segunda-feira, 1 de março de 2010

Conheça as Chapas que disputarão as eleições da PREVI 2010-2014

Sexta-feira encerrou o prazo para inscrição de chapas para a eleição da Previ 2010-2014. Conheça quem são as chapas concorrentes:

CHAPA: A SEMENTE

Conselho Deliberativo:
Ebenézer Walter Araújo do Nascimento – titular
Adilson Cavalcanti Feodrippe de Souza – Suplente

Conselho Fiscal:
José de Anchieta Dantas – titular
José Paiva Cartaxo – suplente

Diretoria de Administração:
Valentim Antunes

Diretoria de Planejamento:
Olga Helena Aragon Bonatto Cansiglieri

Conselho Consultivo Plano 1:
Edivaldo Martins Moura – titular
Sérgio Faraco – suplente
Mauro José Esperança – titular
Aquiles Paula de Freitas – suplente

Conselho Consultivo Plano Previ Futuro:
????
==========================================


CHAPA: NOVA PREVI

Conselho Deliberativo:

Silvio Soares Filho – titular
Fernando Luis Lima Saraiva - suplente

Conselho Fiscal:

Vânia Gobetti – titular
Manoel Leite Magalhães - suplente

Diretoria de Administração:
Dílson Guths

Diretoria de Planejamento:
Ângelo Argondizzi Marcelino

Conselho Consultivo Plano 1:
Rita Pessini da Cruz – titular
Silvio Renato Ribeiro da Silva – suplente
Maria Fernanda Leister Constanzo – titular
Marcio Jose Breder - suplente

Conselho Consultivo Plano Previ Futuro:
Patrícia Vale Ribeiro – titular
Bruno Rodrigues Chermont Vidal – suplente
Fabio Nogueira Andrade – titular
Gabriela Caccia Gouveia - suplente

=======================================

CHAPA: UNIDADE NA PREVI


Conselho Deliberativo:
Célia Maria Xavier Larichia – Titular
Luiz Carlos Teixeira – suplente

Conselho Fiscal:
Fabiano Félix do Nascimento – titular
Aldo Bastos Alfano – suplente

Diretoria de Administração:
Paulo Assunção de Sousa

Diretoria de Planejamento:
Vitor Paulo Camargo Gonçalves

Conselho Consultivo Plano 1:
José Branisso – titular
Mércia Maria Nascimento Pimentel – suplente
Odali Dias Cardoso – titular
Flávio José Pastoriz - suplente

Conselho Consultivo Plano Previ Futuro:
Wagner de Souza Nascimento – titular
Rafael Zanon Guerra de Araújo – suplente
Ítalo Lazarotto Júnior – titular
Luciana Vieira Belém - suplente

42 comentários:

  1. Cecília,


    Cada dia que se passa fico mais decepcionado com essa nossa Previ, se é assim que posso falar. Hoje no ônibus encontrei com aposentado da Vale, que não conheço, e na conversa ele me falou que os aposentados da Vale até o ano X tem participação nos lucros e que a Valia sempre tem distribuido parte dos seus superavits via melhoria de benfícios. Não entendo como a nossa Previ administratada pela maioria de pelegos do PT nem sequer oferece alguma coisa para o aposentado e, fica gabando de ser o maior fundo de pensão da américa latina. Mas simplesmente encoberta os redutores de aposentadoria aplicado pelo estatuto de dez/1977, causadores do achatamento dos benefícios, responsáveis em parte pelos superavits verificados. Acreditar em quem, se só enxergo interesses dentro de grande parte da diretoria em estar em sintonia com o Banco e governo. Para alguns fundos é permitido para outros tem a flamigerada resolução do Sr. Pena. No meu entender só conseguiremos alguma coisa através da justiça. Pt nunca mais.

    ResponderExcluir
  2. cecília, voce sabe quando será divulgado o superavit da Previ?Este será o terceiro superavit seguido?Necessariamente deverá haver algum tipo de revisão? Obrigada,Jeanne.

    ResponderExcluir
  3. Colegas,

    A chapa "Unidade Previ" é a ANABB a nos representar de novo. O que vocês acham?


    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Cecilia,
    Uma das chapas, "A Semente", saiu incompleta, sem os candidatos ao Consultivo do Previ Futuro. Qual a razão?

    ResponderExcluir
  5. Jeanne,
    O resultado deverá ser divulgado nos próximos dias. Até o momento não há discussões sobre revisão de benefícios, apenas a suspensão das contribuições que continuará durante todo o ano de 2010.

    ResponderExcluir
  6. Isa,
    Eles inscreveram a chapa desse jeito, sem as indicações para o conselho consultivo do Plano Previ Futuro. Não sei informar o motivo.

    ResponderExcluir
  7. Colega Anônimo das l4:50 hs,

    Como você demonstrou estar muito desiludido com a administração da PREVI/BB e PT, venha somar forças à AAPPREVI e frequente o Blog: www.previplano1.com.br. Acredito que só com a mobilização da maioria dos aposentados conseguiremos reverter esta situação.
    E olhe que desde o início de 2009 que estão nos enrolando, não creditam 1 centavo para nós e o Banco só contabilizando, só contabilizando!...

    ResponderExcluir
  8. Cecília e demais Colegas.

    A inscrição da chapa "A Semente não" cumpriu todas as exigências do regulamento. Por isso o grupo Acorda-BB, responsável pela apresentação, faz um desesperado apelo aos seus seguidores para que subscrevam a Lista de Apoio que deverá conter um mínimo de 892 assinaturas válidas para consolidar a homologação, segundo e-mail recebido pelo
    www.peviplano1.com.br.

    ResponderExcluir
  9. JÁ QUE PERGUNTAR NÃO OFENDE, EU VOU PERGUNTAR:

    - ESSE ADILSON QUE É SUPLENTE NA CHAPA SEMENTE, É O MESMO QUE VIVE TROCANDO ALEIVOSIAS COM UM "CUBANO" NOS VÁRIOS GRUPOS DE APOSENTADOS?

    ResponderExcluir
  10. Aposentados, tirai os pijamas! a hora é esta, vamos votar na chapa que prometer por escrito, defender os aposentados, pelo menos, fazendo barulho e protestos nas reuniões da Previ, colocando notas nos jornais, azucrinando a vida do presidente, eleito pelo banco, portanto refém. Agora não adianta nada apenas pouco mais de 30% dos aposentados votarem e depois ficarem chorando nos blogs da vida, Seu voto pode mudar as coisas. Vamos votar em massa na chapa indicada e negociada, com as associações de aposentados, Não vale votar na chapa apoiada pela ANABB, que passou de defensora dos nossos interesses para associação de assistência social. Abaixo a pelegada!!!!

    ResponderExcluir
  11. Cecília,obrigada pela resposta mas a minha dúvida é a seguinte:terá que haver necessariamente uma distribuição de superavit por conta de três consecutivos sem distribuição ou não?A suspensão de contribuições é considerada distribuição de superavit?Jeanne

    ResponderExcluir
  12. Colega Cecília,
    Li matéria datada de hoje, 03.03.2010, no site Diário dos Fundos de Pensão (http://www.abrapp.org.br/diario/DescricaoNoticia.aspx?id=18517), cujo título é “FUNCEF APRESENTA OS SEUS RESULTADOS”. Destaque especial para o parágrafo abaixo transcrito:
    “O resultado positivo de 2009 permitiu que a FUNCEF continuasse adotando a política de recuperação de benefícios de seus aposentados, permitindo a correção em 1,08% no REG/REPLAN Saldado, além da reposição inflacionária. Com isto os reajustes reais acima da inflação nos últimos quatro anos atingem 27,04%”.
    Diante do exposto pergunto o motivo pelo qual a Previ também não adota a pratica de reajuste reais acima da inflação, tal qual faz a Funcef, já que seus dirigentes gostam apenas de alardear os bons resultados do fundo, reconhecido como o maior da América Latina. Os frutos desse bom desempenho não vêm, de há muito, sendo revertidos em favor daqueles que ajudaram a construir esse belo patrimônio hoje existente.

    ResponderExcluir
  13. O BANCO DO BRASIL TÁ METENDO A MÃO NA PREVI, JÁ FAZ UM BOM TEMPO, EMPOBRECENDO CADA VEZ MAIS OS SEUS VERDADEIROS DONOS, FUNCIS ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS, E NADA DE CONCRETO SE FAZ. O PODER JUDICIÁRIO SE CURVA DIANTE DO GOVERNO LULA, EM TROCA, O GRANDE ESCALÃO TEVE REAJUSTE SALARIAL DE 56 POR CENTO, UMA VERGONHA NACIONAL, ATÉ PORQUE A JUSTIÇA NESSE PÁIS E MUITA LENTA E SÓ ATENDE AOS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES. O POVO BRASILEIRO TÊM QUE DAR UM BASTA NISSO TUDO, VAMOS CONFIRMAR CERTO AGORA EM 2010 E NÃO MAIS SE ILUDIR COM PALAVRAS FÁCEIS DE MERCADORES BARATOS.

    ResponderExcluir
  14. TAIS BRINCANDO JORGE TEIXEIRA,

    dividir com esse monte de gente?? e como fica a campanha da coleguinha Dilma, os investimentos aonde o irmãozinho lulinha manda, cai na real, a gente só faz o que for de bom, pro PT, pro Lula, pra Dilma e outros reais donos e participantes eméritos do PB1 da Previ.
    ria se puder, e a raiva deixar.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  15. A DESOBEDIENCIA AO ESTATUDO DA PREVI E TAMANHA QUE CUSA VERGONHA, 2 SUPERAVITS SEGUIDOS E NAO FAZEM NADA E UMA VERGONHA. QUE PAIS E ESSE......

    ResponderExcluir
  16. FUNCEF, VALIA e outros fundos dao o superavit devido aos seus associados. e por que a PREVI nao faz nada, e a diretoria, o q faz? nao altera estatuto, se nao podem podem fazer nada(amarrados), facam o favor de pedir demissao, ate' para que as sua consciencias ficarem tranquilas, depois de seu mandato. Pelo menos, poderao dizer _ tentamos, nao conseguimos e entao largamos.

    ResponderExcluir
  17. Colega de 04:22,voce deve acreditar em papai noel,saci,lobisomen......Falar de consciencia,desde quando elles estao preocupados com isso.O que importa e o montante que colocam no bolso, o resto......e so um detalhe.
    Lembram? Nada mudou.

    ResponderExcluir
  18. Acredito que se o Banco do Brasil se tornasse do Setor Privado, não teria mais tanta força política para interferir vergonhasamente na nossa PREVI. Ainda bem que poderá haver uma reviravolta nessas eleições de 2010, enquanto isso estamos a mercê de índices manipulados pelo IBGE e nossos míseros benefícios se aproximando cada vez mais do salário-mínimo, enquanto a guerrilheira Dilma, coitadinha, ganha só na Petrobrás, R$ 76 mil. Só um terremoto no Congresso Nacional, em plena votação.

    ResponderExcluir
  19. Quando leio o que o Sr. Jorge Teixeira escreve encontro a verdade, mas a realidade que demonstra numa simples comparação de procedimentos entre Fundos da mesma família, mostra a crueldade com que somos tratados pelos que comamdam a nossa PREVI.De todos os assistidos, apenas alimentamos de propagandas de "o melhor", "o maior" e a foice da morte faz com que o Balanço do Banco ilumine o olhar dos que mandam e manipulam. Existe um lema ouculto "Morram para que a PREVI cresça e alimente o BB".

    ResponderExcluir
  20. Jeanne,

    A suspensao das contribuicões é considerada como utilização de superávit. Pela legislação vigente este ano deverá ocorrer discussao de superávit. A questão a se discutir sao os desenquadramentos da Previ, pois segundo a Resolução 26, a Previ teria que descontar esse valor referente aos desenquadramentos em renda variável.

    ResponderExcluir
  21. A Câmara Federal vai aprovar o desconto na taxação do imposto de renda para os contribuintes IDOSOS com + 60 anos (Já está aprovado no Senado!).
    Até 2010, tal benefício fiscal alcança àqueles idosos com + 65 anos de idade, o que contraria o Estatuto do Idoso, que diz tratar-se de Idoso quem tem + 60 anos de idade.
    Tal medida beneficiará uns 10 mil associados do Plano 1 da PREVI !(que estão na faixa etária 60a65 anos de idade).

    A propósito, Cecilia:
    Poderiam publicar nova tabela por faixa etária dos participantes da PREVI ?
    Poderiam publicar os números de janeiro/2010, bem como a rentabilidade mensal ?
    Agradecemos.

    ResponderExcluir
  22. La vem voce com o papo de sempre....este ano devera ocorrer discussao de superavit.Nao comece com promessas para amanha,nossas necessidades sao para ONTEM!!!!!
    Teu nariz ja deve estar ENORME.

    ResponderExcluir
  23. Colega Cecília,
    Em seu comentário de 04.03.2010, às 11:39hs, Você afirmou que a suspensão das contribuições é considerada como utilização de superávit. Quando falamos em aumento de benefícios a resposta é sempre a mesma, qual seja, da impossibilidade de utilização da reserva especial para revisão de plano tendo em vista os desenquadramentos existentes estabelecidos pela resolução 26 do CGPC. Uma pergunta se impõe: Para aumento de benefícios há desenquadramento mas para suspensão de contribuições, que claramente é do interesse e também favorece muito o patrocinador, não há nenhum óbice. Por favor colega Cecília, me explique melhor já que eu, francamente, ainda não consegui entender.

    ResponderExcluir
  24. Colega Cecilia,
    Gostaria que informasse o seguinte: como ficara, se houver, a distribuição da Reserva Especial de R$ 25.955.632 mil, tendo em vista que, conforme Balanço, o BB usa de outros metodos atuariais, totalmente diferentes do Balanço da Previ, para apurar seus ganhos atuariais não reconhecidos (ativos R$ 28.771.612 mil - ganhos contabilizados R$ 16.116.336 mil e Ativo atuarial liquido - diferença entre o primeiro e o segundo - R$ 12.655.396 mil)? Voce consegue explicar?
    Os balanços da Previ, certamente, estão sujeitos a legislação diferente daquela a que o BB está subordinado. Seria isso?

    ResponderExcluir
  25. Colega Cecília,
    Trabalhei quatorze anos na Direção Geral, de 1977 até 1991, onde, em termos funcionais e sem sombra de dúvida, vivi os melhores anos de minha vida. À época existia uma situação comum em termos de abordagem de determinado problema. Quando não se queria resolver absolutamente nada sobre algum assunto, se criava o chamado grupo de trabalho. Todos sabiam que a partir da criação do grupo a matéria seria “cozinhada” em banho maria, até cair totalmente no esquecimento. Hoje vejo dessa mesma maneira a denominada mesa temática para assuntos previdenciários. Essa mesa é a responsável pelas tratativas entre a Contraf-Cut e o patrocinador sobre possível utilização da reserva especial para revisão de plano. Reunião inicialmente marcada para 24.02 sobre o assunto, entre os interessados, foi cancelada e transferida para 11.03.2010. Penso que, se houver reunião no dia 11.03, nada será objetivamente discutido e continuarão empurrando o assunto com a barriga, até cair definitivamente no esquecimento. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  26. Colega Cecília,
    Mais uma vez constatamos que as coisas só são difíceis quando se trata de pleito formulado pelos aposentados e as pensionistas do “PB-1”. No site da Anapar, dirigida pelo todo poderoso Diretor de Seguridade da Previ, tem uma notícia com data de hoje, 05.03.2010, cujo título é “Fundação CEEE: Opções de juros para empréstimos”. Transcrevo abaixo parte de trecho da referida matéria, para que os nossos colegas observem que, em se tratando de criar dificuldades e obstáculos, a diretoria de nosso fundo é imbatível. “No ano passado, a Fundação passou a implantar alterações nos empréstimos, ampliando, em maio, de 36 para 72 vezes o prazo de financiamento. Em dezembro, o prazo foi ampliado mais uma vez, chegando ao atual limite de 120 parcelas. Denominado como Credifuturo, os empréstimos de longo prazo objetivam oferecer crédito com juros baixos aos participantes que desejam realizar projetos pessoais como a programação de viagens, a compra de bens e o financiamento de estudos”. A íntegra da matéria poderá ser acessada em http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=12400.
    E.T. – A fundação CEEE não é o maior fundo de pensão da América Latina e seus dirigentes trabalham em silêncio tendo sempre presente o interesse dos associados.

    ResponderExcluir
  27. Cecilia, a Previ vai aumentar o prazo para a renovaçao do ES?

    ResponderExcluir
  28. No auge das discussões sobre a crise econômica que se abateu pelo mundo no fim de 2008 e pouco depois de ter sido deflagrado processo interno de discussão para distribuição do superávit da Previ no fim de 2007, foi editada a Resolução CGPC nº 26. A norma legal foi assinada pelo atual ministro da Previdência e colega do Banco do Brasil, ex-diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores e ex-integrante da Executiva Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – mesa negociadora representante de todos os sindicatos de bancários do país –, José Pimentel.
    Transcrevo texto(parte) acima de Walmir, presidente da ANABB, e acredito que informação é a base para tomada de consciência. Procurar a verdade é um bom começo.

    ResponderExcluir
  29. Esse Jorge Teixeira parece que nasceu ontem, ou talvez tenha sido apenas do Quadro de Portaria, pois sugerir que a PREVI reajuste aposentadoria e pensão em 27% é desconhecer o tamanho do prejuízo que isso pode trazer. Ora, Fundo de Pensão não é para enriquecer aposentado, mas somente para manter a equivalência que esse tinha quando na ativa. Quem quer ficar rico que vá trabalhar, Fundo de Pensão não se presta a isso.

    ResponderExcluir
  30. O Centrus do Banco Central entrou em um acordo com os assistidos mais antigos e distribuiu a metade
    de seu superavit de cerca de dois
    bilhões de reais para aproximadamente 2000 aposentados.
    Por que a PREVI não pode fazer o mesmo?

    ResponderExcluir
  31. Cecilia,
    Diante do exposto pelo colega Jorge Teixeira só dá para pensar que esse dineiro do superavit não exista. Colocam tanta dificuldade para aumentar o ES para os associados, que por serem valores a serem liberados imediatamente só se justifica essa dificuldade se realmente esses valores altíssimos sejam virtuais.O BB está utilizando o dele no papel e nós?

    ResponderExcluir
  32. E AÍ CECILIA O QUE VOCE DIZ DESSE COMENTÁRIO DO JORGE TEIXEIRA?
    SERÁ QUE OS DIRIGENTES DA PREVI NÃO LEEM NADA?. SERÁ QUE ELES NÃO TEM COMPUTADOR E POR ISSO NÃO LEEM OS COMENTÁRIO DOS BLOGS SEU E O PREVI PALNO 1 ? TÁ DIFÍCIL ESSA VIDA DE APOSENTADO DA PREVI.
    voce pode nos responder?

    ResponderExcluir
  33. Para quem quiser saber (anônimo 04:40 de 03 de março), quem é o Adilson (da chapa "semente"), basta acessar seu nome completo no google.
    Cliquem e saberão...

    ResponderExcluir
  34. Cecilia,

    Novamente vem a tona o caso Previ x Bancoop.
    Gostaria que voce nos informasse como foi realizada essa operação, de que forma,em que normativo foi embasado e os critérios adotados quanto ao "investimento" ali realizado.
    Há uns 4 anos atrás, em uma daquelas viagens desnecessárias e sem cabimento para "justificar" o superavit da Previ, (caso houvesse prejuízo tenho absoluta certeza que não teriamos um encontro desses), os componentes da caravana foram questionados sobre essa transação, pois foi veiculado pelos jornais na época que essa operação tinha dado prejuízo a Previ.
    Ficou bastante claro que operação existiu em virtude da reposta dada por um dos componentes dessa caravana da alegria. Segundo esse diretor " a Previ não esta tendo prejuízo, pois, estava recebendo os pagamentos em dia".
    Se a Previ não estava tendo prejuízo porque estava recebendo em dia, nos parece que não foi um investimento, foi um empréstimo.
    Temos conhecimento que a Previ so pode oferecer empréstimos aos participantes. Outro detalhe, investimento voce não faz para receber, parcialmente, o aplicado em dias certos, além do mais com uma cooperativa ligada a sindicatos. Em que premissa a Previ se baseou para conceder esse emprestimo para a Bancoop, pois, a Previ não poderia adquirir cotas-partes de uma cooperativa, considerando que uma cooperativa tem sua atividade não voltada para o lucro. Se as cooperativas não tem em seu objetivo o lucro, qual foi a rentabilidade da Previ, caso realmente não teve prejuízo.
    Esperamos que a diretoria venha prestar esclarecimentos aos participantes relatando o fato como ele realmente ocorreu, com dados e as contabilizações afetuadas nesse processo.
    Merecemos respeito.

    ResponderExcluir
  35. Cara Senhora,

    De tudo o que está sendo dito, desconfio que a previ não tem o tão falado superavit. Alerta para o que vem pela frente, atenção ao patrimonio dos diretores atuais e anteriores, para ressarcir possíveis inconsistencias contabeis e se estão incursos em atos ilegais.
    Espero que não estejam!
    Anônimo

    ResponderExcluir
  36. Triste, lamentável e preconceituosa a manifestação do anônimo de 05/03, 09:46 h. Saiba que muitos dos nossos colegas do quadro de portaria, foram e são extremamente importantes e competentes nas suas funções e,seguramente, têm mais educação do que você.

    ResponderExcluir
  37. Cecília, a você a a todas as mulheres frequentadoras deste espaço, os cumprimentos pelo Dia Internacional da Mulher.
    Aproveito o ensejo para comunicar a criação do site www.aapprevi.com.br, associação já formada, para representar aposentados e pensionistas da Previ.

    ResponderExcluir
  38. Muito deselegante e preconceituoso nosso colega anônimo 09:46 de 05 de março. Triste e lamentável querer imputar "capsis diminut" aos nossos colegas de portaria...
    Nunca me surpreendi com a arrogância de alguns colegas, agora noto que continuam arrogantes...
    Jorge Teixeira, não responda NADA ao colega, pois seu nível de educação não pode se rebaixar a tanto, a não ser que venham as desculpas, e voce queira aceitá-las!

    ResponderExcluir
  39. Parabéns Cecília pelo o dia das mulheres, e você é uma mulher especial entre muitas desse país, mantenha smepre a sua dignidade e honradez, jamais se curve ante aos poderosos, nós aposentados estaremos sempre com você. Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Cecilia,


    Parabéns pelo dia internacional das mulheres e que o senso de justiça prevaleça nas tuas decisões.

    ResponderExcluir
  41. Luis Antonio,
    Concordo plenamente contigo. Geralmente eu não publico esse tipo de comentário, mas este, por acaso, passou. Esse espaço aqui não é local para baixaria e para discriminar pessoas, principalmnete vindo de pessoas que não tem coragem de se identificar.
    Pode ter certeza que terei mais cuidado na liberação dos comentários.

    ResponderExcluir
  42. Colegas,
    Muito obrigada, agradeço em nome de todas as mulheres que são guerreiras e que lutam por um lugar ao sol.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Poste seu comentário