terça-feira, 18 de junho de 2013

E o mar de brigadeiro???

Caros colegas,

Não poderia deixar de comentar o que estamos vivendo no Brasil atualmente. As manifestações tomaram conta das maiores cidades brasileiras e fica a grande questão: será que está tudo controlado como diz o Governo? O que o Governo quer nos passar não bate com o que estamos vivendo no dia a dia. Qualquer pessoa que via fazer compras no supermercado, na feira, ou no mercadinho, verá que os preços estão subindo sem o acompanhamento dos salários. E, quando você lê o jornal ou assiste os noticiários na televisão onde aparecem os representantes do governo dizendo que está tudo sob controle, é difícil de engolir.
Dizer que o movimento é formado unicamente por estudantes é ignorar o que realmente está acontecendo - uma insatisfação crescente com a situação econômica do país. Ver que a inflação está subindo, os preços subindo, o salário defasado e o governo gastando, é revoltante e, na minha opinião, essas manifestações só tendem a aumentar, pois o clima de união em busca de um objetivo comum é contagiante.

Não deixa de ser engraçado que o grupo que está hoje no poder, era exatamente um dos grupos que participava ativamente dessas manifestações no passado. E usar a mídia para propagar a ideia de que as manifestações são oriundas de grupos estudantis, desorganizados e pequenos... Será??? Não é isso que estamos percebendo.

Não quero entrar no mérito da questão, até porque não concordo com a violência, que pode até afastar as pessoas que estão brigando legitimamente por uma melhoria para a sociedade. Pensar no que foi gasto para esta copa das confederações e o que será gasto para os demais eventos e constatar que a educação e a saúde continua um caos, aliás pior do que antes, é de deixar qualquer um revoltado.

E o rico Eike Batista, amiguinho do Governo, que defendeu até o nome do Sergio Rosa para Presidente da empresa Vale - lembram disso? Pois é, está afundando junto com toda essa lama. Só espero que a Previ não tente salvar o patrimônio do empresário, comprando o Hotel Glória com os recursos do nosso plano.

Quando pensamos neste cenário e no plano 1 da Previ, também é de arrepiar se a bolsa continuar nesse patamar abaixo dos 50 mil pontos. Vocês repararam que a Previ parou de divulgar o desempenho dos planos? Parou no mês de março e esse cálculo é imediato, assim que termina o mês eles têm o percentual de desempenho de cada plano. Por que será? Por que não estão divulgando a rentabilidade dos planos? Estão esperando a rentabilidade melhorar para minimizar o impacto negativo da informação?

Pois é, colegas, estamos vivendo tanto no Governo quanto na Previ um desrespeito ao princípio tão defendido pela Previ - TRANSPARÊNCIA - onde está a transparência tão exigida às empresas? Será que eles seguem o ditado - "façam o que eu digo, não façam o que eu faço"? Só pode ser.

E as informações divulgadas pelos colegas que participaram dos eventos de apresentação de resultado da Previ de 2012 (em junho de 2013????), onde afirmam que o fundo previdencial para pagamento do BET está deficitário em R$ 5  bilhões? E a cobrança da parte que cabe ao Banco referente ao pagamento do BET ao grupo pré-67, que é de responsabilidade total do Banco? E a promessa de campanha da incorporação definitiva do BET ao benefício? Fora a afirmação de que a exigência do teto apresentada pela PREVIC não é bem assim...

Pois é, e têm colegas nossos que acham que estou muito pessimista, que está tudo certo, que essas oscilações são normais e que tudo está, como o governo afirma, um "céu de brigadeiro"...

24 comentários:

  1. Cecília,
    Você disse tudo.Pior cego é aquele que não quer ver.Tem gente que não quer enfrentar a verdade e chamam aqueles que enfrentam de pessimistas.

    ResponderExcluir
  2. Imagino que muitos colegas ainda estão, como eu, surpresos com as manifestações dos últimos dias que estão acontecendo aqui no Brasil. Surpresos já que estamos falando de um país cujo governo é dito como sendo “voltado” para os interesses dos trabalhadores e “reconhecido”, pelos institutos de pesquisa, como tendo altos índices de apoio popular. Diz-se que a gota d’água para tudo foi o aumento das passagens de ônibus feito, propositalmente, logo após o início da copa das “manifestações”, quando julgavam que todas as atenções estariam voltadas para esse mega evento. Mega evento, que não se pode passar batido e esquecer que, nele, foram gastos algo em torno de 07 bilhões de reais de dinheiro público, ‘torrados’ com a reforma e construção de novos estádios. Alguns desses estádios, como o Mané Garrincha, para acolher setenta mil pessoas, está fadado a se tornar um elefante branco após a copa do mundo de 2014. Brasília não tem tradição futebolística que justifique um palco com essa capacidade. Penso que os ânimos se acirraram ainda mais logo após a manifestação inicial ocorrida em São Paulo, quando houve repressões descabidas, truculentas e sem o menor sentido feitas pela polícia. Nem os integrantes da imprensa nacional que cobriam o evento foram poupados. A partir daí despertaram no povo as tristes lembranças dos tempos dos regimes de exceção, com os quais fomos obrigados a conviver a partir de 64. Além das recordações citadas, vêm também à lembrança as “violências” praticadas contra os aposentados e as pensionistas dos fundos de pensão das empresas estatais, desde que foi editada a malfadada resolução 26. Vale registrar que os 07 bilhões utilizados em construção e reformas de estádios são semelhantes à quantia tungada dos cofres da Previ em 2010, na última distribuição de superávit, quando foi criada a figura que responde pela alcunha de BET, condenada à extinção em dez/13. Tanto, ou até mesmo pior do que essa violência física dois dias de hoje, é a que vem sendo praticada contra todos nós desde 2008, através de saques a parte dita como sendo a mais vulnerável do corpo de um cidadão trabalhador que é o bolso. Depois de tudo que foi dito termino reproduzindo a manchete de hoje, 18.06.2013, de um jornal popular e de grande circulação aqui no estado do Rio de Janeiro, que sintetiza bem o momento histórico que estamos vivenciando: “Brasil Assombrado”. “Ninguém sabe aonde vai parar”. E também um trecho de conhecido comentarista esportivo de rádio e televisão para o jornal da CBN. “É velha a lição que ensina que nunca se deve subestimar a capacidade de entendimento do povo.
    Porque quando menos se espera, ele se levanta e brada.
    Às vezes até derruba presidentes, Fernando Collor que o diga”.

    ResponderExcluir
  3. O descontentamento da classe dos aposentados deveria estar presente nesse manifesto nacional de repúdio ao atual governo petista.
    Os aposentados da Previ devem engrossar e se unirem a esse ato de conscientização nacional de que tudo vai muito mal no Brasil.
    O governo garante seus votos com as bolsas esmolas e massacra a classe trabalhadora com impostos nas alturas, nada do que é publico funciona, principalmente a saúde pública e a educação.
    O Brasil quer mostrar um "Brasil" satisfeito e vivendo melhor, aonde?...Não temos que fazer copa nenhuma aqui, os gastos superfaturados com os estádios, são as custas de vidas e mais vidas que se perdem nos hospitais públicos, sem vagas,sem recursos, sem estrutura e sem nada de qualidade.Prá que? prá inglês ver? NÃO! queremos um Brasil melhor para o resto de vida que temos, para nossos filhos e para nossos netos.
    A Previ, que nos aguarde, está na hora de nós aposentados irmos também para rua.

    ResponderExcluir
  4. Cecilia, o atual diretor Marcel fez propaganda dizendo que o BET seria permanente. O que ele dirá agora que o BET vai acabar e ainda podemos ser chamados a voltar a contribuir??

    ResponderExcluir
  5. Pois é, colega aposentada e competente Cecilia, estamos tomando conhecimento de muitas manifestações de protestos, e não é só por causa do aumento das tarifas de onibus, não, vi e ouvi na imprença jovens e não tão jovens, alegarem que os motivos são falta e mau gerenciamento da saúde, corrupção (parece mentira não), desmandos da justiça, educação, e principalmnente a segurança, que não esta conseguido segurar nada, esta muito dificil barrar a população. Nós, aposentados e pencionistas, bem que poderiamos protestar, pacificamente, claro, sem vandalismo, com credenciais para cada aposentado ou pencionista, (a carteirinha da Previ serviria), por ex. Pois não exisate transparencia na contabilidade da Previ, enfim, temos nossas duvidas a respeito da atuação dos ELEITOS, que por sinal são MUITO BEM REMUNERADOS, não é verdade, enfim muito se poderia fazer. Pelo menos os colegas das cidades proximas de nossas sedes, poderiam protestar, sem exageros. Desculpé o desabafo, e se não quiser publicar, voce é que decide. Obrigado pelo menos por ler o mesmo. Atenciosamente, e tudo de bom, aqui aposentado chateado e com esperança de dias melhores. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Colegas,

    Há comentários de que os baderneiros estão do lado do poder, para desvirtuar o verdadeiro objetivo dos protestos.
    A população deseja protestar com paz e não com atos violentos.
    Mas então infiltrados a mando do poder, salvo informações equivocadas, descaracterizam os movimentos, fazendo com que as pessoas do bem se vejam acuadas e não mais participem dos protestos.
    Atenção para o que estamos vivendo.
    Em outros tempos até a Sra. Presidente pegou em armas.
    Aquilo era protesto ou violência? Hoje tenho minhas dúvidas(septuagenário).
    Não estou acusando diretamente a mandatária, mesmo porque deve estar surpresa (pesquisas) e sem a informação de escalões inferiores.
    Desejo que entendam o clamor do povo e parem de proteger os condenados pelo mensalão e outros corruptos.
    Não excluam o Ministério Público das investigações PEC 37.
    Por favor, aceitem as críticas e não batam nos manifestantes, muitos idosos participando(Octogenários como tive a oportunidade ver).
    Desculpa ter me alongado, a mente às vezes falha.
    Bom dia a todos e muita calma.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecília, congratulo-a pela perspicácia e clareza de sua explanação. Seu artigo traduz com precisão a apreensão de todos nos, associados da PREVI. A pretexto de defender nosso fundo previdenciário, a intervenção instaurada pelo Governo aliada a elaboração de leis arbitrarias e a alteração (desvirtuamento) das normas que vigoravam até então, que, entre outras coisas, alijou o corpo associado de participação nas decisões, só serviu aos interesses espúrios de personagens movidos unicamente pela cobiça, que drenaram criminosamente os recursos que não lhes pertenciam. Quem nos restituirá o que nos foi subtraído? Nos, os únicos e legítimos donos desses recursos (acumulação da contribuição de todos nos), nos vemos agora diante da ameaça iminente da não sustentabilidade de nosso Fundo. Títulos podres, investimentos equivocados, socorro aos correligionários, administração temerária, PPPs, PAC, ingerência partidária, entre tantas articulações danosas a nossos interesses, comprometeram de forma profunda e irreversível nossas reservas. Nossos benefícios, finalidade precipua da PREVI, estao defasados e desvalorizados. Não paire nenhuma duvida, a real situação (que nos esta sendo sonegada) e de virtual ruína. A dimensão dos danos extrapola a continuidade do BET e coloca em risco iminente a sustentabilidade da PREVI. Como adverti em postagem anterior, essa Administração esta sendo conivente (subserviente) ao maior crime de lesa patrimônio da história recente deste Pais.

    ResponderExcluir
  8. Caro Carlos,
    Excelente suas colocações. Realmente, não se trata de pessimismo como alguns gostam de classificar meus artigos, é a realidade. Estamos vendo nas manifestações legítimas da população e estamos sentindo a indignação também nos nossos colegas bancários e aposentados.
    O BET corre risco de continuidade, pois o acordo firmado foi que ele seria pago até 2014, mas o pessoal já considera que não haverá recursos para tal. Segundo informaçoes do próprio diretor administrativo da Previ, o fundo para pagamento do BET já está deficitário. E aí? O que isso significa? Já estão querendo nos preparar para uma suspensão do BET antes do ano terminar? Por isso, colegas, é bom ficarmos bem alertas.

    ResponderExcluir
  9. Caro colega anônimo das 11:15h,

    Pois é, agora que o atual diretor de seguridade já está eleito, não vai falar nada, vai enrolar todos nós até a próxima eleição.

    ResponderExcluir
  10. Caro colega Goulart,

    Eu jamais deixaria de publicar um comentário que seja honesto e legítimo. Os comentários que excluo são àqueles desagradáveis, deselegantes e que não agregam à discussão. O seu, pelo contrário, ajuda muito a refletirmos sobre o momento que estamos vivendo. Este espaço é nosso. Não é meu. É nosso e as discussões só são ricas, porque os colegas participam. Eu só coloco umas pimentinhas no tempero.

    ResponderExcluir
  11. Caro colega Jorge,

    Lembrando que a maioria das obras está sendo feita ou foi executada pela Odebrecht, a mesma empreiteira que construiu e foi sócia da Previ em Costa de Sauípe e que ainda tem "ilhas" dentro do complexo.

    ResponderExcluir
  12. NÃO EXISTE CÉU DE BRIGADEIRO DESDE DO TEMPO DO PSDB (FHC) E ATE MESMO ANTES - o que está acontecendo é evidentemente uma manipualação de massas para desacreditar o PT (NADA CONTRA) com o fim de eleger o PSDB (A NÍVEL NACIONAL EVIDENTEMENTE) e, para isso, já estão manipulando a quebra da única candidata que poderia mudar o cenário de trocas de favores entre as duas cortes (PSDB e PT) ou alguém ainda acha que eles são inimigos mortais um do outro!!!!!

    ResponderExcluir
  13. APOSENTADORIAS PADRÃO FIFA PARA TODOS

    ResponderExcluir
  14. Prezada Cecília,

    Você não acha que o momento é ideal para uma manifestação na porta da Previ? Aproveitarmos essa onda que cobre o país?
    Ficarmos sem o BET no ano que vem? Nem pensar

    ResponderExcluir
  15. Cecilia, a Previ tem sócios no arrendamento do Aeroporto Cumbica em Guarulhos.Sabes quem?
    A Previ "comprou" a Linea Amarilla, no Peru.Sabes de quem?
    O terreno na Av.Paulista em São Paulo(Matarazzo) foi comprado sabes de quem?

    ResponderExcluir
  16. O povo esta aí,unido em busca de um fim comum, de um Brasil melhor. Nas manifestações não vemos divisões em partidos políticos,lados ou associações. Só interessa o combate ao que não presta. Será que isso não serve para nos ensinar que só conseguiremos alguma coisa se tivermos esse tipo de união? Será que não esta na hora de esquecermos algumas rusgas e elegermos, para a PREVI, uma chapa apoiada por todos. É a única eleição, no mundo, em que vejo nós perdermos para nós mesmos. É um absurdo..., é como pagássemos 200 para outro não ganhar 20.

    19 de junho de 2013 07:19

    ResponderExcluir
  17. ATIVOS LÍQUIDOS X RENTABILIDADES : Ganhos até abril/201319 de junho de 2013 às 16:07

    A Previ publicou hoje, no site, as Rentabilidades dos 7 Investimentos relativas ao mes de abril/2013, que poderão ser aplicadas aos respectivos valores publicados nas Demonstrações do Ativo Líquido, também do mes de abril/2013:

    Ao Plano 1, a soma dos 7 investimentos, em abril era de R$ 163,296.241 Bilhões que renderam o total de 0,69% em abril/2013, apurando-se, então R$ 1,126.744
    Bilhões de reais, em abril

    Já o total em 2013 (até abril)apresenta 2,96% de rentabilidade nestes 7 investimentos, que totalizavam R$ 4,833.561 bilhões de rendas ao Plano 1.

    Até abril/2013 não houve "rentabilidades negativas" (exceto: "ações" em fev), quando o total de fevereiro/2013 FOI ZERO (nulo), ao passo que, em 2012 os meses de abril e maio tiveram rentabilidades negativas...

    ResponderExcluir
  18. Prezada professora Cecília,

    Uma manifestação sobre aumento de passagens transformou-se, aos poucos, em marcha contra a corrupção e outros desmandos e esta atingindo todos os pontos deste país-continente. Hoje as prefeituras das duas maiores capitais (São Paulo e Rio) recuaram na majoração dos valores, mas os outros assuntos tão bem abordados em seu artigo continuam pendentes. E, pelo que se ve, le e ouve, o movimento ganha novos adeptos e toma forma semelhante ao das "diretas já" e "fora Collor". O título de seu artigo no início deixa dúvida, mas seu fecho é claro. Realmente é patente o desgoverno nos mais diversos níveis. Na PREVI/CASSI temos urgentemente que voltar ao "mar de almirante" e "céu de brigadeiro". Afinal é nosso futuro que esta em jogo.

    Cordialmente,
    Luiz Faraco

    ResponderExcluir
  19. Caro colega anônimo das 18:27h,

    Quando leio seu comentário fico mais preocupada de haver pessoas que ainda acreditam nessa divisão entre FHC e Governo PT (Dilma e Lula). O PT no governo foi uma grande decepção. Nada do que foi prometido foi feito, a não ser ações assistencialistas que não tiram o povo da miséria, apenas estimula que as pessoas não queiram trabalhar formalmente para não perder o bolsa família. A educação foi negligenciada, como foi antes nos governos anteriores. A saúde nem se fala, porém os conchavos, a corrupção, os desmandos e a arrogância só aumentou neste governo.
    Quero acreditar fortemente que a solução para o nosso país não está nas mãos do PSDB ou PT. Prefiro acreditar que existem outras pessoas sérias e comprometidas com o bem estar da sociedade brasileira e que queiram enfrentar o desafio de transformar o Brasil em um país melhor de se viver.
    É por isso que o povo está revoltado e dizer que não as manifestações que estão em todo o país não são legítimas e que não há insatisfação, é fazer como o avestruz, afundar a cara na terra para não ver o que está acontecendo.
    O povo acordou, o povo cansou de ser enganado... Essa é a grande verdade!

    ResponderExcluir
  20. Aos que acham que devemos aproveitar a onda de protestos e ir para a porta da PREVI desejo lembrar que podemos ser linchados pela massa de manifestantes, pois somos tidos por marajás e a população está brigando por 0,20. Vão nos esfolar vivos. Ademais, se em tempos de paz aposentado do BB não sai da cadeira, acha vc que vai sair às ruas em meio a esse caos? Acha que aposentado do BB está disposto a correr de polícia, cães, gás e balas de borracha? Não vão Aparecer meia dúzia.

    ResponderExcluir
  21. caro colega anônimo das 10:03h,

    Desculpe-me, mas discordo de você. AS manifestações não são contra o aumento de R$ 0,20 na passagem dos ônibus. É muito maior que isso. É um acúmulo de insatisfação e sentimento de que o país vai muito mal. É um movimento onde você observa uma massa composta de vários grupos da sociedade. A violência representa uma pequena minoria que tem agido propositalmente com o intuito de desqualificar o movimento. O problema é que esquecemos de brigar pelos nossos direitos, nos acomodamos com nossos benefícios vitalícios e esquecemos de que existem colegas em situação crítica e que o desmando no nosso fundo de pensão poderá levar o patrimônio dos associados a um risco exagerado e podendo prejudicar os benefícios futuros. Não dá para negar a crise que o país está. A inflação não está mais batendo na porta, já entrou e estamos verificando isso no nosso dia a dia. Os salários começarão a ficar defasados e os trabalhadores sentirão fortemente as perdas.
    Pois é, colega, não é só R$ 0,20. É muito mais que isso...

    ResponderExcluir
  22. A diversidade das manifestações ficou tão evidente que a própria Presidente veio à mídia dizer que pretende encontro com os líderes dos mais diversos movimentos. Começou no R$ 0,20 e acabou colocando o governo e o legislativo contra a parede em inúmeras questões. Como dizem muitos cartazes: o Brasil acordou.
    E, quando o gigante acorda, os políticos, por experiência adquirida, começam a ficar mais cautelosos. 2014 o dirá.

    Luiz Faraco

    ResponderExcluir
  23. Cecília,

    Precisamos nos mobilizar nas redes sociais contra os abusos do Banco na PREVI, e todos os problemas com a administração e distribuição dos recursos que por anos formamos como reserva para o futuro, e agora na aposentadoria estamos sendo surrupiados prá valer, sem dó nem piedade! Está na hora de convocar nossos familiares e amigos para ajudar-nos, pois se ficarmos inertes como estamos a tendência é só piorar!!!

    ResponderExcluir
  24. Prezada Cecília,
    Acredito que quem puder deve voltar a trabalhar. Leia esta notícia:
    -----------

    Tribuna Online, 24/6/2013
    Mais um ESCÂNDALO com as aposentadorias petistas de até R$ 80 mil mensais no BB


    Marcos Gomes

    A Previc, superintendência que regula os fundos de pensão de previdência complementar, através do despacho n° 10/2013, disponível na íntegra em www.ccfbb.com.br/prev.pdf, , após um malabarismo técnico que ora vai para um lado ora para outro, conclui, no parágrafo 18, transcrito a seguir, o seguinte em relação ao complemento de aposentadoria que os diretores, vice-presidentes e presidentes do BB e suas subsidiárias se autoconcederam:

    “Caso o patrocinador assuma a responsabilidade pelos valores excedentes e o pagamento ocorra por meio da Previ/BB, poderá o patrocinador, se for de sua vontade, utilizar os fundos registrados em seu nome na entidade fechada de previdência complementar para fazer frente aos pagamentos. A parcela adicional ao beneficio regulamentar previsto no Plano de Benefícios 1 deverá constar em rubrica própria, separada do beneficio, não se confundindo com aquele.”

    Inicialmente a Previc foi dizendo “não”, mas conclui, abrindo uma brecha às maiores aposentadorias estatais do planeta, dizendo “sim”. Impressionante, é a Previc quem abre o caminho para se usurpar um fundo de pensão. Agora entendo porque o Aerus quebrou!

    Estamos falando de benefícios que vão de R$ 45 mil a R$ 80 mil mensais. A Previc sequer menciona cálculos atuariais e tábua de expectativa de vida, fundamentos de qualquer plano de benefícios de fundo de pensão. Hoje são apenas centenas, logo serão milhares os beneficiados. Não há entidade que suporte isso, pois foram afastados os pressupostos de equilíbrio financeiro.

    DESVIRTUAMENTO

    O fato é que os petistas desvirtuam um fundo de pensão, a Previ, que passa a conceder benefícios milionários sem a constituição de um plano de benefícios específico para tal, autorizando que se avance em recursos apartados oriundos do plano de benefícios dos funcionários celetistas, afinal os “fundos registrados em seu nome” (do BB, no caso) apontado pela Previc tem origem nas contribuições e excedentes financeiros do plano 1.

    É um caso estranho, pois quem decidiu elevar as aposentadorias (BB) e quem aceitou pagar (Previ) se confundem nas mesmas pessoas contempladas pela benesse, já que os dirigentes da Previ também são alcançados pela aposentadoria maravilhosa. Sem contar que é o presidente do BB quem indica o presidente da Previ, logo…

    De maneira impressionante, os poderosos sindicatos dos bancários, ligados ao PT e à CUT em sua maioria, não se manifestaram contra essa tunga no fundo de pensão de seus representados ( tunga também em um banco público), talvez porque alguns dos beneficiados sejam pessoas vinculados aquelas entidades.

    SEM RESISTÊNCIA

    O governo também não ignora o assunto. As aposentadorias nababescas passaram pelo Conselho de Administração do BB (orgão que regula a remuneração de seus dirigentes), onde todos os membros, direta ou indiretamente, são indicados pelo Ministério da Fazenda. A direção da Previ também não mostra qualquer resistência quanto à questão, embora haja diretores eleitos pelos funcionários no comando da Previ, oriundos justamente do sindicalismo bancário.

    Aposentadoria de R$ 80 mil, que maná! E contribui com o mantra do governo “país rico é país sem pobreza”. Ô, nesse caso os contemplados e seus dependentes vão ficar longe da pobreza por muitas gerações. Pena que seja à custa de um fundo de pensão de simples trabalhadores.


    ResponderExcluir

Poste seu comentário