segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Notícias Previ

Meus caros colegas,

Eu tirei três semanas de férias e viajei sem acesso à internet e celular. De vez em quando é muito bom, pois faz com que você consiga relaxar realmente. As novas tecnologias são excelentes, nos ajudam muito no dia a dia, mas, muitas vezes, nos deixam escravos e dependentes. Tentei relaxar realmente, ler, passear, enfim, me dedicar mais à família e a mim mesma. O que eu não conseguia fazer desde que me aposentei em junho do ano passado em função de outras atividades que assumi, como, por exemplo, lecionar. Por isso, agradeço muito a compreensão dos colegas que, pacientemente, continuaram esperando meu retorno.

É interessante perceber que durante essas três semanas nada aconteceu. Será que todos tiraram férias junto comigo? Pois os sites das entidades, inclusive o da Previ, não falavam praticamente nada em relação à distribuição do superávit. Poderiam, pelo menos, escrever algo sobre as propostas que serão discutidas posteriormente, segundo memorando de entendimentos firmado com o Banco. Vocês sabem quais serão as propostas que estarão na pauta? Não? Eu também não. O que consegui apurar é que existem as demandas antigas da mesa de negociação e as propostas da Anabb (àquelas que foram consolidadas em um seminário na entidade e votadas em 2009).

Eu acredito que vários de vocês, poderia dizer que a maioria, principalmente as mulheres, lembram daquelas novelas que passavam na Rede Globo da autora Janete Clair, excelente autora por sinal, porém tinha o dom de esticar os capítulos absurdamente e sempre com bons argumentos. Vocês não acham que no caso da distribuição do superávit está parecendo o mesmo estica e enrola das novelas da Janete Clair?

Na verdade, se vocês querem saber minha opinião, o pessoal estava muito cansado e tirou férias no mês de janeiro e, podem acreditar, que só teremos a aprovação no mês que vem. Eu só espero que não emendem com o carnaval, pois este ano será em março...

Bom, gente, estou de volta... e em busca de informações, aliás, como todos vocês.

NOTÍCIAS :: 20110121 SUPERÁVIT PLANO 1

Superávit do Plano 1: Fazenda aprova regulamento com ajuste
O Ministério da Fazenda aprovou, no dia 19 de janeiro, o Regulamento do Plano 1 que contempla a utilização do superávit e o Benefício Especial Temporário, mas solicitou ajuste em um dos artigos. A legislação exige que o Banco do Brasil, por ser empresa pública, submeta à aprovação do Ministério do Planejamento/DEST e do Ministério da Fazenda qualquer mudança nos planos de benefícios previdenciários que patrocina.
O ajuste solicitado não altera o mérito do Memorando de Entendimentos firmado entre o Banco do Brasil e as entidades representativas, referendado pelos associados e aprovado pela PREVI. Mas a nova redação precisa ser novamente aprovada por todos os órgãos competentes.
A alteração indicada ao Banco do Brasil pelo Ministério da Fazenda já foi aprovada pela Diretoria e pelo Conselho Deliberativo da PREVI em reuniões extraordinárias realizadas hoje, dia 21 de janeiro. Esta decisão foi encaminhada imediatamente para aprovação do Banco do Brasil, que buscará o referendo do DEST e do Ministério da Fazenda.
Em seguida, o processo irá à apreciação da PREVIC, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Somente depois da aprovação desse órgão, o Regulamento poderá ser implantado e os Benefícios Especiais Temporários pagos.
Fonte: www.previ.com.br

22 comentários:

  1. Concordo com voce quanto ao processo de "estica/enrola" para cima de nós, outra vez, diga-se de passagem. Até porque o ajuste solicitado pelo Ministério da Fazenda é "chover no molhado", já que isso já é feito, ou estou enganada? Afinal porque esse documento estava no Min. da Fazenda aguardando aprovação, senão pelo fato de que já existe essa exigência?

    ResponderExcluir
  2. Mas, que artigo é esse que exige "ajuste"? A PREVI não esclarece e deixa a nós, associados, e legítimos donos desse dinheiro, na ignorância acerca do que nos pertence por direito. Direito que nos foi subtraído habilidosamente pelo Governo, através de sucessivas manipulações das leis. Enquanto o Governo se apropria indebitamente de sua parte, como acionista do BB, da metade do superavit, nós ficamos aguardando pacientemente a distribuição das esmolas a nós destinadas. O que o Governo tem a ver com o nosso dinheiro?!?

    ResponderExcluir
  3. Oi Cal,

    Infelizmente, Fundos de Pensão de estatais têm que seguir este trâmite burocrático. A exigência é legal, sempre que houver recursos dos fundos de pensão envolvidos. E, sabemos muito bem, como funcionam essas instâncias do Governo, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    Que raio de alteração é essa que o MiniFaz determinou fosse feita, nesta altura do campeonato, inobstante o acordo ter sido previamente alinhavado com a presença de representante daquele ministério na mesa de negociações? A nota da Previ é, no mínimo ridícula, para não usar outro termo mais forte e mais significativo que com certeza seria censurado. Foi colocado que: “O ajuste solicitado não altera o mérito do memorando de entendimentos firmado entre o Banco do Brasil e as entidades representativas, referendado pelos associados e aprovado pela PREVI. Mas a nova redação precisa ser novamente aprovada por todos os órgãos competentes”. Você concorda que a Previ comete “pecado gravíssimo” ao omitir que tipo de alteração foi feita? Não é pleno direito nosso saber o que está acontecendo com os sagrados recursos dos associados do “PB-1”? Mais uma pérola do texto é a classificação atribuída ao patrocinador como sendo uma empresa pública. Quando trabalhei na Casa era uma empresa de economia mista, com ações em bolsa e pagando generosos dividendos aos seus acionistas, cujo majoritário é o tesouro nacional. Como diria o “general”, interpretado por Jô Soares no “Viva O Gordo”, “Me tira o tubo! Me tira o tubo!”. Haja Deus. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  5. Fiz a seguinte pergunta a Previ em resumo; quais seriam os termos do ajuste recomendado pela Previ? eis

    a resposta:

    Senhor Carlos,


    O Ministério da Fazenda solicitou apenas ajuste de redação em um dos artigos do novo Regulamento.

    Esclarecemos que os termos do Memorando de Entendimentos firmado entre o Banco do Brasil e as entidades representativas, referendado pelos associados e aprovado pela PREVI estão mantidos. Entretanto, a nova redação precisa ser novamente aprovada por todos os órgãos competentes.

    Após a aprovação pela PREVIC, a PREVI dará ampla divulgação dos termos do novo Regulamento do Plano de Benefícios 1.


    ELMA FERNANDES HERINGER LINS
    Gerência de Atendimento
    PREVI

    a resposta:

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cecilia, nao desejo especular, mais um colega que tem informaçoes sempre importantes e inclusive havia me dito, que a Fazenda exigiria uma correçao no processo, esta afirmando categoricamente, que se dependesse da Previ o credito depois do OK da Previc, poderia vir ate antes da Fopag de fevereiro, porem, a cupula do Banco do Brasil quer o credito preferivelmente no mes de março.
    E agora?
    Sera que o credito so depois do Carnaval?

    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Caro Jorge,

    Isso não me surpreende, pois já aconteceu outras vezes. Cada um desses Órgãos se acham no direito de alterar a redação do regulamento. O que eu espero e que não aconteça o mesmo que aconteceu com a aposentadoria antecipada aos 45 anos para as mulheres. Estava tudo acertado e chegou no Ministério, o Sr. Nelson Machado não concordou e excluiu a proposta. Pelo que me informaram, foram mudanças redacionaos que não alteram as medidas aprovadas.

    ResponderExcluir
  8. Caro Daniel,
    Eu acho um absurdo se isto esta acontecendo. Não há justificativa plausível para tal, apesar de brincarmos que no Brasil, as grandes decisões só acontecem depois do carnaval, não da para considerar essa hipótese. Já que. Previ prega tanto a questão de transparência e exige muito isso das empresas em que participa, que tal ela também praticar essa habilidade, vocês não acham?

    ResponderExcluir
  9. Esgotou-se o maná da Previdência? Invista-se então sobre a reserva bilionária dos Fundos de Pensão privados. Crie-se a SPC, altere-se a legislação, nomeie-se um interventor e voilá... perpetra-se o mega roubo institucionalizado, sob os olhares perplexos e impotentes de seus legítimos donos. Cena seguinte: os dignos mandatários da nação, se passando por paladinos da defesa dos interesses públicos, nos negaceiam as migalhas remanescentes do butim. E continuamos a observar aparvalhados, como pacíficos e leais súditos desse reino de larápios.

    ResponderExcluir
  10. Esgotou-se o maná da Previdência? Invista-se então sobre a reserva bilionária dos Fundos de Pensão privados. Crie-se a SPC, altere-se a legislação, nomeie-se um interventor e voilá... perpetra-se o mega roubo institucionalizado, sob os olhares perplexos e impotentes de seus legítimos donos. Cena seguinte: os dignos mandatários da nação, se passando por paladinos da defesa dos interesses públicos, nos negaceiam as migalhas remanescentes do butim. E continuamos a observar aparvalhados, como pacíficos e leais súditos desse reino de larápios.

    ResponderExcluir
  11. Colega Cecília,
    Retirei a informação abaixo transcrita do site da AAFBB-RJ para conhecimento dos demais colegas frequentadores deste espaço.
    Publicação: 24/1/2011
    Conforme divulgado, na sexta-feita (21/01) o ajuste redacional do Regulamento do Plano de Benefícios 1 foi aprovado pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo da PREVI. Hoje o Banco do Brasil também aprovou o ajuste proposto e encaminhou-o ao Ministério do Planejamento (DEST), a fim de que seja referendado e enviado ao Ministério da Fazenda. O processo será submetido ainda à PREVIC, para que a PREVI possa implantar os benefícios constantes do Memorando de Entendimentos.
    Continuamos envidando esforços para que o crédito seja efetivado ainda no mes de janeiro de 2011.
    Celia Larichia - Conselheira Deliberativa da PREVI

    ResponderExcluir
  12. Prezada colega Cecilia, é o seguinte, um colega que participou da homenagem do dia do aposentado no Rio, perguntou para um Conselheiro da Previ que estava presente, sobre o credito, e , este disse com toda a convicçao que dia 31 sairia.
    Eu te pergunto: Isto foi alguma piada de humor negro?

    Daniel

    ResponderExcluir
  13. Colega Cecília,
    Nesses últimos dias fomos surpreendidos com notícias não muito boas relativas ao nosso “dindin” ainda em poder da Previ. Também de se notar negativamente aquela de ontem, 24.01, sobre a homenagem aos aposentados promovida pela Abrapp. Coisas de provocarem náuseas. Entretanto hoje pela manhã fiquei imensamente satisfeito. Ultimamente as decepções têm sido uma constante em nossas vidas. É por isso que gosto de dividir as alegrias com os meus amigos. A NAÇÃO pode assistir, pela televisão, a partida final da Taça São Paulo de Futebol Júnior, vencida pelo meu MENGÃO no dia em que se comemora o aniversário de São Paulo (SP). Flamengo 2 X Bahia 1. Parabéns a todos pelo bicampeonato (90 e 11), com destaque especial para o goleiro César, zagueiro Frauches, meio-campistas Luiz Felipe Muralha e Guilherme Negueba, além dos atacantes Lucas e Rafinha. Valeu Mengão.
    E.T. – A emoção de mais um título é sempre muito gostosa e contagiante. Assim peço desculpas por ter fugido momentaneamente do foco do blog.

    ResponderExcluir
  14. Deixemos superavit de lado e vamos ao GT acordado ou isto também não vale mais?

    Cecília você poderia como antigamente fazia uma enquete para que fosse postada(um exemplo) até 6 de fevereiro quando aqueles que por aqui navegam poderiam sugerir uma pauta mínima de 3 a 4 itens para serem discutidos. Do resultado vcoê escolheria os que fossem mais votados e encaminharia a Anabb para que ela colocasse em pauta ou então para tirar este trabalho que estou a lhe sugerir pedir a anabb para que ela faça uma sondagem rápida atravez do site

    ResponderExcluir
  15. Oi Jorge,

    Eu confirmei essa informação e as alterações não mudam o teor das propostas aprovadas. O Ministério pode fazer isso. Eu acredito que a Previ não divulgou por se tratar de correspondência oficial entre o Ministério e a Previ e, enquanto não forem providenciadas as alterações e aprovadas pelo Conselho Deliberativo, a Previ não pode divulgá-las, mesmo que não tenham nada de mais.

    ResponderExcluir
  16. É, JOrge, a questão é que o mês de janeiro já era... Agora só em fevereiro... Se o DEST também resolver mudar a vírgula... aí, danou-se, a profecia dos colegas do Daniel estará certa e o crédito poderá ir para março, mas vamos ser otimistas e apostar que ainda será creditado em fevereiro.

    ResponderExcluir
  17. Jorge,

    Parabéns a todos nós, flamenguistas, que sorrimos e choramos juntos,não é mesmo?

    ResponderExcluir
  18. Caro Domini,

    Você fez essa sugestão e eu achei ótima. Ao invés da enquete, vou pautar uma matéria para que todos se manifestem sobre as propostas que estão na mesa.

    ResponderExcluir
  19. Cecília,
    Minhas sugestões as repetirei no momento ortuno.

    Como sou à moda antiga ,primeiro as mulheres:

    1 -45 anos idade aposentadoria,
    2 -Aumento para 80% da pensão

    Para todos :

    1 -Fim do voto de minerva ou qualidade(??);

    2 - Um índice de reajsute que de fato corrija nossos benefícios ;

    3 - Mudança de data base para janeiro juntamente com INSS;


    Como diz o outro o que ocorrer

    ResponderExcluir
  20. Cecília,
    Enviei estes e-mails aos órgãos competentes, sob o título:
    Fui Funcionário público por 27 anos e não sabia...
    ----------------------------------
    Sr Ministro,
    A decisão de que o acôrdo do superávit do Plano 1 da PREVI, é no mínimo hilária. Passar novamente por todas as instâncias sob o argumento de que o Banco do Brasil é uma empresa pública?!
    Nunca, em 27 anos de BB, pude usufruir o Feriado do Funcionalismo Público. Como ficam os acionistas? Não existem. Por quê o S.A. ao final do nome da empresa? E finalmente por quê o e-mail da presidência do Banco não tem "gov"?
    Sinceramente parecem medidas de pessoas que são abastadas e realmente ridicularizam o reajuste "temporário" dos outros. Parece que só vamos ver a côr desse dinheiro após o Carnaval, quando termina o recesso brasileiro.
    Respeitosamente,
    Carlos Alberto Holanda Júnior
    CPF 437.158.007-63




    ---------- Forwarded message ----------
    From: carlos alberto holanda junior
    Date: 2011/1/15
    Subject: Estamos todos de Férias?
    To: secretarias.df.gmf@fazenda.gov.br



    "Sr.Ministro(a), Sr.Secretário, Sr. Superintendente, Sr. Presidente. Nós, associados da PREVI, queremos a rápida aprovação do Regulamento do Plano 1 que espelha o Acordo firmado entre Banco do Brasil e entidades representativas dos funcionários sobre o uso do Superávit"
    Carlos Alberto Holanda Júnior

    ResponderExcluir
  21. é relamente muito bom as férias feliz volta ao site,ja fiz isso várias vezes me desligar de tudo e hoje meu lema é:que uma pessoa que se preocupa demais acumula as ansiedades de ontem em cima das de hoje,e pega as ansiedades de amanhã trazendo-as para o presente,isto é um peso muito grande para carregar,penso nisso e hoje com calma vivo mais feliz,abraços. cultive a empatia:Empatia é um sentimento que causa prazer no contato humano, um estado de espírito que permite a você se identificar com outra pessoa. Ser empático é saber se colocar no lugar do outro

    ResponderExcluir
  22. Caro Renato,

    Muito grata pelas palavras. Realmente é muito importante essa parada de vez em quando, pois nos faz voltar mais energizados para as tarefas do dia a dia. Concordo em gênero, número e grau com sua sugestão de cultivar a empatia. Recomendo a todos os colegas.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário