quarta-feira, 1 de abril de 2009

Empréstimo Simples

O Plano 1 tem nova modalidade de Empréstimo Simples.

O associado do Plano 1 que necessitar de recursos de R$ 500 a R$ 5 mil pode optar pelo ES Curto Prazo, a partir do dia 27/3, sexta-feira. Essa modalidade não tem carência nem renovação e pode ser acumulada com outro Empréstimo Simples da Série 10 ou 12 que o associado já possua. Para isso, é preciso observar o limite pessoal do teto de concessão que pode ser de até R$ 50 mil e possuir margem consignável, já que as prestações dos dois empréstimos serão somadas.

Nesta modalidade, a contratação deverá ser feita para pagamento em 12 parcelas.

Veja exemplos de contratação do ES Curto Prazo:
- O mutuário que contratou recentemente Empréstimo Simples Série 10 ou 12 pelo teto de R$ 50 mil pode contratar o ES Curto Prazo após amortizar o saldo devedor em valor compatível com o valor mínimo de concessão da nova modalidade que é de R$ 500,00. E, desde que possua margem consignável para tal, pois as prestações dos dois empréstimos são somadas.
– O mesmo se aplica para outro mutuário que, de acordo com a disponibilidade de sua margem consignável, tenha contratado um empréstimo pelo teto de R$ 25 mil. Ele poderá contratar um ES Curto Prazo tão logo efetue amortizações que comportem novo empréstimo pelo valor mínimo de R$ 500.
- O mutuário que contratou Empréstimo Simples Série 10 ou 12 de até R$ 45 mil e possua limite pessoal do teto de concessão de R$ 50 mil pode contratar de imediato o ES Curto Prazo de até R$ 5 mil, caso sua margem consignável comporte a soma das duas prestações.

Vantagens:
O participante que necessitar de novos recursos e que tenha possibilidade de pagá-lo no curto prazo não precisará contratar ou renovar um empréstimo de longo prazo das séries 10 ou 12. Ele poderá dispor do ES Curto Prazo, guardando a possibilidade de contratação daquelas modalidades para ocasiões que exijam maior volume de recursos e prazos mais alongados.Como vantagem adicional o participante pagará menos na contratação do ES Curto Prazo, uma vez que a taxa de administração cobrada incide sobre o valor bruto da operação.

Fonte: www.previ.com.br

70 comentários:

  1. Cecilia,

    antes aprecia que não ajudaria, agora após "esclareada"toda mecanica de funcionamento, o empréstimo ficou interessante. Acho que vai ajudar muitos.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  2. "Mas que poderei retribuir ao Senhor, por tudo o que ele me deu." Salmo 115,3.

    Saudações cordiais, Cecília.
    Corajosa essa sua matéria: ES. Porque é uma grande falta da Diretoria, para com ativos e, principalmente, inativos do BB. Você mesma, repetidamente, expressou a sua frustração com o produto, a maneira acanhada como é apresentado. É consenso: um ES bastante modificado no prazo e teto ajudará e não complicará os endividados, porque liquidaríamos dívidas gravíssimas, em troca de boas condições com a PREVI.
    Grato e paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília,
    Tendo em vista que postei o comentário abaixo reproduzido em 31.03.09 e não obtive resposta ao meu pleito, agradeceria muito se, em tempo hábil, Você fizesse a gentileza de se manifestar a respeito. Ficarei no aguardo de breve e oportuna manifestação.
    “Lendo como sempre todos os comentários que são aqui postados, tenho observado que existe por parte da grande maioria dos aposentados e das pensionistas o desejo de ver, de imediato, traduzidos em nossos contra-cheques, os resultados de medidas de curto prazo, de competência exclusiva da diretoria executiva da Previ. Já estamos velhos e bastante cansados de só esperar, esperar, esperar e esperar, enquanto presenciamos uma tremenda “farra” patrocinada com os nossos recursos, fruto de trinta ou mais anos de contribuições ao nosso fundo de pensão. Portanto sugiro que a diretoria executiva proponha a suspensão do pagamento das prestações relativas ao empréstimo imobiliário, exclusivamente para os aposentados e as pensionistas, enquanto não houver uma nova distribuição de superávit por parte da Previ. Desde que a diretoria executiva recomendou a manutenção da suspensão das contribuições para todos, até o final de 2009, entendo também que Você poderia assumir o compromisso com os freqüentadores do seu blog de levar essa proposição para discussão na próxima terça-feira, 07.04.2009, data de reunião de diretoria da Previ. Em caso negativo, agradeceria muito se me fossem informados quais seriam os óbices para que isso não seja feito”.

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    As condições desse novo empréstimo simples são tão absurdas que não poderia haver data mais propícia para sua divulgação aqui neste blog, justamente o 1º de abril, mais conhecido como dia da mentira. Mais uma brincadeira de mau gosto do todo poderoso diretor de seguridade da Previ que, ao lançar produtos com essas características, cada vez mais se afasta dos interesses da grande maioria dos participantes e assistidos.

    ResponderExcluir
  5. Continuamos sem entender qual a razão da Previ não ter aumentado substancialmente o ES (para R$ 100 mil) e elevado o prazo para 120 meses, como outros fundos de pensão bem mais fracos. Certamente a atitude terá reflexos nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
  6. A PREVI é realmente uma grande mae.
    Certamente acham que estão fazendo o máximo pelos associados.

    ResponderExcluir
  7. Jorge,
    Eu não respondi, pois eu não tenho respostas para te dar. Primeiro, porque não depende somente da minha pessoa. Qualquer decisão neste sentido é necessária a aprovação tanto da diretoria como do Conselho Deliberativo. O que eu posso fazer é levar ao conhecimento da diretoria o seu pleito, porém como já disse, isso dependeria de uma decisão da maioria.
    É bom lembrar que todos os associados estão sendo beneficiados com a suspensão das contribuições que dá um ganho na renda mensal dos colegas.

    ResponderExcluir
  8. Colega Cecília,
    A sua declaração “O que eu posso fazer é levar ao conhecimento da diretoria o seu pleito, porém como já disse, isso dependeria de uma decisão da maioria” responde a minha pergunta já que era justamente isso que eu queria ouvir de Você. Colega Cecília, ao encaminhar esse pleito para análise e deliberação por parte de instância superior, Você estará sendo porta-voz dos anseios de milhares de pensionistas e aposentados como eu. Quanto à sua lembrança de que todos os associados estão sendo beneficiados com a suspensão das contribuições, permito-me recordar também que:
    1º) – aposentados e pensionistas, que hoje usufruem da suspensão das contribuições, provavelmente já contribuíram com quase trinta, trinta ou mais de trinta anos de sua vida funcional;
    2º) – um único colega, na faixa etária entre trinta e trinta e quatro anos, que também usufrui da suspensão das contribuições há três anos, poderá vir a se aposentar tendo contribuído apenas por 13 anos de sua vida funcional;
    3º) - somente poucos receberam e talvez ainda recebam o benefício especial de renda certa;
    4º) – somente os funcionários da ativa receberam o bônus 200 anos;
    5º) – somente a diretoria do BB, os acionistas e os funcionários da ativa é que se locupletaram com os 5.326 bilhões pertencentes aos aposentados e as pensionistas do plano de benefícios “1” da Previ, que serviram para alavancar o resultado do patrocinador no 4º trimestre de 2008. Diante de tudo que foi até aqui exposto, entendo como bastante razoável o meu pleito, que não servirá para corrigir as graves distorções existentes no nosso plano, mas certamente aliviará o bolso dos aposentados e das pensionistas, os mais prejudicados em razão da edição da resolução 26 do CGPC e de decisões de diretoria que não atendem, infelizmente, aos nossos interesses. Ou eu estou errado? Finalizando, como há reunião de diretoria, salvo engano, todas as terças-feiras, comunico que ficarei no aguardo de sua breve e oportuna manifestação sobre o que vier a se oferecer a respeito.

    ResponderExcluir
  9. Às vezes fico impressionado com a desinformação de certos colegas. Pois vejam só: essa notícia sobre o ES já está no site da PREVI há mais de uma semana e esses colegas estão achando que é novidade. Além do mais, só tem a mísera vantagem de ter a taxa de administração menor, com a desvantagem de ser de curto prazo(bom para a PREVI). Permanece a condicionante de haver margem consignável, o que, para quem está atolado até o talo, é impossível contratá-lo.

    ResponderExcluir
  10. COLEGA CECÍLIA.
    E as PENSIONISTAS, GANHARAN O QUE ATÉ AGORA ?????.
    No meu contra cheque nao houve um centavo se quer de aumento de nada até agora.
    Eu nao vejo como os nobres colegas aposentados ve esta questão, mais em algum momento das suas vidas os seus pares que tanto o ajudaran na caminhada, vão se ver na mesma situação que a minha.
    Só vejo voces falarem muitos ganharam com a nao contribuição e nós o que ganhamos ate agora em nobre colega?
    Essa é a pergunta chave,todas as pensionistas ganharam o que até agora ?
    Grato ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  11. COLEGA CECÍLIA

    VOCE PODE ME RESPONDER :

    QUANDO VOCE DIZ,TODOS OS ASSOCIADOS ESTÃO SENDO BENEFICIADOS,EU PERGUNTO:
    DESDE A PRIMEIRA DISTRIBUIÇÃO DE SUPERAVIT,EU NAO VI UM CENTAVO SER CREDITADO EM MEUS PROVENTOS, TENHO VARIAS AMIGAS TAMBEM PENSIONISTAS E AS MESMAS TAMBEM NAO VIRAM UM CENTAVO, ENTÃO EU PERGUNTO SOMOS ESCLUIDAS DE TUDO, SERA QUE UM DIA TEREMOS DIREITO A ALGUMA COISA.
    GRATO ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  12. Cecilia, gostaria que levasse para reunião do conselho da Previ a manifestação para liberar o ES de 5.000,00 para todos funcis, independente de margem consignavel, faça esse favor.

    ResponderExcluir
  13. Me irrita essa concessão de ES de 5 mil. Essa idéia brilhante só poderia ter vindo daquele BABACA diretor de seguridade, tal de Sasseron, que já atingiu o topo da mediocridade. Outro tópico: Para que cobrar do pobre do tomador esta maldita "TAXA DE ADMNISTRAÇÃO"? A Previ precisa disso??? Vejo nessa diretoria ( com exceção da Cecília) uma corja que só atrapalham a vida dos associados.

    ResponderExcluir
  14. Cecília,

    Que vergonha esse empréstimo de R$ 5.000,00. Enquanto outros planos de previdência bem menores que a Previ, estão ampliando os seus prazos e valores dos emprestimos, concedendo até carência, a Previ vem com essa vergonha de emprestimo, que nada atenderá as necessidades dos associados. Afinal de contas o que estão fazendo os conselheiros eleitos pelos associados em nossa defesa. A inércia parece que atingiu a todos, pois, quando a decisão do emprestimo simples depende apenas da diretoria, nada é feito para atender os associados necessitados. Essa matéria não interessa a voces, porque recebem polpudos salários e não necessitam de empréstimos. Porque os outros planos podem conceder mais benefícios aos seus associados e a Previ vem com essa esmola. Não entendo a sua desculpa de que não poder fazer nada, pois isto não depende de voce. Mas eu acho que uma boa argumentação de todos os diretores eleitos poderá reverter esse quadro. Chega de enganação e respostas evasivas, precisamos, sim de medidas concretas. O Seu blog está repleto de apelos dos associados, principalmente, com relação ao emprestimo simples. Porque a Previ não age e concede pelo menos a carência e o alongamento do emprestimo. Parece que os diretores não estão nem aí para os associados, que agora, estão chamando de assistidos. Não se esqueçam de que o que deixaram de fazer será muito bem lembrado nas próximas eleição. Se com o seu voto você não consegue nada, porque continua fazendo marketing em cima de seu blog. Pt. Saudações. Voce tem que estar preparada para receber críticas daqueles assistidos que pelo menos leem o seu blog e participam, porque não é só de aplausos que fazem as pessoas crescerem profissionalmente.

    ResponderExcluir
  15. Fico tao emocionado quando a Cecilia nos lembra da suspensao das contribuiçoes.....Pode deixar que seremos gratos na epoca das eleiçoes.

    ResponderExcluir
  16. Apoio integralmente a proposição do colega Jorge Teixeira de suspender as prestações do empréstimo imobiliário. Em complemento, sugiro estender tal suspensão às prestações do emprétimo pessoal. Mas é para este mês, não no fim do ano, como costuma acontecer.
    Acelera Sérgio Rosa.

    ResponderExcluir
  17. Cecília,


    Passaram-se alguns meses e a ANABB, ENGAVETOU um tal parecer que iria contestar na Justiça a Resolução 26. Em outro País tenho certeza que a cobrança seria maior e essa Entidade já teria perdido a maioria de seus filiados. Aqui se aceita tudo, qualquer desculpa esfarrapada serve e a festa com o dinheiro dos outros continua...

    viva a ANABB, viva O BRASIL!!!

    Fernando

    ResponderExcluir
  18. Cara, Cecilia

    Voce sabe,que simplismente a suspensão das contribuições como unico beneficio aos aposentados não melhora em absoluto a situação de ninguem.
    Tantos pedidos foram feitos para a elevação do ES para (cem mil) e prazo estendido por 120 meses e com certeza não afetaria em nada os recursos da PREVI, a inadimplencia é zero - é um emprestimo sem risco, e nos ajudaria muito, pois saldariamos dividas com juros mais altos, que acabam nos sufocando.

    ResponderExcluir
  19. Desculpa-me Cecília mas esse ES é uma piada. Coisa de cabecinha pobre, complicada e atrasada.
    Com dindin em abundância e oferta de rendimentos em baixa, deixam de oferecer aos participantes, aposentados e pensionistas crédito a juros satisfatórios para a Previ e conveniente para os tomadores, além de absolutamente garantido o retorno.
    O negócio é limite em função da margem consignável e um pouco mais de prazo, atenderia a todos.

    ResponderExcluir
  20. Emprestimos e mais emprestimos. nossa folha corroida, cheque especial, e a PREVI , mae poderosa, ostentando lucro e seus filhos cada vez mais endividados.

    ResponderExcluir
  21. COLEGA CECÍLIA

    Nas últimas eleições da Previ a chapa 3, vencedora do pleito, entre outras metas PROMETEU LUTAR PELA ELEVAÇÃO DO VALOR DAS PENSÕES DE 60% PARA 80% DA APOSENTADORIA.

    Bom sinal. Significa que também reconhecem a necessidade de reparação de um dano que está sendo causado às pensionistas. No entanto a proposta resulta tímida e incompleta, já que a elevação do valor precisa atingir 100% da aposentadoria, para que a justiça se faça em toda a sua plenitude.

    De qualquer forma já estamos aqui cobrando dos eleitos a concretização da promessa que nos fizeram: “ELEVAÇÃO DO VALOR DAS PENSÕES PARA 80%” imediatamente, para logo em seguida reivindicarmos A TOTALIDADE dos proventos pagos em vida.

    Assim, pedimos encarecidamente aos ilustres membros da DIRETORIA EXECUTIVA, do CONSELHO DELIBERATIVO, do CONSELHO FISCAL e do CONSELHO CONSULTIVO DA PREVI, que aproveitem a oportunidade do cumprimento da promessa feita em campanha elevando o percentual para CEM POR CENTO dos proventos, refletindo uma decisão que será por todos julgada sábia e, sobretudo justa.
    E com essas palavras eu pergunto a senhora:
    Nos pensionistas não vimos até agora um centavo das distribuições de seuperavit realizada por gestão desta diretoria,concuindo intão que a afirmação da senhora de que todos foran beneficiados não é verdadeira e nao condiz com a realidade das muitas pensionistas assistidas por este fundo de pensão (PREVI)
    Não me leve a mal mais é também um desabafo pelas mas condições em que o nosso grupo de pensionistas se encontra e um alerta para que os aposentados ao faleceren não deixem seus entes queridos em ma situação financeira sem condições de horrar com seus compromissos.
    Obrigada Rosalina de souza 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  22. "Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face" Salmo 4, 7.

    Bom dia a todos. Saudações cordiais, Cecília.
    Dê-nos notícias, sobre se houve alguma medida em benefício dos ativos e, principalmente, inativos, na reunião da Diretoria.
    Grato por tudo e paz e bem.

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  23. Cara Cecilia:
    AINDA SOBRE APRESENTAÇÕES RESULTADO PREVI 2008, fazemos os seguintes comentários:
    - seria de bom tom não envolver Superintendencia do BB nos eventos, porque muitos aposentados simplesmente fazem-se de ausentes para não encontrar seus antigos carrascos ( sim, carrascos, pois há muito não há ninguém imparcial no BB com cargo e disposição que possa anular os mesmos.Sòmente carrascos-c/ seus bajuladores- e os outros, que são a parte fraca da corda que arrebenta).P.ex,conhecemos pessoas em Ctba que deixaram de ir - não sei se o convite partiu da PREVI ou de "TERCEIROS" que não nos representam, nunca representaram e nem queremos qualquer envolvimento na nossa tão esperada inatividade ;
    - consideramos questionáveis os resultados dessas apresentações.Que tal economizar o dinheiro da nossa associação em tais eventos?Tirando sua pessoa e um ou outro tambem bem intencionado que se dispõem a tal mister,os demais nada acrescentam, se repetem, se repetem - mentiras repetidas viram verdades?
    Qualquer associado interessado , entenderá muito bem o que ocorre na atualidade, inclusive desvios de conduta de dirigentes, do BB ou da PREVI, ANABB... E vale muito mais algo escrito,ao invés de perguntas/respostas muitas vezes de improviso.
    Isto tudo é radical demais, como é que aposentados "viram a cara" para quem deu emprego anos e anos??
    MUITO PELO CONTRÁRIO, nós é que somos tratados com impaciencia, quase desprezo, em nossas "agencias de ralacionamentos".
    E para começar alguma mudança, o primeiro passo é a PREVI creditar os valores em instituições financeiras outras,a nosso critério.
    Essa deve ser nossa primeira bandeira !

    ResponderExcluir
  24. TROCA NA PRESIDENCIA DO BB :

    Hoje(08/04/2009),O Sr. Guido Mantega(Min.Fazeda),a pedido de LULA, trocou a Presidência do BB.
    Saiu Lima Neto (ex- menor estagiário) e empossou Aldemir "DIDA do PT" Bendini, de Paraguaçu Paulista(SP).Bonus no salário de R$ 37.469,40.(no salário do Dida,é claro)Contrato de Gestão: Reduzir taxas de juros, aumentar os financiamentos, mais metas a serem cumpridas pelos Funcis, manter os fabulosos lucros do BB em alta.
    P.S. A PREVI detém 12% nas ações do BB, que por susto dos aplicadores estrageiros, caiu 8% hoje, na BOVESPA valem R$ 17,66 cada(Valor justo: R$ 29,32)

    ResponderExcluir
  25. Cara Cecilia,
    Gostaria de fazer uma sugestão à PREVI: Suspender as prestaçoes do ES por 12 meses; abrir o ES CURTO PRAZO (Pagto em 12 parcelas), sendo que após a liquidação deste, voltasse normalmente a cobrança do ES. Não é solução, mas alivia...

    ResponderExcluir
  26. O Lima Neto ja foi(nao que va mudar alguma coisa).Agora falta o Valmir(Anabb) e Sergio Rosa(Previ).
    Quem sabe ai teremos uma chance......

    ResponderExcluir
  27. concordo com o colega que fala da apresentacao do resultado,com a presenca do pessoal d ativa.
    realmente,enquanto estao na ativa,massacram funcionarios,demitem,ironizam,gozam , e qdo se aposentam, no outro dia, com a maior cara de pau, entram na justica contra o
    banco. Lamentavel. Esse e' a realidade do nosso quadro funcional,que em outros era uma grande familia.
    sem olho grande, sem inveja.

    ResponderExcluir
  28. Cecilia,

    ja estamos quase no meio do ano e nada da tal contestação milagrosa prometida pelo Sr. Camilo da ANABB, como deves encontrar o mesmo de quando em vez, faça algumas perguntas sobre o passado recente, vai ver ele bateu a cabeça ou coisa assim e tá com aminesia. Se tratado em tempo, quem sabe, ainda em 2009 teremos a tal ação contra a resolução 26.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  29. Oi Cecília,
    Endosso a proposta do colega anônimo que sugeriu, em 08.04.09, a suspensão imediata das cobranças das parcelas do ES por 12 meses e nesse período teríamos como pagar o ES CURTO PRAZO, ou então estender o prazo do ES de 60 meses para 120 meses e permitir a renovação mesmo antes do período de carência, sugiro tambem a eliminação da taxa de abertura de crédito, pois até os Bancos como BMG e outros pequenos que fazem emprestimos consignados para aposentados já deixaram de cobrar esta taxa ha algum tempo. Lembrando que são soluções paliativas, propostas para melhorar os benefícios parecem não serem cogitadas. Será que a postura da PREVI tem algo a ver com as palavras do Delegado Protógenes, hoje na CPI dos grampos, dizendo haver um contrato chamado "GUARDA CHUVA", assinado em 1992,nos Estados Unidos, por Daniel Dantas, CityGroup,o atual ministro Mangabeira Unger e outros,onde diz que o dinheiro para irrigar seus interesses viria dos FUNDOS DE PENSÃO, contrato este enviado dos Estados Unidos para a BrasilTelecom,como parte da documentação do caso KROL. Seria possível a Sra Cecília conseguir uma cópia deste contrato e nos repassar através de seu Blog? Eu particurlamente ficaria agradecida.
    Abraçõs,

    ResponderExcluir
  30. Colega Cecília,
    Agradeceria muito se Você me informasse:
    1º) – na reunião da última terça-feira, 07.04.09, foi, conforme prometido, apresentado o pleito no sentido de que fossem suspensos os pagamentos das prestações do empréstimo imobiliário somente para os assistidos enquanto não houver uma nova distribuição de superávit?
    2º) – tendo o pleito sido apresentado e não aprovado, que fossem indicados nominalmente, dentre os eleitos, aqueles que se manifestaram contra a proposição;
    3º) – na hipótese de o pleito não ter sido posto em discussão, quais foram os óbices para que isso tivesse acontecido; e
    4º) – por último, na hipótese de o pedido não ter sido posto em discussão por falta de tempo hábil, para que data está prevista a sua apresentação.
    Volto a repetir que, no meu entendimento, se trata de uma medida de exclusiva competência dos responsáveis pelos destinos da Previ, de excelente amplitude social, fácil discussão e adoção, tal como ocorreu quando da aprovação em tempo recorde da suspensão das contribuições para participantes, assistidos e o patrocinador. Ficarei no aguardo de sua breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  31. Colega Jorge,
    Não é eficaz eu colocar o assunto na reunião sem nenhuma formalização por parte dos associados. Abre uma discussão que,dificilmente, chegará a algum lugar. Diferentemente, quando existe uma carta encaminhada por algum associado, ou melhor ainda, por alguma Associação representativa.
    Lembro aos colegas que o momento não é propício para pleitos dessa natureza, tendo em vista as mudanças anunciadas recentemente no BB que podem impactar de certa forma na gestão da nossa Caixa.
    Eu não coloquei o assunto porque não vi espaço para tal. Como eu falei anteriormente, este não é o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  32. Mais uma vez o CEJOTA atingiu o nervo do problema.Fui na apresentação em Ctba e encontrei de "anfitrião" o hipócrita e déspota que tantos prejudicou.Assim não dá, não vou mais!!

    ResponderExcluir
  33. Podem impactar de certa forma a gestao de nossa caixa....para melhor?Porque para pior e impossivel!!!!!Ou sera que estou enganado?

    ResponderExcluir
  34. Colega Jorge Teixeira,
    li as explicações que a colega Cecilia registrou em 9.04.09 e já não estou entendendo mais nada.
    Agora precisa de uma cartinha de um associado, ou de uma associação representativa. Pensei que a Cecilia fosse nossa porta-voz, que comungava de nossos anseios. Pelo que vejo agora estamos perdendo nosso tempo e só aumentando expectativas (gostaria de aumentar o saldo bancario).
    ASSOCIAÇÃO REPRESENTATIVA! É de se perguntar se a amada ANABB ainda nos representa.

    ResponderExcluir
  35. Cara Cecilia:
    por que não divulgou meu comentário.
    Nele não há nenhuma inverdade . . .
    Estou chateado e descrente, até com voce. . . .

    ResponderExcluir
  36. Prezada Cecília, acho que o coléga anonimo está com a razão, a solução seria suspender por 12 meses o ES, pois, sendo assim teriamos MC para contratar o ES curto prazo, e, quando este fosse quitado, começariamos a pagar o ES interrompido. Gostaria que sejas portadora da proposta junto aos teus colégas de Diretoria. Obrigado, Rogério Luiz Carvalho.

    ResponderExcluir
  37. Cecília,

    Estamos muito mal representados por algumas de nossas Entidades, como é o caso da ANABB, por exemplo. Portanto se dependermos deste tipo de Entidade para encaminhar nossas revindicações, estamos perdidos.

    ResponderExcluir
  38. Estimados colegas, lendo os seus comentários, alguns em tons desesperados, tenho a dizer, que infelizmente até próximo ao fim de 2009, ao meu ver, não haverá mudanças com relação aos empréstimos, como ampliação de prazo, valores concedidos e suspensão de pagamentos. Vou dizer uma coisa, e o "bom" entendedor vai no minimo "compreender", os aposentados neste Pais sempre foram e ainda são tratados com indiferença. Sendo assim, "ELES" fazem a "festa" com nosso dinheiro comem o melhor do "bolo" e para os pensionistas dão uma "balinha".
    Realmente concordo, que este emprestimo da Previ teria que ser ampliado tanto em valores como no prazo e tinha que ser imediatamente, mas se isto for posto na pauta de reuniões, com certeza não será para agora, então este será um ano triste para os pensionistas, quem sabe "ALGUÉM" se lembre de dar alguma "migalha" para aliviar a situação.
    Para se conseguir alguma melhoria, somente na base da "extrema" pressão, tem que haver uma grande união dos pensionistas para tentar virar a mesa, caso ao contrário, a cada ano a situação tende a piorar consideravelmente.
    A nossa amiga Cecilia tem lido nossos comentários, mas todos sabemos que existem fatores que vão além do que ela pode fazer na "prática", então ficaremos todos na base da "teoria" do que se poderia ser feito...

    Abraço Dilson Ardissone - Pelotas RS

    ResponderExcluir
  39. Cecília,

    É excelente a idéia proposta de suspensão da cobrança do Es por 12 meses, possibilitando a contratação do es de curto prazo, com retomada da cobrança do de longo prazo, após liquidação do curto prazo.Cecília, se possível, leve esta idéia para discussão. Acredito que beneficiara muitos associados.
    cvj

    ResponderExcluir
  40. Colegas,

    Temos que ficar atentos aos nomes de nossos representantes (em geral)na previ e na Anabb, pois os mesmos não fazem praticamente nada por nós. Outro dia por exemplo, achei uma carta do Sr Sasseron, da época da eleição com os seguinte propósitos: mais benefícios para os associados, mais segurança e competência na Previ. Acho que agora, ele esqueceu dos seus lemas de campanha, pois desde que entrou fez muito pouco. Quando liberou o novo ES, não atendeu o que se esperava, além da demora para sua implementação.O ES de curto prazo é melhor nem comentar. Temos que ver todo esse pessoal que está dirigindo a Previ para não elejamos os mesmos em nenhum outro cargo, em lugar nenhum, incluindo diretores, conselheiros etc...
    cvj

    ResponderExcluir
  41. E isso ai CJ.Sem esquecer nenhum,inclusive acabar com certos blogs que so servem para dizer que nao pode,nao deve,nao sei,nao e hora,nao vai dar.......

    ResponderExcluir
  42. José Omar A. Coelho13 de abril de 2009 às 15:24

    COLEGAS,
    Não adianta derramarmos nossas reivindicações nos ombros da Cecília pois, como ela mesma disse "Não é eficaz eu colocar o assunto na reunião sem nenhuma formalização por parte dos associados."
    Temos que agir de forma a sermos ouvidos n'um clamor unissono, capaz de fazer eco junto aos poderosos dirigentes da PREVI.
    Como fazê-lo? Organizando-nos. É isso que venho agora propor.
    De início, convenhamos que o número de colegas participantes deste blog não é muito representativo se considerarmos o universo dos associados da PREVI.
    São, entretanto, pessoas participativas que precisam despertar a consciência dos insatisfeitos que não se manifestam.
    E onde estão os demais insatisfeitos?
    Nas Agências do BB, nas associações ou em casa, envolvidos com os problemas do dia-a-dia.
    Pois é a estes que precisamos chegar. São estes que temos fazer com que se manifestem para, juntos, demonstrarmos força.
    Qual associado (ou assistido, como querem alguns) que rejeitaria uma proposta para elevação do teto do Empréstimo Simples para R$ 100 mil e pagamento em 120 meses?
    Só precisamos fazer com que todo esse pessoal se manifeste. E como fazer para que isso aconteça?
    Somos poucos, mas podemos nos multiplicar: Vamos todos nós, participantes desse blog, fazermos um apelo conjunto à ANABB (não é ela a entidade que reune a maior representatividade dos funcis e ex-funcis do BB?) para que encabece um movimento com esse objetivo, usando os mesmos meios usados para as votações da desstinação do superavit e de suas eleições, de forma a que seja portadora do pleito dos associados, os quais serão todos consultados pela forma acima.
    Ai sim, poderemos ter um número representativo para reivindicar e ser ouvido.
    Quem estiver de acordo com essa proposição poderá contactar-me pelo e-mail:omarcoelho@oi.com.br e poderemos encabeçar um trabalho que poderá, realmente render frutos. Se você conhecer outros insatisfeitos, convide-o a participar divulgando o e-mail acima.

    José Omar A. Coelho

    ResponderExcluir
  43. Caros colegas, sobre o comentario anônimo de não eleger estes da atual diretoria Previ e etc..
    Bem, eu concordo em parte, infelizmente tambem não estou satisfeito com a atual administração da Previ, realmente não vi grandes progressos,
    mas isto não quer dizer que estou colocando "todos" no mesmo "saco", não estou defendendo os atuais dirigentes, é somente uma justa observação.
    Devemos ficar atentos sobre "quem é quem" nesta gestão, para no futuro sabermos em quem possamos confiar na hora da escolha.
    Sempre haverão algumas escolhas que vão nos decepcionar, mas nem todos na "cesta" são "ovos podres",
    tem com certeza muitos da atual administração que gostariam de proporcionar uma situação mais digna para os pensionistas, porém também lutam contra a "maré". A Previ forma um "conjunto" e além do mais, depende dos "fatores" que a cercam para tomar suas decisões. No mais, eu concordo plenamente que a Previ devia ao menos rever valores e prazos para os empréstimos, já poderiam começar a colocar na pauta das reuniões, pois estas coisas podem demorar, isto cabe a nossa amiga Cecilia "tentar" fazer.

    Abraço Dilson Ardissone - Pelotas RS

    ResponderExcluir
  44. Resposta da Cecilia ao Jorge em 02/04-11:39-O que eu posso fazer e levar ao conhecimento da diretoria o seu pleito....e em 09/04-05:00-Nao e eficaz eu colocar o assunto na reuniao...
    Sem mais comentarios.

    ResponderExcluir
  45. Cecilia, mais uma vez procuro esse espaço para solicitar que o emprestimo a curto prazo seja para todos os funcionarios aposentados e pensionistas, sem necessidade de margem consignavel. Faça essa revindicação.

    ResponderExcluir
  46. Colega anônimo,
    Se os associados quiserem que eu termine com o blog, eu o faço agora, pois este espaço foi criado para que os colegas participassem com discussões, críticas e sugestões, além de servir para informar. Se o objetivo não está sendo cumprido, realmente vocês têm total razão em sugerir a sua extinção.

    ResponderExcluir
  47. Cecilia, termine com blog será melhor para todos.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Colegas,
    Eu tenho percebido que vocês têm colocado uma responsabilidade nas minhas costas que, muitas vezes, é muito difícil de atendê-los. Eu nunca estive contra vocês, quero deixar claro isso, porém eu tenbo meus limites e nunca vou usar este espaço ou outro qualquer para vender ilusões para vocês. Eu estou aqui e conheço como funciona a entidade, tenho procurado dar algumas dicas, porém muitos colegas preferem jogar a responsabilidade toda em cima de mim. Eu sinto decepcioná-los, porém eu tenho minhas limitações, tenho uma área para cuidar, que toma muito meu tempo, pois ser diretora da Previ, mesmo eleita, nãó é só representar os associados nas propostas, é tocar a área, é cumprir com obrigações de gestão, é fazer a gestão das pessoas que trabalham na área, principalmente em momentos de crise, onde a área de risco (Planejamento) é muito solicitada, pois a cada movimento da economia, temos que estar muito atentos.
    Não estou me defendendo, apenas clarificando e tentando explicar os limites de atuação. Quando eu criei o blog foi no intuito de ter um espaço para prestar contas aos associados, para explicar alguns assuntos polêmicos, para receber críticas, sugestões, etc, sempre de forma transparente e, lógico, preservando o fato de eu estar na gestão (isso cria alguns limites, pois tenho que seguir regras internas de conduta, como acontecem com todos os gestores de qualquer empresa).
    Recusei alguns comentários maldosos que ofendiam outras pessoas. Quero deixar claro que o espaço aqui não é para ofender quem quer que seja nem para baixarias. Ou conseguimos ter uma discussão em um nível adequado, que acrescenta na discussão. Aqui não é um espaço para brincadeiras e para divertir, o objetivo é um espaço de discussão, de debates e de informações. Agradeço muito a compreensão dos colegas.

    ResponderExcluir
  49. Acho que este blog tem utilidade.Não deve ser extinto.
    É bom que não haja unanimidade(Para isto basta as reuniões "pro forma" do BB)!
    Vamos continuar os debates.
    "Do atrito nasce a luz, fogo, calor,etc".
    Bom dia a todos nós!

    ResponderExcluir
  50. Colegas,

    Concordo com o colega Dilson, acho que ao colocar minha colacação generalizei. Concordo que realmente, temos que ficar atentos a atuação de nossos representantes. Nem todos os ovos da cesta são podres.
    cvj

    ResponderExcluir
  51. E vamos discutir,debater,solicitar,implorar
    ate quando?Ate as vesperas das proximas eleiçoes quando ai voces vem adoçar as bocas com promessas e mais promessas que nao saem do papel?E no final so ganhamos uma
    balinha (como disse um colega)?

    ResponderExcluir
  52. "São numerosas as tribulações do justo. Mas o Senhor o livra de todas." Salmo 33,20.

    Saudações muito respeitosas, Cecília.
    Coragem! Muita coragem, Cecília.! A quase totalidade de nós lhe dedica o maior respeito e imagina o que você passa na PREVI. Felizmente, você tem uma base bastante sólida, técnica e humanística. Aos colegas, mesmo com toda a revolta, diante da humilhação por tantas necessidades que poderiam ser diminuídas, com a ajuda da PREVI, peço moderação ao dirigirem-se à Cecília. A nossa união é fundamental. Coragem, Cecília! Grato mesmo e paz e bem.

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  53. Tenho a impressão que quem poderia fazer alguns pleitos em nome dos assistidos seria a Contec, pois gostei muito da participação de um representante da mesma na reunião de apresetação de resultados, quando ele fez algumas colocações, que ficaram de ser estudadas(exemplo renovação de emprestimo simples/taxas/custos).

    ResponderExcluir
  54. prezada e importante Cecilia, sugiro que nao publique comentarios que venham a causar muitas divergencias ou ofenças ao grupo atuante na Previ. e a sra, como membro e funci da Previ porta-se de maneira etica e educada. Venho sugerir que se faça uma enquete sobre a continuidade de seu muito util BLOG, Eu voto que continue a funcionar o mesmo. pois nos tem se tornado muito util e necessario. respeitosos abraços do aposentado de Cambe-pr.

    ResponderExcluir
  55. Cara Cecília. Infelizmente vc realmente tem seus limites e mesmo assim nos proporcionou este espaço para debates - o que é extremamente louvável e pelo que muito te agradecemos. Só quero saber, em virtude de mais uma vez ser muito mal atendido em minha agência do BB, se podemos optar por outro banco para crédito de nossos proventos. Agradeceria muito sua resposta pois já é a terceira vez que questiono.

    ResponderExcluir
  56. AMIGA CECILIA, AO REVER MEUS CONTRA-CHEQUES, ME DEPAREI, COM UMA TRISTE REALIDADE. ESTE EMPRESTIMO SIMPLES TENHO HA QUASE 30 ANOS. O SALDO CADA VEZ AUMENTA MAIS,DADO AOS NOVOS VALORES , TAXAS DE JUROS. EM SUMA, EMPRESTIMO NAO EE' A NOSSA SA'IDA E' LIQUIDAR ESTE EMPRESTIMO, ARRAZAIDO EM NOSSA FOLHA. A PREVI PODERIA PROPOR UMA AMORTIZACAO MAIS LEVE POR MES(TIPO UMA RENEGOCIACAO SEM PODER TIRAR OUTRO) OU NA LIQUIDACAO ANTECIPADA, DAR UM DESCONTO AO ASSOCIADO, DADO AOS JUROS, TAXAS DE ADMINISTRACAO ,DE INUMERAS RENOVACOES. SO ASSIM PODEREMOS TRANSFORMAR ESSA CONSIGNACAO PERPETUA(VALORES TIRADOS TAMBEM POR CULPA DO BB,QUE NOS DEIXOU ATE OITO ANOS SEM AUMENTO) REVERTIDA COMO SE AUMENTO REAL FOSSE. OBRIGADO CECILIA, PELA ATENCAO. PENSAMOS SOBRE ISSO.

    ResponderExcluir
  57. Antônio,
    Eu vou confirmar, pois eu acho que é um direito, porém tenho que checar, pois devem ter alguns complicadores. Amanhã estarei fora e talvez não consiga te responder, mas sexta-feira eu comento sua questão.

    ResponderExcluir
  58. Luiz Fernando,
    A Previ não pode reduzir os juros do ES e nem dar desconto, pois ela já cobra o mínimo exigido pela legislação, que é o atuarial (variação do INPC + 5,75 a.a.). Para reduzir a taxa do ES e do Empréstimo imobiliário, é necessário reduzir a taxa de juros, hoje em 5,75% e isso custa recursos do superávit. Aliás, é uma das medidas impostas pela SPC, na Resolução CGPC 26 que regulamenta a utilização do superávit.
    Dessa forma, esta sua proposta é impossível, pois ela descumpre a legislação, porém com essa tendência de redução de taxa de juros, com o Governo pressionando para que isto aconteça, é bem provável que essa discussão ganhe fôlego ainda este ano.

    ResponderExcluir
  59. Cecilia, leva esse pleito ao Conselho: Solicitamos realinhar o ES para 100 mil e prazo de 120 meses, a exemplo de outros fundos.

    Ou, um paliativo, suspendendo a cobraça do ES por 12 meses e liberando o ES de 5 mil.

    ResponderExcluir
  60. o problema e' q a
    cecilia se apresenta, mostra a cara,enquanto outros diretores e associacoes nao fazem nada. Obrigado por termos esse blog, so assim a gente fica sabendo pelo menos alguma coisa de nosso interesse. Manda bala
    cecilia.

    ResponderExcluir
  61. CARA CECILIA:
    Aguardo, juntamente com Antonio e muitos outros, sua resposta sobre créditos da Previ sendo processados em estabelecimentos bancários de nossa escolha.
    Se tratam a gente na ponta da bota..
    PREVI,BB,daqui para frente , só relacionamentos em ações judiciais,infelizmente será assim.
    Outra coisa, sobre o tão divulgado video da apresentação em Ctba:
    o dito começa com alguém que nenhum aposentado quer ver na frente.
    Temos que aguentar mais essa?

    ResponderExcluir
  62. Colega Antônio,
    Eu verifiquei a resposta ao seu questionamento:
    "Só quero saber, em virtude de mais uma vez ser muito mal atendido em minha agência do BB, se podemos optar por outro banco para crédito de nossos proventos. Agradeceria muito sua resposta pois já é a terceira vez que questiono."

    Resposta:
    O pagamento é sempre feito no BB. Artigo 61 do Regulamento do Plano 1. O aposentado/pensionista tem a opção de receber por ordem de pagamento. Na prática a Previ envia a ordem para o BB que transferirá para a conta indicada pelo participante, com custo respectivo (DOC).

    Dessa forma, eu acredito que não vale a pena transferir para outro banco, pois você terá que arcar com as tarifas bancárias e, na verdade, nada garante que você terá um atendimento melhor na rede privada.

    ResponderExcluir
  63. Obrigado pela resposta, Cecilia. Mas acho que vale a pena... sou sempre muito bem atendido na Caixa Econômica Federal (embora não tenha conta lá) e acho que é para lá que vou. E se eu tiver apenas conta salário no BB não poderão cobrar tarifas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  64. E isso ai Antonio,valeu a dica.Tambem nao sou correntista da caixa e sempre fui muito bem tratado.Vamos deixar no BB somente a miseria da aposentadoria.

    ResponderExcluir
  65. AÇÕES JUDICIAIS:
    Recebemos a visita de 2 funcis da ANABB,em nosso Estado (RS), propondo-nos diversas ações judicias contra o Imp.Renda, cesta-alimentação,Anatel, etc.e vendendo seguros decesso complementar e master.Para surpresa deles, já tinhamos 7 ações em andamento e OUTRAS JÁ VITORIOSAS, sobre os mesmos temas...
    Dissemos que infelizmente a ANABB chegou tarde aqui no RS e, por isso vamos pagar as custas e honorários do processo, visto que contratamos escritorios especializados e caros.
    Quando ao Seguros, também não deu negócio, pois JÁ TINHAMOS TODOS OS DECESSOS QUE A ANABB VENDE...
    Uma lástima tal lerdeza de nossa ANABB....1 NOVIDADE:
    Conseguimos apenas uma cópia da Decisão Unânime do STJ (1º seção)-quarta-feira,08 de outubro de 2008-da novidade em que a Fazenda Nacional terá de devolver aos aposentados todos os valores recolhidos a título do imposto de renda, com correção monetaria.
    Estamos garantidos nesta decição, através de nossas AÇÕES JUDICIAIS.

    Sigam-nos: A JUSTIÇA É O CAMINHO !

    ResponderExcluir
  66. Ações Judiciais, ajudem-me. Faço parte de uma ação sobre IRPF de venda de férias, abonos, licença-prêmio, etc, há -simplesmente 13 anos, e a ANABB divulga que já ganhou tal ação e nós não recebemos o dinheiro.Como proceder para encerrar o assunto.
    Desde já agradeço a atenção dispensada, e fico no aguardo de notícias .

    ResponderExcluir
  67. Cecilia, luta pelo ES de 100 e prazo de 120 meses, só contamos com você. Junta, os e-mails e pede pra ANABB nos representar. Não somos sócios dela.? Será que ela pode nos representar?Cadê Valmir, está escondido ou sumiu?

    ResponderExcluir
  68. Sobre Acoes da ANABB IRPF-vendas ferias, etc..., que colega anonimo comentou, digo que estou na mesma situaçao. Verificando o andamento do processo no TRF1, verifiquei que o dinheiro ja foi liberado desde 15/07/08, inclusive com deposito em conta judicial e encaminhamento de oficio comunicando, mas, até agora, nao recebi nada. Entrei em contato com a ANABB para pedir esclarecimentos, e disseram que entrariam em contato com o escritorio de advocacia e até agora nada. Já faz mais de 01 mes e nao tenho resposta. Meu grupo é formado por mais dez colegas, que não conheço, que não tenho contato. É uma situação kafkaniana. Caso alguem queira torcar "idéias" meu e-mail: jurandircass@ig.com.br. Acredito que existam outros colegas com processo na mesma situação e desconhecem isso. Será necessário fazermos pressão para conseguir o que é nosso?

    ResponderExcluir
  69. Cecília, colegas,

    Bastante oportuno lembrar das ações que a Anabb conduz em nosso favor, pois as mesmas se arrastam a vários anos sem solução. Por exemplo aquelas do tempo em que o FHC não dava aumento de salário, concedendo somente aquele abono. Tem ação se não me engano, de 1997 sem solução ainda. O que será que ocorre. Cecília tem como você se informar a respeito e nos dar um retorno a respeito desse assunto?
    cvj

    ResponderExcluir
  70. Colega anônimo,
    O problema da demora do julgamento das ações judiciais não tem nada a ver com a atuação da Anabb. Nós temos que lembrar que o nosso judiciário é horrível e que qualquer ação, por mais simples que seja não leva menos que 10 anos, com raras exceções.
    Em relação ao andamento de sua ação, é difícil verificar sem ter seu nome completo e matrícula. Se quiser enviar um e-mail, clique em "fale com Cecilia Garcez" e eu verifico o andamento de sua ação.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário