo-lhe melhoras, visto que o Ari comentou que estavas doente, concordo que o único canal direto que temos com diretores é este dos blogs de voces e é porisso que neles depositamos sugestões e lamentações, confio plenamente no trabalho de voces que está apenas começando, não acho justo os julgamentos, não houve tempo ainda para negociações, elas virão e com certeza enfrentarão dificuldades. O que eu não concordo é quando diz "essa pressão e essa cobrança exagerada não nos levará a lugar nenhum". Primeiro, a pressão em voces é para chegar "neles", porisso, lhe peço deixe-nos inundar o seu blog de cobranças,o momento é agora precisamos provar nossa indignação, se cruzarmos os braços não estaremos ajudando em nada , concordo também quando diz "não teremos como aprovar as propostas sòzinhos", então só queremos ajudar, atrapalhar jamais, o colega Lydio acrescentou ontem as 18:46 , se não me engano no blog do Ari ou do Medeiros"TEMOS QUE ENTRAR EM CENA, apoiar os ELEITOS e mostrar aos Algozes que estamos JUNTOS E UNIDOS". Admiro-a muito prezada Cecília, confio no seu empenho peço-lhe que acredite tambem na nossa intensão de apoiar a chapa 3, que podemos chamar de NOSSA.

    ResponderExcluir
  52. Cara clg Cecília, espero que tenhas escutado o Ari, ele vem vindo aí com ótimas idéias, práticas e sensatas, leve-as para apreciação, julho vem aí o que será de nós?Medidas emergenciais é o que precisamos agora, as demais são complexas e demoradas as dívidas não esperam, a retirado do BET e a volta das consignações assim determinaram.

    ResponderExcluir
  53. Cecília,
    Estamos com voces na certeza que está sendo feito o melhor.
    Agora, NEGOCIAÇÃO é a palavra mágica juntamente com muita inteligência e jogo de cintura. Não podemos arrebentar a corda e perder tudo.
    Vamos com calma e paciência que conseguiremos convencê-los que o melhor a ser feito e ficar do lado dos DONOS DA PREVI.
    Ficamos no aguardo de boas notícias na próxima terça-feira.
    Quem sabe o Sr. Marcel se sensibiliza com o nosso sofrimento e resolve ajudar???

    ResponderExcluir
  54. Não entendo as cobranças aos novos eleitos, calma gente, não faz nem um mes que assumiram.
    Ao votar na chapa 3 não esperava nenhum passe de mágica, foi um bom começo de mudanças e vamos aguardar que tudo tem um tempo para acontecer.
    Afinal, para acabar do jeito que está tambem foi lentamente, primeiros nos roubaram as flores....
    Agora nós começamos por roubar as flores.....deles claro.

    ResponderExcluir
  55. A Diretora Cecília está sendo injustamente criticada por dizer a verdade, ou seja, que qualquer melhoria de benefícios(pensionistas, 360/360, realinhamento do plano, volta do BET , extinção das contribuições) depende da ocorrência de superávit que supere os 25% da reserva de contingência. Acho que os comentários de cobrança partem, em sua grande maioria, de insatisfeitos com a vitória de nossa chapa, querendo semear o descontentamento entre os que votaram para derrotar os petistas da chapa 4. Analisando as possibilidades para a ocorrência de novos superávits, não podemos contar com os rendimentos da renda fixa, eles apenas cobrem a exigência atuarial, e a volta das contribuições pouco representa. Por outro lado, estudos de várias consultorias de investimentos indicam que a bolsa de valores brasileira foi das que mais caíram nos últimos 4 anos, sendo que a ações de nossas empresas estão entre as mais desvalorizadas do mundo, fato atribuído à “””eficientíssima””” administração econômica do atual governo; estes estudos também apontam que o potencial de alta de nossas ações, caso ocorresse a derrota dos que estão no poder na eleição presidencial , seria de mais de 50%, o que proporcionaria um bom superávit. Gostaria de tecer mais alguns comentários sobre a administração petista, mas para não causar problemas ao blog, vou fazê-lo após dia 6 de julho, quando estará liberada a propaganda eleitoral. Aliás, acho que os blogs deveriam ter muito cuidado na publicação de matérias políticas, pois eles estão sendo monitorados por petistas ressentidos com a derrota na eleição de diretores e conselheiros, e poderiam ser denunciados à justiça por violação da lei eleitoral; após 6 de julho, podemos “ baixar o sarrafo”, desde que sem ofensas ou calúnias.
    Já que, no momento, não é possível melhoria nos benefícios, nossos eleitos poderiam, pelo menos, fazer o seguinte: --tentar conseguir uma forma de aliviar o sufoco que ocorrerá a partir de julho, com a volta do pagamento das prestações do ES, e -fazer um levantamento da real situação dos ativos da PREVI, principalmente se não há alguns “ eXXXqueletos” escondidos nos porões de nosso fundo de pensão. Penso que a divulgação da situação patrimonial de um fundo de pensão a seus associados não pode ser proibida por cláusulas de confidencialidade.

    ResponderExcluir
  56. Caros colegas,
    Quero deixar claro que o nosso compromisso é com os colegas e que nós estaremos ao lado de vocês sempre. Vamos aguardar até esta semana para verificarmos qual proposta será apresentada.

    ResponderExcluir
  57. Há uma tragédia à vista! Dia 20

    ResponderExcluir
  58. Cecília,
    Torço para que saia uma solução para o E.S. que não será a solução definitiva para os endividados.
    Sempre utilizei o E.Simples, renovando-o antes do ajuste anual.
    Consegui levar meus 30 anos de banco e 07 de aposentado normalmente com o E. Simples, embora discorde da forma de capitalização do mesmo.
    Agora com o fim prematuro do BET a situação se complicou definitivamente, pois não há como adaptar o orçamento com uma inflação camuflada pelo governo, anos de reposição ZERO em nossa aposentadoria e perda desde janeiro/14 de 24,8%.
    O Empr. Simples com suas elevações anuais é sim, uma das causas da situação atual. Não adianta elevar para 150/150 ou 180/180 sem outra solução para os participantes, se continuar assim estaremos em breve brigando pelos 500/500. Acredito que os eleitos estão sim, preocupadíssimos com atual situação e estudam outra forma de resolver os problemas de todos os participantes, independente de faixa salarial ou de nível de endividamento.
    Tais estudos demandam tempo e negociações na própria PREVI, na PREVIC, BB e no Governo. Não é fácil, por isso peço paciência com os eleitos e que mantenham o otimismo sempre.
    Qualquer manifestação na porta da PREVI deve ser em apoio aos eleitos e contra os que nos prejudicam atualmente.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  59. RESPOSTA SAUDÁVEL,

    Ao Wilson Luiz-comentário de 29/06/14 às 17:21hs

    Voce disse algo que de minha parte não condiz com a verdade. Eu sou um dos aposentados que ajudaram nas eleições da CHAPA 3. Pelo menos contactei 50 colegas em minha cidade, região e alguns pelo Brasil. Acho que estou no meu sagrado direito de cobrar e colocar o que penso, com inteligência e bom senso. Penso que o que falei da fórmula 360/360 ou 30/30 e a suspensão das contribuições muito ajudar-nos-ia, pelo menos para mim. Não sou rico nem abastado. Vivo com que ganho da Previ. Sou pedevista de 1995 e fui muitíssimo prejudicado pelas atitudes dos poderosos. SOMENTE ISTO, no meu sagrado e respeitoso modo de pensar, ir e vir!!!.
    Abs.
    CELSO BERNARDES
    FORMIGA-MG

    ResponderExcluir
  60. Prezada Cecilia e Colegas,

    Há ainda a se ponderar um complicador adicional de extrema relevância: o retorno das contribuições onerou a margem consignável. Com isso, muitos colegas que vinham se socorrendo anualmente com a renovação do ES, agora não dispõem de margem suficiente para fazê-lo.
    Seja lá qual for a fórmula a ser escolhida para o socorro emergencial dos associados, é imperativo analisar com extremo cuidado o conjunto de exigências impostas à contratação dessas operações, de forma a possibilitar o amplo acesso, notadamente aos que mais necessitam.
    Como sugestão, poder-se-ia, como já aventado por alguns colegas, desvincular a contribuição previdenciária da margem, como já foi feito com outras consignações.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  61. Prezada Cecilia e Colegas,

    A prevalecerem as normas vigentes para a contratação/renovação do ES, muitos colegas se veram impedidos de feteuar tais operações. O aumento da dívida decorrente da suspenção da cobrança nos últimos seis meses, a baixa margem consignável de muitos colegas (justamente os mais necessitados) e a redução adicional daquela margem, em decorrência do retorno das contribuições, coloca-nos diante de um dilema:
    Como contornar essas limitações impeditivas?
    Desvincular as contribuições, como disse, é a alternativa evidente. Todavia, há que se questionar a legalidade da cobrança de tais contribuições.
    O fundo previdenciário é constituído à semelhança de um consórcio. O associado paga 360 parcelas e constitui a reserva financeira que lhe assegurará a aquisição da aposentadoria, após 30 anos de contribuição. Correto?
    Como um consórcio, constituído para a aquisição de um bem. Pois bem, quem consideraria justo, após a quitação do bem (seja esse qual for), ser obrigado a continuar pagando para utilizá-lo?
    Ė isso que os distintos dirigentes da PREVI estão nos impingindo. Nem a Previdência Oficial pratica tal disparate. A meu ver, essa prática é imoral e injusta.
    Deveríamos todos nos mobilizar pela extinção definitiva dessa exigência arbitrária e sem fundamentação lógica.
    Na verdade, as contribuições dos já aposentados são insignificantes na composição do ativo financeiro da PREVI e podem ser imediatamente abolidas sem traumas.
    Por que nossos dirigentes se aferram tão acirradamente a cláusulas extemporâneas e contrárias ao interesse e ao direito imanente dos associados? Ambições pessoais que se sobrepõem ao senso comum? Subserviência a interesses escusos?
    Seja lá qual for a motivação individual e coletiva, estão flagrantemente invertendo a ordem natural das coisas. Em sua cegueira empedernida, não desejam ser chamados à razão mais elementar: são nossos prepostos e deveriam trabalhar em prol dos interesses e direitos dos representados.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  62. Caro Carlos e demais Colegas,
    Não tem como excluir a contribuição previdenciária para efeitos de cálculo da margem consignável. Precisamos lembrar que o plano 1 é solidário e existem regras que precisam ser respeitadas. Eu sou totalmente favorável a uma revisão mais ousada do ES, com limite e prazo maiores e a suspensão da carência para que os colegas possam renová-lo e minimizar os efeitos do fim do BET e do retorno das contribuições, porém não podemos extrapolar os limites legais.
    A proposta que você está levantando (360) é muito interessante, porém depende de recursos do superávit que ultrapassem os 25% necessários para compor a reserva de contingência. E isso só poderá ser discutido após o fechamento do ano fiscal, conforme a Resolução CGPC 26 que, infelizmente, existe, extrapolou a Lei Complementar e entre outros absurdos, ainda legitima o repasse de metade do superávit para o patrocinador dos fundos de pensão de empresas estatais.

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde Cecilia!


    Engraçado, a Previ nao considera no cálculo da margem consignável o valor referente ao seguro, Capec. Por que não deixar de considerar também outras verbas, exemplo: Cassi e a contribuição para Previ.

    ResponderExcluir
  64. Caro Celso, de Formiga(MG),30.06,01, 01:24 hs. (caramba, como você dorme tarde),
    De forma alguma sou contrário à concessão do benefício 360/360 30/30, e de outros reinvindicados pelos associados, todos muito justos. Apenas coloquei que, com a atual legislação, é impossível conseguirmos alguma coisa sem que haja formação de saldo na reserva especial para revisão do plano de benefícios(popularmente conhecida como superávit excedente aos 25% da reserva de contingência); também continuo convicto que isto somente ocorrerá quando a bolsa de valores brasileira se recuperar, acompanhando o que já aconteceu em praticamente todas as bolsas mundiais, incluindo as das falidas Argentina e Venezuela, e que isto somente ocorrerá com eventos que não posso explicitar no momento, devido à lei eleitoral.

    ResponderExcluir
  65. Colega diretora, qual seria sua proposta para a REVISÃO DO PLANO PREVI FUTURO?

    ResponderExcluir
  66. Boa Noite !!!

    E continuamos na mesma ... sem solução ... para o ES ... o que vai ser de Nós os mais velhinhos ... só esperando a morte chegar ... espero que "Ela" não chegue antes ... da Chapa 3 tomar uma providência ... da Diretória derrubar as regras do ES para os mais Velhos ... Mas continuo com Fé em Deus ... e confiando ... e ainda vou ver melhoras na Previ ...

    ResponderExcluir
  67. Se o colega Rabello tivesse peito, não deveria se demitir da superintendência da PREVIC. Ele de lá sairia como nosso herói, se decretasse intervenção na PREVI. Lógico que seria imediatamente afastado, e a intervenção suspensa, mas, para mim, é uma honra ser demitido deste governo. Ele não tem nada a perder, já recebe uma boa aposentadoria da PREVI e, certamente, ganharia muito dinheiro trabalhando na iniciativa privada. Não seria divertido? Mas, aí, eu acordei,já não se fazem mais homens de coragem como antigamente

    ResponderExcluir
  68. Discordo de todas as opiniões de que para revisar o plano (360/360) tenha que ocorrer o superávit.
    As contribuições, pós aposentadoria, foram cobradas regularmente, mesmo com a suspensão, já que foram custeadas por um fundo criado para isso. As reservas matemáticas receberam os créditos, tanto do participante quanto do patrocinador. Porque as contribuições, mesmo suspensas, favorecerão os colegas da ativa, e não podem favorecer os inativos??????
    Com a palavra, nossos representantes.

    ResponderExcluir
  69. Prezado Celso Bernardes de Formiga MG, foi bom lembrar os PEDEVISTAS de 1995, aqueles que não sairam pelo PDV, mas comeram o" pão que o diabo amassou" transferindo-se para as capitais, colaborando com o "esquema", cumprindo a determinação superiora e daí iniciando a "bola de neve", do endividamento financeiro, somado a outras medidas prejudiciais ao funcionário. Somos" sobreviventes" caro colega, fazemos parte dos não suicidas, condenados a mendigar pelo que "supostamente" era nosso , a PREVI, 1995 , um beco sem saída, suicídios, separações familiares e o endividamento que prevalece até hoje, ninguém assume a culpa, será que caiu no esquecimento? vamos desenterrar tais vergonhas nacionais, o momento é agora.

    ResponderExcluir
  70. Wilson,
    Eu não durmo tarde. Acordei foi muito cedo para trabalhar, para fazer complemento à minha alta aposentadoria que recebo da Previ.
    CELSO BERNARDES
    FORMIGA-MG

    ResponderExcluir
  71. Dona Cecilia, nos de uma posição de como irá ficar a nossa vida a partir de 20 de julho

    ResponderExcluir
  72. Prezada Cecília e Colegas,

    A angústia e aflição de muitos colegas e suas famílias está atingindo o paroxismo do desespero. Uma questão de importância vital como essa não poderia ter sido deixada para a última hora. A PREVI teve seis meses para se debruçar sobre a análise e construir uma solução. Seis meses de suspenção paliativa do ES e ninguém nessa Diretoria (excluídos naturalmente os recém empossados) se preocupou com o assunto. Os associados merecem mais respeito. As vidas de muitos estão em jogo. A PREVI tem dinheiro para pagar as altas aposentadorias de seus dirigentes, divide seu superávit com o Patrocinador (superávit que agora nos faz falta), mas não consegue propor uma solução para amenizar o dilaceramento financeiro de seus associados (chamados pejorativamente de "assistidos"). Os administradores de nosso Fundo estão exclusivamente preocupados em obter "lucro" para os acionistas do BB. Tornamo-nos uma subsidiária.
    Pari passu, o INSS, que compõe nossos benefícios, vem sistematicamente, por determinação do Governo, reduzindo sua parcela através da aplicação do espúrio fator redutor. Isso, somado à manipulação dos índices da inflação vem acarretando o inexorável achatamento de aposentadorias e pensões.
    Ora, esses nababos assentados na Diretoria de nosso Fundo têm perfeita consciência da dimensão do crime que estão cometendo, mas não dispõem da envergadura moral para confrontar a injustiça. Se acomodaram, como áulicos venais do Poder, à ganância inescrupulosa.
    A contribuição previdenciária para aqueles que contribuiram por mais de trinta anos, que ora onera nossa margem consignável, é uma excrecência autoritária e anacrônica e deveria ser abolida imediatamente, por imoral e indecente.
    Toda a política interna da PREVI durante a última década foi dirigida unicamente à corrosão de nossos benefícios. Nossas atribulações são o resultado direto da implementação metódica dessas diretrizes.
    A cobrança dessa infame contribuição previdenciária, que ora agrava ainda mais a situação financeira combalida dos aposentados e pensionistas, se constitui, na prática, ao confisco de uma parte do benefício devido a cada um. Em outras palavras: uma redução deliberada do valor calculado da aposentadoria de cada associado.
    Devemos nos rebelar contra esse quadro de ganância e injustiça e exigir a extinção imediata desse imposto previdenciário.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  73. Quem contribuiu por mais de 360 meses(incluindo o pessoal da ativa) não deveria pagar mais nada à Previ. É o que penso e acho que poderia ser colocado com força pelo pessoal eleito. A desgraça da Previ é o voto de minerva..onde já se viu patrocinador(governo) mandar sozinho na gestão de fundo privado de trabalhador? afinal, a previ não é o INSS...acho que há margem para alguma negociação. No mínimo, os que contribuiram por mais de 360 meses deveriam ter uma redução, talvez gradativa, no que pagam.

    ResponderExcluir
  74. Caros colegas,
    A decisão sobre a revisão do ES ficou para a próxima semana, pois a área de Seguridade pediu mais uma semana.
    Nesta terça-feira foi discutida a questão do fundo de quitação por morte (FQM) que está deficitário, principalmente em função da suspensão da cobrança das parcelas do ES e apresentaram a situação do endividamento dos mutuários.

    ResponderExcluir
  75. Caros Colegas,
    Quando se fala em suspender as contribuições para àqueles que contribuíram por mais de 360 meses é necessário superávit para implantar tal medida, da mesma forma que é necessário mudança no regulamento do plano, em função de não estar previsto no plano. Os fundos de pensão calculam suas obrigações com os participantes (provisões matemáticas) baseados no fluxo de entrada de recursos, logo, as contribuições de todos os associados são previstas nesse cálculo. No momento que você suspende essas contribuições para os que contribuíram por mais de 360 meses, você está deixando de recolher recursos de um grupo significativo. Dessa forma, é preciso calcular quanto seria essa diferença, cobrir esses recursos através da discussão de superávit. Não existe fórmula mágica. Um fundo de pensão existe para pagar benefícios e qualquer mudança na regra de como pagar esses benefícios vai desaguar na discussão do superávit e na mudança do regulamento.

    ResponderExcluir
  76. Prezada Cecília,

    FQM Fundo de quitação por morte.

    Previsto no regulamento do ES, nós que já quase entramos na idade dos 70 anos, é claro que devemos pagar uma taxa mais elevada, para contratação do produto.

    Ninguém é contra ter esta taxa embutida,nas operações com percentual até bem maior numa possível revisão do produto já para as próximas semanas.

    Agora essa informação de que 6 meses, do não recolhimento para o fundo, foi capaz de gerar déficit, é no minimo fora de contexto, ou esta havendo muitas mortes neste período, para tamanha elevação dos gastos do fundo.

    Agora em relação as dívidas dos mutuários é bem simples de resolver, se a diretoria de seguridade negar a revisão, apenas aplique o que a lei determina, os descontos para todos limitados a 30% dos proventos.

    Com essa regulamentação a Previ cumpre o seu papel, e para de especular a agiotagem na nossa folha de pagamento.

    Dou como certa a volta dos descontos das parcelas do ES já na próxima folha de pagamento, pois os eleitos da chapa 3 não conseguiram prorrogar por mais 3 meses a suspensão, foto agora comprovado meramente politico, pois passados as eleições a diretoria não estendeu o mesmo benefício, até pela suspensão prematura do BET.

    Mais uma vez, estamos numa sinuca de bico, sem previsão de melhorias, sem vontade da área técnica da previ e sem a força necessária dos eleitos para as mudanças urgentes e necessárias resolver esta situação de penúria que vive os participantes da previ em especial aqueles que tem o produto ES contratado.

    Não estou acusando, nem plantando discórdia, mas é que na Previ nada muda para os participantes ou meramente assistidos do PB-1, passa o tempo e a situação só agrava, com essa politica nefasta e suja que esta implantada nesta diretoria executiva e nas passadas.

    Nossas associações tem que sair da farra com as contribuições e passar a buscar uma LIMINAR em AÇÃO COLETIVA para barrar de vez com esses descontos ilegais, com essa agiotagem dentro da previ que so beneficia um grupo, os banqueiros e donos de cooperativas, que de tantos anos acumulando cargos já são donos, ou seria meramente dirigentes.

    Já que a Previ não quer resolver no dialogo com uma ordem judicial a Diretoria de Seguridade vai rever essa politica maquiavélica usada contra os aposentados e pensionistas.

    Vamos enquadrar a Previ a legislação dos 30% e garanto que nunca mais ninguém quer migalhas do ES.

    REESTRUTURAÇÃO DO CONTRA CHEQUE VAI SOBRAR 70% PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS SOBREVIVER.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista

    ResponderExcluir
  77. DIRETORA Cecília,

    Na semana que vem é a mesma ladainha desta semana, outros estudos e mais estudos, até quem sabe forme um famoso GT GRUPO DE TRABALHO para resolver esta questão tão urgente e necessária para famílias inteiras.

    Uma semana não foi suficiente para por uma proposta em cima da mesa, na próxima semana, aparece uma virgula fora do lugar e sera mais uma semana para os técnicos desenhar como sera feito.

    Imagino que a pasta da Diretoria de Seguridade deva ter quase a mesma quantidade de colaboradores que a sua tem, e tanta dificuldade, tantos pra que ou porque.

    Assim fica difícil acreditar que a Previ possa administrar um patrimônio tão grandioso, se estamos falando da cifra de pouco mais de 3 bilhões aplicados no ES.

    Já não tenho esperança nenhuma de melhorias, acho que estamos fadados ao fracasso porque a CHAPA 3 NÃO vai resolver os principais problemas do PB-1.

    Serão sugestões e mais sugestões e muitos NÃO.

    Desse mato não sai coelho, estamos ferrados.

    Aposentado desiludido e fracassado.

    ResponderExcluir
  78. Nobre Cecília,

    Sabe qual o maior problema da Previ.

    TRANSPARÊNCIA

    Agora com as clausulas de confidencialidade e outras tantas, a mesma historia de repete dos anos passados e o ES, estamos estudando, estamos revendo, estamos isso, estamos aquilo, e quando sai a fica pior, como ocorreu com a FORMULA 170.

    Só mais uma duvida, que acredito possa ser dirimida.

    ESSA FORMULA 170 sai ou continua?

    Acho que essa informação é de suma importância para quem já bateu a barreira dos setentão.

    Alvaro Melo Silva

    ResponderExcluir
  79. Cara Cecilia,
    Agradeço a voce por ter sido a pioneira em abrir uma linha de comunicação com os assistidos da Previ, mesmo sabendo que essa atitude lhe causou grandes desconfortos com o pessoal da Previ, portanto tenho grande admiração pela sua coragem e acredito totalmente na sua intenção de lutar pelo melhor, para nós aposentados.
    Estamos realmente esmagados financeiramente pelas atrocidades sofridas pela Previ, são injustiças em cima de injustiças, precisamos de socorro urgente, contamos com voce, sabemos que tudo leva muito tempo para ser resolvido e depende de muita uma gente para ser aprovado, acho que a situação dos 360/360, não pode continuar e não deverá ser esquecida, a ora é batalhar isso agora, mas de"imediato" só podemos contar com uma melhora no ES, portanto suplico empenho da Sra.para uma solução emergencial.

    ResponderExcluir
  80. COLEGAS TAO DESEPERADOS COMO EU, VAMOS RESUMIR TUDO ISSO: A VERDADE EH QUE VOLTAMOS A SER ORFAOS COMO SEMPRE FOMOS EM RELACAO A PREVI. AS EXPECTATIVAS OTIMISTAS DURARAM POUCO.
    1)NAO HAVERAH MUDANCA ALGUMA NO E.S. POIS JAH FOI COLOCADO EM PRIMEIRA DISCUSSAO QUE O FUNDO POR MORTE ESTAH DEFICITARIO.
    2)QUANTO A RESOLUCAO 26, PELO QUE ESTAMOS VENDO AGORA, TAMBEM "DEMOS COM OS BURROS N'AGUA"
    3)AQUELES QUE JULGAVAMOS NOSSOS ANJOS DA GUARDA AGORA FAZEM SILENCIO POR IMPOSICAO A PROPRIA PREVI E/OU DAO RESPOSTAS EXATAMENTE COMO A PREVI SEMPRE DEU.
    ENTAO CARISSIMOS, DEIXEMOS ESSAS DOLOROSAS EXPECTATIVAS DE QUE ALGO VAI NOS BENIFICIAR.
    CADA UM NO SEU DESESPERO A PARTIR DE JULHO DE 2014 E SALVE-SE QUEM PUDER.
    SEI QUE ESSE COMENTARIO NAO SERAH PUBLICADO, MAS O AUTOR DO BLOG PODERAH PELO MENOS SABER DE MINHA SINCERA OPINIAO.
    CHEGA DE FALSAS EXPECTATIVAS. A REALIDADE ESTAH AIH.

    ResponderExcluir
  81. Prezada Cecília, se a situação do endividamento dos mutuários foi apresentada e o FQM foi discutido,bom caminho andado, resta-nos aguardar boas notícias na próxima semana, antes que chegue o dia 20.Vamos torcer.

    ResponderExcluir
  82. Estimada Cecília e Colegas,

    Diante da procrastinação do Sr Marcel Barros em definir o socorro humanitário emergencial aos associados, propomos, em caráter cautelar, a suspenção adicional do ES para o mês em curso, haja vista que corremos o risco de ultrapassar o fechamento da folha.
    A medida ora proposta visa garantir a todos a segurança financeira necessária no próximo dia 20 e, assim, serenar os ânimos. É acintosa a postura desdenhosa de nosso Diretor de Securidade e não há nada concreto após seis meses de protelação.
    Cabe aqui salientar o papel deplorável do BB em toda essa tragédia. Assenhoreou-se de forma draconiana de metade do superávit, algo em torno de 7,5 bilhões de reais, prevalecendo-se da prerrogativa facultada pela famigerada Resolução 26 da SPC e imediatamente realizou o montante no seu resultado contábil daquele exercício.
    Fiel à máxima de privatizar os lucros e socializar os prejuízos, foi solidário no lucro, mas se omite agora no déficit. Que lógica é essa que obedece a uma via de mão única. A salvação para a PREVI e seus associados tem que vir do Patrocinador. Restituir aquele montante, que nos foi sorrateiramente confiscado, a seus legítimos proprietários, seria a medida moral e eticamente correta.
    Engordaram os lucros dos acionistas com os recursos que agora nos fazem falta, condenando-nos à miséria e à indignidade. Isso é indecente sob qualquer perspectiva, em qualquer lugar do mundo. A finalidade precípua da PREVI e seu compromisso é com seus associados e legítimos donos.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  83. Cara Senhora,

    Se o Fundo existe para pagar benefícios então porque alocam valores para o BB.
    O BB é beneficiário da Previ?
    e aqueles que ganham acima do teto,
    LEMBRRA?

    ResponderExcluir
  84. Troco o ES 180/180 pela divulgação dos nomes de quem recebeu o RENDA CERTA acima de 30 mil.
    Olha que estou sendo generoso. Quero só alguns nomes, os mais "famosos".

    ResponderExcluir
  85. O nosso Plano 1 (Beneficio Definido) tem aplicado R$ 4,064 bilhões em Empréstimos Simples em 70.201 contratos.

    Teve 10,81% de rentabilidade em 2013, com renovação de 53.657 contratos ao longo de 2013, investindo mais R$ 874,269 milhões em seus associados (são 117 mil os donos deste Plano).

    Tem um limite de R$ 9 bilhões para aplicar/investir a 5% a/ano mais INPC e sempre teve rentabilidades superiores a meta atuarial, recebendo as prestações através de débito na Folha de Pagamento da própria PREVI, com baixíssima inadimplência, tendo resguardado R$ 13,170 milhões para provisão de devedores duvidosos (maioria são do PDV/PAQ) e um serviço jurídico para cobrança de atrasados.

    Se o Diretor de Seguridade da PREVI for um bom gerente, tem margem para aplicar mais R$ 5 bilhões de empréstimos pessoais em cima de 117 mil "clientes" associados,ótimo cadastro, adimplentes, sem medo de calotes, donos de R$ 170 milhões investidos num Patrimônio invejável !!
    (e cobiçado pela patrocinadora e pelo governo petista).

    Endividamentos e FQM não podem ser empecilhos para a PREVI ganhar mais dinheiro de seus associados, fácil... fácil.

    BASTA QUERER !

    ResponderExcluir
  86. Superávit ... Superávit ...Superávit ...Superávit ... chega ... queremos SOLUÇÃO ... SOLUÇÃO ...SOLUÇÃO ... SOLUÇÃO ... Já

    ResponderExcluir
  87. Cara Cec[ilia,




    FQPM

    Esclareça-me, por obséquio:

    Com o falecimento do aposentado o benefício, para o dependendo fica reduzido, no mínimo, de 40% e no óbito de pensionista cessa a pensão, Certo?

    Pergunto:

    1. É processada a baixa - parcial ou total - dos valores individuais na Reserva Atuarial (Matemática) ?

    2. Para que conta?

    3. Essa transferência não impactará favoravelmente o resultado do balanço anual?

    4. Ademais sendo a redução ou cessação mensal do benefío (de 40% ou total), em razão de morte, por si só já superior à prestação do ES, parece-me inexistir perdas para o FQPM; TRATA-SE APENAS DE MERO ARTIFÍCIO CONTÁBIL.

    Agradeço suas luzes.

    ResponderExcluir
  88. Tirando a atuação da seleção brasileira, que ainda está abaixo de nossas expectativas, tenho que reconhecer que a copa do mundo é um grande sucesso. Bom nível técnico, com vários jogos espetaculares e emocionantes, torcidas animadas e pacíficas, poucos problemas com a infra-estrutura, poucos protestos nas ruas, só falta a nossa seleção desencantar. Este contexto trouxe benefícios à presidenta Dilma; segundo pesquisa Datafolha, suas intenções de voto subiram 4%. O azar dela é que falta 3 meses para a eleição, se fosse no próximo domingo, ela certamente se reelegeria, vamos ver o que acontece quando o país voltar à realidade, em 14 de julho. A realidade, aliás, já está batendo à nossa porta, cobrando o preço dos descalabros da política econômica do atual governo. Foram anunciados reajustes na energia elétrica, 18% para a Grande São Paulo, e 35%(TRINTA E CINCO POR CENTO!!) para o Paraná. Se estão sendo obrigados a fazer, agora, reajustes desta magnitude, imaginem o que nos espera após a eleição, seja quem for o eleito.

    ResponderExcluir
  89. Cara Cecília, quais são as alternativas para mudança do regulamento? A iniciativa pode partir dos associados? Nesse caso, qual seria o número de assinaturas exigidas e de que forma a proposta seria votada? Outra questão que vem intrigando todos que, como eu, elegeram a chapa 3: a demora na divulgação dos assuntos pautados na última reunião da Previ decorre da cláusula de confidencialidade à qual os eleitos foram obrigados a aderir? Aguardo sua resposta a este último questionamento com a sinceridade e desassombro que lhe são peculiares e em absoluto respeito aos seus eleitores, agradecendo-lhe antecipadamente. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  90. Complementando minha postagem anterior, indagado por vários associados em seu blog acerca do silêncio que sucedeu à reunião de 3a, feira, o bravo Medeiros desconversou, afirmando que a incumbência de tal divulgação caberia a você, através deste blog e que não teria lhe contatado a respeito, o que, com o devido apreço, causou muita estranheza, não só pela relevância da matéria debatida, como também pela alegação de não ter mantido qualquer contato com você para saber dos resultados, numa era dominada predominantemente pela rapidez no tráfego de informações por vias telefônicas ou eletrônicas. Sinceramente, causou perplexidade e estranheza, merecendo maiores esclarecimentos que, acredito eu, se assentam na famigerada confidencialidade.

    ResponderExcluir

  91. Cecília,

    A revisão do ES, já em julho/14, se impõe por 2 motivos:

    1. Para a Previ, para cumprir o Regulamento do ES, quebrado pela suspensão da cobrança por 6 meses.

    Hoje, cerca de 24.000 mutuários têm saldos devedores incompatíveis com o Regulamento. O limite de R$ 130.000,00, por exemplo, apresenta um saldo devedor de cerca de R$ 139.000,00 após a suspensão por 6 meses.

    2. Para o mutuário, a retomada da cobrança prejudica o orçamento, já apertado.

    150/120 é a equação que acerta o passo para ambas as partes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  92. Cara Sra Cecília, msg do Sr. Medeiros sob o título "UFA DECISÃO SOBRE O ES NA TERÇA, postada em 28 de junho de 2014, parecer ter caído no LIMBO das msgs recentes, pela ausência de manifestação posterior. Considerando a relevância do tema, principalmente para os aposentados mais fragilizados, seu empenho pessoal na busca de soluções, peço-lhe, fineza, notícias a respeito .Boa tarde. Paulo

    ResponderExcluir

  93. Aumentar o ES não resolve o problema de ninguém. É um mero paliativo. É como prescrever um antitérmico a um paciente que se encontra com uma infecção em fase aguda. A febre vai ceder por um curto período e depois voltará ainda mais forte.
    O plano I encontra-se desequilibrado, gerando superávits ano após ano. Necessitamos de um realinhamento nos nossos complementos de aposentadorias e pensões.
    Consultando os dados fornecidos pela PREVI do Plano I, de 1998 a março/2014, encontrei a seguinte situação:
    1998 - Ativos - 71.347 Aposentados - 47.547
    Pensionistas - 10.929
    Março/2014 - Ativos - 26.026 Aposentados - 71.539
    Pensionistas - 19.895
    De 1998 a março/2014 foram concedidas 45.321 novas aposentadorias enquanto o número de aposentados cresceu apenas 23.992. Os números nos dizem que neste mesmo período faleceram 21.329 colegas e que o acréscimo no número de pensões foi de apenas 8.966
    Atualmente o maior número de aposentados está na faixa etária de 59 a 74 anos (36.939). Ao projetarmos um cenário para os próximos 20 anos, o numero de ativos (26.026) será totalmente absorvido pelas mortes desta faixa etária. Na faixa etária de 75 a 89 anos (9.772), pelos dados atuais, existe um decréscimo em números absolutos de 27.167. Em termos percentuais uma redução de 73,55%.
    Vejamos a situação pela ótica dos desembolsos em bilhões:
    2011 - 9,04*
    2012 - 8,42
    2013 - 9,24
    *Em 2011 foram pagas 12 parcelas retroativas do BET do ano de 2010. Em 2012, mesmo com o pagamento do BET e reajuste pelo INPC. houve uma redução de 6.86% nos desembolsos.
    Em 2013 o desembolso manteve-se praticamente no mesmo patamar de 2011, apesar de ter aumentado o estoque de aposentadorias em 2.642.
    Nesses desembolsos estão incluídos os sem teto (estatutários), cujos números e valores não foram divulgados.
    Conclusão: Alegar que a PREVI não pode fazer o realinhamento de aposentadorias e pensões é uma inverdade. Se não existem recursos para tal o problema reside nas aplicações financeiras equivocadas, aquisição de micos e outras mazelas impostas pelo patrocinador em prejuízo dos participantes e assistidos. Faz-se necessário uma auditoria externa independente nestas contas e apurar as responsabilidades dos atuais gestores, responsabilizando-os cível e criminalmente por gestão temerária.


    ResponderExcluir
  94. Cara Cecilia essa questão de suspender as contribuições, com certeza será tudo o que o BB irá querer pois suspenderá a parte dele tb. Temos que lutar pela melhoria do benefício, sem pensar em suspender contribuições, obrigação primeira do BB.

    ResponderExcluir
  95. Caro colega Marco,
    Eu estarei publicando daqui a pouco minhas observações sobre o ES. A matéria foi adiada para a próxima terça-feira, dia 08.07.

    ResponderExcluir
  96. Caro colega Marco,
    Eu estarei publicando daqui a pouco minhas observações sobre o ES. A matéria foi adiada para a próxima terça-feira, dia 08.07.

    ResponderExcluir
  97. Caro colega Nivaldo,
    Acho que você está sendo injusto comigo. Eu só não publico comentários que tenham um viés agressivo ou que tenha a intenção de gerar polêmicas desnecessárias, o que não é o caso. Acho pertinente e até compreensivo, mas pense: acabamos de ser eleitos, esta semana fez um mês que assumimos e ninguém que fosse eleito faria algo assim tão rápido, até porque a gestão é compartilhada.
    Nesse primeiro momento precisamos saber até onde podemos ir, pois podem acreditar que a atual gestão está de olhos bem abertos e monitorando tudo que fazemos. Qualquer deslize poderemos dar a motivação que eles querem para nos excluir. Precisamos ir com calma, pois o momento é de lutarmos juntos pelas propostas que interessam os associados, mas nada acontecerá rapidamente. É preciso ter calma e confiar nas pessoas, caso contrário, será muito mais difícil. Pense nisso.

    ResponderExcluir
  98. Cara Rosalina,
    Esse déficit no FQM, fundo de quitação por morte, no ES é normal quando há suspensão das parcelas, pois o dinheiro só sai, não entra nada. Eu, sinceramente, não vejo empecilho para renovar o ES de forma mais ousada só por conta disso. Existem meios de controlar esse fundo.

    ResponderExcluir
  99. Cara Rosalina,
    Esse déficit no FQM, fundo de quitação por morte, no ES é normal quando há suspensão das parcelas, pois o dinheiro só sai, não entra nada. Eu, sinceramente, não vejo empecilho para renovar o ES de forma mais ousada só por conta disso. Existem meios de controlar esse fundo.

    ResponderExcluir
  100. Prezada Cecília, o anônimo das 11:11 de ontem, divulgou dados estatísticos,fornecidos pela PREVI, que acredito servirem de parâmetro ao cumprimento do acordo assinado em 2010 para o realinhamento do PB1, esses dados também podem ser comparados com os do ES, onde certamente apontará o início do endividamento dos aposentados e pensionistas, por que ocorreu? qual a responsabilidade da PREVI? por que não respeitou o limite de 30% nas consignações como faz o INSS?Deveríamos ter cobrado mais o realinhamento do PB1 ao invés de aceitar tanto crédito fácil oferecidos inclusive nos contra-cheques, esta foi nossa parcela de culpa, porisso é que peço responsabilidade por parte da PREVI com tudo que nos for ofertado de agora em diante. Espero cara Cecília, boas notícias da reunião de amanhã.Desejo-lhe uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  101. Prezada Cecília, o anônimo das 11:11 de ontem, divulgou dados estatísticos,fornecidos pela PREVI, que acredito servirem de parâmetro ao cumprimento do acordo assinado em 2010 para o realinhamento do PB1, esses dados também podem ser comparados com os do ES, onde certamente apontará o início do endividamento dos aposentados e pensionistas, por que ocorreu? qual a responsabilidade da PREVI? por que não respeitou o limite de 30% nas consignações como faz o INSS?Deveríamos ter cobrado mais o realinhamento do PB1 ao invés de aceitar tanto crédito fácil oferecidos inclusive nos contra-cheques, esta foi nossa parcela de culpa, porisso é que peço responsabilidade por parte da PREVI com tudo que nos for ofertado de agora em diante. Espero cara Cecília, boas notícias da reunião de amanhã.Desejo-lhe uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  102. Cecília,

    Alegro-me quando abro seu Blog e vejo os colegas participando, é sinal de que não estamos acomodados, e você, como sempre, liderando essa galera, parabéns!

    Fico imaginando nossos eleitos (Chapa 3) em início de mandato, conferindo a contabilidade da PREVI, terreno difícil, todo cuidado é pouco.

    Boa sorte amigos!

    ResponderExcluir
  103. Cecília Garcez, boa madrugada,
    Desculpe o tamanho do texto
    Texto I
    Foi o que mandei para o Medeiros, certo que agora possuo 50% de ser publicado em um dos blogs.

    Cabra macho, também sou!!!
    Mas acredito que tenho nossos protetores... Eu não ando só, eu não ando só (Bethânia).
    Quanto ao comentário das 21:31 ou 22:07 do blog do Medeiros:
    "Ainda tenho esperança que os demais diretores se sensibilizem com a situação atual dos colegas com o fim do BET e o retorno das contribuições."
    Comentarista das 22:07 eles já demonstraram que não possuem sensibilidade, mas agradeço por transmitir sensibilidade e mais...
    Não quero sensibilizações, não estou pedindo esmolas, quero o nosso.
    Como torci para não ganhar a Copa!!! Você Medeiros é testemunha desde o início. Agora, deixo nas mãos deles, os arrogantes e prepotentes, o que querem decidir.
    Vou contar outra vez uma estorinha: Era uma vez perto das Eleições da PREVI, um grupo comandado por quem todos sabemos, decidiu cortar o BET e a volta das contribuições, numa total covardia para nossos velhos aposentados e pensionistas no final de ano,no qual me incluo, presente de Papai Noel e achando-nos uma boiada, estes não conhecendo nem um pouco de História, assim decidiram.
    Olhem que faltavam poucos meses para a eleição, mas a boiada não era boiada e sim uma tropa de cavalos. O que aconteceu ?
    Perderam as eleições. E "eles" perderam o prestígio só continuam lá porque são o dono da bola.
    Se vocês estivessem em uma empresa privada, pagariam por tamanha prepotência, mas aqui a meritocracia é a indicação do Rei (Sultão) ou do Grão Visir (mais alta autoridade depois do Sultão).

    A casa caiu.

    CONSELHO:
    Pensem bem antes de agir, agora o momento é outro, o que está em jogo são as eleições, não só as presidenciais, pois estas acredito que já perderam, mas falo das demais, para um tal de fisiologismo.(migalhas)

    ResponderExcluir
  104. Texto II Continuação...

    Não existem coincidências, faltam menos tempo, 3 meses. Adolf Hitler perdeu a guerra porque não estudou Napoleão. Caiu no mesmo erro de vocês, várias frentes de batalhas :ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS, erro infantil.
    O erro agora não será permitido pela Presidenta, consultem-na.
    Cuidado!!! do lado só dos pensionistas e aposentados com seus familiares são 2.000.000, digo, 2 milhões de votos. Com os da ATIVA 5.000.000 à 6.000.000 de votos.
    Peço atenção, para que não sejam prepotentes, e que devolvam o que é nosso. Cuidado, Cuidado, Cuidado!!!
    Caso façam algo de errado, a Nossa Presidenta que sabe como é difícil chegar lá, vai pensar que vocês são da Ala do LULA ou do GUSHIKEN, creio que este se escrevia assim.
    Como disse, a casa caiu. Cabe a nós fazermos que o seguro não pague a explosão dos estádios. Entenderam ?
    Ao invés de reclamar é o momento de atacar, agora quero ver. Existe algum humilde para achar que este ato é o que tem que ser feito? Entrem em contato comigo. Pode Medeiros ?
    Dilma seu percentual caiu hoje 5 por cento, quiça adiante. Estamos conclamando aos votantes da CHAPA 3, LIVRE, FORTE E DE TODOS a fazermos passeatas na PREVI e a Senhora Presidenta, que determine o que deva ser feito na PREVI para não precisarmos de tal ato na mesma se assim for o consenso da maioria.
    Senhora Presidenta não fale que não sabia...ali possui muito dinheiro, impossível não saber.
    RECOMENDAÇÕES PARA A CHAPA:
    1) Reuniões com os aposentados e pensionistas com exequibilidade das pretensões antes de outubro,com assinaturas de todos, inclusive familiares e amigos. Lembrando das assinaturas da Resolução 26, caso contrário presidenta, perderia essa montanha de votos, se é que já não perdeu. Sou franco,e nesse momento tentando ser o menos político possível, só queremos o que é nosso de direito.
    Acredito em seu discernimento e inteligência pois no fundo possuo muitos pontos em comum. Concordo que não queremos imperialismo americano, nem tampouco REGIME CUBANO. Caso leia, ou ao menos seu STAFF, que haja a nosso favor, caso contrário, estaremos em Brasília se tiver apoio da CHAPA 3, debaixo do tapete por causa duma mordaça que são obrigados a assinarem.
    É o mesmo com a ANABB, que não pode ajuizar contra o Banco, que a CHAPA 3 crie uma que possa ajuizar contra o Banco, se a Presidenta acabar com essa mordaça, que tenho certeza a senhora quer.
    Conclamo a ajuda do Medeiros, mesmo não podendo por enquanto a nos ajudar (não é casca de banana não) Medeiros, Medeirão nosso guerreiro, pelo menos debaixo do pano. Aguardo, sua resposta.
    O estatuto da PREVI vai ser modificado, os componentes sem filiação partidária, sem voto de MINERVA, a resolução 26 vai cair, o fator previdenciário de FHC não mais existirá, que passou no Congresso e LULA vetou, faltando a votação do veto antes das eleições, nós o povo fazemos a pauta. E acredito que tudo que pressionarmos sairá. Disse, se pressionarmos...

    ResponderExcluir
  105. Texto 3 Continuação...

    Presidenta Dilma tinha época que nós tirávamos Ministro da Fazenda, estou sentindo o retorno disso, a família BB é grande, só falta união que está voltando. Isso é trabalho da CHAPA 3 LIVRE, FORTE E DE TODOS, que se saiu muito bem até agora e com certeza até para sempre.
    Cecília Garcez presidente do Conselho Deliberativo no futuro, com a mudança do Estatuto Previ, será que daria para mandar uma carta franca à Presidenta e fale como está sendo pressionada, o que é verdade pelos seus eleitores.
    Não peça favor, exija seus direitos.
    Agora vou dar um tempo, e aguardar, se acreditarem em mim, meu telefone já está no blog PREVI CHAPA 3, LIVRE, FORTE, E DE TODOS.
    Vou torcer com muita garra, quero o que é meu, a PREVI.
    Trabalhei 30 anos, quero 360/360, quero 100% pensionistas, quero quebra da Parcela Previ para todos, quero não pagar contribuição para PREVI, quero os funcionários da Ativa em nosso plano, em nada afetará a PREVI e terão mais segurança. Quero isonomia acabando com estatutários, que engenharia, descansem um pouco, muito dinheiro não faz bem.
    O maior índice de suicídio é na Dinamarca, Suécia e Suíça, sabiam. É o vazio talvez da espiritualidade e o amontoado do dinheiro, talvez televisão no banheiro. Não sou bonzinho mesmo com a espiritualidade. Já repararam que debaixo de quase todos os Santos, existem as cobras, os dragões os espíritos ruins. Eles atacam com sua LUZ aos opacos.
    Não conseguirão esvaziar as agências. Com IPOD para comerciantes, e etc... Não vou dizer o porquê. Pensem seus cabeças "pensantes".

    Valim.

    OBS: Descobri o que aconteceu de uma alta "fonte de energia", espalhado nesse país imenso através de dossiês,o que aconteceu com a seleção brasileira.
    Vários locais estavam sem luz, apagados diante da falta de energia, Felipão quis economizar as energias.
    Sério David Luiz:
    Seu recado David Luiz deu para o povo entender, mas foi melhor assim.
    Tinha razão, vamos cuidar da nossa energia elétrica, para o país pode crescer, sem superfaturamento.

    OBS: Jesus mandou que não nos amedrontasse diante do que devemos fazer, não sou Odorico Paraguaçu, mas faço minha parte. O resto é com ELE. Recebo ordens Dele,através do que Ele escreveu. Não acredito em morte, tento ser Kardecista, comecei em Varginha por volta de 1982 com outros colegas,em vários Centros, não tínhamos preferência por nenhum, éramos um só.
    Falam em filosofia quem não tem medo de morrer é burro. Este é o que dizem, os inteligentes burros. Mas sigo Jesus e minha consciência. Não tento sensibilizar ninguém " quem é espadachim puxe uma espada para ele bem temperada".
    Viva São Jorge, Santo Antônio, e meu São Cosme Damião e Doum. Nasci no dia 27 de setembro dia deste. Na certidão está dia 26 de setembro também dia dele na Igreja Católica. Nada é por acaso...
    Sou uma criança, mas São Jorge faz uma criança virar um Leão.

    ResponderExcluir
  106. E os pedevistas, antes tão defendidos quando membros dessa diretoria ainda não estavam na Previ, como ficam?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário