quarta-feira, 11 de junho de 2008

Frase da Semana

"Só viver é insuficiente, disse a borboleta. Precisamos de sol, liberdade e uma pequena flor". Hans Christian Andersen, escritor de contos infantis, DIN, 1805-1875


Hoje foi divulgada a variação do INPC, índice que reajusta os benefícios da Previ.

A variação do INPC do ano foi de 6,64%, enquanto a variação do IGP-DI ficou em 12,14%.

Lembro aos colegas que qualquer aumento superior a este entrará na negociação de utilização do superávit e deverá seguir os mesmos trâmites burocráticos que vivemos na última negociação. Não há nenhuma forma de se adiantar recursos sem a aprovação dos órgãos respectivos.

Apesar de vários analistas insistirem que a tendência dos índices é se aproximarem no futuro, estou chegando a conclusão que essa aproximação está parecendo aqueles namoros de antigamente, que só ficava junto casando.

15 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Já comentei aqui no seu blog que li, no site da AAFBB, entrevista do então gerente executivo da Previ em 2003, Sr. Gerardo Santiago. Ele declarou que todas as previsões, desde 2003 até o ano passado, que determinaram a troca do IGP-DI pelo INPC, não se concretizaram. O Sr. Gerardo Santiago, nessa mesma entrevista, esclarecia que não via problemas na volta do IGP-DI para corrigir os nossos benefícios. A variação do INPC no ano foi de 6,64%, enquanto a variação do IGP-DI ficou em 12,14%.
    A chapa 3, vencedora nas eleições da nossa Previ, tem como prioridade a conquista de novos benefícios que atendam a todos os associados. Você afirma que, apesar de vários analistas insistirem que a tendência dos índices é de se aproximarem no futuro, está chegando à conclusão de que essa aproximação está parecendo aqueles namoros de antigamente, que só ficava junto casando. À vista de tudo que foi aqui exposto, entendo como extremamente propício o momento para que todos nós associados venhamos a pleitear a volta do IGP-DI, para corrigir os nossos benefícios, em substituição ao INPC. Agradeceria se Você emitisse a sua opinião sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... diziam que o IGP-DI não poderia ser utilizado porque sofreria forte influência da cotação do dólar. Nos últimos 12 meses, o dólar não parou de cair e o IGP-DI continuou subindo. E aí, nós ficamos no prejuízo (quase 6%). Coisa típica do Brasil. Como se já não bastasse estarmos sendo roubados há anos pela Previdência Oficial.

    ResponderExcluir
  3. Jorge,
    A verdade é que o Sr. Gerardo Santiago foi o grande defensor da mudança do índice na Previ. Eu era Conselheira Deliberativa e em nenhum momento eu percebi que ele estava defendendo uma proposta contra sua vontade. Ele sempre foi muito convincente nas suas apresentações.
    Ivan,
    Você tem total razão quando diz que o câmbio tem uma influência grande no IGP-DI, este foi o grande argumento que sustentou a defesa da mudança de índices na época. Como eu afirmei na mensagem, os analistas continuam defendendo que os índices se encontrarão no futuro e também temos que considerar que o INPC demora alguns meses para que seja impactado pelo aumento dos preços.
    É bom lembrar que se mudarmos novamente o índice, os empréstimos também aumentariam (simples e imobiliário), considerando que o mesmo índice que vale para correção dos benefícios, vale para os empréstimos aos participantes.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem, Cecília, tomara que os índices realmente se encontrem no futuro. O problema é que, como disse alguém (não me lembro quem), "no longo prazo estaremos todos mortos"...

    ResponderExcluir
  5. Cecília.é certo que se o nosso reajuste fosse o IGP-DI, pegariamos
    menos empréstimo e pagaríamos o imo
    biliario com mais leveza, e se a Previ distribuisse o que é nosso por direito, então a vida seria co-
    mo a sua borboleta. Agora, imagine
    se a Previ acatasse a proposta de
    justiça elaborada pelo presidente
    da Anabb para os pós 97.....

    ResponderExcluir
  6. Cecilia,

    Eu te pergunto quando haverá reunião da Diretoria? Será que nessa reunião já se resolverá o aumento do empréstimo simples, bem como o alongamento de seu prazo de amortização? Você estará defendendo esta proposta, que corresponde a demanda de milhares de associados? Entendo que basta boa vontade da Diretoria, para que se resolva este assunto o mais rapidamente possível. Esta medida seria para aliviar os associados até que se resolva a utilização do Superavit.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  7. Colega Cecília,
    Confesso que estou surpreso. No exato mês que a Previ nos dá um reajuste de apenas 6,64%, referente à variação do INPC, quando deveríamos ter, se ainda fosse usado o IGP-DI, um reajuste de 12,14%, só li, até agora, apenas duas manifestações de descontentamento aqui no seu blog. É possível que ao saber do valor líquido recebido alguns possam se motivar e vir a se manifestar.

    ResponderExcluir
  8. Vicente,
    Hoje, terça-feira, é dia de reunião de diretoria, porém o assunto não está em pauta. Eu sempre cobro dos demais colegas da diretoria uma proposta para aumento do empréstimo simples, porém a resposta é sempre a mesma. Estamos estudando uma proposta para apresentar em breve à diretoria. Até onde sei, a proposta seria um empréstimo paralelo a este, com prazo para pagamento de 12 meses. No meu entendimento, não vai atender à expectativa dos associados, pois a realidade é outra. É preciso mais prazo e maior limite que caibam no orçamento dos colegas. E um empréstimo paralelo, talvez, só contemple as pessoas que não precisam tanto assim de recursos.
    Bom, é uma opinião minha, pode ser até que eu esteja equivocada e que essa proposta faça o maior sucesso com os colegas.

    ResponderExcluir
  9. Cara Cecília,

    Empréstimo Simples com prazo de 12 meses! Estão debochando da gente!!!!! Não dá nem para acreditar !!! Quem vai poder suportar uma baita prestação que isso vai ocasionar ou pretendem limitar em R$ 1.000,00?
    Derramaram dinheiro para um grupo de afilhados e agora querem enforcar a gente. É o fim da picada!!!!!
    Cecília fala grosso e faz esse pessoal cair na real, eles estão ricos mas nós não.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Amiga Cecília,
    Resta-nos torcer e pensar que adiretoria atual e o reforço da recem-empossada, olhe com bons olhos para seus filiados,um iluminado uso do superativ(já estamos em julho),por que o INPC tá nos corroendo ano a ano.

    LUIZ

    ResponderExcluir
  11. Cecília,

    Parece que a Diretoria, com exceção de você, estão brincando com o brio dos associados, não afortunados como o grupinho do Renda Certa, estudando outro tipo de empréstimo simples com prazo de amortização de 12 meses.Eu te pergunto quem suportaria tal prestação com os beneficios pagos pela Previ? Parecem que eles querem é deixar cada vez mais os associados irritados com a medida proposta, ou não querem atender a demanda dos associados, que não se cansam de solicitar o aumento do empréstimo simples, bem como a alongamento de suas prestações. Sem contar o prejuízo provocado com a Utilização do INPC para corrigir os benefícios em troca do IGPDI.

    ResponderExcluir
  12. Colega Cecília,
    Proposta de empréstimo simples para pagamento em apenas doze meses só tem condição de fazer sucesso num pequeno grupo de associados privilegiados. Caso o valor do empréstimo seja significativo, poucos colegas, principalmente aqueles com benefícios mais elevados, terão margem consignável suficiente. Espero que mais uma vez os responsáveis pela nossa Previ não adotem medidas que contemplem apenas uma minoria. O superávit pertence e deve ser revertido em benefício de todos. Será que vão nos impor outro "episódio" renda certa, apenas com mudança de "rótulo"?

    ResponderExcluir
  13. Cara Cecília,

    Esse negócio de 12 meses para o novo ES cheira a mais uma benesse para ALGUNS.
    Se a Previ fosse de todos, criaria não só essa mas muitas outras linhas de crédito para atender e servir seus participantes e assistidos. Veja só, joga na bolsa e em outras aplicações perigosas e esquece os seus donos.
    É mais do que sabido que nos negócios com nosso pessoal não existe rico de calote, pois tudo é descontado na fonte a cada dia 20. O que a Direção deve fazer é estabelecer teto rotativo com base na margem consignável, manter esses atuais prazos e nada mais. Problemas de endividamento é falácia, cada um sabe cuidar de si e um auxílio maior pode possibilitar a reabilitação de muitos, por consolidação de dívidas.
    Abre a cabecinha dessa turma que comanda a Previ.

    ResponderExcluir
  14. o emprestimio simples ajuda num primeiro momento, mais não resolve, alongamento de dívida pode ser perigoso, e aumentar ainda mais o buraco em que alguns jah estão metidos. o idela seria apresentar propostas sérias e exequiveis para este superavit.

    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  15. o emprestimio simples ajuda num primeiro momento, mais não resolve, alongamento de dívida pode ser perigoso, e aumentar ainda mais o buraco em que alguns jah estão metidos. o idela seria apresentar propostas sérias e exequiveis para este superavit.

    sergioinocencio

    ResponderExcluir

Poste seu comentário