domingo, 20 de julho de 2014

Equilíbrio ou Desequilíbrio atuarial?

Caros colegas,
 
Alguns jornais têm reforçado muito nos últimos meses a questão do desequilíbrio dos fundos de pensão das empresas estatais, principalmente Previ, Petros e Funcef.

Precisamos começar entendendo melhor o conceito de "equilíbrio atuarial", que é a garantia de equivalência, a valor presente, entre o fluxo de receitas estimadas e das obrigações projetadas, apuradas a longo prazo.  O desequilíbrio atuarial se dá quando as receitas previstas na legislação não são suficientes para cobrir a totalidade dos benefícios futuros. Vamos lembrar que o objetivo de um fundo de pensão é pagar benefícios de forma vitalícia aos seus participantes.

Um plano de benefícios encontra-se equilibrado quando o fundo de pensão mantém os recursos suficientes para assegurar a cobertura dos benefícios atuais e futuros. Esses recursos necessários para a cobertura dos compromissos do plano constituem o Ativo Líquido do Plano.

Contabilmente, quando o ativo líquido do plano é exatamente igual ao Exigível Atuarial, podemos dizer que o plano encontra-se equilibrado na data da avaliação atuarial. Se for superior, o plano encontra-se com superávit técnico e, nesse caso, conforme a LC 109/2001, tal superávit constituirá reserva de contingência para garantia de benefícios. Se for inferior, há uma insuficiência de recursos frente aos compromissos do plano e essa insuficiência ocasiona a necessidade de aumento de contribuições ou redução de benefícios.

Embora a Previ apresente retração no superávit, a situação de solvência é bem mais confortável do que os outros fundos de pensão de estatais, como Petros e Funcef. Por exemplo: o índice que mede a capacidade da Previ cumprir com a missão de pagar benefícios atuais e futuros é de 1,22. Ou seja, o Plano 1 tem 22% de recursos a mais do que o necessário para pagamento de todos os seus compromissos projetados no tempo. Poderíamos considerar que é um excesso de conservadorismo, mas em função da volatilidade do plano, que tem mais de 60% investido em renda variável, o cálculo não pode ser tão simplista.

Em relação à Previ, o maior impacto nas reservas matemáticas não é a longevidade ou aderência da tábua à longevidade dos participantes, mas sim a tábua de juros adotada, pois o cenário econômico como o nosso dificulta a sua definição. A taxa de juros é uma hipótese de impacto significativo na avaliação atuarial de um plano de benefícios, principalmente nos de benefício definido, como é o caso do Plano 1. A taxa de juros traz a valor presente pagamentos de benefícios que serão devidos daqui a 10, 20, 30, 50 ou mais anos. O aumento da inflação impacta diretamente nos valores da reserva matemática e só o Governo continua afirmando que não há aumento de inflação no Brasil. Nós já estamos sentindo esse fantasma no nosso bolso.

O que precisamos ter em mente na Previ é que o Plano 1, por ser maduro e fechado, não pode correr tantos riscos e ter mais de 60% dos seus recursos em renda variável, trazendo uma volatilidade para o plano que não seria necessária. Já foram feitos estudos sérios na Previ onde a alocação em renda variável considerada ótima para o perfil do plano, seria por volta de 30%. Os demais recursos deveriam ser desviados para investimentos de menor risco, como renda fixa.

Apesar de a Previ ter fechado 2013 com superávit, este não foi suficiente para cobrir os 25% da reserva de contingência, o que fez com que os dirigentes decidissem acabar com o BET antes do tempo e retornar as contribuições. Estamos dependentes do resultado do Bovespa para discutirmos melhorias de benefícios. O Mercado tem reagido de forma tímida e não parece que mudará a não ser que aconteçam mudanças significativas no cenário econômico e político (eleições 2014). Se a Bovespa subir acima dos 65 mil pontos, existe uma grande possibilidade da reconstituição da reserva de contingência no patamar de 25%, podendo gerar recursos para a rubrica reserva especial para revisão do plano.

80 comentários:

  1. Marcelino Maus diz:

    Reservas de 170bi x 22% = 37,40bi;

    Recursos desviados ilegalmente ao BB, que não deveria receber nada:
    - BET destinado ao BB, dívida de 1967 não paga, aportes devidos/não recolhidos pelo BB, compensados junto com o BET, etc.:
    R$40bilhões, é o que as "ANAS" ANAPLAB, AFAABBs, computaram.

    A PREVI tem Superávit de R$80 bilhões. Basta exigir que o BB devolva o que levou ilegalmente.

    ResponderExcluir
  2. É isto aí, Cecilia.
    Ficamos na expectativa, na esperança e na torcida para que em dezembro de 2014 o superávit ultrapasse 25% da reserva matemática (reserva de contingência), gerando reservas especiais para revisão do plano que, conforme a Lei 109/2001 começa pela redução ou suspensão das contribuições, tanto para o participante como para o patrocinador. A Lei 109 obriga a revisão depois de 3 anos consecutivo de reservas especiais. Mas não proíbe que seja feita a todo tempo em que se verifique esta condição. Basta que exista concordância entre a PREVI e o Banco.
    Devemos continuar lutando para aprovação do PDS 275/2012 para que, no futuro, quando a reserva especial for suficiente para suspensão de contribuições e ainda houver sobra, seja possível melhorar benefícios com uso da sobre, sem dividir com o Banco, conforme determina a ilegal Resolução 26/2008.
    Carvalho.

    ResponderExcluir
  3. Cara Cecília, suas explicações são bastante didáticas e esclarecedoras. Pelo que entendi, a diretoria da Previ estava acobertada pela razão ao suspender o pagamento do BET e retomar a cobrança das contribuições. Só lamento que não se tenha optado pelo pagamento, em única parcela, daquilo que cabia a cada um, por ocasião da distribuição do superávit . E temo que a reserva de contingência, caso se supere o percentual de 25%, seja elevada, de tal forma que se revele intransponível novamente.

    ResponderExcluir
  4. Cecília,
    No final do seu post Você diz: “Se a Bovespa subir acima dos 65 mil pontos, existe uma grande possibilidade da reconstituição da reserva de contingência no patamar de 25%, podendo gerar recursos para a rubrica reserva especial para revisão do plano”. Entendo que cabe uma pergunta: Mesmo com a volta das contribuições e o remanejamento no início do ano, para recomposição do percentual da reserva de contingência, do saldo existente nos fundos previdenciais, associados e patrocinador, que determinaram o fim prematuro do BET, ainda assim somente o patamar da bovespa acima dos 65 mil pontos é que daria para recompor a reserva de contingência e consequente saldo na rubrica reserva especial para revisão do plano? Outra questão é o engessamento do percentual da reserva de contingência em 25%, criado pela resolução CGPC-26, quando a lei estabelecia que poderia ser de até 25%. Você entende, no caso específico do “PB-1”, que esse percentual de 25% não é por demais conservador para um plano que, maduro e fechado, “tem 22% de recursos a mais do que o necessário para pagamento de todos os seus compromissos projetados no tempo”? Não poderia, desde que se chegasse a um consenso com vistas à alteração da redação da malfadada CGPC-26, haver uma flexibilização nesse percentual, ainda mais que os problemas enfrentados este ano pelo “PB-1” não são de natureza estrutural e sim eminentemente circunstancial? Ficarei no aguardo de sua breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  5. Dna. Cecília, achei muito oportuno essa verdadeira aula sobre os investimentos e reservas do nosso plano. Vocês hão de convir que pessoas como eu, que quase não entende do assunto, quando acuados, reclamamos e tentamos ajudar, mostrar nossas idéias, que as vezes até servem. Há pouco fui repreendido, ou criticado, não sei ao certo, num comentário feito no blog do Dr. Medeiros por trocar a palavra salário por benefício, pois quando elaborei meu comentário usei os dois para não se tornar repetitivo. Mas acho que ele entendeu, apenas se irritou com minha insistente colocação. Acho que, como há anos passados, nós não devemos jamais abandonar o foco de nossa luta, da recuperação de nossos "benefícios"(aprendi). E quanto a mudança da política, só, talvez, com a mudança do poder. Acho que o PT chegou ao poder convencendo classes como a nossa, de fundo de pensões, professores universitários, militares, etc. a tentar mudar. Essas classes foram o fiel da balança e continuam sendo, basta querermos mudar novamente, e motivo não falta pois fomos muito maltratados por quem colocamos no poder, por quem só nos deve agradecimento.

    ResponderExcluir
  6. Colega Cecilia,
    Extrai o trecho abaixo de uma postagem sua:

    "A maioria dos colegas foi beneficiada com a mudança dos parâmetros do ES, porém existe um grupo de colegas que estão muito endividados e teria que haver uma revisão muito acima do que existe hoje para contemplá-los."

    Ocorre que não é "grupo de colegas" que está endividado. São milhares de colegas. O tema é muito complexo. Se o Plano é de todos, todos têm que ser beneficiados, não apenas um grupo.
    É o que penso. Lembremo-nos que a alteração do estatuto em 1997 prejudicou todos os aposentados que se aposentaram após a vigência do mesmo, com a maldita parcela Previ.

    ResponderExcluir
  7. COLEGAS, LEIAM. MUITO IMPORTANTE.
    DIRETORA CECILIA, FAVOR PUBLICAR O ABAIXO, EXTRAIDO DO BLOG DO SR. ARI ZANELLA. OBRIGADO.


    Enviar postagem por e-mail: Ari Zanella
    VANTAGEM OCULTA?

    Intrigante a mensagem recebida por um anônimo chegada no dia de ontem. Seria de um diretor regional da Anabb (Regional 7) e nele consta todos os parâmetros decididos na terça passada sobre o ES, com exceção da possibilidade de suspensão das prestações, a partir de uma opção na data de contratação, nos moldes como faz o Banco do Brasil quando se contrata um empréstimo, há a opção de começar a pagá-lo bem lá na frente. Não existe nada oficial da PREVI, pelos menos por enquanto. No entanto, o amigão Medeiros deixou vazar nas entrelinhas de um comentário seu de que "embora a decisão já estivesse decidida pela diretoria...Mas sei também que todas as decisões são passíveis de aperfeiçoamento, de correções, de alterações..."

    Ora, todas as informações do suposto e-mail são tiradas dos novos parâmetros do ES, porém neles não consta esta possível vantagem na hora da renovação. Saberemos amanhã, quando alguns farão a operação concreta no site da PREVI. Ou hoje se a PREVI resolver antecipar a pretensa novidade. Nada mal mais seis meses de suspensão. Vamos aguardar.



    Anônimo disse...

    Para V. conhecimento e dos demais, fui claro ao solicitar do ilustre Professor uma investigação. Segue para V. análise: Há no final do email o logo da Anabb e o nome do Diretor Vital. Regional - Direg 7
    EMPRÉSTIMO SIMPLES PREVI - PLANO 1 - NOVOS ESCLARECIMENTOS
    SISTEMA DE PROCESSAMENTO DO EMPRÉSTIMO NA PREVI - www.previ.com.br
    Até o próximo dia 21 o autoatendimento PREVI estará com as normas antigas. Somente no dia 22 que você terá condições de verificar valores e prazos referentes ao seu empréstimo. Portanto, teremos que aguardar o dia 22(terça-feira) para renegociar os débitos ou novos empréstimos dentro das novas normas.PRAZO PARA REALIZAR OS NOVOS EMPRÉSTIMOSAs contratações e renovações, de acordo com as novas condições, poderão ser realizadas até 29/10/2014, com a possibilidade de flexibilização dos prazos máximos de pagamento para participantes entre 51 e 86 anos.
    BENEFICIÁRIOS Todos os participantes do PLANO 1 (ativa e aposentados), mesmo que tenha feito empréstimo recentemente. SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES POR MAIS 6 MESES, OU SEJA, DE AGOSTO A JANEIRO/15 (pois o mês de julho foi debitado e não será estornado).Todos terão direito a este benefício. Porém, todos que se interessarem apenas pela SUSPENSÃO DO PAGAMENTO POR MAIS 6 MESES deverá renegociar o seu débito, mesmo que seja pelo saldo atual da dívida. Não haverá suspensão automática da cobrança das mensalidades. ALIVIO NAS FINANÇAS, MESMO QUE POR UM BREVE PERÍODOCom o aumento do limite dos empréstimos de R$ 130 mil para R$ 145 mil, todos deverão ter saldo para sacar. Com o alongamento dos prazos, os associados dentro da faixa etária de 51 a 86 anos poderão se beneficiar ainda da redução do valor da prestação, se optarem pelo prazo máximo, dependendo do valor do novo empréstimo. IMPORTANTE: TODOS OS ASSOCIADOS QUE DESEJAREM SE BENEFICIAR DA SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES ATÉ DEZEMBRO/14 DEVERÃO FAZER NOVO EMPRÉSTIMO, MESMO QUE PELO MESMO VALOR DO SALDO DEVEDOR ATUAL, INDEPENDENTE SE DESEJA OU NÃO MAIOR PRAZO OU UTILIZAR EVENTUAL SALDO DISPONÍVEL ENTRE OS VALORES DOS NOVOS TETOS E SEU SALDO DEVEDOR ATUAL."

    ( Seguem os parâmetros já conhecidos e agora não reproduzidos.)

    ResponderExcluir
  8. Cara Cecília, mas a Revisão do Plano 1 só pode acontecer se houver superávit por 3 anos consecutivos?? como revisão do plano só com a recomposição das reservas? será porque exclusivamente neste caso a revisão seria apenas para retomar o BET até o inicialmente previsto ( dez 2014 )?

    ResponderExcluir

  9. Cecília,

    O Presidente da Previ afirmou em reunião com a Anabb, quando do fim
    do BET, que existem estudos para redução da reserva de contingência.
    Disse na ocasião,que qualquer medida nesse sentido seria experimentada na Previ,sob supervisão da Previc.

    A verificar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecília:

    Excelente matéria que serve de alerta aos Colegas e um ponto muito importante para reflexão na perspectiva de médio e longo prazo. Gostaria de ter seus comentários sobre as formas como são realizadas as avaliações patrimoniais dos ativos da PREVI, tanto na parte que são levadas em consideração a cotação em Bolsa, quanto a parte que está fora dela (avaliação econômica). Nesta última os principais fatores levados em consideração. Parece que vai precisar muito do seu tempo, mas acredito ser importante para que todos tenhamos como avaliar a situação futura da PREVI, em cenários distintos. Muito obrigado e ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Cecilia, veja o que pode ser feito a respeito do assunto abaixo: Em set/2013 recebi o atrazado da cesta alimentação, em 17.03 foi encaminhado oficio numero 032/2014, da 12 vara civel capital e recebido na PREVI em 17.03.2014, cfe. sedex, na qual a Dra. JUIZA autoriza proceder a incorporação da Cesta no prazo de 24 HORAS após recebimento, sob pena diária de R$ 300,00/dia. Portanto, fazem 04 MESES e a PREVI não fez a determinação da Dra Juiza. Solicito o que pode fazer para nos ajudar nesse momento de dificuldade. JOSE HERMANO PESSOA SERRANO, MAt. 5.561.330-6, e-mail: serranobancorbras@bol.com.br.

    ResponderExcluir
  12. Tenho a impressão que os “cumpañeros” sindicalistas estão se conscientizando que poderão ser chutados de seus cargos com mudança de governo, parece que resolveram saquear tudo, antes da possível retirada. O BNDES queria vender, por R$ 51 milhões, um terreno em Brasília, avaliado em R$ 280 milhões pelo mercado; o laudo de avaliação que estipulava o valor da venda 440% menor que seu valor real, era assinado por engenheira irmã do comprador. Felizmente, parece que o Tribunal de Contas da União conseguiu sustar a negociata.

    Senhores Diretores eleitos, fiquem atentos se não vai ocorrer, na PREVI, algum “trem da alegria”, aposentando o maior número possível de petistas com R$ 45.000,00 de benefício.

    ResponderExcluir
  13. Tenho a impressão que os “cumpañeros” sindicalistas estão se conscientizando que poderão ser chutados de seus cargos com mudança de governo, parece que resolveram saquear tudo, antes da possível retirada. O BNDES queria vender, por R$ 51 milhões, um terreno em Brasília, avaliado em R$ 280 milhões pelo mercado; o laudo de avaliação que estipulava o valor da venda 440% menor que seu valor real, era assinado por engenheira irmã do comprador. Felizmente, parece que o Tribunal de Contas da União conseguiu sustar a negociata.

    Senhores Diretores eleitos, fiquem atentos se não vai ocorrer, na PREVI, algum “trem da alegria”, aposentando o maior número possível de petistas com R$ 45.000,00 de benefício.

    ResponderExcluir
  14. Cara Cecília,

    Se essa margem tão alta de reserva de contingência fosse reduzida pra 22%, não daria para melhorar os benefícios, ainda que pouco?
    Se, pelo menos, a gente recebesse a correção do benefício de acordo com a inflação real, já seria bom.

    ResponderExcluir
  15. Senhora Diretora,

    Sobre a situação patrimonial dos fundos de pensão, há uma postagem muito interessante, de 7 de julho, no blog do Professor Ari. Lá vemos que a PREVI fechou o exercício 2013 com superávit de R$ 24.7 bilhões, faltando apenas um valor residual de 1 ou 2 bilhões para cobertura total da reserva de contingência de 25%. Já o PETROS apresenta déficit de R$ 2.2 bilhões, e o FUNCEF déficit de R$ 3.1 bilhões, isto quer dizer que não possuem reserva matemática sequer para cobrir todos os benefícios, e ainda “devem” o total de composição da reserva de contingência. Como você disse, a situação da PREVI, comparada aos outros fundos de pensão, é muito boa(toc toc na madeira, considerando a diretoria e o governo que temos).

    Sobre a taxa de juros, a PREVI, como plano em extinção, que não admite novos associados, não necessitaria , sequer, da taxa de 5% que hoje é utilizada, já que nossos benefícios são reajustados pelo INPC “seco”, e o total de benefícios pagos tem seu valor real reduzido ano a ano. Em 2008, foram pagos R$ 5.8 bilhões, este valor, corrigido, representa R$ 7.7 bilhões em dezembro/2013; não sei o valor pago ano passado, já que foi informado R$ 9 bilhões, com a inclusão do BET, se alguém sabe o valor pago sem o BET, por favor, me informe, mas acredito que foi menos de R$ 7.7 bilhões. A queda real dos benefícios poderia ser utilizado como argumento para pleitearmos um realinhamento do PB1.

    Cara Diretora, realmente, com a bolsa de valores em 65.000 pontos, já teríamos saldo na reserva para revisão do plano, mas o potencial, se o PT for derrotado na eleição presidencial, é muito maior. Veja você, antes da crise econômica de 2008, a bolsa de valores de Nova Iorque estava em 14.060 pontos, hoje está em 17.000, a bolsa de São Paulo, em 2008, atingiu 73.500 pontos, e hoje está em 57.000. Desde o plano real, que já sobrevive 20 anos, concebido por economistas do PSDB no governo Itamar Franco( FHC, esperto, levou a fama), em todos os governos, mesmo no de Lula, a bolsa de São Paulo, com pequenas variações, acompanhava a de Nova Iorque, o descolamento aconteceu devido aos descalabros financeiros do governo atual. Voltando a economia a ter uma gestão previsível, o potencial da bolsa brasileira é chegar em torno de 88.000 pontos, já imaginaram quanto o superávit subiria?

    Por isso, não canso de repetir:

    SOMENTE TEREMOS MELHORIA EM NOSSOS BENEFÍCIOS SE O GOVERNO ATUAL FOR DERROTADO NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL.

    Pensem nisso, colegas que não se interessam por política, inclusive alguns que pregam o voto nulo.

    ResponderExcluir
  16. Caro colega Jorge,
    Você tem até razão, mas a PREVIC não entende dessa forma, principalmente considerando a Resolução CGPC 26, que foi além do que está determinado pela LC 109. Também é preciso analisar com muita atenção essa questão, pois o Plano 1 tem uma alocação em renda variável muito agressiva e isso traz uma volatilidade e um risco alto para o plano.

    ResponderExcluir
  17. Caro colega anônimo das 09:39h,
    Segundo as informações recebidas, não são milhares de colegas que não podem renovar o ES. Foi baseado nessas informações, que aprovamos esses novos parâmetros.

    ResponderExcluir
  18. Caro colega Nivaldo,
    Desconheço qualquer tipo de proposta nesse patamar.

    ResponderExcluir
  19. É isso, Antônio Carvalho.

    Não é fácil doar metade do nosso benefício/superavit a um "aposentado" que não é aposentado, que é o banco bilionário. Foi a res. 26 que sepultou qualquer chance de o PT receber meu voto novamente.

    ResponderExcluir
  20. Cecilia,

    Apenas para conhecimento, eu estava com margem consignável negativa no contracheque de Julho e agora ao simular o meu empréstimo simples na Previ a minha margem estava positiva para poder contrata-lo, onde se deduz que a Previ fez os acertos necessários para viabilizar acesso ao mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Cecília Garcez - comentário de 21.07.14/21:45 h

    Cecília , sou autopatrocinador e o único débito que tenho na folha de pagamento da Previ é a prestação do ES de R$ 130.000,00 (R$ 1.960,57). Não tenho débito da Capec nem Cassi na Fopag e não estou endividado, portanto, minha margem de 30% é afetada, apenas, pelas contribuições para a Previ (pessoal e patronal), mesmo assim, minha margem de 30% está negativa, impossibilitando a renovação de meu ES até mesmo, apenas, pelo saldo devedor, objetivando diminuição do valor da prestação, tendo em vista a elevação do prazo em 12 meses (renovação até 29.10.2014). Penso que a situação descrita não é apenas a minha e sim de muitos outros colegas aposentados e não apenas dos endividados, fato que me faz crer que houve uma discriminação da diretoria da Previ como um todo (DA QUAL VOCÊ PARTICIPA)com estes associados, vez que, conforme registra o art. 5º da Constituição Federal, "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros....a inviolabilidade do direito..... à igualdade...". Como você muito bem sabe, o plano 1 é de todos os associados, portanto, a meu sentir, todos devem ser favorecidos por todos os benefícios deferidos por essa Caixa de Previdência, entretanto, penso que não é esta a filosofia defendida pela Previ que tem, costumeiramente, apresentado tratamento discriminatório com alguns associados como, por exemplo, benefício renda certa e diversos outros que você muito bem conhece. Nessa ótica é que por diversas vezes, inclusive em seu blog, sugeri que as contribuições para a Previ não fossem consideradas no cálculo da margem de 30%, entretanto, lamentavelmente, este item não foi incluído nos parâmetros deferidos em 15.07.2014. Ainda assim, peço vênia para sugerir que você leve esta idéia para estudo da diretoria dessa Previ uma vez que, se aprovada, todos os associados (e não, APENAS, a maioria) serão beneficiados pelo deferimento dos novos parâmetros do Es.
    Atenciosamente
    Luiz Carlos/BH-mg

    ResponderExcluir
  22. Prezada Cecilia,
    Essa tal de ABRAP é uma associação dos fundos de pensão ou dos patrocinadores de fundo de pensão?
    Quem contribui para ela os patrocinadores ou os fundo de pensões?
    Tire essa dúvida para nós, pois se for os fundos de pensão, então ela teria que defender os fundos de pensão e não patrocinador. Ela não teria que defender essa flamigelada resolução já que ela vai contra os fundos e os participantes. E se realmente essa saindo recurso dos fundos para que ela defenda os patrocinadores, não há como questionar essas contribuições?

    ResponderExcluir
  23. Que esta lutando pelas Pensionistas? Promessas feitas e não cumpridas Marcel não cumpriu nenhuma AFFFFF

    ResponderExcluir
  24. Cecilia, é simplesmente Vergonhoso o que a previ ta fazendo com os Aposentados. Como e que pode voce querer mesmo com a margem do geito que esta um pouco negativa e terem aumentado em 12 vezes as parcelas, simplesmente querem na renovação que liquidem o debito e depois voce que paga 855,0 e renova tem um liquido de 943, e e a prestação vai pra 947,00. Acho que a Previ quer fazer do funci de Otario. Voces da chapa 3 não tem culpa mais pode ter certeza que se alguma Associação quiser colocar a previ na Justiça eu colocarei.Pq a cada dia estou vendo o nojo que tenho desse Maldito ES da Ultima Vez que tomei no ano passado retirei apenas 300,00 pq a minha necessidade era extrema. Agora vou Buscar outra solução e Creio que deus me ajudará, porque ele nunca me deixou e nem me deixará Confundida e envergonhada. bjs

    ResponderExcluir
  25. Sra. Diretora, por favor um esclarecimento.
    Qual a razão da data limite de 29.10.2014 para contratação/renovação do ES revisado?
    Após essa data voltam as condições anteriores?
    O limite 145 mil será revisto corrigido em novembro/2014 como era habitual ? Ou passa a valer a data em que está sendo revisto, isto é julho/2014 ?
    A comunicação com a Previ está prejudicada.

    ResponderExcluir
  26. Cara Cecília,

    E eu acreditei que hoje 22.07 após as 09:00 hs o empréstimo simples estaria mesmo disponível para contratação. Ledo engano, todo dia congestionado! Mas já deu para perceber que a renovação está sendo mesmo um ¨parto¨, não mudou nada... E cheguei a seguinte e ¨brilhante¨ conclusão: até no empréstimo simples a PREVI ficará com a maior parte do bôlo, pois restará líquido em torno de 35% para cada participante na melhor das hipóteses.Por algumas projeções que realizei também muitos ficarão alijados da renovação. Com um detalhe o crédito na conta corrente aumentou um dia: deve ser o ¨float¨?
    Obrigado por sua compreensão.

    ResponderExcluir
  27. Colega Cecília,
    A cobrança da extrapolação do ES fruto da suspensão deu resultado muito positivo para a PREVI e ainda um ¨troco¨ como diz o BB quando fazemos algum CDC - o valor líquido ficou no máximo 35% da elevação/diferença entre os tetos. Os assistidos como são chamados os donos verdadeiros do capital do fundo de pensão ficaram muito contentes. A ¨armadilha¨ foi muito
    bem urdida. Parabéns a PREVI!!! Continuamos confiando na gestão e na maneira de conduzir as nossas demandas! Quando teremos um déficit para cobrir?
    Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom o comentário de Luiz Carlos BH MG, aliás todos abordaram falhas absurdas nesta renovação do ES, uma verdadeira armadilha apenas para garantir a cobertura das prestações suspensas.Prezada Cecília, alguém comentou de reunião amanhã, se for o caso tente corrigir essas falhas, a PREVI deu com uma mão tirando com a outra, pois o impacto das prestações suspensas só seria contornado com a fórmula 180X180, aliás idéia de gente que sabe o que fala , a PREVI precisa ouvir mais, tem muita gente capaz aqui fora, com idéias geniais que já está perdendo a paciência.Que Deus derrame o fogo do espírito Santo sobre a cabeça do Marcel para que ele fale a nossa língua e ouça nossos apelos.

    ResponderExcluir
  29. Prezada Cecília, o Diretor Marcel Barros divulgou que são mais de 30 mil mutuários com prestação suspensa, certamente esses 30 mil estão endividados, pois não justificaria a suspensão das prestações que não é uma boa opção, diante de número tão expressivo peço-lhe sensibilizá-lo transmitindo-lhe todos os nossos apelos movidos por sentimentos de indignação e decepção.Atenciosamente

    ResponderExcluir
  30. Bom dia !!! Que vergonha mais uma vez os idosos abandonados pela Previ , espero Cecilia que Você não tenha votado a favor dessa vergonhosa mudança no ES, que só favoreceu os mais jovens de novo , e com isso ficamos aqui sem condição de nunca mais renovar nosso ES, porque então não suspender as parcelas para os mais idosos. Fiquei um pouco triste e com a certeza que Vocês da chapa 3 nunca vão fazer nada pelos mais idosos,porque dizem que não tem voz ativa ou porque não querem, ajudar a maioria não é certo ou ajudam todos ou não mudam nada , afinal todos Nós contribuímos com a Previ. Porque na hora de pedir voto somos lembrados, Vocês entram na nossas casas e na hora de ajudar somos idosos demais. Você fica doente e precisando de dinheiro, a Previ não ajuda e com uma CASSI cheia de frescuras e cobrando 10% de tudo que usamos, lá é outro lugar fica idoso a regra muda. Você é muito bonita, reze a Deus que quando Você chegar idosa não fique precisando implorar pela ajuda de quem não quer ajudar. Olha publica tá, porque os outros Você não publicou. E meu ES em vez de abaixar com a parcela de julho paga aumentou, meu Deus, já não sei mais nada. Obrigada e gaste seu dinheiro para não ficar idosa. Vou ficar aqui rezando por todos porque não tenho maldade no coração, fique bem, obrigada pelo Blog.

    ResponderExcluir

  31. Cecília,

    O ES contratado antes da suspensão (autorizada pela Diretoria Executiva) apresenta hoje saldo devedor incompatível com a margem consignável após a volta da contribuição em janeiro/14.

    Problema técnico e regulamentar que está a exigir da Previ nova revisão, pois está numa saia justa. Tanto a Previ, quanto o mutuário estão irregulares. É preciso corrigir.

    É preciso lembrar dos auto-patrocinados, aos quais foi concedido o ES e agora têm a margem consignável impactada pela contribuição em dobro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. ATENÇÃO:
    PEDIMOS “RENEGOCIAÇÃO” PARA HONRARMOS OS COMPROMISSOS DENTRO DE NOSSA CAPACIDADE DE PAGAMENTO”. (NADA)
    ALGUNS, MERECIDAMENTE, RECEBERAM RECURSOS NOVOS COMO ÚNICA ALTERNATIVA E COM ELEVAÇÃO VALOR DA PARCELA E, ESTES, TAMBÉM QUERIAM RENEGOCIAÇÃO, resultando em INCREMENTO DA CARTEIRA DE ATIVOS DA PREVI E TENDO COMO ORIGEM DOS RECURSOS O NOSSO PRÓPRIO DINHEIRO. (CONTRIBUIMOS COM “CUSTO ZERO” E TOMAMOS A TAXAS ACIMA DA POUPANÇA E SELIC, GERANDO SPREADS PARA A PREVI).
    PARA DESCANSO DOS BLOGS, SUGIRO:
    SENHORES MEDEIROS, ARI, CARVALHO E SENHORA CECÍLIA QUE POSTEM EM SEUS BLOGS:
    “ES”. JÁ DECIDIDO. ASSUNTO ENCERRADO. NÃO HAVERÁ MUDANÇAS. NÃO EXISTEM ESTUDOS A CURTO PRAZO PARA RENEGOCIAÇÃO DO SALDO DO “ES” PARA AQUELES SEM MARGEM. TOTALMENTE DESCARTADO.
    CONCLUSÃO: NÃO CONTINUARÍAMOS SOFRENDO POR ESPERANÇA, PERSPECTIVA E ILUSÕES, QUE SE ESTENDEM A NOSSOS FAMILIARES, PERMANECENDO A DECEPÇÃO, FRUSTAÇÃO, DÚVIDAS, INCERTEZAS. HOJE, SÉCULO XXI, COMO JÁ NÃO EXISTEM CIDADÃOS QUE DESCONHECEM O DIA A DIA DA POLÍTICA NACIONAL, NÓS, TAMBÉM, COM TODA NOSSA IGNORÂNCIA, CONHECEMOS, UM POUCO, DESSA CAIXA DE PREVIDÊNCIA.
    COM 23 ANOS DE VIDA, A LEI 5.764/1971 QUE NORMATIZA AS COOPERATIVAS COM EXTENSÃO ÀS ASSOCIAÇÕES, BRILHANTEMENTE, DETERMINA “TRATAMENTO IGUAL PARA TODOS E FORA O “FAVORECIMENTO”.
    AQUI DESPEÇO. SE DEUS FOR PACIENTE E NÃO ME RECOLHER, ANO QUE VEM ESTAREI AQUI FALANDO COISAS DIFERENTES E OUVINDO AS MESMAS RESPOSTAS.
    OBRIGADO PREVI: MEU BENEFÍCIO (2013: 62 ANOS / 2014: 63 ANOS: (GANHEI PRAZO DE 108 PARA 108 MESES.)
    OBRIGADO PREVI: CONTRATO BILATERAL (108 MESES COM PRESTAÇÃO MENSAL): (GANHEI: PAGAMENTO DE UMA SÓ VEZ DE 06 PARCELAS MENSAIS QUE FORAM SUSPENSAS POR SUGESTÃO DA CREDORA (PREVI).

    ResponderExcluir
  33. Pessoal é o seguinte: chegamos de blá blá. Este é o fim. Com esse governo não sai mais nada, principalmente se perder as eleições. Natal vai ser mais magro que do ano passado. Lembram? Nem Ari, Medeiros, Cecília, Carvalhoetc. Só a DEUS poderemos pedir ajuda. Não adianta pedir a intervenção de ninguém. Chega.
    Minha opinião.

    ResponderExcluir
  34. Cecilia,
    Não existe possibilidade dos aposentados que não conseguiram renovar o ES conseguirem algum tipo de linha de empréstimo emergencial junto à Previ?

    ResponderExcluir
  35. Cara Cecília,

    Justo e brilhante o comentário do Conselheiro eleito, Dr. Antonio Carvalho (20 de julho- 23:43), de iniciarmos logo pela redução (ou suspensão) das contribuições para os associados (bem como ao BB-Guloso, como Patrocinador e não como assistido/aposentado), obedecendo-se a LC 109/de 2001, que não proíbe esta melhoria, sempre que houver uma "reserva".

    Basta que haja concordância entre PREVI (Diretoria + CD) e a cúpula do BB.

    APOIO TOTAL. PARABÉNS PELA INICIATIVA. Todos serão beneficiados (TODOS: inclusive o BB)

    ResponderExcluir
  36. Dna Cecília, ultimamente nós só ouvimos falar em aumento de endividamento através do ES, para nos tirar desse aperto em que nos encontramos. Mas grande parte dos assistidos da Previ, ainda, não se encontram com essa situação no extremo,e achamos que a solução pode ser outra. A sra. pode me esclarecer como, lá na Previ, eles encaram a recuperação de nossos benefícios como saída para essas dificuldades financeiras? Esse assunto pelo menos é ventilado? Vocês, eleitos, já chegaram a tocar nesse assunto? A sra não acha que o mais correto seria investir em benefícios melhores?

    ResponderExcluir
  37. Cecília, eu sugiro que façam uma inclusão de um percentual, relacionado ao BET, no benefício do associado! Quem menor tiver um benefício, obteria um maior percentual do BET! Quem tiver melhor benefício, receberia algum menor valor percentual, relacionado ao BET, como inclusão ao benefício! Essa nova tabela do ES não traz maior alívio porque o saldo devedor aumentou com a paralisação do ES por 6 meses e, um desconto maior, ainda que com prazo maior de pagamento, não vai aliviar os bolsos de quem precisa! Pelo contrário! Só vai apertar mais ainda!

    ResponderExcluir
  38. Cecília,
    Estou a 36 horas tentando o formalizar a renovação do E.Simples e não consigo. Sempre trava ao tentar acessar a tabela de valores.
    Será que o padrão de qualidade da PREVI caiu tanto assim na gestão Dan e Marcel?
    Onde está a competência do pessoal da área tecnológica/informática para resolver ou no mínimo ter a decência de informar o que está havendo.
    Desculpe, mas imagine o stress que isto está provocando em colegas com 70, 80 ou 90 anos de idade.
    Isso é crueldade e merece punição.

    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  39. Cecília,
    Finalmente a renovação foi concretizada.
    Dica: Se você programar o crédito para o dia 01.08.2014, a primeira parcela será cobrada em 20 de setembro e você "respira" em agosto.

    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
  40. Cecília tudo muito interessante mas precisamos ir além da pura matemática.
    Você está acompanhando o desespero dos colegas apisentados ou agora já está eleita e não interessa mais???
    Vocês viram mesmo o que apoiaram no ES??? Perceberam que sem margem consignável nem em 2015 alguém vai conseguir o ES????
    Será que o aumento de Janeiro de -2015 vai ser um fracasso igual?????
    Porquê não aproveitas e manda uma ajuda para os nossos colegas aposentados que não terão dinheiro este mês nem para comer. Se quiser te mando as contas deles oara o depósito.

    ResponderExcluir
  41. Cecília,
    Sei que a situação está preta para todos e muito difícil de achar uma saída, mas a bolsa já está em 57 mil pontos e nós estamos com 3 anos de superávit sem nenhuma melhoria nos benefícios.Se em 2014 a reserva for restabelecida e tivermos superávit, vamos lutar, pelo menos, pela suspensão das contribuições, que já é uma ajuda. Disso o BB Guloso não se oporá pois ele também será beneficiado.

    ResponderExcluir
  42. Cara colega Antônia,
    Essa é a saída para a situação difícil de alguns colegas. Para quem tem a margem consignavel negativa não há revisão do ES que resolva, pois teria que aumentar significativamente o prazo e o limite para que isso fosse possível, o que não teria apoio dos atuais dirigentes, também é preciso olhar para o plano 1, que não tem como objetivo apenas o ES, o objetivo da Previ é a sua obrigação de pagar benefícios vitalícios aos seus associados. A revisão poderia ser mais ousada? Com certeza, porém apenas eu e o Decio defendíamos isso. Como já falei antes, entre não ter nada e ter algo que beneficiaria 95% dos associados, nós decidimos aprovar essa proposta. Acabamos de assumir, não tem ainda 2 meses e muita coisa ainda vai acontecer. O importante é que os colegas entendam que não estão sozinhos. Eu entendo que o desespero, muitas vezes, faz com que deixamos de entender o outro, mas posso afirmar que a luta não será fácil, mas que vamos brigar muito para defender os interesses dos colegas. Disso podem ter certeza.

    ResponderExcluir

  43. Cecília,

    A MC negativa decorre da volta das contribuições.

    É muito simples. Basta desconsiderar o valor da contribuição para resolver a maior parte dos problemas e salvar a revisão de 15.07.2014.

    Não precisa alongar prazo (medida repudiada pelos Diretores) e nem aumentar limite.

    É muito simples. Os empréstimos atuais foram concedidos enquanto não havia contribuição (até 31.12.2013).

    É muito simples.

    A contribuição não deve onerar a MC.

    É muito simples. "Fura o zóio"

    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Bom dia CEcilia, fiz um comentario dia 21.07, as 11:49 horas e ainda da me desse resposta. Pode mandar para meu e-mail.

    ResponderExcluir
  45. Texto elaborado no Blog do Medeiros:
    Marcelino Maus diz... e desdiz:
    Dr. Digno e Amigos, bom dia.
    Relendo postagens (as minhas e de colegas) percebi tensões sobre as mazelas do BB e da PREVI.
    Devo me retratar quando utilizei os textos de "educação financeira" propalados em postagens de alguns colegas e citei as do Juarez (sem querer ser ataque pessoal), mas sei que isso incomoda, reconheço.
    Penso que não devo pedido de desculpas por ter utilizado esse "gancho" para tocar no assunto mas, consciente do dever de "despoluir" minhas postagens em relação ao Juarez e outros que comungam e aqui repercutem essas idéias, venho aqui registrar meu reconhecimento pelo desconforto com a situação.
    Importante salientar que via de regra, atacamos idéias sem conhecer os autores dos textos, tudo porque sofremos há décadas propaganda enganosa do BB e da PREVI, desde os Projetos do NMOA, Novo Rosto... etc.
    Então quero registrar que 99% dos blogueiros são pessoas legais como o Juarez (conferi no Face, eh um cara nota 10, e deduzi só pelas fotos postadas).
    Digo 99% porque não me incluo como legal, pois não interessa e não me interessa o que penso de mim).
    Fica aqui um abraço ao Juarez e outros dessa linha de pensamento.
    Outro abraço ao Medeiros, que conheci pela Chapa 3, neste Blog.
    Fui Bancário 36 anos.
    Quase todos nós fomos por mais de 30 anos...
    Dr. Medeiros, acho que deveríamos chama-lo por outro nome, porque não simpatizo com nomes que lembrem alimentos, a não ser que extraiamos suas melhores qualidades:
    A doçura do Pudim e as propriedades do Fermento.
    Que por muitos anos fermentem nesse Blog boas e doces idéias.
    Perdoe a brincadeira da comparação, mas é ilustrativa.
    Séria mesmo é a Dignidade que vejo em muitas pessoas só pelo olhar, inclusive o seu, mesmo nas fotos, muito mais no comportamento neste Blog. Deveríamos chama-lo de Sr. Digno, sem a menor hipocrisia.
    Peço a Deus que nos abençoe, a ti não, porque já abençoou.
    Acordei meio feliz, esperançoso, mas preocupado por não conhecer o drama das Pensionistas, dos que têm apenas a Parcela Previ...
    E os velhinhos do INSS que laboraram com salários de 2.000 a 4.000,00; o patrão recolheu por 2.500,00; e hoje ganham R$1.300,00?
    Nós da PREVI ainda temos certo Privilégio, mas se não combatermos os Desmandos junto à PREVIC, a desordem vai deteriorar ainda mais a FUNCEF, PETROS... e as AEROS.
    Que meleca!!!
    Obs: alguém tem culpa, se revirarmos a história, a culpa do BB e PREVI deveria ser transferida ao Delfim, Simonsen, Sarney, Collor, FHC, Lula...

    Paz e BEM.

    Sempre nominei meus textos.

    Marcelino Maus
    F6752890
    Não se assustem, 7 irmãos meus com ficha na polícia são Policiais... que sofreram muito mais para se aposentarem. Se eles lessem isso...

    ResponderExcluir
  46. Cara e prestativa sra. diretora Cecília: um colega anônimo perguntou no comentário de 22/07 às 18/18 hs. sobre a nova sistemática do Empréstimo Simples (ou seria complicado ?).
    Poderia a sra. nos responder ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  47. ALERTA GERAL:

    Salvo melhor Juízo, renovar o ES com pouco troco, PIORA a situação, pois o Saldo Devedor demora MAIS para diminuir...

    O troco deveria ser de pelo menos igual a SOMA 3 a 4 Parcelas... para compensar.

    É necessário que a PREVI reformule as condições e os ENCARGOS:
    1) Teto de 150.000/130 ou 120 meses;
    2) juros 3% a.a. ...e... mais importante:
    INPC debitado apenas em JANEIRO (pela média do Saldo Devedor), junto com o reajuste do Benefício.
    3) parcelas de 1,1% do Capital; COM REAJUSTE em JANEIRO pelo INPC aplicado pela média do Saldo Devedor.
    4) Implementar OPÇÃO DE AMORTIZAÇÃO ANTECIPADA DE 01, 03 ATEH 12 PARCELAS, uma vez por ano, como forma de desimpactar o Saldo Devedor e o Orçamento doméstico, preservando valor líquido da Folha.
    5) EM 10 anos o ES estah zerado.
    6) com melhores condições, a carência de renovação pode ser de 12 ou 18 meses...

    SOH NÃO MUDAM SE a falta de Boa Vontade esteja a orientar a PREVI.

    Marcelino Maus
    F6752890

    ResponderExcluir
  48. ALERTA GERAL:

    Salvo melhor Juízo, renovar o ES com pouco troco, PIORA a situação, pois o Saldo Devedor demora MAIS para diminuir...

    O troco deveria ser de pelo menos igual a SOMA 3 a 4 Parcelas... para compensar.

    É necessário que a PREVI reformule as condições e os ENCARGOS:
    1) Teto de 150.000/130 ou 120 meses;
    2) juros 3% a.a. ...e... mais importante:
    INPC debitado apenas em JANEIRO (pela média do Saldo Devedor), junto com o reajuste do Benefício.
    3) parcelas de 1,1% do Capital; COM REAJUSTE em JANEIRO pelo INPC aplicado pela média do Saldo Devedor.
    4) Implementar OPÇÃO DE AMORTIZAÇÃO ANTECIPADA DE 01, 03 ATEH 12 PARCELAS, uma vez por ano, como forma de desimpactar o Saldo Devedor e o Orçamento doméstico, preservando valor líquido da Folha.
    5) EM 10 anos o ES estah zerado.
    6) com melhores condições, a carência de renovação pode ser de 12 ou 18 meses...

    SOH NÃO MUDAM SE a falta de Boa Vontade esteja a orientar a PREVI.

    Marcelino Maus
    F6752890

    ResponderExcluir
  49. Cara Cecília,

    O Banco vem se utilizando do superávit para fazer frente a compromissos junto à PREVI? Quais estão sendo amortizados/quitados com essas disponibilidades, e o montante já utilizado pelo BB?
    Existem rumores de que o Banco pretende fazer o saldamento do Plano 1 a exemplo que fizeram outros Patrocinadores com seus fundos de pensão.
    Por gentileza, poderia comentar esses pontos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Prezada Cecília, acredito nas suas promessas sei que a batalha só começou, o grande problema é que essa nova diretoria pega-nos no "VERMELHO", devedores crônicos por várias injustiças praticadas pela PREVI, e a solução é emergencial é caso de pronto socorro e não de ambulatório.Sei, confio que vcs irão lutar por melhoras no Benefício, mas eu lhe peço para dar uma chegada ao pronto-socorro, lá encontrará muitos em coma com risco de morte, mas ainda com vida, porisso lhe peço, leve nosso pedido ao Diretor Marcel, já que não se pode mais mexer no ES, que ele ao menos se responsabilize um pouco e crie alternativas.Quando eu digo criar é porque quem serviu o BB por mais de 30 anos sabe muito bem que isso é possível, chamamos de "alçada" , alternativas boas os colegas tem dado aqui nos blogs, a exemplo o PAS-Desequilibrio Financeiro estendido aos aposentados e Pensionistas , medida emergencial que basta só uma ordem e pronto, são quatro vezes o provento ou benefício bruto que já serviria para tirar esses aposentados e pensionistas do sufoco, isso porque o BB já direciona essa alternativa para seus funcionários da ativa.Prezada Cecília, isso não é "jeitinho" é coisa legal , eu já fiz bom uso do PAS quando precisei de uma UTI aérea , era uma emergência, todos colaboraram a CASSI, O BB e a PREVI, meu ente- querido foi salvo, eu paguei a dívida com parcelas ao meu alcance e jamais me esquecerei, repitam esse gesto de solidariedade e saibam por favor separar medidas emergencias das demais ao longo prazo, ambas extremamente necessárias.Continuo confiando cara Cecília , principalmente no poder feminino de convencer o Sr Marcel, isso não se faz com ex colegas, aguardo sua sempre atenciosa resposta, boa sorte,obgda.

    ResponderExcluir
  51. Senhoa,

    Se a Previ 1 tem data aprazada para terminar em 2080, como ouvi de um diretor, em reunião de demonstração de resultados, porque os prazos do ES não podem ser de 15 anos, ( 2029 ), serão mais de 50 anos de diferença.
    E os valores porque, também, não podem ser balizados pela margem consignável de 30 % ?

    ResponderExcluir
  52. Estou desde terça-feira tentando contratar o no ES. Quando chega naquela Tabela de Valores, para selecionar o valor a ser contratado o aplicativo trava.
    A Previ não tem uma estrutura administrativa, técnica capaz de detectar este gargalo?

    Parte das nossas contribuições são para a manutenção da infraestrutura da Previ, do site. Será que ninguém vê este tipo de erro e tenta uma solução técnica?

    Não basta o fim do BET e o retorno das contribuições ainda temos que conviver com a inoperância técnico-administrativa que beira a falta de respeito?

    ResponderExcluir
  53. Colega Cláudio (23/07/2014 09:35)

    Acredito que queira se referir ao valor da prestação e não ao saldo devedor, pois este não afeta a margem consignável.

    ResponderExcluir
  54. Prezada Cecília,

    Por quê simplesmente não foi dobrado o prazo do empréstimo simples já que todos que mantém o mútuo em torno de 85.000 seriam beneficiados? Não haveria problema de risco, pois são cobrados além dos juros e encargos para atualização do empréstimo, outras taxas destinadas a cobrir risco de crédito e também a quitação em caso de morte do titular.

    ResponderExcluir
  55. Sra. Dona Cecília,

    Assim como você está triste com toda nossa situação, acredito que todos estamos. Uns mais debilitados, outros ainda se segurando nos empréstimos e uma minoria com a vida equilibrada. Só que é igual aquele poema " primeiro levaram os comunistas, como não sou comunista não me importei, depois levaram o pessoal do Aerus, como não sou aeronauta também me calei..." Com a defasagem salarial ocasionada por reajustes pífios alcançará a todos.
    SUGESTÕES:

    1) Diretora eleita da Previ, Cecília, Carvalho, Medeiros e o Ari agendarem reunião com Vital do Rêgo em Brasília cobrando a não relatoria do traidor pimentel - chamando imprensa e parlamentares da oposição

    2) Agendar para Novembro nova "novembrada" com participação dos eleitos e tentando reunir todas as associações

    Zé Furtado

    ResponderExcluir
  56. Como é que é? Beneficiar 95 por cento dos associados? Confesso que não entendo mais nada...

    ResponderExcluir
  57. Quem optar crédito para 01/08 paga a primeira parcela em setembro. Em compensação, na renovação futura vai receber menos. Troca 6 por meia duzia.

    ResponderExcluir
  58. Cecilia e sobre as pensionistas, tem alguma novidade? Sou pensionista pré 67 e não recebo meus 100%, acho isso uma vergonha sendo que outras caixas de previdencia pagam 80% e o inss 100%! O que vc me diz sobre isso? Fico no aguardo! Abraços

    ResponderExcluir
  59. Cecilia e sobre as pensionistas, tem alguma novidade? Sou pensionista pré 67 e não recebo meus 100%, acho isso uma vergonha sendo que outras caixas de previdencia pagam 80% e o inss 100%! O que vc me diz sobre isso? Fico no aguardo! Abraços

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Srª. Cecila,
    Gostaria de uma informação...suspendi meu ES durante os 6 meses(o valor devedor que era de + - R$92.000,00 passou para +-R$99.000,00),já havia pago 6 parcelas até dezembro 2013,o mês de junho foi descontado a 7ª parcel, logo o valor do débito ficou de R$98.000,00. Porém quarta -feira consultei no site já tinha acrescido +- uns R$100,00 e hoje (25/07/2014) consultei novamente acresceu +- 100,00, já estou c R$98.250,00 devedor...pode ir aumentando o valor assim,durante a semana?Esta correto isso? Ligo p Previ e nada d atenderem...
    *Gostaria tbém de deixar aqui meu agradecimento p Srª. e todos outros (Dr.Medeiros, Prof. Ari Zanella...)em nos representar , defender nossos direitos e nos orientar diante a Previ.

    Att,
    Vilma.

    ResponderExcluir
  61. Sabias palavras Cecilia, então toda vez que tiver que decidir, Você acha certo resolver a situação de 95% dos associados, e com isso o resto fica pra traz, mas como tenho lido outros Blogs , ACHO QUE NÃO É SÓ 95% que ficaram de fora ??? Me desculpe se to falando algo errado, mas o número é maior, ou Você ta escondendo ou Você não quer dizer a realidade. Idoso sim, mas jogado no lixo não.

    ResponderExcluir
  62. Prezada Diretora Cecília,
    Apesar de não poder beneficiar do novo ES por falta de margem, ficou patente seu esforço no sentido de tentar junto a seus pares, oferecer aos associados da Previ algo possível, em que pese ter atingido parte do corpo de filiados.
    Mesmo, informalmente, gostaria que informasse se a Previ, após a decisão de 15.07, continua analisando outras alternativas para amenizar a dificuldade financeira dos não enquadrados no novo ES ou se o assunto está, por hora, fora de pauta.
    Em um de seus comentários, no blog, lembro que aventou a possibilidade de se conseguir uma renegociação do saldo devedor do ES para os não contemplados na nova revisão. A sua opinião, como diretora, é de fundamental importância para as nossas decisões, tal como já comentado, a ação de enquadramento nos 30% da MC, etc., decisão esta difícil de se tomar dada as consequências advindas de tal procedimento. Obrigado.

    ResponderExcluir
  63. A presidenta Dilma tomou gosto pela coisa, está nadando de braçada no esgoto de nossa triste política. Em busca de uns votinhos, no Rio de Janeiro ela está apoiando, para governador, Lindbergh(PT), Garotinho(PR), bispo Crivella(PRB) e Pezão(PMDB), isto é, está apoiando todos os candidatos, isto é que é coerência política.

    ResponderExcluir
  64. Dra Cecilia, me ajude a entender a lógica da Previ. Eu fiz o empréstimo de 130 mil. Depois da suspensão paguei uma prestação, - agora, devo 139.000 e pago pouco mais de 2.000 - Fui tentar renovar e não consigo. Ora, a Previ deveria liberar para mim os 145 mil, deduzir o saldo devedor e assim me sobraria um troco de uns 6.0000 com parcelas quase iguais ao que eu pagava, ou seja, pouco mais de 2.0000 ---- Como não tenho margem ? Se eu tinha pra pagar os poucos mais de 2.0000 esticando o prazo é lógico que a prestação irá reduzir.
    Me explica pq eu não consigo entender.

    ResponderExcluir
  65. É isso ai, Cecília, vamos lutar pelo que realmente pode ajudar a todos, REALINHAMENTO DO PLANO E RECUPERAÇÃO DOS BENEFÍCIOS.

    ResponderExcluir
  66. Estou abismado com a quantidade de "economistas" dando palpites para solução do ES. Se a PREVI fosse atender a todos os palpiteiros sairia uma salada que ninguem entenderia.

    ResponderExcluir
  67. Prezada Cecília, quando refere-se ao comentário da clga. Antonia e cita: "Essa é a saída para a situação difícil de alguns colegas",significa que a suspensão das contribuições é sua próxima batalha? Se for, fico feliz e espero que seja logo para a próxima folha, pois o tão esperado superávit de 2014 só surtirá efeito para nós em 2015. Assim espero e agradeço querida Cecília, toda atenção que nos tem dado.

    ResponderExcluir
  68. Cara colega Pensionista,
    Para que se aumente o percentual das pensões é preciso que haja superávit para ser distribuído, pois existe um custo para aumentar as pensões. Eu sempre fui uma defensora do aumento das pensões e sempre levantei essa bandeira no meu mandato anterior, porém o que acontecia é que na hora de discutir quais propostas seriam priorizadas para a distribuição de superávit, o aumento das pensões sempre ficava para depois, pois privilegiavam propostas que davam ganhos para todos. Esse será nosso grande desafio e é preciso que todos entendam que TODOS deixaram pensionistas e essas mudanças precisam ser feitas e não esperar quando acontecer. Conte com meu apoio.

    ResponderExcluir
  69. Cara colega Vilma,
    Eu vou verificar o que está ocorrendo de fato e informarei na segunda-feira.

    ResponderExcluir
  70. Caro colega anônimo das 11:09h,
    Eu não tenho o que esconder de vocês. Quem frequenta o blog e me conhece sabe muito bem disso. As informações recebidas vêm da área de Seguridade e não dá para duvidarmos de tudo o que é apresentado. Vamos lembrar que quem está satisfeito, geralmente não comenta e quem está insatisfeito comenta e muito. E isso é correto e é assim que conseguimos feedback sobre nossas ações. Entendo perfeitamente a posição dos colegas que não conseguiram renovar o ES. Adoraria ter participado de uma negociação onde todos, sem exceção, fossem beneficiados. Infelizmente, isso não aconteceu, mas vamos lembrar que assumimos não tem 2 meses.

    ResponderExcluir
  71. Caro colega anônimo das 17:09h,
    Quando as prestações do ES foram suspensas, elas se acumularam no saldo devedor, inclusive com o ajuste, e sem o recebimento das prestações mensais, esses valores se avolumaram, por isso, alguns colegas ficam com margem consignável insuficiente, o que pode ir melhorando a medida que eles vão pagando as prestações.

    ResponderExcluir
  72. Alguem poderia me dar informação sobre o PAS que estão comentando, onde recorrer se é no Banco ou na PREVI, qual setor, por favor me informem , estou buscando medidas urgentíssimas devo muito estou em desespero.

    ResponderExcluir
  73. PARA PREVI:
    Senhor Diretor de Seguridade e demais Diretores,
    NÚMEROS ATINGIDOS PELO EMPRÉSTIMO SIMPLES PREVI
    Com 63 anos de idade e com mais de 30 anos de serviços prestados ao Banco do Brasil e de filiação a essa Caixa, menciono o fato inédito registrado no site da Previ: Informação pública entre os filiados dos números atingidos pelas renovações de empréstimos simples.
    Quero acreditar que a divulgação não teve a intenção de dar uma resposta aos colegas que não puderam tomar o benefício em função do endividamento e falta de margem consignável e que estão, democraticamente, manifestando suas angustias.
    Essas informações, mesmo que politicamente corretas, não trazem nenhum benefício aos filiados não contemplados com o ES e que se encontram em precária situação financeira e com saúde abalada.
    Peço vênia para solicitar, encarecidamente, uma análise mais aprofundada visando minimizar os reflexos negativos gerados pelo acima citado, no sentido de excluírem a informação do site dessa Caixa.
    Como filiado não beneficiado por falta de margem consignável e sem nenhum benefício no prazo do ES (tinha 108 meses ano passado com 62 anos) e hoje (tenho 108 meses com 63 anos), sem nenhuma possibilidade de redução de parcela, acho que o atendimento àqueles enquadrados nos critérios pré-estabelecidos foi uma vitória.
    Seria um ato de grandeza e de sentimento solidário com os filiados excluídos da renovação do ES, uma informação no site que essa Diretoria Executiva e de Seguridade estariam analisando alternativas possíveis de renegociação do saldo devedor do ES, visando devolver aos devedores uma real capacidade de pagamento e uma vida saudável, harmoniosa e de esperança junto a seus familiares.
    Aceitem os meus sinceros agradecimentos,
    Atenciosamente
    Valdevino Alves Sobrinho –

    ResponderExcluir
  74. PARA PREVI:
    EMPRÉSTIMOS SIMPLES
    Para reflexão: Não vou usar a expressão “informar” por ter certeza que essa Caixa, pela ótima qualificação de seus gestores, tem pleno conhecimento dos procedimentos atuais adotados pelas instituições financeiras oficiais e privadas, nos tempos atuais, para casos de inadimplências:
    1 – Os bancos, incluindo o BB, oferecem alternativas de recuperação de créditos que chegam a existir redução do capital emprestado (trabalham com recursos de terceiros);
    2 – As cooperativas de crédito, no tratamento do mesmo assunto, chegam a oferecer alternativas que vão desde a atualização da dívida, em um primeiro momento, por juros de mercado, em um segundo momento pela Selic, em um terceiro momento pela Poupança e, comprovada a incapacidade de pagamento, o recebimento do capital emprestado.
    3 – As renegociações, além de trazer à normalidade os créditos de alto risco, possibilitam ao credor à reaplicação dos recursos recebidos (rotatividade) que a médio prazo recuperam os valores reduzidos quando da renegociação.
    4 – As provisões para crédito de liquidação duvidosa, exigidas pelo Bacen, representam expressiva apropriação de despesas quando os níveis de riscos atingem as classificações “C”, “D”, “E”, “F”, “G” e “H”, esta ultima, 100% da dívida.
    5 – As suspensões do ES ocorridas no 1º semestre 2014 penalizaram os beneficiados se considerarmos a capitalização dos juros duplicada e, muito mais onerosa se torna se a Previ estiver aplicando taxas de inadimplência contratual sobre as parcelas suspensas, uma vez que não houve alongamento do prazo concedido.
    6 – As associações que operam com o crédito, não diferentes das cooperativas de crédito, são regulamentadas pela Resolução 5.764/1971 que, dentre outros assuntos, define que estas instituições se quiserem adotar tratamento diferenciado para uma mesma situação devem, através de seus conselhos, definir pré-requisitos que serão exigidos, dar conhecimento e conceder prazo aos envolvidos para que, estes, se adequem às novas exigências e, só então, aplicam-se as novas regras.
    Por último, como o ES é concedido com recursos dos próprios tomadores, tenho convicção que essa Caixa encontrará uma forma de melhorar a qualidade de seus ativos financeiros com minimização dos riscos envolvidos, diferentemente das instituições financeiras, oferecendo uma renegociação a seus devedores de ES, cujos mútuos estão lastreados apenas na consignação em folha e sem nenhuma garantia real e/ou fidejussória. Tenho conhecimento que a procura pela ação “30% consignado” previsto na Lei 10.820, está expressiva por parte dos devedores de ES sem MC, o que classifico como uma medida que não é benéfica nem para credor nem para devedor.
    Valdevino Alves Sobrinho

    ResponderExcluir
  75. Colegas,
    minha postagem de hoje (27.7), foi encaminhada à Previ.
    Valdevino

    ResponderExcluir
  76. Caro colega anônimo das 04:26h,
    Realmente existe o boato de um lançamento de PAS, ou algo similar, porém o que existe é apenas um boato e o Banco não afirma que isso vá acontecer. A Previ não tem nenhuma participação nesses programas, o que até deveria ter, em função de que esses planos acabam antecipando aposentadorias ou mesmo resgates de recursos. Posso afirmar que nada chegou aos meus ouvidos sobre este assunto, apenas o boato.

    ResponderExcluir
  77. Nossa tudo muito estranho ... a Previ nunca comentou nada depois das mudanças no ES ... porque esse comentário sobre o ES agora ... foi para tirar o sarro em quem não pode renovar ????? ou foi para mostrar que a decisão foi certa ... certa pra quem ???? Só para 95% como Vc mesmo diz ... vergonha ... ou ajuda todos ou não ajuda ninguém ... a Previ é de todos ... e vamos continuar reclamando ... quem não foi beneficiado ... porque quem foi não tem do que reclamar ... Previ indo por caminhos incertos e Vcs indo junto ...

    ResponderExcluir
  78. Prezada Cecília, apesar do PAS estar ligado ao Banco , penso que para atingir o que desejamos, que é disponibilizar a modalidade DESEQUILIBRIO FINANCEIRO para os aposentados, dependeremos do aval da PREVI. Isso é o que penso, pois uma das exigências é ser contribuinte da PREVI e CASSI, ainda assim peço-lhe para interceder por nós nessa empreitad e, na espera de boas novas na reunião amanhã desejo-lhe uma ótima terça-feira.

    ResponderExcluir
  79. Cara Cecilia, Gostaria se possível nos esclarecer sobre a divergência nos dados apontados pela área técnica, visto que o Diretor Marcel falou em mais de 30 mil MUTUÁRIOS(com prestações suspensas), e que as alterações do ES visavam estabelecer condições para que OS ASSOCIADOS " pudessem se preparar adequadamente" para o retorno da cobrança das prestações do ES, e que quando formularam a proposta pensaram também no "CONJUNTO DOS ASSOCIADOS", inclusive naqueles que não têm ES, o que é ótimo para o PLANO 1, falou ainda que estaria dando aos MUTUÁRIOS a OPORTUNIDADE de retomar o pagamento das contribuições e a amortização de nossos empréstimos.
    Diante do exposto preciso apontar alguns "enganos" nesta propaganda:
    "OS ASSOCIADOS" somos todos, SEM EXCEÇÃO(não foi o que aconteceu).
    PREPARAR PRA O RETORNO DAS PRESTAÇÕES?(Para que tivesse sido assim, as alterações do ES, bem como a renovação deveriam ter sido liberados no máximo até 20 de junho e não após 20 de julho, pois a renovação só ocorreu após o retorno das prestações, ninguém se preparou.)
    CONJUNTO DE ASSOCIADOS-referindo-se ao conjunto dos "novos mutuários" que é ótimo para o Plano 1, deixou claro que a PREVI quer muito vender seu "produto".
    OPORTUNIDADE DE RETOMAR O PAGAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES...(Mas a volta das contribuições não é oportunidade é perda , contribuição além de 360)
    Prezada Cecília, quando foi divulgado o resultado das negociações sobre o ES, logo no dia 18 de julho , lá estava:"Na busca pelas melhores condições e BENEFÍCIOS adequados à realidade dos PARTICIPANTES", já no dia 25 de julho outro boletim noticiava : "...adequados à realidade do CONJUNTO DOS PARTICIPANTES da PREVI".Observei que a PREVI considera o ES um benefício quando na verdade é um produto e referiu-se no primeiro boletim a todos os participantes e no segundo sòmente a um conjunto de participantes . Em resumo, a PREVI não divulgou corretamente, quando parece beneficiar, falta com a isonomia entre os participantes.Pergunto ainda, a divergência nos dois boletins me leva a crer que a Diretoria, de início, teve a intenção de atingir a todos os participantes e que só depois concluiu que a tabela não funcionou, daí a mudança no boletim com o acréscimo da palavra "conjunto de".
    Por favor preste-nos mais esse esclarecimento, ao que antecipo agradecimentos.

    ResponderExcluir
  80. Sra. Cecilia, sobre o abono de 500 mil, o que tem a dizer??

    ResponderExcluir

Poste seu comentário