domingo, 4 de outubro de 2015

Compartilhando

Carta aberta aos associados da AAFBB.

Meu nome é Graça Machado, sou sua colega aposentada, engenheira e tenho MBA em Governança Corporativa. Fui Presidente do Conselho Deliberativo e Diretora da CASSI até 2014 e nunca descansei na defesa da entidade, na busca por ampliação das coberturas e melhoria do atendimento. No Banco do Brasil, fui uma das primeiras mulheres a ocupar cargos de chefia e lutei pela igualdade e participação das mulheres nas entidades do funcionalismo e nos cargos de destaque do Banco.

Sou associada da AAFBB tem muitos anos e estou solicitando minha desfiliação, publicamente, para justificar minha atitude. Sou sócia de muitas associações regionais de aposentados, muitos sabem disto, pois acredito no associativismo.

Nunca votei numa eleição da AAFBB. Parece que seus dirigentes só gostam de disputar eleições em outras entidades, preferem que suas eleições sejam por aclamação.

Neste momento, quase todos os diretores da AAFBB estão disputando cargos na ANABB. O que pretendem fazer na ANABB que não podem fazer na AAFBB?

Se os diretores da AAFBB não acreditam na entidade e precisam estar em outra entidade para "defender os interesses dos associados", por que não entregam os cargos?

Acho justo que representantes de qualquer entidade concorram às eleições da Cassi e Previ, pois estas eleições estão abertas para todos os participantes. Mas querer estar em várias entidades é um aparelhamento desnecessário, que repete a formula do partido do governo.

A direção da AAFBB determinou que seus representantes regionais não permitam propaganda de outros candidatos fora da lista produzida pela própria entidade, que é formada apenas por seus dirigentes, dirigentes da FENABB e dirigentes alinhados com os partidos políticos que apoiam o atual governo.

Estas salas, na sua maioria, estão localizadas em prédios do próprio Banco do Brasil. O que pode ensejar o entendimento - que acredito não ser verdadeiro - de que a própria direção do Banco esteja tomando partido do processo eleitoral da ANABB, apoiando os candidatos da AAFBB, da FENABB e dos partidos que apoiam o governo.

Devo registrar que muitos colegas que trabalham como representantes da AAFBB estão constrangidos com esta atitude.

Quando a atual presidente da AAFBB votou no Conselho Deliberativo da PREVI, acabando com o BET e aprovando a volta das contribuições, já fiquei angustiada. Hoje, ela se junta com ex-presidente da FENABB, que também votou pelo FIM do BET e pela volta das contribuições. Se junta, ainda, com dirigentes ligados aos partidos políticos que apoiam o atual governo.

Este autoritarismo;
O uso escancarado dos recursos de uma entidade para disputar eleições em outra entidade;
O assédio moral junto aos representantes da entidade que estão proibidos de participar livremente do processo eleitoral da ANABB;
E, a cara de pau de se declarar "Ética" e "Transparente", não me deixa alternativa:

Requeiro em caráter irrevogável minha exclusão do quadro de associados da AAFBB.

GRAÇA MACHADO
Matrícula: 6.847.180-7

24 comentários:

  1. Parabéns pela atitude.
    Quiçá outras pessoas pudessem ter sua coerência.
    Pessoas de bem sabem seu limite e não ficam como corvos,na expectativo de levar vantagens pessoais,com discursos vazios e ações também vazias.

    ResponderExcluir
  2. Por ser já o segundo espaço aqui na internet onde encontro publicada essa carta, imagino que doravante todos os nossos problemas, que não são poucos, estarão resolvidos após a renúncia dessa senhora. Antecipação salarial de 7%, suspensão das prestações do ES em outubro, novembro e dezembro, além de nova configuração do produto em condições mais atrativas para os associados, “com certeza” descerão do telhado.

    ResponderExcluir
  3. Caro colega anônimo das 07:10h,
    Realmente, se nós eleitos independentes na Previ, tivermos o apoio de uma entidade como a Anabb, podemos não ter nossos problemas resolvidos, porém teremos muito mais forças e chances de conseguir algo. O que não dá para engolir é ver uma entidade como a Anabb aparelhada.

    ResponderExcluir
  4. -Ação 1/3 I.Renda. Como explicar tanta demora do referido processo, uma vez que a própria receita já normatizou a forma de devolução/compensação dos valores recolhidos a maior? A ANABB simplesmente alega que o problema não é mais dela, que "agora é com a Previ". A previ alega que depende de resposta de ofício encaminhado a justiça. E os associados como ficam? "Sugere" uma falta de interesse, ou estou equivocado? Um ofício de mais de ano (sem resposta, nem sequer uma satisfação). Como acreditar em nossas associações? vide abaixo meu questionamento e resposta:

    Imposto de Renda
    Tipo: Solicitação

    Mensagem:
    - vcs. teriam alguma informação sobre o andamento processo devolução IR recolhido a maior entre jan/1989 e dez/1995 para quem se aposentou a partir de 1 de jan de 2013? Vide Instr.Norm RFB 1343, a saber:


    DO TRATAMENTO A SER APLICADO AOS BENEFICIÿRIOS QUE SE APOSENTAREM A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2013
    Art. 2º Para os beneficiários que se aposentarem a partir de 1º de janeiro de 2013, a entidade de previdência complementar (fonte pagadora) fica desobrigada da retenção do imposto na fonte relativamente ÿ complementação de aposentadoria recebida de entidade de previdência complementar, inclusive a relativa ao abono anual pago a tÿtulo de décimo terceiro salário, no limite que corresponda aos valores das contribuições efetuadas exclusivamente pelo beneficiário no perÿodo de que trata o art. 1º.
    Desde já agradeço pela atenção.

    Resposta Previ:


    Em cumprimento da determinação judicial contida no Ofÿcio nº 586 CTUR8, de 27/05/2014, expedido pela Oitava Turma Recursal do Tribunal Regional Federal da 1º Região, recebido pela PREVI em 20/6/2014, encerramos o depósito judicial de 1/3 do seu Imposto de Renda retido na fonte sobre o(s) benefÿcio(s) da PREVI, passando a recolher integralmente o valor do IR retido em favor da Receita Federal do Brasil, a partir da folha de pagamentos de julho de 2014.

    Considerando ainda o disposto na Instrução Normativa RFB nº 1.343, de 5 de abril de 2013, e a determinação judicial relativa ao encerramento dos depósitos judiciais que vinham sendo processados até junho de 2014, a PREVI oficiou ÿquele Tribunal Federal para que informe os procedimentos adicionais que poderão ser adotados pela PREVI, como fonte pagadora de benefÿcios previdenciários, quanto ÿ não retenção do IR na fonte, ÿ luz da instrução normativa citada acima.

    Até o momento, não houve resposta do referido Tribunal ÿ consulta enviada pela PREVI. Dessa forma, é necessário aguardar.

    ResponderExcluir
  5. Caro colega Guima,
    É por isso que criticamos a atual diretoria, pois apesar dos nossos insistentes pedidos para eleger o vice-presidente da área que cuida das ações judiciais, não concordaram. Infelizmente, a Anabb deixou de atuar de forma efetiva nas ações judiciais. Não propuseram nada novo e as ações que hoje existem são as propostas nas gestões anteriores. É por isso que precisamos refletir muito sobre em quem votar nessas eleições.

    ResponderExcluir
  6. Já me desliguei da AAFBB há muito tempo, mas na última sexta-feira fui surpreendido com um telegrama daquela Associação, cobrando-me o depósito de R$3.306,45, referente a honorários de sucumbência por conta do insucesso da malsinada ação da Renda Certa. Foi a primeira vez que fui instado a pagar esse tipo de despesa, e tive de recorrer a empréstimo pessoal para fazê-lo. Mas, acho que aprendi a lição: nunca mais participarei de qualquer ação promovida por qualquer associação de funcionários contra o BB e/ou Previ, até porque parece haver um jogo de cartas marcadas entre juízes, advogados e as duas instituições. A cada dia sinto mais vergonha de ter nascido neste país.

    ResponderExcluir
  7. Parece que a lei da mordaça está firme,forte e atuante.
    Alguns blogs estão saindo com informações que interessam somente aos diretores
    indicados,sem nos acrescentar nada,outros estão em vias de extinção.
    Parece que a famosa frase da senhora Marta Suplicy está na moda,novamente.

    João Trindade

    ResponderExcluir
  8. Fala sério. A Anabb é um cabide de emprego há muito tempo. Sempre promovendo eventos que nada tem a ver com a defesa dos associados. Vive em um mundo de contos de fadas. É hora de mudar tudo.

    ResponderExcluir
  9. Caríssima Cecília Garcez, parabéns pelo compartilhamento. Em tempo, parabenizo a guerreira Graça Machado, que a conheço faz muito tempo. Concordo contigo Graça, todos os meios coletivos de representação que ora nos representa estão repleto de pessoas que esquecem o fim\objetivo para que foram escolhidos. Faz tempo que estamos a mercê de um representante adequado para os fins que se candidata. A grande maioria dos nossos associados estão na última fase da vida em que pode fazer ou dizer algo, pois alguns em breve, passarão para fase dos que não pode. É inconcebível cobrar mensalidades de quem já está sendo beneficiado pela aposentadoria. Pois, a prática mostra que se deve cobrar novas mensalidades dos associados quando o fundo apresenta problemas de liquidez e solvência, o que não é o caso da PREVI. A AAFBB, A ANABB e outros condomínios de interesses devem ser fiscalizadora de fatos que ocorram com os seus associados, e não um local para encontros e viagens de colegas. É fato que não fácil defender os aposentados do Banco do Brasil, haja vista que a grande maioria "parece" que tem até vergonha de dizer que foram funcionários do banco. Alguns desfrutam de uma sólida situação financeira e a grande maioria sofrem da censura da sociedade, que os julgam aposentados ricos, enquanto eles sofrem com a verdadeira realidade, que é a falta de recursos financeiros para acabar os seus dias com dignidade. Precisamos de pessoas guerreiras e de coragem que possam externar a fazer eclodir o grito dos necessitados. Por fim, reforço a minha gratidão a colega Graça Machado, quem já fez muitos por muitos no passado e tem capacidade de fazer muitos por muitos no presente.
    Zenílson Cadé de Araújo - mat. 9.978.780-6 - cadezinho2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Já dei meu voto consciente na Cecilia e na Isa Musa.
    Sobre o aumento do prazo que o Marcel tá falando que só falta a parte técnica. Será que ainda sai em outubro?

    ResponderExcluir
  11. José Carlos Ferrari7 de outubro de 2015 às 10:12

    Demorou para perceberem que essa Aafbb é uma fraude e um cabide de empregos. Já me desfiliei há algum tempo, mas não foi fácil. Tive que remeter com AR e solicitar à Previ que não mais debitasse, ainda assim levou mais de 2 meses.

    ResponderExcluir
  12. Prezada Diretora Cecília,

    Parece que mais uma vez a Diretoria de Seguridade, com aprovação dos demais eleitos pelos participantes aprovaram uma RENEGOCIAÇÃO PARA O EMPRÉSTIMO SIMPLES.

    Mas segundo relado do Diretor Marcel em seu blog, por força das mudanças implantadas por sua Diretoria de ADMINISTRAÇÃO na tecnologia da Previ, ainda não foi possível as novas regras serem implantadas (ES-13) que seria parte da parcela recebida no 13 salario abril e novembro de cada ano, e as novas configurações do ES-RENEGOCIAÇÃO.

    Temos a lembrança do ES-FLEXIBILIZAÇÃO que apenas fez a previ receber as parcelas que ficou sem desconto nas duas suspensão e depois teve que pagar as prestações sem nenhuma contra partida da Previ, para por dinheiro novo no bolso dos aposentados e pensionistas do PB-1.

    Agora mais uma vez vem uma nova chamada para resolver o problemas de uma parte dos assistidos, e não do total que fica na esperança de melhorias nos produtos oferecidos com o nosso próprio dinheiro.

    Até quando vamos ter que esperar que vocês Diretores resolva de vez esta questão do SOBRE ENDIVIDAMENTO.

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir

  13. INPC setembro 0,51%, acumulado 2015 8,24%

    ResponderExcluir
  14. Cara colega Rosalina,
    Se há alguém que tem lutado para que consigamos aprovar algo que beneficie os associados, essa pessoa está no meu grupo, porém existem pessoas, como a citada no seu comentário, que só quer me atacar, sem motivo é com mentiras.
    Os sistemas da Previ são defasados e qualquer mudança que tenha que ser feita, é necessária uma carga grande de ajustes que requerem algum tempo. Há muito tempo que isso acontece, porém quando a diretoria estava nas mãos de parceiro do grupo dessa pessoa, eles se calavam, como agora eu estou na frente dessa área, ele ataca com esses absurdos.
    Pode ter certeza que os técnicos da minha área farão todo o possível para que as propostas que forem aprovadas sejam o mais breve possível colocadas em prática.
    Cuidado com essas informações deturpadas, não agregam nada e só angustiam mais ainda os colegas.

    ResponderExcluir
  15. carlos - salvador =ba9 de outubro de 2015 às 19:48

    Quando é que vai ocorrer nova eleição para diretoria para ver se acaba de vez com essas picuinhas que só criam animosidades e não fazem bem para nós associados ? Todos nós sabemos que a busca pelo PODER é uma constante em nosso país, mas vamos imaginar que somos todos pertencentes a uma associação da qual possuem pessoas que já passaram por muitos dissabores quando estavam na ativa. Portanto, acho que o momento agora é de reconstrução.

    ResponderExcluir
  16. Estimada Colega Cecília Garcez, agora nossa Diretora de Administração na Previ desde 02/06/2014.

    Sabemos que os ajustes após a aprovação no parque tecnológico da Previ foi e é necessário, vista que uma gigante como a Previ ainda é muito ruim na sua comunicação, mesmo após esse tempo de sua administração essa área continua a mesma,pouco se acrescentou as mudanças até o presente momento.

    A OUVIDORIA, até agora ainda não saiu do papel, ou foi formalmente instalada, as reclamações e avolumam e agora com a mordaça imposta aos Blogueiros eleitos, em nome do código de ética a coisa degringolou de vez.

    Segundo informação do Diretor que esta a terminar seu mandato, ouve aprovação de um ES-RENEGOCIAÇÃO.

    Se foi aprovado como ele mesmo disse e já confirmado pelo Colega Ari Zanella, que nada vai mudar em relação ao Prazo de 120 meses, ou 10 anos.

    Eu te pergunto que raio de negociação foi essa aprovada?

    Se o prazo continua o mesmo o que mudou, para nós os participantes da Previ.

    Fico a me perguntar se esta DIRETORIA brinca de sacanagem com a nossa cara, ou se somos perfeitos idiotas de plantão que só servimos na hora do voto, ando farta de ser feita de boba, ou de débil mental, pois minha faculdade mental ainda continua muito boa.

    Gostaria de respostas claras, limpas e cristalinas, numa linguagem que todos nós de mais de 60 anos pudesse entender claramente.

    Houve mudança no ES-RENEGOCIAÇÃO,

    Quando passa a valer as novas configurações,

    Qual publico vai atender esse novo programa, ou ele é o mesmo modelo falho que foi o ES-FLEXIBILIZAÇÃO que a previ só recebeu suas parcelas sem desconto nas duas suspensão.

    Segundo o Diretor que sai em 2016, não vai haver mudança nos limites, qual seja vai continuar sendo de 145.000,00(cento e quarenta e cinco mil reais).

    Temos 03 Diretores eleitos e mais os conselheiros Deliberativo, Fiscal e Consultivo e mesmo assim as nossas perguntas são respondidas pela metade, quando são respondidas e si são respondidas porque muitas são completamente ignoradas.

    Agora é a crise, é isso é aquilo e o ano de 2015 esta terminado com mais penúria, mais desconfiança dos aposentados e pensionistas e a grita esta abrangendo um contingente muito maior de colegas consciente e preparado para tomar decisões mais rápida a respeito do nosso futuro.

    Chagou a hora de termos nossos reclamos atendidos, chega de briga interna, queremos é ação no sentido de resolver de vez esta palhaçada que a Previ continua a fabricar que é descontos maiores que o permitido por lei, 30% de consignação e o resto que ache meios de resolver seus problemas, mas não podemos alimentar fabricas de ações judiciais, se a Propriá previ é a maior responsável.

    Rosalina de Souza, com a paciência acima do limite e com falta idade de vida para me acalmar.

    ResponderExcluir
  17. Outra Questão,

    Segundo o Diretor que sai em 2016, houve mudança na Carim, porque não implanta esta mudança, se fosse um beneficio para os Diretores e Conselheiros, garanto que saia do papel urgente, mesmo que fosse administrativamente, mas para os aposentados e pensionistas é sempre a mesma conversa fiada, os técnicos estão trabalhando, vamos resolver o problema o mais breve possível, as mudanças vieram para ficar, e assim a nossa boa vontade também vai ficando como as mudanças,no compasso de espera.

    Então chegou a hora de alguém ter voz ativa e lagar esse tal de código de ética de lado e falar somente a verdade, nada mais que a verdade e a verdade acima de qualquer código.

    Porque sinceramente minha situação e de muitas colegas e até de muitos aposentados não comporta mais esse jogo de gato e rato, sei que pode até deletar meu comentário, e nem a critico por isso, mas chega um ponto que nossa paciência esgotou, esta como as águas do Estado de São Paulo, abaixo do NÍVEL MORTO.

    Saudações Cordiais,

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  18. O Marcel acena com uma nova configuração do ES-Previ destacando que o assunto já foi aprovado pela diretoria. Confesso que li o que estava escrito no blog do diretor mas entendo que a coisa ainda está sem a total transparência que nós gostaríamos que houvesse. Agradeço caso Você esclarecesse aqui no blog todos os pormenores que envolverão essa renegociação. Por ser um assunto do interesse da grande maioria dos associados, ficaremos no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir

  19. PÉROLAS DE UMA ESTADISTA

    Pronunciamentos históricos da señora presidenta Dilma

    FUTEBOL,MELHOR QUE GUARDIOLA – “eu vi, você veja... Eu já vi, parei de ver, voltei a ver, e acho que o Neymar e o Ganso têm essa capacidade de fazer a gente olhar”.

    MATEMÁTICA, MELHOR QUE EINSTEIN –“ em Portugal, o desemprego béra(sic) 20%, um em cada quatro(tóóóóin) trabalhadores estão(sic) desempregado”.

    CATÁSTROFES, ALÉM DE SEU GOVERNO – “na Ucrânia, falam em 13 dólares o milhão de BTU, 4 pra 13 dá 7, aliás 4 pra 13 dá 9 (devem ter soprado). Tô pensando no furacão... no furacão não...em Fukujima...Como é que chamam no Japão? O tsunami!!!".

    LITERATURA, MERECIA O NOBEL – "Bom, livros, né, eu estou lendo um livro. Eu tentei falar sobre a novela para ver se eu lembrava o nome do livro e não lembrei... O livro chama, é, talvez... me impactou muito, eu comprei ontem à noite".

    ECOLOGIA, DISCÍPULA DE CHICO MENDES – "O meio-ambiente é, sem dúvida alguma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável" (tóóóóin).

    RELAÇÕES INTERNACIONAIS, MAIS EFICIENTE QUE O BARÃO DO RIO BRANCO – "Ontem eu disse ao Presidente Obama que lógico que ele sabia, depois que a pasta de dente saiu do dentifrício???? ela dificilmente volta para dentro do dentifrício... e ele me disse que faria todo o esforço político para que esta pasta de dente, pelo menos, não ficasse solta por aí e voltasse uma parte para dentro do dentifrício".

    Em Washington, diz a lenda que o Presidente Obama estava no Salão Oval da Casa Branca, quando o Secretário de Defesa entrou e falou:”sr. Presidente, temos uma crise, a Rússia está bombardeando nossos aliados na Síria”. Obama falou:” mandem o Vice-Presidente Bidê resolver isto, estou fazendo algo mais importante. Quero descobrir como a Dilma coloca a pasta de dente de volta no tubo”.

    Quem tiver coragem pode assistir, de viva voz, no site abaixo, lembrando que não precisa digitar o endereço, é só lançá-lo no arquivo Ctrl C, ir ao local de endereçamento e puxá-lo através de Ctrl V.

    https://www.youtube.com/watch?v=cPVcpTfi2Y0

    ResponderExcluir
  20. A PREVI não vem obedecendo a Lei relativa aos consignados, prejudicando sobremaneira seus assistidos no que diz respeito à metodologia por ela adotada na apuração da Margem Consignável, se não vejamos:
    a) a Lei nº 10.820, de 17.12.2003, em seu Art. 2º § 2-II, estabelece que o total das consignações voluntárias, incluindo as referidas no seu Art. 1o, que trata de empréstimos, financiamentos e arrendamento mercantil, não poderá exceder a quarenta por cento da remuneração disponível, conforme definida em regulamento. Como se vê, não se trata apenas de percentual máximo de descontos que podem ser efetuados em Folha de Pagamento, como afirma a PREVI em sua resposta, pois o percentual de 30% destina-se a abrigar tão somente as parcelas de empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis;
    b) os valores dos benefícios pagos pelo INSS e não transitados na fopag são considerados para efeito de cálculo dos benefícios complementares pagos pela PREVI e para efeito do cálculo da contribuição em favor da CASSI. Por que não os considerar também para efeito da Margem Consignável, já que, para todos os efeitos, são rendimentos dos aposentados e pensionistas?
    c) Não acredito seja o caso da PREVI se preocupar com o que diz a resolução CMN 3792, de 24.09.2009, no que concerne às aplicações na linha de crédito Empréstimo Simples, visto que elas não correm risco de inadimplência, pois são debitadas em folha de pagamento, assegurando, assim, a autoliquidez.
    2. Questionada, a PREVI apresentou justificativas evasivas, a meu ver, em email de 13.03.2015, cujos principais textos transcrevo, a seguir:
    a) “A margem consignável nas concessões do ES é calculada com base nas verbas de caráter efetivo de proventos/benefícios e de consignações obrigatórias que transitam na folha de pagamento, bem como os compromissos assumidos com operações com participantes contratados com a PREVI e consignações com qualquer entidade. Assim, o INSS somente será incluído no cálculo da margem consignável quando transitado em folha de pagamento.”;
    b) “Quanto ao Art. 2º § 2-II da Lei 10.820, esclarecemos que refere-se ao percentual máximo de descontos que podem ser efetuados em Folha de Pagamento. Já a margem consignável apurada pela PREVI demonstra a capacidade de pagamento do participante.”
    c) “A Resolução CMN 3792, de 24.09.2009 determina, no artigo 9º, que "na aplicação dos recursos, a EFPC (Entidade Fechada de Previdência Complementar) deve identificar, avaliar, controlar e monitorar os riscos, incluídos os riscos de crédito, de mercado, de liquidez, operacional, legal e sistêmico".
    3. Considerando ser essa a hora de cobrarmos da Diretoria Executiva da PREVI o fiel cumprimento da “Lei dos Consignados”, corrigindo o prejuízo causado aos aposentados e pensionistas que ficaram impossibilitados de renovar o Empréstimo Simples, espero que o assunto seja discutido na próxima reunião do colegiado, deles exigindo:
    a) seja adotado o percentual de 40% estabelecido pela Lei 10.820 no cálculo da Margem Consignável, haja vista que na nova metodologia adotada pela PREVI foram consideradas contribuições obrigatórias e outras verbas que não se referem a empréstimos, a exemplo de seguro;
    b) Caso considere-se o percentual de 30%, dele sejam excluídas todas as contribuições obrigatórias e outras verbas que não se referem a empréstimos consignados (seguros, contribuições para entidades diversas, etc.).
    4. Acreditando no bom senso dos atuais dirigentes da PREVI, espero que as anomalias detectadas quanto à interpretação e o cumprimento da “Lei dos Consignados” sejam corrigidas, beneficiando a todos aposentados e pensionistas, objetivo que creio seja o de todos aqueles que compõem a atual diretoria executiva do Fundo de Pensão.
    FilomenoJosé Linard Costa - Matr. 3.288.840-6

    ResponderExcluir
  21. São muitos os comentários postados reclamando sobre os encargos cobrados sobre o empréstimo simples.

    Infelizmente, mesmo que a PREVI quisesse(o que duvido), os encargos cobrados sobre o empréstimo simples não poderiam ser diminuídos. A matéria é regida pela resolução CMN 3792/2009, artigo 34, e a PREVI não tem poderes para operar fora dos parâmetros ali determinados.

    Art. 34 – “os encargos financeiros das operações com participantes devem ser superiores à taxa mínima atuarial para planos constituídos na modalidade benefício definido”.

    Mais informações sobre o assunto,pesquisar:

    https://www.capef.com.br/site/educacaointerna.aspx?id=26833

    ResponderExcluir
  22. É verdade que o Tiririca está sendo cotado para algum ministério? Ficar o poste, o molusco e o palhaço

    ResponderExcluir
  23. Caro colega Wilson,
    É exatamente isso que ocorre. Conforme reza a legislação, a Previ é obrigada a cobrar nas operações com os associados, no mínimo, a variação do INPC + 5%, que é a taxa atuarial. O que a Previ cobra é exatamente o mínimo acrescidos do IOF e do fundo de quitação por morte.

    ResponderExcluir
  24. Caros colegas,
    Eu sei que existe uma expectativa em relação às medidas que estão sendo discutidas na Diretoria sobre o ES. Eu gostaria de solicitar um pouco de compreensão, pois como estamos impedidos de comunicar qualquer assunto antes de serem realmente finalizados. Se o atual Diretor de Seguridade está comunicando, indevidamente, esses assuntos, causando grande ansiedade nos colegas, eu sugiro que cobrem dele os detalhes.
    Só gostaria de esclarecer que a Diretoria de Seguridade teve quase 4 anos para apresentar propostas que beneficiassem os associados e não é culpa da área de tecnologia pela demora na implementação dessas medidas. Qualquer área de tecnologia de qualquer empresa precisa de tempo para fazer mudanças no sistema, principalmente quando o sistema é defasado e precisa de um grande esforço para finalizar qualquer mudança. A equipe de TI da Previ é muito eficiente e não tem culpa das gestões anteriores não terem focado na atualização dos sistemas. Há muito tempo que os sistemas de Seguridade precisam de um esforço grande para implantar qualquer mudança. A questão é que antes o Diretor de Seguridade não reclamava porque quem estava a frente da diretoria eram os "companheiros". Como agora essa lógica mudou, perderam a diretoria e como não conseguem aceitar esse fracasso, ficam com essa conversa fiada de perdedor.
    Podem ter certeza que para mim os associados estão em primeiro lugar e é justamente por isso que faremos o máximo possível para que as mudanças que forem aprovadas sejam implementadas o mais rápido possível.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário