segunda-feira, 17 de março de 2008

Frase da Semana

"Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando
Assim pensando o tempo passa e a gente vai ficando prá trás
Esperando, esperando, esperando, esperando o sol esperando o trem, esperando aumento desde o ano passado para o mês que vem..." (Chico Buarque)


Começa a novela da utilização do Superávit Previ

O Banco ainda não se manifestou em relação a pauta apresentada pela comissão de empresa e não previsão de agendamento de outra reunião de negociação.

Mais uma vez fica a frustração da forma como o patrocinador toca os assuntos de interesse dos associados. O Conselho Deliberativo aprovou a suspensão das contribuições para o ano todo, apesar da discordância dos diretores eleitos. Esta aprovação me desagradou particularmente, pois faz com que o Banco não tenha muito interesse em acelerar as negociações, ficando tudo em banho-maria.

Mais uma vez ficamos esperando o Banco decidir...
Mais uma vez ficamos esperando o Banco marcar uma reunião...
Mais uma vez estamos fazendo papel de bobo...

Desculpem o desabafo, mas é essa a impressão que me dá.

21 comentários:

  1. Cecilia, sua indignação é compartilhada por todos nós, mais uma vez o Sindicato composto de pelegos e petralhas atropelou todas as propostas que vinham sendo descutidas pelos verdadeiros interessados. Com sua parte já assegurada, o BB vai se esconder pelo desenteresse de negociar qualquer proposta no futuro próximo.

    ResponderExcluir
  2. Cecília,

    Os associados da Previ devem, a partir de hoje, enviar email para todas as organizações representativas dos associados para que pressionam o Banco do Brasil a negociar o mais breve possivel. Pois a sua situação agora fica cômoda, como no ano passado, quando foram suspensas as contribuições e que ele se beneficiou muito em seu balanço. O que eu fico mais inconformado que são colegas, inclusive funcionários com quem já trabalhei, e, hoje estão na administração de Banco, mas sequer quer olhar para baixo para ver s situação dos colegas. Descupe ao jargão mas é cada um por si. Não se esquecem o amanhã, quando o reinado já poderá estar terminado. Vamos fazer valer os nossos direitos o mais depressa possível, antes que alguém coloque impeça que coloquemos a mão nesse superavit.

    ResponderExcluir
  3. Se você, que é diretora da PREVI por nós eleita, assume publicamente que é incapaz de influir em assuntos mais importantes e diz que tá fazendo papel de boba, logo lavando as mãos e se eximindo de qualquer responsabilidade; o que dizemos nós, que não temos os rendimentos e mordomias de um diretor da PREVI? Você está nos revelando que os diretores eleitos são meras figuras decorativas. Então, porque temos que continuar bancando os altos salários desses diretores eleitos, seus cartões corporativos, garçons particulares, carros com motorista, celulares, notebooks, calculadoras HP12C, ajuda de custos, passagens aéreas, estadias, secretárias, assessores e aquelas enormes mesas?

    ResponderExcluir
  4. Penso que os aposentados do BB têm como pressionar: Enviando e-mails para as Vice-Presidências De Recursos Humanos e a de Varejo ameaçando abertura de contas na concorrência (Bradesco e Itaú). Ainda que nossos recursos financeiros não sejam tão
    volumosos (mas juntos somos mais fortes), resta ainda o significado de um ato dessa importância, de verdadeiro protesto, ainda mais no ano em que se comemora os 200 anos.

    ResponderExcluir
  5. Cecilia,
    Imagine a nossa angustia, pois ninguem nos ouve, exceto o seu blog.
    Permita-me fazer uma reflexão:
    a) o estatuto diz:" havendo superavit por 03 exercicios seguidos, os recursos deverão ser utilizados para rever o plano". É isto mesmo????.
    b) Se é o que está escrito, porque a PREVI fica esperando a comissão de empresa apresentar proposta???
    c) Porque não divulga os valores que a PREVI paga aos aposentados e pensionistas e conclama a todos em uma grande revisão do PLANO 1?????
    d) Porque a ANABB, fica na "moita"????
    e) Porque a comissão de empresa- CONTRAFCUT apresentou uma proposta ao Banco sem ouvir ninguem??????
    f)Será que não estamos deixando de fazer a nossa parte??????
    g)Será que o Banco é tão ingenuo que não sabe que foi ele quem criou o SUPERAVIT, para seu proprio beneficio, quando congelou os salarios do pessoal da ativa?????
    SERA???????
    Abraços/Pedro Vitor Tonhati

    ResponderExcluir
  6. Pedro,
    A legislação prevê que os recursos da reserva especial sejam utilizados para revisão do plano, porém não determina prazo efetivo para tal. Em relação à apresentação de proposta pela Contraf, a resposta que é dada sempre que se pergunta, é que é a entidade escolhida (representando a base) para negociar com o Banco questões que envolvem seus funcionários.
    Concordo contigo em relação ao estrago feito com o congelamento de salários.

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto muito de responder provocações de pessoas que não se identificam, mas esta merece uma resposta.
    Acho muito interessante acusar os representantes eleitos de ganharem altos salários e benefícios como diretores da Previ, os colegas não reclamam desses pagamentos aos representantes do Banco.
    Gostaria de dizer que trabalhamos pesado na Previ e tomamos decisões que envolvem bilhões de reais e, se algo der errado, respondemos com nossos bens pessoais. É bom lembrar que a participação de representantes dos associados na gestão é fundamental para que os nossos recursos sejam bem administrados. Apesar do voto de minerva, as discussões ocorrem e dificilmente o Banco utiliza desta prerrogativa.
    A ABRAPP(Associação dos Fundos de Pensão) fez pesquisa de salários e a Previ é uma das fundações com menor salário de executivo.

    ResponderExcluir
  8. A impressão que tenho é que assim como o BB vê a nós, aposentados, como verdadeiros inimigos, a quem deve espezinhar, enrolar, enfim, fazer todo o mal que puder, também, boa parte dos aposentados vê o BB como um adversário e, se pudessem optar, receberiam seus benefícios a crédito de contas correntes no Bradesco, Itaú, etc, não no BB.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com todos os comentarios, ate o momento ( sete ).
    Inclusive a" provocação"( conforme a sra Diretora) e sua resposta.Será que não é o mesmo caso que me recordo, que logo após um funci ser nomeada Gerex no NMOA, por eleição, não aderiu à greve junto aos demais, justamente por "ser Gerex"?.Ou aquele chefe fraco que tive que repassava aos subordinados "que bateu duro" com seu superior, mas infelizmente prevaleceu a determinação deste último . . .
    Mas será que o anonimo x já mandou email para alguma organização representativa?Será que o anomimo y tambem?Eu já fiz.
    E vamos deixar de ser anonimos, qual é o medo?

    ResponderExcluir
  10. AINDA SOBRE O PAPEL DE BOBA ASSUMIDO PELA DIRETORA - Ao ANÔNIMO que diz que não gosta de responder a ANÔNIMOS e que cita pesquisa da ABRAPP que teria apurado que os rendimentos dos diretores da PREVI são os menores do mercado: Sugiro que leia, novamente, o comentário feito pela senhora diretora de planejamento da Previ e constate que foi ela (e não eu) quem afirmou que se sente uma "boba" por nada poder fazer a respeito de um assunto tão importante no âmbito da organização que dirige. Chamo você à reflexão: Um DIRIGENTE que se diz incapaz de atuar em assuntos que estão, claramente, dentro de sua responsabilidade formal, se vier a receber rendimentos de R$ 0,01 (um centavo) por mês já é CARÍSSIMO pra quem paga. Por isso insisto na pergunta: Por que devemos continuar pagando salários e mordomias para DIRIGENTES que NÃO DIRIGEM? Por que remunerar um "bobo"? E se nós não cobramos isso dos dirigentes que remuneramos, quem cobrará? Você? Eu é que não quero bancar o bobo também?

    ResponderExcluir
  11. Concordo com todos os comentários ate agora ( numero de sete ).Inclusive a "provocação" conforme a sra Diretora denominou, e a sua resposta.Mas, lembrei-me de certa feita, durante uma greve a Gerex recem eleita pelos demais, no NMOA, não aderiu à paralisação por "ser Gerex".Ou o chefe fraco que tinhamos, repassava que "bateu duro" com o superior com as metas absurdas, mas prevaleceu a opinião do ultimo.Espero que não aconteça o mesmo nessas reuniões.
    Mas, será que o anônimo x ja enviou carta a algum orgão representativo.Ou o anônimo Y ?Eu já mandei.Vamos combinar outros procedimentos ( será que pode ser neste blog?)
    E vamos deixar de ser anônimos, qual é o medo ?

    ResponderExcluir
  12. Ei... espera aí Sr. Anônimo! Eu estou do lado dos associados. Se você quer me desrespeitar que assine seu nome. É muito feio agredir da forma como você está fazendo se escondendo atrás de um anonimato.
    Eu durmo toda noite com a consciência tranquila que estou fazendo o melhor na área em que atuo (Diretoria de Planejamento). É muita "ingenuidade" achar que um só diretor é capaz de mudar os rumos de uma empresa como a Previ.
    Eu estou chegando a conclusão que tem gente que só quer atacar, seja lá quem for. Desculpe-me por ter sido eleita e por ter gente que acredita no meu trabalho, Sr. Anônimo.
    E os colegas podem continuar acreditando que estarei sempre fazendo o melhor dentro das minhas possibilidades e limitações.

    ResponderExcluir
  13. Cecília, você está sendo ofendida por falar do fundo do coração e ter tido a coragem de abrir espaço para as opiniões para pessoas de todos os "matizes". Sabemos que desde, 1994, a implantação do neoliberalismo e da farsa da boa administração, o Banco mudou o enfoque nas relações com os empregados da ativa e aposentados. Eles não poderiam advinhar que com as doações das empresas estatais a NOSSa PREVI está sendo exemplo de boa administração com o Rosa, você e muitos outros. Sei que as negociações serão prolongadas, e que em muitas ocasiões estará perto de "chutar o balde", peço-lhe que continue lutando e exigindo aquilo que por LEI pertence aos contribuintes da PREVI.

    ResponderExcluir
  14. Cecília,
    Entendo, com todo o respeito, que vc. foi profundamente infeliz ao afirmar, na qualidade de membro da diretoria da Previ, que está fazendo o papel de boba neste processo de discussão sobre a utilização do superavit de 2007. Não seria o caso de vc. colocar um pouco mais de energia e realmente fazer valer o seu cargo de Diretora nos próximos diálogos a serem mantidos com os membros do Patrocinador?

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de entender, porque a proposta de uso do superavit, contempla apenas 22 dos 37 bi ?
    A diferença está sendo reservada para quê ?

    Claudio Pavan

    ResponderExcluir
  16. Cecília,
    Quem deve achar divertida a leitura do blog são os dirigentes do BB: enquanto nos agredimos, as posições deles se fortalecem. Durante muito tempo atuei, embora de forma pouco intensa, em campo político diverso daquele que você e outras lideranças são originários. E daí? Hoje, nossos representantes na PREVI são esses que estão aí, eleitos em processos legítimos. Tentar desmoralizá-los vai fortalecer a quem?
    Isso não significa que devemos concordar com todas as posições de nossos representantes. Por exemplo: acho que estavas errada ao propor a volta das contribuições, mesmo que fosse só para pressionar o Banco. Para manifestar isso, basta registrar aqui que não acho essa uma boa idéia. Ponto.
    Repito o que escrevi sobre um outro assunto: se perdermos nossa união, perderemos tudo.
    .
    João Augusto

    ResponderExcluir
  17. Esse negócio de comunicação é um trem (como diz o mineiro) para lá de complicado, principalmente em ano de eleição. Quando eu falo de fazer o papel de "bobo", estou me colocando no lugar de todos os associados e não estou falando de mim particularmente. Estou incorporando a revolta que muitos colegas estão sentido, porém, em ano de eleições, as pessoas tendem a levar para o lado errado, aproveitando qualquer palavra que se use. Podem deixar que serei mais técnica da próxima vez, não deixarei falar o que meu coração quer dizer (guardarei para mim).
    Quero deixar bem claro que não sou candidata a nada e minha intenção é a melhor possível.
    Se vocês esperam que um diretor eleito (qualquer um, de qualquer grupo) seja capaz de mudar os rumos da situação, vocês estão sonhando acordados, pois não é assim que a coisa funciona.
    E para quem não sabe, a legislação determina que qualquer decisão em um fundo de pensão que envolva valores, têm que ter o "de acordo" do patrocinador, independente de "voto de minerva".

    ResponderExcluir
  18. Colegas, não tem o menor cabimento ofender a pessoa que abriu este espaço para nos informar e onde podemos manifestar nossa opinião. Por que não exigem de si mesmos tudo o que cobram de Cecília? É falta de bom senso, má fé ou ignorância mesmo? Identifiquem-se, pelo menos. A mulher maravilha não existe. A atuação dos diretores tem limites. Vamos discutir as questões civilizadamente. A divisão entre nós só vai nos prejudicar. O BB deve estar rindo.

    Ana Rodrigues

    ResponderExcluir
  19. Cara Cecilia,

    Quando consulto o espelho para verificar o que esta sendo recolhido para o fundo, o que aparece é o valor referente a 75% e não 90%. Não deveria aparecer referente a 90% mesmo que não esteja sendo debitado?

    ResponderExcluir
  20. proponho a todos colegas aposentados e da ativa que nos preocupemos quanto ao destino do superavit, pois o governo e outros orgaos estao de olho... vamos comparecer as reunioes sobre Previ e Cassi quando efetuadas, em suas cidades. Rubens. PS Diretora Cecilia, continue firme em suas convicçoes, parabens... contamos contigo.

    ResponderExcluir
  21. Se tudo na Previ depende da palavra final do Patrocinador(BB), é irrelevante a escolha de nossos representantes,por mais que lutem vão sempre esbarrar na má vontade do Banco do Brasil em agilizar as medidas que venham a beneficiar os o participantes da Previ.
    Veja que mesmo entre nossos representantes não há concensso no que é melhor para os associados.
    Eu me sinto no papel de bobo de participar das eleiçoes da Previ e nos debates sobre distribuição do superavit, pois bem sabemos que só saira o que o Banco quizer e quando quizer, na estrita vantagem que a empresa venha ter, por mais direitos que os participantes tenham. Nos últimos 15 anos vi muitos descasos do Banco para com os funcionários,que pela postura atual nos leva a crer que nada mudou.
    Vamos ter sim nossos beneficios do jeito e quando o Banco quizer, se quizer.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário