quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fundos de Pensão investem em Infraestrutura



Segue matéria que saiu na Exame sobre os investimentos dos fundos de pensão estatais em infraestrutura. Será que será mais um buraco sem fundo? Será que, mais uma vez, os fundos de pensão (Previ, Petros e Funcef) serão chamados para pagar a conta que o Governo não quer pagar?
Petros, Previ e Funcef deixam a dívida pública para comprar participações em projetos de infraestrutura antes da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016
Os principais fundos de pensão do país estão comprando fatias de até 25 por cento em empresas que atuam na construção de aeroportos, hidrelétricas e estradas
São Paulo - Os três maiores fundos de pensão do País estão liderando uma mudança nas carteiras de investimento. Eles deixam a dívida pública para comprar participações em projetos de infraestrutura antes da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
A Petros, Previ e Funcef, que juntos administram US$ 131 bilhões, estão comprando fatias de até 25 por cento em empresas que atuam na construção de hidrelétricas, estradas, linhas de transmissão e aeroportos, disse José de Souza Mendonça, presidente da Abrapp, Associação Brasileira de Previdência Privada.
A Abrapp está em negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para estimular fundos menores a fazerem investimentos similares, disse ele.
“Em vez de especular o mercado acionário, os grandes fundos estão participando diretamente nas empresas”, disse Mendonça em entrevista em São Paulo.
“Os investimentos em infraestrutura vão crescer naturalmente, mas fundos menores não têm recursos para comprar esse tipo de participação em empresas. Uma das coisas que estamos fazendo com o BNDES é ver como criar fundos de investimento em infraestrutura.”
Fundos de pensão, que detêm R$ 60 bilhões em títulos públicos que vencem em 2014, buscam outras alternativas de investimento após o Banco Central ter reduzido o juro básico para a mínima histórica de 7,25 por cento, disse Mendonça. O corte de 5,25 pontos percentuais da Selic desde agosto de 2011 foi o mais agressivo entre o Grupo dos 20. A taxa estava acima de 25 por cento há menos de 10 anos. (Exame.Com)

27 comentários:

  1. Ainda pergunta serà?
    É mais do que certeza.
    Reintegração de posse já.

    ResponderExcluir

  2. FOI ASSIM NA CONSTRUÇAO DE BRASILIA, DE FURNAS, E A MAIORIA DAS HIDROELETRICAS DO PAIS E TAMBEM PARA EMPRESTIMOS DE FILHOS DE PRESIDENTES.


    KADE AS ASSOCIAÇOES HEI HEI

    JOEO

    ResponderExcluir
  3. Pô! Coloquei um comentário mas no post anterior.
    Por favor dá uma olhada, dona Cecília.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Cecilia
    Eu acho uma boa porque significa que estamos um pouco da renda variavel e colocando em infraestrutura.O Brasil ainda tem muito o que crescer,não acha?

    ResponderExcluir
  5. Cláudio Roberto Almeida8 de novembro de 2012 às 18:48



    Cecília,

    Quem pode mais chora menos. É recorrente. Não há como resistir ao poder.

    Você sabe quanto resta do BET ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Por que será que a iniciativa privada não quer participar do negócio? Se fosse bom não ofereceriam (ofereceriam????) para a Previ. As diversas entidades representativas dos aposentados precisam ficar alertas. Senão vem o lobo mau e come a vovozinha. Celio Vilela

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, acho que precisamos deixar esse assunto de ES para lá. Fizemos muita pressão pelo 180/180 e olha o que conseguimos. Não adianta, eles não vão mudar. Temos assuntos mais importantes como a integralização do BET, aumento para janeiro e pensionistas. Chega de gastar energia com o ES. Celio Vilela

    ResponderExcluir
  8. Caro Cláudio,
    Em tese seria por mais um ano, porém segundo o acordo assinado com o Banco, o BET durará enquanto houver recursos no fundo previdencial, criado para o seu pagamento. Se o ano fechar superavitario, tudo bem, podemos até pensar em antecipação do BET, porém se o ano fechar com déficit, os recursos do BET serão utilizados para compor a reserva de contingência (25% da reserva matemática),

    ResponderExcluir
  9. Infraestrutura? de quem ,só se for do Governo.para nós deve ser mais um efefante.

    ResponderExcluir
  10. Que o Governo usará os Fundos de Pensão para investir disso tenhamos certeza que sim.

    Sabemos que os grandes investimentos tais como hidroelétricas, trens, e outros faz com que se IMOBILIZE o CAPITAL.
    No caso de uma HIDROELÉTRICA, qual sería o retorno, em relação ao capital imobilizado e lucros?

    ResponderExcluir
  11. D. Cecília,

    A exemplo do que fez D. Isa, presienta da FAABB, sobre o vergonhoso ES, não estaria na hora da Anabb, em defesa dos aposenados, também se manifestar?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Não seria por mais dois anos o Bet, caso balanço poisitivo?
    O acordo foi final de 2010; pagou-se l2 parcelas de uma só vez(retroativo a 2010).Aí foram creditadas 12 em 2011, 12 em 2012, somando então 3 anos (36 parcelas ) de crédito.
    Eram 5 anos(60 parcelas) menos 36 resulta 2 anos (24 parcelas).
    Confere?

    ResponderExcluir
  13. Meu caro, não devemos deixar o assunto empréstimo simples de lado não. Ainda dá tempo para algumas mudanças. Temos que pressionar o tempo todo. Este pessoal tem que saber o tamanho da insatisfação dos assistidos.
    Eh bom lembrar: a Cecília já havia nos avisado que esta diretoria de seguridade não iria fazer muita coisa por nós, os assistidos.

    ResponderExcluir
  14. Colega Cecília,
    Como todos sabemos Você sempre agiu pontualmente em defesa dos anseios e interesses dos aposentados e das pensionistas. Sempre que aqui estive - e não foram poucas as vezes -, por entender que é o fórum mais adequado para procura de soluções para os problemas mais prementes e angustiantes dos assistidos, fui tratado com cortesia e presteza. Num momento em que os blogs voltados para os interesses dos funcionários do BB fervilham em reclamações e lamentações sobre a nova configuração do ES-Previ, francamente não posso deixar de retornar a esse assunto. Gostaria que fosse analisada a possibilidade de a Anabb interceder junto à Previ em favor de melhorias nas modalidades do ES disponibilizadas pela diretoria de seguridade, tal qual já foi feito por colegas aposentados, do quilate de um José Aristophanes Pereira, e até mesmo a Faabb, na pessoa de sua presidenta Da. Isa Musa de Noronha. Vale registrar que trabalhos semelhantes estão sendo feitos também pelos colegas Medeiros e Ari Zanella. À vista do exposto peço que Você seja nossa porta-voz e leve esse pleito de melhorias no ES-170 para , se possível de imediato, discussão na diretoria da Anabb. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  15. Tem gente que vai passar o Natal e Final de Ano com o bolso bem gordo.....imagina quanta comissão não está rolando......por isso vai continuar assim, a Previ sangrando......até .........

    ResponderExcluir
  16. Sra.,

    O Sr. Marcel falou a seu respeito,dito no blog do Ari(segundo o Ari).
    Pode esclarecer?
    Abraço de um Vovô que precisa de ES.

    ResponderExcluir
  17. Caro colega anÕnimo das 09:01h,

    Eu gostaria de lembrá-los que o atual Presidente e Vice-Presidente Financeiro da Anabb apoiaram a chapa do Sindicato, responsável pela mudança. Infelizmente, eles fizeram exatamente o que eu disse para vocês em outro comentário. Estão rezando a cartilha de Machiavel - fazendo as maldades no início de mandato e, perto das eleições, soltam uma bondade, assim o pessoal esquece as maldades.

    ResponderExcluir
  18. Caro colega anônimo das 09:30h,

    Você tem total razão. Desculpem minha falha. O que foi prometido e acordado com os associados é que o BET seria pago até 2014, porém o acordo firmado entre os dirigentes eleitos e indicados na Previ, bem como os participantes da mesa de negociação (incluindo o Sr. Marcel que na época fazia parte da mesa de negociação), foi que o BET seria pago até que existissem recursos no fundo previdencial, criado para esse fim. Com o pagamento dos colegas pré-67, de responsabilidade do BB, porém que ainda está sendo retirado desse fundo tanto para pagar os colegas, como para transferir o mesmo valor para o BB, é pouco provável que os recursos do fundo sejam suficientes para cumprir o acordo com os associados, ou seja, ser pago até 2014. Segundo alguns cálculos, caso a Previ não apresente resultado deficitário, os recursos só dariam para pagar o BET até 2013. A questão é que ninguém mais toca nesse assunto. Por que os nossos dirigentes eleitos não explicam como andam as negociações com o BB para pagar essa conta, que é dele? Com o resultado do Banco, divulgado ontem, como o Governo tem maioria dentro da Previ, dificilmente ele arcará com essa conta. Novamente vamos assistir sentados o Banco se apropriando de recursos da Previ e ainda vem dizer que a queda no resultado é culpa da Previ... É mole???? Onde estão nossas entidades representativas? Onde está a Anabb? Cuidando do operacional? Perseguindo o Valmir? Chegou a hora de acabar com essa postura de "grande vingador", arregaçar as mangas e cumprir a missão da entidade, que é defender os interesses dos associados. Isso sim será mostrar serviço.

    ResponderExcluir
  19. Caro Jorge,

    Eu fiz tudo que estava ao meu alcance para que a Anabb comprasse essa briga. Se você pesquisar os posts anteriores, verificará que eu pautei o Conselho Deliberativo da Anabb, o qual faço parte; pautei junto com os demais colegas do grupo assessor sobre Previdência, propostas para que a diretoria defendesse junto a Previ, porém tenho minhas dúvidas se algo foi feito. Como falei anteriormente, vamos lembrar que o atual Presidente e Vice-Presidente Financeiro da Anabb são do mesmo grupo do Sr. Marcel, eleito recentemente para a Diretoria de Seguridade.
    Eu tinha quase certeza que eles não mudariam muito as regras do ES, porém jamais imaginaria que eles piorariam o ES, que eles adotariam uma postura discriminatória e excludente. Onde está a solidariedade do plano?
    Pois é, meu caro, e o pior é que não temos ninguém lá dentro que possa nos defender. Está tudo dominado e é muito fácil aprovar qualquer alteração e/ou qualquer proposta.
    Eu estou muito preocupada com o futuro, com a ânsia do Governo nos investimentos em infraestrutura, da ingerência do governo no nosso fundo, na ganância do Banco por recursos para melhorar seu balanço, enfim, problemas muito piores do que este que estamos vivendo agora. É preciso que estejamos juntos, pois como já dizia o ditado: "a união faz a força". Nós precisamos nos mobilizar para que não vivamos novamente os pesadelos de dilapidação do nosso patrimônio e, para isso, precisamos pressionar nossas entidades representativas, pois elas são importantes nessa luta.

    ResponderExcluir
  20. Caro colega anônimo das 15:13h,

    Eu não tinha lido o comentário do blog do colega Ari, o qual reproduzo abaixo:

    "Pedi-lhe, mais uma vez, que antecipasse o BET pois a ex-diretora Cecília teria dito que era uma questão de vontade política. Respondeu-me:
    "Por que a ex-diretora, que participou do Acordo de 2010, não o fez quando estava a seu alcance? Agora quer que os outros façam um alteração no acordo já sacramentado?"
    O diretor tem bons argumentos."

    Eu gostaria de informar ao colega Ari Zanella, o qual respeito muito, que é muito fácil jogar a culpa nos outros, principalmente quando há incompetência no jogo. Eu sai da Previ no final de maio de 2010, logo, não participei das negociações nem do acordo do BET. Lembrando também que a Diretoria de Seguridade é a área responsável em apresentar propostas de revisão do plano e dos benefícios. E volto a afirmar que não há o menor problema de antecipar parcelas do BET, o único empecilho seria não haver superávit ou o Banco não querer, pois vamos lembrar que hoje na Previ está tudo na mão do Governo e do Banco.

    ResponderExcluir
  21. A ANABB, para quem não sabe/não se lembra, foi criada exclusivamente para defender o BB, não os funcionários. Portanto meus amigos esperar alguma coisa dessa entidade é melhor sentar.... Façam como eu, estou me desfiliando. Pagar para alguém que não me defende é colocar o lobo para cuidar das minhas ovelhas.

    ResponderExcluir
  22. Colega Cecília,
    No seu comentário de 09.11.12, às 19:32 hs, mais acima, Você finalizou dizendo: “ Nós precisamos nos mobilizar para que não vivamos novamente os pesadelos de dilapidação do nosso patrimônio e, para isso, precisamos pressionar nossas entidades representativas, pois elas são importantes nessa luta”. Quer-nos parecer, s.m.j., pelo comportamento até agora adotado, que a Anabb está se recusando a participar dessa luta. Ou será que eu estou errado?

    ResponderExcluir
  23. Cecilia, a Anabb anda muito desacreditada, portanto seria interessante ela se empenhar em conseguir uma melhora no ES/170,junto à Previ, uma vez que a tempo ainda para alterações, e o ES anunciado descontentou a todos.

    ResponderExcluir
  24. É tão simples, todo munda DESVINCULA da ANABB, que há muito nos abandonou ou melhor nunca esteve do nosso lado.Vamos trilhar caminhos seguros ainda é tempo, se a Cecília está do nosso lado e critica a ANABB é porque a coisa é séria, vamos seguir quem nos abre o caminho.

    ResponderExcluir
  25. Caro colega anonimo das 11:36h,
    Permita-me discordar de você. Eu não acredito que se desfiliar da Anabb resolve alguma coisa. Acho importante termos uma entidade forte que nos represente defendendo nossos interesses. Se a Anabb não está cumprindo seu papel, temos que cobrar isso dela, não sair da luta. Na minha opinião, a atual gestão da Anabb está muito preocupada em caçar o Valmir e isso eu acho que não leva a nada. Focar também só no operacional também não é um bom caminho. Se eles quiserem, poderão ajudar muito os associados. Eu volto a repetir: o atual Presidente e Vice-presidente Financeiro pertencem ao mesmo grupo dos atuais dirigentes eleitos da Previ, há uma Conselheira Deliberativa eleita - Celia - que é dirigente da AAFBB do Rio, logo, são entidades que podem E DEVEM buscar formas de defender os interesses dos associados. Não adianta ficar só discutindo "retirada de patrocínio". Tem outras coisas muito mais sérias acontecendo e não estou vendo nenhuma atuação, nem explicação sobre essas questões.
    Precisamos cobrar que essas entidades que apoiaram dirigentes eleitos exijam transparência, não só no discurso para ganhar votos, mas na prática.

    ResponderExcluir
  26. Eu de novo, Marcelino Maus.

    Cara Cecilia:
    Ate´ agora ninguem comentou a questao
    das ILEGALIDADES que o BB impos na
    PREVI (porque e´Patrocinador):
    Estatuto de 24/12/97 que subtrai do direito a beneficio de 120% para 90% dos vencimentos brutos;
    Discriminação dos funcionarios admitidos a partir de 1998;
    Alguem duvida que a votação/aprovação dos Estatutos de 1997 foi fraudade pelo BB ?
    Se Diretores Executivos do BB ganmam mais de R$100.000,00 para cometer atrocidades contra funcis e gerentes de agencias, nao se articulam para comprar apoio a chapa da Previ que lhe interessa?
    Quem auditou as eleições eletronicas da PREVI ?
    A chapa eleita era a favorita do BB?

    ResponderExcluir
  27. A entidade é FORTE em razão do número de associados a ANABB cresceu muito, criou fama e agora deita na cama e cospe no prato que comeu, quando começou era outra coisa, poderemos muito bem migrar em massa para outra que nos apoia e não ficar contribuindo sem retribuição , infelizmente a nossa moeda de troca é nossa filiação.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário