quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Frase da Semana

"Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso". Bertolt Brecht, dramaturgo, ALE, 1889-1956.

Alguns colegas não gostaram da matéria que reproduzi ontem sobre a rentabilidade dos fundos de pensão. Eu acredito que o objetivo deste blog é manter os associados a par do que está acontecendo e abrir discussão sobre alguns assuntos que geram polêmica e outros que facilitam o entendimento sobre como funciona o nosso fundo de pensão - PREVI.

A matéria fala da baixa rentabilidade dos fundos de pensão no geral, citando inclusive o momento de crise pelo qual estamos passando que justifica fortemente o resultado atingido. Esta crise não é a primeira e não será a última. Já vivemos várias, inclusive com relevantes déficits que provocaram muita discussão e muito estresse. Hoje temos um superávit robusto, fruto também dos altos ganhos em renda variável nos últimos anos e que agora começam a se ajustar. O ano de 2009 começou nos dando uma trégua e a Bolsa de Valores tem caminhado de forma a conduzir a uma recuperação paulatina dos números significativos que tínhamos antes da crise, porém não podemos garantir que a crise financeira está acabando, pois alguns analistas afirmam que ela está apenas começando. O momento é de cautela, porém tendo consciência de que a Previ tem investimentos sólidos em grandes empresas que têm fundamentos muito fortes para serem derrubados por qualquer que seja a crise financeira.

Não gosto de passar a ideia de que tudo está negro, até porque me considero uma pessoa otimista, mas também não posso ser leviana e defender uma situação cor de rosa, quando na verdade não é. A discussão do superávit ficou prejudicada, pelo menos por enquanto. Fingir que não existe a Resolução CGPC 26 é impossível. Ela está presente e terá que ser observada caso haja discussão sobre utilização do superávit. O que está suspenso, pelas ações judiciais impetradas por algumas entidades, é o repasse ao patrocinador de recursos do fundo de pensão, em caráter de primeira instância, o que já é alguma coisa, porém não é uma decisão definitiva. E não podemos dizer que a Resolução está pronta para ser jogada no lixo, pois ela acaba com o voto de minerva para as discussões do superávit, o que não dá para ser desprezado, já que o Governo PT gostou e manteve o voto de minerva, implantado pelo governo tucano, até o momento.

O Banco, por sua vez, aproveitou dos normativos existentes e registrou "fato relevante" onde se apropria de recursos do fundo de pensão. Os acionistas adoraram e o mercado também, pois suas ações registraram boa alta nesse período, porém, nós os associados da Previ, não gostamos nem um pouco da atitude arbitrária e unilateral do patrocinador. O que me tranquiliza (por incrível que pareça) é que a própria Resolução, utilizada pelo patrocinador para registrar os valores no seu balanço, diz claramente que as decisões sobre a utilização do superávit têm que ser aprovadas por maioria e não há a possibilidade de utilizar o recurso pelo "voto de minerva" e TENHO CERTEZA que nenhum eleito terá a coragem de assinar com o Banco qualquer acordo de entrega de recursos, a não ser que haja um grande debate e consulta aos associados. Os eleitos estão na gestão para defender os interesses dos associados e vocês têm todo o direito, aliás, o dever, de cobrar deles esta atitude.

23 comentários:

  1. Cecília,

    Postei um comentário dias atrás sobre o quanto vejo confusos todos os acontecimentos recentes relativos a PREVI (resolução, apropriação - ou tentativa - pelo Banco de parte do superávit e por aí vai). Depois da postagem confesso a você que não consigo ver para onde vamos. Aprendi nos últimos tempos de banco que o silêncio do mesmo em relação a alguns acontecimentos nunca se transformou em coisas boas para nós (da ativa ou aposentados/pensionistas). E a sensação agora é a mesma. Sei que vai vir chumbo grosso. Somente não sei como. Penso - analisando sob a forma de estratégia que o banco possa adotar - que deve ser algo que vai gerar mais uma divisão de opiniões fortes entre nós participantes do plano I (ou seja vai ter grupos que vão ter mais vantagens do que outros) e com vantagens significativas para o Banco (5 bilhões é uma "bela" grana). Devido à divisão de opiniões entre nós a proposta acaba sendo aprovada.
    Acho que já vi este filme antes.

    ResponderExcluir
  2. Isto me faz lembrar meus tempos de estudante ginasial. Mantinha um livreto de citações e máximas para uso rebuscado nas ocasiões propícias. Com o tempo me toquei da asneira em que incorria. Falava pela boca dos outros, deixando de ser autêntico e ví que aquilo soava falso. Tudo bem, há quem aprove. No entanto, até se chegar a chamar seus críticos de criminoso há uma longa distância. E denota pouca cultura o uso desses subterfúgios. Ainda bem que a carapuça não me serve. Venho em defesa de outros anônimos, como forma de alerta contra gafes futuras.

    ResponderExcluir
  3. O problema todo esta no - a nao ser que haja.Ja sinto cheiro de mais enrolaçao.Entao vejamos: o banco ira propor um acordo do tipo -damos R$100,oo de aumento para os aposentados e em troca levamos os cinco bilhoes,hehehehe.
    A SPC aprova,o Dest tambem e o BB idem.Aguardem!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cecilia, e impressao ou voce quer nos convencer que a Resoluçao e boa para nos....quantas vezes voce ja repetiu isso?Eu te pergunto: desde quando o banco cumpre alguma lei,resoluçao ou seja la o que for, que nao seja para beneficio dele?

    ResponderExcluir
  5. Colega anônimo,
    Acabei de chegar de uma reunião que o Banco organizou com os Diretores da Previ e Conselheiros e sai de lá muito preocupada. Também concordo contigo, acho que vem chumbo grosso por aí. Estarei publicando ainda hoje um resumo de como foi a reunião.

    ResponderExcluir
  6. Colega anônimo,
    Não acho a REsolução boa não. Pelo contrário, acredito que ela descumpre conceitos que estavam presentes na Lei Complementar e o que faz melhor é beneficiar os patrocinadores, porém não posso deixar de registrar que ela tem um lado bom, derruba o voto de minerva para utilização do superávit.

    ResponderExcluir
  7. SE O BANCO MANDA E DESMANDA NA PREVI, DE QUE SERVE UM PRESIDENTE NA PREVI. ETA PT ZINHO AS URNAS VEM AI

    ResponderExcluir
  8. O Sérgio Rosa deu entrevista ao site britânico "Responsible Investor", dizendo da decisão da Diretoria em 2008 de não investir em empresas de armamentos e fumo.
    Logo, suponho que está vendendo nossos 19,57% da empresa Forjas Taurus !

    ResponderExcluir
  9. Colega Cecília,
    Fui um dos que também entendeu que os termos da Resolução 26 não eram de todos ruins. É uma resolução bastante conservadora. Caso entendido e aceito que o objetivo maior de uma EFPC é honrar o compromisso de pagamento de benefícios até o fim de nossas vidas, nada a opor quanto ao conservadorismo da resolução. A derrubada do voto de Minerva para utilização de superávit foi uma medida boa. Entretanto, o “custo” estabelecido pelo CGPC para que isso possa ocorrer é inaceitável. O CGCP adoça a boca dos participantes e assistidos e derruba o voto de minerva. Mas, em contrapartida, quer inovar e permitir que os patrocinadores abocanhem 50% dos recursos destinados à reserva especial para revisão do plano (caso específico da Previ), até então pertencentes exclusivamente aos aposentados, as pensionistas e aos colegas da ativa.

    ResponderExcluir
  10. E pensar que votamos Neles! Bem feito para nós. Não concordo com o anônimo que disse: "ao repetírmos citações estamos falando pela boca dos outros", não vamos reinventar a roda, a citação é uma referência universal, senão vira xingamento do tipo: Governo ordinário! Traidor! Jagodes! Marreteiro e outras palavras de rés, apropriadas para a laia que se alojou no poder.

    H. Honorato

    ResponderExcluir
  11. Um chumbo grosso(na linha) é o direito que o Banco tem dos mesmos valores(contribuições)sobre o Benefício Especial Renda Certa, devolvido, apenas, para os associados. Está na resolução CGPC 26, como na LC 109. O banco e todo o governo já sabiam( inclusive com declaração que o fundo não era para enriquecimento de poucos)do tamanho do anzol.

    ResponderExcluir
  12. Jorge,
    Você tem total razão, pois o Banco já se apropriou dos 5 bi, pois já impactou positivamente seu balanço, pagará dividendos, onde o principal acionista é o Governo, e, para finalizar... vai correr atrás para que, efetivamente, esses recursos entrem no seu caixa e, aí, novamente o Governo será beneficiado com o pagamento do imposto sobre o valor arrecadado.
    Eu não tenho dúvida que o Banco vai querer reabrir as negociações e vai correr para que a utilização do superávit seja feita ainda este ano. O que não entendo e divido com vocês minhas dúvidas, é como ele fará isso, se a mesma resolução que ele utilizou determina que sejam adotadas medidas que engolem os recursos da conta reserva especial e também se considerarmos que existem decisões judiciais, mesmo que em primeira instância, que suspendem a utilização da Resolução.
    A verdade é essa. O Banco já resolveu (sozinho) que 5 bilhões dos recursos da Previ são dele e ponto final. E, segundo o MInistro PImentel, eles derrubarão todas as ações judiciais que forem propostas. E aí, meus amigos, a conta fecha direitinho.

    ResponderExcluir
  13. O MINISTRO PIMENTELNAO EH DONO DA RAZAO. O QUE EU MEERGUNTO, EH SE EH ILEGAL PORQUE O GOVERNO EMITE UM CGPC 26 EFICA COMO O GOVERNO QUER, NAO ESTAMOS MAIS EM DITADURA ONDE IMPERAVA A LEIDO MAIS FORTES,HOJE TEMOS INSTITUIÇOES CONSOLIDADAS, MAIS COMO JAH DISSE SE NAO DERMOOS FATOS, NUNCA,MAIS NUNCA MESMO NOS DARAO O DIREITO,

    AS SLEIÇOES VEM AHI...VAMOS DAR O TROCO

    ResponderExcluir
  14. vamos
    acordar o valmir da anabb

    ResponderExcluir
  15. Agora está chegando a hora !
    Quero ver o BB "ganhar na mão grande" os R$ 5 Bi que estão lançados exclusivamente para revisão dos nossos benefícios !
    Temos 6 membros do Conselho Deliberativo, que já manifestaram seu voto em NÃO autorizar tal negócio, extremamente prejudicial aos assistidos do Plano 1 da nossa PREVI.
    Além do Deliberativo, há uma Diretoria, eleita, para manter os ativos da PREVI saudáveis até o fim de nossos dias (+- uns 50 anos)
    Não confiamos no pessoal do BB.
    Não confiamos no Pimentel e SPC
    Temos que confiar na nossa gente que aí está na PREVI.
    Votem a favor da PREVI !
    Estamos confiantes na JUSTIÇA.
    Boas lutas - Agora é a Hora !

    ResponderExcluir
  16. Cecilia, ontem, 11/02, voce publicou um comentario sobre uma reuniao entre o Banco e a Previ, dizendo que publicaria um resumo. Até agora nao vi esse resumo. Ou estou enganado?

    ResponderExcluir
  17. Cecília estamos aguardando o resumo da reunião convocada pelo Banco com os diretores da Previ, cfe vc noticiou dia 11/02/09.
    Alcides Maurício

    ResponderExcluir
  18. Com que sutileza a Cecilia nos informa que ja esta tudo certo para o banco......e tambem que nao sabe como ele(o banco) ira faze-lo.
    Colegas, que tal a gente falar para ela como sera.Ah!A negociaçao sera AINDA em 2009(parece que ja estamos no final do ano,so faltam alguns dias para acabar).Cecilia,so para lembrar,ainda estamos em Fevereiro.
    E impressionante!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Colegas,a Cecilia nao vai publicar nada do que disse.Ela ja confirmou que o banco vai ficar com o nosso dinheiro e pronto.O que voces querem saber mais???????

    ResponderExcluir
  20. Colega Alcides,o que voce quer saber sobre a reuniao a Cecilia nao vai dizer.Ela nao vai passar para nos que os Conselheiros,Diretores,autorizaram o repasse dos R$5...... para o banco.Fique somente com a informaçao dada por ela de que o banco vai sim ficar com o dinheiro e pronto.

    ResponderExcluir
  21. Quanta covardia desse colega Anônimo! Aproveitar-se do anonimato para destilar veneno é um ato de tremenda covardia e injustiça. Se não fosse esse blog, nada saberíamos a respeito dos nossos interesses. Sabemos que a nossa luta é desleal, mas não podemos desistir. E por causa de pessoas como você é que, cada vez mais, ficamos sem notícias sobre esses assuntos. Se não quiser colaborar, por favor, não atrapalhe.

    ResponderExcluir
  22. Colega Jose Figueiredo,nao sou covarde,so nao sou idiota.Eu te pergunto: colaborar com o que?
    Colaborar com a mentirada,com a enrolaçao?????????Acorda!

    ResponderExcluir
  23. Colega Paulo Beno, voce que nao acredita no BB e na SPC mas acredita no Conselho Deliberativo e na Diretoria.....o que tem a dizer agora?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário