segunda-feira, 27 de junho de 2011

Novo Estatuto Previ

A Previ divulgou o novo estatuto que, na verdade, não houve nenhuma mudança significativa, apenas de redação e excluindo itens transitórios. Infelizmente não se avançou em medidas que todos os associados esperavam. Não houve o fim do voto de minerva, nem a volta da consulta ao corpo social. Tudo continua igual... nada mudou...

Conheça o novo estatuto

Desde 13/6, está em vigor novo estatuto da PREVI, aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Previc. As principais alterações ocorreram nos seguintes artigos:
- 22, inciso XI; e 38, inciso XIII - transferência da competência do Conselho Deliberativo para a Diretoria Executiva no que se refere à escolha de diretores de empresas com 100% de participação PREVI;
- 52; e 53-caput - regras para definição de quorum nas reuniões do Conselho Fiscal e designação do seu presidente; e
- 88 - exclusão do antigo parágrafo único. Esse artigo passa a ser o 85.
Foram excluídos do texto, ainda, os antigos artigos 85, 86 e 87 que tratavam das disposições transitórias paras as Eleições PREVI 2006.
Fonte: www.previ.com.br

6 comentários:

  1. Cecília, você não vai falar nada sobre o escândalo na Anabb? Você é de dentro e deve saber muita coisa, não?

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília,
    Já que, relativamente ao estatuto, está tudo como dantes no quartel de Abrantes, peço informar se Você tem conhecimento de alguma nova alteração no produto ES-Previ. Estão circulando nas comunidades frequentadas pelos aposentados e as pensionistas notícias que dão conta de possível realinhamento até o final de 2011.

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília,
    O colega JC Ferrari aborda mais acima um assunto bastante delicado e do interesse de inúmeros associados. Entendo que Você não tem obrigação de tocar nessa matéria, que deveria estar sendo esmiuçada publicamente pelo presidente da Anabb dada a gravidade das denúncias. Mas entendo também que Você tem uma quantidade significativa de seguidores e, em consideração a eles, poderia se pronunciar para, quem sabe, proporcionar um pouco de tranquilidade a todos aqueles que aplicaram suas economias nos seguros da Anabb. Valeu?

    ResponderExcluir
  4. Caro JC,
    Eu não me pronunciei sobre o que está acontecendo na Anabb em função de entender que existe um viés oportunista por ser ano de eleições na entidade e também pelas eleições da Previ no ano que vem. Não posso negar que existem alguns problemas para serem resolvidos, porém nada de fraudulento ou que foi feito fora das regras existentes.
    Nós, do Conselho Deliberativo, já solicitamos manifestação do Conselho Fiscal sobre as denúncias que têm sido divulgadas nos grupos na internet, porém, até o momento, nada foi comprovado de ilegal com a Associação.
    Entrar nessa discussão "barata" de agressões e busca por "escândalos" não faz parte do meu perfil, por isso não irei me manifestar até que a própria Anabb se manifeste. Como Conselheira tenho cumprido meu papel de buscar respostas e soluções.
    Eu faço parte do Conselho Deliberativo, que se reúne a cada três meses e, por isso, não acompanhamos a Associação na sua rotina diária. Tivemos duas reuniões onde esses assuntos foram tratados e discutidos e serão mais ainda na próxima reunião de agosto. Como eu disse, até o momento, nada foi comprovado, pelo contrário - a comprovação é que as denúncias não tem procedência e a impressão que fica é que a briga é muito pessoal.

    ResponderExcluir
  5. Será que o realinhamento do ES saí até o final de ano?

    ResponderExcluir
  6. Caro colega,

    Pelo que fiquei sabendo, não há consenso entre os diretores para aprovação de um novo limite e novo prazo. Parece que só atualizarão o limite pela variação do INPC.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário