sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

E a discussão do teto não termina...

Segue matéria que saiu hoje no site da Anabb sobre o assunto, com os links para acessar a carta feita pelo Conselheiro Deliberativo eleito da Previ e Conselheiro Deliberativo da Anabb, William Bento e da carta enviada pela Anabb ao Presidente do BB, Sr. Aldemir Bendine, em maio de 2011.

http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=4&codPagina=42697   (carta aberta ao Presidente do BB)

http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=4&codPagina=42645   (consulta protocolada na PREVIC)



Sexta-feira, 20/01/2012 - 12h58m



BB mantém decisão sobre texto previdenciário para estatutários

Conforme informações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o Banco do Brasil decidiu por suprimir o teto remuneratório de benefícios para os estatutários, ou seja, não existe hoje nenhum teto que sirva de cálculo para o benefício máximo a ser pago pela Previ.


O assunto foi provocado pela presidente da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (FAABB) e conselheira da ANABB, Isa Musa, que encaminhou correspondência para a presidente do Brasil, Dilma Roussef.


Em ofício remetido para a FAABB, o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), do MPOG, informou que o Banco do Brasil reviu seu posicionamento de fixar um teto – nunca implantado – e aprovou a sua supressão. O ofício do DEST informa ainda que o Banco avaliou que a adoção do teto remuneratório para efeito de contribuição e de recebimento de aposentadoria por parte da Previ, seria discriminatório aos participantes do plano que exercessem cargos estatutários.

O Dest complementa que o assunto continua em pauta e será discutido pelos Ministérios da Previdência e da Fazenda, que ainda não se manifestaram conclusivamente sobre o assunto.


Para a conselheira da ANABB, Isa musa, uma das sugestões é que o Banco crie um plano de previdência privada para os altos executivos. “O objetivo é cobrir a diferença, sem onerar a Previ. Caso isso não aconteça, o que resta às entidades e à Previc é buscar os caminhos legais”.


Em maio de 2011, a ANABB encaminhou carta aberta para o presidente do BB, Aldemir Bendine. O documento evocava a sensibilidade e a responsabilidade do presidente do Banco, para intervir junto aos indicados na Previ no sentido de exigir a rigorosa observância do cumprimento do teto de contribuição aos ocupantes de cargos estatutários no BB e na Previ. “A definição de teto no valor da maior remuneração da carreira administrativa com base no NRF especial (27.140,00) foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em 2008”, destacou o conselheiro eleito da Previ e conselheiro da ANABB, William Bento.


No mesmo período, a ANABB protocolou na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), consulta e pedido de fiscalização sobre o cumprimento do teto de contribuição e, em consequência, da fixação do benefício máximo a ser pago pela Previ.


Entenda o assunto

Desde a decisão de que os cargos de presidente, vice-presidentes e diretores do Banco do Brasil passariam a ser estatutários, com remuneração não prevista no Plano de Cargos e Salários, mas sim definido pelo Conselho de Administração do Banco, que os diretores e conselheiros eleitos pelos funcionários na Previ veem se preocupando com a definição de um teto de remuneração (e consequentemente de contribuição), para efeito de comprometimento do valor da aposentadoria dos funcionários que vierem a exercer esses cargos.


Atualmente, um funcionário da ativa, não estatutário, pode receber benefícios da Previ de no máximo 90% da NRF especial, cujo valor hoje é de R$ 27.140,00. Consequentemente, o maior benefício a ser pago pela Previ tem como base de cálculo este valor. Vale lembrar que o teto de contribuição à Previ é de 90% da remuneração do funcionário.


O Banco do Brasil chegou a sugerir que esse teto fosse fixado no valor de 3 vezes essa remuneração (R$ 81.420,00). No entanto, em função da pressão de diversas entidades, a Direção do Banco, em 2008, definiu o teto no valor da maior remuneração da carreira administrativa com NRF especial. Apesar de aprovado, o teto nunca foi implementado.


Fonte: Agência ANABB

21 comentários:

  1. Colega Cecília,

    Tenho visitado outros Blogs, e o assunto predominate é a possibilidade da renegociação da dívida contraída junto ao BB.

    As principais dúvidas são :

    se a renegociação é extensiva aos aposentados;

    e se alcança a dívida vincenda.

    Se possível, esclareça essas dúvidas junto ao BB, e informe aos seus colegas e eleitores.

    Muito grato,

    Francisco José

    ResponderExcluir
  2. D. Cecília,

    Esse assunto sobre teto do pessoal de nível de diretoria só interessa a umas duas ou três dezenas de pessoas.

    Por que a senhora não ocupa esse precioso espaço para tratar do Realinhamento do plano 1, que interessa a dezenas de milhares de aposentados cujos votos lhes foram confiados?

    Respeitosamente

    ResponderExcluir
  3. Poderiam publicar uma tabela dos benefícios pagos pelo Plano 1, por faixa de valores ? e por faixa etária ?

    Não acredito que o maior valor pago em benefício seja o de R$ 27.140,00, dentro do Plano 1...!
    Vejam o "Renda Certa"....Alguns ganharam mais de R$ 1 milhão..-Como puderam elaborar esta indecência !)

    Com a palavra, nossos representantes!

    Não aceitamos que "estatutários-diretores do BB" contribuem por parcos anos com valores acima do teto de R$ 27.140,00, objetivando benefícios de "ATÉ R$ 81 mil".
    Que comprem seu Brasilprev, é lógico!

    ResponderExcluir
  4. Cecília, permita-me retornar ao assunto sobre o BET, mas vi um comentário sobre o BET na internet e me estarreceu a ingenuidade nossa e dos nossos negociadores. Vamos trabalhar com valores fictícios para melhor entender. E me corrija se eu estiver errado, por favor. Suponhamos que a parcela Previ esteja em R$ 2.000,00 e também que um funcionário da ativa tenha um salário de R$ 5.000,00. Com o advento do BET este funcionário passou a contabilizar R$ 1.000,00 (20% de R$ 5.000) de BET por mês. Então este funcionário se aposenta. Passa a receber os mesmos R$ 5.000,00 de salário (hoje basicamente isso ocorre), contudo a aposentadoria se constituirá de R$ 2.000,00 (INSS) e R$ 3.000,00 da Previ. O que eu gostaria de chamar atenção é para o valor do BET, que na ativa correspondia a R$ 1.000 e agora, aposentado, passou para R$ 600 (20% sobre R$ 3.000-valor pago pela Previ). Estou errado ou isso de fato está ocorrendo? A pergunta que não quer calar: A Previ existe para os ativos ou para os aposentados? Celio Vilela

    ResponderExcluir
  5. Caro Celio,

    Realmente isso pode estar acontecendo, pois o BET é calculado com base no salário recebido.

    ResponderExcluir
  6. Caro colega anônimo (09:15h),

    A questão é que o Banco só aceita negociar o realinhamento do Plano 1 se a questão do teto ou a inexistência dele seja aprovada.

    ResponderExcluir
  7. Colega anônimo das 11:46h),

    Eu não tenho mais acesso a essas informações que você está solicitando. A Previ informa em seu site, porém de forma ampla e não segregada por faixa etária.

    Eu concordo plenamente contigo em relação aos estatutários. Eu também acho que o BB poderia proporcionar aos seus estatutários um BrasilPrev dos valores acima do teto do maior salário do BB. Ou mesmo, no Plano 1 há uma prerrogativa de se ter contribuições adicionais. O Plano 1 prevê essa modalidade, seria como se tivesse um plano de contribuição definida dentro do plano 1, onde as contribuições serão responsáveis pelo valor acumulado e não haveria mistura com os recursos da parte de benefício definido do plano.

    ResponderExcluir
  8. Cecília, voltando ao assunto BET, então como o valor médio do INSS está na faixa de R$ 2.300,00, isso quer dizer que cada funcionário da ativa está contabilizando de BET cerca de R$ 460,00 a mais do que cada aposentado. Isso é justo? Será que ninguém atentou para isto? O pessoal da ativa além de receber PLR, ajuda alimentação, cesta alimentação, plano dentário ainda recebem, a mais, cerca de R$ 460,00 de BET. Belos otários foram nossos negociadores e nós ao aprovarmos o acordo. Não dá para fazer nada? Celio Vilela

    ResponderExcluir
  9. Prezada colega Cecília

    Sobre o comentário do colega Fran -
    cisco José, feito dia 20/01, as ...
    23:18 h .

    Um assunto de enorme importância
    para incontáveis assistidos da PRE-
    VI, tomadores de empréstimos no
    Banco do Brasil.

    Há divergências de interpretações
    entre os responsáveis pelos normativos e as agências.(para não
    falar em má vontade) .

    Peço que vc. advogue esta causa
    para esclarecimento aos seus
    companheiros aposentados do BB.

    E que as diretorias pertinentes
    emitam normativos dizendo com
    letras garrafais que podemos ser
    contemplados com o rescalonamento.

    Mas é preciso ser instrução exclu-
    siva para não abusar dos neurônios
    dos administradores das agências.

    ResponderExcluir
  10. D. Cecília,

    Sobre o questionamento do colega Célio, sua resposta vai ficar só
    no "Realmente isso pode estar acontecendo!!!?"

    Não seria mais interessante tomar uma atitude mais séria, a altura do seu cargo, comunicando ao colega vossa posição e providências a serem tomadas?

    Respeitosamente.

    ResponderExcluir
  11. Caro anônimo 21 janeiro, 09:15 hs.
    É lógico que devemos continuar lutando pelo realinhamento, apenas acho que também devemos nos preocupar com outros assuntos, como este do teto de benefícios. Se ninguém protesta, é a velha história: levam os anéis, e depois vão querer os dedos, e o resto.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega anônimo (12:16h),

    Eu não tenho como responder ao colega, pois não sei se isso estaria acontecendo. O ponto levantado está em minhas anotações para verificação. Eu acredito que o senhor também deveria adotar uma postura mais séria e se identificar ao invés de se esconder atrás do anonimato. É muito fácil falar, criticar, jogar pedras... O que você faz para agregar aos colegas???

    ResponderExcluir
  13. É impressionante as respostas que ouvimos e/ou recebemos quando se trata de REVISAO DO TETO. " O BB nao aceita negociar sem a inexistencia do TETO ". Perdoe-me pelos meus comentários mas, a impressão que te mos é inexistencia de pulso firme por parte de associações e representantes dos ativos e aposentados, ou não é necessário essas entidades para a nossa defesa.

    ResponderExcluir
  14. E quando vão ter resposta para a questão do teto Cecília?Existe alguma previsão para o parcer do DEST, e da PREVIC?Porque se for fato consumado, não adianta ficar batendo na tecla.É melhor arrancar a revisão dos benef´cicios do que continuar como está, o banco colocando a PREVI para pagar o teto de 81.000 e nós sem termos nenhum benefício.

    Att,

    Paulo Segundo.Viçosa-MG

    ResponderExcluir
  15. Caro Paulo Segundo, 23 janeiro, 20:47 hs.
    O problema, no momento, para conseguirmos uma nova vantagem, é que o superávit está zerado, não há recursos para que nos seja concedido qualquer novo benefício, podemos apenas torcer para que o pagamento do BET continue, além de que o Banco já afirmou que nada mais será concedido se ele não levar a metade.
    Agora, se eles conseguirem enfiar pela nossa garganta a elevação do teto para R$ 81.000,00, este será pago mesmo sem provisão, nas reservas, para sua concessão, e eles vão se lixar para a inexistência de superávit.

    ResponderExcluir
  16. Cara Cecília, agradeço por anotar meu questionamento sobre o BET e verificar sua ocorrência junto a Previ. Já não vejo como correto disponibilizar recursos da Previ para o pessoal da ativa, pois eles tem outras compensações com PLR, ticket alimentação, cesta alimentação, plano odontológico e programa diferenciado de renegociação de dívidas. Agora eles serem tratados de forma privilegiada no tocante a repartição do BET é um verdadeiro atentado aos aposentados. Cecília, sou associado da Anabb desde a sua criação. Ela não foi criada para caso como este? Se não me engano ela participou da negociação do BET. Você não estava lá, eu sei, mas pode tentar fazer alguma coisa para corrigir esta injustiça. Lute para que o BET incida sobre o salário bruto dos ativos (já ocorre) e dos aposentados. Vai reduzir o tempo de pagamento do BET, mas justiça será feita. Obrigado. Celio Vilela

    ResponderExcluir
  17. Caro colega anônimo (22:33h),

    Pode ter certeza que já estamos discutindo esta questão na diretoria da Anabb, inclusive estaremos trabalhando em uma matéria bem esclarecedora sobre o assunto para que os colegas saibam todos os pontos de vista.

    ResponderExcluir
  18. Cecília,

    Meu Deus onde stamos nem mais lembram de nós aposentados. Parabéns aposentados e sofredores e esperançosos do Prei1.

    Hah. a Previ lembrou-se de nós.

    ResponderExcluir
  19. Cecilia,
    Por gentileza, explique, se o BB retira o teto para aposentadoria isto significa que os diretores se aposentarão com os salarios que receberem, que pode ser sem limite?
    Não dê ouvidos a quem não se interessa por esse assunto e continue informando por favor, pois ao contrário do que o anonimo falou ele é muito importante tendo em vista que se ocorrer o que eles querem, poderá não haver mais valores a serem realinhados para os aposentados do plano 1.

    ResponderExcluir
  20. Caro Domini,

    Eu tinha preparado um post para publicar ontem, porém foi um dia carregado de reuniões e acabei me envolvendo com as demandas da área de Comunicação e não publiquei. Quero pedir milhões de desculpas aos colegas... mas saibam que o carinho que tenho pelos colegas não está demonstrado em apenas um dia - do aposentado, e sim em todos os dias.

    ResponderExcluir
  21. Cara Antonia,

    Concordo completamente contigo. É lógico que nem todos os assuntos vão interessar a todos, porém é importante que discutamos todos os pontos polêmicos que estão na pauta do dia.

    Na verdade, na Previ nunca houve teto para cálculo do benefício. Foi aprovado o teto de R$ 27.000,00 em 2008, porém nunca foi implementado porque a PREVIC demorou muito para aprovar e, quando finalmente deu o "de acordo", o Banco desistiu da proposta em função dos riscos jurídicos que estavam envolvidos em se ter um teto de valor inferior aos salários dos funcionários que ocupavam cargos estatutários, que resolveu retirar a proposta e deixar como está no regulamento, ou seja, sem teto.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário