quinta-feira, 11 de março de 2010

Entrevista com Aldemir Bendine na CBN

O Presidente do Banco do Brasil concedeu entrevista ao repórter da CBN, Carlos Alberto Sardenberg, esclarecendo sobre o lucro contábil anunciado pelo BB no valor de R$ 10,15 bi no ano de 2009.

Segundo Bendine, o Balanço de 2009 já contempla os resultados da Nossa Caixa e 50% do consolidado do Grupo Votorantim. O repórter perguntou qual a diferença entre lucro contábil e lucro recorrente e Bendine esclareceu que “enquanto o lucro contábil representa toda a atividade bancária exercida naquele ano. ou seja, o somatório do efetivo movimento do Banco no período, o lucro recorrente está voltado às atividades do dia a dia.

Ocorrendo eventos fora do dia a dia que não se repetirão em outros momentos eles são chamados de extraordinários, expressão utilizada em função da análise dos investidores para entender como foi o comportamento do banco na atividade bancária propriamente dita. Citou a ocorrência de dois eventos extraordinários”. O primeiro relacionado à venda da participação da antiga empresa Visanet, hoje Cielo, onde o banco vendeu uma parcela do capital e o segundo evento não recorrente foi influenciado em função da contabilização do resultado da atualização dos ativos e passivos atuariais do Plano de Aposentadoria e Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ.

Destacou que ao longo do tempo o banco em conjunto com os funcionários constituíram uma riqueza, um ativo, na caixa de previdência e, dada a excelente administração que a Previ teve ao longo do tempo, gerou uma riqueza que excede à necessidade de compromissos que possui hoje. Ressaltou que a contabilização foi possível, uma vez que existem normas regulamentadas pela SPC permitindo, assim, que essa riqueza excedente, volte para as pessoas que contribuíram para esse resultado (50% do Banco e 50% para o funcionalismo).

Aldemir Bendine, ressalta também que a carteira de crédito foi a que mais contribuiu para o lucro de R$ 10 bilhões em 2009. “O Banco adotou uma estratégia de crescimento, dentro de uma política anticíclica daquele momento da crise, com o destravamento das operações de crédito. O Banco fez um movimento indutor, saiu na frente da concorrência ao reabrir o financiamento. Teve um êxito muito grande com essa estratégia, comprovada por esse resultado”, observa.

Fonte: CBN notícias

69 comentários:

  1. Cadê meus 50% do superavit?O Banco pega adiantado e não sobra nada para nós...?

    ResponderExcluir
  2. Senhor,

    Que falta de respeito do sr. presidente do banco do brasil, para com aqueles que construiram o banco do brasil.
    Ele nem sabia que iria trabalhar no banco quando já fomavamos o patromonio previ. Honestidade sr. presidente!
    Abç
    Anônimo

    ResponderExcluir
  3. É PODE CONTABILIZAR EM NOSSAS CONTAS NOSSA PARTE QUE NOS AGRADECEMOS.

    ACOOOORDAAA SERRRGIO ROOOOSAAA

    OU SERÁ QUE VC QUER FICAR NA HISTORIA COMO O CARRASCO DOS APOSENTADOS.

    ResponderExcluir
  4. Cecilia, não aguento mais, só rindo mesmo.
    Então, ha,ha,ha!
    Que cara de pau!
    -"Excelente administração ao longo do tempo"...
    Em época de mercado em alta, qualquer investidor é um gênio, claro.
    -"Excede a necessidade de compromissos"...
    Mas como (!?).E os beneficiários / pensionistas passando necessidades???
    E a nossa parte? Só a isenção da mensalidade?
    Pois vamos todos pagar a mesma-principalmente os da ativa e o BB - e vamos dividir o superavit de uma vez, para nós aposentados.
    Pode ser com um simples lançamento escritural na nossa conta corrente, igualzinho ao do grandioso BB.

    ResponderExcluir
  5. Bendine disse claramente que 50% é do Banco. Então, devemos entender que os outros 50% são nossos. Pois que nos sejam dados!!! Espero que vc, Cecilia, telefone para Bendine e diga que nós estamos aqui de boca aberta esperando a nossa metade.

    ResponderExcluir
  6. Colega Cecília,
    Ou eu estou interpretando de forma errada ou o presidente do patrocinador está mal informado sobre o que realmente está estabelecido nos termos da resolução 26 do CGPC. Se existem normas regulamentadas que permitem que essa riqueza excedente volte para as pessoas que contribuíram para esse resultado (50% do Banco e 50% para o funcionalismo), por que motivo ainda não foi creditado em minha conta o que, por direito, me é devido? Agradeceria muito se Você me ajudasse a resolver esse imbróglio esclarecendo se a minha interpretação do texto está incorreta ou se o Sr. Bendine está mal informado.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecilia,

    Infelizmente as nossas associações que deveriam defender os interesses de seus associados, estão infestadas de sindicalistas pelegos, que para defender os seus salários tem que ficar do lado do financeiro (Banco). Só estou aguardando a conclusão de minhas ações para desfiliar de todas essas associações, cujas contibuições só servem para pagar salários de seus dirigentes, que estão ali como cabide de emprego. Alto negócio, salário elevado, que muitos deles na iniciativa privada talvez nem conseguisse emprego. Nao acredito mais em ninguém infelizmente estamos acéfalos. Atualmente não vejo em quem votar, eis que antes da eleição é uma coisa, só promessa, depois salve-se quem puder. Descupe-me se estou utilizando o seu blog para desabafar, mas não aguento mais tanto marketing em cima de tanto dinheiro, e a maioria dos associados da Previ em situação, às vezes até de penúria. A grande insensatez de grande parte dos dirigentes, chego a pensar até que o dinheiro é deles e não enxergam os outros que estão, desculpe a expressão, mas mendigando emprestimo simples com valores e prazos maiores para tentar ter um pouco mais de dignidade com os seus familiares. Até hoje não vejo a razão de tanta inoperância com relação ao empréstimo simples, cuja liquidez é praticamente certa, mas a má vontade em atender os interesses dos associados é enorme. Registre-se, a propósito, que não é a maioria que poderá obter o empréstimo máximo. Porque não alongar o prazo para pagamento e aumentar o valor, de forma a amenizar o associado em sua folha de pagamento, já que a malfadada resolução do Sr. Pena, não permite que a Previ faça nada para beneficiar os seus associados. Estranho é que outros planos de empresas estatais e privadas podem beneficiar os seus assistidos através de seus associados. Tendo em conta que a maioria dos associados da PREVI, com salários mais elevados, já estão em idade avançada, para quem ficará essa fortuna que Previ detém? Por outro lado, vem o presidente do Banco vangloriar com lucro estupendo, encertado em grande parte com previsão de recursos da previ, e, o pior que a distribuição de lucros será calcada nesses recursos.

    ResponderExcluir
  8. Cecilia (super Diretora) cadê minha parte do superavit (50%) só o Banco recebe. Favor Publicar e responder a todos aposentados/pensionistas.

    ResponderExcluir
  9. Aldemir (PRESIDENTE do BB) o Banco recebeu o dele 50% ( segundo sua entrevista, e o que nós sabemos também) e onde está a nossa parte, aposentados/pensionistas, que contribuimos durante muitos e muitos anos, para esse Superavit. Aguardamos nossos créditos. Responde aqui no Blog da Cecilia e no Blog da AAPPREVI.

    ResponderExcluir
  10. Eu também quero meus 50%.... aliás, todos nós (aposentados e pensionistas) queremos.....quando será ....? o Presidente do BB , Sr. Bendine deixou bem claro na entrevista, " existem normas regulamentadas pela SPC permitindo, assim, que essa riqueza excedente, volte para as pessoas que contribuíram para esse resultado (50% do Banco e 50% do funcionalismo)" E agora como fica?

    ResponderExcluir
  11. Se a legislação permite que o banco fique com 50% do superávit e os participantes com 50%, conforme afirmou o presidente do BB, eu quero a minha parte! Porque só o banco tem o direito?. Se a medida está embargada na justiça, nem o banco nem os participantes têm direito. E tem gente que acredita nas ações judiciais, é brincadeira! Cadê a imprensa (o PIG-Partido da Imprensa Golpista), incluindo aí a CBN, que entrevistou o Bendine, que entrevista, mais não opina, não denuncia, porque simplesmente não convem. O Banco é um dos maiores anunciantes. Isto é capitalismo puro. Neoliberalismo. Querem continuar na mesma? Votem nos candidatos apoiados pelo PIG.

    ResponderExcluir
  12. CARA CECILIA, O BB DISSE...RESSALTOU QUE A CONTABILIZAÇÃO FOI POSSIVEL, UMA VEZ QUE EXISTE NORMAS REGULAMENTARES PELA SPC PERMITINDO, ASSIM, QUE ESSA RIQUEZA EXCEDENTE, VOLTE PARA AS PESSOAS ( APOSENTADOS E PENSIONISTAS)QUE CONTRIBUIRAM PARA ESSE RESULTADO (50% DO BANCO E 50% PARA O FUNCIONALISMO --- NÃO OS DA ATIVA COMO TEM SIDO DESTRIBUÍDO---
    colega de banco , cecilia garcez, cadê a nossa parte? Voce que pertence a essa diretoria está conivente com isso?. Se não está porque não se disvincula deles?
    Se não disvincula é porque concorda, não é ?
    Airton
    Aposentado com 70 anos que tomou posse no BB em 7/06/1962

    ResponderExcluir
  13. Colegas,
    O resultado do Banco retiradas as aquisições/vendas de participações e resultados com a PREVI é recorrente...sempre o mesmo!!! Por isso a pergunta do repórter que o Presidente do Banco não respondeu como deveria. Muito inteligente o repórter !!!Infelizmente o Banco ainda não consegue ¨iludir¨ o mercado e os investidores.

    ResponderExcluir
  14. Bom se o Bendine disse que o superávit é pra ser dividido em 50% por Banco e 50% para o funcionalismo significa que o Banco já está contando com a parte dele. Resta saber agora quem vai dizer que nós teremos realmente direito a nossa parte.

    ResponderExcluir
  15. Muito colegas frequentadores desse blog estão indagando sobre a necessidade das viagens a 25 cidades para "ler" o relatório que demonstra o enorme resultado positivo da PREVI.
    Pra que as viagens?
    Lembram daquelas viagens que o Valmir Camilo fez para debater a destinação do superávit? Pois é. O sentido é o mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Agora sim: "... em conjunto com os funcionários..."

    50% para o banco e 50% para os funcionários. Não é bem isso que a LEI diz. Mas, vá lá... que seja...

    Então quero saber apenas com que DATA será feito o crédito na minha conta, da parte que me toca. Quero e preciso saber porque meus credores não esperam. Inclusive, o BB que se apodera do que é meu e, na outra via, me executa.

    ResponderExcluir
  17. Pessoal,

    Está surgindo uma nova associação que não está comprometida com o BB/PREVI e sim com os aposentados e pensionistas do BB.

    Sugiro que acessem o blog PREVIPLANO1 ou www.AAPPREVI.com.br e tomem ciência de algumas ações judiciais propostas, para tentarmos por fim ao desrespeito com que estamos sendo tratados.

    Que Deus ilumine o colega Marcos Cordeiro, mentor desta iniciativa.

    ResponderExcluir
  18. Kd a nossa parte filho da nossa senhora? Por que não distribuem?.

    ResponderExcluir
  19. Cecília,

    Sem ofensas ou ironias. Acho que o colega Marcos Cordeiro (AAPPREVI) fez em três meses o que vocês não conseguiram fazer em anos. Atitude e ação era só isso que esperávamos de vocês.

    Talvez censures mais este comentário, mas é uma opinião sincera.

    ResponderExcluir
  20. Amiga Cecília, não esqueça esse nome :

    AAPPREVI


    (anônimo, por enquanto)

    ResponderExcluir
  21. Colega Cecília Garcez, oficialmente já é de conhecimento de todos, o tamanho do superávit de 2009.
    Pois bem, agora de fato precisamos de melhorias, seja através de benefícios,ou melhorando os produtos a nossa disposição ( empréstimo simples ).
    Neste mês de março de 2010,iremos pagar a sexta parcela do empréstimo simples,todos terão condições de renovar o referido empréstimo,quem contratou em 15/09/2009.
    Fundos de pensão menores tem dilatado o prazo de pagamento,e com isto tem proporcionado alivio para seus assistidos,num cenário projetado de juros menores,esta aplicação torne-se aceitável para os padrões de juros que atual diretoria busca,não vejo dificuldade para ver esta modalidade de empréstimo seja revista já,sem alardeio e sem complicações.
    O Diretor de seguridade da previ “SASSERON” admitiu na mesa temática realizada pela contraf Cut e o Patrocinador que há uma reserva de aproximadamente 44 bilhões de reais,juntando com a lei 109/2001 que em 2010 haverá por força da lei revisão,nada mais jutos que uma revisão na modalidade de empréstimo simples para o plano 1.
    É inadmissível Colega Cecília que proventos pagos pela previ na sua grande maioria na casa dos 5.000,00 ( cinco mil reais ) um empréstimo contratado em 72 meses tenha um desconto de 1.425,00 ( hum mil quatrocentos e vinte cinco reais ).haja vista que temos condições de melhorar este prazo,com isso muitos colegas poderão equilibrar seus orçamentos.
    Muito embora muitos sejam terminantemente contra esta proposta de aumento do empréstimo simples,esta é a única proposta que nós colocaria dinheiro em caixa nos primeiros 06 meses do ano de 2010.
    Teremos eleições na previ ,troca de presidência na previ e eleições presidências,com isso todas as discussões serão paralisadas, e nós mais uma vez sem recursos ,sem perspectivas,sem respaldo ofertado pela previ.
    Para terminar eu gostaria de fazer uma pergunta a Colega que deixa o cargo em maio de 2010,porque é tão difícil atender os pedidos dos associados,porque vivemos a escrever para a previ,para as associações,para a própria Contraf- Cut e ninguém resolve oficializar o nosso pedido via pauta ou extra pauta,o conselho sinalizou intenção de promover melhores mudanças na ultima revisão,mas a pasta da seguridade vetou.
    Faça justiça por todos nós,pelos votos que teve para anabb,pela luta travada em seu blog a nosso favor,faça novamente o pedido da revisão do empréstimo simples,nós de condições de sobrevivência,este é meu pedido oficial a colega que admiro,não por ser mulher,mas por ter experiências dolorosas na vida financeira,agradeço em nome de todos e sei que minhas palavras são de muitos que igual a mim tem passado dificuldades para sobreviver.
    A você Cecília Garcez o meu sincero e fraternal abraço,quero que mesmo longe da previ,não abandone o ideal de “SERVIR”
    Rosalina de Souza matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  22. Colega Cecília Garcez, oficialmente já é de conhecimento de todos, o tamanho do superávit de 2009.
    Pois bem, agora de fato precisamos de melhorias, seja através de benefícios,ou melhorando os produtos a nossa disposição ( empréstimo simples ).
    Neste mês de março de 2010,iremos pagar a sexta parcela do empréstimo simples,todos terão condições de renovar o referido empréstimo,quem contratou em 15/09/2009.
    Fundos de pensão menores tem dilatado o prazo de pagamento,e com isto tem proporcionado alivio para seus assistidos,num cenário projetado de juros menores,esta aplicação torne-se aceitável para os padrões de juros que atual diretoria busca,não vejo dificuldade para ver esta modalidade de empréstimo seja revista já,sem alardeio e sem complicações.
    O Diretor de seguridade da previ “SASSERON” admitiu na mesa temática realizada pela contraf Cut e o Patrocinador que há uma reserva de aproximadamente 44 bilhões de reais,juntando com a lei 109/2001 que em 2010 haverá por força da lei revisão,nada mais jutos que uma revisão na modalidade de empréstimo simples para o plano 1.
    É inadmissível Colega Cecília que proventos pagos pela previ na sua grande maioria na casa dos 5.000,00 ( cinco mil reais ) um empréstimo contratado em 72 meses tenha um desconto de 1.425,00 ( hum mil quatrocentos e vinte cinco reais ).haja vista que temos condições de melhorar este prazo,com isso muitos colegas poderão equilibrar seus orçamentos.
    Muito embora muitos sejam terminantemente contra esta proposta de aumento do empréstimo simples,esta é a única proposta que nós colocaria dinheiro em caixa nos primeiros 06 meses do ano de 2010.
    Teremos eleições na previ ,troca de presidência na previ e eleições presidências,com isso todas as discussões serão paralisadas, e nós mais uma vez sem recursos ,sem perspectivas,sem respaldo ofertado pela previ.
    Para terminar eu gostaria de fazer uma pergunta a Colega que deixa o cargo em maio de 2010,porque é tão difícil atender os pedidos dos associados,porque vivemos a escrever para a previ,para as associações,para a própria Contraf- Cut e ninguém resolve oficializar o nosso pedido via pauta ou extra pauta,o conselho sinalizou intenção de promover melhores mudanças na ultima revisão,mas a pasta da seguridade vetou.
    Faça justiça por todos nós,pelos votos que teve para anabb,pela luta travada em seu blog a nosso favor,faça novamente o pedido da revisão do empréstimo simples,nós de condições de sobrevivência,este é meu pedido oficial a colega que admiro,não por ser mulher,mas por ter experiências dolorosas na vida financeira,agradeço em nome de todos e sei que minhas palavras são de muitos que igual a mim tem passado dificuldades para sobreviver.
    A você Cecília Garcez o meu sincero e fraternal abraço,quero que mesmo longe da previ,não abandone o ideal de “SERVIR”
    Rosalina de Souza matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  23. Cecília,

    Queremos nossos 50% agora!!!
    cvj

    ResponderExcluir
  24. Cecília, a Previ não está demorando em colocar no site noticias do superavit, seu valor exato e perguntas e respostas do primeiro encontro? Jeanne

    ResponderExcluir
  25. Colega de 09:18,a Cecilia telefonar para o Bendine?Voce esta de brincadeira.Atualmente a unica preocupaçao dela deve ser encontrar um lugar,posto,comissao,gabinete,que substitua o que ela vai deixar de ganhar(?) na Previ.
    Acorda colega!
    Publique-se.

    ResponderExcluir
  26. Cecilia, pede ao Sergio e ao Bendine, para devolverem a nossa parte (aposentados/pensionistas)Estamos nas últimas, o desespero é grande.

    ResponderExcluir
  27. EI CECILIA, OLA EU AQUI. VOCE DISSE QUE NÃO CENSURARIA OS COMENTÁRIOS IDENTIFICADOS. POIS BEM , EU MANDEI UM DIA 11 E ATÉ HOJE NÃO OBTIVE RESPOSTA.ele não foi publicado. POR FAVOR RESPONDA.
    AIRTON

    ResponderExcluir
  28. Cecília,
    Se me permite responder ao colega anonimo a respeito dos 50% dos aposentados, apesar da Lei, nunca vai sair nada para nós. Falo isso porque já li diversas vezes que depois dos enqudramentos não há superavit para distribuir. No entanto o BB baseado em valores que tem a receber apropriou em seus balanços quase 8 bi. Resumindo só não existe superavit para nós.

    ResponderExcluir
  29. QU QUE ISSO O BANCO TEM PRESIDENTE

    A PREVI TEM PRESIDENTE

    E, QUEM MANDA E O PRESIDENTE DO BB, ENTAO PARA QUE PRESIDENTE NA PREVI....DEIXA QUEN O BANCO RESOLVE TUDO...AI ELE APLICA, NOS PAGA E FICA O MAIOR BANCO DA AMERICA LATINA E QUEM SABE DO SUL DEIXA LOGO OS 150 BI PARA O BB MANDA CHUVA QUE PELO MENOS NOS IREMOS SER LEMBRADO. TO CHEIO.

    NAO VEM NADA....AUMENTA LOGO O ES PARA 150.000 EM 180 MESES E SALVEM OS APOSENTADOS OU ENVIEM LOGO UM CAIXAO PARA CADA UM .

    ResponderExcluir
  30. Banco do Brasil pode ter criado 'bolha' de R$ 9 bilhões.



    O Tribunal de Contas da União, a Câmara dos Deputados, o Ministério Públicos Federal e o Ministério do Trabalho investigam denúncia do Conselho Fiscal da Previ, fundo de pensão dos servidores do Banco do Brasil, que acusa os gestores do BB de realizarem lançamentos contábeis irregulares. O banco teria superestimado receitas futuras em R$ 9 bilhões, o que poderia criar uma "bolha" no mercado mobiliário.


    Receita incerta

    O balanço contábil do BB considera receitas futuras que não observam a regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários.


    Ignorado

    Francisco de Assis Chaves Costa, da Previ, também acusa o BB de ignorar resolução do Conselho Gestor de Previdência Complementar.


    'Economês'

    O BB se limitou a explicar que "parte dos ganhos" decorrentes da operação de revisão de cálculos, seguiram a deliberação da CVM

    Cecília Garcez,como como parte da ANABB,qual o posicionamento desta entidade de defesa dos participantes do plano 1,o grande motivo da existência da previ.
    Porque a previ não deu ampla divulgação sobre esse tema, nem vinculou noticias nos seus orgação de comunicação,sobre a denuncia do conselho fiscal.
    Será para nao manchar a imagem do atual presidente da previ.

    ResponderExcluir
  31. Colegas,
    Não adianta falar para essa gente.
    Sempre terão uma desculpa uma evasiva, uma tangência nos assuntos.
    Vão tergiversar SEMPRE!
    Estamos passando por bobos.
    Eles dizem : eles falam e nós passamos e sempre ganhamos- banco do brasil e diretores da previ.
    Não deixemos o banco receber e nossos filhos e netos receberão.
    Abç
    Anônimo

    ResponderExcluir
  32. Colegas,
    É bom esclarecer que o valor que, segundo a lei 109/2001, será destinado à Revisão do Plano é de R$ 25.955.621 mil. O valor de R$ 44.202.896 é o equilibrio técnico ( Superavit). Desse valor é deduzido 25% (Reserva de contingencia)do Exigivel atuarial que é de R$ 72.989.055 mil, perfazendo R$ 18.2467.264 mil, sobrando assim R$ 25.955.632 mil. Esse é o valor da Reserva Especial para Revisão do Plano ( ou inchamento do Balanço do BB).

    ResponderExcluir
  33. Trocando em miudos a questão do superavit e o Banco.
    Se o Banco esta apropiando valores da Previ em seu balanço sem ter a "grana" em mãos, então temos que analisar com profundidade o resultado do Banco. Qual foi realmente a rentabilidade da instituição. Como se pagou dividendos e PLR sobre uma renda somente contábil. Os preceitos da contabilidade admite isso? Com a palavra os contabilista.

    ResponderExcluir
  34. A PREVI TEM PRESIDENTE? POIS MUITO BEM TENHA CORAGEM CECILIA E LEVE ESTA MENSAGEM AO PRESIDENTE DA PREVI:

    ILMO Sr. Presidente Sergio Rosa,

    Aqui quem manda essa mensagem é JOEL DUARTE, tenho lido muitas mensagens de apelo aa Previ, aos Diretores e agora através de Dona Cecilia faço-lhe estes apelos:

    Jaá tivemos vários superavits e aos aposentados nada, tivemos um aumento muito pouco em relaçao ao valor e ao tempo do ES., por isso venho solicitar, pedir, que ouça o grito desses aposentados, faça a gentileza, mesmo no apagar das luzes Um aumento do ES para 120.000, e um prazo de 120 meses, e carencia de 3 meses, e quanto ao superavit determine seja feito imediatamente um estudo para que os aposentados possam viver alguns anos de sua vida um pouco FEliz.

    Até breve

    ResponderExcluir
  35. Colegas,

    Eu particularmente não concordo com a tese de que 50% da Reserva Especial fique com o Banco. Uma coisa é ele usar das “artimanhas” das resoluções que permitam que as S.As contabilizem superávits futuros relativos aos seus fundos de pensão, outra coisa são esses recursos efetivamente serem transferidos para o caixa do Banco. O plano 1 está investido de forma muito arriscada em ativos de renda variável com concentração em poucas empresas e sem condições de serem vendidas de forma rápida. O que significa isso? Se houver desvalorização da Bolsa de Valores, como a que ocorreu em 2008, nosso plano pode gerar déficit.

    Não sou contra de negociarmos com o patrocinador esse superávit, porém não da forma como o Banco está querendo. Temos que lembrar que a missão principal da Previ é pagar benefícios até o fim das nossas vidas.

    ResponderExcluir
  36. Prezada Cecilia. Reproduzo, aqui, comentário(meio longo), que fiz, hoje,no blog do combativo previplano1.com.br:

    Depois da perplexidade inicial, causada pela edição da arbitrária e ardilosa Resolução 26, do CGPC, que permite, à revelia de lei maior, a distribuição de saldo final de superávits, entre patrocinador(BB) e participantes(da Previ), com prejuízo para estes últimos, muito se tem discutido essa matéria, entretanto, sem solução objetiva e prática. Já foram passados quase 2 anos!
    O nó ocasionado pela resolução foi tão bem urdido e apertado, que paralisou, confundiu e dividiu o lado fraco: os atuais 121.220 participantes/assistidos do chamado Plano 1, da Previ. Eram 123.840 em dezembro de 2007!
    O patrocinador(BB), certamente co-autor da Resolução e seu grande beneficiário, tem agido com desenvoltura e descaramento, e já abocanhou o que calcula ser a sua parte, e são bilhões e bilhões. Os participantes – desorganizados, dispersos, desinformados e atônitos – adotam, em alguns casos, atitudes quixotescas de xingamento verbal inconseqüente. Outros, agrupados em torno de representações, nem sempre confiáveis, reclamam e acreditam nos morosos tribunais dos homens. Alguns – com todo respeito – esperam, confiantes, a justiça divina. Enalteço uns pouco abnegados que lutam com pureza de propósitos e entusiasmo. A eles me associo, com algum ceticismo. Pessoalmente, aos 79 anos, tenho pressa e sou pragmático. Apesar de não gostar do seu estilo e de suas atitudes, concordo com o Sr. Valmir Anabb Camillo, quando diz que a Resolução 26 é política e como tal deve ser discutida e resolvida, em seus mecanismos e suas conseqüências(Jornal Ação 205).
    Conquanto tenha sido concebida ao arrepio da Lei, a Resolução CGPC 26, não é intragável e insustentável: do lado dos parâmetros técnicos(Juros Atuariais, Reservas, Tabela de Mortalidade, etc.) é bastante conservadora, mas aceitável, na blindagem contra o risco e na acumulação de recursos. Na repartição, ainda que ilegal, do superávit, dando 50% ao patrocinador, caberia a negociação político-administrativa.
    No falo, aqui, de outros fundos, para não me meter em terreno alheio. Todavia, é ingenuidade e ignorância da realidade desconhecer que, ao longo do tempo – e lá se vão mais de 100 anos – a relação do Banco do Brasil com antiga caixa de previdência dos seus funcionários, hoje Previ, sempre foi uma relação incestuosa e promíscua. Numerosos exemplos: Caso dos pré-67, o holocausto de milhares de PDVistas, os pós-97, acertos contábeis de contribuições, expurgos monetários, etc. Isso sem esquecer o Voto de Minerva que é a intervenção mais imoral e aética, num estado que se diz democrata. Dispositivo que Lula, tão devotado ao seu grande banco público, não se preocupou em extinguir...
    O confronto corajoso, de nobres colegas, por mais heróico que seja, não desatará esse nó, tempestivamente, com proveito prático. É bom como desabafo, retórica de campanhas e promessas eleitorais. Mas o tempo está, inexoravelmente, contra nós. Mais vale uma cédula na mão(carente) do que duas nos cofres da Previ/BB-Governo. José Aristophanes Pereira
    PS.: Em carta, que Veja divulgou, fiz um reparo à entrevista do jovem e guloso Presidente Bendine. Hoje, leio com satisfação a divulgação, pelo Jornalista Cláudio Humberto(www.claudiohumberto.odianet.com.br) , da denúncia do Conselho Fiscal da Previ. Até que enfim uma palavra, indireta da Previ!

    ResponderExcluir
  37. Cecília,

    Qual tua opinião sobre o silêncio da ANABB nos últimos meses (SUPERÁVIT, CONTABILIZAÇÃO DO BANCO DE VALORES DUVIDOSOS EM SEU BALANÇO, etc), já que és uma integrante do conselho deliberativo desta Associação?

    Acho importante a tua manifestação, pois és depositária da confiança de milhares de aposentados.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Cara Senhora,

    Negociar o quê?

    O banco do brasil já disse em seus balanços, o que escreve ser dele.

    Se houver empate no conselho, valerá o voto de Minerva ( me inerva ).

    Ganhará o banco do brasil.

    Somente ações na justiça, poderão impedir que o banco do brasil, mais uma vez, usurpe o superavit.
    No dia em que pudermos pagar nossas dívidas, saiamos desse banco.
    Abç
    Anônimo

    ResponderExcluir
  39. Cecilia,será que meu comentário foi censurado?? Só perguntei e torno a perguntar será que nao existe um macho na Previ qu resolva nosso problema que é a distribuição do superavit?

    ResponderExcluir
  40. Somos do Plano 1 os palhaços dessa gente !
    Pensem que somos 121 mil participantes de um Plano de Benefícios fechado, de que nós somos os donos, por força de Lei e dos Estatutos, e gente do BB (Diretoria e Gerências) fazendo estas falcatruas com o superavit da PREVI !
    Ora, A PREVI sempre foi a "longa manus do BB" e sua atual Diretoria está toda comprometida com o BB e o PT.
    A CULPA É SOMENTE DOS PARTICIPANTES AMORFOS DO TAL PLANO 1 ! Nós somos uma gentalha, sem serventia nem para exigir o que de Direito é nosso, damos chance para inescrupulos usarem e abusarem do NOSSO dinheiro !
    Somos "gentinha" da pior espécie, que só sabe olhar ao próprio umbigo (holorite), incapaz de formar uma associação, para buscarmos o nosso Direito.
    Tem solução? -acho que a associação AAPPREVI e o Tribunal de Contas são nossos caminhos...

    ResponderExcluir
  41. Ô querida Cecilia, para que apresentar resultados da Previ in loco para alguns poucos associados? Hoje, o nivel dos mesmos é maior do que isso, muitos sabem o que acontece realmente no nosso Plano 1.Não importa a verborragia,seja eloquencia ou fajutice( tipo "tarão"-me recordo de um "diretor"- recebendo beneficios - ) dos apresentantes.
    Em Curitba, no ano passado, o aprazivel encontro foi aberto pelo mais completo déspota em todos os tempos do BB do Paraná.A revolta ainda esta no ar, anima encontros até hoje.
    Os aposentados da Previ não tem o mínimo interesse de rever semelhante asno, voltado exclusivamente a sua carreira e a desestabilizar qualquer um que não seja dos seus puxa sacos. E,depois, soube-se e comprovou-se , chutou os asseclas para fora do Banco.
    A Previ é dos aposentados, e nao do BB, da Super local, ou funcis da ativa ( esses ainda vão rever suas opiniões, mesmo não pagando as contribuições enuanto trabalhadores ).Vão ver que o negócio é muito mais sério que as "benesses" apresentadas a todos.Inclusive poderão se sentir co-responsáveis na morte esperançosa de muitos, -"pelo menos a viuva fica bem"-.
    Cecilia, se voce publicar este desabafo, voto e consigo mais alguns favoraveis em qualquer coisa que voce se candidatar,merecidamente.
    Abraço,
    .

    ResponderExcluir
  42. Cecilia,

    O que acha da noticia publicada no CB no último domingo?
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/03/14/politica,i=179549

    ResponderExcluir
  43. Colega Emiia,
    A razão pela qual a Previ não deu nenhum destaque à denuncia é que foi um ato corajoso,solitário, de apenas um conselheiro Fiscal.
    No link abaixo voce tem a integra da denuncia, em 35 (trinta e cinco) paginas.
    http://www.camara.gov.br/sileg/integras/739527.pdf

    Como a Previ "serve ao BB e ao Governo" acharam por bem não dar nenhum destaque.

    ResponderExcluir
  44. Cecília muito engraçado,voce diretora de planejamento dizer que estamos investido de forma muito arriscado?renda variavel intão explique a todos nós o seguinte:

    1 - porque não elevar o empréstimo simples,para outros niveis e maior prazo,já que este não tem contra indicação.
    2- porque aumentaram o capital na companhia vale do rio doce,em plena crise financeira.
    3-voces serão responsaveis se o plano for deficitario,e a maior culpa será sua, já que planeja os investimentos da previ. esta atestanto com firmeza que é contra o banco se apropriar de 50% do superavit,que outra maneira há para discutirmos esse assunto,esperarmos todos morrer?quanta hipocrisia Colega Cecília,qual a saída que temos para tanto zero para com aposentados e pensionistas do plano 1 da previ.
    SABE O QUE ESTA DIRETORIA MERECE, SINCERAMENTE É CADEIA,CADEIA,TODOS DEVERIAM SER PREZOS POR MA GESTÃO,PORQUE TODOS SABEM UM PLANO NÃO É PARA SER ARRISCADO EM BOLSAS DE VALORES NEM PARA DEIXAR MEIA DUZIA DE MILIONARIOS DA NOITE PARA O DIA COMO FOI O RENDA CERTA,É PARA SER EQUILIBRADO,AI SIM VAI PAGAR AS APOSENTADORIAS E AS PENSÕES ATÉ O ÚLTIMO DOS SEUS APOSENTADOS
    Amadeu Tamandaré

    ResponderExcluir
  45. CECÍLIA GARCEZ,
    Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque, embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.
    Idéias equivocadas, que nos pressionam a ter sempre mais, a cumprir prazos sem nos respeitarmos, a atingir metas que, muitas vezes, não fazem parte de nossa missão de vida e daquilo em que acreditamos, nos tornam mais e mais insensíveis. E nesta insensibilidade, vamos agindo e nos relacionando com as pessoas –mesmo com aquelas que amamos– de forma menos gentil, mais apressada e mais automatizada, sem nem nos darmos conta disso. É por isso que, a meu ver, ser gentil não pode depender do outro, não pode ser uma moeda de troca, tem de ser uma escolha pessoal, um entendimento de que podemos fazer a nossa parte e contribuir, sim, para um mundo melhor.
    Ser gentil nada tem a ver com ser bobo e fazer o que todos querem que a gente faça. Muito pelo contrário: quanto mais gentis somos com as pessoas, mais gentis somos também com nossa verdade, com nossos valores. Assim, dificilmente nos aviltaremos em nome de algo que não esteja de acordo com nosso coração. Pessoas que dizem “sim” a todos estão, na realidade, reforçando uma imagem de “vítimas da vida”, alimentando um argumento de “coitadinhas”, de extremamente boas e injustiçadas. Isso não é ser gentil, e demonstra mais uma dificuldade em lidar com sua própria carência do que a força ou o poder contido na gentileza. Aprender a dizer “não” nem sempre é uma tarefa simples. A gente aprende que tem de corresponder às expectativas de quem amamos, desde pequeninos; daí, quando crescemos, não sabemos dizer “não” sem nos sentirmos culpados. Daí, para justificar nosso medo de dizer “não”, é um pulo; afinal, é bem mais fácil transferirmos a responsabilidade de nossas limitações para o outro.
    Dá pra falar “não”, sendo gentil? Não só dá como é o mais inteligente. Muitas vezes, a gente associa a palavra “não” à raiva ou à falta de gentileza, quando, na verdade, ela é apenas uma resposta, tão cabível quanto o “sim”. Desde que seja dito com sinceridade e respeito, sabendo por que você está dizendo “não”, a gentileza é absolutamente coerente. O problema é que a gente já diz com culpa e, para não demonstrar, altera o tom de voz, tenta se justificar acusando o outro ou inventando pequenas mentiras que tornam a relação pesada, tensa. Basta que sejamos honestos, que nos permitamos respeitar nossos limites, que aprendamos a nos dar o direito de dizer “não”. Além disso, vale um questionamento: será que é tão difícil dizer “não” porque, na verdade, você não consegue ouvir o “não” do outro? Será que esta dificuldade em negar ao outro não está a serviço de poder lhe cobrar sempre o “sim”? Enfim, lance mão de um tom de voz compreensivo e afetuoso e o seu “não” será muito mais humano e aceitável do que aquele que a gente costuma dizer gritando, acompanhado de gestos agressivos.
    A gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, enfim, propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas.

    "É nesse sentido que sempre depositamos a nossa confiança em VOCÊ,queremos ter apenas o direito de ter um final de vida mais digno,será que estamos pedindo de mais companheira CECÍLIA?"

    ResponderExcluir
  46. Colega Cecília como a diretoria explica esta noticia aos aposentados e as pensionistas da previ,afinal é nosso dinheiro.

    Folha de S.Paulo (15/03/2010)
    Fundos: Na ponta do lápis
    A decisão de um tribunal arbitral que obriga sócios da Valepar, que controla a Vale, a entregarem ao grupo Opportunity, de Daniel Dantas, ações da empresa que podem chegar a até R$ 3 bilhões está tendo o efeito de uma bomba na Previ, o maior fundo de previdência do país, derrotado na disputa.

    Ainda que tentem anular a sentença dos árbitros na Justiça, os fundos podem ser obrigados a provisionar, ou seja, a reservar, em seu balanço, a quantia bilionária até o dia do veredicto final. O valor exato da bolada ainda será definido. (Mônica Bergamo)

    Sandra Rebeca

    ResponderExcluir
  47. Emilia,

    Não houve nenhuma manifestação do Conselho Fiscal da Previ em relação a essa matéria. O que ocorreu foi a manifestação de um dos conselheiros fiscais da Previ -Francisco sem que houvesse nenhum registro em ata do Conselho Fiscal sobre a matéria. Da mesma forma, eu como Diretora da Previ, eleita pelos associados, também divulguei minha opinião sobre a matéria, sem manifestação da diretoria da Previ. Dessa maneira, não houve nenhuma denúncia do Conselho Fiscal sobre esta matéria.

    Em relação à Anabb, a diretoria, apesar de não concordar de forma alguma com essa ação do Banco do Brasil, decidiu não entrar com ação judicial pois a análise foi de fragilidade extrema no objeto procurando, assim, discutir o assunto com a SPC e com alguns executivos do Banco. A Anabb, em sua totalidade, não concorda com repasse de recursos para o Banco da forma como está sendo pretendido - 50%. Uma coisa é sentar e negociar um acordo entre as partes, outra é o Banco decidir que ele tem direito a metade desses recursos.

    ResponderExcluir
  48. Cara Senhora,

    Não tem que negociar o que é dos aposentados e tão somente deles!
    Ações na justiça barrando as investidas do banco do brasil, e nosso netos receberão pelo superavit todo, é o nosso direito.
    Abç
    Anônimo

    ResponderExcluir
  49. Regininha,

    Macho não tem não, só tem os "outlaws".

    ResponderExcluir
  50. Cecília,

    Descupe-me, mas a história é sempre a mesma, não houve denuncia formal do conselho deliberativo; a ANABB é contra isso, contra aquilo, mas não toma atitude nenhuma. Ninguém é tão bobo que não saiba o porque na omissão de todos vocês.

    Viva os bons cargos e altos salários.

    ResponderExcluir
  51. Cecília,

    Queremos nosso superávit, ajudamos a construí-lo, como o colega acima fala estamos sendo tratados como palhaços, inventam resoluções, passam por cima de leis, estatutos nos tratam como trapos e essa enrolação já está aí a quantos anos heim, paciencia tem limites.

    Claro que os diretores da Previ vão ser aliados do Presidente Lula e este por sua vez vai fazer conchavo com o bilionário Eike Batista que vai novamente abrir a mão para patrocinar a campanha eleitoral do PT para eleger a Dilma e assim se perpetuarem no poder, tudo muito glamuroso e poderoso, prá que vão perder tempo com os aposentados, pobre não dá prestígio, não é mesmo, mais não se esqueçam pobre também vota e PT nunca mais, para a Previ e Cassi daqui prá frente só se o nome não constar do CANAEL.

    ResponderExcluir
  52. Enquanto se resolve discutir o superavit, tem aposentados morrendo sem ver no seu espelho o tao esperado reajuste/Os da ativa receberam BB 200 anos e quem passou quase um século nao recebeu naaaaadaaaaa..É uma vergonha.

    Nos aposentados estamos......, sem representates e ainda querem votos ora, vao se catar......cada o LULA... eu nao voto em ninguem....todos sao da mesma laia....saco....

    ResponderExcluir
  53. Colega CECILIA, às vezes não te entendo. Voce diz que é contra a divisão do supervit em 50%, depois diz acima que a diretoria da Anabb não concorda de forma alguma com essa ação do BB E DECIDIU NÃO ENTRAR COM AÇÃO JUDICIAL CONTRA O BANCO. ELA ACHOU "DE FRAGILIDADE EXTREMA" NA DENÚNCIA?. ORA CECILIA, VOCE SABE MAIS DO QUE EU QUE A ANABB NÃO MOVE UMA PALHA CONTRA O BB. E POR ACASO A ANABB TENTOU NEGOCIAR ALGUM ACORDO ENTRE AS PASTES. A ANABB ESTÁ LUTANDO AO NOSSO LADO?
    POR FAVOR, AGUARDO A SUA RESPOSTA.
    AIRTON

    ResponderExcluir
  54. Cecília, já houve um tempo que a Anabb brigou pelos nossos direitos, foi a justiça, (caso em que o governo queria usar o dinheiro da Previ em compras de CP-Certificados de Privatizações em 90/91 etc).E hoje porque não se manifesta? Quem tem que analisar a fragilidade extrema da atual situação,é a justiça, em vista das leis existentes, dos fatos existentes, que é o a mão grande desse governo indo contra todo estado de direito. Temos leis que nos favorecem. Negociação com essa gente? Dois anos negociando? Me poupe.A Sra. como parte da direção da ANABB,( de quem AINDA sou associada) pode me explicar porque não entramos ainda na justiça?
    Em tempo: Quero manifestar meu sentimento de indignação contra a apresentação da leitura dos resultados da previ. Podemos fazer esta leitura no site. A Direção da Previ, principalmente os eleitos, deveriam estar lutando por melhorias dos benefícios dos seus representados.
    msasousa

    ResponderExcluir
  55. Caro anônimo(16.03.2010-16:04h.)

    Concordo com voce que esta muito dificil de votar em alguem, pois todos só estão precupados com os seus beneficios. Veja o absurdo que é a Previ sair por ai gastando fortuna para falar do seu resultado. Quanta inutilidade, pois nunca prestigiam os verdadeiros donos da Previ,que são os aposentados, negam-lhes o mais basico de seus direitos, que é cumprir o regulamento vigente,que é claro quanto a participação no Superavit. Mas,infelizmente, não devemos ser omissos a ponto de não votar em ninguem, reconheço que é muito dificil.Mas devemos votar,e tentar escolher o menos ruim. Pois tudo que o Banco e seus representantes e quiça,tambem muitos de nossos representantes querem, é nossa omissão, pois num ambiente de apatia e falta de representatividade eles estão à vontade para fazer o que bem entender, atendendo aos seus estritos interesses e a nós participantes só nos restará lamentar e chorar nossos direitos.
    Vamos sim votar, mesmo que os candidatos sejam ruins, sempre haverá os menos ruins.E devemos sim ficar vigilantes aos nossos direitos. Vejam o site da AAPPREVI é uma opção muito interessante.

    ResponderExcluir
  56. Colega Anônimo de 15/03/10 13:54

    Apesar de ser conselheira, fica difícil responder, pois a gestão da entidade e feita pelos diretores e o Conselho sempre tem cobrado uma posição mais clara em relação ao assuto. Eu acredito que as ações estao acontecendo, porém não estão sendo noticiadas.

    ResponderExcluir
  57. Rosalina,
    Em relacao à revisao do ES, é pouco provável que ocorra antes do final desse ano, pois já ocorreu alteração no final do ano de 2009.

    O que temos que discutir este ano é a melhoria de benefícios. Esse e o grande desafio. A prioridade é melhorar as pensões e beneficios para todos os associados, porém existem entraves já citados várias vezes aqui no blog.

    ResponderExcluir
  58. Sra. Cecilia a revisao do ES foi uma ergonha se comparado ao da CEF, BACEN BNDES, tanto o valor como o prazo, eu nao sei o que voces fazem, a nao ser é claro que estejam nadando em dinheiro, portanto, aposentado que se virem.
    Vc. disse que dificilmente o aumento do ES simples, irá entao vai aqui uma Sugestao:

    Adiantem algo em torno de 30.000, para cada aposentaedo por conta do reajuste dos 40.000.000 bi, senao a dilma leva.

    ResponderExcluir
  59. Cecília,

    Quando discutirem a melhoria de benefícios, lembrem que deve ser para todos. Coisa que vocês esqueceram na última distribuição do superávit. Creio que não foi foi desconhecimento que todos os colegas que contribuiram sobre 136% do VP+AN, ficaram foram das melhorias, sendo estes justamente os que recebem os menores benefícios. Vi você e o Sasseron defenderem na ocasião a mudança do teto de 75% para 90%, esquecendo que isso só beneficiaria os salários mais altos. Creio que não foi por falta de conhecimento do estatuto/regulamento da PREVI que isto aconteceu.

    ResponderExcluir
  60. PELAMORDEDEUS...CECILIA, ENTRAVES SÓ PARA OS APOSENTADOS PARA O BANCO LEVAR O QUE NEM É DELE NÃO TEM ENTRAVES...

    QUANTAS VEZES DURANTE QUANTO TEMPO VOCE JÁ DISSE ISSO AQUI NO BLOG E ATÉ AGORA NINGUÉM DA PREVI MOVEU UMA PALHA Á NOSSO FAVOR.

    TEMOS QUE SOBREVIVER, TÁ DIFÍCIL, OU ALGUÉM ACHA QUE GOSTAMOS DE FICAR PEDINDO AUMENTO NO VALOR E PRAZO DO ES, MAIS É A ÚNICA COISA QUE VOCES A MUITO CUSTO CONSEGUIRAM FAZER, QUALQUER OUTRA COISA PARA SE FAZER JUSTIÇA COM OS APOSENTADOS COMPROMETE OS INTERESSES DE VOCES ENTÃO VOCES CRUZAM OS BRAÇOS E QUE SE DANE OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS.QUE FALTA DE CONSCIENCIA...

    ResponderExcluir
  61. Airton,
    A questao é que a Anabb avaliou que a ação judicial não tinha chance de ser vitoriosa, como aconteceu. Ela preferiu atacar o problema de outra foma. O futuro dirá quem tinha razão.

    ResponderExcluir
  62. Sandra,

    Em relação à materia da Bradespar e a arbitragem, é uma historia antiga e houve uma decisão dos árbitros contra a Previ. A Previ está entrando com medida judicial contra a decisão. E se não for vitoriosa, com certeza terá uma conta gorda para pagar.

    ResponderExcluir
  63. Cecília,

    A verdade é que nas avaliações da ANABB, tudo é levado em consideração, menos os interesses dos associados. Conheces alguma ação da ANABB contra a PREVI ? Não é preciso aguardar o futuro para saber quem esta certo no caso do superávit, o futuro vai nos mostrar na mão de quem ficamos estes anos todos.

    ResponderExcluir
  64. CECILIA A GENTE SABE QUEM VAI PAGAR ESTA CONTA GORDA , COMO VOCE DIZ, NÃO SABE? SOMOS NÓS DO PLANO 1.QUE NÃO VAMOS VER UM VINTÉM DESSE SUPERAVIT.

    ResponderExcluir
  65. Cecilia,

    Peço o favor de me responder o que acha da noticia publicada no CB no último domingo?
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/03/14/politica,i=179549

    Colegas aposentados,
    Não deixem de ler a noticia do Correio Braziliense que cito acima - é só copiar e colar no navegador o endereço
    www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/03/14/politica,i=179549

    ResponderExcluir
  66. Cecília,

    Sabias ou não que por ocasião da distribuição do último superávit os colegas que contribuiram sobre 136% do VP+AN, ficariam de fora das melhorias nos benefícios ?

    Além disto vi você e o Sasseron defendendo novamente o aumento do teto de 90% para 100% (para o próximo superávit a ser distribuido), será que depois de tudo, vocês ainda não sabem que os colegas citados anteriormente não serão beneficiados com esta medida. Em quem nossos representantes estão pensando?

    Acho que poderia responder este questionamento, pois o mesmo envolve milhares de colegas que não viram un centavo de aumento em seus benefícios.

    ResponderExcluir
  67. Colegas,
    Isso é uma vergonha !! Para o BB, Daniel Dantas/Opportunitty, Governo, PT, Gushiken, Copa 2014, metrôs, e campanha eleitoral para a Presidência da República...TUDO! Para os verdadeiros e legítimos donos do fantástico patrimônio...NADA!! Só empréstimos, viagens e demagogia em cima de resultados que foram obtidos graças as circunstâncias favoráveis da economia/mercado. Nas eleições dê o seu modesto ¨troco¨!! Vote não a ISSO!!!! Lembre-se deste alerta.

    ResponderExcluir
  68. Colegas,
    Que me interessa a entrevista do Bendine???!!! Nada... Não quero mais ficar refém do BB...Já chega o tempo da pressão desmedida como funcionário. Quero voltar a ser um cidadão comum e poder escolher meu Banco!! Cecília por quê a PREVI não altera essa absurda ¨fidelidade¨ com a patrocinadora e não permite aos seus associados livremente escolherem o Banco de sua preferência. Afinal esse dinheiro todo é resultante da obrigatoriedade do contrato de trabalho quando ingressamos. E, se não prestamos serviços mais ao BB, e não nos paga o devido não há porque estar atrelado a êle. Essa cláusula é abusiva. Pretendo ingressar na Justiça para corrigir isto. Afinal todos os aposentados escolhem seu Banco, inclusive aqueles ligados a outros Fundos de Pensão, somente nós não podemos. Aliás o BB ¨nem liga¨se sairmos tal a dificuldade de dar-nos alguma atenção !!Gostaria de ter seu comentário sobre o assunto. Obrigado.

    ResponderExcluir
  69. Anônimo de 20.03.2010 - 20:29
    É isso mesmo. A PREVI precisa fazer convênio com a CEF e oferecer mais um Banco. Afinal o BB não precisa temer a migração pois está atendendo bem os aposentados da PREVI !! A liberdade é um direito da Constituição Federal assegurado a todas as pessoas. Cecília podes propor isso a Diretoria !

    ResponderExcluir

Poste seu comentário