quarta-feira, 19 de março de 2008

Ontem houve a apresentação no Rio de Janeiro que contou com a participação maciça de muitos associados aposentados. A situação é a mesma dos outros locais, alguns ficaram satisfeitos com o que receberam e muitos estão frustrados por não terem contemplados com as medidas implementadas. Acredito que a demora na resolução foi um tempero a mais para frustrar os colegas, pois houve uma grande expectativa em relação às medidas anunciadas.


O importante agora é focarmos nas próximas negociações e nas propostas que foram colocadas na mesa e lutarmos para que essas propostas sejam aprovadas com mais agilidade.


Para lembrar quais são as propostas, vou reproduzi-las abaixo:


- reajuste extra de benefícios de aposentadoria e pensões de 8%, com patamar mínimo de R$ 500,00, garantindo-se a incorporação deste percentual para os futuros aposentados;

- aumento do patamar mínimo das pensões para 65% do valor dos benefícios, mais 15% por beneficiário;

- abono de um benefício para o ano de 2008;- aposentadoria antecipada para as mulheres aos 45 anos;

- aumento do teto de contribuição e benefícios para 100% da remuneração;- continuidade da suspensão das contribuições;

- extinção do voto de minerva e recuperação dos direitos do corpo social em aprovar alterações nos estatutos, regulamentos de planos e aprovação das contas, bem como o retorno das eleições para a Diretoria de Participações.

Também foi reivindicada a redução da Parcela previ do Plano Previ Futuro para os mesmos níveis da PP adotada para o Plano 1, salientando que esta redução não acarretaria nenhum custo adicional para patrocinador e associados.

A extinção da Parcela Previ não entrou em pauta por não haver consenso entre os representantes.

Se forem implementadas todas essas medidas, o custo total ficaria em torno de R$ 22 bilhões.

Como falei anteriormente, o Banco ficou de analisar as propostas apresentadas e marcar nova reunião, o que não aconteceu até o momento.


15 comentários:

  1. Carlos Mariano V. O. Souza - Cara Cecilia, como muitos colegas sinto-me ainda enganado pela PREVI quanto as medidas aprovadas anteriormente, eis que depois de aprovadas, a PREVI demonstrou claramente como se daria o reajuste aprovado, o que a meu ver deveria ter sido feito quando da proposta e assim evitaria-se este sentimento generalizado de que fomos enganados por essa Diretoria. Mas aguas passadas não movem moinho então vamos para a atual proposta, espero que haja exemplos claros de que como ficarão os beneficios, a partir de quando vigorará as medidas, etc, etc, de modo que quando for submetido a aprovação do Corpo Social este realmente saiba em que está votando. Embora voce faça parte dessa Diretoria que estou criticando, devo aqui registrar que você, pelo menos, está abrindo espaço para criticas e sugestões o que nos faz acreditar que ainda existe esperança para os que pertencem ao lado fraco desta negociação. Agradeço de coração sua atuação aberta a todos.

    ResponderExcluir
  2. PALAVRAS DA DIRETORA: "Quero deixar bem claro que não sou candidata a nada e minha intenção é a melhor possível."
    MEU COMENTÁRIO: É verdade. Sabemos que a única diretoria ocupada por eleitos que estará sob eleição este ano é a de SEGURIDADE, logo a senhora diretora ainda tem garantido alguns anos na DIPLA, então não há porque ser candidata.

    ResponderExcluir
  3. Assim é a Previ. Os diretores eleitos assumem que nada podem fazer para defender os direitos de quem os elegeu, a não ser esperar e esperar e esperar. Mas não tenham dúvidas de que os sindicalistas que um dia seguimos e até admiramos estão por lá, bem empregados, meio sem saber o que fazer, é verdade, mas estão quase todos por lá. Uns são gerentes na Dirad, outros na Diseg ou na Presi; e assim as dívidas políticas vão sendo pagas. E o Serjão vira a cara para o outro lado e vai também favorecendo os seus favoritos. Ainda bem que a Previ anda sozinha e dá lucro sozinha, apesar deles. Alguém aí vai me desmentir? Fique à vontade. Mas não venham com aquela ladainha de dizer que se sente ofendido, que sou anônimo e coisa e tal, procurando desviar do assunto. Eu preciso ficar anônimo para me proteger, pois posso estar bem próximo de vocês e por isso sujeito a retaliações.

    ResponderExcluir
  4. Cecília, daria para explicar porque
    as propostas contemplam apenas 22 dos 37 bi do superávit ?
    A diferença está sendo reservada para quê ?
    Cláudio Pavan

    ResponderExcluir
  5. Cara Cecilia,
    Que bom existirem pessoas como Você. que lutam pelos nossos direitos.
    Você pode contar com o apoio de vários aposentados, em retribuição ao seu trabalho.
    Parabéns...

    Bartolomeu Siqueira de Araujo
    1.559.270-7 - aposentado

    ResponderExcluir
  6. Claudio,
    A não utilização de toda a reserva especial para revisão do plano tem um caráter conservador, como o que aconteceu no ano de 2006, onde uma parte da reserva também ficou para 2007. Com a crise que está acontecendo nos EUA, acho que a decisão é oportuna, pois traz segurança no futuro, caso a crise tenha um impacto na economia brasileira. É bom esperarmos a tempestade passar para podermos respirar aliviados, pois, até o momento, ninguém sabe o tamanho da crise e aonde ela chegará.
    Ao colega anônimo, quero deixar claro que não me incomodo com suas provocações, pois você tem todo o direito de não se identificar e eu, tenho todo o direito de não publicar um comentário que julgue ofensivo ou em desacordo com as regras do blog. Não o fiz até agora, porém posso fazê-lo no futuro. O espaço criado foi para discutirmos os assuntos de interesses dos associados, de foram democrática e tentando tirar algumas dúvidas. Toda participação é bem-vinda, independente de partido político ou grupo.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Cecilia,
    Não pertenço a nehum partido político e nem a grupos específicos, apenas falo sobre o que vejo, vivo e penso. Você tem todo o direito de não publicar qualquer coisa no seu blog, mas jamais nos proibirá de pensar. Alguns de nós pensam e entendem o que acontece. Quanto a ofensas, não é meu modelo de ação. Não ofendo, apenas ataco as idéias e os fatos, pena que os fatos não aconteçam por si só, precisam de quem os pratiquem para ocorrerem. Como todos os colegas, fico aqui a esperar, esperar, esperar.
    Pedro Pedreiro

    ResponderExcluir
  8. Por que não se cria ou se aprova uma regra que seja definitiva e aplicavel automaticamente quando acontecem os superavits?

    ResponderExcluir
  9. Colega anônimo,
    Eu também não pertenço a partido nenhum. É lógico que tenho um grupo que me apóia, senão não estaria aqui, porém adotei uma postura de conduzir minha área (Diretoria de Planejamento) da forma mais técnica e profissional possível. Acredito que essa é a principal contribuição que posso dar, além de defender os interesses de quem acreditou na minha capacidade e no meu trabalho.
    Acho que você tem todo o direito de criticar e este é o espaço para isto, mas às vezes acho que a gente perde muito tempo atacando ao invés de contribuir com propostas mais concretas. Conto com sua colaboração.

    ResponderExcluir
  10. Senhora Diretora de Planejamento: Usarei do meu inalienável direito de criticar e cobrar e me valerei, como sempre faço, de afirmações da senhora Diretora as quais leio aqui no seu blog, a senhora afirma, por exemplo: "...adotei uma postura de conduzir minha área (Diretoria de Planejamento) da forma mais técnica e profissional possível. Acredito que essa é a principal contribuição que posso dar..." A senhora deu tanta ênfase a essa sua atitude de conduzir profissionalmente a sua área, que passou-nos a impressão de que essa seja uma postura extraordinária na Previ, a tal ponto que não resisto perguntar: alguns dos seus colegas pensam ou agem de forma diferente?

    ResponderExcluir
  11. Meu caro colega,
    Eu falo por mim, seria bom você perguntar diretamente aos outros. Não acho minha postura extraordinária e também não acho que dei tanta ênfase como você afirma. Na verdade o que está acontecendo é uma revolta grande de sua parte. É uma pena, mas fazer o que... Seria muita pretensão da minha parte pensar em agradar a todos (ainda mais em ano de eleição).

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, vamos ser mais produtivos. Utilizar esse espaço para agressôes mútuas é, no mínimo, perda de tempo.
    Vamos ao que realmente nos interessa. Cecilia, pela sua experiência, quando serão implementados os benefícios do superavit de 2007?

    ResponderExcluir
  13. Cara Cecília,

    Pelo marasmo das negociações por parte do Banco, parece que a utilização do Superavit será a mesma novela de sempre. As principais autoridades do Banco, não estão nem aí para os aposentados e os funcionários da ativa, pois recebem polpudos salários, porque se preocupar com os outros que estão passando aperto financeiro, em consequência dos baixos benefícios pagos pela Previ. Acredito que as nossas entidades e os diretores eleitos da Previ teriam como pressionar o Banco a agilizar essa negociação, pois evitariam que um grande número de aposentados se envidissem para manter a sua subsistência. Não adianta ficarmos nesse lero...lero, sem medidas concretas para utilização do Superavit.Chega de enganar os pobres coitados dos aposentados gerando expectativas que não se concretizam. Vamos fazer valer o estatuto em vigor e melhorar os benefícios de todos. É bom lembrar também que os elevados superavit verficados decorrem também, de certa forma, do achamento dos benefícios de aposentadorias. Quais as pressões que poderiam ser exercidas para o Banco agilizar a negociação?

    ResponderExcluir
  14. Cecília, parabéns pela colocação "...mas às vezes acho que a gente perde muito tempo atacando ao invés de contribuir com propostas mais concretas...". Caro colega, criticar sempre é muito fácil, o dificil é fazer ou apenas ajudar a fazer.
    E...concordo com as colocações do colega acima: "as principais autoridades do Banco, não estão nem aí pois recebem polpudos salários" e "é bom lembrar também que os elevados superavit verficados decorrem também, de certa forma, do achamento dos benefícios de aposentadorias".
    Eneida Ferrari

    ResponderExcluir
  15. Prezada Cecília,

    Com relação à proposta encaminhada ao Banco a respeito da utilização do Superavit, nós vamos ficar apenas aguardando o pronunciamento do Banco. Não existem outras formas de pressão para que o Banco cumpra o estatuto vigente. Não podem ser tomadas medidas administrativas e até mesmo judiciais visando agilizar essa negociação. Afinal de conta nós contribuimos para com a Previ com o mesmo percentual do Banco.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário