segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Novidades da semana PREVI

Caros colegas,

Nós tivemos na semana que terminou, apesar do feriado, várias novas notícias. Primeiro, foi a aprovação pelo Conselho Deliberativo da Previ da antecipação do reajuste dos benefícios dos aposentados para janeiro e a incorporação da gratificação semestral a partir de fevereiro de 2012, porém essa aprovação (????) ainda dependerá do Banco do Brasil (????), do DEST, vinculado ao Ministério do Planejamento; Ministério da Fazenda, PREVIC... É mole? Quer dizer, ainda não foi aprovado. Vamos lembrar que houve várias propostas aprovadas pela Previ no passado e quando chegaram nos Ministérios foram bloqueadas.

Na minha opinião, essa era a hora de fazer a "prometida e acordada" revisão do plano 1, que caiu no esquecimento de todos. No acordo firmado na última distribuição do superávit, onde foi aprovado o BET, também foi aprovado que o grupo discutiria a revisão do plano no prazo de 6 meses. Veio a discussão do teto de benefício (que era a moeda de troca), que também caiu no esquecimento (hoje não há teto para cálculo do benefício de quem se aposenta).

Outra pérola que apareceu esta semana foi a resposta do atual Diretor de Seguridade para a carta enviada pela Anabb, que reproduziu a proposta do Grupo Assessor o qual participo e que divulguei neste blog, carta assinada no dia 30.10 e o novo parâmetro para o ES foi aprovado no dia 06.11. A carta com a resposta do atual diretor, como algumas respostas da área aos associados, simplesmente não responde nada. Apenas cumpre tabela. Se eu fosse diretor da área teria vergonha de assinar. No primeiro parágrafo dá a impressão de que quem redigiu o documento não leu a carta assinada pelo Presidente da Anabb. No segundo parágrafo, simplesmente coloca a culpa na longevidade dos aposentados para aumentar o prazo do ES. E, finalmente, fala o óbvio, que é preciso gerir com responsabilidade o Fundo de Quitação por Morte (FQM). Só esse fundo é que precisa de tanta responsabilidade. Que tal também terem essa responsabilidade nos outros negócios?

Bom, os novos parâmetros estão aí e será difícil modificá-los. Espero, sinceramente, que as entidades que estão brigando na justiça contra a discriminação criada nessa mudança saiam vitoriosas.

Previ responde sobre proposta de alteração no Empréstimo Simples

O Grupo de Assessoramento Temático (GAT) da ANABB sobre Previdência e Aposentadoria (Previ Plano 1) propôs mudanças no prazo e no limite estabelecido pela Previ para a concessão do Empréstimo Simples.

No texto, eles expuseram os motivos que embasaram a proposta: “EMPRÉSTIMO SIMPLES - Consideramos que as operações de Empréstimo Simples hoje em dia são as mais rentáveis para a PREVI e também por se tratar de um investimento de risco zero, sugerimos que a ANABB proponha à Previ a extinção do teto, hoje em R$ 110.000,00, de sorte que o valor do Empréstimo Simples que cada um possa contrair seja na exata medida de sua capacidade de pagamento (margem consignável). Sugerimos que se proponha a extensão do número de parcelas a 180 e a segmentação em três ou mais faixas de cobrança de taxa para a composição do Fundo de Quitação Por Morte. Ademais, o limite legal (15%) permitido para as operações com participantes está longe de ser alcançado. Por isso, não há impedimentos legais para que essa revisão seja feita."

A ANABB encaminhou a proposta do GAT à Previ, que respondeu, por intermédio do diretor de Seguridade, Marcel. Barros, com as considerações que norteiam a concessão do empréstimo, para justificar o porquê que a proposta do GAT não poderia ser acatada. Mesmo assim, o dirigente da Previ afirmou que “as propostas recebidas dos Associados e Entidades de Representação são bem vindas e sempre avaliadas com especial atenção por esta Diretoria no sentido de melhor atender a todos”.
Clique aqui para ler à integra da proposta feita pela ANABB, e aqui para ver a resposta da Previ.
Fonte: www.anabb.org.br

64 comentários:

  1. QUADRILHAS CIBERNÉTICAS, BANDIDOS VIRTUAIS

    Sempre achei que a internet é terra de ninguém, verdadeiro faroeste cheio de bandidos, isto também se aplica aos terminais bancários e comerciais, onde são processadas vendas com o uso de cartões.
    Dia 7 passado, às 12:05 hs., recebi mensagem, no celular, que às 12:04 hs., havia sido efetuada compra, em meu cartão de crédito, no valor de R$ 510,00; era fraude. Liguei para a central de atendimento do Banco, e às 12:13 hs., o cartão estava cancelado. No intervalo de 12:20 ás 13:00 hs., foram feitas mais 3 tentativas de transações, num total de R$ 3.700,00, frustradas graças ao pronto cancelamento do cartão. Isto só foi possível graças ao serviço que o Banco oferece, que informa, via celular, instantâneamente, qualquer transação, na conta corrente, de valores acima de R$ 30,00. A compra de R$ 510,00 sequer apareceu em meu extrato, foi estornada no mesmo dia. O cadastramento, para quem não tem isenção de tarifas, custa R$ 3,50/mês; não me perguntem como meu cartão foi clonado, não faço a menor idéia.
    Posso ler o pensamento de alguns: “não vou me incomodar cadastrando minhas contas, qualquer fraude o banco me paga”. Isto foi verdade até pouco tempo atrás, os bancos pagavam sem discutir, mas, ao que parece, está havendo uma mudança de postura. Amigo meu, que faz todas suas transações bancárias de casa, teve seu computador invadido por hackers, que roubaram suas senhas, e lhe causaram prejuízo de R$ 37.000,00. Seu banco(não é o BB) está “enrolando” para ressarci-lo; o caso foi parar na justiça e o juiz está examinando pedido do banco para que seja feita perícia no computador, para estabelecer se o roubo de seus dados não se deu devido a descuido seu; meu amigo está com medo que o banco não lhe pague, se a perícia concluir que foi negligência de sua parte, ele costumava abrir todos os e-mails que recebia, sem qualquer precaução.






    ResponderExcluir
  2. Cara Cecília,
    Li em algum lugar que a incorporação da gratificação semestral será apenas pro pessoal da ativa. Por que será? Quando me aposentei, minha grat. semestral não foi incorporada ao meu benefício.

    ResponderExcluir
  3. Cara Cecília,

    Quando me aposentei, a gratificação semestral não foi incorporada ao meu benefício. Li, em algum lugar, que somente os da ativa terão esse direito a partir de agora. O que você sabe a respeito?

    ResponderExcluir
  4. Cecília, pergunto sobre o fato de ser citado o início de gratificação semestral a partir de fevereiro. Ninguém tem comentado esse assunto, mas ele consta na nota da Previ.

    ResponderExcluir
  5. REAJUSTE JANEIRO E INCORPORAÇÃO DA GS - Evidentemente estas duas vão ser implantadas logo logo. Porque - porque é do interesse do BB.
    Se fosse para beneficiar os aposentados ai a história é outra - ia ser muito analisada para ver como piorar a proposta já normalmente muito ruim - tipo BET - isso não existe - Beneficio Especial temporário - é só maluco para inventar um negócio desse.

    ResponderExcluir
  6. D. Cecilia,
    O que é incorporação da gratificação semestral?

    Soube que isso é só para o pessoal da ativa.

    Se não interessa aos aposentados, por que está sendo informado pela Previ?

    ResponderExcluir
  7. Caros colegas,
    A incorporação da GS só servirá para quem está na ativa. Para os aposentados, eles deram a esmola da antecipação do reajuste e ainda aprovaram a discriminação dos mais idosos. Com certeza, a incorporação da GS será implementada rapidamente, pois é interesse do Banco e não vai custar nada para ele. Quero saber se isso foi aprovado para o Plano Previ Futuro. Duvido, pois lá o Banco teria que arcar com a contribuição nesse novo patamar. É muito fácil fazer caridade com o chapéu alheio. E os dirigentes eleitos estão calados....

    ResponderExcluir
  8. Prezada Cecília Garcez e demais colegas,

    Uma sugestão que poderia ser levada a sério para a questão das operações de Empréstimo Simples (ES) seria a de extinção do seu valor-teto e regulação deste pela capacidade de pagamento de cada um (margem consignável 30% do espelho).
    Para os colegas com determinada idade ou mais (talvez a partir de 70 anos), criaria-se um instrumento de garantia que previsse a amortização dos empréstimos, em caso de falecimento do contratante, através da dedução dos valores dos seguros que cada um mantém na CAPEC, em substituição à taxa cobrada para o Fundo de Quitação por Morte (FQM).
    Para os demais participantes este instrumento de garantia não seria exigido mas em contrapartida se manteria a cobrança da taxa para o FQM.
    Quanto ao prazo, 12 anos (144 meses) seria um prazo fixo bastante razoável. E para os que atingissem a idade estabelecida da Tábua AT-2000 adotada pela PREVI em seus cálculos atuariais (que se não me falha a memória é de expectativa de vida até os 85 anos), tal prazo se reduziria para 10 anos (120 meses).
    Esta seria uma fórmula interessante para ambas as partes, principalmente para os colegas com idade igual ou superior a 70 anos, e para a PREVI, que adquiriria uma garantia de operação com retorno certo.
    Salvo melhor juízo.

    ResponderExcluir
  9. Cecília,
    Até onde eu sei, o pessoal do plano Previ Futuro não tem (ou pelo menos não tinha. Saí do banco em 2007) gratificação, não tem os 5 abonos, não tem Licença-prêmio, nem PAS.

    ResponderExcluir
  10. Provavelmente, o reajuste de jan/2013 será ref. a julho/12 a dez/12. Aposto que sim!

    ResponderExcluir
  11. EM TEMPO: o pessoal do previ futuro conquistou alguns itens; só não sei quais.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega anônimo das 18:40h,
    Quando interessa ao Banco, eles mudam rapidamente o regulamento do plano. Essa medida só vai beneficiar o pessoal da ativa, pois os demais se aposentaram com as regras que valiam na época. Os eleitos não podiam aceitar uma mudança no regulamento ao que interessa somente a um grupo. Nada contra a melhorar o beneficio de quem não se aposentou, mas não poderia ser dessa forma.
    Todos os funcionários da ativa tem um valor separado no seu espelho em relação à gratificação semestral que antes era recebida por todos os funcionários. Quando acabaram com o beneficio, na década de 70, lançaram em uma rubrica separada, em função do direito adquirido dos funcionários, porém esses valores nunca valeram para calculo do beneficio, o que passará a valer a partir de 2013.

    ResponderExcluir
  13. Olá Marylu,
    Você tem total razão. Os colegas do Previ Futuro, que entraram a partir de 98, não tem direito a essa gratificação, porém foi proposta de campanha que os valores recebidos da PLR, também fossem considerados para efeito de calculo. Como o plano 2 é um plano de contribuicao definida, essa consideração seria muito importante para o cálculo do beneficio futuro.
    Grata pela observação. O número de pessoas que serão contempladas com essa medida não é muito grande, pois a maioria dos colegas do plano 1 já se aposentou.

    ResponderExcluir
  14. Colega anonimo das 19:04h,
    Será exatamente esse o calculo proporcional do reajuste de Janeiro. Só receberemos a variação do índice cheia em Janeiro de 2014.

    ResponderExcluir
  15. De que adianta tantas Entidades, tantos Grupos de pessoas altamente gabaritadas no que diz respeito à vida longa através de pesquisas alimentares, sem tabagismo,sem sal, sem gordura, sem perder noites de sono; buscas de plantas, amêndoas, castanhas, óleos, verduras, legumes, frutas, tudo para que se tenha uma vida longa e saudável, castilha através da qual a Cassi também reza, mas parece que é tudo demagogia. Vida longa para a Previ e Cassi é demasiadamente proibido. Elas estão implementando regras nas quais os velhos que estão dentro de seus cercados de arames farpadas têm data limite de viver sob pena de darem prezuízos. Artigo tal, parágrafo tal, item tal, alínea (*) regidos nos estatutos da Previ e da Cassi dizem que elementos de seus Corpos de Associados terão que morrer, ou serem expulsos incontinenti ao completarem 85 anos de idade. Isso é uma sacanagem muito grande. Falta de respeito ao Sagrado Direito dos Idosos. Se os elementos Cabeças que estão sempre dando sugestões, palpites em altas demonstrações de seus conhecimentos, usassem essa sabedoria, esse conhecimento em prol de si e de seus colegas menos abastados, todos sairiam ganhando ao final. Sim, porque os que ainda não chegaram aos 85, logo estarão lá e uma vez lá é que irão sentir o peso da discriminação, cujas lágrimas, para si mesmos serão lágrimas de ccrocodilos.

    Por fim, apoio plenamente as pessoas que entraram com Ações contra tais discriminaçõpes. Tais Ações, percebe-se, à distância, não foram impetradas com intuito de prejudicar, em si, Entidades, mas para que seja reparados os danos que essas discrinações vis provocam, sob todos os aspectos, quem efeitos delas sofrem. É isso.

    ResponderExcluir
  16. Cecília,

    Está chegando a hora dos ¨Protegidos Dirigentes¨ se aposentarem e agora ficam arrumando a ¨toque de caixa¨ casuísmos para melhorarem os seus benefícios! BB no momento é uma empresa ¨podre¨ e ¨doente¨...!!!Obrigado por divulgar.

    ResponderExcluir
  17. E ai onde está o benefício que muitos queriam para mudar prá janeiro, fazendo até constar de promessa de campanha.Infelizmente o que devemos lutar é por melhoria em nossos benefícios que a cada dia vão sendo devorados por esta maldita política .Duvido que a Cassi, capec e tantas e tantas outras reajustem suas contribuições com esta indecência de indice e utilizado para nós. vejam os índices de deputados, vereadores, prefeitos, etc etc .É de dar nojo e lógico sentirmos vergonha de nós mesmos.Outra coisa cecília, se prá os da ativa, sempre eles, chega a incorporação da GS onde o BB ou a Previ foram tirar recursos.Não entra em minha cabeça incorporar sem tirar recursos de algum lugar, na certo do Previ 1

    ResponderExcluir

  18. A PREVI SO CONHECE O JUDICIARIO, PARA ELA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS SAO MERAS FIGURAS CONTRIBUTIVAS.
    ORA, A GRATIFICAÇAO SEMESTRAL TEM QUE SER DADA SEM DISCRIMINAÇAO, AI DONA CECILIA, A ANABB E AAFB DEVERIAM APARECER.

    JOEL

    ResponderExcluir
  19. Pagar o ES com a Capec? Substituir o FQPM pela garantia da Capec,é o mesmo que a formula do Valentim para os idosos.Prejuizo para as viuvas.Continuam dando sugestões...

    ResponderExcluir
  20. Cecília,
    Parece que a PREVI é especialista em repetir a história, pois está sempre privilegiando alguns em detrimento de outros. Se somente o pessoal da ativa terá direito à incorporação da gratificação, isso não está ferindo o princípio de isonomia? INACEITÁVEL!

    ResponderExcluir
  21. Prezada Cecília e demais colegas,

    Com relação à aprovação pelo Conselho Deliberativo da PREVI e encaminhamento necessário para também a aprovarem os órgãos que a controlam de fato, de inclusão da Cláusula 23ª do Acordo Aditivo entre BB e Contraf-Cut, em seu Regulamento de Planos de Benefícios. Aproveitaram também esta necessidade para incluírem a alteração da data de reajuste de nossos benefícios para o mês de janeiro.

    Eis a Cláusula:

    CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA: VERBA GRATIFICAÇÃO SEMESTRAL – INCORPORAÇÃO
    Na vigência deste Acordo Coletivo de Trabalho, e somente a partir do mês de fevereiro de 2013, a verba Gratificação Semestral será incorporada a todas as verbas sobre as quais tenha incidência na data de início de vigência do presente instrumento, conforme relação anexada a este instrumento, na forma dos normativos internos.
    Parágrafo Primeiro – A incorporação de que trata a presente Cláusula implica a imediata extinção da verba Gratificação Semestral.
    Parágrafo Segundo – A incorporação da verba Gratificação Semestral referida nesta Cláusula visa exclusivamente a simplificação da folha de pagamento, e não configura qualquer prejuízo ou redução salarial aos funcionários.

    Link para consulta:
    http://www.bancariosrio.org.br/convencao1_coletiva.php (Banco do Brasil-Acordo Aditivo)

    Outra informação que foi captada na REDE-SOS de autoria do colega Antônio Elias e que dizem respeito a perda de direitos dos novos funcionários (admitidos após acordo de 1997), reproduzo abaixo:

    “Os funcionários que ingressaram após 1998, no novo quadro, não fazem jus a gratificação semestral que já estava sendo paga junta com a folha de salário mensal. O BB colocou em extinção o PCS anterior e criou um nova grade slarial, com valores e promoções menores.
    Foi criado inclusive um novo VP - Vencimento Padro. O VP dos antigos foi desdobrado em dois valores: VP dos novos + VCP valor em caráter pessoal.”

    Um fraterno abraço a todos.

    ResponderExcluir
  22. Nunca li tanta gente falando besteira. A incorporação da gratificação semestral foi conquistada em dissídio pelo pessoal da ativa. Para ser implantada e pesar no salario de participação é preciso mudar no Regulamento do Plano um dos artigos. Só isso. Eta gente que não sabe nem onde tem o nariz....

    ResponderExcluir
  23. OUTRA DECISÃO DISCRIMINATÓRIA CONTRA OS APOSENTADOS do BB

    Essa questão de incorporar a Gratificação Semestral só para os da ativa é mais um ato discriminatório. Vale lembrar que muitos dos que decidiram para que fosse assim, ainda estão na ativa e acharam um meio de beneficiar a si próprios. Nós aposentados só somos lembrados quando precisam de nossos votos. Depois...by,by bobitos!!!

    As seguidas mudanças nos estatutos de Previ criaram uma infinidade de alternativas e maneiras de nos enganar e prejudicar.

    Para cada ano existe um cálculo diferente de aposentadoria, infelizmente.

    Tá uma bagunça total no maior Plano de Previdência Privada da América Latna.

    ResponderExcluir
  24. Cecília, gostei seu jeito franco de fazer oposição. Vejo que você não critica soh por criticar. Precisamos de você forte. Penso que este blog eh um excelente canal de comunicação entre nós, assistidos, e o que de fato acontece lá dentro da Previ.

    Gostaria que você batesse mais forte em relação a nova metologia do Empréstimo simples, se isto for possível!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Conclamo a todos que ao invés de ficar lendo so blogs de fofocas,, passem a ler as normas que regem Previ, as leis, regulamentos. O colega ai tem razão, tem gente que nem sabe onde tem o nariz Essa questão ai da incorporação da Gratificação é evidencia mesmo que nossos colegas adoram mesmo é ver as fofocas nos blogs preto ou do zanella

    ResponderExcluir
  26. Colegas,

    De novo sugestões de discriminar por idade.
    Parem com issso , por favor.
    Somos todos iguais a não ser pela margem copnsignável, por valores de aposentadoria.
    Sugestões equivocadas atrapalham a vida da gente.

    PAREM COM ISSO! POR FAVOR !

    Saudações aos de bom senso.

    ResponderExcluir
  27. Caros Colegas,
    Para que nao tenham mais uma preocupaçao na vida, a gratificaçao semestral é incorporada quando do calculo do SRB (Salario Real de Beneficio), que é a media artimetica simples dos 36 ultimos salarios de participacao, cfe. art.24 do Estatuto da PREVI. Estranho nao saberem disso.

    ResponderExcluir
  28. Prezada Cecília,
    Também quero elogiar a sua forma de fazer oposição como o colegas acima porque você justifica com argumentos lógicos e equilibrados e não ofende ninguém.E também não faz o tipo morde e assopra com ninguém.

    ResponderExcluir
  29. Com todo respeito ao grande colega Juarez Barboza, discordo de vincular o seguro Capec com empr. simples. o FQM já é um seguro que paga-se ,no meu caso há mais de 35 anos.EE a CAPEC, tambem pelo mesmo prazo, nada mais é que a viúva-viúvo, amenize as contas e no caso faça um lastro para a redução do seu benefício que cai de 100 para 60%.

    ResponderExcluir
  30. Cecilia, você anda meio sumida do blog. Sei que é difícil remar contra a corrente e ainda ver nossos eleitos jogarem para o adversário mas, não desanime não. Você, o Medeiros, o Ari e outros mais são figuras essenciais. Obrigado. Celio Vilela

    ResponderExcluir
  31. Quitar o empréstimo simples com o seguro de vida???Alem de receber apenas 60%, a pensionista vai ficar sem o seguro de vida, que dá um suporte financeiro em momento dificil.O empréstimo simples nós sabemos como funciona, mesmo aumentando o valor,o que é recebido é consumido rapidamente e logo vira apenas dívida.

    ResponderExcluir
  32. D. Cecilia,

    Está explicado: a incorporação só é para o pessoal da ativa.

    MAS POR QUE ESSA INFORMAÇÃO ESTÁ SENDO DADA PELA PREVI E REPASSADA PELOS BLOGS DO PESSOAL APOSENTADO?

    NÃO DEVERIA SER DADA PELO BB ATRAVÉS DO SISBB?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Prezada Cecilia,
    Sou colega da ativa e já em condições de aposentadoria pela Previ. Gostaria de esclarecer que na minha simulação de aposentadoria pela Previ (a qual venho fazendo ha anos) sempre consta no calculo a GS. Portanto não vai haver nenhum aumento de beneficio, apenas vai mudar a forma de apresentação do calculo, que segundo o BB e Previ seria para simplificação e melhor entendimento.

    ResponderExcluir
  34. Caro Célio,
    Não estou ausente do blog não. Estou sempre respondendo os comentários e escrevendo, porém, as vezes, deixo os colegas se interagirem mais. Acho muito importante que isso aconteça, pois esse espaço é de todos nos. Eu apenas coordeno.

    Caro Admir,
    Como foi uma mudança no regulamento do Plabo 1, a Previ teve que divulgar.

    ResponderExcluir
  35. Também discordo totalmente de colocar o seguro Capec como garantia do ES que já tem o seu seguro.Melhor sugestão seria aumentar o seguro do ES.

    ResponderExcluir
  36. Dona Cecília, bom dia, poderia, se estiver ao seu alcance, me dá uma palinha do porque a previ fez essa sacanagem, de só dá conhecimento ao pessoal da tabela da nova modalidade do ES somente no dia de se contratar? Naquela data, com crteza, o sistema vai está abarrotado levando muita gente a chamar Jesus de Genésio. A previ adora ver a velharada estressada, ela sabe que quanto mais estressá-los será positivo pra ela (ou pro banco) e demasiadamente negativo pros velhos.

    Se a previ tivesse antecipado a tabela, amanhã, 22, o pessoal tão somente entraria para fazer/refazer a contratação, pois já estaria pre-elaborado de onde se encaixaria. Santo Deus!

    ResponderExcluir
  37. Bartolomeu Rodrigues Oliveira21 de novembro de 2012 às 11:46

    Colegas,
    Não consigo "enxergar" qual a vantagem em antecipar o reajuste para janeiro... certamente existe "terceiras intenções" por conta desta medida...
    Bartolomeu R Oliveira

    ResponderExcluir
  38. EMPRÉSTIMO SIMPLES

    Alguém poderia, C/URGÊNCIA(ainda hoje), fazer uma solicitação à PREVI, para que EXCLUÍSSE da margem consignável, excepcionalmente na próxima renovação que acontecerá a partir de amanhã(22.11.2012), a mensalidade da CASSI.

    Para a próxima(daqui 6 meses) voltaria a computar normalmente.
    Claro que, possivelmente, ficaria negativa, mas como temos alguma expectativa de INCORPORAÇÃO DO BET em Jan/2013, se compensaria de alguma forma.

    Quem comenta???


    ResponderExcluir

  39. Eh blogueiros eu, asim que estivere homologado o GS, vou ingressar judicialmente, ateh porque o BB pode fazer dar gratificaçao, mais envolver a PREVI isso nao.

    Vejamos BB tem o seu CGC, a Previ o seu, porque a PREVI se envolve para ajudar os ATIVA, eu nao tenho nada contra a GS, mais tem que ser para todos que contribuiram para a PREVI I.



    joel

    ResponderExcluir
  40. Esse negócio de quitar o EMPRÉSTIMO SIMPLES com o dinheiro do Pecúlio é a mais nova aberração posta nos blogs. Quando ingressei no Banco, há muitos anos atrás o valor do pecúlio era suficiente para comprar uma mansão. Hoje não dá nem para adquirir o terreno. ME DÁ PENA DAS PENSIONISTAS!!!!Tenho uma irmã pensionista que se encontra doente com depressão profunda em virtude de sua situação financeira precária.

    ResponderExcluir
  41. Sou contra quitar o esmpréstimo simples com o seguro CAPEC, é mais um sacrifício para nossas sofridas pensionistas.
    Salvo melhor falta de juízo.

    ResponderExcluir
  42. Cara Cecília,

    Muitos aposentados da Previ estão em situação financeira difícil há muito tempo. Como pode que nenhum dos dirigentes da Previ se sensebilize para conceder-nos um aumento real nos benefícios, corrigindo essas barbáries?
    É triste pensar que os dirigentes só valorizam o status que o cargo lhes oferece e que só não nos repassam um aumento real nos benefícios para que o balanço possa apresentar melhores resultados. Para eles, o importante sempre foi apresentar ótimos resultados para demonstrar boa capacidade administrativa. Enquanto isso tenho que viver com cinco salários mínimos mensais, quando sempre contribuía para obter pelo menos dez salários mínimos mensais, quando me aposentadasse.
    De que adiantou fazer tantas horas extras na Creai, trabalhar em postos avançados em localidades interioranas, ser caixa executivo durante 12 anos, comissionado por 8anos, se na hora da aposentadoria, mais precisamente 1 ano antes, me colocaram de posto efetivo em um CESEC e depois em outro, sabendo que esses centros de processamento estavam fechando um após o outro?

    É muito revoltante!!!

    ResponderExcluir
  43. Boa noite!
    Desejo saber se existe alguma possibilidade de aumentar o limite do empréstimo simples para o Previ Futuro. Nosso empréstimo é parcelado em até 60 meses. Se a Previ aumentasse este prazo, poderíamos ter um valor maior para emprestar. De toda forma, como ainda é um plano novo, acredito que o problema esteja no percentual permitido por lei para este tipo de transação.
    Para os funcionários, é melhor emprestar da Previ, pois a taxa é boa e isso ajuda em nossos projetos de vida.
    Eu, por exemplo, uso o ES da Previ para fazer tratamento para engravidar. Sei de colegas que usaram para reformar casa, ajuda na compra de um imóvel etc.
    Existe algum estudo sobre alterações do ES para o Previ Futuro em andamento?
    Sua xará Cecília

    ResponderExcluir
  44. Prezada Cecília e demais colegas,

    Nossa luta para aumentar o percentual de 60% para no mínimo 80% continua. Inclusive nas propostas de campanha da Chapa dos recentemente eleitos nossos representantes na Previ esta é uma de suas promessas.
    Ao formular esta sugestão de garantia do ES pela CAPEC, não trabalhei com a hipótese de que os colegas de idade acima de 70 anos vão morrer logo e o seguro CAPEC vai sumir – nada disso.
    Nos dias atuais, com os avanços da medicina, com a maior preocupação de todos em se preservarem e com os programas para a terceira idade de recondicionamento físico, muita gente vai ultrapassar um século de existência e muitos colegas passarão dos 85 anos em boas condições físicas e mentais, e que portanto, terão prazo para quitarem estes empréstimos em vida e não mexerem no seguro da CAPEC.
    Se nada for feito, em breve, com o andar da carruagem, os colegas destas faixas etárias serão proibidos de contrairem empréstimos, pois para quem empresta é fundamental uma garantia real de que vão receber o retorno esperado.
    Muitos inclusive são partidários de usufruir do seguro CAPEC vivos e ao lado de suas queridas famíias. Podem ter certeza disso.
    De qualquer forma, é apenas uma simples sugestão e que se fosse concretizada, só os interessados fariam uso do ES nestas condições. Ninguém seria obrigado a se inserir neste contexto.
    É o que penso, e sempre destacando – SALVO MELHOR JUÍZO.
    Um fraterno abraço a todos.

    ResponderExcluir
  45. Cecilia,
    Voce que é uma mulher atuante e inteligente poderia nos dizer se realmente vale a pena uma AAPPREVI deixar de ser o que é para se transformar numa pequena Anabb, com seds, funcion´rios e salários para seus dirigentes? Vale a pena?
    É ´so um apergunta. Não devaria cada uma associação fazer a sua parte? A parte que lhe cabe? Estou assustado. Mais uma associação, com sedes luxuosas e funcionários mils vai nos levar aonde? Nós nunca saimos do mesmo lugar com tudo que temos.
    Saúde amiga

    Duarte de Niterói

    ResponderExcluir
  46. Joel e demais colegas aposentados que estão querendo a"INCORPORAÇÃO DA GRATIFICAÇAO SEMESTRAL".
    Ei! Acordem, em que mundo voces estão?
    NÓs APOSENTADOS JÁAAA recebemos com
    a incorporação da Gratificação.
    Sim senhores!
    Aposentei-me em 2002 e conferi meus cálculos até de ponta cabeça.
    Só vão incorporar para simplificar
    o espelho.
    Parem de falar besteiras, abobrinhas, por favor.

    ResponderExcluir
  47. Oi Cecília,
    Bom dia!
    Hoje é que estamos vendo realmente a realidade do ES tudo nos conforme...quem pode reclamar? temos culpa de vc não ter slário que lhe dê margem consignável? O ES de agora foi feito pra burgues...como burgues tem altos salários...não precisa de ES...ES é uma operação descatável dos lucros da PREVI...Qdo meu esposo era vivo ele fazia questão que eu fosse refinada...ele achava bonito mulher refinada...para fazer um comentário a moda dele eu diria só tem inteligente nessa PREVI...mais como hojeeu me sinto uma maria lavadeira descendo o morro vou falar GATUNOS!!!...a quem isso beneficia???

    ResponderExcluir
  48. Eu não acho ruim que os colegas da ativa recebam seus benefícios eu acho ruim é que tirem os nossos direitos ou as nossas prerrogativas...é um engodo geral...eles colocam tudo vc só não pode usar...é igual nobre falido...
    hoje eu tenho menos limite utilisável do ES do que no ano passado. Toda EMPRESA que se preza possui mecanismos que garantam os riscos da morte...cabe aos dirigentes encontrar esses mecanismos sem prejuizos de ninguém...NOJENTOS!!!









    ResponderExcluir
  49. Querido Juarez,

    Não insista, fica pior ainda ter que arrumar justificativas, absurdas, para um grande equívoco.
    Abraço

    ResponderExcluir
  50. Colegas,
    Essa discussão sobre idade é inócua. A PREVI foi formada com o patrimônio de todos Vocês e está aí não só para pagar seus benefícios: aposentadorias, pensões e pecúlios, mas também e principalmente oferecer toda a proteção social que necessitam. E de antemão todos sabíamos que seria já numa idade acima de cinquenta, sessenta, setenta, oitenta anos ou mais. E isso tudo estava e está previsto no seu cálculo atuarial. Estão havendo sobras que o Banco Pior Para Todos Aposentados e Pensionistas da PREVI está embolsando, por enquanto na sua contabilidade, com a reprovação de toda sociedade, exceto daqueles que se beneficiam direta ou indiretamente. Já houve censura ao Banco de organismos internacionais de supervisão bancária sobre o assunto. Aduzindo o comentário sobre o ES, além da página da PREVI estar inoperante na maior parte do tempo, não consegue atualizar sem parar o sistema, parece que os acessos não são muitos...rsrsrsrs...afinal ninguém ¨pega¨ o ES, que além da limitação de idade, ainda tem o Fundo de Quitação por Morte, uma dupla garantia e discriminação para quem é o verdadeiro dono do capital. Parece que é para sobrar mais para o Banco!!!!
    Uma vergonha nacional,pois a PREVI está longe de atingir o limite global imposto pelas legislação como prudente para preservação de seus capitais. Se a moda pega no futuro não teremos mais ES, e vamos viver do quê se o superávit é abocanhado indevidamente por quem deveria estar contribuindo, e os proventos com todas alterações havidas no passado (parcela PREVI e outras) estão se mostrando insuficientes. Restabeleçam o que é devido e não queremos mais o famigerado empréstimo simples, que agora de simples não tem nada!
    Obrigado por divulgar.

    ResponderExcluir
  51. Quem faz o seguro Capec está pensando em morrer deixando um pouco a mais aos seus familiares.Quem tem família se preocupa muito com a situação em que ela ficará após sua morte.Gostaria muito poder aumentar esse valor e não de usar em meu próprio proveito.De qualquer forma a condição de colocar esse seguro como garantia do ES seria OPCIONAL de acordo com o colega.Caso contrário acho um verdadeiro absurdo.

    ResponderExcluir
  52. Juarez, descupe-me se estiver errada mas não concordo,pois como eu a maioria já pagou FQM suficiente para cobrir o ES , portanto os que quitam o ES e não morrem pgam por ele, por outro lado os que morrem muito velhos nem deixam pensao e a PREVI fica "livre" do benefício, onde está essa contabilidade negativa que vces tanto falam prá não emprestar aos velhos? A PREVI não é banco não deve se comparar a eles , prá mim tá tudo errado.

    ResponderExcluir
  53. Cara Cecília, Parabéns pelo seu blog é muito objetivo não perde tempo, sua postura demonstra segurança e conhecimento, porisso venho pedir-lhe para orientar os endividados para não sairem por aí piorando a situação, é o meu caso, diante da despresível tabela do ES que excluiu os mais velhos , me sinto totalmente desorientado, preciso com urgência saber o que é melhor: Desvinculo o inss ? entro na justiça pelos 30%? passo a receber por ORPAG? busco ajuda da GERAT?corro para a CEF e faço um aporte? ligo para a cooperforte?para o PAS? francamente é deseperador e a PREVI nos deixou esperando pelo ES em banho maria.

    ResponderExcluir
  54. Como havia comentado neste blog, a previ adora realmente stressar os velhos aposentados. Manteve em segredo até o último instante, sob 7 chaves a tabela dessa nova modalidade do es e, de cara, já de entrada expós um erro um erro que até pode não ser grave, mas é um erro. Na folha de rosto do ES no site continua constando 2011, 22/11/2011. Agora, grave mesmo é o erro que apresenta a tabela que indica os valores que cada um pode tomar. Tal tabela diz que para se tomar um empréstimo de 17 mil reais precisa da disponibilidade de MC de R$ 231,13, eu disponho de margem da ordem de R$ 238,53, mas o sistema só me permite contratar 16 mil reais. Se esse erro for persistente a todos os tomadores de empréstimo, equivale dizer que o stress será geral e, com certeza, a maioria não vai esperar um conserto por parte da previ, isto é, vai contratar o empréstimo, mesmo com erro, e o que é pior, a menor.

    Acho que a previ já previa esses problemas, ou melhor, já sabia de sua existência, e se nada fez para consertá-lo, foi porque sabia, tmabém, do stress que isso causaria na rapaziada aposentada. Com certeza, depois de todo esse reboliço inicial, ela irá fazer o balanço do que foi pro, pois contra nada existe.

    Por fim, e agora, o que fazer? Como disse, disponho de MC que dá para contratar 17 mil reais, mas o sistema, por erro, acredito, só permite fazer transação de 16 mil reais. Devo mais de 14 mil e quinhento reais que, abatidos, sobrarão aí, na faixa de de l350 reais mais ou menos. Já tentei desesperadamente contatar a previ por telefone e não consegui. Não bastasse esse tipo de falhas na previ, ela não trabalha com Empreendedorismo sério e muito menos com Gestão de qualidade. Com certeza já perdi o prazo para o dia 26. Anjo de Deus!

    ResponderExcluir
  55. Conforme se esperava, a liberação do novo ES tumultuou o site da Previ. Estou tentando desde as 9 da manhã e nada... Isso demonstra como estão lascadas as finanças do funcionalismo da ativa e aposentados...

    ResponderExcluir
  56. Cara xará Cecília,
    Atualmente teria pouco espaço para aumentar o limite do ES para o Previ Futuro em função do patrimônio e o número cada vez maior de participantes do plano, porém em relação ao prazo não teria nenhum óbice, pois os problemas que eles alegam no PLano 1 (longevidade dos aposentados) não acontece ainda no plano de vocês, pois trata-se de um plano novo e na fase de captação. A única barreira está mais ligada ao limite legal (15%) com operações com participantes, incluindo o ES e o Empréstimo Imobiliário.
    Na minha opinião, se houvesse algum estudo para melhorar o ES para o Previ Futuro teria sido divulgado junto com a revisão do ES do Plano 1. Estudos sempre existem, porém desconheço qualquer proposta formal de melhoria significativa para o plano de vocês e existem vários pontos que precisam ser revisados, não só o ES.

    ResponderExcluir
  57. Caro Duarte,

    Eu acho que não é o caminho. Eu acredito que o melhor é fortalecer as entidades que já existem. Para que mais entidades com maiores despesas? Precisamos nos juntar para ficarmos mais fortes. "Todos juntos somos fortes"... Essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  58. Cecília,

    Obrigada por me responder.

    um abraço!!!!

    Cecília Maciel

    ResponderExcluir
  59. D. Cecíia,

    De forma grosseira, comparo essa multiplicidade de associações com a diversidade de partidos políticos.

    Nas eleições, todos são oposição ao governo. Depois, todos se escondem covardemente quando o assunto é defender direitos do povo/aposentados.

    No nosso caso, com todo respeito, mas somente algumas raras exceções não se acovardam.

    Pois bem, sobre a questão de se criar mais entidades para nos representar, bem que poderia ser contra SE a principal entidade, ANABB, estivesse nos defendendo.

    Mas como fica também em cima do muro, essa grandeza dela em nada nos favorece.

    Aliás, acho até que as demais associações foram criadas justamente por que a pioneira ANABB, omitiu-se em defender seus filiados.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  60. Leopoldo Cordeiro -

    Cecília por favor me explique esse negócio de pagar o emprestimo simples com o Seguro de vida... isso é boatonnão é
    ?

    Por favor me explique o que sabe sobre isso.

    E tbm sobre a possibilidade de incorporação do BET aos nossos pobres benefícios.

    Grato, Leopoldo.

    ResponderExcluir
  61. Caro Leopoldo,

    Esse boato não tem fundamento. Seguro de vida tem suas regras próprias, não pode ser utilizado para quitar dívidas. Só para casos de falecimento ou invalidez.
    Em relação à incorporação do BET, primeiro de tudo é preciso que a Previ tenha superávit, mas pelo que está circulando na rádio corredor, o Diretor eleito recentemente está defendendo a utilização do superávit para reduzir a taxa atuarial, alegando que a norma exige. Vamos analisar a norma e verificar se isso realmente confere. A incorporação do BET requer recursos do superávit (que não são poucos). Vamos ver se o pessoal eleito recentemente vai cumprir a proposta de campanha.

    ResponderExcluir
  62. Cecília,


    Grato pela resp.


    abraços, Leopoldo Cordeeiro.

    ResponderExcluir
  63. Amiga Cecília,

    A Previ divulgou o seu balancete até o mês outubro/12. Como são números complexos e elevados. Peço para você analisá-los e dar-nos uma posição sobre as verbas ali explicitadas. O que represente este balancete no fechamento de dezembro/12. SÉ sobre a possibilidade da incorporação do BET, o que você tem a informar-nos. Há possibilidade da incorporação para utilização de futuros superavites.


    obrigado

    alves4701900

    ResponderExcluir
  64. Caro Alves,

    FArei isso. Grata pela sugestão.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário