terça-feira, 6 de novembro de 2012

Previ divulga revisão do ES

Caros colegas,

Seguem as novas regras aprovdadas pela Diretoria da Previ e divulgadas no site, reproduzidas abaixo:

Aprovada revisão de parâmetros do Empréstimo Simples

A Diretoria Executiva aprovou nesta terça-feira, 6/11, as novas condições do Empréstimo Simples (ES) disponibilizado a participantes do Plano 1. Entre as melhorias está a elevação do teto de R$ 110 mil para R$ 120 mil e a implementação de nova metodologia de prazo, batizada de “170”, aderente à linha de crédito e à expectativa de vida dos participantes. No novo método, a idade do participante somada ao número de prestações do empréstimo deve ser igual ou menor que 170, sendo definidos prazos máximos variando entre 60 meses (cinco anos) e 120 meses (dez anos).
Atualmente, dos 115.840 participantes do Plano, 59.955 (51,7%) possuem contratos de Empréstimo Simples, totalizando R$ 3,6 bilhões. Com a nova metodologia de prazo, 41.154 participantes com até 62 anos terão seus prazos de pagamento aumentados. A tabela abaixo mostra como ficam os novos prazos para contratação/renovação de ES, de acordo com a idade do participante:

Idade do Participante
Prazos máximos do ES
(em meses) Método "170"
Prazos máximos do ES
(em anos) Método "170"
até 50 anos
120
10
de 51 até 62 anos
108
9
de 63 até 74 anos
96
8
de 75 até 86 anos
84
7
de 87 até 98 anos
72
6
acima de 99
60
5
O aumento do prazo permitirá à grande parte dos associados contratar ou renovar o Empréstimo Simples (ES) por um valor maior, tendo em vista a diminuição do valor das prestações mensais.


Os novos parâmetros valerão para as operações contratadas a partir das 0h do dia 22/11, quinta-feira. Participantes que possuem operações ativas serão liberados da carência de seis prestações pagas para que possam fazer a renovação dentro das novas condições.
A revisão dos parâmetros do Empréstimo Simples é realizada anualmente a partir de estudos técnicos e reafirmam o compromisso da PREVI na busca pelas melhores condições e benefícios adequados à realidade e necessidade do conjunto de participantes da Entidade.
Parâmetros revisados
  • Elevação do teto de concessão de R$ 110 mil para R$ 120 mil;
  • Implementação da nova metodologia de prazo “170”, onde a idade do participante somada ao número de prestações do empréstimo deve ser igual ou menor que 170, sendo os prazos máximos das operações variando entre 60 e 120 meses;
  • Manutenção da carência em seis prestações pagas para renovação;
  • Manutenção da Taxa de Administração em 0,2% sobre o valor bruto de concessão;
  • Manutenção da suspensão da cobrança da Taxa do Fundo de Liquidez até a próxima reavaliação;
  • Manutenção da segmentação atual em três faixas etárias e aplicação das seguintes taxas para formação do Fundo de Quitação por Morte: 0,7% a.a. para os participantes com idade até 59 anos, 1,3% a.a. para participantes com idade de 60 a 69 anos e de 2,5% a.a. para os participantes com idade a partir de 70 anos;
  • Manutenção da disponibilização de até duas operações de ES Rotativo, respeitado o teto proposto, além da operação de ES FINIMOB;
  • O teto de concessão passará a ser reajustado anualmente pela variação do INPC todo mês de novembro;
  • Extinção das linhas de crédito ES Rotativo e ES FINIMOB – modalidade Série 10, mantendo-se vigentes as operações já contratadas até a quitação antecipada pelo participante ou liquidação por fim de prazo.
 

45 comentários:

  1. Em prestimos Simples. Bom para todos.
    Emprestimos simples. Bom para os mais novos e os da ativa.
    Emprestimo simples. Discriminatório?

    ResponderExcluir
  2. Tenho 51 anos + 9 do prazo:
    é dedução ou DESEJO da Previ que
    eu morra com 60 anos ?

    Marcelino Maus
    46-99005773

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega das 22 horas.Vc estã na faixa dos 51 a 62 anos.Prazo de 108 meses para vc.
      170 -62 = 108meses.O certo seria:170 -51=119meses mas o seu prazo é 108 meses por causa da faixa estipulada.

      Excluir
    2. Marcelino.Acabei de dizer seu prazo.108 meses.

      Excluir
  3. E a montanha pariu um rato... Não adianta mesmo esperar algo de bom da atual diretoria da Previ.

    ResponderExcluir
  4. È, cada ano que passa entra e sai gestores e a coisa consegue ficar pior.
    Não é facil colega Cecilia, em vez de melhorarem o ES, deram mais dez mil e pioram o resto, pelo menos para os idosos que no fim da vida ainda sao desrespeitados.
    Se esperava tanto do diretor Marcel e na verdade ele incorporou o espirito do velho Sasseron.
    Acho que o tal Marcel tambem nao vai deixar saudades.
    Cecilia va preparando a chapa porque temos que ganhar a proxima, mesmo que muitos nao acreditem, mas eu tenho certeza que com voce la seria bem melhor o anuncio do ES.

    Abraço Daniel Pereira

    ResponderExcluir
  5. De 63 a 74 anos 96 meses de prazo ou seja:170-74 = 96 meses. Tenho 68 anos e fico na faixa de 63/74 anos.
    O certo seria:170 -68= 102 meses e não 96 meses porque ainda não cheguei aos 74 anos.
    Discriminacão.Esse Marcel não é digno do cargo que ocupa. Abaixo esses. Diretores safados da PREVI.Verdadeiros ratos e ladrões dos direitos dos aposentados. O Marcel quer angariar simpatia dos funcionários da ativa para as próximas eleições isso sim.Votem na Cecilia Garcez pelo amor de Deus para que isso não ocorra mais.Aposentado não é gente para a PREVI.

    ResponderExcluir
  6. Se Deus quizer, viverei 100 anos para ter o prazer de mobilizar a velharia para nunca mais colocar esses aí nas nossas associações, vem mais eleições, vão encher nossas caixas de correios,vão ligar pra nossas casas, nada como um dia apos outro.Estatuto do idoso já, discriminação é crime.

    ResponderExcluir
  7. Tudo isso me fez lembrar o terrorismo do PDV em 95, parecia que eles queriam se divertir com a gente, sádicos, tanto sofrimento para emprestar 10.000,00 da nossa própria reserva, então o "cara" do ano passado foi até melhor ele tambem reajustou em 10.000,00 , perdemos tempo porque não falou logo ? a CEF está atenta a esse cliente que a PREVI e o BB estão desprezando, vamos arrumar as malas...

    ResponderExcluir
  8. Porque não pedimos de uma vez o pagamento do bet em vez de prestacoes ? O dinheiro ja existe.Gostaria que a Cecilia fizesse uma explanacão a respeito.

    ResponderExcluir
  9. Logico que tinha que aumentar pouco o emprestimo simples. Senao como a Previ vai financiar a loucuras do desgoverno do PT. comprar shopping, etc. Mas o que mais me assusta é o preconceito contra os idosos. A Previ foi feita , criada pra cuidar dos idosos. Para isso pagamos a vida inteira..... Agora ela PARIU O PRECONCEITO.Idoso bom é idoso morto....

    ResponderExcluir
  10. Caro colega anonimo das 00:49h,
    Infelizmente quem elege os dirigentes não são os aposentados, apesar de serem maioria, porque apenas a minoria participa do processo eleitoral. É uma pena, pois sao os maiores interessados, pois já estão recebendo benefícios de aposentadoria. Atualmente, quem elege são os funcionários da ativa onde a grande maioria pertence ao plano Previ Futuro. Esse será o nosso grande desafio - mobilizar os aposentados para comparecer mais no processo eleitoral.

    ResponderExcluir
  11. Oi Cecilia foi quando tentei fazer um novo emprestimo na previ e mesmo tendo limite liberado quando fui concretizar a operacao apareceu emprestimo bloqueado por parametro de multiplicidade.Se puder me explicar agradeco.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega anônimo das 09:41h,

    Eu vou verificar e te retorno, pois não tenho ideia do que aconteceu. Será que você não tem o outro ES - 10?

    ResponderExcluir
  13. Caro colega anônimo das 06:48h,

    Para antecipar os recursos do BET é necessário, em primeiro lugar, que o ano de 2012 feche com superávit. Caso isso não aconteça, pode inviabilizar a continuidade do benefício temporário.
    Não há nenhum impedimento para antecipar as parcelas, apenas vontade política. Aliás, foi feito o pagamento de 12 parcelas no primeiro mês, lembra?

    ResponderExcluir
  14. Cara Cecília,
    Essa revisāo do ES parece migalha para calar a boca dos famintos! Mesmo do ponto de vista financeiro, onde o empréstimo nunca é uma boa formula de sanear finanças pessoais, a displicência e desinteresse com que nossos representantes eleitos tratam do assunto é de saltar aos olhos.
    Mas creio firmemente que a respostas a essas pessoas e grupos está chegando.
    Guardem esses nomes Célia Larichia (AAFBB) e Haroldo Vieira(FENABB) - pela total omissão de vocês, hoje os aposentados do BB estão completamente sem representatividade dentro da PREVI.
    Essas entidades pedem nossos votos e depois se calam na gestão de seus dirigentes.
    Nossa resposta virá na próxima eleição!
    Cecília, vc é nossa legítima representante!!!!

    Eduardo Gonçalves Macarino

    ResponderExcluir
  15. A PREVI sem VOCÊ nuca será mais a mesma!

    Terá que VOLTAR

    A energia que está nos passando não é mais aquela.

    Estamos morrendo.

    2012 para nós já está indo.



    ResponderExcluir
  16. Cecilia, se ao invez de ter se juntado a turma do Valmir para compor chapa tivesse somado com a chapa da Isa Musa teria ganho a eleição e nao estaríamos agora passando esse vexame de Emp Simples de Marcel. Vcs nao pensaram em nós quando se dividiram em Chapa 1e 2

    ResponderExcluir
  17. São os indicados(sem culpa) e os eleitos(totalmente culpados), a serviço do Banco/patrocinador.Os beneficiados maiores estão na ativa e recebem prazo maior com prestações menores com crédito maior.Nisso o Banco lhes "adoça a boca".
    Quanto ao restante, os idosos ,já eram! Não votam ou não sabem votar ou ainda, são alienados.Enquanto não recuperarmos a Previ para nós, vai ser isso aí sempre.O patrão mandando e os serviçais (regiamente pagos com nosso dinheiro) obedecendo.
    REINTEGRAÇÃO DE POSSE e AUDITORIA JÁ!!!

    ResponderExcluir
  18. Cláudio Roberto Almeida7 de novembro de 2012 às 14:40



    Cecília,

    Vamos partir para outra, já que o ES frustrou de novo.

    Precisamos de uma nova bandeira: antecipação do BET (12 parcelas) em janeiro de 2013.

    Você mesma já explicou as possibilidades.

    Vamos também pedir o aumento em janeiro de 2013.

    Eles não pode esquecer de nós e talvez se habituem a ler o blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Como disse abaixo protestando com as mentes brilhantes que fazem injustiça contra nós e principalmente como eu com mais de 70 onde o tal fundo do pé na cova se eleva para 2,5%a.a.(de onde tiraram este parâmetro?)
    Por duas vezes sou prejudicado e muito de nós onde temos apenas um pecado viver sem problemas maiores depois do 70 há não ser este impedimento de ver reduzida suas prestação do ES, mas um dia a vingança chega pois muitos deles irão primeiro que nós

    ResponderExcluir
  20. Prezada Cecília,

    Esse ¨novo¨ Empréstimo Simples é um legítimo ¨cala boca¨...rsrsrs...
    Acho que está faltando colocar em prática a idéia de utilização dos recursos próprios capitalizados no Fundo para solver compromissos e melhorar a situação financeira!
    Acredito que se possa fazer mediante pedido judicial não?
    Abraços.

    ResponderExcluir

  21. UMA TOTAL FALTA DE REPRESENTATIVIDADE TANTO POR PARTE DA ANABB, AAFBB FABB E TANTAS OUTRAS. ENQUANTO A PREVI ARRISCA O PATRIMONIO DOS SOCIOS NA BOLSA, DA AOS APOSENTADOS UMA MIGALHA. É UMA VERGONHA DIZER QUE TEMOS REPRESENTANTES.



    JDO

    ResponderExcluir
  22. Governo do PT maldito, fui perseguido pelo regime por me taxarem de comunista (socialismo) tai o LULA. Mensalão e tudo mais e parece que o povo tem memoria curta, o HADAD (PT) e prefeito da maior cidade do pais. O povo e o verdadeiro culpado, nós somos culpados, paguemos por isso agora...

    ResponderExcluir
  23. A PREVI existe pra pagar benefícios. Querem empréstimos? Vão procurar uma financeira, hipotequem suas casas, ora bolas. Eu não preciso de empréstimos pois a vida inteira soube poupar. O gente chata sô!

    ResponderExcluir
  24. Pelo menos, algo de positivo acontece com a nova metodologia do Empréstimo Simples. Como foi definido que o teto do empréstimo será corrigido, anualmente, pelo INPC,acho que, ano que vem, não teremos a "novela do ES III"; evitaremos, também, a humilhação que, nos últimos dois anos, infligimos a nós mesmos, suplicando ao insensível diretor de plantão o aumento de algumas merrecas no empréstimo, na ilusão que solucionaria o problema do endividamento crônico, que só pode ser resolvido por medidas radicais.
    Se conseguirmos chegar a 2013, driblando o fim do calendário maia, e algum débil mental, em algum momento, postar um comentário contendo "ES 210/210", senhores administradores dos blogs, PELAMORDEDEUS, mandem esta sandice, imediatamente, para a lixeira, sem publicar, pois é um ato terrorista.
    O maior prejuízo que tivemos, com esta discussão estéril do ES, é que foram praticamente abandonados assuntos muito mais importantes aos nossos interesses, como a contestação judicial da resolução 26, a retirada do patrocinador e a melhoria dos benefícios, principalmente das pensões. Também houve caso de colegas que prejudicaram a própria saúde, na agonia da espera por uma decisão, bem como endividados que poderiam ter procurado outra solução para seus problemas.


    ResponderExcluir
  25. Para anonimo das 09:31:

    Acredito que novas contratações-renovações, serão permitidas a partir das 0 hora do dia 22.11.12.

    ResponderExcluir
  26. Para anonimo das 09:31:

    Acredito que novas contratações-renovações, serão permitidas a partir das 0 hora do dia 22.11.12.

    ResponderExcluir
  27. Cecília,

    O Banco está jogando pesado no reajuste dos limites dos empréstimos simples. Quem sabe nos devolve os nossos recursos do superávit surrupiados através de uma legislação encomendada, imoral e casuística. Assim ao invés de ficarmos implorando migalhas junto a PREVI até quitamos os ES!!
    Banco do Brasil Ruim Para Todos Aposentados e Pensionistas da PREVI!!!

    ResponderExcluir
  28. Eu de novo, Marcelino Maus.
    Nao preciso ser anonimo, porque me aposentei dia 23/10.
    Alias, que triste nao poder mostrar a cara.
    Penso que colegas anonimos estao na ativa e nao querem dar mais motivos para perseguicoes no ambiente de trabalho.
    O assunto ES ja esta (mal) resolvido.
    E hora de discutir a questao do Superavit que foi gerado pela ILEGALIDADE do Estatuto de 1997 que modificou o teto de 120% do SP, para 90% dos vencimentos, que ainda me parece menor que 90%.
    Porque o Ministerio Publico nao obriga a PREVI a cumprir a lei fazendo valer os Estatutos antes de 1997 ?

    ResponderExcluir
  29. Oi Cecilia obrigada pela atencao,nao tenho o ES-10 e nem o de curto prazo por isso nao entendo oque esta acontecendo.Nem por email eles souberam me dizer oque isso significa,somente que pra eles esta tudo normal.Se puder verificar pra mim eu agradeco.

    ResponderExcluir
  30. Apenas por curiosidade foi montada a tabela abaixo relativa a um empréstimo de R$120.000,00, na modalidade ES-170, variando o valor da prestação de acordo, imagino, com as novas regras que entrarão em vigor em 22.11.12. A faixa etária entre 62 e 74 anos é a mais significativa em termos do universo de aposentados do “PB-1”.
    62 anos
    108 meses – R$1.772,93
    63 anos
    107 meses – R$1.782,53
    64 anos
    106 meses – R$1.792,32
    65 anos
    105 meses – R$1.802,32
    66 anos
    104 meses – R$1.812,52
    67 anos
    103 meses – R$1.822,94
    68 anos
    102 meses – R$1.833,57
    69 anos
    101 meses – R$1.844,44
    70 anos
    100 meses – R$1.855,53
    71 anos
    099 meses – R$1.866,87
    72 anos
    098 meses – R$1.878,46
    73 anos
    097 meses – R$1.890,30
    74 anos
    096 meses – R$1.902,40

    ResponderExcluir
  31. O blog paralizou as 11:40 do dia 07.
    Ingerencia da Previ ?

    ResponderExcluir
  32. Os colegas que têm até 50 anos vão pagar pelo ES-120.000,00, em 120 meses, o valor inicial de R$1.671,26/mês

    ResponderExcluir
  33. Caro anônimo das 14:06h,

    Pois é, meu caro colega, eu concordo plenamente contigo, porém com o resultado da eleição da Anabb, muita gente achou que poderia disputar a Previ sem fazer grandes composições e foi isso que aconteceu. Com certeza, se a Chapa 1 se juntasse com qualquer uma das outras chapas, nós teríamos realmente gente que defenderia os interesses dos colegas.

    ResponderExcluir
  34. Caro colega anônimo das 10:04h,

    Todo o trabalho do blog sou eu quem faço e essa não é minha única atividade. Estou dando muitas aulas em turmas de MBA e, quem é professor sabe muito bem, que essa atividade dá muito trabalho e nem sempre poderei estar todo o tempo online. POr isso, é normal (e sempre foi), demorar um pouco para publicar os comentários e respondê-los em alguns dias. E é por isso que eu conto com a compreensão dos colegas.

    ResponderExcluir
  35. Cecília, aproveita então dá uma aulinha explicando aos colegas que a tal formula 171 não é bem assim, como montaram uma tabela num comentário anterior.A coisa é bem pior.

    ResponderExcluir
  36. Cecília minha cara, ainda não entendi o que aconteceu.
    Porque o Banco criou essa formula que divide por faixas etárias?
    Favorecimento aos da ativa que votam?
    Extermínio?
    Ou será porque algum iluminado dentre os aposentados é que sugeriu?
    Disse que o "BANCO CRIOU", porque quem manobra os cordéis e as marionetes é ele.O sistema anterior pelo que sei não prejudica a Previ.Por que a invenção? V. poderia dar sua opinião?

    ResponderExcluir
  37. Prezada Cecília,

    Abaixo, reproduzo consulta/sugestão que fiz para a PREVI, agora pouquinho.

    Ainda não recebi resposta, mas com certeza responderão.



    consulta à PREVI:



    Data: 8/11/2012
    Tipo: Solicitação

    Mensagem: Prezados Senhores,
    Correm alguns boatos de que a PREVI poderá adiantar 12 parcelas do BET no mês de Janeiro/13 (PB1), além de aplicar a antecipação do resjuste de junho para janeiro/13.
    Existem realmente essas possibilidades ?
    Estão sendo feitos estudos nesse sentido ?
    Como sugestão, qualquer que seja a resposta, o Diretor Marcel não poderia se manifestar a respeito ? Por favor, pelo menos retransmita essa minha solicitação a ele, enfatizando, volto a repetir, que qualquer que seja a resposta, pelo menos ela dissipará qualquer ansiedade que possa reinar em nosso meio, prejudicial até mesmo à saúde dos participantes.
    Que Deus os abençõe.
    Grato.

    Matrícula: 1823940
    Nome: CARLOS GASPARI
    E-mail: gaspari.carlos@ig.com.br



    Eu que faço parte do grupo de beneficiários que sempre lutou por melhores benefícios, tenho sentido que o pior de uma resposta negativa é

    a falta de uma resposta. Você que conhece bem melhor como funciona a nossa PREVI e provavelmente tem um bom contato com o nosso colega o

    Diretor Marcel, não poderia sugerir a ele que se manifeste oficialmente sobre se existe ou não essa possibilidade e, em caso negativo, se possível

    justifique tal posicionamento.



    Se nada for publicado ficaremos "curtindo" uma ansiedade desnecessária que tem causado mau à saúde de todos os participantes.

    ResponderExcluir
  38. Prezada Cecília, seria possível que a Previ divulgasse a simulação? mesmo bloqueada para contratação prevista para 22/11, sómente para nos aliviar no sentido de saber qual valor nos caberá, margem etc. pois, com o valor tão abaixo do esperado e os credores aguardando ...

    ResponderExcluir
  39. A fórmula do ES até que é bem construída, mas injusta. E como estamos falando de fundo previdenciário, temos que falar de Justiça. Sou da ativa, tenho 51 anos(aliás, li em outro blog que pretendem usar a nova fórmula ano a ano(51 anos, seria 119 meses; 52, 118 meses; 64, 95 meses...) até meados do ano que vem.
    Mas, penso que o que se deve torcer muito hoje em dia é por um novo superavit. Que certamente vai beneficiar mais a nós, da ativa. Mas, que pode também trazer algum alento aos mais velhos, por quem todos nós sentimos respeito.

    ResponderExcluir
  40. Caro colega anonimo das 14:49h,
    Eu sempre fui favorável a revisão do ES, inclusive postei no blog a proposta que encaminhamos a Anabb, que seria sem limite, já que existe a margem consignavel que limita o valor máximo que cada um poderia tirar. Da mesma forma, defendia um maior prazo. Isso não traria nenhum prejuízo a Previ.

    ResponderExcluir
  41. Colega Cecilia, vocês da Anabb e AAFBB não poderiam lutar junto a PREVI a respeito da Verba C820 ser retirada da margem consignavel ou incorporar a parcela BET na margem para ES(falam que vai encorporada em 2013). Visto que o novo ES 170 pouquissimos aposentados terão direito a renovação. Por favor, lute, reivindique essa solici~tação.

    ResponderExcluir
  42. Prezada Cecília,
    Você não é de ficar defendendo mundos e fundos para os aposentados.Por essa postura e por todo conhecimento que tem da Previ ao ler seu comentário de 23:57 ficamos mais indignados com o que está se passando na Previ para serem tão duros com os aposentados sem uma justificativa aceitável.Em contrapartida os aposentados estão se voltando contra a Previ (o número de ações judiciais é absurdo) como nunca fizeram antes.

    ResponderExcluir
  43. Caro colega anônimo das 14:09h,
    Depende do que você chama de mundos e fundos. Quem me conhece sabe que sempre lutei pelos colegas do Banco. Gostaria de saber o que você tem feito, já que nem se identificar você faz.
    Concordo contigo em relação a falta de sensibilidade da Previ com os aposentados. Os dirigentes eleitos não podiam ter traído a confiança dos aposentados, principalmente o diretor que acabou de ser eleito.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário