segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

INSS - Revisão de benefício

Revisão para aposentado de 88 a 91

O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se aposentou entre 5 de outubro de 1988 e 5 de abril de 1991 e hoje ganha mais de R$ 1.500 pode conseguir, na Justiça, um aumento de até 168,76% no benefício. Os cálculos foram feitos pelo advogado previdenciário Daisson Portanova, do escritório Gueller, Portanova e Vidutto Sociedade de Advogados.
O benefício desses segurados foi concedido durante o período chamado de buraco negro, época em que o INSS não aplicou corretamente a correção inflacionária sobre as contribuições dos trabalhadores. Em 1991, a lei 8.213 mandou a Previdência corrigir o erro --e conceder, no posto, a revisão do buraco negro.
Entretanto, a correção desses benefícios ficou limitada ao teto previdenciário (valor máximo pago pela Previdência). Os valores que ficaram acima do teto foram descartados pelo INSS e não entraram na conta do benefício. Alguns juízes entendem que esse valor descartado pode ser reincorporado à aposentadoria. (Ana Magalhães - Agora S.Paulo-29.01)

Lembrando que o teto do INSS está atualmente em R$ 3.691,57.

13 comentários:

  1. Mas nesse caso, se conseguirmos na justiça esse aumento, não iria alterar nosso vencimento, não é mesmo? Já que a PREVI neste caso diminuiria o valor do complemento pago. Estou certo ou não?

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília,
    Sinceramente não sei dizer agora, 18:32hs de 31.01.11, o que poderá acontecer primeiro: se o crédito do superávit ou a estréia do Ronaldinho Gaúcho na quarta-feira, 02.02, lá no Engenhão contra o Nova-Iguaçu. De qualquer forma são duas boas notícias para todos aqueles que integram a comunidade de aposentados e pensionistas do “PB-1”, em especial os desportistas. Você arriscaria um palpite colega Cecília?

    ResponderExcluir
  3. olá Cecilia,
    voce tem alguma noticia a respeito da revisão de beneficios de 1998 a 2003????

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    Está rolando na internet, nos sites frequentados pela comunidade de aposentados e pensionistas, uma informação dando conta de que, mesmo que a Previc aprove o regulamento ainda esta semana, o crédito só se dará no dia 20, junto com a fopag de fevereiro. Essa determinação está sendo atribuída ao Sr. Diretor de Seguridade José Sasseron que, caso verdadeira, mais uma vez demonstrará a sua total falta de sintonia para com as necessidades & ansiedades dos associados do “PB-1”. Como hoje, terça-feira, há reunião de diretoria na Previ, agradeceria se Você pudesse nos informar o que vier a se oferecer a respeito. A propósito, o Sr. Diretor de Seguridade tem esse poder todo para, caso seja verdadeira a notícia, fazer esse tipo de determinação? Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.
    E.T. – E aí, tá ligado! 2012 está se aproximando. Além das Olimpíadas em Londres vão haver eleições na Previ. Será escolhido(a) um(a) novo (a) ocupante para a diretoria de seguridade.

    ResponderExcluir
  5. Caro Jorge,

    É bem provável que a comemoração da vitória do Mengão aconteça antes. Eu espero que a final do campeonato não saia antes, aí sim é para chorar....
    Bricandeiras a parte, parece que tem gente bem informada. O Medeiros passou a informação que a aprovação já saiu da PREVIC ontem. Se é verdade, em tese, o crédito sairia ainda hoje, pois a aprovação da Diretoria e do Conselho geralmente é rápida, pelo menos deveria, visto que está tudo acertado e a demora já deu o que falar. Hoje é dia de reunião da diretoria da PREVI. Dessa forma, tudo poderá ser resolvido hoje se a informação do Medeiros estiver correta.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Djpga,

    Não alteraria a data não. Uma coisa não tem nada a ver com o crédito que a Previ faz. Pode ficar tranquilo(a).

    ResponderExcluir
  8. Caros colegas,

    Acabei de obter a informação que não procede essa afirmação de que a aprovação já estaria na PREVI, a não ser que esteja vindo de mula da PREVIC em Brasília para a PREVI no Rio.
    Dessa forma, caro Jorge, acredito que vamos ter que comemorar a vitória do Mengão sem dindim no bolso...

    ResponderExcluir
  9. Oi Catoleense,

    Só a que publiquei, mas vou me informar e, assim que tiver uma posição mais concreta, repasso a vocês.

    ResponderExcluir
  10. Cecília,
    Jurei nunca mais pronunciar a tal palavra que todos me telefonam como está, porém sempre aparece uma dúvida:

    1-Onde cada um deste envolvidos opinam, onde não em que:
    DEST/? -mf? E previc E PORQUÊ a última instância é a Previ e não o MF?

    ResponderExcluir
  11. cara cecilia,



    como devemos proceder para termos direito a essa revisão.



    José Garcia Fernandes

    ResponderExcluir
  12. Colega Cecília,
    Em 2009 o deputado Gustavo Fruet, do PSDB-Paraná, foi procurado pelo colega Ruy Brito que levou a ele todas as preocupações da FAABB e das demais entidades ligadas ao funcionalismo do BB, contrárias a que o Banco do Brasil faça uso do superávit da PREVI para reforçar seu caixa. Daí surgiu o Projeto de Decreto Legislativo nº 02348/2009, iniciativa do referido parlamentar, visando proteger o patrimônio dos Fundos de Pensão, patrimônio esse que se destina prioritariamente à garantia de aposentadorias e pensões. Pois é, decorridos mais de doze meses recebi ontem por e-mail manifestação da Câmara dos Deputados, abaixo transcrita, dando conta de que o processo foi arquivado em 31.01.2011.
    "Acompanhamento de Proposições
    Brasília, terça-feira, 01 de fevereiro de 2011
    Prezado(a) jorge antonio martins teixeira,
    Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
    o PDC-02348/2009 - Susta a aplicação do disposto nos arts. 11, 15, 16, 17, 18, 21, 22 e 25 e de parte do inciso III do art. 20 da Resolução CGPC nº 26, de 29 de setembro de 2008, do Conselho de Gestão da Previdência Complementar.
    - 31/01/2011 Arquivado nos termos do Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados".







    Para alteração de opções de recebimento, cancelamento ou suspensão deste serviço,clique aqui.

    ResponderExcluir
  13. Prezada colega Cecilia, acredito que falta agora muito pouco para a Previc aprovar e a nossa Previ rodar a folha suplementar.
    Parece que a gestao da Previ resolveu se sensibilizar com a situaçao critica de muitos participantes por conta das promessas desde de dezembro do credito rapido que nao se realizou.
    Nao penso que o credito vira somente no dia 20/02 na fopag, acho que vai vir bem antes.
    Tambem acho tem gente a falar bobagem do nosso Sasseron, dizendo que ele deseja o credito somente dia 20/02, isto é especulaçao e fofoca.
    Sinto mais agilidade e transparencia da Previ, começo a ficar confiante.

    abraço Daniel

    ResponderExcluir

Poste seu comentário