quarta-feira, 1 de junho de 2016

Novidades da semana!!

Caros colegas,

Esta semana foi bem animada. Posse dos eleitos na Cassi, Previ e do novo Presidente do Banco do Brasil. Sem contar as posses do Presidente da Petrobras, IPEA e CEF.

Na Previ, a divisão da oposição deu a vitória à chapa da Contraf-Cut, que mesmo com todo o desgaste do governo PT conseguiu manter sua posição na Previ. O momento agora é de lutar para derrubar o PLS 388, que retira direitos históricos dos participantes dos fundos de pensão. Todos nós, eleitos, precisamos nos juntar para combater essa proposta. A Previ, comparada com os outros fundos, é exemplo de governança e não podemos cair nessa cilada de aceitar que não existam representantes dos participantes na gestão de suas entidades, bem como impedir que sejam substituídos representantes eleitos por "conselheiros independentes". Gostaria de ter a resposta: "independente de quem?"

Essa proposta apresentada e aprovada por UNANIMIDADE no Senado não elimina o risco de aparelhamento político nas fundações, considerando que o Fundo Postalis (dos Correios) e a Petros (da Petrobras) não tinham representantes eleitos nas suas diretorias (todos eram indicados do mercado) e foram os que mais tiveram investimentos ruinosos.


A luta é pela democracia e o respeito ao direito de todos os associados aposentados, pensionistas e trabalhadores indicarem seus representantes. Se elegemos mal, precisamos rever nossos conceitos e discutir as propostas dos candidatos, participar mais, bem como cobrar prestação de contas dos mandatos, porém diretores de mercado, habilitados por um órgão regulador que se mostrou ineficiente, pois não combateu os deslizes ocorridos em alguns dos principais fundos de pensão, não nos parece a medida mais adequada para mitigar riscos de má utilização do patrimônio dos participantes.

Em tudo que for em defesa do patrimônio dos associados, estaremos lutando incansavelmente, fiscalizando e buscando honrar nosso mandato.

Na Cassi, espero que o colega Humberto, que tomou posse como Diretor, junto com os demais colegas de chapa, consiga vencer os grandes desafios que se apresentarem e poderá contar com todo o nosso apoio para resistir às investidas de grupos que querem acabar com o nosso plano de saúde. 

Várias lutas no front - Cassi e Previ, fora a crise que continua se intensificando e batendo cada vez mais forte em nossa porta.

5 comentários:

  1. Cara Cecilia!

    A nossa grande dificuldade é a de renovar o ES, em todos os anos que trabalhei no BB, sempre pagava umas dez e conseguia renovar, agora não sei qual a metodologia aplicada,por mais que você pague o saldo devedor não baixa, o prazo não aumenta, e o Diretor de Seguridade que defende tudo isso foi reeleito, o que nos resta, mais nada? O fim do BET que o diretor reeleito disse iria incorporar faliu, superávit, só se a Bolsa for a 10o.ooo ´pontos, resultado, estamos sem esperanças.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei na década de 80 em Brasília na Agência Central 0452-9 com uma pessoa muito gente boa chamado Flávio. Não o vejo há mais 35 anos. Para minha grata encontrei um vídeo dele no youtube. Grande cantor e compositor.

    Para descontrair um pouco colegas, entrem no google com o argumento:CAMBRAIA FLÁVIO FARIA

    Que bela canção

    ResponderExcluir
  3. Para a Diretoria Executiva (ao que parece) se manterão nomes e cargos sem alteração, pois a nova diretoria do BB, com Paulo Rogerio Caffarelli parece que vai mantê-los.

    Ja no Conselho Deliberativo mudam 2 eleitos, entrando os sindicalistas Wagner de Souza Nascimento (sindicato de BH), na ativa, do Plano Futuro e o aposentado no Plano 1 Carlos Alberto Guimarães de Souza (Ex- Cesab/Fanabb/Satélite ) Ex-Conselheiro Fiscal na PREVI de 2006 a 2010.Seus 2 suplentes são os conhecidos Odali + Zanon.

    Parece que o BB manterá seus 3 indicados neste Conselho Deliberativo (Ricci,Pasa e Malieni e seus 2 suplentes)

    ResponderExcluir
  4. Dona Cecília, permita-me:
    Soube que concorrentes derrotados nas ultimas eleições da Previ, irão participar das solenidades de posse dos novos eleitos e reeleitos. Isso tem alguma coisa a ver com o pensamento que diz: "São falsas as lágrimas do rato no enterro do gato"? Faz sentido o derrotado ir dar tapinhas nas costas do(s) vitorioso(s)?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Cara Diretora Cecília Garcez.

    Para não acabar com nosso plano de saúde poderíamos ser inventivos, como de outra feita sugeri que montássemos nossa própria rede de Hospitais abertos para o público em geral, com cobranças claro, e com isso sermos os verdadeiros patrões dos médicos bem remunerados e que nos tratariam bem.

    Também já falei que não é mágica. Basta tratar o cliente com exames preventivos para não se tornar um paciente caro, isso só quando tiver de ser. A intermediação advindos de outros hospitais com péssimos atendimentos e rede credenciada de baixíssimo nível, pois os bons foram embora, fugiram da GESTÃO CASSI-SUS. Não economizaríamos tirando este "atravessador"? A Rede D'oor me parece que o proprietário, é do Sr. Barata, dono de linhas de ônibus no Rio. Deve possuir funerária também. Quantos hospitais ele possui?

    O João Dória futuro potencial prefeito de São Paulo, entrevistou o Sr. Irlau Machado, GESTOR da NOTREDAME INTERMÉDICA, que a maioria dos planos estão repassando a CARTEIRA para ela, única que cresceu assustadoramente em 2015, por possuir hospitais próprios e com projeções de mais hospitais para 2016.

    Ninguém aqui está inventando a roda, é simples , falta vontade política. Vamos comparar o Sírio- Libanês com o hospital São Vicente de Paula, nem precisa falar. Será que nem isso a PREVI poderia nos ajudar, sem SETE- BRASIL, e num retorno de investimentos aplicados e o nome da PREVI fazendo algo para o país, talvez sem precisar ficar implorando para a CASSI fazê-lo.
    Estamos tudo na mesma casa, não estamos?

    Os aposentados agradeceriam, salário indireto, e morte digna.

    OBS: Espero que as idéias não partam só deste "colegiado" e que o silêncio não se faça. Não jogamos palavras ao vento...

    Na SETE- BRASIL só perdemos, sei lá, 500 milhões!!! Quantos hospitais faríamos? Vou pesquisar.

    Valim.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário