terça-feira, 28 de abril de 2009

Resultado da Previ - mês de março/2009

Repasso aos colegas os números do balancete do mês de março/2009.

PLANO 1

O ativo total do Plano 1, incluído o Fundo Administrativo, apresentou um montante de R$ 120 bi. O resultado no mês foi positivo em R$ 3 bi motivado pelo desempenho favorável dos investimentos em Renda Variável.

Números dos principais ativos:
- Renda variável – R$ 72 bi;
- Renda fixa - R$ 41 bi;
- Imóveis - R$ 3 bi;
- Operações com Participantes – R$ 3 bi

O valor do superávit técnico acumulado foi de R$ 29 bi, sendo R$ 16.8 bilhões registrados na conta Reserva de Contingência, referentes a 25% do valor das Provisões Matemáticas, e R$ 12 bi registrados em Reserva Especial para Revisão do Plano (o que excede os 25% das provisões matemáticas). O saldo do “Fundo Paridade” fechou o mês de março em R$ 2.2 bi

PLANO PREVI FUTURO

O Plano Previ Futuro registrou em março ativo total de R$ 1.2 bi.

Números dos principais ativos:
- Renda Fixa: R$ 826 milhões;
- Renda variável: R$ 262 milhões;
- Operações com Participantes: R$146 milhões

39 comentários:

  1. Obrigado Cecilia,
    Excelentes os bilhões de reais divulgados, do nosso Plano 1. Todos estão num crescente mensal favorável, especialmente a "Reserva Especial"= R$ 12 Bilhões, a ser utilizado em melhoria dos nossos benefícios.

    SUGIRO: R$ 500,00 mensais para todos os assistidos

    CORREÇÃO: Estes numeros são do balancete de FEVEREIRO/2009, Pois acredito que os de março/2009 serão MELHORES AINDA...

    ResponderExcluir
  2. REAJUSTES 2009 - Como ja disse anteriormente e a vista dos resultados proponho que a PREVI estenda a todos os beneficios que alguns ganharam na justiça, tal como cesta alimentação, para igualar os desiguais.
    Também considerando a vigência da resolução 26 que torna impossível a revisão do plano - pois colocou sub judice o assunto - fica para nós o Emprestimo Simples, temos que trabalhar para aumentar o limite e o prazo.
    Para tanto ainda insisto que a AAFBB parece ser a associação que está melhor para representar-nos, pelo que sugiro que eles criem um sócio só para fins de representação - sem direito de uso de suas instalações - com uma mensalidade r$ 5,00, para que assim cresça seus numeros de associados - equiparando talvez ao da ANABB - e com isso ganhe poder representativo junto a PREV.

    ResponderExcluir
  3. Paulo,

    Esses números correspondem ao balancete de março/09.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Cecília,
    A propósito do termo "igualar os desiguais" do Carlos Mariano, muito deve ser feito para melhorar a distribuição de renda na Previ.
    Começo por propor um teto, sendo este o salário da ativa em que o funci se aposentou (ou contribuiu para) acrescido de 20%.
    Revisão do renda certa.
    Que se preocupe tambem com o pessoal da ativa que espera um dia se aposentar e viver dignamente.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  5. Faltou-me, então, os números de fevereiro/2009.
    Pesquisei neste blog e no site PREVI e não os encontrei.

    Poderia publicá-los ? Por obséquio.
    (A propósito, liguei para PREVI para atualizarem os nossos números em seu site. Farão assim que sair a Revista...)

    ResponderExcluir
  6. CECÍLIA GARCEZ
    Como todos podem acompanhar,não há mais motivos que justifiquem a nossa diretoria estar deixando aposentados e principalmente pensionistas nesta situação desconfortável de ver toda a sua margem consignavel em função do empréstimo simples.
    Eu faço uma pergunta bem objetiva a Senhora:
    No ano de 2008 o Conselho Deliberativo determinou que se realizasse estudos para que fosse apresentado a diretoria a fim de dilatar o prazo do empréstimo simples para 80 meses.
    Naquela época fico a cargo da diretoria de seguridade, realizar os calculos e assim que estes calculos ficassem prontos seria posto em pauta em uma das reuniões da diretoria.
    Eu pergunto a senhora se esta reunião ja aconteceu, e se a diretoria de seguridade já termino estes calculos.
    Eu gostaria de saber também da senhora a respeito de como a gente pode cobrar responsabilidades da PREVI pela área de comunicação, porque quando questionamos a previ referente a assunto ligado ao empréstimo simples a única resposta é que ano passado já foi realizado mudanças que benefiaran a todos.
    Isso nao é democracia,CECÍLIA nos temos o direito a informação de qualidade,a ter mais qualidade de vida também.
    Eu não to nem falando em aumento de valores,mais uma adquação no prazo,para que nós tivessemos prestações menores.
    Nós pensionistas estamos sendo tratadas como se não tivessemos feito nada ao lado de nossos maridos,ja perdemos 40% dos proventos e ainda não fomos agraciadas com a flamigerada distribuição dos superavit.
    obrigada pelo espaço mais estou cansada de esperar,esperar e não vejo nada acontecer.
    ROSALINA DE SOUZA - 18.161.320-4
    Aparecida de Goiânia - Goías

    ResponderExcluir
  7. Carlos Marino,

    Eu tenho uma idéia melhor: que todos os associados da ANABB migrem para a AAFBB, pois a ANABB só serve para o Valmir Camilo se promover. Os associados são tratados com descaso. É só lembrar da promessa de que a ANABB entraria na Justiça contra a Resolução 26 e o Valmir esqueceu ligeirinho da ação. Por que será ...

    ResponderExcluir
  8. A ação da cesta-alimentacao, infelizmente, é desconhecida da maioria dos colegas. Mas, para quem tem interesse em requere-la, o maior problema é encontrar um advogado que possa representá-lo, já que a maioria dos que tem experiencia são do sul do pais. Além disso, sempre cobram valores iniciais, que muitas vezes ficam além de nossa disponibilidade, ficando o restante das custas, em valores percentuais, para o final do processo. O que está nos faltando é algum sindicato, associação representativa que possa assumir a causa. Pelo que posso ver de futuro, com nossos aumentos de beneficio se restringindo apenas ao indice inflacionário, esse será o único reforço financeiro que teremos para diminuir nossa penúria.

    ResponderExcluir
  9. os aposentados ja se estao se acordando. Nao adianta , se a PREVI atraves do conselho deliberativo nao fizer por nos, ninguem faz.
    ajuda alimentacao via judicial, e' o jeito, 80.000 acoes, vamos la, muitos ja conseguiram, vamos la
    E outra, por favor, em julho, vamos dar um aumento razoavel. a PREVI, pode. A previ tem como fazer isso.
    e

    ResponderExcluir
  10. Cecília, Teria respaldo regulamentar uma hipotética reunião da diretoria da Previ para estabelecer um índice superior de reajuste salarial do Plano 1? Exemplificando: Em vez dos 5,5% previstos para junho, a Previ bancar outros 4,5% em caráter único e excepcional, para assim chegarmos a 10 por cento. Isto contemplaria uma idéia de longa data de distribuir R$500,00 para cada associado.

    ResponderExcluir
  11. Paulo,

    Realmente faltou a publicação dos nºs relativos ao balancete de mês de fevereiro. Repasso abaixo

    O ativo total do Plano 1, incluído o Fundo Administrativo, apresentou um montante de R$ 116 bi. O superávit foi de 25 bi, a reserva de contingencia totalizou R$ 16 bi e a reserva para revisão do plano em R$ 8 bi

    Os nºs dos principais ativos do Plano 1 são: Renda variável R$ 68 bi,Renda fixa R$ 40 bi,Imóveis R$ 3bi,Op.com Participantes R$ 3 bi

    O Plano Previ Futuro registrou em fevereiro um ativo total de R$ 1.1 bi e os nºs dos principais ativos são: Renda Fixa R$ 808 milhões, Renda variável R$ 236 milhões,Op c/Participantes R$138 milhões

    ResponderExcluir
  12. Suspensão da cobrança do empréstimo simples. Cecília, seria viável, ou o regulamento não permite

    ResponderExcluir
  13. Olá Cecília e colegas
    Para os catastrofistas de leitão, digo, de plantão; acabo de ver a cotação das ações do BB, que deveriam estar nesta altura perto do chão: R$19,10. (29/04-14:45hs)
    E a troca do Presidente, não iria quebrar o BB?
    Abraços e firme aí!

    ResponderExcluir
  14. Prezada Cecília,

    Como nenhuma das associações representativas dos funcionários e aposentados do BB não fazem nada para defender os nossos interesses junto à Previ, como exemplo simples
    o aumento do empréstimo simples para 100.000 reais e elasticidade do prazo para 120 meses, como ocorre com outros fundos de pensão, assim só nos resta apelarmos para você para defender esse apelo insistentes dos associados da Previ, conforme pode comprovado através do seu blog, onde existem inúmeros pedidos a respeito. Com relação às nossas associações temos mais que ignorarmos,porque só lembram de nós nas épocas das eleições. Precisamos dar um basta nisto, para que tanta associação se não temos nenhuma que luta pelos nossos interesses. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  15. Colega Cecília,
    Manifestei-me aqui no seu blog pleiteando que fosse suspenso o pagamento das prestações do empréstimo imobiliário, exclusivamente para os aposentados, enquanto não fosse feita uma nova distribuição de superávit. Lendo, como sempre, todos os comentários que são postados, observei que a preferência da grande maioria seria pela suspensão do pagamento das prestações, não do empréstimo imobiliário, mas sim do empréstimo simples. Algumas dicas aqui obtidas me fazem afirmar que dirigirei pedido a diversas entidades representativas do funcionalismo da Casa, no sentido de se manifestarem junto à Previ solicitando que seja suspenso o pagamento das prestações do ES, pelo menos enquanto não houver uma nova distribuição de superávit. Assim, a fim de fundamentar de maneira responsável o meu pleito, agradeceria se Você informasse se poderia existir determinado fato, em termos de comprometer de alguma forma a segurança do plano de benefícios “1”, capaz de impedir que o pagamento das prestações do ES fosse suspenso enquanto não houver uma nova distribuição de superávit por parte da Previ. Vale registrar que a estimativa do percentual que irá reajustar os benefícios em junho, em torno de 5,5%, é ridícula. Os números divulgados relativos ao balanço de março/2009 são mais animadores, porém ainda são bastante nebulosas as perspectivas de nova utilização da reserva especial para revisão do plano num curto espaço de tempo. À vista do exposto, entendo como perfeitamente possível e viável que todas as entidades representativas do funcionalismo abracem plenamente esta nossa proposição.

    ResponderExcluir
  16. Tomei o ES da PREVI e afirmo isso até para ter autoridade para questionar a respeito dele. Confesso que não me inteirei sobre suas regras e "vantagens", porém me chama a atenção a quantidade de pessoas que só falam nesse empréstimo: aumentar o limite do ES pra cá, aumentar o prazo pra lá etc. Essas sobrevivem a custa de ES da PREVI? Ora, de todo jeito isso é um empréstimo que terá de ser pago (a não ser no caso de seguro por morte: é a boa "solução"?). Por favor, não f.... meu juízo, só há ganho nos proventos com a revisão para melhor nos benefícios.

    ResponderExcluir
  17. reajuste da previ, terá que ser melhor, as bolsas e juros estao reagindo, o emprestimo simples tem que ser simples para os verdadeiros donos da Previ, e nao para financiamento de terceiros.
    que que isso........sao tantas besteiras, promessas, ora se temos representante, entao representem e nao façam de conta.

    ResponderExcluir
  18. cara Cecilia, em outras epocas a Previ pode suspender o ES pelo menos ate o fim do ano, na proxima reuniao do Conselho, peço por muitos aposentados, que seja levada a sugestao de suspençao do ES e Fin. Imobiliario, ou, se possivel por uns treis meses, obrigado. aposentado de Cambe-pr. e obrigado por este espaço.

    ResponderExcluir
  19. Jorge,
    Nao posso te afirmar de imediato se existe algum fato comprometedor para o Plano 1 que impeça a suspensão temporária do pagamento do Empréstimo Simples. Isso dependerá de estudos técnicos da área de seguridade.

    ResponderExcluir
  20. Ari,

    Eu concordo. Acho que seria a melhor medida a ser implementada ainda esse ano. Acredito que no 2º semestre de 2009 poderemos discutir essa questão com mais aprofundamento e ousadia. Pode contar com meu apoio. Vale lembrar, que qualquer discussão do superávit terá que ser submetida à aprovação do BB.

    ResponderExcluir
  21. Colega Cecília,
    Já que Você não tem condições para, de imediato, poder afirmar se existe algum fato comprometedor para o Plano 1 que impeça a suspensão temporária do pagamento do Empréstimo Simples, agradeceria muito se, tão logo dispusesse da informação, a mesma me fosse repassada para que eu possa fundamentar a minha proposição.

    ResponderExcluir
  22. Colega Cecília,
    Já que Você não tem condições para, de imediato, poder afirmar se existe algum fato comprometedor para o Plano 1 que impeça a suspensão temporária do pagamento do Empréstimo Simples, agradeceria muito se, tão logo dispusesse da informação, a mesma me fosse repassada para que eu possa fundamentar a minha proposição.

    ResponderExcluir
  23. MAIS BENEFICIOS AO PLANO 11 de maio de 2009 às 15:27

    ARI (29 abril 05:54)Aumento 10% JÁ!
    CECILIA (30 " 12:12)"Eu concordo !"

    Também concordo com ambos. Sempre fui a favor em "beneficios especiais" de R$ 500,00 mensais para todos os assistidos (exceto os "renda certa" com mais de R$ 50 mil !).(enriqueceram subitamente)

    Boas Novas: O IBovespa chegou a superar 48 mil pontos!
    Terminou o mes de abril/2009 aos 47.289 pontos, a mais elevada marca desde 1° de outubro de 2008.!

    SUGESTÃO P/ MELHORIAS PLANO 1:
    a) Atingir 100 mil assistidos.(para tanto, apenas 12.645 participantes devem vir a aposentar-se e, no BB há mais de 7 mil mulheres com mais de 45 anos de idade impedidas de se aposentarem nas tratativas do superavit em 2006 e 2007 e, há no BB mais de 8 mil homens com mais de 50 anos de idade aptos a se aposentarem dentro do Plano 1.)
    Esta Diretoria da PREVI fará História ao atingir esta meta !
    "100 MIL ASSISTIDOS NO PLANO 1".

    b) Conceder reajuste anual aos atuais beneficios, em junho de 2009, superior aos 5,5% previsto!
    "REAJUSTE ANUAL EM 2009 DE 10% "

    "VIVAS À PREVI ! LONGA VIDA PARA TODOS NÓS...". (é só alegria...)

    ResponderExcluir
  24. Colega Cecília,
    Peço licença para recomendar a todos a leitura de artigo muito interessante, datado de 30.04.09, constante no site da AAFBB, cujo título é Declaração de voto da AAFBB na AGO do Banco do Brasil (Dr. Castagna Maia).

    ResponderExcluir
  25. Cecilia,

    Ótimo podermos contar com o seu apoio para possível melhora no nosso percentual de aumento no mes de junho ou segundo semestre de 2009, mas de imediato não pode ser liberado o ES com valor de 100 mil e prazo de 120 meses para pagamento. Os apelos feitos aqui no seu blog não substituiriam um pedido formal encaminhado por uma
    associação representativa ou associado da Previ.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Cecilia, acredito que a negociação que tem que passar pelo BB já esteja bastante avançada, porque o ano passado só foi feito isso. Teve até consulta da ANABB a esse respeito. E TODOS JÁ ESTÃO CANSADOS DE SABER QUAIS AS PROPOSTAS PRIORITÁRIAS ESCOLHIDAS PELOS ASSOCIADOS. Espero que para esse SUPERAVIT não seja mais necessário ENROLAR o associado, Só é submeter as propostas viáveis e possíveis ao BB e sem EMBROMAÇÃO NEM PERDA DE TEMPO RESOLVER A QUESTÃO. Não sei porque complicam tanto uma coisa tão simples. Dá para perceber que o real motivo é encontrar brechas para destinar o dinheiro da PREVI para outras mãos que não as dos verdadeiros donos. Vamos torcer que este ano, em primeiro lugar tenha SUPERAVIT, em segundo não existam tantos interesses de terceiros nele e por ultimo que o processo de distribuição seja justo conforme os estatutos. Para isso contamos com a colaboração de todos: PREVI, ANABB, AAFBB etc. etc. e principamente você.

    ResponderExcluir
  27. alguemdisse que se a bolsa chegasse a 39.000 pontos teriamos algum incremento em nossos beneficios,pois bem, o BB já contailizou a sua parte,porque a Diretoria da Previ nao contabiliza tambem uma parte da sobre de 2 bi, e aumenta nossos proventos. As bolsas reageme nao fazem nada, é brincadeira.

    ResponderExcluir
  28. Cecília,
    Você merece nossos sinceros agradecimentos por ter criado este espaço onde nós, desamparados aposentados, temos a oportunidade de nos manifestar e sermos de alguma forma ouvidos. Pelo que acompanho aqui e nos sites da PREVI, ANABB, FAABB, AAFBB, UNAMIBB, etc, será muito difícil recebermos algum do nosso SUPERAVIT da PREVI, por isso devemos concentrar esforços no ES, alongando o prazo e valor e/ou supendendo a cobrança do atual até que tenhamos reajustes decentes. Aposentei em 96 e não recebi nem um centavo do Renda Certa.
    Gostaria de saber sua opinião sobre a nova Diretoria do BB em relação à PREVI/nós, poderão vir mudanças? para melhor ou pior? E o José Maria Rabelo, que aposentou no BB, continua na PREVI?
    Quanto a associação para nos representar junto a PREVi, temos provas suficientes que a ANABB anda fingindo de morta, por isso na minha opinião devemos fortalecer a AAFBB e encaminhar a ela nossas reinvidicações.
    Um abraço,
    Lázara Rabelo

    ResponderExcluir
  29. Cecília,

    A suspensão temporária da cobrança do Empréstimo Simples não seria injusta para com aqueles que não possuem tal empréstimo? Acho que um reajuste nos benefícios e nas pensões seria mais democrático.

    Francisco - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  30. O índice IBovespa está mostrando recuperaçao, da mesma forma nossos colegas aposentados estao se mostrando mais otimistas quanto a uma melhoria dos nossos rendimentos ou ES. Nesse caso, o otimismo é ilusório, pois vai depender exclusivamente da PREVI. Entao aparece a muralha. A economia ainda caminha na instabilidade, poucos sao os sinais de recuperacao. Surgem noticias boas(nem tao boas)- bolsa sobe- e noticias más- bolsa cai. A Resolucao CGPC26 é a nossa má noticia que, parece, nao vai ser modificada durante os proximos anos. Lembramos que a Previ diz ter encaminhado um questionario para sanar duvidas, isso logo no inicio da celeuma, e até agora nao obteve resposta. Os legisladores da Resoluçao também tem duvidas? Como pode? Que duvidas a Previ suscitou para deixar a SPC tao confusa? VOCE TEM CONHECIMENTO DELAS, CECILIA? Enquanto essas inacreditáveis duvidas nao forem esclarecidas, acredito que nao podemos ressucitar nossas esperanças.Por enquanto é tudo ilusão.

    ResponderExcluir
  31. PESSOAL, respeitando o caso de de cada um, quanto ao emprestimo simples e' um reme'dio de curto prazo, so',nos deixando que estamos bem, e o saldo dos emprestimos(cancer) vai aumentando. A cura e' aumento real de proventos. emprestimo nos arrasa.O
    banco nos incutiu esta ideia desde que entramos no Banco e absorvemos,parece que nao podemos viver sem emprestimo,como se fosse um bem necessario.O BB nos levou a pegar tudo q emprestimo,pela falta de aumento em 08 anos FHC.Pensamos, nao vejo a hora de me aposentar, dai a PREVI ira me salvar...,
    QUANTA ignorancia, como a gente vive de ilusoes, sonhos, e as vezes tao simples.A MAE PREVI(viu'va)esta podre de rica, enquantos seus filhos ,vivem de emprestimos que eles mesmos (os filhos) ajudaram no minimo 30 anos e a mae PREVI vira as costas, beneficiando afilhados,os vizinhos ,os amigos(?)os aproveitadores, enquanto isso os filhos......

    ResponderExcluir
  32. "O Senhor que formou o coração de cada um, está atento a cada uma de suas ações." Salmo 32,15.

    Saudações cordiais a todos. Cecília, concordo com você e com o Luiz Fernando: o ideal é a justíssima melhoria dos benefícios. Empréstimos são excessões. No entanto, revendo o passado recente e diante da posição da PREVI, muito dependente do BB, vejo sim, num ES muito melhorado(Teto e prazo), uma saudável alternativa, para quem, como eu, confesso, errou na condução do orçamento, recuperar-se. Difícil, sofrido esperar da Seguridade, alguma medida que alivie o orçamento.
    Grato por tudo e paz e bem!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  33. Jurandir,

    Ainda não houve retorno da consulta que fizemos à SPC.

    ResponderExcluir
  34. Rosalina,

    A reunião com esse objetivo não aconteceu. Inclusive, o Manual de Normas e Procedimentos da área gestora da concessão de empréstimos consta a realização de revisões anuais para o empréstimo simples. O estudo relativo ao 1º semestre contemplou apenas o aumento do valor do empréstimo. Novos estudos acontecerão no 2º semestre e novas premissas serão analisadas levando-se em consideração as melhores condições para o associado.

    Quanto ao seu questionamento relativo à área de comunicação, registre como reclamação no "Fale Conosco" do site da Previ.

    ResponderExcluir
  35. aposentado Paulo Jose disse, primeiro, Cecilia, muito obrigado pelo espaço e paciencia em conceder este espaço. Venho lhe pedir em meu nome e outros colegas, a suspençao temporaria do ES e Fin.Imobiliario, ou aumento de limite e prazo do ES. A Previ nao tera prejuizo, pois e garantido. obrigado e muita luz, para voce.

    ResponderExcluir
  36. Colega Francisco(02/05), quanto ao
    pedido de suspensão temporária da cobrança de ES. ser injustiça para quem não tem tal empréstimo - SANTO DEUS!!!... injustiça é precisar do empréstimo e ainda mais precisar implorar alguma forma de aliviar as condições de pagá-lo. Ou alguém acha que quem toma o empréstimo não é por pura necessidade?

    ResponderExcluir
  37. De pessoas como o Francisco o mundo esta cheio lamentavelmente.Egoistas!!!!Se ele nao tem ES e um felizardo e ainda esta de olho no que possa melhorar para os colegas.

    ResponderExcluir
  38. Sra. Cecilia Garcez, venho lhe pedir que, com a força de vontade dos aposentados, comente sobre a possibilidade da suspençao temporaria, mesmo que por uns treis meses do ES e Financiamento da Carim, ou aumento do emprestimo simples-limite ou aumento de prazo. agradecemos a boa vontade que sempre tivemos voce. obrigado por tentar argumentar o assunto, se possivel.

    ResponderExcluir
  39. de acordo com os colegas anonimos de 07 de maio(09.56 e 06.42). O que se poderia fazer no emprestimos, pra quem ja tem, seria ,tipo financiamento imobiliario, um recalculo da divida, por exemplo , quem tem 20 de emprestimos simples, no minimo a pagou so' de taxa de administracao nesse periodo, no minimo 35% ,contando as renovacoes que eram de 3 em 3 meses. Isto sim, a PREVI teria que repactuar esse saldo com a retroatividade da taxa de administracao desde o comeco . Cansamos, de renovar o empr simples, sendo q o liquido creditado era menor que as taxas e IOF(esse copulsorio). Vamos prolongar o prazo e quem optar por esta repactuacao,nao podera tirar outro sem antes liquida-lo. A PREVI pode.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário